Haddad chega a 32% em Pernambuco, com Bolsonaro forte na periferia do Recife
Tempo de leitura: 3 minHaddad lidera em Pernambuco
No Estado, petista está com 32% das intenções de votos, 5% a mais do que em agosto, quando ainda constava na sondagem com o apoio de Lula. Na segunda colocação está Jair Bolsonaro (PSL) que tem 17% e Ciro fica em terceiro, com 12% da preferência do eleitor
por Luiza Alencar, na Folha de Pernambuco
Na corrida pela Presidência da República, o ex-ministro Fernando Haddad (PT) lidera as intenções de votos com boa vantagem em Pernmabuco, de acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), divulgada em parceria com a Folha de Pernambuco, na última terça-feira.
O petista aparece com 32% das menções dos pernambucanos, cinco pontos percentuais a mais do que o apresentado no último resultado, em que aparecia como candidato apoiado por Lula.
Na segunda colocação, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) registra 17%, seguido pelo ex-governador Ciro Gomes (PDT), que tem 12%.
Marina Silva (Rede), que aparece na quarta colocação, conta com 7% das manifestações, sendo a presidenciável com a maior redução do percentual de intenções de votos. Na rodada anterior, ela tinha 15%.
Geraldo Alckmin tem 5%, mantendo o índice anterior.
Se comparado com a última amostragem, realizada entre os dias 11 e 13 de agosto, o resultado demonstra uma redução no número de entrevistados que afirmaram que votariam em branco, nulo ou nenhum.
Apoie o VIOMUNDO
Antes eram 20%, agora são 16%. A pontuação dos que não sabem ou não opinaram, por outro lado, apresenta um aumento de 4% para 8%.
Porém, a soma do quantitativo desses votos ainda é maior do que o segundo colocado, 24%.
Henrique Meirelles (MDB), João Amoêdo (Novo) e Álvaro Dias (Podemos), aparecem com 1%, cada. Guilherme Boulos (PSOL), Eymael (DC) e Vera Lúcia (PSTU), tem 0%.
Raio X
Em todos os detalhamentos da pesquisa Ipespe/Folha de Pernambuco, o candidato apadrinhado pelo ex-presidente Lula (PT), Fernando Haddad, lidera as manifestações.
No recorte por condição do município, ele apresenta o seu melhor desempenho entre os eleitores do interior, 35%.
Já o melhor índice de Bolsonaro é registrado na periferia, 20%.
O de Ciro é apontado na capital, 19%.
Marina e Alckmin possuem mais intenções de votos na periferia, 11% e 6%, respectivamente.
De acordo com a sondagem, a maior concentração de votos no petista está entre as mulheres, 32%, com idade entre 16 e 24 anos e com 60 anos ou mais, 34%, cada, que possuem o ensino fundamental, 35%, e renda de até dois salários mínimos, 33%.
Já o eleitorado do militar de Bolsonaro é composto em sua maioria por homens, 26%, que têm idade entre 25 e 44 anos, 19%, com ensino superior, 24%, e que recebe mais do que cinco salários mínimos.
Ciro tem mais manifestações entre os eleitores do sexo masculino, 14%, com idade entre 25 e 44 anos, 14%, com ensino superior, 19%, e renda superior a cinco salários mínimos, 16%.
Com mais eleitores do sexo feminino, 10%, Marina tem a maior parcela de intenções de voto registrada entre os que possuem 60 anos ou mais, 13%, com ensino médio, 8%, e renda de até dois salários mínimos.
Alckmin tem mais representados do sexo masculino, 5%, com idade entre 45 e 49 anos, 7%, que possuem o ensino fundamental, 6%, e recebem até dois salários mínimos.
Usando uma metodologia face a face, o Ipespe ouviu 800 pessoas.
A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o índice de confiança é de 95%, o que significa que a pesquisa tem uma probabilidade de 95% de representar a realidade.
O levantamento foi registrado no TSE sob o protocolo PE-04472/2018.
Leia também:
Lembrando Jânio e Collor, personalidades denunciam risco Bolsonaro
Comentários
Rozana
Bolsonaro presidente sim ! Pt nunca mais !!!
Marcelo
Pesquisa mentirosa! Tenham vergonha na cara!
Bel
O Bolsonaro tem um vice para chamar de seu. A la Temourão.
Lúcia
Não tem como. Sou Haddad e o Brasil vai melhorar. Bolsonaro não ganha um voto meu por mim está descartado. Haddad vai ganhar com certeza.
Deixe seu comentário