Barões do amianto condenados a 16 anos de prisão na Itália

Tempo de leitura: 2 min

Sala do Palácio de Justiça de Turim lotada para ouvir a decisão histórica contra os ex-proprietários da Eternit

por Conceição Lemes

Os procuradores de Justiça da Itália acabam de anunciar em Turim a condenação a 16 anos de  prisão dos ex-proprietários da Eternit, o barão belga Louis de Cartier de Marchienne e o magnata suíço Stephan Schmidheiny. É o maior processo criminal de todos os tempos por danos a trabalhadores e ao meio ambiente.  O processo diz respeito à morte de 2.500 trabalhadores, vítimas do cancerígeno amianto.

A engenheira Fernanda Giannasi, o maior símbolo da luta contra o amianto no Brasil, está em Turim, no Palácio da Justiça, acompanhando a leitura da decisão histórica:

“Há uma hora em pé estamos ouvindo o nome dos mortos pelo amianto na Itália e a condenação de indenizar toda esta população sofrida e heróica 30 anos de espera. Estou na sala principal em lágrimas.  Para a Prefeitura de Casale Monferrato, 25 milhões de euros”.

Fernanda Giannasi: Schmidheiny, o poderoso chefão do amianto?

Apoie o VIOMUNDO

Ministério Público quer o fim do amianto no Paraná

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Tribunal de Turim condena a 18 anos de prisão barão do amianto: 'Um hino à vida" – Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] sentença de primeira instância em http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/baroes-do-amianto-condenados-a-16-anos-de-prisao-na-italia.h…, […]

Barões do amianto condenados a 16 anos de prisão na Itália | Sou alérgico, e quem não é ?

[…] Vi o mundo Compartilhar This entry was posted in Saúde and tagged amianto, deu no jornal. Bookmark the […]

SBPT repudia ordem judicial contra médico que pesquisa malefícios do amianto | Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Barões do amianto condenados a 16 anos de prisão na Itália […]

Joe

Olha a notícia na Grobo, http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2012/

Hag

Quero agora ver o que acontece no Brasil. Eternit: o caminho mais rápido para a Eternidade. (Risos) Parabéns Dra. Giannasi. Um exemplo de servidora pública.

Roberto

Juiz brasileiro é tão porco e burro, que qualquer bandidinho matadorzinho analfabeto, cospe e pisoteia na Justiça,olhando bem na cara dessa juizada vagabunda e rindo deles, e principalmente do povo deste país.
A chance de algo como esse caso da Italia acontecer aqui é zero absoluto.

Lu_Witovisk

É de emocionar!! Viva a justiça italiana, parabéns também à Dra. Gianasi e vamos ver se este precedente (como bem disse o Morvan) ajuda na condenação em outros países, inclusive aqui, não são poucos os trabalhadores com pulmões destruídos pelo amianto.

Fábio

O falecido jornalista Reali Jr., correspondente em Paris do Estadão e da Rádio Joven Pan, manteve um duro combate com a indústria do amianto. Lembro que no livro " Às margens do Sena" ele relata a história.

Douglas

Onde foi mesmo isso? Na Itália? Pois é. No Brasil, com esse judiciário corrupto e cheio de mazelas nem no século XXV, quem dirá em XXIV.

marcelo arruda

Falta no Brasil coragem para se julgar causas de tamanha magnitude. Saudações aos juízes italianos, que fizeram história e deram exemplo.

juarez campos

Aqui no Brasil um ex-funcionário da Fraslee (indústria de componentes de freio) morreu a 10 anos e não recebeu absolutamente nada da fábrica, apesar de propor ação trabalhista. Pode existir uma prescrição de 3 anos para acidentes do trabalho e doenças profissionais? Isto é um crime contra o trabalhador brasileiro.

Luca K

Muito legal ver criminosos de colarinho branco – por vezes muito mais letais q criminosos comuns – devidamente condenados e punidos!! Quem dera fosse assim aqui no Brasil, terra em q criminosos do colarinho branco( de políticos a empresários) reinam supremos…

Amianto: enquanto Brasil tolera extração e uso, Itália condena ex-proprietários da Eternir a 16 anos de prisão » O Recôncavo

[…] Do Viomundo […]

Mário Carvalho

LA LEGGE È UGUALLE PER TUTTI, só se for na Itália pq aqui LA LEGGE È UN AMICO DEI RICCHI.

Morvan

Bom dia.

A Justiça italiana acaba de criar um fato histórico. Não é a mera condenação de dois criminosos. É o precedente para a condenação de todos que atentarem contra o meio-ambiente e, por conseguinte, contra a vida humana. Parabéns aos ativistas, como a Dra. Gianasi. São eles que fazem a diferença.
Que um dia, antes do século XXIV, a Justiça chegue ao Brasil.

:-)

Morvan, Usuário Linux #433640.

Deixe seu comentário

Leia também