No tocante as torcidas organizadas, este comentário parece um pisada na bola do grande Sócrates: o grau de consciência política nessas torcidas é quase zero. Quando existe, aparece em indivíduos bastante reacionários, geralmente massa de manobra de cartolas e jornalistas sensacionalistas.No geral, a maioria só quer descarregas suas frustrações e se divertir (o que não é ruim em si mesmo), e o esporte serve como válvula de escape. O problema é quando tudo deságua em violência incontrolável e acaba sobrando para quem não tem nada a ver. Todavia esta observação é um pequeno equívoco de uma mente privilegiada. Em nada desabona o Magrão.
Pedro
Na política, para o bem-estar de todos, deve prevalecer a razão, a transparência e a honestidade. nenhum destes pré-requisitos faz parte do futebol. Coloco em equivalência o fanatismo religioso e o das torcidas organizadas. A falta de razão não deve fazer parte da política. Quem que trabalha e/ou estuda tem tempo para acompanhar o seu time em jogos por todo o país? Os das torcidas organizadas tem este tempo, pois não estão ocupados com mais nada. Os ingressos financiados pelos clubes levam esses bandidos aos estádios. Estes bandidos são os mesmos que depredam o patrimônio público, assassinam outras pessoas e oneram o Estado, já que obrigam a mobilização policial em dia de jogos. Recentemente, denúncias ligaram o governo de Cristina Kirchner a "compra" de apoio das violentas torcidas organizadas (Barra-Bravas). devemos olhar com atenção a recente ascensão de Andres Sánchez e o crescimento da fiel fanática torcida corintiana que ocorrerá ao longo dos próximos anos, pois a crescente onda de denúncias sobre as negociatas do Sr., Ricardo Teixeira pede renovação na CBF. A renovação virá, mas com o Sr. Andres Sanchéz e Ronaldo Nazário como testa-de-ferro, dois dos que ganharam mais dinheiro no futebol brasileiro nos últimos 3 anos. O tema aqui em questão não é futebol, mas sim o continuidade das negociatas, da falta de transparência e da notícia manipulada e amordaçada que já nos é comum. Tristemente, financiamos este circo quando assistimos aos jogos e compramos artigos oficiais ou piratas relacionados aos clubes. Não somos mais alienados, mas também não gostamos de mudar a nossa rotina. A lei do menor esforço nos corrompe.
.
.
Alguém sabe explicar por que tem tanto safado
nas direções dos clubes brasileiros de futebol
e das federações estaduais deste esporte?
E como esses mesmos diretores futebolísticos
são frequentemente alçados à condição de políticos,
e, não raro, são eleitos vereadores e deputados ?
Cai na real, meu !!!
.
.
CC.Brega.mim
isenção fiscal
tradição mafiosa
proteção judicial
que mais?
Ze Duarte
Muito oportuna a comparação das torcidas organizadas com o MST… basta vez o exemplo de cidadania que aquelas dão toda vez que tem jogo…
FrancoAtirador
.
.
O #CalaBocaGalvão e o #ForaRicardoTeixeira
foram só alguns ensaios do que poderiam ser
os movimentos de massa no futebol brasileiro.
Mas há empecilhos: a ignorância e o fanatismo.
.
.
Lucho
#calabocagalvao? Tá de sacanagem.
Marcelo de Matos
O folclore político não tem limites. Está para nascer um verdadeiro líder no futebol brasileiro. Esse líder, a meu ver, deveria encabeçar a luta pela implantação do futebol empresa. Essa luta foi iniciada por Pelé e encampada por FHC e alguns comentaristas esportivos. Ao enfrentar os primeiros embates com os cartolas, empresários e a bancada da bola, esse pessoal timorato e errático tirou o time de campo. Por essa razão nosso país, sétima economia do mundo, continua a exportar craques para países falidos como Espanha, Portugal e Itália. Construímos grandes arenas futebolísticas e não temos jogadores para utilizá-las – aqui só ficam os que ainda não são craques e os que já foram. Nosso futebol vive da mascateagem e de outros expedientes, organizado em clubes sociais que servem de vitrine para empresários da bola. O PSDB abandonou a luta pelo futebol empresa, enquanto o PT embarca na onda da estatização do esporte. Ambos estão na contramão da história. Esse negócio de enaltecer as torcidas organizadas, então, é um nonsense. Quem de fato as conhece passa longe delas.
MdC Suingue
Cara, eu sou contra QUALQUER coisa-empresa.
Sistema da saúde-empresa? Muito bom para os empresários, muito bom para os corruptos, péssimo para os segurados, péssimo para os médicos, péssimo para o país.
Segurança-empresa? Muito bom para os empresários, muito bom para os corruptos, é bom para os ladrões, mas péssimo para os policiais honestos e péssimo para o cidadão, péssimo para o país.
Educação-empresa? Muito bom para os empresários, muito bom para os corruptos mas péssimo para os alunos, péssimo para os professores, péssimo para o país.
Cultura–empresa? Muito bom para os empresários, muito bom para os corruptos, mas péssimo para os artistas, péssimo para o público, péssimo para o país.
Trocar a CBD pela CBF foi bom para os corruptos, mas foi péssimo para o futebol, péssimo para os amantes do futebol, péssimo para o país.
Agora estamos bancando a reforma do Maracanã para ele ir para as mãos de quem?
De uma empresa!
Esse papo de que 'quem faz bem é a iniciativa privada' é a maior mentira do século passado.
Bando de ladrões, safados, corruptores que deviam estar na prisão e não ditando os nossos destinos o os destinos de nossas instituições.
Tem que botar pra fora esse bando de políticos salafrários vendidos (de TODAS as tendências) que abrem as pernas para financiadores de caixa 2 e depois fazer uma real e total regulamentação das relações entre as empresas e a sociedade.
Fernando
Eu prefiro o MST do que Mancha Verde, Gaviões, Força Jovem, Raça e etc.
elias sp sp
Esses dois comentários de Sócrates se resumem na primeira frase do segundo comentário: “O grau de politização das organizadas vai dar a linha do nosso futuro.” Se tomarmos como exemplo os inúmeros confrontos entre torcedores e polícia militar, só há uma coisa a observar: até quando os torcedores irão distinguir a consciência política da porraloquice?
Sócrates está certo em apontar esse dois movimentos. E o que ambos os movimentos têm de se dar conta é de como devem agir estrategicamente para se impor como força que coloque o PIG e a burguesia na parede.
Caracol
A História se repete: Prematuramente, Sócrates morreu porque bebeu muita cicuta.
Para nosso prejuízo, pois ele foi um grande brasileiro, vai deixar saudades no âmbito do esporte e da cidadania participante e responsável.
Obrigado, Sócrates.
Klaus
Se o grau de politização das torcidas organizadas vai dar a linha do nosso futuro, posso garantir, à partir de uma análise superficial da filosofia da Gaviões da Fiel, Galoucura, Máfia Azul e demais, que o futuro da nação brasileira é, no mínimo, incerto. Realmente a burguesia teme estes grupos, pois, como as imagens de brigas nos estádios e no seu entorno mostram, a chance de ser morto por uma delas simplesmente por estar usando a camisa do time adversário é enorme. E quem discorda, convido a entrar com a camisa do Atlético pela rua que entram os cruzeirenses no primeiro clássico que houver no Mineirão. Pago a camisa e a passagem. O enterro fica por conta da família.
Glauco Lima
É Klaus, parece que você não entendeu que o Sócrates quis dizer à respeito da mobilização da tais "torcidas organizadas".
Seu comentário tem uma visão burguesa do assunto. As massas organizadas realmente são o inferno para a elite!
Em momento nenhum Sócrates disse ser certo o que as torcidas fazem, o que ele disse é que existem plenas condições para se agregar valor político a uma visão puramente emotiva.
Klaus
Eu sou burguês.
LULA VESCOVI
Pena que a profecia não se realizou.As organizadas não contribuem em nada para a mobilização popular..Ao contrário,é a violencia pela violencia .
Silvia Guerra
Concordo plenamente com vc.
Luís
O dia em que acontecer de as organizadas contribuírem para a mobilização popular, nós não estaremos aqui para ver.
Comentários
Molina
No tocante as torcidas organizadas, este comentário parece um pisada na bola do grande Sócrates: o grau de consciência política nessas torcidas é quase zero. Quando existe, aparece em indivíduos bastante reacionários, geralmente massa de manobra de cartolas e jornalistas sensacionalistas.No geral, a maioria só quer descarregas suas frustrações e se divertir (o que não é ruim em si mesmo), e o esporte serve como válvula de escape. O problema é quando tudo deságua em violência incontrolável e acaba sobrando para quem não tem nada a ver. Todavia esta observação é um pequeno equívoco de uma mente privilegiada. Em nada desabona o Magrão.
Pedro
Na política, para o bem-estar de todos, deve prevalecer a razão, a transparência e a honestidade. nenhum destes pré-requisitos faz parte do futebol. Coloco em equivalência o fanatismo religioso e o das torcidas organizadas. A falta de razão não deve fazer parte da política. Quem que trabalha e/ou estuda tem tempo para acompanhar o seu time em jogos por todo o país? Os das torcidas organizadas tem este tempo, pois não estão ocupados com mais nada. Os ingressos financiados pelos clubes levam esses bandidos aos estádios. Estes bandidos são os mesmos que depredam o patrimônio público, assassinam outras pessoas e oneram o Estado, já que obrigam a mobilização policial em dia de jogos. Recentemente, denúncias ligaram o governo de Cristina Kirchner a "compra" de apoio das violentas torcidas organizadas (Barra-Bravas). devemos olhar com atenção a recente ascensão de Andres Sánchez e o crescimento da fiel fanática torcida corintiana que ocorrerá ao longo dos próximos anos, pois a crescente onda de denúncias sobre as negociatas do Sr., Ricardo Teixeira pede renovação na CBF. A renovação virá, mas com o Sr. Andres Sanchéz e Ronaldo Nazário como testa-de-ferro, dois dos que ganharam mais dinheiro no futebol brasileiro nos últimos 3 anos. O tema aqui em questão não é futebol, mas sim o continuidade das negociatas, da falta de transparência e da notícia manipulada e amordaçada que já nos é comum. Tristemente, financiamos este circo quando assistimos aos jogos e compramos artigos oficiais ou piratas relacionados aos clubes. Não somos mais alienados, mas também não gostamos de mudar a nossa rotina. A lei do menor esforço nos corrompe.
O_Brasileiro
A CBF já sabia quem ia ser o campeão, ou o Vasco não seria convidado mesmo que tivesse vencido o campeonato brasileiro? http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/bra…
O_Brasileiro
Falta dinheiro para a educação e para a saúde, mas não falta para financiar montadoras de carros… http://carros.uol.com.br/ultnot/2011/12/05/govern…
FrancoAtirador
.
.
Alguém sabe explicar por que tem tanto safado
nas direções dos clubes brasileiros de futebol
e das federações estaduais deste esporte?
E como esses mesmos diretores futebolísticos
são frequentemente alçados à condição de políticos,
e, não raro, são eleitos vereadores e deputados ?
Cai na real, meu !!!
.
.
CC.Brega.mim
isenção fiscal
tradição mafiosa
proteção judicial
que mais?
Ze Duarte
Muito oportuna a comparação das torcidas organizadas com o MST… basta vez o exemplo de cidadania que aquelas dão toda vez que tem jogo…
FrancoAtirador
.
.
O #CalaBocaGalvão e o #ForaRicardoTeixeira
foram só alguns ensaios do que poderiam ser
os movimentos de massa no futebol brasileiro.
Mas há empecilhos: a ignorância e o fanatismo.
.
.
Lucho
#calabocagalvao? Tá de sacanagem.
Marcelo de Matos
O folclore político não tem limites. Está para nascer um verdadeiro líder no futebol brasileiro. Esse líder, a meu ver, deveria encabeçar a luta pela implantação do futebol empresa. Essa luta foi iniciada por Pelé e encampada por FHC e alguns comentaristas esportivos. Ao enfrentar os primeiros embates com os cartolas, empresários e a bancada da bola, esse pessoal timorato e errático tirou o time de campo. Por essa razão nosso país, sétima economia do mundo, continua a exportar craques para países falidos como Espanha, Portugal e Itália. Construímos grandes arenas futebolísticas e não temos jogadores para utilizá-las – aqui só ficam os que ainda não são craques e os que já foram. Nosso futebol vive da mascateagem e de outros expedientes, organizado em clubes sociais que servem de vitrine para empresários da bola. O PSDB abandonou a luta pelo futebol empresa, enquanto o PT embarca na onda da estatização do esporte. Ambos estão na contramão da história. Esse negócio de enaltecer as torcidas organizadas, então, é um nonsense. Quem de fato as conhece passa longe delas.
MdC Suingue
Cara, eu sou contra QUALQUER coisa-empresa.
Sistema da saúde-empresa? Muito bom para os empresários, muito bom para os corruptos, péssimo para os segurados, péssimo para os médicos, péssimo para o país.
Segurança-empresa? Muito bom para os empresários, muito bom para os corruptos, é bom para os ladrões, mas péssimo para os policiais honestos e péssimo para o cidadão, péssimo para o país.
Educação-empresa? Muito bom para os empresários, muito bom para os corruptos mas péssimo para os alunos, péssimo para os professores, péssimo para o país.
Cultura–empresa? Muito bom para os empresários, muito bom para os corruptos, mas péssimo para os artistas, péssimo para o público, péssimo para o país.
Trocar a CBD pela CBF foi bom para os corruptos, mas foi péssimo para o futebol, péssimo para os amantes do futebol, péssimo para o país.
Agora estamos bancando a reforma do Maracanã para ele ir para as mãos de quem?
De uma empresa!
Esse papo de que 'quem faz bem é a iniciativa privada' é a maior mentira do século passado.
Bando de ladrões, safados, corruptores que deviam estar na prisão e não ditando os nossos destinos o os destinos de nossas instituições.
Tem que botar pra fora esse bando de políticos salafrários vendidos (de TODAS as tendências) que abrem as pernas para financiadores de caixa 2 e depois fazer uma real e total regulamentação das relações entre as empresas e a sociedade.
Fernando
Eu prefiro o MST do que Mancha Verde, Gaviões, Força Jovem, Raça e etc.
elias sp sp
Esses dois comentários de Sócrates se resumem na primeira frase do segundo comentário: “O grau de politização das organizadas vai dar a linha do nosso futuro.” Se tomarmos como exemplo os inúmeros confrontos entre torcedores e polícia militar, só há uma coisa a observar: até quando os torcedores irão distinguir a consciência política da porraloquice?
Sócrates está certo em apontar esse dois movimentos. E o que ambos os movimentos têm de se dar conta é de como devem agir estrategicamente para se impor como força que coloque o PIG e a burguesia na parede.
Caracol
A História se repete: Prematuramente, Sócrates morreu porque bebeu muita cicuta.
Para nosso prejuízo, pois ele foi um grande brasileiro, vai deixar saudades no âmbito do esporte e da cidadania participante e responsável.
Obrigado, Sócrates.
Klaus
Se o grau de politização das torcidas organizadas vai dar a linha do nosso futuro, posso garantir, à partir de uma análise superficial da filosofia da Gaviões da Fiel, Galoucura, Máfia Azul e demais, que o futuro da nação brasileira é, no mínimo, incerto. Realmente a burguesia teme estes grupos, pois, como as imagens de brigas nos estádios e no seu entorno mostram, a chance de ser morto por uma delas simplesmente por estar usando a camisa do time adversário é enorme. E quem discorda, convido a entrar com a camisa do Atlético pela rua que entram os cruzeirenses no primeiro clássico que houver no Mineirão. Pago a camisa e a passagem. O enterro fica por conta da família.
Glauco Lima
É Klaus, parece que você não entendeu que o Sócrates quis dizer à respeito da mobilização da tais "torcidas organizadas".
Seu comentário tem uma visão burguesa do assunto. As massas organizadas realmente são o inferno para a elite!
Em momento nenhum Sócrates disse ser certo o que as torcidas fazem, o que ele disse é que existem plenas condições para se agregar valor político a uma visão puramente emotiva.
Klaus
Eu sou burguês.
LULA VESCOVI
Pena que a profecia não se realizou.As organizadas não contribuem em nada para a mobilização popular..Ao contrário,é a violencia pela violencia .
Silvia Guerra
Concordo plenamente com vc.
Luís
O dia em que acontecer de as organizadas contribuírem para a mobilização popular, nós não estaremos aqui para ver.