por Luiz Carlos Azenha
William Ackman não é o personagem Gordon Gekko, do filme Wall Street, para o qual cobiça é essencial, “greed is good”.
William Ackman existe em carne e osso. É dono de um fundo de investimentos de Wall Street.
Ackman é dono do Pershing Square Capital Management, que controla U$ 12 bilhões.
Ele decidiu apostar cerca de U$ 1 bilhão na queda do preço das ações da empresa Herbalife.
Eu não sei se os produtos vendidos pela Herbalife são bons ou não.
Ackman aposta que não.
Diz ter dúvidas sobre o esquema de vendas da empresa, que sugere ser uma pirâmide sustentada na exploração dos vendedores — nos Estados Unidos, majoritariamente hispânicos e negros.
O fato é que Akcman não apenas não acredita na Herbalife: apostou pesado contra o futuro da companhia.
Apoie o VIOMUNDO
Com seus bilhões, passou a fazer lobby contra a empresa. Conven$eu autoridades a ajudá-lo.
Lembrem-se: se as ações da Herbalife cairem, Ackman lucra.
Diz o New York Times, em longa reportagem que dedicou ao caso:
As tentativas do sr. Ackman ilustram como Washington está crescentemente se tornando campo de batalha para os titãs financeiros de Wall Street, cujo interesse em influenciar políticas públicas é guiado primariamente pelo desejo de lucrar — parte de uma prática em expansão na capital, com corporações, firmas de advogados e lobistas estabelecendo unidades de inteligência política para recolher notícias que possam comercializar.
Por enquanto, o sr. Ackman persuadiu quatro congressistas, um senador estadual de Nova York, um vereador de Boston e o líder da maioria no Senado estadual de Nevada, além de outras autoridades eleitas da Califórnia, a se juntar à sua causa. Importantes defensores dos consumidores de Washington, assim como líderes respeitados de comunidades hispânicas e afro-americanas, sob lobby da equipe do sr. Ackman, também escreveram cartas a autoridades exigindo ação [contra a Herbalife].
O sr. Ackman divulga entrevistas coletivas de imprensa e protestos para criar a imagem de que as paredes estão se fechando contra a Herbalife, uma empresa que não é estanha à controvérsia, cujas vendas no ano passado atingiram U$ 4,8 bilhões.
De um lado, uma empresa bilionária cujas vendas se assentam em promessas variadas de boa saúde.
De outro, um capitalista que pretende destruí-la para lucrar algum.
A realidade imita a ficção.
O capitalismo destrutivo nunca foi tão literal.
Se os produtos da Herbalife são de qualidade duvidosa não deveriam estar à venda, certo?
Em nome da saúde pública.
Mas isso, ao que parece, é o que menos importa.
Pelo menos nos Estados Unidos, autoridades estão sobre o muro a respeito, prontas para descer do lado que pagar mais.
Leia também:
Comentários
Antonio
Não há nada, simplesmente nada, na literatura médica ou afim que demonstre que um shake mal ajambrado traga algum benefício à saúde. Promessas de milagre sempre venderam bem com o beneplácito da sociedade que deveria regular essas picaretagens que envergam uma vestimenta lustrosa para passarem por negócio sério. A filosofia última do capital rege a moral dessas empresas “compra quem quer, vende que pode”. E la nave va…
Cabezon
HAHAHA – interessante mesmo é a Herbalife ter que enfrentar mais um GORDOn, só que Gekko…
Helenita
Insuportável acima de tudo é a exploração absurda de mão de obra, essa sim, verdadeira mão de obra escrava, pois não tem qualquer proteção legal, previdência social, portanto, auxílio doença, aposentadoria, férias, enfim, o básico do trabalhador brasileiro… Na mesma batida situa-se Avon, Natura, Mary Cay, e outros igualmente daninhos…
O governo brasileiro devia fechar o cerco a essa máfia de exploradores!
Vai lá um pequeno empresário ficar com um empregado sem carteira assinada, fgts, INSS, descanso semanal remunerado, férias etc, para ver o tamanho das multas e das exações que lhe serão lançadas; agora esses estrangeiros sanguessugas tudo podem, e ainda fazem o enxugamento da poupança brasileira, levando tudo para fora do país.
Mário SF Alves
Já é um começo. Falta enfrentar a Monsanto, a…, a…, a…., o…., enfim, falta enfrentar e riscar do mapa o corporativismo, rentista, movido a externalidades, e sequestrador de Estados e de democracias.
_______________________
Mas…, quem sabe, já não seja esse um bom começo.
Gerson Carneiro
Qual a lógica de comprar esses produtos caros frente a possibilidade de consumo direto de frutas, legumes e peixe, bem mais barato e mais nutritivos?
Nelson
Meu caro Gerson.
Talvez seja o fato de que, ir até uma feira de pequenos produtores – ecológica, de preferência – não “dê Ibope”, não tenha o glamour de exibir uma marca estrangeira, inglesa ou estadunidense, principalmente.
Leandro Porto
FATO… Nutrição Molecular: Patrocínio Nutricional das Seleções da Bélgica e Costa Rica na Copa do Mundo e Patrocínio da Copa do Brasil e dos Melhores do Mundo R7 e Messi, que o digam sobre os produtos os seus clubes, médicos, nutricionistas que cuidam destes atletas e querem o melhor para eles. *Produtos aprovados pela FIFA e COI contra substancias proibidas.
E ao caro Sr. Ackmam, que desde 26 de dezembro de 2012 vem fazendo um jogo tão sujo querendo ganhar seu dinheiro amaldiçoado esperando a desgraça dos outros, mas faça-se a justiça pois hoje a Herbalife afilia mais de 2 milhões de Distribuidores Independentes que ganham acima da média nacional através do sistema de distribuição de produtos que é legalizada pelos órgãos regulamentadores e que nos possibilitam a ter independência financeira e desfrutar de um estilo de vida saudável e ativo.
Sim, ganhamos dinheiro, temos tempo para gastar este dinheiro, viajar e conhecer o mundo e em plena saúde!!! Plano perfeito e de forma honesta e que depende apenas do esforço individual.
Más voltando ao moço desesperado o Ackmam pois já perdeu mais de meio milhão de dólares apostando na falência e assim fazendo de tudo pra isso acontecer. Coitado deu um tiro no pé…
Como diz o Professor Zagalo: Vocês vão ter que me engolir… literalmente
CONCLUSÃO… em 2013 a Herbalife cresceu 34% no Brasil em relação a 2012. Tá bom né?
Aproveitando quem quiser conhecer mais sobre a Herbalife deixo contato [email protected]
Mário SF Alves
Leandro,
“Nutrição Molecular”????
E aí, dá pra descortinar o envólucro e escancarar o conceito? Afinal, conceitualmente, que bicho é esse? Nutrição molecular?
Taí, verdade, gostei da forma, só ficou faltando o conteúdo.
________________________________
Não é aquela coisa da coca-cola, não, é? Refiro-me àquela lenda de algum ingrediente misterioso contido em produto destinado ao consumo humano.
__________________________________________
Bom, seja como for, parabéns pela capacidade de encarar o tranco.
Marcio H Silva
Vi documentário na HBO na semana anterior ao carnaval, se chama GASLAND, e está disponível no youtube. É bem pior que o caso da herbalife….vejam e tirem suas conclusões…
Paltiel Cavalcanti
Bla bla bla… o que mais importa é que os PRODUTOS SÃO realmente excelentes.
Não são remédios, mas ajudam infinitamente a Melhorar a saúde de quem os usa.
E isto não tem segredo, o próprio Ackman se usar esses maravilhosos Produtos por 8 dias NUNCA MAIS ELE QUER DEIXAR DE USÁ-LOS, sua saúde por certo vai melhorar bastante e por conseguinte será um dos maiores Acionista da Herbalife.
Falo por experiência própria, minha saúde melhorou um percentual que não dá para quantificar – problemas de saúde que eu tinha a mais de 40 ANOS, foram sanados após começar a usar os PRODUTOS DA HERBALIFE, e isto já somam-se quase 9 anos. E como eu, existem milhões de outros clientes SATISFEITÍSSIMOS.
FrancoAtirador
.
.
Quanto será que os Marinho, os Mesquita, os Frias e os Civita
apostaram na queda da Petrobras, no Mercado de Ações da BOVESPA?
.
.
Carta Maior
Hora à Hora
“Interesse por títulos da Petrobras no exterior supera US$ 23 bilhões:
estatal brasileira capta US$ 8,5 bilhões e garante investimentos do ano.”
BÚÚÚ!
.
.
Marcos Rocha
A briga do Diabo contra o Coisa-Ruim.
Essa Herbalife é uma fábrica de fazer zumbis.
J Souza
<>
J Souza
Se vender “milagre” aos desesperados desse prejuízo, não haveria tanta igreja no Brasil…
Fernando
Bom pra saúde é praticar exercícios físicos e ter alimentação saudável, priorizando, por exemplo, alimentos produzidos nos assentamentos do MST.
Cabezon
Sim e não, Azenha. Sim – políticos fazem o jogo do lobista quem paga mais em qualquer lugar; o pragmatismo norte-americano simplesmente eleva essas transgressões a um patamar que mais parece um filme muito ruim, daqueles de ficção tosca.
Já a estratégia de “short” faz parte do jogo. Os chamados acionistas “ativistas” (muitas vezes hedge funds ou indivíduos com muita grana) buscam as ineficiências nas empresas, assumem uma posição de alta ou baixa (não precisa quebrar a empresa ou reduzir o valor em bolsa pela metade, basta uns 10% de desvalorização para já dar uma grana), e começam a fazer barulho: a turma mais light opera chamando atenção para a empresa e atormentando o controlador; os peso pesados vão para Washington. Nesse caso o Carl Icahn entrou na outra ponta e o Ackman vai ter trabalho…
É muito importante ressaltar 2 aspectos sobre o ativismo:
1) atuar como ativista custa caro e dá muito trabalho, então esses jogadores não abraçam causas aleatórias e normalmente atacam onde há alguma substância. Embates entre grandes investidores são normais, mas geralmente sobre temas mais amplos e, portanto, mais difíceis de provar: uma zona cinzenta maior permite que mais gente tenha expectativa de vitória. O bizarro desse caso é justamente opor Icahn e Ackman sobre um tema meio binário: a operação é pirâmide ou não é – bastaria a Herbalife pedir um trabalho específico para 2 auditorias de grande porte, diferentes da sua atual, isso dificultaria e muito a tese do Ackman e dificilmente algum parlamentar abraçaria a causa; preferiria prestar seus serviços a outro, já que não falta demanda por seu engajamento.
2) Ativismo muitas vezes é bom para as empresas, entenda-se a organização em si com seus funcionários e minoritários, mas não necessariamente para seus gestores e controladores – que frequentemente precisam dessa chacoalhada para entrar na linha. É muito, mas muito raro mesmo, um ativista doido atuar sobre uma empresa que adota boas práticas de gestão e transparência. O próprio medo de abrir as portas para o ativismo deixa as empresas muito mais vigilantes.
RicardãoCarioca
Aqui com a Petrobras é a mesma coisa. Pagaram o PiG para bater ao máximo nela e, na hora da captação de quase 10 bi de dólares, ela está com as ações baratíssimas. Adivinha quem serão os primeiros a sair as compras de ações Petrobras? Isso mesmo, os mesmos rentistas financiadores do PiG.
Claudio-SJ
haha
Acabou de ser multada por sonegar imposto para conseguir declarar lucro. Petrobrás uma piada e os petistas tbm
Nelson
A Petrobrás tem inúmeros problemas e necessita de correção em seu rumo. Ao longo de sua história, a empresa trilhou caminhos que fizeram com que nos mordêssemos de raiva.
Com tudo isso, com todos os erros, porém, a Petrobrás ainda é motivo de orgulho para os brasileiros; uma mostra do valor dessa “gente bronzeada”.
A quem discorda do que eu digo, peço desculpas, mas só posso tachá-lo de entreguista dos mais reles, para dizer o mínimo.
Wendell
A essência do liberalismo….
Marat
Quero que todos os daquele país se explodam com seu capitalismo tosco e selvagem… Aqui no Brasil conheci um israelense que praticamente obrigava as pessoas a comprarem seus kits da tal Herbalife. Ele colocava anúncios nos jornais para recrutar vendedores, e, na hora da entrevista, os infelizes se deparavam com um brutamontes, faixa preta de karatê (ostentava em seu escritório muitas fotos de torneios). Ele olhava feio, quase coagindo as pessoas a levarem o kit, e, caso os vendesse, seriam vendedores…
Muitas pessoas (sem nada provar) dizem que os produtos são uma porcaria…
Eu não compro. Priorizo os produtos nacionais.
Deixe seu comentário