Professor Mílton: Para prevenir anencefalia, ácido fólico nas gestantes

Tempo de leitura: 2 min

por Conceição Lemes

É definitivo. A mulher grávida de feto anencéfalo pode  interromper a gestação ou levá-la adiante, sem ter de entrar na Justiça.  Na semana passada por 8 votos a 2, o Supremo Tribunal Federal (STF), num julgamento histórico,  decidiu que, nesses casos, não é crime a antecipação terapêutica do parto.

A anencefalia resulta de um defeito do tubo neural (estrutura embrionária que dá origem ao cérebro e à medula espinhal). O feto não tem cérebro, calota craniana e couro cabeludo.

É uma doença multifatorial. Os cientistas não sabem exatamente a causa. O que sabem é que resulta da interação de componente genético com ambiente. Em outras palavras: existem alguns genes que predispõem à doença e algum fator ambiental faz com que ela se manifeste.

“A ingestão insuficiente de ácido fólico, ou folato, é um dos fatores ambientais”, informa o professor Mílton de Arruda Martins, titular de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da USP. “Gestante com deficiência dessa vitamina do complexo B tem maior risco de gerar bebê com defeitos graves do tubo neural, entre os quais anencefalia e espinha bífida [fechamento incompleto da coluna vertebral].”

A boa notícia. Várias pesquisas já demonstraram que existe diminuição de defeitos do tubo neural em bebês cujas mães tomam suplementação de folato na gravidez. O ácido fólico ajuda a prevenir esses graves problemas congênitos.

O ácido fólico é encontrado em castanhas, vegetais de folhas escuras, cereais integrais, levedo, fígado e leguminosas, como feijão e lentilha. Portanto, em mulheres que desejam engravidar, o consumo de alimentos ricos em folato é fundamental. Suplementação significa ingerir comprimidos dessa vitamina do complexo B.

“Além de uma dieta rica em alimentos contendo ácido fólico, é indispensável a gestante fazer de suplementação dessa vitamina”, orienta o professor Mílton de Arruda Martins. “A suplementação deve ser iniciada três meses antes da gestação”.

A razão é simples. Como os defeitos do tubo neural aparecem nas primeiras semanas de desenvolvimento do feto, o ideal é a mulher estar tomando ácido fólico — atenção! — antes de engravidar. Converse  com o seu médico a respeito.

Apoie o VIOMUNDO

Leia também:

Nascituro: Ninguém assume a sua paternidade nem maternidade na MP 557

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Governo Dilma corta pela metade salário de 48 mil médicos de serviços federais « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Professor Mílton de Arruda Martins: Para prevenir anencefalia, ácido fólico nas gestantes […]

zepgalo

Muito bom!

Messias Macedo

… Somente os anencéfalos são contrários à interrupção da gravidez nos casos de feto acometido de anencefalia! É lastimável que uma prerrogativa tão elementar necessite julgamento pelo STF – o mínimo de racionalidade mediana e bom senso são suficientes para determinar o veredicto…
… Urge sempre a necessidade de tremular uma bandeira, defesa de uma causa [ainda que estúpida], ou, simplesmente, a contestação irracional do inteligível… Eis a postura/atitude dos sectários, fundamentalistas, refratários ao aperfeiçoamento intelectual, moral e espiritual…
["O Sol gira ao redor da Terra!" (sic )]

República Destes Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

    evandro

    Somente os que já nasceram são a favor do aborto!

Messias Macedo

OUTRA RECEITA, OUTRA INDICAÇÃO!

Agora, para prevenir anencefalia em feto a termo e, portanto, em futuros adultos, evitar contato com o PIG! [RISOS]

Não! A receita não é do professor/doutor/economista/sociólogo/presidente eleito dos Estados Unidos do Brasil… [José (S)erra… A receita é do matuto 'bananiense'!

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia
República de 'Nois' Bananas

    Mário SF Alves

    Ih! Essa bateu em cheio na única veia funcional do PIG. Excelente receita. Sem dizer que é notadamente civilizadora e humanista.

Tetê

O brocólis é citado com o uma das fontes mais ricas em ácido fólico. Por ironia do destino Severina é plantadora de brocólis! Há uma tese sobre o assunto "Espinafre e brócolis são fontes de ácido fólico", sendo o brócolis campeão: "Folatos em vegetais: influência do tipo de cultivo e do processamento", defendida por Juliana Azevedo Lima na Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA).
Como uma plantadora de brócolis analfabeta enfrentou o STF e conseguiu o direito (tardio) de abortar um anencéfalo, artigo de Debora Dinz, Uma hist´ria Severina, no Estadão de 07 de abril de 2012 http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos,uma-histo...

    beattrice

    A ingestão de determinados elementos (vitaminas, aminoácidos, etc) "in natura", por meio da ingestão de frutas, legumes e verduras na dieta, via de regra não é suficiente para assegurar as quantidades adequadas para evitar, prevenir ou tratar condições patológicas.

    Mário SF Alves

    Olha, Tetê, parece que a chave para o entendimento da função orgânica dos alimentos é essa mesmo: "influência do tipo de cultivo e do processamento". E, certamente, não é com tamanha enchurrada de venenos e estupros ecológico dos solos que a referida função iria se manifestar. Bom, pelo menos não em seu pleno potencial.

Rasec

serviço de Utilidade Pública. Fantástico! Parabéns! Que se divulgue, se espalhe, que se adote tal suplementação como política pública!

Alberto

"Uma deficiência de ácido fólico, junto com a vitamina B12, pode causar espinha bífida ou defeitos no fechamento do tubo neural (malformação na coluna vertebral e comprometimento das funções neurológicas, respectivamente). Esse problema é produzido nas primeiras semanas de gestação" – Dr.Victor Bunduki, especialista em Medicina Fetal da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP)
(…) Em pesquisa recente Czeizel conseguiu provar a eficácia do ácido fólico na prevenção de defeitos do tubo neural. Sua pesquisa rendeu o Prêmio Internacional de Pesquisa Científica da Fundação Joseph P. Kennedy Jr. (EUA),
Retirado do artigo que recomendo: Os benefícios do Ácido Fólico: A vitamina pode diminuir o risco de malformação congênita http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDoc

Luiz Carlos Azenha

Corrigido. abs

Arthur Miranda

Há um pequeno erro no título (e como ele aparece na página inicial, é bem visível)

    Conceição Lemes

    Obrigada pelo alerta, Arthur. abs

Deixe seu comentário

Leia também