Vox: Para 56% dos entrevistados, quem deve julgar Lula é o povo
Tempo de leitura: 2 minCUT-VOX: 56% dos brasileiros acham que Lula tem direito de se candidatar em 2018
por Marize Muniz, via e-mail
Para os entrevistados pela pesquisa CUT-Vox Populi, realizada entre os dias 9 e 12 de dezembro, quem deve julgar Lula é o povo brasileiro.
Ou seja, nem o juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Criminal Federal do Paraná, que condenou o ex-presidente sem provas no “caso triplex”, ou outros juízes, como os do TRF-4, que marcaram o julgamento do recurso do ex-presidente contra a condenação de Moro para o dia 24 de janeiro, têm o direito de impedir a candidatura de Lula, aponta a pesquisa.
Refiro-me, é evidente, ao dia 24 de janeiro, quando o Tribunal Regional Federal da 4ª Região julga apelo da defesa de Lula contra a condenação a nove anos e meio de cadeia que o juiz Sergio Moro impôs ao petista no ruidoso caso do tríplex de
Segundo a CUT-Vox Populi, independentemente de votar ou não em Lula, 56% dos brasileiros acham que ele deveria ter o direito de se candidatar na próxima eleição.
Outros 34% acham que ele deve ser impedido de se candidatar e 10% não souberam ou não quiseram responder.
É o povo quem tem de julgar Lula
Apesar dos esforços da mídia golpista que veem antecipando a condenação de Lula em centenas de manchetes, 48% afirmaram que quem deve julgar o ex-presidente é o povo brasileiro, nas urnas, e não Moro ou outros juízes.
Apoie o VIOMUNDO
Outros 42% discordam, acham que Lula deve ser julgado pelos juízes e 10% não sabem ou não responderam.
O fato de Moro, do Ministério Público do Paraná e da Polícia Federal terem investigado Lula durante quase três anos sem encontrar malas de dinheiro, contas no exterior, nem sequer gastos extraordinários nos cartões de crédito é percebido pela maioria dos entrevistados.
Para 40% dos brasileiros, Moro não provou sequer que o triplex do Guarujá pertence ao Lula.
Outros 33% acham que ele provou e 27% não sabem ou não responderam.
Para o presidente da CUT, Vagner Freitas, esse resultado “evidencia o caráter do processo essencialmente político contra Lula”.
Perguntados se Lula é tratado por Moro e por outros juízes de maneira mais rigorosa do que o presidente Michel Temer (PMDB-SP) ou o senador Aécio Neves (PSDB-MG), 40% responderam que sim!
Esse sentimento é mais forte no Nordeste, onde 54% dos entrevistados consideram parte da Justiça tendenciosa.
Para Vagner, é a confirmação de que o povo já entendeu que Moro e seus amigos perseguem Lula.
A pesquisa CUT-Vox Populi entrevistou 2.000 pessoas, em 118 municípios de todos os estados e do Distrito Federal, em capitais, regiões metropolitanas e no interior, e abrangeu todos os estratos socioeconômicos.
Comentários
Caetano.
Que bobagem é essa??? Julgamento criminal é uma coisa, a cargo da Justiça, já eleição é outra, pela escolha popular.
Lukas
À luz do direito penal brasileiro, como se daria este julgamento?
Pesquisa CUT/Vox Populi:é serio?
Julio Silveira
E também sera bom o Brasil encontrar alguma forma de retirar das mãos do judiciario o pode de julgá-los a sí proprios. Hoje uns privilegiados sob os mais diversos aspectos. Hoje o poder, feito de privilegiados com um poder para que paira acima de todos os outros e inclusive do proprio povo, e isso tem criado distorções que ficam ao acaso, para as correções feitas em ambientes altamente corporativos, gerando nessa gente, com poder emprestado pelo estado, a sensação de serem semi deuses entre os plebes e os rudes, e retirando a pretendida condição de equilibrio entre os poderes. Ainda mais se lavarmos em conta que são exatamente iguais na formação cultural e humana aos dos integrantes dos demais poderes, provadas em associações politicas francas ou enrustidas, entre os poderes publicis, ocultos na hipocrisia das politicagens, feitas de patotas, grupinhos e grupelhos que se conectam a sombra do reconhecimento popular.
lulipe
Que bonitinho. Quer dizer que o político comete crimes de todo tipo aí a Justiça não faz nada e fica esperando a eleição pra que o povo faça o “julgamento”? Logo um “povo” que elege Maluf, Collor, Jáder Barbalho, Renan, Lula Dilma, Aécio, etc…Só rindo mesmo…Quem vai julgar e reafirmar a condenação de lula é o TRF, e é melhor JAIR se acostumando.
Deixe seu comentário