Oh, Gaza! Comitê Mineiro e Instituto Helena Greco em ação cultural pela Palestina; confira o vídeo
Tempo de leitura: 2 min
“OH, GAZA!”, ATIVIDADE CULTURAL PELA PALESTINA NO INSTITUTO HELENA GRECO
Comitê Mineiro de Solidariedade ao Povo Palestino, em perfil de rede social
Aconteceu no sábado, 15/02, no @institutohelenagreco a atividade cultural “Oh, Gaza!”, uma iniciativa do I.H.G., juntamente com o Comitê Mineiro de Solidariedade ao Povo Palestino e apoios da @associacaojosemartimg, do @sindredebh e do sindicato dos Trabalhadores da Contrução Civil MARRETA. Um momento para refletir sobre o atual cenário da luta dos palestinos pela sua liberdade e de promoção da cultura literária e artística do Oriente.
A atividade começou com a leitura de poemas produzidos por palestinos sobre suas vidas sob a ocupação ilegal sionista, poemas que figuram no livro “Gaza, Terra da Poesia”, publicado pela @editoratabla e apresentados por @anagus27.
Os poetas Virgílio Mattos e Carlos Augusto Novais apresentaram suas poesias bem humoradas e ácidas contra a ordem vigente e pela necessidade de sua superação. Houve também a contação de histórias da contadora @vais_edel num momento bastante lúdico onde ela pôde inventar uma história do início ao fim e envolver o público no universo que ia criando a cada passagem que apresentava.
Contamos ainda com a formidável apresentação do giro sufi, uma prática da vertente mística do Islã e que é patrimônio cultural da humanidade, realizada pela bailarina @paulalenakarima.
A conclusão da atividade ficou por conta da cineasta independente @clara_albinati que apresentou ao público o seu filme “Cultivando Resistência”, uma obra que trata do cotidiano das vítimas do genocídio em Gaza de uma forma muito sensível e poética.
Atividades como essa ajudam a envolver um público maior para a necessidade de manter vivo o debate sobre a questão palestina, de forma a esclarecer dúvidas e incentivar a participação das pessoas, nessa que é a maior questão de nosso tempo histórico e um divisor de águas na luta dos povos periféricos do mundo.
No vídeo abaixo, alguns fragmentos da ação pela Palestina realizada no sábado, 15/02.
Leia também
Pedro dos Anjos: Palestina — Quem é refém de quem? Vídeo
Apoie o VIOMUNDO
Comentários
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Deixe seu comentário