Juvandia Moreira: “O povo brasileiro não tem um centavo na Bolsa”

Tempo de leitura: 4 min

Captura de Tela 2014-09-30 às 17.37.30

Quem fica com os ovos de ouro reproduzidos no site do InfoMoney?

por Luiz Carlos Azenha

Os brasileiros acompanham, com grande alarde na mídia corporativa, uma espécie de “terrorismo”, que se manifesta na especulação promovida na Bolsa de Valores de São Paulo, a Bovespa.

O palavreado utilizado por “especialistas” traz ameaças explícitas ou implícitas ao futuro econômico do Brasil. É uma espécie de milenarismo de mercado.

Note-se que os que opinam na mídia corporativa sobre as flutuações da Bovespa não foram eleitos para nada. Resumindo, são funcionários do dinheiro e do lucro colocando na parede governos e políticos eleitos.

As frases que reproduzo abaixo são todas literais, reproduzidas no site InfoMoney:

“O mercado entrou com todas as fichas numa vitória da oposição e pagou para ver. O que a gente está vendo hoje é a reversão deste movimento” (Reginaldo Galhardo, da corretora Treviso);

“Se isso se confirmar (avanço da Dilma) nas próximas pesquisas, o céu é o limite para o dólar” (Mário Battistel, da corretora Fair);

“A percepção de risco tem aumentado cada vez mais uma vez que uma reeleição de Dilma traz incertezas ao mercado em relação a quais políticas serão adotadas pelo seu governo e, consequentemente, isso tem impactado também os juros futuros, que mostram hoje forte alta” (Ignacio Crespo, Guide Investimentos)

Apoie o VIOMUNDO

Notem, nas falas acima, que o “mercado” paira absoluto sobre a sociedade. Nenhum dos entrevistados, por motivos óbvios, questiona a serviço de quem está o mercado. Nem diz, de forma explícita, que Marina Silva ou Aécio Neves serão melhores para o mercado e para quem se serve dele.

Mercado=povo? Mercado=banqueiros?

É tudo um jogo de palavras cujo objetivo, em vez de esclarecer, é o de esconder.

Da mesma forma, o noticiário da mídia corporativa reproduz as oscilações da Bovespa de forma acrítica, transmitindo aos leitores, ouvintes e telespectadores o terrorismo eleitoral gerado por computadores a serviço do lucro.

Os movimentos nos preços das ações, que flutuam ao sabor das pesquisas eleitorais, podem produzir ganhos, inclusive aos que conseguem informação privilegiada.

O próprio InfoMoney descreve um cenários de lucros espetaculares:

Captura de Tela 2014-09-30 às 17.20.43

Notem, aliás, que sempre quem “perde” na Bolsa é a Petrobras, o Banco do Brasil ou a Caixa Econômica. As “estatais”. Quem ganha é sempre um “investidor”. Na mídia brasileira simplesmente não existem os lucros de estatais e as perdas de investidores.

“O povo brasileiro não tem um centavo na Bolsa”, disse a presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Juvandia Moreira, quando a procurei hoje para falar sobre a greve e a especulação eleitoral na Bovespa.

“Quem vive do rentismo [de ganho com juros] prefere um Estado mínimo, que terceirize, que precarize as relações de trabalho, que privatize”, continua, lembrando que o mesmo “terrorismo” a que assistimos hoje se deu nas semanas que antecederam a eleição de Lula, em 2002.

Os bancários, em sua conferência nacional, decidiram apoiar a reeleição de Dilma Rousseff. Seguem os principais motivos, descritos por Juvandia: ganhos reais nos salários, liberdade para se organizar, políticas de inclusão social e políticas de crédito (a relação crédito/PIB saltou de 22% para 56% entre 2003 e 2014).

Por outro lado, sustenta a sindicalista, “os bancos privados incluiram no programa de Marina [Silva] tudo aquilo que eles querem”.

Lembrei à presidente do Sindicato dos Bancários que Marina tem dito, nos debates, que é vítima de boatos da campanha petista.

Juvandia respondeu frisando que as críticas a Marina, pelo menos as que partem de sua entidade, são baseadas no que está escrito no programa de governo da coalizão liderada pelo PSB.

Por exemplo, aqui:

Captura de Tela 2014-09-30 às 17.45.25

O programa da candidata do PSB significa, segundo a sindicalista, “entregar a condução da economia na mão do sistema financeiro”, uma vez que além de propor uma Banco Central autônomo (para Juvandia, “da população”), Marina pretende diminuir o papel dos bancos públicos (BNDES, Banco do Brasil e Caixa Econômica) e aumentar a participação dos bancos privados.

Diz o Viomundo, a partir do trecho que reproduzimos acima: seria o mesmo “dirigismo” que o programa de Marina critica, só que na direção do capital privado.

Juvandia sugere que Marina não leu o próprio programa de governo, que os bancários analisaram detidamente em reuniões.

Para fechar o círculo, uma informação sobre a greve dos bancários, em andamento: os banqueiros ofereceram 7,35% de reajuste, o que significaria aumento real inferior a 1%.

Declarou Juvandia:

“O fim da greve depende dos bancos. Mesmo com o lucro dos cinco maiores bancos em R$ 28,5 bilhões no primeiro semestre do ano, a Fenaban propõe para os trabalhadores reajuste salarial com índice menor de 1%. Além disso, os bancos se enquadram entre as empresas com maior risco de acidente de trabalho ou doença ocupacional, são mais de 16 mil afastamentos por ano, e não houve avanço para a melhoria nas condições de trabalho”.

Clique abaixo para ouvir a íntegra da proveitosa entrevista com Juvandia Moreira (todo o conteúdo exclusivo do Viomundo é financiado pelos nossos assinantes):

Leia também: 

Altamiro Borges: Mesmo sem água, massa cheirosa apoia Alckmin

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

abolicionista

A Bovespa é a Wall Street brasileira, uma corja de rentistas que não produz nada, acumula dinheiro sobre a valorização de papéis. Dinheiro que gera dinheiro. Mágica, né? Nem tanto, o lastro desse dinheiro é o suor do povo, da classe trabalhadora. É ela quem paga a festa rentista. O problema é que é preciso enfrentar essa corja em nível mundial, porque eles realmente têm poder suficiente para quebrar economias nacionais. Essa vai ser a luta mais importante daqui pra frente, no mundo todo. É preciso recriar os movimentos internacionalistas, só assim o teremos alguma chance de futuro.

José Américo

A luta de classes mais viva do que nunca. A persistir o cenário atual, mesmo com a vitória de Dilma, com a ideologia mercadista “impregnada”, o temor é de que “o lado de lá” continue vencendo de lavada.

Por outro lado, a certeza é que, Marina ou Aécio, qualquer deles, sagrado vencedor do pleito, o “establishment” inequivocamente ganhará a parada. Por isso, Dilma neles!!

Romanelli

Azenha, tenho tentado participar das pautas com comentários ..mas eles normalmente não passam

será que vc descobriu se há alguma coisa de errado com o site ..ou com o uso de determinado navegador por exemplo ?

    Romanelli

    será que poderia ser o tamanho ..qdade de caracteres etc

    pq estes pequenos passam ?

    Romanelli

    novo teste

    Evidente que o POVO tem muito dinheiro na bolsa, via fundos de pensão por exemplo, pelo fundo de garantia que com DILMA virou PÓ, ou pela classe média que fora dos tentáculos do assistencialismo, tenda de todas as formas garantir seu patrimônio e pé de meia pra no futuro não ter que depender do Bolsa Família.

    Quanto mais barata estiver a bolsa, PIOR será pro país e pros que aqui moram, pois os poucos empresários que ainda temos, correm o risco de serem dragados pelo capital Internacional, visto que suas empresas valem hoje menos que papel jornal.

    NÃO tenha duvidas de que a unica forma do POVO participar do desenvolvimento do país é via bolsa, ela é a forma mais acessível e democrática de todos virarem empresários e agregarem valor a seus esforços (desde que nas empresas – incluindo estatais – não se permitam salafrários) e não pela poupança ou por um VALE eleitor qq

    e afinal, será que isso interessa mesmo aos que se dizem de esquerda, correrem o risco de perderem o comando das rédeas do proletário ?! sei sei.

    e digo mais, MUITO melhor pro país se a população usasse deste mercado pra preservar sua poupança, do que ficar comprando carro ou entulho CHINÊS, do que enfiar a grana na poupança e ficar assistindo a toda sorte de desperdício, ou mesmo no RF e ajudar a DRENAR o orçamento da Nação, via SELIC.

    BOLSA é pra quem ACREDITA e se arrisca com o país, essa é a verdade, e não pros preguiçosos que só gostam de mamar

    Realmente, tal qual seu nome, JUVANDIA, ver um raciocínio deste partir duma presidente de sindicato de BANCÁRIOS, não dá pra entender, mas da pra ter a noção exata do nível intelectual dos nossos atuais profissionais.

    Agora, verdade seja dita, este mercado tb precisa ser regulado, e aqui seria pela CVM. Mas esta presta contas pro IMOBILIZADO do Mantega, logo, falar em manipulação e especulação devido a inoperância do órgão regulador, isso seria redundância.

    André Fonseca

    Parabéns pelo comentário.

    Bolsa de Valores é democratização do capital, mas precisa de povo educado financeiramente, bem informado e principalmente com órgão regulador forte e competente.

    Caso contrário, golpes como OGX voltarão a ocorrer. Infelizmente, as pessoas demonizam a bolsa de valores como se fosse um cassino, o que não é.

    O povo deve ir para bolsa de valores, as empresas também, assim que desenvolvemos um país com capital de longo prazo.

    Luiz Antonio

    Minha nossa, a argumentação ia indo bem, defendendo o papel da bolsa…
    Até que que relacionou o nome da sindicalista, com sua capacidade intelectual…
    Ou seja, matou tudo o que vinha argumentando até então…

    Tô nem aí para a bolsa…. valeu este argumento?

    Luiz Carlos Azenha

    Posso verificar. Como você é considerado aqui “da casa”, sempre argumentou e nunca usou ofensas em suas argumentações, seus comentários praticamente passam direto pela moderação. Tem acontecido de os comentários do FrancoAtirador, por exemplo, cairem direto na caixa do spam, onde a gente tem de ir em meio a centenas de mensagens para recuperar. abs

    FrancoAtirador

    .
    .
    È Vero…
    .
    .

Neymar

Também saiu agora o Globope

para Governador em São Paulo.

Não mostraram a espontânea.

Só publicaram a estimulada.

Geraldo (PSDB) despencou

e Padilha (PT) cresceu.
.

O Mar da Silva

Azenha, pode ser útil ao blog abrir uma seção para informar aos leitores como investir na Bolsa.

Creio que as pessoas podem ter muitas dúvidas sobre esse setor tão distante da maioria da população, mas não inacessível.

O governo começou uma campanha pra lá de tímida com o Tesouro Direto. Foi o primeiro passo. No entanto, quanto mais informação disponível sobre o mundo dos valores mobiliários, menos suscetíveis estaremos às manipulações.

O Brasil ainda não tem renda invejável, pois a desigualdade secular a que fomos expostos ainda é a marca da nação, mas isso não impede de conhecermos o mundo dos papeis negociados pela bolsa, a BOVESPA.

Quando fazia faculdade, uma professora fez um trabalho muito interessante sobre uma simulação de investimento em ações negociadas na BOVESPA. Acompanhávamos as cotações e ao final de um período, as notas foram atribuídas de acordo com os melhores resultados das simulações. Sem dúvida, foi uma das melhores lições que Economia que eu tive.

    Francy Lisboa

    Concordo integralmente. Eh preciso ter educacao financeira. Mas acho que o Azenha estah mais pendente para nao aender ao seu pedido por achar isso Capitalista demais. O Povo brasileiro deveria ser o maior credor do Estado brasileiro e nao especuladores que vivem em Londres. Alias. Londres eh a meca dos especuladores. Sentados com a bunda na cadeira ficam torcendo paa que o povo do Brasil se F*. Mesmo assim, temos que ensinar as pessoas a aplicar SIM em empresas brasileiras, acho que esse pode ser um caminho.

FrancoAtirador

.
.
AO CONTRÁRIO DO QUE APREGOA O COMETA G.A.F.E.*,

ESPECULAÇÃO DE CURTO PRAZO NA BOLSA DE VALORES

“NÃO ALTERA A SITUAÇÃO FINANCEIRA DAS COMPANHIAS” [!!!]

POIS NÃO HÁ, DE FATO, INVESTIMENTO NAS EMPRESAS.

Quem diz isso são o próprios analistas do InfoMoney:

09/04/2014 09h45
InfoMoney, via BOL

“Carteira Política” pode trazer Ganhos Muito Expressivos

Por Arthur Ordones

Tudo começou no dia 17 de março, quando rumores de mercado apontaram que a diferença de Dilma perante os outros candidatos iria cair na pesquisa de intenções de voto do Ibope, o que não ocorreu.

Só com as especulações, o principal índice da bolsa de valores paulista, assim como as empresas estatais, que sofreram com as intervenções da presidente nos últimos três anos, valorizaram de forma expressiva, o que persistiu com as duas pesquisas posteriores, que realmente trouxeram a queda de Dilma.

A carteira política de William Alves, analista da XP Investimentos,
é composta pelos ativos da Petrobras, Eletrobras e Banco do Brasil
Assim, William Alves, analista da XP Investimentos, em meio a este cenário,
optou por montar uma carteira política, na qual ele recomenda esses três papéis.

William Alves, analista da XP Investimentos*, em meio a este cenário,
optou por montar uma carteira política,
na qual ele recomenda esses três papéis.

“Essas ações serão beneficiadas na medida em que for aumentando
a possibilidade de a oposição vencer as eleições,
afinal, elas sofreram muita interferência governamental”, avaliou.

No entanto, o especialista lembrou que a exposição é exclusivamente política,

para um trade de curto prazo, e não se trata de uma recomendação propriamente dita,

afinal, nada disso altera a situação financeira das companhias, [!!!]

ainda que, de fato, possa influenciar o humor [SIC] do mercado
resultando em novas apreciações.

“Acreditamos que o componente político será o ‘trigger’ [‘gatilho’]
mais relevante para as ações de Eletrobras esse ano e entendemos
que novas pesquisas possam trazer mais volatilidade para o papel”,
finalizou.

(http://zip.net/bfm3bm)
.
.
“A BOLSA
SOBE NO BOATO
E CAI NO FATO”

Adriano Gomes, sócio da Méthode Consultoria
e professor de finanças da Escola Superior
de Propaganda e Marketing – ESPM

[Em: “Cadê o fundamento?”
InfoMoney/Mercados
|8h20 | 01-08-2014
Por Lara Rizério]
.
.
*No rodapé de cada página o InfoMoney faz observações interessantes:

Powered by: UOL Diveo (http://www.uoldiveo.com.br/clientes)

InfoMoney é um parceiro do iG Economia

©2000-2014 InfoMoney. Todos os direitos reservados.

InfoMoney preza a qualidade da informação [SIC] e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

Importante:
O portal http://www.infomoney.com.br (o “Portal”) é de propriedade da Infostocks Informações e Sistemas Ltda. (CNPJ/MF nº 03.082.929/0001-03) (“Infostocks”)
e a revista Infomoney (a “Revista”) é de propriedade da Money & Markets Editora Ltda. (CNPJ/MF nº 09.390.186/0001-07) (“Money & Markets”),
sociedades controladas, indiretamente, pela XP Controle Participações S/A (CNPJ/MF nº 09.163.677/0001-15),
sociedade holding que controla, dentre outras sociedades,
a XP Investimentos Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários S/A (CNPJ/MF nº 02.332.886/0001-04) (“XP CCTVM”)
e a XP Gestão de Recursos Ltda. (CNPJ/MF nº 07.625.200/0001-89) (“XP Gestão”
e, quando em conjunto com Infostocks, Money & Markets, XP CCTVM, as “Sociedades XP”).
Apesar de as Sociedades XP estarem sob controle comum,
os executivos responsáveis por Infostocks e Money & Markets
são independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no Portal e na Revista
não são, sob qualquer aspecto, direcionados e/ou influenciados
por relatórios de análise produzidos por áreas técnicas da XP CCTVM e/ou da XP Gestão,
nem por decisões comerciais e de negócio de tais sociedades,
sendo produzidos de acordo com o juízo de valor e as convicções próprias
da equipe interna da Infostocks e da Money & Markets.
.
.

Homero Mattos Jr.

“ri. de ver como ele me obedecia expresso. sem necessidade de caráter.”
O Mercado segundo Riobaldo
http://homeromattosjr.blogspot.com.br/2014/07/o-mercado-segundo-riobaldo.html

tori

Genial a presidente do sindicato que declarou voto em Dilma!
E que maneira mais bela e inteligente ela encontrou de confirmar esse apoio!
No mais, o que resta senão dar os parabéns pela preocupação com o país e por saberem aproveitar tão bem a oportunidade ímpar de entrarem em greve às vésperas das eleições presidenciais, possível apenas de quatro em quatro anos, e agradecer de coração a inestimável ajuda?
Muito obrigado, mesmo! O PSDB marinista e PSB aético também agradecem de coração!
Ela só fica devendo uma nota em que afirma categoricamente que, assim como o PSDB, não cobra cargos e sim competência.

    Brancaleone

    Num Pais onde sindicato é sinônimo de “papa-verbas”, de verdadeiras concessões do Estado a uns poucos, num peleguismo deslavado e caro, o apoio destas instituições é até constrangedor. É claro, é óbvio e dum cretinismo abjeto que sindicatos tem quase que por obrigação, bajular o poder vigente. Não se gospe no prato que se come…

José Souza

Li vários comentários errados a respeito de quem ganha ou quem perde com aplicações na bolsa. Quando uma empresa faz um lançamento primário de ações no mercado, ela o faz através da subscrição. Ela troca as ações por dinheiro para investimento. Você investiu naquela empresa o seu dinheiro e a empresa irá investir o dinheiro conseguido com a subscrição em suas operações. É a captação mais barata se compararmos com empréstimo bancário. A partir daí a empresa não ganha e nem perde dinheiro se as ações subirem ou caírem na bolsa. As ações não estão mais em poder dela e sim dos investidores. São eles que vão ganhar ou perder com a compra de venda dessas ações. A empresa ganha ou perde na imagem de acordo com as subidas e descidas das cotações. Notícias boas, bons lucros, bons dividendos, etc. fazem as ações subirem e, ao contrário, notícias ruins, prejuízo, dividendo pequeno, etc. fazem as ações caírem. Isso é só imagem, ela, empresa, não perdeu dinheiro e nem ganhou. É um mercado de risco, é. Mas também é aconselhado não utilizá-lo a curto prazo. É um mercado flutuante. Decisões extra empresa podem influir nas cotações sem que elas tenham controle sobre isso. Investimento em bolsa não é um jogo embora muitos investidores apostem como se jogo fosse. Uns se dão bem outros nem tanto. Se você está decidido a investir em bolsa procure um corretor e se informe sobre a empresa ou as empresas que você deseja investir suas economias. Agora sobre as ações da Petrobras: as notícias dos últimos meses influenciaram negativamente nos preços de suas ações embora a empresa tenha dado um bom lucro e tenha pago um bom dividendo. Para mim, no momento, a cotação não reflete a empresa. Está sub-avaliada. Explicando: a Petrobras é detentora, de fato e de direito, de reservas petrolíferas valoradas em 9 trilhões de US$. É uma empresa com futuro garantido por 50 anos, no mínimo. Por enquanto não existe substituto para essa commodity. É um produto estratégico, não renovável e está sendo explorado por empresa competente. Quando as notícias ruins saírem de pauta, quem comprou poderá lucrar, se vender. Poderá também aguardar a distribuição de bonificações e bons dividendos fazendo das ações um complemento de renda. Assim funciona o mercado de ações. Espero ter contribuído e errado pouco. Abraços.

    ibfae

    Prezado José Souza,

    Sua observação está correta, mas gostaria de ressaltar para sua reflexão! A bolsa de valores reflete a expectativa futura de curto e médio prazo! Logo o que estamos vendo na bolsa é o que irá ocorrer na economia daqui a alguns poucos anos. Ações oscilam por quaisquer motivos, desde notícias a resultados. Quando Abílio Diniz comprou um avião para uso, as ações da Pão de Açucar (na ocasião) desabaram e essas relações existem. A Petrobrás tem muita reserva, mas reserva por si só não garante resultado. É preciso retirar o petróleo lá do fundo da terra e colocá-lo no posto de gasolina e ai está o problema. A Petro há vários anos não cumpre aquilo que se propõe! Falam que vão produzir X milhoões de barris e produzem menos, falam que vão colocar Y plataformas e colocam menos e para piorar o governo controla o preço da gasolina fazendo a empresa queimar caixa quando ela tem um projeto de investimento arrojadíssimo. E aí meu amigo não tem estoque de reserva que gere crédito nos investidores.

sergio

Se é ruim para o Mercado é bom para o Povo. Dá-lhe Dilma.

roberto e s silva

entao vamos falar do tempo daquele principe, que quebrou alguns bancos,exemplo o banco nacional,que pagou a conta? o povo? o mercado? os pequenos acionista receberam ?

ricardo almeida

Quem saira em defesa dos bancarios, esses vagabundos da direita nao sera’.

    Alê Martins

    A Marina.

ibfae

Opa! Péra lá! Eu tenho dinheiro na bolsa sim! Ganhei 6 mil reais em 3 dias operando venda de petrobras. Vcs estão redondamente enganados se acham que é facil ganhar dinheiro na bolsa! E se enganam achando que só se ganha na alta. Quem conhece de mercado ganha na alta ou na baixa, tanto faz. Vcs são muito desinformados e esta muito claro que o “call” do momento é totalmente político. Um governo que mete a mão em tudo, que quer controlar preços, que quer controlar o lucro das empresas. Os investidores do mercado não gostam disso por razões óbivas. Pensem no trabalhardor que comprou a ação da Petrobrás a 40 reais e hoje ela vale 17 reais. Não dá para gostar desse governo desse jeito! O povo tem dinherio na bolsa sim! O povo que pensa, que tem informação, que sabe que dinheiro na poupança é prejuízo certo, pois não tem ganho real! O povo que ganha salário baixo e a única chance de aumentar seu patrimônio é a bolsa! Quanta ignorância ou má fé.

    Alê Martins

    “ganha salário baixo e a única chance de aumentar seu patrimônio é a bolsa”

    Que tal aumentar os salários e diminuir o lucro do patrão ? ;)

    ibfae

    Prezado,

    Salário é um número como qualquer outro na economia! Quem regula é o mercado! Se o salário é baixo é porque tem mão de obra sobrando (via de regra com baixa qualificação). Se o salário é alto é p orque falta mão de obra. Os únicos que tem salários ponpudos independente do mercado são os funsas, que porque se preparam para uma prova, ganham a tão sonhada estabilidade e ficam encastelados com seus salários faça chuva, faça sol, produzindo ou não! Saiba vc que os patrões também são empregados de seus sócios e de seus acionistas!

    Moyses Nunes

    você sabe qual é a “ideologia” do lucro? salário não pago!
    me perdoe mas é uma imbecilidade dizer que este governo quer controlar lucro… lamentável. você tem alguma noção de qual é o primeiro indício de que uma família que tem uma melhora na “vida”: _a sua geladeira cheia!

    também tenho ações da Petrobras, mas não penso em sustentar minha família com elas. cara, vai trabalhar!

    ibfae

    Prezado,

    O lucro nada mais é do que uma margem sobre os custos (diretos, indiretos, materiais, mão de obra que são os salários) de um negócio! Cada negócio tem sua margem definida pelo mercado. Se um empresário aumenta muito sua margem ele não ganha de seus concorrentes. Salário é um número como qualquer outro que é regulado pelo mercado. Lei da oferta e da procura já ouviu falar? Todos queremos geladeira cheia a pergunta é como? Hoje no brasil vc gasta R$1000,00 para encher sua geladeira mas desses R$ 500,00 vão para o governo! Quanta generosidade do estado não é mesmo? E o governo quer controlar preços sim! Tá controlando o preço da gasolina e prejudicando a Petrobras (se eu fosse voce vendia as ações e recomprava quando chegar aos R$ 12,00 de novo – depois não fala que não foi avisado), tá controlando o preço da energia (restringindo o lucro das distribuidoras), tá controlando o preço do dólar (através de swaps cambiais queimando nossas reservas justamente quando mais precisaremos delas a frente).

    tori

    Parabéns, você faz parte dos 99% de brasileiros que operam na bolsa!

    Josy

    Concordo com vc. As pessoas nao investem seu dinheiro( seja na bolsa ou em outros mecanismos) por falta de educação financeira. Reclamam até de pagar o INSS, não sabem guardar dinheiro nem na poupança. Muitos tem condiçoes sim de s tornar pequenos investidores, mas não o fazem porque não se interessam. Qualquer trabalhador assalariado que se preocupe com seu futuro, que queira fazer um planejamento financeiro para sua aposentadoria, e que busque informações sobre finanças, pode aprender a aplicar seu dinheiro e construir um patrimonio no decorrer dos anos.Infelizmente nós brasileiros não sabemos cuidar de nosso proprio dinheiro, não nos preocupamos com nada.
    Votei em Lula, Dilma, pois meus ideais politicos estão mais alinhados com os de “esquerda”( se é que isso ainda existe). Voto pelo povo e nao pelo capital.
    Mas isso não significa que eu nao tenha de me comprometer com meu futuro, nem assumir minhas responsabilidades.
    Comecei a educar-me financeiramente e logo percebi que a maioria de nós, meros assalariados, pode e deve se tornar um pequeno investidor. Basta querer.

Fabio Passos

O PiG quer a população refém dos especuladores do mercado financeiro.

Chupa, PiG!

Brancaleone

Detesto dizer e acabar com algumas ilusões dos ingênuos e ignorantes da economia mas…

As empresas que estão na bolsa são as mesmas que pagam salários e impostos e que ao fim e ao cabo sustentam a corja da parasitas que obtém pelo voto, o duvidoso direito de viver às nossas custas – (chamam isso de democracia).

De modo que queiram ou não, a bolsa é em síntese, de onde sai a grana, o money, a bufunfa.

A esquerda tem que ser mais inteligente (muito mais inteligente) e parar com esta mania de pretender sempre matar a galinha dos ovos de ouro.

    Alê Martins

    Quem produz de fato,é o trabalhador,ele é a galinha dos ovos de ouro,sem ele a empresa não produz,não tem lucro e não paga o imposto,então antes de colocar o governo como refém dos empresários,devemos colocar o empresário como refém,que de fato ele é,do trabalhador,o governo está fazendo isso,focando no verdadeiro produtor,o trabalhador.Então sinto muito,se não estiverem satisfeitos com a mão de obra e seus direitos,que vazem do país.Outro empresários,menos parasitas,surgirão.

    Alê Martins

    A esquerda é inteligente,e os empresários sabem BEM disso,por isso o temor. A esquerda é inteligente,se baseia no fato de que as empresas são sustentadas pela exploração do trabalho alheio,mesmo quando o dono dos meios de produção,leia-se,empresário,fica com a bunda parada só lucrando.

    A esquerda prega a socialização dos meios de produção e o fim dos parasitas que lucram com o suor alheio ;)

    Tulio

    cara…………….. que isso……….. você é completamente perdido e preso a uma ideologia falida de 1800

    e você conversa no meio dos adultos como qualquer um

    FrancoAtirador

    .
    .
    4 September 2011 Last updated at 00:27
    BBC LONDON (UK) – NEWS MAGAZINE

    A Point of View: The revolution of capitalism

    Karl Marx may have been wrong about communism
    but he was right about much of capitalism,
    John Gray* writes.

    *John Gray is a political philosopher and author of
    “False Dawn: The Delusions of Global Capitalism”

    (http://www.bbc.co.uk/news/magazine-14764357)

    Domingo, 11 de septiembre de 2011
    BBC – En Español

    MARX TENÍA RAZÓN

    Por John Gray, especial para la BBC

    Como efecto secundario de la crisis financiera,
    más y más gente está dándose cuenta
    de que Karl Marx estaba en lo cierto.

    (http://www.bbc.co.uk/mundo/noticias/2011/09/110906_marx_capitalismo.shtml)
    .
    .
    12-9-2011
    BBC Mundo, via Nebulosa de Órion

    KARL MARX TINHA RAZÃO

    Por John Gray, filósofo, autor de
    “Falso Amanhecer: A Ilusão do Capitalismo Global”

    Como efeito secundário da crise financeira,
    mais e mais pessoas estão percebendo
    que Karl Marx estava certo

    Artigo Traduzido para a Língua Portuguesa:

    (http://josejustino.blogspot.com.br/2011/09/karl-marx-tinha-razao.html)
    .
    .

Lukas

Greve dos bancários: CEF e Banco do Brasil vão dar aumentos maiores que os malditos banqueiros ou também vão sugar o sangue dos bancarios?

O PT tem obrigação moral de pagar melhor que os capitalistas.

Ou é só retórica?

    Brancaleone

    Claro que é só retórica né Lucas!!!

    Alê Martins

    Os bancos públicos,obrigatoriamente,seguem as mesmas regras dos privados,caso contrário,isso seria Dumping. Imagina se bancos estatais pagassem muito acima dos privados,os privados não teriam funcionários. Essa tática de dumping,tanto no comércio quanto na administração da própria empresa,é proibida.

    Lukas

    Alê, você inventou esta resposta de onde, meu caro? Proibido pagar salários mais altos? Que maluquice é esta?

    Não sei sua idade, mas deve ser bem jovem para não ter conhecido a época em que passar no concurso do Banco do Brasil equivalia a ganhar na loteria.

    Trabalhei na CEF 09 anos e meu salário ( e dos colegas do BB) eram, pelo menos, quantro vez maiores que dos bancos particulares.

    O Banco do Brasil e a CEF podem pagar o que quiserem.

    Tulio

    kkkkkkkkkkkkkkkkk

    de novo eu escrevendo pra você Alê

    Eu disse que você era perdido ali acima, mas que é isso.

    Uma empresa proibida de pagar salários mais altos que a outra.. kkkkkkkkkkk

    Sério, apenas leia, não comente, você já usou sua cota de absurdos pro ano neste post.

    Imagino um tabelão nacional de salários daqui a algum tempo; E todas as empresas terão de respeitar.

    Eletricista: 1800 reais.

    Se alguem pagar mais que isto a um eletricista a esquerda fecha a empresa, não pode haver inveja nesse mundo injusto e canhoto

Lukas

Durante o governo Lula a bolsa disparou.

Por que será?

FrancoAtirador

.
.
“Hoje eu fiquei sabendo
que o mercado está nervoso
porque a Dilma vai ganhar.
Eu não pedi voto para o mercado
em 2002, 2006 e ganhei.
A Dilma não pediu em 2010 e ganhou.
E agora vamos ganhar
sem pedir voto para o mercado.
Voto se pede é para as pessoas”

Luiz Inácio LULA da Silva
(ao lado de Dilma Vana e Padilha,
no discurso em Itapevi, São Paulo)

(http://www.viomundo.com.br/politica/lula-o-perfume-das-madames-e-o-das-empregadas-domesticas.html)
.
.

Francisco

Dilma tá acabando um mandato. A que risco esse povo abestado se refere?

Se Dilma fosse uma Joaquim Barbosa, todo mundo já ia saber a essa altura do campeonato!

O que tá faltando mesmo é ampliar os presídios…

    Neymar

    Este site está com comentaristas um pouco mais irracionais que um outro de Economia.

    -salários podem ser aumentados. Mas há limite capitalista. Não se pode assustar o acionista com falta de dividendos nem assustar o contribuinte caso a folha de salarios fique tao alta que o balanço apareça vermelho e o povo tenha que cobrir, coisa rara num banco…. aliás.

    mas há houve casos em que o balanço estourou com as campanhas eleitorais
    e nem foi mais possivel cobrir….

FrancoAtirador

.
.
DataFrias
29-30/9/2014

Espontânea

DILMA VANA (PT) = 35% (+2)

MariNéca (ITAÚ) = 20% (-1)

Aério Naves (PSDB) = 16% (+2)

Outros = 3% (+1)

Brancos/Nulos = 5% (Zero)

Ainda Não Sabe = 22% (-3)
.
.
A Margem de Erro do DataFrias

é de 2% a menos para a Petista

e a mais para qualquer outr@.
.
.
DILMA VANA NO 1º TURNO !!!

#NãoVaiTer2ºTurno
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Também saiu agora o Globope

    para Governador em São Paulo.

    Não mostraram a espontânea.

    Só publicaram a estimulada.

    Geraldo (PSDB) despencou

    e Padilha (PT) cresceu.
    .
    .

Pedro Henrique

O verdadeiro nome do vulgarmente denominado “mercado” é a palavra Capitalismo,
segundo o economista estadunidense John Kenneth Galbraith.

Jonas

Os bancos privados e o mercado financeiro sempre exigem um Estado Mínimo e “liberdade” para especularem, cobrarem juros e lucrarem à vontade. Mas quando vão à falência por causa da própria irresponsabilidade, como ocorreu na “crise” mundial de 2008, aí eles exigem que o governo os salve e os tire do buraco em que se meteram.

    Walter

    É aquela velha política de privatizar o lucro e socializar o prejuízo.

    Alê Martins

    Exato !

FrancoAtirador

.
.
E a Rede Globo de Televisão, como sempre,

coloca a notícia da Greve d@s Bancári@s

no Bloco destinado aos Casos Policiais.
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    E não se restringe somente à Televisão,

    mas a todos os Órgãos de Comunicação

    das Organizações Mafiosas Globais.

    Apenas para exemplificar, veja um caso

    no site da Rádio CBN do Grupo Globo:

    TERÇA, 30/09/2014, 17:11
    Greve dos bancários fecha mais de 600 agências em SP, Osasco e região

    CONTEÚDO RELACIONADO

    Polícia investiga morte de quatro pessoas em chacina na Zona Leste de SP [!!!]

    Greve dos bancários atinge quase 200 bancos públicos e privados da cidade do Rio

    Só 20% das agências bancárias abriram as portas no DF segundo o sindicato

    (http://cbn.globoradio.globo.com/sao-paulo/2014/09/30/GREVE-DOS-BANCARIOS-FECHA-MAIS-DE-600-AGENCIAS-EM-SP-OSASCO-E-REGIAO.htm#ixzz3Eq7Qqitp)
    .
    .

Deixe seu comentário

Leia também