Antero Greco: O zagueiro que tirou Neymar e as ideias de jerico

Tempo de leitura: 4 min

Fabio Remaco, no Facebook, teve a preocupação de mostrar as imagens que a mídia não mostra: os frames de vídeo revelam que o zagueiro colombiano foi e saltou para a disputa de uma bola alta olhando para a bola, assim como Neymar. Pode, sim, ter havido maldade, mas a posição do joelho é consistente com a de um jogador que sobe para disputar a bola. Não dá para condená-lo antecipadamente como criminoso usando o “domínio do fato” sem uma análise das imagens que comprove intenção.

Já o gráfico da Folha não reproduz a bola no alto, mas diante de Neymar, o que pode dar a impressão de que Zunica buscava uma bola inalcançavel e aproveitou criminosamente para tirar o brasileiro de campo. As ilustrações e as legendas acima foram acrescentados pelo Viomundo ao artigo de Antero Greco, que segue abaixo:

Ideias de jerico

06.07.2014 | 10:49

Por Antero Greco, em seu blog

A seleção está a dois passos de outro título. No entanto, o fim de semana ainda é de comoção. A alegria pela vaga na semifinal quase se transformou em luto nacional.

Desde sexta-feira, a pátria do futebol está apreensiva, emocionada, revoltada, indignada por causa do episódio que tirou Neymar da Copa. A joelhada nas costas do rapaz atingiu 200 milhões de pessoas que, de improviso, se uniram para exigir o justiçamento do colombiano Juan Zuñiga.

O zagueiro virou o inimigo público número 1 do brasileiro, sem direito a defesa nem apelação. O veredicto foi ditado na hora, segundos depois do choque com Neymar, já bem perto do encerramento do jogo mais truncado e cheio de faltas de toda a competição. Faltas duras, de ambos os lados, é bom ressaltar.

Apoie o VIOMUNDO

A histeria espalhou-se, ampliou-se, contaminou com a velocidade das imagens, do som, da força das redes sociais e do oportunismo de certo setor da mídia. A entrada estabanada, destrambelhada, estouvada foi vista, revista, reprisada por todos os ângulos, em câmera lenta, com música pungente ao fundo, narração lúgubre, apresentador com olhos marejados e cheios de indignação. O rival virou inimigo.

Zuñiga, até anteontem conhecido apenas por aqueles que acompanham o futebol internacional, se transformou na encarnação do capeta, um serial killer, novo Jack, o Estripador, um assassino sanguinário, delinquente desalmado. Isso para ficar nas qualificações mais amenas. Fora as injúrias racistas de praxe. Pediu-se até prisão, sem contar as sugestões de esquartejamento, eletrocução, enforcamento. Os mais piedosos se contentavam com espancamento. Por pouco, não se declarou guerra à Colômbia.

Pessoal, isso tudo é absurdo. O futebol empolga, mexe com emoção, faz vir à tona o que temos de melhor – e de pior. Para espíritos mais fracos, provoca confusão a respeito do que significam esporte, cidadania, nação, justiça, bom senso, generosidade. Perdão.

Compreensível que, num primeiro momento, sobressaia a revolta. A Copa chegava a um estágio decisivo e Neymar, mesmo com desempenho instável, era a grande esperança do Brasil. Agora está fora, o que, para muitos, é prenúncio de tragédia inevitável.

Portanto, era preciso buscar vilão – e Zuñiga veio a calhar. O moço foi duro, desmedido na dividida. Houve pitada de maldade. Mas, como afirmar que entrou para quebrar, embora esse tenha sido o resultado final do entrevero? Lances de risco se repetem à exaustão num jogo. Tanto que, na hora, não houve reclamações e a partida seguiu. Todos tomaram como disputa mais quente, e só. Houvesse ocorrido com James Rodríguez e diríamos que era do jogo, pois “futebol é contato”.

Neymar logo vai se recuperar, voltará aos dribles e aos gols. A seleção poderá provar, apesar da forma traumática, que é forte, mesmo sem seu principal jogador.

Deixemos ideias de jerico de lado. As semifinais serão vibrantes, com Brasil x Alemanha e Argentina x Holanda.

PS 1 do Viomundo: É nossa opinião não especializada que o zagueiro não preparou as costas do Neymar para que a joelhada tivesse um efeito maior, como escreveu Paulo Moreira Leite, que viu distinção no tratamento dado a Luis Suárez e a Zuñiga pela mídia — ela não teria protestado suficientemente contra o que aconteceu com Neymar. A teoria de PML é de que, sem Neymar, o Brasil perde, o que segundo ele interessa à mídia. Acho ruim ver a Copa apenas pelo viés eleitoral ou geopolítico, quando também tem futebol envolvido.

Presumo que a distinção entre os casos do atacante uruguaio e do zagueiro colombiano tenha a ver com intencionalidade, sobre a qual não existe dúvida no caso de Suárez. Confesso que não vejo como o Merval Pereira seja capaz de derrotar a seleção brasileira.

Além disso, seleções são criticadas em todos os países do mundo — na Itália, na França, na Alemanha, na Espanha, basta ler a mídia esportiva para constatar que existem alguns bilhões de técnicos e especialistas em futebol em todo o planeta.

Porém, acho que tem gente da oposição torcendo para ver a Dilma entregar a taça ao Messi, uma foto que, do ponto-de-vista destas pessoas, é impagável para a campanha que se avizinha.

PS 2 do Viomundo: Temos enfrentado muitos problemas com o Facebook, tanto nos comentários quanto nos compartilhamentos.

Não sabemos se é um problema técnico ou boicote politicamente motivado, uma possibilidade já que nosso conteúdo destoa dos da mídia tradicional e a extrema-direita está numa ofensiva feroz.

Portanto, sugerimos aos leitores que pretendem compartilhar que usem diretamente o link no topo de cada post para reproduzir em suas páginas. Obrigado e estamos investigando.

Leia também:

Paulo Nogueira: Não somos a Banânia da mídia brasileira; ela é a própria Banânia

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

samuel

Se o caymar realmente disputasse o lance, nada daquilo teria acontecido, na verdade, o caymar queria cavar uma falta, e assim retardar o jogo, ele simplesmente tomou a frente da bola, afim não permitir que o zagueiro adversário não chegasse na bola, isso todos os jogadores de futebol o fazem, e quando é atingido involuntariamente pelo adversário, os árbitros assinala falta, muitas das faltas existentes, nunca aconteceram, muitos jogadores saem em disparada, e quando percebem que não conseguirá seu objetivo, para violentamente, e aí o choque é inevitável, o lance o caymar ilustra isso, ele correu e parou na frente do seu adversário, e não tinha como o adversário advinhar o que ele iria fazer, por a bola estava no alto, e a tendência é o jogador cabecear, com a força que a bola vinha pelo alto, nenhum jogador pararia aquela bola com os pes e sairia jogando, não seria o Maradona, Garrinha, Messi que conseguiria, menos ainda o caymar

Sabrina

TODO MUNDO JÁ SABE QUE ISSO FOI UMA FARSA QUE ELE NÃO SOFREU LESÃO NENHUMA E FOI SÓ UMA DESCULPA PRA NÃO PASSAR PELO 7X1 E PREJUDICAR AS CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS DELE.

Ronaldo Silva

KKKKKkkkkkk Tive que retornar, neste exato momento o tal do calçade está ao lado do amigão destruindo o felipão e passando a mão na cabeça do presidente da cbf alegando que ele deu totais condições de trabalho, a ESPN ta virando globo. rsrsrs

Tiago M. Bevilaqua

O autor do texto afirma: “O moço foi duro, desmedido na dividida”. Que bola dividida?? Duro coisa alguma, foi extremamente violento. A bola era inalcançável pelo Zuniga. Repito: não havia como ele alcançar a bola na posição em q ele estava, o Neymar e a bola. Só quem não quer ver isso é que pode dizer que era uma bola dividida e a jogada normal. Azenha, aprecio muito seu blog, mas se vc queria arrumar um texto para polemizar deu bola fora. A única coisa que se salva é que não há como defender as besteiras que foram ditas contra o Zuniga.

    Under_Siege@SAGGIO_2

    Perfeito, Bevilaqua!

Paulo Henrique

Azenha e Antero. Sou fã de vcs há tempos. Mas discordo totalmente de como estão aliviando para esse jogador que sentiu o jogo e estava com uma motivação destoante. Jogo várzea, e se um cara fizer isso, o pau fecha imediatamente e risco de esse cidadão levar bala. Quem joga bola sabe quando o cara tá jogando na maldade. Ele teria dançado já na solada no joelho do Hulk. Não vêm com essa!

Camisa 10 da várzea

Concordo com a visão do Antero Grego.

Qualquer um que já jogou futebol, de forma competitiva e acompanha o futebol, mais com a razão do que emoção, consegue entender o seguinte:

1- A bola veio espirrada da zaga, logo, não é um lance armado ou “telegrafado”, ou seja, a bola pode cair em qualquer lugar.
2- A bola vem pelo alto.
3- O Zuniga vai para uma disputa de bola aérea e olhando SOMENTE A BOLA. Sim, ele sabe que existe um jogador com o qual ele vai disputar a bola.
4- O Neymar vai para dominar a bola com a coxa, para depois, continuar com ela no chão.
5- Momento do choque entre os jogadores:

>>>>> O Zuniga salta para a disputa de cabeça. Ao perceber que o outro jogador não subiu para a jogada, o seu corpo faz os movimentos naturais para procurar apoios. Nesse momento a mão pega na nuca do Neymar e o joelho vai às costas do jogador.
Erro do Zuniga: Foi afoito na jogada. Foi para fazer a falta e usou de força excessiva, mas não teve a intenção de machucar o Neymar.

>>>>> O Neymar curva o corpo para dominar a bola. Nesse momento ele joga o corpo para trás e recebe a pancada nas costas.
Erro do Neymar: Não verificar se vinha um marcador às suas costas. Ele se esqueceu de dar “aquela olhadinha” rápida para ver se não vinha ninguém atrás.

Olhar só a finalização da jogada, ou seja, o Zuniga já com a mão na nuca do Neymar e o joelho nas costas é errado.

A jogada tem que ser analisada em todo o seu contexto.

TODA vez que os jogadores têm “leituras” diferentes da jogada, para a qual estão indo, podem acontecer duas situações: Ou um drible fantástico ou uma falta horrorosa.

Não estou defendendo o Zuniga, mas só o crucifixa quem nunca jogou futebol competitivamente.

Será que se o David Luis tivesse cometido o mesmo lance, contra o camisa 10 da Colômbia, o James Rodrigues, o pessoal estaria pedindo a cabeça do David Luis ?!?

    Tiago M. Bevilaqua

    É isso a culpa é do Neymar que não olhou que tinha um adversário atrás dele!!!!

    Camisa 10 da várzea

    Não é culpa…meu caro. É inexperiência mesmo, afinal o Neymar só tem 22 anos. Um dia ele aprende…

    Idalma

    Que me desculpem esse texto e o “camisa 10 da várzea”, mas estão agindo como a mídia convencional que torce pra que tudo dê errado pro Brasil e escondem até um crime pra chegar ao objetivo, e pior, tentar culpar a “inexperiência” do Neymar que estava de costas pro crime, é a prova cabal de tentar camuflar outro crime, né.

    Wilson

    Parabéns. Até que enfim algo escrito consciente e consistentemente.
    Todos esqueceram que os primeiros 5 minutos não foram de futebol e sim de caça ao J. Rodriguez.

Edna Lula

Não duvido que esse jogador que agrediu Neymar, nacional de um país, a Colômbia, que reprime as verdadeiras e legítimas manifestações de sua população e ataca, bombardeia os companheiros das FARC tenha sido orientado a retirar, deslealmente e de forma criminosa, o nosso melhor jogador de campo, e assim diminuir as chances do Brasil de ser campeão do mundo pela sexta vez. Mas, a vitória em campo será um cala-boca na imprensa golpista e na elite branca e a certeza da vitória da nossa querida presidenta Dilma, e mais PT no poder. PT para sempre!

Cláudio

… “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

Messias Franca de Macedo

… Zuñiga, Cinthia e o ímpeto do culto ao ódio seletivo!…

[O PIG precisa]
de ídolos,
de ídolos
pop star,
de ídolos
super-homem,
de ídolos mitos,
de ídolos
com milhões de súditos,
ídolos,
alguns,
é verdade!
De ídolos
quase-deuses!

Universo
de tantas Cinthias!

E de tão poucos [e seletos!] deuses!

A enfermeira Cínthia
talvez não considere
o Neymar
dotado de vértebras!

(Os semi-deuses são vertebrados?!)

O sorriso
da [vertebrada] e enfermeira Cínthia
pode não ter sido
um deboche ao sofrimento alheio!

(por acaso os deuses sentem dor?! Os deuses – que nos impingem o sofrimento – se permitem sofrer?!)

[Portanto]
O sorriso
da enfermeira Cíntia
talvez não tenha sido
um gesto iconoclástico!
Pode ter sido
a expressão do privilégio:
um mortal
recepcionando a chegada
de um (quase-)deus!

E, pasme,
Em um Templo do Sofrimento!

(A BIÓPSIA DO PIGolpista!…

O PIG publicou: “O Hospital São Carlos, em Fortaleza, é regido por um ‘Código de Ética e de Conduta’ que estabelece: ‘É terminantemente proibido fazer qualquer imagem de Neymar’.”
FONTE: http://deolhonacopa.ig.com.br/index.php/2014/07/05/hospital-demite-funcionaria-que-filmou-neymar/

NOTA: o PIG, ao menos, poderia ter publicado: ” “O Hospital São Carlos, em Fortaleza, é regido por um ‘Código de Ética e de Conduta’ que estabelece: ‘É terminantemente proibido fazer qualquer imagem de todo e qualquer paciente internado nesta Unidade Médico-Hospitalar. Será demitido(a) sumariamente qualquer servidor(a) que infringir este pressuposto’.”

… “Diagnóstico histopatógico”: O PIG está acometido de câncer difuso e metástases generalizadas!)

Nuno

O maior problema do país é a lesão do Neymar. Que beleza!

Gão

Cheiro forte de ingenuidade aqui. Primeiro, o fato de ele estar de olho na bola assim como a imagem que se tem da trajetória dela é que condenam definitivamente este covarde, e sem precisar de domínio de fato pois tem-se provas fartas que são as imagens, não é possível um jogador profissional que chega a uma copa do mundo errar tanto assim o tempo de bola assim como a trajetória, pulando daquele jeito naquele instante ele só poderia acertar a bola com a canela, só se tivesse um problema sério de visão pra não perceber isso, já que como o texto insiste em dizer ele estava de olho na bola.
Está claro que ele viu perfeitamente onde estava o Neymar também pois um passo antes de consumar o ato ele eleva primeiro uma mão e depois as duas justamente na altura do pescoço do brasileiro e como se não fosse suficiente a joelhada empurra o jogador para baixo com as mãos.
Antes disso ele quase quebrou o joelho do Hulk, e se não fosse o Hulk não tinha esse quase. Tem que ser banido do esporte, escuta o que eu digo, ele ainda vai quebrar outro jogador.
é só ver o video http://www.youtube.com/watch?v=T_qa75N_oE0

Daniel

Dito e feito, ficou tudo por isso mesmo.

http://espn.uol.com.br/noticia/423899_para-cbf-zu-iga-ofendeu-neymar-antes-de-dar-a-joelhada

Agora é oficial, Futebol agora é um variante da luta-livre. E eu queria saber o que se passa pela cabeça dos dirigentes da Fifa para se desmoralizarem de uma forma tão BRUTAL. Ou eles têm certeza da impunidade?

Nelson

Amigo.
Quando o fanatismo entra em jogo, o espaço para o debate some. Aí, o melhor mesmo é deixar o campo.

roberto

Esses mesmos caras ,como esse tal de Greco, que estão quase isentando o Zunhiga de cometer um ato absurdo de agressão sem bola, e que causou a fratura da coluna do adversário, seja ele Neymar, ou qualquer outro, caíram de pau em cima do Luisito Soárez,concordando com o absurdo da suspensão por 9 jogos e mais 4 meses, somente porquê em um entreveiro na área,com disputa de espaço,bola e tudo o mais, puxou o fio da camiseta do Chiellini, sem nem ter tocado na pele dele.
Pior de tudo,é que a FIFA absolveu o Zunhiga, com a concordância de nossa imprestável crônica esportiva, abrindo o precendente de se bater sem bola à vontade,sem nenhuma punição. Agora, muito cuidado com as camisetas de grife dos adversários, pois se puxarem algum fio,ou rasgarem a gola, virá um castigo monstruoso da FIFA.

Angelo cestaro

Afirmar que foi um lance do jogo é brigar com a imagem, jogador desleal, ja tentou tirar o Hulk de campo no primeiro tempo com uma entrada criminosa no joelho, ai a inércia do arbitro o incentivou a cometer aquela covardia contra o Neymar, foi de longe a jogada mais violenta da copa

Márcio

Li o bestiário do jerico Antero Greco

    Márcio

    A destempo mais ainda em tempo
    Que tal trocar o bestiário por “bestialogia”

Messias Franca de Macedo

… Todos nós lamentamos profundamente o fato ocorrido com o jogador de futebol Neymar! De modo análogo, se o episódio tivesse ocorrido com um, digamos, ‘perna-de-pau’! Estamos falando da integridade física de um ser humano! Pois bem, creio que está sendo praticado [mais] um linchamento público! Por exemplo: no afã do episódio, sem maiores averiguações, um jornalista pergunta ao jogador colombiano Zúñiga: “como você se sente ao tirar um craque da Copa do Mundo?” Pergunta eivada de maldade! Desqualificar o atleta, rebaixar-lhe toscamente, e insinuar que tudo foi adredemente planejado: ‘Você, ao se aproximar do Neymar premeditou fraturar-lhe a terceira vértebra lombar! Não poderia ser a segunda nem tampouco a primeira! Necessariamente, a terceira!’

Realmente, o PIG nos impregnou de ódio – e [medieval] (PRÉ-)conceito!…

NOTA: lembremos que ainda nem ouvimos a versão da vítima mais direta, o Neymar!

Respeitosa e democraticamente,

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia
República de ‘Nois’ Bananas

    Messias Franca de Macedo

    … O desabamento de um viaduto em Belo Horizonte ceifou vidas, e o PIG noticiou a tragédia através do viés politiqueiro e mesquinho!… Por outro lado, felizmente, o prognóstico médico é de que Neymar retornará as atividades daqui a três a seis semanas, e parece que o mundo acabou!… Santa hipocrisia midiática!…

    Messias Franca de Macedo

    … Muitos dos que estão “chorando” pelo Neymar são os mesmos que exultam o cárcere imposto a um [ilibado] líder político brasileiro, paciente cardiopata, 68, hipertenso, histórico de cirurgia recente de resseção da aorta…

    Messias Franca de Macedo
    Feira de Santana, Bahia
    Brasil

Jean

Matéria tendenciosa, argumentação fraca. O julgamento imparcial do lance, como sugerido por dezenas de outros leitores, envolve a análise das imagens sob várias perspectivas e ângulos. Além disso, o texto é pobre, sem detalhes e desorganizado. Uma lástima! Foi falta sim, e o colombiano sabia exatamente o que estava fazendo! Fato!

João Vargas

A questão é: existiu dolo ou não na jogada? para mim a resposta está prevista no código penal brasileiro. Existiu o dolo eventual, isto é, quando o agente assume o risco de provocar o resultado, portanto, passível de punição.

Clayton Augusto Benevides

Foi mal pessoal, mas qualquer um que jogou pelada sabe que o zagueiro colombiano foi espírito de porco, entrou na maldade e queria fazer um bom estrago em Neymar. Talvez por frustração de estar perdendo a peleja, quem sabe? Entretanto, acredito que ele não queria fraturar a vértebra de Neymar, ele é apenas um jogador bruto! Novamente, quem já jogou pelada conhece este tipo de indivíduo e podem acreditar, quem perdeu foi ele!

Assalariado

É sério, este blog está passando dos limites, chega a ser ridículo.

Li o post inteiro pensando que era irônico ou algo assim.

vilasboas

Podem falar o que quiserem mas, houve maldade na jogada, sim. Além de parar ele queria acertar e tirar Neymar de campo. Jogador que se preze, jamais iria armar um bote por trás com o joelho àquela altura e ainda com a mão, imobilizando o adversário pela nuca, sem possibilidade do pobre safar-se. VERDADEIRO ANIMAL IRRACIONAL.

Dória

Aquela bola era INATINGÍVEL para o colombiano tendo em vista que ela estava muito à frente dele. Ele não visou só a bola, pois se isto fosse teria entrado de LADO para pegá-la e não MONTADO em cima do Neymar que estava entre ele e a bola.

Ele não respeitou a situação. Foi pra cima pra atropelar nosso jogador. Eu acho até que ele não pensou que ia MACHUCAR muito o Neymar, mas foi o que fez. A mim não engana.

Leandro_O

Ah, e a propósito, já passou do ponto de apenas “chato” querer partidarizar qualquer coisa, até mesmo a análise de uma falta em um jogo de futebol.

Leandro_O

Aos “entendidos” de futebol então, por favor, coloquem os “frames” no sentido 90º deste que foi apresentado, aí teremos o sentido longitudinal e transversal da trajetória da bola e veremos se o jogador da Colombia sabia ou não que Neymar estava entre os dois. Ou o jogador da Colômbia não estudou uma das principais leis da Física.

Luiz Henrique

Antero Greco está 100% errado. O jogador da Colômbia entrou com tudo para machucar Neymar. Bilhões viram na TV como ele quase aleijou o jogador. Punição exemplar é que o precisar ser aplicado, para desestimular esse tipo de ato. O resto, é bobagem.

Luiz Clete

Ha uma rapida trocas de palavras entre Neymar e Zúñiga, e logo em seguida a entrada do zagueiro-voador. O Zúñiga não é bandido, serial, demônio, outras coisas que circulam pela web, mas que foi uma entrada sem propósito, foi. Ele não conseguiria NEM tocar na bola, a bola já estava na descendente quando ele sobe e o Neymar já estava no chão. Joguei muita bola na periferia de SP, e só quem quer quebrar, revidar ou intimidar que entra desse jeito.

Rogério

A pachecada não se controla. O lance do Leonardo em 1994 foi ‘fatalidade’ e esse do Zuñiga foi ‘crime, atentado, tentativa de esquartejamento’, e o cara deveria ser apedrejado em praça pública. Ridículo, para dizer o mínimo.

    Luiz Henrique

    Caro senhor, não se trata de “pachecada”. É evidente que o lance foi de propósito machucar Neymar. A meu ver, o articulista errou feio, feio. O Brasil teve olhos para ver o que houve. Quanto ao que Leonardo fez, teve sua punção.

    Luiz Clete

    O Leonardo foi expulso da partida e pegou 4 jogos de suspensão. E o Zúñiga terminou a partida e se desculpou.

    Messias Franca de Macedo

    … Estou sentindo cheiro de mentiras no ar! Primeiro, a ideia estapafúrdia de o Neymar ser levado do Hospital, em Fortaleza, para a Granja Comari, em Teresópolis (RJ) – passadas, apenas, 06 horas do episódio relacionado ao trauma na coluna do jogador da seleção brasileira! Segundo, o diagnóstico pode ter sido de fissura! E com essas histórias de vazamento do PIG, os médicos poderiam ter, forçosamente, mantido o diagnóstico dos especialistas da mídia nativa!… Terceiro, só espero que não joguem mais este ‘gol contra’ no colo da presidente Dilma Rousseff!…

    República de ‘Nois’ Bananas
    Bahia, Feira de Santana
    Messias Franca de Macedo

Mardones

k k k k k k k k k k k k.

tudo é possível, mas creio que o zagueiro e o Suárez são casos bem distintos. No primeiro caso não vi intenção de agredir e/ou retirar da Copa/jogo.

Ronaldo Silva

A pior coisa que tem é jornalista achar que conhece futebol melhor que os que praticam, é o que tenho mais visto por todos os canais de tv. Qualquer pessoa que jogou futebol sabe que o cara foi para acetar a joelhada de forma intencional, para retirá-lo de campo, o resto é balela. Ele até não queria quebrar a costela mas pretendeu sim retirá-lo da partida.

    Luiz Carlos Azenha

    Eu não tenho o dom de entrar na cabeça das pessoas e saber o que elas estavam pensando em determinado momento. Ainda não.

    Ronaldo Silva

    Digo que quase certamente vc não jogou futebol nem quando criança. Observe a opinião do jogador pedrinho(ex-vasco), simples e direto. Inclusive ele fala sobre a orientação dada a jogadores que aguardam o rebote com perigo de contra-ataque, como era o caso do colombiano.

    Ronaldo Silva

    Costela não, rs, coluna.

Urbano

Vamos subir um pouco o raciocínio. Num choque daquele dá para se intuir o mal que tenha causado ou não ao outro, principalmente se houve o grito e a mensagem que carregava. De qualquer forma, dentro de uma licitude real fatalmente se olharia rapidamente para trás, mesmo que se seguisse na disputa da bola. E quando nada, tão logo se desvencilhasse da jogada, se correria até a vítima para saber sua real situação. Daí que, se o jogador colombiano teve pela menos uma dessas atitudes, a possibilidade de ter sido um acaso é bem alta.

Bacellar

Podia até estar visando a bola na origem do lance mas na hora do contato entrou pra quebrar como a zaguerada vem entrando no Neymar ultimamente. No Santos havia um certo respeito, ninguém no Brasil queria ser o cara que quebrou a promessa….Mas no Barça e na seleção a coisa anda feia.

Julio Silveira

Para mim houve má intenção. Jogador profissional que se preze não é tão ingênuo para subir com o joelho elevado e com as mãos a nuca para disputar bola aérea com um jogador que estava de costas para ele, sem imaginar que poderá lesionar o adversário. Para mim houve premeditação no lance e o fato dele estar olhando para a bola foi apenas estratégia para dar o ar de disputa de bola, até varzeano quando sobe daquele jeito sabe que é para ferrar com o adversário. O que não justifica a criminosa reação racista de um bando de abostados que se valem de situações como essa para extravasar sua indecente bestialidade racista. O atleta neste caso foi apenas o gatilho, como poderia ser o Neymar, como já foi o Daniel Alves, essas bestas são todas iguais no mundo.

Luiz Stinghen

O mais importante neste caso é se o Brasil pode ou não vencer sem o Neymar. E acredito muito que pode. Vejam: Quem fez os dois gols contra a Colômbia? Dois zagueiros: Tiago Silva e David Luis. A seleção jogou muito bem e exceto após o penalti(15 minutos finais) dominou a Colombia. E pode ganhar da Alemanha sem o Neymar. Os que não querem que o Brasil ganhe ficam nesta torcida contra disfarçada de medo e de que a seleção sem o Neymar não é nada. Já provou que pode. Neymar não apareceu no jogo e o Brasil ganhou bem da Colombia.

Luís Carlos

Não acho que ofensas ao agressor de Neymar resultem em algum acerto, pelo contrário.
Porém, o que sempre se espera em esportes como o futebol é que a violência seja
punida, privilegiando o bom futebol. O jogador colombiano já havia cometido entrada
violenta sobre Hulk antes. Quem já jogou futebol ou outro esporte de contato como
basquete e handebol, por exemplo, sabe como se dá o “tostão”, justamente com o joelho.
Quando goleiro sai do gol pelo alto, usa justamente o joelho para se proteger,
alguns até mesmo para agredir. Zuñiga cometeu falta mais que dura, violenta, por
ser por trás, na altura da lombar, com o joelho e em alta velocidade. Quem está
de costas não espera ser atingido dessa forma, nem está preparado para esse tipo
de impacto. Zuñiga foi violento. Não é necessário nenhuma ofensa ou violência
contra ele, mas ele deve ser punido por usar de violência. Futebol não é violência,
é contato. Aos que querem violência sugiro algo que não é esporte como o UFC.

Aline C. Pavia

Ele olha várias vezes para o Neymar antes do lance. Inclusive ele fala algumas coisas para o Neymar, às quais este não responde, porque os lábios deste não se movem.
A bola ia pra lateral, bastava um empurrão. Subir com golpe de muay thai não visava a bola nem aqui nem na Colômbia. O cara foi pra quebrar, isso foi declaração unânime entre jogadores, inclusive o Cannavaro.
Teoria da conspiração, assim como talvez Luizito Suárez tenha ganho dinheiro dos 167 apostadores que ganharam com a mordida dele, talvez Zúñiga tenha tido motivação extra pra quebrar o provável craque da Copa que tiraria a artilharia de James Rodriguez?

Daniel

O autor do texto está completamente errado. Notem a foto abaixo:

[img]<a href="” class=”comment-img”>[/img]

Notem que o zagueiro colocou a mão na nuca do Neymar, mostrando com isso que ele SABIA que tinha um jogador na sua frente e que portanto ele não iria conseguir acertar o joelho na bola, como o autor do texto sugeriu. A inteção do zagueiro era CLARAMENTE derrubar o Neymar para conseguir ficar com a bola, se Neymar não tivesse levado a joelhada nas costas ele teria sido empurrado contra o chão pelo joelho e pela mão do zagueiro.

Isso não é futebol, é lesão corporal grave e isso dá cadeia.

    Mário SF Alves

    É… o apartheid social na Colômbia, tutelada pelos Spystates é brabo:

    Pelo visto, lá, os caras não têm sequer a oportunidade de aprender os princípios fundamentais da física, entre os quais, o postulado de que “dois corpos não podem a um só tempo ocupar o mesmo lugar no espaço”. Aí dá nisso. Nesse zuñiguismo todo.
    ________________________________
    Ufa! Ainda bem que é só na Colômbia que existe uma direita tão tacanha. Aqui, não, felizmente. Aqui o lema da direita é outro: “tudo que é bom pros States é bom pro Brasil”. Maravilha de direita.

    E só pra coroar de êxito a Copa, que tal mais rei pro rol dos reis dessa mídia fora da lei e caixa de ressonância de tal inocente e brasileiríssima direita?

    Rei Pelé;
    Rei Roberto Carlos;
    Rainha dos baixinhos;
    E, agora, por que não, o ídolo popular e jogador de futebol Neymar, transformado no mais novo herói nacional e rei da mídia.
    ________________________________________
    Haja castelo pra enfiar tanto rei.
    ____________________________________________________
    Com perdão aos Colombianos por tamanha generalização contida no comentário.

    Urbano

    Daniel, na verdade mesmo, o ator do texto…

Benedito

Tenha a santa paciência, Antero Greco. Olha o que você escreveu: “o zagueiro colombiano foi e saltou para a disputa de uma bola alta olhando para a bola, assim como Neymar”. As fotos publicadas estão de perfil, não se enxergam os olhos do zagueiro. E daí você quer nos convencer de que ele estava olhando pra bola porque a cabeça dele está ligeiramente levantada? Pois há outras fotos, bem melhores do que essas, que mostram a cara do zagueiro e os olhos dele. E os olhos dele miram tudo, menos a bola. Que perda de tempo esse post, Viomundo. Com todo respeito, mas que bobagem do Antero Greco.

    Luiz Carlos Azenha

    Os frames de perfil demonstram claramente que o zagueiro olhava para o alto antes de saltar. abs

    Valquer

    Azenha, não quero que o zagueiro seja crucificado, mas, muitas vezes o cara olha para um lado e deixa o cotovelo, o joelho, pisão, a sola… é assim no futebol, tem muita jogada desleal, na maldade mesmo. O cara entra sem medir as consequências, com o Márcio jogando pelo Bangu fez com Zico, antes da copa de 1986. Não tem inocente jogando não, tem muita pancada “estratégia” para tirar os mais habilidosos de campo, não digo que tem sido isso, o cara pode ter sido só estabanado, irresponsável.

    Benedito

    Azenha, numa resposta acima, você disse que não consegue entrar na cabeça do cara pra saber o que ele tá pensando. E agora, com esse frame desfocado, à distância, lateral, sem um frame de frente, você tem certeza que o cara tava olhando pra bola, visando a bola, e não o jogador adversário. Um pouquinho de coerência ia bem, né não? Você não entra na cabeça, mas olha com os olhos dele… Faça uma pesquisa, em nome da verdade jornalística que você tanto preza e eu o admiro por isso, e veja que há fotos mostrando pra onde estão os olhos do colombiano. Veja essa foto e me diga se ele estava olhando pra bola… Essas fotos que o Antero Greco publicou não provam absolutamente nada.

    https://br.esporteinterativo.yahoo.com/noticias/zuniga–que-tirou-neymar-da-copa–se-defende-ap%C3%B3s-agress%C3%A3o-235330844.html

    Antero Greco

    Olá, Benedito. Sou o autor do texto e fiquei curioso. Poderia me apontar em qual parágrafo está a frase que você citou e atribuiu a mim? Obrigado

    Ronaldo Silva

    Péssimo texto, diga-se de passagem.

    Ronaldo Silva

    Cara, a turma da ESPN, encabeçados por pvc e calçade, estão descontando alguma coisa em cima da comissão técnica da seleção, estã destilando ódio todos os dias, parei de ouvir o pvc, quando ele começa a falar tenho mudado de canal de tanto ódio que tem destilado, nem vou citar ator de rede globo enxugando gelo, virou piada a ESPN.
    E o pior, o grande problema do futebol brasileiro que é o consórcio GLOBO/CBF eles se calam, quando falam é rapidamente, se borram de tocar na ferida que é a principal para poder moralizar o futebol no Brasil, grande coisa perder de 7×1, o país nem a seleção irão parar por causa disso.
    Pra finalizar, gente agressiva que nunca chutou uma bola na vida, se acham os entendidos de futebol.

Valquer

Quem joga futebol sabe que o cara entrou para “quebrar” o Neymar, na maldade. Claro que não pensou em quebrar a vértebra, mas que entrou quebrando como usamos no jargão do futebol, entrou. Eu já fiquei noventa dias de gesso na perna inteira por uma entrada maldosa. Jogava no meio, dei a caneta no volante e um companheiro dele veio na cobertura com as travas da chuteira nos meus ligamentos, de cima para baixo. Pra quem vê de longe pode parecer só uma entrada dura, mas quem jogo futebol sabe que os caras entram detonando quem tem habilidade, “onde pegar pegou”.Recurso de zagueiro botineiro.

Jossimar

Na copa morder é falta gravíssima e o sujeito tem que ser banido e tratado como criminosos. É que disseram quando deram uma punição absurda ao Suarez. Quantos jogos o Chieline ficou fora por causa da mordida do Suarez? Outro faz falta desleal e arrebenta outro colega de profissão deixando-o dois meses longe dos campos e quase inutilizando-o para o futebol e nada acontece. Detalhe: este mesmo Zuniga já tinha dado uma no joelho do Hulk minutos antes. Conclusão: morde não pode, arrebentar o outro pode.
Ainda tem umas bestas que defendem o tal Zuniga. Até admito que as consequências foram além do que ele previa, mas que deu para machucar, com certeza deu. Deveria levar uma suspensão maior que a do Suarez.

Ana Cruzzeli

Nos codigos de conduta existe a lesão corporal dolosa ( com intenção) e culposa ( sem intenção).
O jogador pode até dizer que foi sem intenção, e pode ser mesmo, mas a punição não se discuti.
A lesão aconteceu e ela deve ter punida. Tirou-se um jogador do torneio isso é importante até mesmo para dar um ar de justiça
É SÓ ISSO QUE ESTÁ SE pretendendo que a FIFA faça a justiça ao Neymar e a seleção brasileira.
Qualquer tipo de justiçamento deve ser abolido agora JUSTIÇA não se discuti.
A demora da FIFA nessa questão chama muito a atenção. O jogo foi na 6ª feira e já estamos na 2ª. Coisa estranha essa demora

    Mário SF Alves

    Deve ser por falta de imagens para a verificação do ato. E na falta de imagens, a prudente FIFA não quer se deixar levar pela imaginação. Só pode ser isso.
    Ah, o juiz não julgou o ocorrido como sendo falta. Deve ser por isso. Só pode ser isso: falta de provas.
    _________________________________________________________

    É… acho bom a FIFA pegar uma consultoriazinha com o Barbosão.

    Quem sabe uma daquelas teoriazinhas do domínio do fato?

Edmilson

Duas matérias um tanto quanto suspeitas, do ponto de vista da intenção, esta noite (domingo) na ESPN (que, para quem ainda não sabe, pertence ao Grupo Disney): uma responsabilizando “a Copa” pela queda do viaduto em BH, com direito a morador da área reclamando que passaram a dar mais destaque à fratura na coluna de Neymar do que às duas mortes daquela tragédia, e outra falando de como a política pode influenciar o resultado das Copas (trazendo como exemplo apenas a Copa de 1978 na Argentina). A ESPN já me surpreendera quando destinou alguns minutos do programa Sportscenter para noticiar a queda do viaduto, no dia do acidente. Jamais tinha visto notícia que não fosse sobre esportes nesse programa. Agora mais essa…

    Luiz Stinghen

    Edmilson. Notei isto na ESPN. Há jornalistas muito inteligentes e outros mais raivosos. Teve um que num quadro sobre a Presidente entregar a taça disse que a FIFA é a rainha da piada pronta. Minha sugestão, já que você tem TV a cabo e assiste a ESPN é trocar pela Fox que tem uma equipe mais isenta neste aspecto pelo que vi até agora e não fica na torcida para o Brasil perder. Pelo contrário…torce pela seleção e não fica se perdendo com picuinhas do tipo seleção nervosinha porque chorou. Os que choraram foram os que se sairam melhor em campo no geral: Neymar, Tiago Silva, Julio Cesar, David Luis. Avante Brasil

Walter

Vem aí uma campanha que vai custar 1 bilhão de reais.
PT e PSDB vão gastar 300 milhões de reais cada um.
Mixaria.
De quebra, ficamos sabendo que apesar do arrocho promovido pelo governo, sob a falaciosa desculpa de uma crise internacional, Dilma Rousseff aumentou seu patrimônio em 64% nos últimos 4 anos , e seu opositor, que lascou o funcionalismo mineiro, em nada menos que 303%.
Enfim, meu salário teve uma perda de poder de compra de 34%. Mas a presidenta ficou 64% mais rica , mesmo com crise internacional que a impediu de me dar o meu aumento de salário. O senador então , nem se fala…. Aumentou em 303% sua fortuna pessoal. Mas garante que vai aplicar os remédios amargos.
E você, caro idiota eleitor, acha que eles vão governar para você, ou para aqueles que vão bancar os 300 milhões de reais previstos, sem contar o famigerado e eterno caixa 2?
E porque esses sacripantas que sempre cortam na nossa carne, não dão o exemplo e cortam na deles próprios?
64% de aumento de patrimônio em 4 anos… 303% !!!!!!!!!!
Vai lá votar bobão. Seu voto vale muito mesmo.

    Luiz Sergio

    Baseado em que você está afirmando tal comentário. Por acaso é a declaração dela ao Tribunal eleitoral?

    Heitor

    “Vai lá votar bobão. Seu voto vale muito mesmo.”

    Por pior que esteja o sistema representativo ele ainda é muito melhor do que acreditar que o povo consegue se autogovernar. Ao menos que se queira voltar à Grécia para reuniões públicas diárias; com um detalhe: eu não passaria procuração para ninguém “do povo” me representar, podendo anular judicialmente qualquer decisão.

    Já dizia Hobbes que qualquer governo, até mesmo o de um déspota, é melhor que o povo se autogovernar.

    Edmilson

    Comprei um apartamento em 2005 e hoje ele vale 5 vezes mais. Se vendê-lo e comprar outro nas mesmas condições, na declaração de IR terei aumentado meu patrimônio em 500% em 9 anos. Esses números isolados não significam nada.

NALDO

Esses jornalistas e suas ideias mirabolantes, no lance do fred chamaram ele de tudo quanto é nome, nesse querem amenizar. È obvio que o jogador vai no corpo do Neyma,a bola estava na frente dele e ele entrou para rachar, claro que não queria quebrar a espinha de ninguem mas que deu a entrada para intimidar está mais que claro, já estava dando pancadas desde o começo como aquele pontapé no hulk, o resto é conversa fiada, teve ainda o lance do frances no nigeriano na frente do juíz que amarelou no pior sentido e mais um saiu de maca com fraturas, enquanto isso dão um cartão para o brasileiro só por que entrou na frente do goleiro, é muita incompetencia para não escrever coisa pior.

Mário SF Alves

Zuñiga, intencionalmente ou não, não apenas tirou parte do brilho da Copa das Copas, mas também contribuiu para desvaloriar o passe de muitos jogadores. Seu antijogo acabou por fazer o jogo dos mercenários do futebol. Afinal, trata-se aqui de um esporte no qual a maioria de seus craques são milionários. Imagine se a moda pega. Imagine se o zuniguismo pega. Não demora muito e vão pro campo de armadura.

Futeboleiros andantes? Rs, rs, rs… Ah, companheiro Zuñiga, que desserviço, hein?

————————————–
Seja como for, dos males, o menor. De fato o impacto poderia causar lesão muito mais grave.

Liga não Neymar, em 2018, o Lula vai te entregar a taça. Dessa vez, a não ser que ocorra alguma maravilhosa surpresa, a taça vai mesmo ser entregue ao igualmente fabuloso Messi. Esse que de andante não tem nada.

Rogério Alencar

Idéia de jerico, a do autor. Como bem lembrado, o canalha colombiano já tinha tentado quebrar Hulk, acertando-lhe o joelho. Ele não foi na bola, no lance com Neymar, porque não havia possibilidade dele pegar aquela bola. É claro que não deve haver propostas de linchamento, ofensas racistas, etc, mas deve-se buscar que a Fifa puna o colombiano violento e covarde.

Adilson

Gostaria que fosse por inocência, mas foi proposital. Jogador quando percebe que o juiz está sendo omisso bate mesmo, ainda mais se estiver perdendo o jogo. E nesse caso valia vaga para a semifinal. Agora, esse juiz espanhol deveria ser punido também. Aquele cartão amarelo no Tiago Silva mostra como o juiz queria prejudicar a seleção brasileira.

Jair de Souza

Muito bom o artigo, assim como o PS de Viomundo.

Eu desejo e espero que o Brasil ganhe a Copa porque eu sou brasileiro. Os alemães, os holandeses e os argentinos não compartilham de meu desejo e esperança por razões óbvias.

É preciso entender o que está por trás daqueles que acham que a vitória da seleção brasileira no torneio levará a uma vitória inexorável de Dilma nas eleições, assim como, consequentemente, uma derrota de nossos futebolistas significaria a irremediável derrota de Dilma e do PT nos comícios.

Na verdade, esse pessoal está totalmente afinado com o que pensava (ou pensa) nosso “rei” Pelé quando defendia a ditadura e a inexistência de eleições livres com o argumento de que “o povo não sabe votar”. E neste ponto, não há muita diferença entre os de direita e os de esquerda. Até podemos entender o que leva um direitista a pensar assim, está em seu DNA. Mas, por que há gente de esquerda que também adere à visão que considera o povo como meros idiotas manipuláveis, capazes de entregar seu destino a seus exploradores em troca de uma simples vitória esportiva?

A resposta é que ambos grupos menosprezam o povo. Acreditam que só eles estão em condições de saber o que é bom para todos. Sendo assim, o que o povo pensa e o que o povo quer não tem nenhuma importância.

    Mário SF Alves

    “Sendo assim, o que o povo pensa e o que o povo quer não tem nenhuma importância.”

    E o que sente, menos ainda.

    Sim, consideram o povo apenas como massa de manobra. Ora ora consumir sem questionar, ora pra esquemas fanatizantes.

    Porém, há que se reconhecer: sim, a direita age com conhecimento de causa, usou a conquista do tri, em 1970, para retroalimentar o esquema socio excludente imposto aos brasileiros pela ditadura. Enquanto ingenuamente gritávamos de alegria pelos gols, nos porões da ditadura se uivava de dor. Almas transpassadas pela dor.

    Rodrigo

    E aos poucos alas da esquerda estão aprendendo como se faz. Na verdade já sabiam, só que agora criaram coragem de botar o plano em prática.

    Rodrigo

    Não contando a parte da tortura em prisões, só para esclarecer.

    Mário SF Alves

    Não falo pela esquerda, Rodrigo.

    Falo por mim, e, até onde posso compreender essa complexidade chamada POLÍTICA BRASILEIRA, o governo de coalizão liderado pelo PT não precisa disso. E é como brasileiro que digo:

    Bastar-nos-iam três coisas:

    1) Que o governo tenha a devida liberdade para seguir em frente;
    2) Que o poder que emana do povo – especialmente dos trabalhadores que produzem toda a riqueza nacional – seja legislativamente de fato direta ou indiretamente em seu nome exercido;
    3) Que os meios de comunicação de massa fossem politicamente isentos. A propósito, será que não lhes são suficientes os recursos e aparatos ideológicos oferecidos pelo Estado burguês?

    Tudo bobagem, vã esperança. Até porque, isentos esses empresários da mídia, baluartes e caixa de ressonância de interesses publicamente inconfessáveis, jamais foram e menos ainda o são agora. Querem tudo; querem continuar mamando; querem continuar mandando em tudo. E que se danem os interesses e os direitos do povo.

    Afinal, quando se trata de influenciar negativamente o povo, ninguém mais escolado do que o inconstitucional, prepotente e histórico IV Poder da República, ou não?

Zé Roberto/Guarulhos

Qualquer idiota que tenha jogado futebol, grosso ou não, pela sua essência, saberá que não é um jogo de contato. O contato é por acaso (ocaso) ou incompreensão da essência do esporte. Ninguém pode admitir o futebol como jogo para aniquilar o adversário. O jogo tem como objetivo o domínio da bola, o passe e o gol. Ninguém ganha o jogo sem gol. Alguns ganham com intimidação (ver violência e seus paradigmas,como a arbitragem, psicologia social e extrapolação da evidência como fator distinto, e suas nuances, além das metalinguagens). Olhem, analisem, o o jogo no aspecto,superficial, como é o futebol, um elemento fático da geopolítica! A Argentina está a um passo à frente. O Brasil a um passo da incompreensão entre o que é cultura impregnada no subconsciente, o atraso cognitivo e o domínio para o controle sob as vértices do neologismo “eletistieoconomicas” “economicolítico” e “supremomediaticolítico”. A Argentina quer se estabelecer no contexto, o Brasil prefere a cultura do prazer.

Sidnei Brito

Somos um país maduro.
Se a Dilma entregar a taça para o Messi, será triste para os torcedores brasileiros, mas será lindo do mesmo jeito.
E a oposição, se quiser, pode explorar à vontade as imagens que será um tiro no pé – da mesma forma que foi uma burrada apostar no fracasso do evento.
Mas estou confiante que a taça vai ser entregue ao Tiago Silva mesmo.
E a recíproca é verdadeira. A imagem dela entregando a taça ao Tiago – mesmo que usada ad nauseam pelo PT – não vai ter maiores efeitos eleitorais.
Esperemos.

Paulo Villas

A modesta competência técnica do Felipão só não é maior que sua estrela. O Barcelona joga melhor sem o Neymar … quem sabe se não é o destino escrevendo por linhas tortas e proporcionando a seleção um encontro com seu melhor futebol …

Araci Coelho

Alguém se lembra do que ocorreu com o jogador Leonardo, do Brasil, na copa dos EUA em 1994? Ele quebrou a costela de um outro atleta, realmente sem querer, e mesmo ele achou justa a punição quando foi expulso e suspenso de todos os jogos da copa. Acho que uma norma que seja aplicável a estes casos resolveria o problema, não precisa esquartejar ninguém!

    Luís Carlos

    Leonardo deu cotovelada em jogador dos EUA e foi punido. No lugar dele assumiu Branco que fez importantíssimo que deu classificação do Brasil contra Holanda.

Roberto Locatelli

Zuniga deu uma joelhada na coluna lombar do Neymar. A região mais sensível. Segundo os médicos, alguns centímetros acima poderiam ter deixado Neymar paraplégico. E o articulista diz que não viu “maldade”. Vê-se que os partidos nanicos fazem coro com os comentaristas esportivos do PIG. A próxima campanha do PSOL será “não vai ter Olimpíadas” ou “não vai ter Mundial Interclubes”?

    Ronaldo Silva

    Pior mesmo e muito estranho é o Azenha fazer coro para essa gente que tenta tratar este caso como corriqueiro.

    Luiz Carlos Azenha

    Eu não disse corriqueiro. Prefiro esperar a decisão da FIFA antes de sugerir o esquartejamento do cara baseado em fotos que não revelam tudo.

Leo V

“No ano de 1994, o então lateral esquerdo da seleção da seleção brasileira agrediu um jogador da seleção norte americana com uma cotovelada que fraturou os ossos da face e provocou um traumatismo craniano. A Globo e outros meios de comunicação trataram o caso na época como uma infelicidade, um acidente ou algo do tipo. O jogador norte americano perdeu a copa que estava sendo disputada em seu país, levou quase um ano para se recuperar, mas o que importou foi a vitória da seleção brasileira.
20 anos depois algo semelhante aconteceu. Digo semelhante porque diferente de Leonardo, o lateral colombiano Zuniga não teve a intenção de agredir Neymar. Porém, a Globo tomou uma postura bastante diferente, atacando Zuniga, chamando-o de monstro, cavalo, maldoso, em uma evidente tentativa de criar um vilão. Quem acompanha o campeonato italiano sabe que Zuniga nunca foi um jogador maldoso e não tem o histórico de ser um jogador violento. Agora tá sendo até ameaçado de morte.
O que me deixa mais triste disso tudo, é ver o quanto o povo brasileiro se deixa influenciar por discursos fajutos e falaciosos. Fico pensando o que a Globo não irá fazer para eleger seus candidatos nesta eleições…

P.S.: O norte americano que levou a cotovelada sente as dores das fraturas até hoje, como postou abaixo Marcos Billy”(Lucas Santos Caféé)

PauloH

Concordo com o PS, mas menos em um ponto. A imprensa espanhola é patrioteira em geral, com raras exceções. Eles defendem o made in España a todo custo, seja o produto La Roja, uma pata de jamón ou o espanhol que apitou Brasil e Colömbia. Enquanto o mundo inteiro criticava a performance do árbitro, o diário esportivo Marca soltou uma nota que dizia que o espanhol havia recebido muitos elogios da FIFA pela atuaçäo e estava bem cotado pra apitar a final. Näo estou brincando.
http://www.marca.com/2014/07/05/futbol/mundial/1404513346.html

lukas

O Brasil tem mais chances de ser campeão SEM o Neymar agora do que tinha COM o Neymar depois do jogo com Chile. O time vai encorpar…

Luiz Henrique

Azenha, gentilmente discordo da ideia de que o lance foi “normal”. Na minha visão, foi proposital, sim, e Neymar já tinha sido objeto de “caça” no jogo anterior, quase machucaram o cara. O lance foi pelas costas, foi sem ver, foi no joelho e na coluna, visando machucar. Foi criminoso. Em segundo lugar, concordo com o Paulo Moreira Leite: era para a mídia estar muito mais indignada, sim. A mordida do uruguaio virou ficha perto do mal que a cacetada no Neymar criou.

José X.

Não digo que o cara tenha sido pago para aleijar o Neymar, mas que ele agiu com más intenções acho que só os mais inocentes (ou os espertos demais) podem negar…

PS. Conforme PS do Azenha em uma postagem negativa de alguém da pseudo-extrema-esquerda (do PSOL, se não me engano), o país sede de uma copa do mundo realmente “enlouquece” durante a competição, especialmente enquanto o país sede não for eliminado. Sexta feira, dia de Brasil x Colômbia, em todo lugar que a gente ia em SP tinha gente usando camisa da seleção brasileira.

FrancoAtirador

.
.
A Violência no Esporte Não Deve Ser Menosprezada,

Independentemente da Nacionalidade de Quem a Pratique

ou de Quem a Estimule e Mesmo Ordene a Sua Prática.
.
.
28/6/2014 às 17h41 (Atualizado em 28/6/2014 às 17h52)

Felipão diz que jogadores estão muito “educados” com adversários

Depois da vitória suada contra o Chile,
técnico deu “puxão de orelha” nos jogadores

Por Enzo Menezes, do R7, em Belo Horizonte

Após a vitória suada do Brasil contra o Chile, no Mineirão, na tarde deste sábado (28), Felipão puxou a orelha dos jogadores em relação ao comportamento em campo.

O comandante da seleção reclamou que o time está muito “educado” com os adversários.

— Discutimos depois do jogo porque estamos muito educados, cordiais, cavalheiros com os adversários.
Está na hora de mudar um pouco o discurso.
Não estou mais conseguindo aguentar essa educação.

(http://esportes.r7.com/futebol/copa-do-mundo-2014/felipao-diz-que-jogadores-estao-muito-educados-com-adversarios-28062014)
.
.
Cultura da Violência no Futebol é Promovida pelo Grupo Folha:

(http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2014/07/04/jogo-entre-brasil-e-colombia-supera-oitavas-e-vira-o-mais-faltoso-da-copa.htm#fotoNav=88)
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    No mais, reporto-me aos meus comentários publicados no Post

    (http://www.viomundo.com.br/denuncias/paulo-moreira-leite-4.html)
    .
    .
    Em Tempo:

    OS COMENTÁRIOS RACISTAS E XENOFÓBICOS CONTRA O JOGADOR COLOMBIANO

    VÊM DA TORCIDA VTNC PETROBRAX QUE LOTA OS CAMAROTES DO ITAÚQUERÃO.
    .
    .

    Valdeci Elias

    Na decada de 90, meu cunhado era jogador profissional do Recife FC. Ao terminar o 1 turno, a equipe foi vice-campeã, perdendo pra o Sport Recife. Alem de Vice, o time dele ganhou o troféu de equipe que fez menos falta. Quando terminou o jogo o presidente do time desceu pro vestiário, e jogou o trófeu no chão e chamou o time dondocas. “que queria um time de campeões , e não um time de dondocas .” . quando começou o segundo turno O Recife teve 2 jogadores expulsos no primeiro jogo . :)

Edgar Rocha

Furo da Copa: ZUÑIGA É DOUTOR EM ORTOPEDIA ESPORTIVA – em artigo especializado o jogador apresenta sua tese e afirma: “Foi tudo em nome da Ciência”. Trecho do artigo: “segure a nuca do oponente a 25 graus em relação a cervical, pressione a terceira vértebra abruptamente com o joelho direito, de forma a liberar o peso do próprio corpo a uma velocidade de, pelo menos 20 km/h. Olhe para a bola atenciosamente enquanto realizar o procedimento, a fim de evitar acusações de dolo. Espere o paciente dar sinais de sucesso da operação (gritar desesperadamente de dor, tocar o local atingido)verificando sempre se ainda há movimento nas extremidades inferiores. Caso haja, tropece vagarosamente sobre o local até completar a operação, caso contrário, saia de fininho e diga que foi sem querer”.
Se não me falhe a memória, a Folha viu isto em algum tratado de Medicina esportiva, em edição especial sobre imobilização temporária de adversários em campeonatos de grande importância. É bom verificar.

Carlos

No primeiro tempo Zuñiga deixou a bola de lado e chutou o joelho de Hulk deliberadamente, o que já revela o quanto este inocente rapaz estava cheio de boas intenções. O autor do texto procurou foi pelo em ovo. Eu também sou, em príncipio, contra o pig, mas o tal de Zuñiga não merece que se derramem lágrimas por ele. No mais, não tem bicho papão nesta Copa, é só verificar que a Holanda precisou dos penaltis para passar pela Costa Rica. Não é a ausência de Neymar que coloca em risco o título e sim a teimosia e a questionável competência do nosso técnico.

Fernando

Eu espero que a Dilma não entregue taça alguma, serão 75 mil coxinhas xingando a presidenta no Maracanã.

    lulipe

    Não se preocupe, Fernando, é mais fácil o lula ganhar o Nobel de Literatura do que a Dilma ter coragem de ir ao maracanã.

    Luís Carlos

    A Dilma vai a Maracanã, fique tranquilo. Coragem não falta para quem enfrentou a ditadura e foi presa por covardes terroristas de Estado. Quanto ao prêmio Nobel de literatura, talvez o FHC ganhe, aliás ele e outros luminares do conhecimento conseguiram escrever coisas interessantes mas falharam em praticá-las. Talvez por falta de compromisso. Lula não deve se preocupar com esse tipo de distinção. Já tem o maior prêmio possível que é o alto reconhecimento popular. O próprio Mário Quintana não foi sequer convidado para integrar a Academia Brasileira de Letras, enquanto Merval Pereira foi. Daí se percebe o quanto isso é insignificante e eivado de politicagem.

    Valdeci Elias

    Você só tem MEDO, ou também fica CANSADO ?

    Sidnei

    Ela deve ir sim e que se danem as vaias ou xingamentos.
    No fundo, o que temo mesmo é que a turma do PSDB recorra ao tapetão para impedi-la de participar da festa.
    Alguém duvida?

JURIDICO

SOBRENATURAL DE ALMEIDA
No momento onde o complexo de vira lata e implementado pela midia no povo brasileiro pelos canetas vendidos e hora de chamar o Sobrenatural de Almeida para solucionar a questao.
Com varios PASCACIOS, o cunhado, torcendo contra que constatar que o Brasil vencera a Alemanha por 2×0 com gols do Sobrenatural isso e, FRED.

Deixe seu comentário

Leia também