Começa nesta quinta o seminário sobre saúde ambiental nas metrópoles, promovido pelo Instituto Walter Leser; veja a programação

Tempo de leitura: 2 min
Alfésio Luís Ferreira Braga e Luiz Alberto Amador Pereira coordenam o seminário. Fotos: Reprodução IWL e redes sociais

Seminário Saúde Ambiental

Instituto Walter Leser promove ciclo de palestras sobre contaminação nas metrópoles e sua relação com a atenção básica

Por Assessoria de Imprensa do Instituto Walter Leser

O Grupo de Trabalho Saúde no Ambiente do Instituto Walter Leser (IWL-FESPSP) abre o ciclo de palestras Seminário Saúde Ambiental 2023, que o Instituto Walter Leser promove de 11 de maio até 22 de junho em São Paulo.

Serão quatro encontros presenciais das 17h30 até 18h30, com transmissão ao vivo pelos canais do Youtube do Instituto Walter Leser e da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), para tratar da situação da saúde ambiental e ocupacional no espaço urbano e discutir formas de incorporar ações voltadas à solução destas questões dentro do SUS nos seus três níveis de atenção à saúde.

Alfésio Luís Ferreira Braga, pediatra e epidemiologista, coordenador do GT Saúde no Ambiente-IWL, organiza o ciclo, em parceria com Luiz Alberto Amador Pereira, médico sanitarista e professor na Faculdade de Medicina da Unioeste.

Os dois abrem os trabalhos na próxima quinta-feira, dia 11 de maio, das 17h30 às 18h30, com a palestra Saúde ambiental e ocupacional: conceitos históricos e atuais. A construção da Saúde Ambiental como campo de conhecimento e prática.

O seminário segue no dia 01 de junho, também das 17h30 às 18h30, com a palestra O Caso Rhodia: um caso de saúde ocupacional que ultrapassou os limites da planta, em que dois ex-funcionários da Rhodia – Jeffer Castelo Branco, doutor pela UNIFESP, e Marcio Antonio Mariano da Silva, diretor da Associação de Combate aos Poluentes (ACPO), e Elio Lopes dos Santos, da Universidade Santa Cecília, analisam um dos mais emblemáticos casos de contaminação juntamente com Alfésio.

No terceiro encontro, dia 15 de junho, a médica Karina Calife, coordenadora geral do IWL-FESPSP e professora na Faculdade de Ciências Médicas – Santa Casa de São Paulo, conversa com Alfésio e Luiz, organizadores do ciclo, sobre o Caso Vila Carioca na palestra Vila Carioca: do diagnóstico à intervenção.

Encerrando o ciclo, uma discussão sobre Saúde ambiental na Grande São Paulo com Rodrigo Romão, professor de Gestão Ambiental na Faculdade de Medicina do ABC, no dia 22 de junho.

Apoie o VIOMUNDO

Serviço

Seminário Saúde Ambiental 2023

Tema: Saúde ambiental e ocupacional: conceitos históricos e atuais. A construção da Saúde Ambiental como campo de conhecimento e prática

Dia: 11 de maio; 01, 15 e 22 de junho

Horário: 17h30 às 18h30

Local: Rua General Jardim, 522 – Vila Buarque, São Paulo – SP

Transmissão ao vivo pelo canal do Instituto Walter Leser no Youtube

Leia também:

Ao vivo, plenária final da 2ª Conferência Livre Nacional de Comunicação e Saúde

Juliana Cardoso: Nossa homenagem ao incansável defensor do SUS e da participação popular na gestão da saúde pública

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Zé Maria

Será que essas tais Bolhas das Redes (Anti-)Sociais (Bígui Téquis) agravaram a Deterioração da Saúde Mental de Pessoas Predispostas ou serviram de Gatilho?

Deixe seu comentário

Leia também