Stedile: “Graças a Deus” os caminhoneiros tomaram a iniciativa de fazer a greve
Tempo de leitura: 3 minDa Redação
O coordenador do Movimento dos Sem Terra (MST), João Pedro Stedile, disse em entrevista ao Brasil de Fato que “graças a Deus” os caminhoneiros fizeram greve para enfrentar a decisão da Petrobrás de aplicar no país os preços internacionais do diesel, da gasolina e do gás.
Para ele, o aprofundamento da crise econômica levará ao agravamento da crise política brasileira.
A greve dos caminhoneiros levou o governo Temer às cordas e deixou a esquerda perplexa.
Parte da esquerda acredita que a greve será utilizada para semear o caos e justificar o adiamento das eleições de 2018.
Outra parte — centrais sindicais como a CUT e a CTB, por exemplo — deu apoio ao movimento.
Na entrevista, Stedile deixou claro que faz parte do segundo grupo:
“O Brasil vive uma grave crise econômica e dela resultou uma crise social, política e ambiental.
A burguesia deu o golpe e derrubou a presidenta Dilma justamente para ela ter controle de todos os poderes e com isso aplicar um plano para jogar todo o peso da crise sobre a classe trabalhadora, sobre os mais pobres.
Apoie o VIOMUNDO
E o que nós estamos assistindo nos últimos meses?
Que não só a crise não arrefeceu, como ao contrário, se aprofundou, tanto que do ponto de vista econômico, alguns economistas renomados já dizem que nós estamos numa etapa de recessão, porque todos os indicadores econômicos de investimento, inflação, alta do dólar, só vem piorando.
Os únicos que estão ganhando dinheiro no Brasil são os bancos e as empresas transnacionais.
O resultado disso é que o povo brasileiro tá pagando ainda mais caro os efeitos do aprofundamento da crise econômica.
Nós temos visto nas últimas semanas várias notícias de como se agravaram as condições de vida da população.
Voltou a crescer a mortalidade infantil, voltaram os aluguéis a ser mais altos que a inflação e inclusive o índice de analfabetismo aumentou.
O que que isso significa?
Que é justamente a camada mais pobre dos brasileiros que tá sofrendo ainda mais.
Além da denúncia de que o desemprego segue aumentando — nós já estamos com quase 20 milhões de trabalhadores desempregados — e parte deles, sobretudo aqueles mais desqualificados para o mercado, já desanimaram e pararam de procurar emprego, por isso sai da estatística.
Mas a situação é muito grave e eu acho que a tendência é a crise política também se agravar, nestas circunstâncias.
A situação da Petrobrás é grave.
Como sempre vem denunciando os companheiros petroleiros, que atuam no sindicato dos petroleiros e na Federação Única dos Petroleiros, a FUP, porque a Petrobrás foi tomada de assalto por esses capitalistas, que tem como único objetivo ter lucro.
Então, a primeira coisa que eles fizeram foi leiloar as reservas do pré-sal e outras reservas que nos tínhamos
Depois começaram a vender o que eles chamam de ativos, é na verdade vender oleoduto, vender distribuidora de petróleo, vender refinarias, tudo isso para eles fazerem caixa e poder remunerar os seus acionistas.
A maioria da população não sabe, porque a Petrobrás é estatal, mas ela não é totalmente pública, 40% dos seus acionistas moram no Exterior, tanto é que veio a público recentemente, quando a Petrobrás indenizou inclusive com 2 bilhões de dólares alguns acionistas dos Estados Unidos, porque pretensamente a Petrobrás teria tido prejuízo nas operações dos EUA.
Agora, eles deram uma medida ainda pior contra o povo brasileiro, que é estabelecer os preços da gasolina, do diesel e do gás nos padrões internacionais, quando nós somos exportadores de petróleo.
Então, os preços foram a esse nível insuportável que todo mundo está pagando e graças a Deus os caminhoneiros autônomos tomaram a iniciativa de fazer essa greve, que é exitosa.
Eu só espero que eles tenham coragem também de botar na mesa da negociação que não só deve reduzir o preço do diesel, o preço da gasolina, mas também o preço do gás, que é que atinge a população mais pobre, que está pagando 80, 90 reais um botijão de gás para poder se alimentar.
Então, a Petrobrás é o exemplo típico da insensatez deste governo, a serviço apenas destes capitalistas que querem se locupletar com uma empresa que é de todo o povo, com o petróleo que é de todo o povo”.
Leia também:
Comentários
Hildermes José Medeiros
Um movimento que não objetiva às demandas de todos que estão sendo prejudicados, dos quais os caminhoneiros são uma pequena parte, se comparados aos consumidores de gasolinas e gás de cozinha. Muito cuidado, porque está mais parecendo uma guerra de coxinhas, desatendem até os interesses de seus aliados, já que os caminhoneiros deram apoio ao golpe-impeachment contra Dilma, que tornou Michel Temer um títere do movimento golpista. Também, deve-se observar que todos os envolvidos para resolver o problema são golpistas, no Parlamento e no Governo, o Judiciário ainda não foi chamado a meter o bedelho. Além do mais, a mídia golpista está muito interessada em implantar o caos, basta ver a ação da Globo, um dos apoios do Parente, Não é descabido que objetivem impedir as eleições para Presidente, por não terem um candidato à altura de vencer. Para uma intervenção mais forte, já criaram o Ministério da Segurança Pública, ligado ao Ministério da defesa, vale dizer as Forças Armadas, (se der, assumem o comando,do golpe e escancaram a ditadura).que permite a intervenção em todos os Estados da Federação. Podem estar querendo melar as eleições. Pode muito bem ser o caso. Temer nomeou por indicação do PSDB o Parente para presidir a Petrobras, um homem de mercado, para desestruturá-la, passar seu controle acionário para o próprio mercado. Os mercadistas só sabem trabalhar com planilhas, bonitos gráficos, relatórios, com os quais fazem contas, e tiram as conclusões “técnicas”, não estão ligando, para problemas que possam criar para o Governo, consumidores, fornecedores e seus empregados. Todos que se ajustem às medidas que adotam, resultado das contas que fazem. Não há política, vale dizer não há Governo, não há pessoas envolvidas. São demasiadamente incompetentes para o cargo, para operar de fato uma empresa, muito menos uma empresa estatal, complexa como bem mostra é a Petrobras. Nesse guerra certamente de coxinhas só cabe às oposições por enquanto defenderem-se. Há muitos coxinhas querendo a participação de todo o povo, quando o movimento dos caminhoneiros, que não os representam, só estão interessados no próprio umbigo (o óleo diesel), e o Governo sinaliza que a solução que procura é somente para atender os caminhoneiros. Como até aqui não se vê solução, é possível que o caldo entorne. Solução isolada do todo não é solução, se acomodarem, vai pipocar lá na frente e não demora. Muito cuidado com essa gente que está tentando açular a participação de todos, certamente coxinhas, muitos próximos de nós mesmos!
Otto
O Stedile/Stalin sempre rondando a carniça feito urubu. De qualquer forma, causa da greve é justíssima, porém passaram do ponto. Sem falar que há suspeita de locaute. No mais, parece o auge da falta de firmeza do governo Temer, amorfo, sem grande legitimidade e combalido. Entretanto, ele herdou um caos que foi gerago pelos 13 anos de governo petista, o verdadeiro responsável pela situação calamitosa em que nos encontramos.
Hildermes José Medeiros
Um movimento que não objetiva às demandas de todos que estão sendo prejudicados, dos quais os caminhoneiros são uma pequena parte, se comparados aos consumidores de gasolinas e gás de cozinha. Muito cuidado, porque está mais parecendo uma guerra de coxinhas, já que os caminhoneiros deram apoio ao golpe-impeachment, que tornou Michel Temer um títere do movimento golpista. Também, deve-se observar que todos os envolvidos para resolver o problema são golpistas, no Parlamento e no Governo, o Judiciário ainda não meteu o bedelho. Além do mais, a mídia golpista está muito interessada em implantar o caos, basta ver a ação da Globo, um dos apoios do Parente, Não é descabido que objetivem impedir as eleições para Presidente, por não terem um candidato à altura de vencer. Querem melar as eleições. Pode ser. Temer nomeou por indicação do PSDB o Parente para presidir a Petrobras, um homem de mercado, para desestruturá-la para passar seu controle acionário para o próprio mercado. Os mercadistas só sabem trabalhar com planilhas, bonitos gráficos, relatórios, com os quais fazem conta, e tiram as conclusões técnicas, não estão ligando, no caso por ser a Petrobras uma estatal, para problemas que possam criar paro o Governo, consumidores, fornecedores e seus empregados. Todos que se ajustem às medidas que adotam, resultado das contas que fazem. Não há política, vale dizer não há Governo, não há pessoas envolvidas. São demasiadamente incompetentes para o cargo para operar de fato uma empresa, muito menos uma empresa estatal, como é a Petrobras. Nesse guerra de coxinhas só cabe às oposições defenderem-se. Há muitos coxinhas querendo a participação de todo povo, quando o movimento dos caminhoneiros, que nãos representa, só estão interessados no próprio umbigo, e o Governo sinaliza que a solução que procura é somente para atender os caminhoneiros. Muito cuidado!
LUIZ MATTOS
SAUDADES DO ZÉ RAINHA.
johnny saad
Stedile sempre oportunista e sempre ignorante nas suas falas. nao me espanta ser ele o lider de tal movimento. fala de burguesia mas todos dirigentes e ministros dos governos petista se tratam no Albert Einstein e Sirio Libanês. fala de greve de camioneiros mas sabe que a greve nao foi feita somente pelos empregados mas tb pelos patroes, mas ele ignora isso. as pessoas deviam ignora-lo.
Deixe seu comentário