Professor Ricardo Musse lança novo livro nesta segunda-feira em SP
Tempo de leitura: 2 minDa Redação
O professor Ricardo Musse lança nesta segunda-feira, 04/09, em São Paulo o seu novo livro: Trajetórias do marxismo europeu.
Será a partir das 18h na Livraria Martins Fontes, à Avenida Paulista, 509.
Professor no Departamento de Sociologia da USP, Musse é o editor do site A Terra é Redonda.
”Este livro reconstitui formulações paradigmáticas da história do marxismo, destacando
autores decisivos na delimitação dessa linhagem como tradição intelectual”, explica a editora na orelha.
”As atualizações do marxismo – iniciadas com a obra do último Engels –, acompanham os desdobramentos do capitalismo na economia, na política e na cultura. Resultam em diagnósticos distintos do ‘presente histórico’ e em modificações significativas na autorrepresentação do marxismo”, prossegue a editora.
”Trajetórias no marxismo europeu mostra, nessa direção, como as coordenadas
estabelecidas por Engels sofreram inflexões no âmbito da Segunda e da Terceira
Internacionais e como foram substancialmente alteradas pelos teóricos do ‘marxismo
ocidental’, acrescenta.
O sociólogo Gabriel Cohn faz a apresentação do livro:
Não será fácil encontrar em compasso breve como neste volume uma exposição tão criteriosa e diferenciada de etapas fundamentais da trajetória histórica de um pensamento muito especial como o marxismo.
O livro mostra como nele vibram as exigências práticas de cada momento, sendo como é sensível às mudanças no mundo.
Apoie o VIOMUNDO
Há um marxismo, há muitos marxismos, ou será que o marxismo é uma espécie de camaleão histórico, sempre em sintonia (criticamente, este é o ponto) com o seu ambiente?
Eis um tema que se encontrará em Trajetórias do marxismo europeu, tratado por vários ângulos. Engels, Lênin, Lukács, Bernstein, Rosa, Korsch e tantos outros são apresentados em suas posições e seus debates nestas páginas.
Até aí o livro se mantém dentro dos parâmetros habituais. Há mais, contudo. O panorama se amplia quando a atenção dada a Max Horkheimer e sua ênfase na “teoria crítica” conduz a um cerrado exame do
chamado “marxismo ocidental”.
Estamos diante de um exercício rigoroso de exposição crítica, sem concessões de nenhum tipo. Respeito pelo seu tema e por quem o lê, eis a marca deste livro.
Ricardo Musse é doutor em Filosofia e livre-docente em Sociologia. É autor do livro Émile Durkheim: fato social e divisão do trabalho (Ática) e organizador de outras obras, entre as quais Capítulos do marxismo ocidental (Unesp).
Leia também:
Comentários
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Deixe seu comentário