Pesquisa revela que o Twitter é um espaço possível para debater política
Tempo de leitura: 2 minPor Carine Roos
Até o momento, 315 pessoas responderam a pesquisa sobre usuários da rede social Twitter e as eleições para governador do DF, cujo objetivo é saber se essa rede social favorece a ampliação do debate político. Apesar do foco da pesquisa ser os usuários do twitter do DF, 35% dos respondentes não moram nesse Estado, o que conferiu uma expansão dos dados em nível nacional. Ao todo, entrevistados de 17 Estados participaram da pesquisa, além de um em Moçambique. Embora a pesquisa ainda esteja em curso e o resultado ainda seja parcial, pode-se notar a regularidade dos dados e as semelhanças das respostas entre os que participaram.
As mulheres continuam sendo as menos representadas nessa rede, com 42% das respostas, já a faixa etária correspondente ao perfil dos tuiteiros é principalmente a adulta, entre 20 a 39 anos, com 79% dos respondentes. O nível de escolarização dos usuários dessa rede é elevado: 58% dos entrevistados tem ensino superior e ganham entre 5 a 10 salários mínimos, bem como 93% deles possui banda larga em casa. Se trata de um público elitizado, formador de opinião e que tem instrução.
Além dos dados acima mencionados, 63% dos entrevistados já participaram de algum debate no Twitter e os principais temas que os estimulam a entrar num debate são política e cultura, com 78% e 72% respectivamente. Outro dado interessante é que 95% dos entrevistados acreditam que o Twitter é um espaço possível para discutir política.
A pesquisa em andamento revelou ainda que além do Twitter, Orkut e Facebook estão entre as principais redes sociais utilizadas pelos internautas, com 86% e 78% das respostas nessa ordem. Para que os dados sintetizem a máxima precisão das respostas é preciso que mais pessoas participem. Para isso, basta acessar aqui e responder o questionário. O tempo estimado para preenchimento é de 8 minutos e vale lembrar que todos que deixarem o e-mail na pesquisa receberão o resultado final.
*Carine Roos é jornalista e graduanda em sociologia pela Universidade de Brasília. Para contato [email protected]
Comentários
Su Ferreira
Penso o twitter mais como uma espécie de "povo nas ruas" da modernidade! Quem participa já escolheu seu lado, mas é importante porque leva as pessoas as janelas pra ver o barulho, saber do que se trata e tomar uma posição.
vera oliveira
para debater o twitter não serve,serve apenas pra chamar atenção para algum acontecimento,o twitter já foi feito pra esse propósito,a do NÃO DEBATE,como pode acontecer nas comunidades do orkut.Tanto é que teve varios artistas patrocinados para elevar o uso do twitter e assim retirar o publico do facebook e orkut e blogs
Baixada Carioca
Mas veja. O Plínio acreditou que o tuitaço dele que bombou na rede seria um termômetro significativo nessas eleições e deu no que deu. Claro que devemos levar em consideração a performance do candidato no seu programa, mas aqui no Brasil, os que participam desse debate são pessoas que já possuem posições tomadas e raramente mudam de opinião. Sem o resultado da pesquisa, é essa a impressão que tenho.
Deixe seu comentário