Professor Nicolelis faz palestra na Academia Chinesa de Ciências sobre o cérebro, ‘o verdadeiro criador de tudo’
Tempo de leitura: 2 minPor Conceição Lemes
Nesta terça-feira, 05/09, o médico, neurocientista e professor brasileiro Miguel Nicolelis ministra uma palestra do outro lado do mundo.
Mais precisamente em Pequim, na China.
É na Academia Chinesa de Ciências.
Pelo horário de Brasília, a conferência vai das 5h às 6h30. Em Pequim, já serão16h
O título da palestra é também o do seu mais recente livro: O verdadeiro criador de tudo — como o cérebro humano esculpiu o universo que nós conhecemos.
Nicolelis é Professor Emérito da Duke University, nos EUA, onde atuou por 27 anos.
De 1994 a 2021, lecionou em vários departamentos: Neurobiologia, Psicologia e Neurociências, Engenharia Biomédica, Neurologia e na Escola de Medicina.
Em 2001, fundou o Centro de Neuroengenharia da Duke University, que dirigiu por 20 anos.
Atualmente, é o diretor científico do Instituto Nicolelis de Estudos Avançados do Cérebro, com divisões nos EUA, Brasil e Europa, e que ele mesmo concebeu.
Apoie o VIOMUNDO
No anúncio da palestra de Nicolelis, a Academia Chinesa de Ciências afirma:
O Dr. Nicolelis dedicou sua carreira a investigar como os cérebros de animais de comportamento livre codificam informações sensoriais e motoras.
Como resultado de seus estudos, o Dr. Nicolelis foi o primeiro a propor e demonstrar que animais e seres humanos podem utilizar sua atividade elétrica cerebral para controlar diretamente dispositivos neuroprotéticos por meio de interfaces cérebro-máquina (IMC).
Nos últimos 30 anos, o Dr. Nicolelis foi pioneiro e aperfeiçoou o desenvolvimento de um novo método neurofisiológico.
Usando essa abordagem em uma variedade de espécies animais, bem como em procedimentos intraoperatórios em pacientes humanos, o Dr. Nicolelis lançou um novo campo de investigação, que visa medir a atividade simultânea e as interações de grandes populações de neurônios únicos em todo o cérebro.
Através de seu trabalho, o Dr. Nicolelis descobriu uma série de princípios fisiológicos fundamentais que regem o funcionamento dos circuitos cerebrais de mamíferos.
Os estudos pioneiros de IMC do Dr. Nicolelis tornaram-se extremamente influentes, uma vez que oferecem novas terapias potenciais para pacientes que sofrem de níveis graves de paralisia, doença de Parkinson e epilepsia.
Hoje, numerosos laboratórios de neurociência nos EUA, Europa, Ásia e América Latina incorporaram o paradigma experimental do Dr. Nicolelis para estudar uma variedade de sistemas neuronais de mamíferos.
Sua pesquisa influenciou a pesquisa básica e aplicada em ciência da computação, robótica e engenharia biomédica.
Nicolelis tem 220 artigos científicos publicados em várias revistas científicas de grande impacto, como Nature e Science.
Em 2004, foi apontado pela Revista Scientific American como um dos 20 maiores cientistas da atualidade.
Em 2015, a revista americana Foreign Policy o elegeu como um dos 100 pensadores de maior influência no mundo.
Nicolelis é o criador do Projeto Andar de Novo (Walk Again Project), que ele iniciou no Brasil e se tornou um consórcio internacional de cientistas e engenheiros, dedicado ao desenvolvimento de um dispositivo de exoesqueleto para ajudar pessoas acometidas por lesão medular no nível de paraplegia a recuperar a mobilidade de corpo.
O Walk Again criou o primeiro exoesqueleto de membros inferiores controlado pelo cérebro do mundo.
Em 2003, além de atividades acadêmicas, de pesquisa e desenvolvimento, Nicolelis concebeu e começou a implantar projetos científico-sociais no Brasil. O Rio Grande do Norte foi o local para essa finalidade.
Leia também:
Comissão Arns e padre Júlio Lancelloti discutem medidas para as pessoas em situação de rua
Professor Ricardo Musse lança novo livro nesta segunda-feira em SP
Comentários
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Deixe seu comentário