‘Situação em Cuba exige mobilização imediata; não basta solidariedade política genérica’ afirmam petistas

Tempo de leitura: 2 min
Foto: Ministério das Relações Exteriores de Cuba

Da Redação

A executiva nacional da tendência petista Articulação de Esquerda divulgou neste domingo, 20/10, uma nota na qual alerta sobre a dramática situação vivida por Cuba.

“Não basta prestar solidariedade política genérica, não é suficiente fazer uma pressão diplomática pelo fim do bloqueio”, diz.

”Demandamos ao governo Lula tomar medidas imediatas de solidariedade, enviando por via aérea e naval combustível, alimentos e remédios para Cuba”, afirma.

Segue a íntegra da nota.

Situação em Cuba exige mobilização imediata

Por Executiva nacional da tendência petista Articulação de Esquerda

”Nos últimos dias, Cuba está vivendo um apagão energético, causado por uma combinação de fatores: problemas de manutenção, de combustível e climáticos.

A causa de fundo é o bloqueio imposto pelos Estados Unidos, bloqueio que se agravou na gestão Trump e não foi relaxado na gestão Biden-Harris.

Esta situação não é uma surpresa, para aqueles que acompanham a situação de Cuba.

Tanto o governo Lula, quanto os partidos de esquerda, têm conhecimento de que a situação local vinha se deteriorando aceleradamente, provocando sofrimentos imensos à população e gerando um ambiente favorável às saídas desejadas pelos Estados Unidos.

Apoie o VIOMUNDO

Neste contexto, embora siga sendo necessário, não basta prestar solidariedade política genérica, não é suficiente fazer uma pressão diplomática pelo fim do bloqueio.

É preciso tomar medidas imediatas de solidariedade. Cuba necessita de divisas, de alimentos, de remédios e de energia.

Demandamos ao governo Lula tomar medidas imediatas de solidariedade, enviando por via aérea e naval combustível, alimentos e remédios para Cuba. E que supere os bloqueios burocráticos e políticos que tem, até agora, inviabilizado os investimentos que Cuba necessita.

Demandamos, também, que o governo Lula faça gestões para que os integrantes dos BRICS, reunidos em Kazan, façam o mesmo.

Nesta perspectiva, propomos a cada militante do PT e da esquerda brasileira, a cada instância partidária, a cada movimento social, a cada parlamentar e governante progressista, que se mobilize para tomar medidas práticas e emergenciais.

Num mundo em que se gastam diariamente bilhões para promover guerras assassinas, é indecente assistirmos paralisados ao sufocamento de Cuba”.

Leia também

VÍDEO: Assista ao primeiro capítulo da série ‘O bloqueio é uma guerra contra Cuba’

Carta de Ramonet a Biden sobre Cuba será enviada nesta quinta; mais de 5 mil assinam

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Bernardo

Correto; um bom caminho seria via BRICs, inclusive porque Dilma está à frente do seu Banco de Desenvolvimento, e o Brasil também avaliar como e agir.

Deixe seu comentário

Leia também