quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011
O (grato) fim de um ciclo!
por Beatriz Kushnir, em Polacas
Quarenta e dois anos separam a primeira vez que fui ao Cemitério Israelita de Inhaúma e o dia de hoje. Depois de uma longa e tortuosa caminhada, recheada de inúmeros bons encontros e parceiros, adentro ao Cemitério das polacas e vejo, sobre algumas lápides, uma placa de mármore branca – com uma estrela de Davi ao centro, o nome de quem ali está sepultado, a data do óbito e o número que este sepultamento representa na cronologia do cemitério.
Um ciclo chega ao fim, felizmente e a identidade daquelas pessoas está sendo respeitada, com este restauro. Isso é o mais importante! Demarca-se assim, o fim de uma longa batalha. Podemos nos considerar vencedoras, um trabalho acadêmico rompeu os muros da universidade e transformou uma dada realidade.
É claro que toda esta trajetória expõe e expôs as dificuldades e intransigências da direção (retrograda e autoritária) da Federação Israelita do Estado do RJ e da Sociedade Cemitério Comunal do Cajú. Um processo que poderia ter sido agregador, como em São Paulo, está se realizando no silêncio de quem se sentiu obrigado a restaurar e preservar, sem novos usos, um lugar que preferia ver esquecido.
Mas este sentimento é o que menos me importa. O fundamental são os que estão enterrados na Rua Piragibe, 99. Tornaremos sem dúvida, aquele espaço mais acolhedor!
Comentários
Fernando Trevas
Beatriz,
Parabéns pela vitória.
Abs,
Fernando Trevas
Beatriz Kushnir
Para quem quer o livro, segue o link da Editora Imago que vende on-line. Bj http://www.imagoeditora.com.br/product_info.php?p…
Gladys S Ribeiro
Fico feliz pela Bia.
Sonia Santana
Onde encontro o livro de Beatriz Kushnir? A ediora diz que está esgotado…
jose francisco
eu comprei na "estante virtual" (é só "googlar"), é um site que representa milhares de sebos no brasil.
Beatriz Kushnir
Nada substitui a sorte de ter bons amigos. Valeu, Azenha! bj, Bia Kushnir
Deixe seu comentário