Marcelo Zelic: Em São Paulo, polícia está usando armas não letais contra movimentos sociais
Tempo de leitura: 2 minO Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH), da Secretaria de Direitos Humanos ligada à Presidência da República realiza nesta terça-feira 21, em Brasília, reunião para tratar da violência policial em São Paulo. Um dos participantes é Marcelo Zelic, vice-presidente do Grupo Tortura Nunca Mais — São Paulo, convidado a falar sobre as chamadas armas não letais. Abaixo o texto de sua palestra no evento.
Leia também:
Comentários
Bruno Paes Manso: Bala de borracha da PM cega menina em Paraisópolis « Viomundo – O que você não vê na mídia
[…] Marcelo Zelic: Em São Paulo, polícia está usando armas não letais contra movimentos sociais […]
Zelic: Ministra Rosário, até quando barbáries com armas não letais vão continuar? « Viomundo – O que você não vê na mídia
[…] Em outubro de 2012, denunciei em reunião ordinária do CDDPH, presidido pela Ministra, que esses armamentos, distribuídos em massa, têm sido utilizados como uma espécie de KIT-TORTURA. Na época, o site Viomundo publicou o relatório que aí apresentei. […]
Marcelo Zelic: “Estamos enxugando gelo” « Viomundo – O que você não vê na mídia
[…] Marcelo Zelic: Em São Paulo, polícia está usando armas não letais contra movimentos sociais […]
Alex Mendes
Existe um grande problema no termo ARMAS NÃO LETAIS. Uma bala de borracha PODE CAUSAR CEGUEIRA, ou seja, praticamente acabar com a vida de uma pessoa. O mesmo pode ocorrer com spray de pimenta se a pessoa tiver hipersensibilidade. As armas de choque podem causar ataques cardíacos ou paralisia cárdio-respiratória, que pode levar à morte.
Usar indiscriminadamente (contra pobres, lógico) é abuso, como sempre.
As polícias brasileiras, formadas na e ainda com o espírito da ditadura, são totalmente despreparadas para sua real função, que é proteger todos os cidadãos.
lulipe
Dilma e a MILITARIZAÇÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA:
http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/esportes/noticia/2012/08/22/greve-faz-dilma-trocar-pf-por-militares-na-copa-53559.php
Regina Braga
A polícia de Sampa,continua pensando que vive na ditadura.Talvez,viva mesmo.Das 31 subprefeituras,trinta delas, são controladas por coronéis da PM.Trocaram o pau de arara por arminhas não letais.Quanto choque de gestão dos demotucanos!!!!Criativos!!!
MARCELO
Lá no Rio,o Petê apóia o Serginho Malandro Cabral que
faz a meeeeeesma coisa.
Daniel Bacellar
Se o povo do Rio votasse no Petê, é provável que fosse mais bem tratado.
Essa história de ‘Petê apoia fulano de tal’ é um pouco invertida, na verdade é mais o Peemedebê que apoia o Petê, apesar de os primeiros quererem que pareça o contrário.
RicardãoCarioca
Daniel Bacellar, o PT do Rio é um desastre muito maior do que Sérgio Cabral. É irrisório, não tem identidade e nem identificacão com o povo do estado do RJ. O estado do RJ vem rejeitando a polarizacão PT/PSDB-DEM faz tempo e, o que tudo indica, continuará elegendo a maioria de prefeitos do PMDB em Outubro próximo.
Fabio Passos
A “elite” branca e rica está mal acostumada a mandar a puliça descer o cacete em cidadãos que ousam reivindicar direitos.
É o nosso triste legado histórico. É como a casa grande trata a senzala.
Pois já está na hora de uma rebelião que mostre prá esta ricaiada covarde que o Brasil já não aceita a brutalidade para calar graves problemas sociais.
É preciso acertar as contas definitivamente com os ricos vagabundos.
RicardãoCarioca
Elite branca soa de forma preconceituosa. E nada nos garante que não existam negros nessa elite. Não prever isso também soa como uma forma de autopreconceito.
No mais, concordo contigo.
Daniel Bacellar
Negros na elite de São Paulo? Há tantos negros nesse grupo quanto há negros no peessedebê…
RicardãoCarioca
Daniel Bacellar, veja isso:
http://tucanafro.blogspot.com.br/2012/04/presidente-nacional-do-secretariado.html#!/2012/04/presidente-nacional-do-secretariado.html
Fabio Passos
De jeito nenhum.
É um conceito embasado em fatos de fácil comprovação.
A “elite” rica e canalha… é branquicela, sim senhor.
Não há sombra de dúvida.
Fabio Passos
É isso mesmo, Daniel.
Até porque sabemos muito bem o papel que o heraldo pereira representa.
PHA foi preciso.
flávio
Essas armas “não-letais” são um convite aos excessos. Não por outro motivo, nos EUA são frequentes as notícias de abusos e mesmo de mortes causadas por essas armas. Como saber de antemão, p. ex., se a pessoa tem algum problema cardíaco? E nem sempre os alvos são bandidos ou “baderneiros”. entrementes, os fabricantes já estão se preparando para produzir (ou já produzem) “tasers” mais potentes…
lulipe
As armas não-letais ou de menor potencial de letalidade são usadas por todas as policias do mundo.Logo logo vão querer que as policias daqui recebam os manifestantes, que muitas vezes não passam de baderneiros,com rosas e chocolates.No país da impunidade tudo é possível!!!
Lucas Gordon
engraçado, pois eu acho que a verdade é que a baderna quem promove é a polícia, que muito facilmente transforma as práticas democráticas de livre manifestação popular em verdadeiros palcos de guerra, sobrando bala de borracha e fumaça até para os cidadãos que não tinham nada que ver com a manifestação.
Scan
Lucas, discutir com fascistas é atraso de vida.
Wladimir
Isso mesmo Lulipe, vai falar de “armas não letais” ou “de menor potencial de letalidade” pra familia e amigos do brasileiro que foi “fritado” na Austrália por armas de choque, ou para aqueles que perderam a visão com balas de borracha!
lulipe
Caro Wladimir, se formos seguir seu brilhante pensamento lógico, vamos desarmar todas as policias, não só das armas não-letais, mas de todas as armas, afinal, pessoas já foram mortas por despreparo de alguns policiais.Esse caso que você citou é pontual, não se deve generalizar sob o risco de se cometer grave erro de avaliação.A polícia inglesa é considerada uma das mais eficientes do mundo, mas cometeu aquele erro absurdo com o Jean Charles, e aí?
Daniel Bacellar
Lulipe, acho que você esqueceu de ler o documento antes de comentar… Tratam-se de manifestações pacíficas, garantidas pela Constituição Federal, em seu artigo V.
Seu comentário soa como se você preferisse uma ditadura, sem respeito a direito nenhum, não é mesmo?
lulipe
Você ainda pendura sua meia na janela no Natal, Daniel??? Qualquer pessoa que não seja alienada ou ingênua sabe que nem toda manifestação é pacífica, é comum vermos baderneiros depredando bens públicos e privados, desacatando autoridades etc.Como deverão ser tratados tais manifestantes, com carinho e conversa?Deixe de hipocrisia!!!!
Rodrigo Leme
O título do documento fala de armamentos não letais “no Brasil”. O texto do documento cita casos no Rio, Mato Grosso do Sul, Paraná, entre outros lugarea além de SP.
O título do post? EM SÃO PAULO, polícia está usando armas não letais contra os movimentos sociais.
Depois o “PIG” é manipulador…ê, progressismo que não tem fim.
Urbano
A parte bandido chapa-branca (que ainda bem deve ser uma minoria) está se divertindo à beça com o brinquedinho taser, que já está devidamente comprovado de que nem sempre é não letal. Como eu costumo dizer sobre esses tipos: muita massa muscular e pouca ou nenhuma massa cefálica.
Deixe seu comentário