A solidariedade de Cuba na libertação da África
Por Jair de Souza*
Neste vídeo (acima) da série A África de Lumumba, o professor queniano Patrick Lumumba faz um emocionado e emocionante relato da participação de forças internacionalistas da Cuba Revolucionária no processo de lutas dos povos africanos para pôr fim a sua subjugação colonial.
Como sabemos, os povos da África estão entre as mais sofridas vítimas da expansão colonialista europeia, que ganhou força em meados do século 15. Seus territórios continuavam, em boa parte, ocupados e controlados por potências europeias até bem avançado o século 20.
A participação cubana nesta luta emancipatória africana teve início com a vitória da Revolução comandada por Fidel Castro, e foi fundamental para definir o desenlace de vários dos processos.
Foi graças à firmeza e ao heroísmo dos revolucionários internacionalistas cubanos que o apartheid sul-africano sofreu sua mais fragorosa derrota, aquela que acabou por levar à extinção do oprobrioso sistema de discriminação racial que fora introduzido na África do Sul por colonialistas holandeses.
Por isso, é muito importante dedicar atenção aos relatos contidos neste curto vídeo, pois eles vêm de um intelectual africano que conhece por experiência o significado da fraternidade internacionalista.
Através dos mesmos, podemos obter detalhes valiosos sobre o papel solidário desta pequena e agredida nação caribenha, que há quase setenta anos vem sofrendo um monstruoso e criminoso assédio por parte da maior potência imperialista da atualidade, ou seja, os Estados Unidos.
*Jair de Souza é economista formado pela UFRJ; mestre em linguística também pela UFRJ.
Leia também
Apoie o VIOMUNDO
Jair de Souza: Os laços idílicos entre o sionismo e o apartheid sul-africano; vídeos
Aos 90 anos, morre Fidel Alejandro Castro Ruz: Garantiu a soberania de Cuba, ajudou a derrotar o apartheid e inspirou gerações contra a injustiça social
Comentários
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!