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O transporte público

Tempo de leitura: < 1 min

Primeira de uma série de reportagens.

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Comentários

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Roberto Locatelli

Como é bom respirar o ar puro do verdadeiro Jornalismo…

@stelles_13

Eu troquei essa rotina diária por morar próximo ao meu trabalho e ir a pé, mas em função da renda q disponho. Seria interessante que fosse incentivado esse tipo de iniciativa com algum tipo de bônus, estimulando a reocupação de áreas próximas às áreas com maior oferta de empregos, muitas delas degradadas, e por outro lado, incentivar a geração de empregos de alta escala nas áreas periféricas com maior déficit. Isso, claro, além de melhorar o transporte de massa e em vias segregadas (com maior velocidade média) e promover alternativas que desestimulem a circulação em veículos de passeio.

José

Azenha, a vida do brasileiro nas grandes cidades é um martírio contínuo… como é que as pessoas podem ser saudáveis, sem o mínimo de qualidade de vida?

solange

Azenha, quanto custa a passagem em SP?
Aqui em Recife o transporte público é regulado pela empresa Grande Recife, onde o atual presidente é do PT (www.emtu.pe.gov.br/).
Nosso transporte é ruim, nossa malha é péssima, e a ampliação do metrô é a conta-gotas!!
As empresas se comprometeram a melhorar o transporte com mais ônibus, som, TV, AR condicionado, e isso durou até a prefeitura retirar os kombeiros das ruas, depois voltou tudo ao normal: ônibus lotados, quente, atrasos, etc…
As grandes cidades não suportam mais tantos veículos em circulação, se não houver um investimento sério em metrô entraremos em colapso. O problema é negociar os privilégios dos empresários aqui. Tudo é feito para o benefício deles. A principal avenida da cidade, a Cd da Boa Vista foi reestruturada para funcionar como um grande corredor de ônibus, resultado:congestionamentos, atropelamentos e mortes.

    Lev Davidovich

    Solange e demais.

    Os "chefes" petistas aqui em PE, no governo do PSB (gov. Eduardo Campos), contrariam a história recente das boas administrações da esquerda, especialmente as petistas (da esquerda), como foram as de Olívio Dutra e Raul Pont em Porto Alegre. Aliás, a empresa de transporte coletivo municipal de POA – CARRIS (http://www.carris.com.br/default.php?p_secao=59, da qual a prefeitura detém 99,9% das ações), naquelas boas administrações, conforme vários relatos e prêmios, funcionava bem, atendendo satisfatoriamente os cidadãos(ãs), além de exercer forte pressão, além controle da prefeitura, sobre as privadas.

    Lev Davidovich

    Continuação…
    Aqui em PE, Dilson Peixoto, quando vereador do Recife em 1997 votou a favor da privatização da CTU, e chefiou a EMTU, hoje GRANDE RECIFE, onde passou a entregar, na prática, os serviços e administração para os empresários do setor, esses sim os grandes favorecidos no negócio de transporte coletivo em Pernambuco, especialmente na Região Metropolitana de Recife. A camara de compensação da "grande Recife", que deveria ser administrada exclusivamente pelos entes públicos, tem a participação maior dos donos dos ônibus, e licitação ninguém sabe mais se existe.

    Bruno

    São três reais, com direito a quatro passagens, e 4 reais e uns quebrados para até quatro passagens de ônibus com integração à rede metroferroviária. Acho que vale uma discussão longe da chapa-branquisse.

    O que acontece em São Paulo é, essencialmente, que há pouco – ou quase nenhum – subsídio ao transporte público. O preço, levando em conta a qualidade e os custos do serviço, é razoável. Antes que me venham com pedradas, explico.

    O transporte sobre pneus, em São Paulo, é pouco racional. Existem poucos corredores de ônibus na cidade, e apenas dois – nas Avenidas Santo Amaro/Nove de Julho e Vereador José Diniz/Ibirapuera contam com dois elementos essenciais para o transporte de alta capacidade: faixas de ultrapassagem aliadas a paradas duplas, cada uma com capacidade para dois ônibus biarticulados. Além disso, a troncalização, que tende a deixar o transporte mais eficiente, só começou agora. E vai correr lentamente até ser totalmente implementada lá para 2014, 2015, quando – espera-se – teremos mais corredores e contratos menos amarrados em favor das empresas de ônibus.

    Junta-se a isso o fato de que as empresas são pagas por passageiro transportado, e não por km rodado (como ocorre em Curitiba, por exemplo). Assim, uma linha que faz seu trajeto bairro-terminal periférico em 25 minutos com 120 embarques recebe o mesmo que uma linha que faz um trajeto três vezes maior terminal periférico-terminal central, se embarcar o mesmo número de pessoas. Essas várias distorções somadas implicam na tarifa – adequada ao sistema, portanto – de 3 reais.

    O que se precisa em São Paulo é:

    – troncalização do sistema, para aumentar a eficiência dos corredores e reduzir os trajetos de linhas distantes, e uso de ônibus biarticulados nos troncos
    – uso de pré-embarque (pagamento de passagem na entrada da parada, e não na entrada do ônibus), para aumentar a velocidade operacional dos ônibus
    – remuneração por km rodado, e não por passageiro

Digger

Grande reportagem Azenha! Com realismo e profissionalismo.
Mostrou o sofrimento do povo paulistano que depende do transporte público.

sonia pt

Azenha, por sua causa eu mudei de canal e assisto o noticiario da record, o povo ta muito bom, tirando a parte policial que nao gosto, as reportagem estao brilhantes , vc o escrivinhador e a padrao dão banho de profissionalismo, parabens essa materia sobre o transito , a minha tia da limpeza fala todo dia o que ela passa,

sonia

Muito bom trabalho, Azenha. Mais um item da " divina administração do PSDB" que cai por terra.
Na campanha para presidente, o ex candidato mostrava uma SP como cidade perfeita para se morar.Estações vazias…trens vazios..( claro, as estações estavam fechadas ,os passageiros eram modelos… Tão perfeita que eu quiz saber onde era, pois eu queria morar lá !! Esta cidade não existe,só na fantasia do marketeiro.Nunca me responderam ….Minha funcionaria não consegue descer na sua estação…tem que esperar o trem esvaziar, desce 3 a 4 estações adiante e ai tem que tomar o trem de volta!! Se não fosse a Marta, com o bilhete unico , ela nem teria mais emprego, pois eu não suportaria pagar tantas viagens inuteis.
Parabens a voce pelo seu trabalho, à Record por manter um quadro de jornalistas realmente fantásticos.
Voces são dez a zero na platinada( aquela que "ganhou um terreno de 11 milhões do ex candidato e está fazendo um "escola" com o logo no telhado…e que "ganhou " milhões do governador carioca, $$ que deveria ter sido usado para as obras de area de risco…
Assim a caravana vai passando e o povo, bobo ainda se sente responsável pelo caos da cidade…

Gilberto

Será ainda a possiblidade para reeducar o povo se algum dia foram educados, tenho medo porque aqui no DF o metro tem 10 anos e não esta muito longe do vi na reportagem, as pessoas não respeitam locais destinados a idosos gestantes…

Gina

Parabéns, está ficando cada vez mais difícil ver jornalismo de qualidade, que extrapole as notícias repetidas às dúzias nos telejornais. E quando este tipo de notícia está em falta, a coisa fica pior, mas a sua série mostra que é possível fazer bem feito.

Lev Davidovich

Continuação…
O "chefe" da Grande Recife é do PT. Aliás, foi o primeiro dirigente dessa grande Recife, quando vereador do Recife pelo PT, que votou a favor da privatização da empresa pública municipal de ônibus antiga CTU – Companhia de Transportes Urbanos, criada em 1957 pelo então Pelópidas da Silveira, prefeito pelo PSB, privatizada em 1997 por Roberto Magalhães do então PFL, hoje Demo.
Tem que ter a presença forte da empresa de transporte pública, além de rigor na fiscalização das prefeituras sobre as privadas (empresas). Tem que ter licitação das prefeituras com a população acompanhando o processo através de audiências públicas, através de reuniões nas camaras de vereadores, etc.

Lev Davidovich

Boa noite Azenha,
Assisti no jornal da Record a excelente reportagem de hoje, feita por você, sobre o trasporte coletivo em SP.
Aqui na Região Metropolitana do Recife, em Pernambuco, não é diferente, aliás, creio ser pior, pelo modelo centralizador da Empresa Grande Recife; empresa compartilhada entre Governo do Estado (do PSB de Eduardo Campos), mais prefeituras e donos das empresas de ônibus, esses últimos os realmente mais beneficiados.

kalango Bakunin

Azenha,

antes de tudo, você é um maluco que vai à periferia de São Paulo de madrugada
eu também já fiz muito disso, quando trabalhava com transporte aí

no setor transporte público, tanto de São Paulo como no DF, só se faz gambiarras
são metrópoles semelhantes, ricas, elitistas e há muitos anos governadas pelo mesmo tipo de "elite" política direitista (demotucanos e assemelhados)

os grande investimentos são feitos para o transporte individual e para fazer caixa 2, 3 e 4 e para alegria dos empreiteiros, como o estilingão (oficialmente "ponte estaiada") projetado no governo da marta (para mim ela deveria estar no psdb), tocada pelo serra e inaugurada pelo kassab; nesta ponte quase bilionária, é proibida a circulação de pedestres, ciclistas, ônibus e caminhões, é a cara da "elite branca"

já os corredores de ônibus foram mal projetados: sem ultrapassagem (para não tirar espaço dos carros) e sem um planejamento operacional (pode ver que existem linhas e ônibus pequenos demais), em vez de se construir eixos BRT (Bus Rapid Transit) como o Transmilenio de Bogotá. Chamo os corredores de São Paulo (o DF quer seguir o mesmo mau exemplo) de BST (Bus Slow Transit)

por outro lado, tanto o metrô de São Paulo como o do DF estão praticamente sucateados pela falta de investimento e pela prioridade para as obras rodoviárias

em São Paulo se constrói um caríssimo sonho tecnológico, o monotrilho, que não tem a capacidade de transporte de um BRT; no DF se construía (mas foi tanta roubalheira que a obra foi paralisada) um "bonde moderno" também caríssimo, mas que não tem sequer a capacidade de uma linha pesada de ônibus

e exceção em São Paulo é o Expresso Tiradentes, que eu chamo de BVRT (Bus Very Rapid Transit), mas que também é outra coisa caríssima e que foi mal projetada (sem ultrapassagem) e não tem a capacidade que deveria ter

tanto um como o outro (SP e DF) mostram que a primeira Lei de Murphy impera: "Se existe uma só maneira dele fazer a coisa errada, ele certamente a fará"

@RF1808

Boa noite Azenha, acabei de assistir a reportagem de hoje, (26/11), e ela está excelente. Serve como testemunho e prova da falta de respeito e educação que impera nos meios de transporte, principalmente nos trens do metropoli(enlata)n(do) e c(om)p(ac)t(a)m(os) que, somado ao descaso do nosso governo estadual, transforma a vida dos usuários no caos que você presenciou. E, como foi dito pela maioria dos entrevistados, era um dia calmo.

Luciano

Parabens, primeiramente à você, Azenha e posteriormente à Record, que sempre faz reportagens excepcionais(mesmo com suas receitas duvidosas). Essa é a realidade vivida por todas as pessoas que dependem do transporte publico caotico das grandes cidades, em especial São Paulo, onde nós pagamos um absurdo em uma unica passagem(R$ 3,00) e não temos o retorno proporcional a esse roubo. Definitivamente, coitado dos pobres…nenhum politico se importa com esse sofrimento, é como diz a frase "um bom político tranfere responsabilidades referentes à qualquer problema".

Olace

Azenha, por favor, venha para o lado OESTE de são paulo.

Itapeví e região.

Vale lembrar que os projetos do metrô são da decada de 60. E são p/ transportar as pessoas conforme o projeto dessa época.

Cici

Azenha, você bem que poderia passear de "busão" aqui em Salvador, todos lotados, mas você iria gostar do chamego baiano, também poderia visitar a maior estação de transbordo, aliás, maior pocilga da cidade, um odor insuportável e lixo para todos os lados. Com certeza é um retrato deplorável que precisa ser mostrado. Nós soteropolitanos não merecemos isso.

    Luiz Carlos Azenha

    Cici, tem uma reportagem sobre o metrô de Salvador! Aguarde. abs

David de Carvalho

Em Cuitiba temos um transporte coletivo "modelo". Pelo menos isso é o que a propaganda (essa sim, Modelo) da prefeitura vende pra nós e pra todo mundo.
Nos horários de pico os ônibus ficam totalmente lotados, as filas são imensas e as estações-tubo (obra-prima da arquitetura lernística, bonitinhas mas ordinárias) viram vidros de sardinha. Sardinhas assadas no verão e congeladas no inverno.
O preço das passagens é de R$ 2,20, mas agora que o prefeito virou governador já podem aumentar.
Aqui a passagem não tem subsídios, tem que haver o "equilíbrio econômico financeiro" do sistema, ou seja, o lucro das concessionáris é garantido por lei.
No ano passado, pela primeira vez na história, foi feito um edital para habilitar novas concessionárias. O resultado foi o esperado, nada muda no sistema e as mesmas empresas foram presenteadas com as mesmas concessões.
Os ônibus vivem correndo e atrasados, batidas acontecem toda hora por imprudência, incompetência e pressa.
Último detalhe: ninguém vai ver altos funcionários municipais pegando ônibus, isso só acontece em dia de inauguração pra tirar foto.

Gerson Carneiro

Vi o episódio do jovem Paulo, abandonando o emprego porque não suportou a jornada in intinere, e fiquei pensando nos inúmeros nordestinos que não têm essa alternativa e têm que enfrentar o batente. E a velha situação de "se correr o bicho pega; se ficar o bicho come".

Marco Galo

Metrô : Extremamente cheio, quente e diariamente com inúmeros problemas. Os com Ar Condicionado tem só na Linha da Paulista, que é para turista ver. Na linha Azul, por exemplo, neste ano que colocaram apenas dois trens que é mais fácil ganhar na sena do que conseguir pegar um.

Ônibus : fedem, são extremamente cheios, os motoristas são imprudentes e sem educação com a população, sobretudo os idosos.

Trens da CPTM : não vale a pena nem comentar.

Propagandas enganosas : estas sim, são uma "beleza"

Povo : Burro, alienado, mal informado, amestrado, etc.

Roberto Locatelli

Existe vida inteligente na TV brasileira!!

Douglas

Nao entendo como que este povo ainda vota no PSDB

Queria que o Azenha publicasse todos os dias falando sobre o caos do transporte publico em Sao Paulo

Sou da cidade de Maringa-PR, aqui tem apenas uma emrpesa de transporte coletivo que funciona desde 1950.

Farão licitação agora e terá um prazo de 20 anos prorrogável pra mais 20.

A passagem aqui custa R$ 2,60, a passagem mais cara do Brasil.

E o sistem aqui é atrasado, lotado e de péssima qualidade, nao tem conforto.

Acho que o Governo Federal deveria de intervir

cesarlaus

TIRA o FONE DO CARA DO AR!!!

Olha a represália.

Marat

Tomo ônibus de segunda a sábado. De domingo evito, pois os ônibus somem…
As tarifas: Muito caras. Qualidade no transporte: péssima. Explico:
1) Ônibus: Corredores internos cada vez mais apertados; Ônibus com desníveis, ou seja, escadas internas que facilitam acidentes. Em vez disso deveriam ser de piso baixo total; Demora enorme entre um ônibus e outro. Em certos horários, saem três de uma vez dos pontos iniciais. Caos generalizado!
2) Metrô: vive lotado e vive quebrando; A nova linha privatizada (amarela) tem apenas duas (sim duas!!!!) estações e funciona das 8h as 15, de segunda a sexta-feira. Ridículo!!!
as promessas são enormes, e as matérias do PIG sempre favoráveis, como se fosse o metrô de Paris!
PSDB/PFL = lixo que governa para as classes média/alta!!!

Guilherme Milani, SP

PSDB + DEM = 20 anos de atraso!
Acorda, SP!!!

socram pb

20 anos de psdb em São Paulo deu nisso ? Aí está o choque de gestão dos tucanos.
Em tempo : um abraço prefeito kassab pelo maravilhoso, insuperável trabalho que tem feito. Lembrarei de você nas enchetes de 2012.

Gustavo F. Alexandre

Olá Azenha, tudo bom? Você não deve se lembrar de mim direito, mas eu sou aquele rapaz que pegou seu "autografo" no Sindicato dos Jornalistas naquele evento contra o golpe midiático. É o seguinte: tenho uma sugestão de pauta para a Record, gostaria que fosse feito uma reportagem sobre os motoristas de ônibus em São Paulo, mostrando como são mal educados, grossos e truculentos e como tratam a população com total desrespeito. Devido a essa postura eu estou processando uma empresa de ônibus por danos morais pelo tratamento que recebi do motorista e do cobrador. Como você está fazendo essa matéria sobre o caos no transporte público eu acho que encaixaria bem uma matéria sobre os motoristas, pode até usar a minha história também (não faço questão de aparecer).
Pensa aí e me dá uma resposta, fones: 9212-5670 / 3399-3266

Agradeço desde já!
Abraço!!!

Bourdião

Azenha, é esse o caminho do jornalismo, uma visão não cenográfica da realidade, me lembrei da favela do Serra na campanha, rs.Papo sério, meu amigo, o que você o Rodrigo Vianna, Paulo Henrique, o Nassif fazem para a DEMOCRACIA deste País não tem preço, viu!Isso é um reconhecimento público de quem acompanha as discussôes sobre a MÍDIA desde a juventude.Digo que este é o caminho, trazer temas que tenham efetiva relevância para a maioria do nosso povo.Mobilidade Urbana é um tema estratégico nesse processo que o Brasil vive, não digo só em função dos grandes eventos que virão pela frente, mas termos a dimensão do passivo histórico contra os desfavorecidos, que deu um tremendo salto no sentido de sua superação com os dois governos Lula.Por isso acho, humildemente , que este é o caminho do jornalismo honesto, arregaçar as mangas e construir juntos este País maravilhoso.Abraço e boa semana

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