QUAL SERÁ A RESPOSTA DO GOVERNO E DO PT?
A escalada contra a presidente Dilma Rousseff se transformou, a partir deste domingo, em movimento reacionário de massas. A última vez que assistimos fenômeno dessa natureza foi às vésperas do golpe militar de 1964, com as marchas que abriram alas para os tanques.
Ainda que a situação política seja distinta e não estejamos às beiras de uma ruptura constitucional, menos ainda da intervenção militar apregoada por frações do antipetismo, mudou de qualidade a disputa entre os dois campos nos quais se divide atualmente o país.
Setores numerosos das camadas médias colocaram na ordem do dia a derrubada de um governo legitimamente eleito. Contam com a associação dos principais meios de comunicação e partidos de direita, incluindo elementos da base aliada.
A chefe de Estado e o Partido dos Trabalhadores precisam decidir qual rumo irão tomar diante deste novo fato político.
A patética entrevista dos ministros Miguel Rossetto e José Eduardo Martins Cardoso, na noite de ontem, aponta o caminho da conciliação e do acordo.
Não tiveram a elegância de ir a público no dia 13, quando o movimento sindical e popular saiu às ruas para defender a democracia e protestar contra o ajuste fiscal.
Apoie o VIOMUNDO
Mas açodadamente se apresentaram para conferência de imprensa, ao vivo, depois das manifestações convocadas pela República de Higienópolis. Seu discurso as avalizou como democráticas por terem sido pacíficas, além de oferecer uma mão estendida e trêmula para o diálogo.
Não foram capazes nem sequer de denunciar atuação partidária e manipuladora da Rede Globo, uma concessão pública, claramente transformada em porta-voz da intentona reacionária.
Possivelmente o complemento desta atitude seja imaginar que o governo, para se proteger, deva abrir ainda mais espaços para o conservadorismo na composição do gabinete, dobrar-se com maior genuflexão ao parlamento e renunciar mais claramente à agenda sufragada nas eleições de outubro.
O raciocínio implícito a esta orientação é de que sempre existe a possibilidade de evitar o confronto contra classes sociais e grupos políticos hostis a quaisquer mudanças que minimamente afetem seus interesses ou potencialmente ameacem sua hegemonia.
Getúlio Vargas ceifou a própria vida porque acreditou nesta suposição e viu-se encurralado. João Goulart foi apeado do poder e morreu fora do país porque partilhou a mesma ilusão.
Se for esta a estratégia, por falar em história, o governo correrá o risco de repetir cenário provocado por Neville Chamberlain, então primeiro-ministro inglês, quando cedeu a Tchecoslováquia para os alemães, em 1938, tentando apaziguar Hitler. “Entre a guerra e a desonra, escolheu a desonra, e terá a guerra”, afirmou Winston Churchill, seu clarividente conterrâneo e sucessor.
Mas há outras alternativas à disposição da presidente e do PT.
A mobilização do dia 13 demonstrou que existem potentes reservas de apoio para Dilma recompor o bloco político que permitiu seu triunfo em outubro. Há espaço para a construção de uma frente ampla que defenda a democracia e as reformas populares, buscando reunir nas ruas as forças que faltam ao governo dentro das instituições.
Obviamente este passo será possível apenas se a política econômica e a própria composição ministerial forem revistas.
A presidente instalou um clima de confusão, divisão e desânimo nos últimos meses, com as medidas de ajuste fiscal e a nomeação de ministros sem qualquer compromisso com o programa vitorioso em 2014.
Talvez acreditasse que seu problema principal fosse o mesmo de sempre: como obter maioria parlamentar e apaziguar o capital, de tal forma que sua administração pudesse evitar o isolamento e enfrentar as dificuldades da economia.
A dimensão da jornada antidemocrática, no entanto, mostra que é outra a questão crucial: sem uma repactuação urgente com o campo popular, o petismo perderá as condições de disputar vitoriosamente as praças públicas, os corações e mentes dos milhões de trabalhadores que formam sua base social.
Não há tempo a perder, esta é a verdade.
Os próximos dias e semanas valerão por anos.
O projeto histórico representado pelo PT e a esquerda está em perigo real e imediato.
Leia também:
Wagner Iglesias: Manifestações foram pela volta ao Antigo Regime
Comentários
abolicionista
Honestamente, dane-se o PT, é a esquerda inteira que está indo para o buraco, e o sonho de um país melhor está sendo jogado no lixo.
Iukio Hasegawa
Por quê não desenterrar a CPI do BANESTADO? Eu disse desenterrar, não instalar. Não dará nenhum trabalho, ela já está pronta. Se faltar algum documento, basta consultar a Privataria Tucana do Amaury Ribeiro Jr..
FrancoAtirador
.
.
Entrevista Coletiva de Imprensa concedida hoje
.
pela Presidente da República Dilma Rousseff.
.
Em Áudio: (https://soundcloud.com/palacio-do-planalto/entrevista-coletiva-de-imprensa-com-a-presidenta-dilma-apos-sancao-do-codigo-de-processo-civil)
.
https://www.youtube.com/watch?v=SpOswvNDMuY
abolicionista
Franco, pelo que entendi o governo deve ser firme no arrocho econômico (porrada na esquerda) e abrir o diálogo para a direita (fascistas sintam-se em casa). Por isso só manifestante de esquerda leva borrachada…
foo
A Dilma continua tentando diálogo com quem não quer diálogo.
Ela gasta energia tentando apaziguar os 5% que a odeiam, e abandona aqueles compõem sua base – os militantes de esquerda e movimentos sociais.
Ela não quer transformar o Brasil numa Venezuela, mas o país já está dividido, e não há conciliação possível com a direita. Ela pode dar um braço, mas eles querem sua cabeça.
***
A hora não é de contemporizar, mas de luta. Nós que votamos na Dilma sabemos que ela não é um poste, mas uma guerreira.
Que tal assumir o comando da “Voz do Brasil” e falar diretamente à população brasileira todos os dias, às 19h?
Explicar que ela propõe desde 2013 um plebiscito pela reforma política — e deixar claro que a imprensa e a oposição impedem que esta proposta seja levada adiante.
***
O golpe está vindo – já estão criminalizando as doações legais para a campanha do PT. Estão protegendo o Cunha e o Renan, oferecendo-lhes a chance de se tornarem heróis ao invés de bandidos – se levarem adiante a deposição. (E o enxovalhe se não o fizerem)
Se ela for cair, que seja lutando.
Nós estaremos a seu lado.
Edemar Motta
Governo e partido mais cagões da história. Tiveram altíssimos níveis de aprovação popular e não souberam aproveitar o momento para subjugar seus inimigos (inimigos, sim, adversários é eufemismo, em se tratando dessa gente). Agora, a reação será difícil e exigirá muito mais coragem. Será que os comedormes das cúpulas petistas têm essa coragem?
Bacellar
Hoje eu percebi uma discreta resposta dada por individuos comuns em SP… No trajeto ao trabalho um numero acima do normal de pessoas de blusa vermelha. Nao era uma multidao, nao eram muitas…Mas acima da media normal para um dia qualquer…A maioria gente humilde. quorum tem.
Nelson Soares
Camarada Bacellar
.
Me dá um autógrafo?
.
Vc deve ser o último da sua espécie…
.
Uma relíquia viva!
.
Posso tirar uma foto sua?
.
Quem sabe eu organize uma caravana com historiadores, sociólogos e curiosos pra te ver!?
.
A gente pode até ganhar uma graninha!
.
rsrs
abolicionista
A manifestação foi mesmo da elite branca, os números provam. Mas a falta de legitimidade do governo impede uma resposta à altura por parte do povão, que não se sente representado. A direita está muito bem representada, é a esquerda que está carente de representação.
Costa
O projeto político deles acabou. Estão todos ricos, bilionários. O povo que se foda.
FrancoAtirador
.
.
Quem está Bilionário?
.
.
FrancoAtirador
.
.
Os Lulistas inventaram de dizer para os Pobres – e eles acreditaram –
que no Governo do PT houve Ascensão dos Trabalhadores à Classe Média,
pois, de acordo com Classificações (Equivocadas) do IBGE e da FGV,
saíram das Classes D e E e passaram a ser incluídos na Classe C,
Faixa de Renda Familiar pouco acima de 1 Mil Reais (R$ 1.064,00).
(http://www.escoladegoverno.org.br/artigos/209-nova-classe-media)
.
A bem da verdade, o que ocorreu na última década, foi, em geral,
um Aumento do Poder Aquisitivo dos Salários dos Empregados,
principalmente pelos Ganhos Reais do Salário-Mínimo Nacional.
.
Aí, veio a “Grande Imprensa HSBC da Suíça”, aproveitando o mote,
e disse a essa ‘Nova Classe Média’ – que continuava empregada –
que ela poderia se livrar do Patrão, se fosse ‘Empreendedora’.
.
Então, a Classe Trabalhadora, acreditando na “Mídia HSBC da Suíça”
e aproveitando o Crédito Farto oferecido pelos Bancos Públicos,
resolveu abrir, no Bairro, um Pequeno Negócio por Conta Própria,
constituindo uma ‘Empresa Individual’. Aqui chegou à Classe Média.
.
Vem daí o passo seguinte de todo Empreendedor Individual
que a vida toda sonhou em deixar de ser empregado humilhado:
ser empregador – viver como empresário e pensar como patrão –
contratando empregados para expandir os Negócios Empresariais.
.
Só que agora, o mundo inteiro está em época de vacas magras:
país algum, nem a China, importa, como antes, os produtos
do Brasil, que se encontra com Juros cada vez mais Altos,
e, portanto, com Restrição de Crédito e Dívida Pública em alta,
para compensar as Perdas de Dólares na Balança Comercial.
Além disso, para arrematar, o Mentirão II, da Petrobrás, quebrou
o Ciclo Virtuoso Interno que ainda sustentava a Economia Brasileira.
.
E os Asnos Tecnocratas não percebem que só o ‘Comunismo’,
de Rússia e China, e o ‘Bolivarianismo’, de Venezuela e Argentina,
podem evitar que o BraSil seja definitivamente Aniquilado
e Transformado no 52º Estado dos United States of America.
O México já é o 51º…
.
É BRICS e CELAC (UNASUL+ALBA)! Fora disso, não há Salvação.
.
Euler
A luta de classe assume a sua face mais nítida. Há um impasse claro, que não será contornado com medidas paliativas. Dilma precisa entender que, de certa forma, o novo governo dela acabou antes de começar. Mas, ungido pelas urnas, ela tem toda força moral para recomeçar tudo. Terá que ter um pouco de humildade e formar um conselho político que será maior do que ela – embora o próprio gesto de formar um conselho assim já lhe enaltece.
Este conselho político seria composto por um leque de figuras de respeito e autoridade moral, como: Lula, Ciro Gomes, Requião, os diplomatas Samuel Pinheiro, Marco Aurélio e Celso Amorim; líderes do MST, MTST, CUT e UNE; Franklin Martins, e lideranças dos partidos aliados – PMDB, PCdoB, entre outros.
De imediato, o governo deveria suspender as medidas de ataque ao seguro desemprego e das pensões. Isso fere somente o bolso dos de baixo. Inaceitável isso, Dilma, ainda mais tendo feito campanha falando que não ia cortar direitos dos trabalhadores. Crie um novo imposto para taxar os ricos e voltado para financiar a Educação e a Saúde e você terá multidões nas ruas te apoiando. Imagine: R$ 100 bilhões retirados dos ricos para sustentar um aumento de salário dos educadores do país de 30%, pelo menos. São quatro milhões de educadores, fora os alunos e pais de alunos que sustentariam seu governo nas ruas, Dilma, desde que haja debate político e ideológico em torno do tema.
Uma outra medida emergencial que deveria ser tomada: transporte coletivo gratuito para idosos, estudantes, desempregados e beneficiários do Bolsa Família. Você terá um milhão de pessoas na ruas protestando, principalmente em SP, mas vai ter 20 milhões nas praças e ruas de todo o Brasil sustentando o seu governo, Dilma.
Uma outra medida: detornar a Rede Globo. Corte imediato de qualquer verba publicitária para a mídia golpista. Pode até chamar a Record para uma conversa mais franca, para que escolha de que lado ela quer ficar – no caso, o bispo Macedo. Ele pode escolher: do lado da Globo, que vai cassar a sua TV assim que derem o golpe, ou do lado do governo federal, que vai manter as verbas publicitárias.
Além disso, o governo precisa partir pra cima da elite. Colocar a Polícia Federal para investigar os casos que a mídia e a justiça esconderam do povo brasileiro: Banestado, privataria tucana, sonegação da Globo, mensalão mineiro, Lista de Furnas, Trensalão. E retirar a PF dessa operação Golpe Rápdio, também conhecida como Lava Jato. Para isso, Dilma, você precisa colocar outro ministro na pasta da Justiça. O Zé Cardozo não aguenta o tranco, como diz PHA.
Enfim, com essas e outras medidas – casas populares para os mais pobres, mais investimento na saúde pública e na educação, etc., além de uma reforma política que acabe com o financiamento privado das eleições – , o governo deve chamar os movimentos sociais, as centrais sindicais, os sindicatos, os estudantes, para participar do conselho político de governo e convocar a população para as ruas toda vez que se fizer necessário. Se a direita colocar um milhão de mauricinhos e patricinhas, nós temos a obrigação de colocar 5 ou 10 milhões – desde que o governo dê uma guinada na sua política.
Faltou mídia? Enquanto não se constrói emergencialmente uma rede nacional de rádios e TVs, convoque a rede de rádio e TV da mídia golpista, diariamente, se necessário, já serão muitos os projetos a anunciar para a população. Coloque o conselho político para conversar com população. Crie um portal na Internet e grave diariamente novos vídeos, e textos, e fotos, e entrevistas, e novidades em favor da população.
E se faltar dinheiro, Dilma, lembre-se que nós temos três fontes: as reservas internacionais (20% já daria); os cofres do BNDES e da CEF; e as fortunas dos Marinhos e outros, que não podem deixar de devolver ao Brasil tudo o que eles tiraram nos últimos 50 anos, pelo menos.
Muller
Cara, você não nasceu em Cuba e nem na URSS. Também não estamos em 1960!
Seu comentário é de dar risos hahaahah!
Trecho: “Uma outra medida emergencial que deveria ser tomada: transporte coletivo gratuito para idosos, estudantes, desempregados e beneficiários do Bolsa Família.” De onde tirará esse dinheiro? Já combinou com os empresários de ônibus? vc anda de ônibus para ver “a maravilha” que é? Transportes normalmente é do trato municipal. Já combinou com os prefeitos?
Acorda e toma seu Danoninho antes de ler Marx!
Nelson
De forma bem resumida, sua ideia é comprar apoio dos menos favorecidos oferecendo-lhes beneficios bancados com o R$ alheio. Vocês ainda não entenderam nada das manifestações. Venha com um proposta de reforma política decente , acabando inclusive com a praga da reeleição; reforma tributária justa; reforma do nosso sistema educacional falido; reforma do código civil, alterando principalmente a questão da maioridade penal, etc. São tantas reformas por serem feitas, que voc~es em mais de 12 anos de governo não mostraram um projeto de país, mas sim um projeto que visa se perpetuarem no poder e manter o status quo.
Costa
Aí ele destroem o transporte coletivo e os velhinhos vão ter de andar a pé. Onde eles põem a pata destroem tudo.
R/T
A covardia do partido está custando caro, e ainda pode vir a custar a democracia
E alguem me explica o que este merda Cardoso tá fazendo no governo ?
E diga, a Presidente, em que Planeta ela vive, porque está alheia a tempestade, encurralada, abafada
Deixe seu comentário