Mídia alternativa vai receber jornalistas internacionais durante eleições no Brasil

Tempo de leitura: 2 min

 

Por Barão de Itararé

Jornalistas da mídia alternativa de todo o continente que virão ao Brasil para cobrir as eleições contarão com estrutura e cooperação jornalística oferecidas por organizações em São Paulo.

A parceria entre a agência ComunicaSul, o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e a Diálogos do Sul oferece opções de espaços para trabalho, além de apoio com pautas e fontes visando alimentar a América Latina com informação e análises de qualidade sobre o que está em disputa nas eleições de 2022.

A proposta surgiu da necessidade de veículos independentes contarem com apoio logístico para romper o cerco informativo imposto pelos barões da mídia hegemônica e corporativa no continente.

A eleição brasileira e a possível vitória progressista serão determinantes para o futuro da América Latina, sobretudo no que se refere às políticas de integração regionais e de construção de programas conjuntos de desenvolvimento e retomada econômica pós-pandemia.

O suporte visa, além de fornecer pontos de apoio para o trabalho, facilitar o acesso às pautas vinculadas ao projeto democrático e popular de reconstrução do Brasil pós-eleição e à agenda comum, focada em desenvolvimento, soberania e integração regional — o que passa pela derrota do bolsonarismo e das culturas fascista e patriarcal.

Já está confirmada a participação de comunicadoras e comunicadores dos seguintes veículos: Marcha; Nodal – Notícias de América Latina y el Caribe; Tiempo Argentino; Mate; Periódico Pausa; Agencia Latinoamericana de Información (ALAI) e LatFem – Periodismo Feminista.

Visitantes internacionais que tiverem interesse na iniciativa contarão com duas bases de trabalho na capital paulista:

1. Sede do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé. O espaço conta com conexão de Internet, redação, salas de reunião, banheiros e auditório;

Apoie o VIOMUNDO

2. Sol y Sombra, bar com temática latino-americanista que se consolidou como ponto de encontro da esquerda na capital paulista. Além de opção de cultura e lazer para as visitas que participarão da iniciativa, também dispõe de conexão de Internet e espaço para trabalhar.

Também haverá a opção de hospedagem solidária, com valor simbólico, para quem precisar. Basta mencionar a necessidade no formulário de inscrição abaixo.

Como participar

Para participar da iniciativa, é necessário realizar inscrição especificando o veículo que representa e o país do qual é proveniente. Após a aprovação, a pessoa será incluída em um grupo de mensageria instantânea para acompanhar toda a programação sugerida pela organização da rede.

Preencha o formulário ao fim da página ou clicando aqui:

Como ajudar

Para contribuir financeiramente com esta iniciativa, é possível doar qualquer valor via PIX.

Toda a verba arrecadada será destinada a quitar gastos como alimentação e transporte – estão previstas a realização de pautas na periferia de São Paulo, com viagens longas e em grandes grupos, nas quais os jornalistas internacionais terão a oportunidade de conversar e entrevistar os moradores dessas regiões.

As colaborações também ajudam a cobrir despesas como a contratação de pacotes especiais de Internet. As organizações envolvidas na iniciativa agradecem desde já a quem se solidarizar!

Chave-pix: [email protected]

Leia também:

Jornalistas desmontam desinformação sobre a urna eletrônica

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Zé Maria

.
Homenagem Póstuma pela Passagem do Gênio da Arte
Jean-Luc Godard que escreveu, com sua Obra Brilhante,
Grande Parte da História do Cinema Mundial.
.

https://pbs.twimg.com/media/FchqXueXwAE9aQm?format=jpg

“Em 1968, o cineasta foi convidado
para passar um tempo em Cuba e
auxiliar na formação dos cineastas
cubanos presentes no ICAIC.
Sua expressão na Nouvelle Vague,
junto a outros nomes como Agnes
Varda, ajudou a construir algumas
estéticas do cinema cubano.”
https://twitter.com/NinabRodri/status/1569621431310323715

A partir de então, “o movimento francês
e o latino-americano passaram a dialogar
entre si com maior proeminência para o
seu público.”
https://twitter.com/NinabRodri/status/1569621635254165506

.

Deixe seu comentário

Leia também