Bancos eliminaram 4,2 mil postos de trabalho em um ano, alerta o Sindicato dos Bancários de SP

Tempo de leitura: 2 min
Neiva Ribeiro, presidenta do Sindicato dos Bancários SP: ''Não se trata somente de mudanças de cunho tecnológico, os bancos, para ampliar a rentabilidade, têm promovido a redução do custo operacional com demissões". Foto: Divulgação

Bancos fecharam quase 4,2 mil postos de trabalho em um ano

Sindicato dos Bancários SP

A Pesquisa do Emprego Bancário (PEB) referente ao primeiro bimestre de 2024, elaborada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), aponta uma eliminação de 4.171 postos de trabalho bancário no acumulado dos últimos 12 meses.

O Setor Bancário apresentou abertura de vagas em janeiro (+796 vagas) e fevereiro (+278 vagas). No bimestre foram criados 1.074 postos de trabalho.

No acumulado dos últimos 12 meses, no entanto, foram eliminados 4.171 postos de trabalho.

O resultado positivo no bimestre é explicado por conta da convocação de aprovados em concurso do Banco do Brasil, uma reivindicação do movimento sindical.

“Nos últimos 12 meses foram eliminados mais de 4 mil postos de trabalho. O fechamento de postos de trabalho na categoria é um movimento acelerado e bastante complexo. Não se trata somente de mudanças de cunho tecnológico, os bancos, para ampliar a rentabilidade, têm promovido a redução do custo operacional com demissões. Há também a transferências do emprego bancário para outras empresas do grupo, forma fraudulenta para precarizar trabalho. O Sindicato mantém uma luta constante contra o fechamento de vagas e melhores condições de trabalho, denunciando os bancos, reivindicando na mesa de negociação, defendendo os trabalhadores e exigindo atendimento de qualidade para a sociedade”, afirma Neiva Ribeiro, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região e uma das coordenadoras do Comando Nacional.

Leia também

Neiva Ribeiro: Santander, um banco que não quer ser banco

Neiva Ribeiro: Reajuste dos bancários significa acréscimo anual de R$ 2,7 bilhões na economia

Apoie o VIOMUNDO

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Zé Maria

.

Banqueiro Não Precisa de Empregad@.
@ Cliente é quem Trabalha para o Banco
E Ainda Paga pelo Serviço Prestado.

Reclamação? Liga pra Máquina Inteligente.
A ‘Branca’ Terá o Maior Prazer em Atendê-lo.

.

Deixe seu comentário

Leia também