Se Dilma cair Eduardo Cunha será o novo Presidente do Brasil
por Jean Volpato*
Já que o vice-presidente da República, Michel Temer assinou os mesmos decretos que tentam incriminar a Presidenta Dilma Rousseff, qualquer processo de impeachment contra a Presidenta, levará junto o seu vice. Na semana passada, o deputado, Cabo Daciolo, protocolou um pedido de impeachment de Michel.
Pela Constituição Federal, na linha de sucessão presidencial, quem assume a Presidência da República é o Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha.
Muitos acham por ele estar sendo investigados por inúmeros atos ilícitos, ele também será derrubado. Mas a conta não é tão simples assim.
Até que o processo de Eduardo Cunha seja totalmente investigado e julgado, poderá levar meses e até anos.
Essa não é a primeira vez que um Presidente da Câmara dos Deputados assumirá a Presidência da República.
No dia 2 de abril de 1964, última vez em que o Brasil sofreu um golpe de Estado, o então deputado, Ranieri Mazzilli assumiu a cadeira presidencial.
Mesmo que o atual vice-presidente da República, Michel Temer consiga a façanha de não ser impedido, Eduardo Cunha será uma espécie de vice-presidente do Brasil.
Apoie o VIOMUNDO
Sempre que Temer se ausentar do país para cumprir agendas diplomáticas internacionais, quem assumirá a presidência será Eduardo Cunha.
A atual composição da Câmara dos Deputados já demonstrou, pelo julgamento de Cunha no conselho de ética, que ele terá muita liberdade para atuar como quiser na Presidência da República.
Jogará as cartas com as regras que bem entender, sem precisar se incomodar com o Congresso Nacional, já que ele manda e desmanda nos deputados.
E se depender desse tal “Movimento Brasil Livre”, o apoio será de forma integral, sem protestos nem qualquer pauta de reivindicação. Toma Cunha que o Brasil é seu!
*Especialista em Gestão Estratégica de Políticas Públicas
Veja também:
Comentários
Urbano
Ainda que fosse imprescindível, legal e justo o impítima, não podemos de jeito nenhum ser pessimistas, vindo até a pensar no estabelecimento de uma republiqueta fora-da-lei.
FrancoAtirador
.
.
Cunha já é o Presidente.
Têmer continua o Vice.
E Gilmar deu o Golpe.
.
.
Deixe seu comentário