Rodrigo Vianna: Um quadro complicado para Dilma em 2014

Tempo de leitura: 3 min

2014 já começou

Serra será candidato de Campos em SP?

publicada quinta-feira, 18/04/2013 às 01:42 e atualizada quinta-feira, 18/04/2013 às 01:42

por Rodrigo Vianna, no Escrevinhador

Seis meses atrás, escrevi: os tucanos querem transformar Eduardo Campos (fortalecido nas eleições municipais de 2012) em linha auxiliar do PSDB; mas é mais fácil os tucanos virarem linha auxiliar do neto de Arraes.

O quadro começa a se delinear…

O site 247 noticia que Serra e Campos tiveram mais um encontro “secreto”. O segundo encontro em poucas semanas. Serra teria acertado sua ida para o MD – o novo (?) partido criado por Bob Freire, com a fusão de PPS e PMN. O MD vai apoiar Eduardo Campos à presidência. Também iriam para o MD Cristóvam Buarque e Pedro Taques, do PDT. Até Randolfe (PSOL) teria sido sondado…

Serra, especula-se, seria o candidato do tal MD a governador de São Paulo. Contra Alckmin. Serra daria um palanque forte a Campos no estado mais populoso do Brasil. E daria o troco nos adversários internos no PSDB. O tucanato alckmista acaba de derrotar Serra na disputa pela presidência do PSDB em São Paulo. O vereador Andrea Matarazzo (serrista) foi escorraçado pela turma de Alckmin.

Serra, assim, serviria de linha auxiliar para Eduardo Campos – e arrastaria para o projeto do pernambucano outros desgarrados do demo-tucanismo.

Apoie o VIOMUNDO

Num quadro desses, difícil imaginar uma eleição fácil para Dilma, como especulam alguns petistas. Dilma tem 70% de popularidade. Ok. Mas Lula tinha índice parecido em 2010. E Dilma teve que amargar segundo turno.

2014 deve vir com a economia relativamente arrumada, sem desemprego. Mas também sem crescimento robusto. O empresariado estaria ressabiado com Dilma, louco para encontrar um novo ancoradouro. Serra pode ser mais do que um palanque em São Paulo. Ele seria o fiador de Eduardo Campos junto à burguesia paulista.

Aécio enfrentaria, assim, um quadro complicado. Teria o apoio decidido de Alckmin (que precisa formar uma trincheira forte pra enfrentar o PT). Mas com Serra ao lado de Campos, o candidato tucano perderia muitos votos paulistas.

Eu apostaria numa eleição em dois turnos em 2014.

Aécio – apesar de tudo – será bem votado em Minas. Terá votos em São Paulo, no Paraná, e contará com votos do tucanato dispersos pelo Brasil. É candidatura para 15% a 20% dos votos.

Eduardo Campos sairia forte de Pernambuco, e poderia se transformar no Plano B da burguesia que desconfia dos arroubos juvenis de Aécio e está ressabiada com o tal “centralismo” de Dilma. Também é candidatura para 15% a 20% dos votos.

Se colocarmos na balança Marina (com ou sem a “Rede” oficializada; até porque ela poderia sair candidata por outra legenda) e outros franco-atiradores, devemos imaginar que os outros candidatos podem, sim, somar algo em torno de 50% ou 55% dos votos válidos.

Dilma terá dificuldades para fechar a eleição em um turno só. Se o adversário dela for Aécio, fica mais fácil a petista vencer. Se for Eduardo, pode-se dar um quadro de todos contra Dilma no segundo turno. E mais: a militância que ajudou a empurrar Dilma em 2010 não parece tão animada com a presidenta. Sabe que ela é melhor do que os adversários conservadores. Mas a militância está ressabiada também…

E Lula? Há quem veja o ex-presidente ativo demais. Dando sinais de que, numa “emergência”, aceitaria voltar ao palco principal. No PT, muita gente torce por isso.

Leia também:

Leandro Fortes: O silêncio da mídia mineira sobre tucano acusado de tráfico de órgãos

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

José

Militância para ganhar eleição ao PT? Estão ficando loucos? Em 2010, e ainda antes disso, fizemos todos os movimentos possíveis para garantir Dilma, e Tarso no RS. Sou militante petista, e lhes digo mais. Voto contra Tarso e contra Dilma. Defini meu voto em Eduardo Campos. No RS, sou a favor de qualquer um que derrube Tarso. Porquê? Pois Tarso virou as costas aos petistas como eu. Trouxe para o governo todo tipo de político, para dar a famosa governabilidade, e deixou os próprios companheiros de lado. Deu poder a uma turma interna do PT, chamada Articulação de Esquerda, que trabalha contra ele. Tarso foi muito trouxa, agora não terá a militância de peso a seu favor. Dilma? Dilma cairá pela insatisfação da massa da classe média, a maior do Brasil, que cansou de pagar imposto para ver distribuido em bolsa de todo tipo, enquanto a saúde e a educação estão à ver navios. E não me diga que criaram todas as universidades do mundo, pois tenho filho na faculdade, e ele não ganha Prouni, nem qualquer tipo de auxílio. Quero ver o PT agora!

Altamiro Borges: Estadão e Época querem calar Dilma – Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Rodrigo Vianna: Um quadro complicado para Dilma em 2014 […]

tiago carneiro

Dilma RUSSERRA, TUCANA, vulgo FHC de saias, não conte comigo nas ruas como em 2002, 2004, 2006 e 2010. Esse PT não é digno de carregar as estrela no peito.

Brasileira

É e como não ficar ressabiada, com a Dilma. O Ministro das Comunicações vai ao beija-mão no Estadão garantir de pé junto que não haverá Lei da Mídia no Brasil, a Dilma cobra de todo mundo é implacável com a incompetência, mas diz: Nos ganhamos a inflação, e por falar em incompetência, não consegue fazer o Brasil decolar. Eles não têm respeito por aqueles que os apoiam gostam de puxar-saco dos inimigos, e por ai vai…o desgosto de quem sempre apostou no projeto que está no poder.

Jotace

Meu caro Rafael,

Como pode suceder a uma criança, estás a tergiversar, fazendo rodeios. Relê o que escrevi e também não esquece de fazê-lo com o texto do Rodrigo Vianna. Assim, não dá pra perder mais meu tempo, pois está a parecer que gostas de evasivas. Também vejo como outra criancice, tua fútil e pueril insinuação de acoimar de “traidor” a quem justamente acusa governantes, congressistas e outros altos servidores públicos, de procedimentos corruptos, indevidos, a fim de transferir para transnacionais ou nações estrangeiras, o patrimônio do povo. Para mim não se justifica a entrega da nação qualquer que seja a adjetivação dada, seja privatização, concessão, terceirização etc. A acusação ao nobre e patriota Senador REQUIÃO pelo fato de estar no PMDB não se justifica. No meu entender, seria acusar um médico do mesmo mal por estar, no exercício de sua profissão, a trabalhar num hospital para doentes mentais. Cordialmente, Jotace

Samir

No mais recente atentado à lógica, à história e à língua pátria, ocorrido no último dia 16/4, Dilma Roussef comentava o que seu governo pretende fazer em relação à inflação e, lá pelas tantas, disparou: “E eu quero adentrar pela questão da inflação e dizer a vocês que a inflação foi uma conquista desses dez últimos anos do governo do presidente Lula e do meu governo”.
Pode censurar a verdade, véi. Corta!

roberto

Eduardo Campos atracou sua barca “furada” em Sampa.
Advinhem que é a “âncora”?!

Ricardo Lima Vieira

Não sei se foi o Azenha ou o Rodrigo Vianna quem insistiu num ponto: ao contrário do Paulo Henrique Amorim, que fala dos filhos do Roberto Marinho, sem identificá-los, deve-se escancarar quem são, para mostrar ao máximo possível de pessoas, quem são certas personalidades funestas que puxam o Brasil para baixo.

Assim, lembro-me de ter lido alhures a respeito de um banqueiro aquartelado no Itaú – banco em guerra aberta contra a política econômica inclusiva atual -, que estava pregando recessão e desemprego, e, no link abaixo, segue a página do Brasil 247 que trata do assunto, inclusive reproduzindo o texto escrito pela personagem em questão, à página 2 de uma edição algo recente do “Estadão”. A propósito, o homem fez parte da equipe do Banco Central à época de Fernando H. Cardoso na presidência.

Prato cheio para desmascarar candidatos liberais “patriotas”, na próxima campanha eleitoral.

http://www.brasil247.com/pt/247/economia/95310/

Rafael

Novamente Rodrigo Vianna especula, chuta na verdade e bem longe. Me lembro daquele velho termo: “falta combinar com os russos”. Certamente Rodrigo psicografou que a militância está ressabiada. E isso significa o quê?? Que a militância pstista via ficar de braços cruzados numa eleição extremamente importante??? Calro que não. Serra não conseguiu ganha do Haddad na primeira disputa dele na região em que o Serra atua a mais de 30 anos, seria esse Serra o viagra do Eduardo Campos seja conhecido, tenha palanque em SP??? Empresariado ressabiado com Dilma??? Qual??? o que perde dinheiro com a baixa da Selic???? Esse empresariado não ganha eleição para síndico. A força deles é no financiamento. E como fica o governo de MG??? E o do PR??? RJ??? Se Dilma vencer no primeiro ou no segundo turno será presidente da mesma maneira. Pergunta: e depois da eleição caso confirme a vitória de Dilma como fica Eduardo Campos??? Devo estar completamente errado , mas vejo que Eduado Campos tem mais a perder do que a ganhar partindo para a disputa. Penso que se justificaria essa postura dele pelo fato de ter certeza de que não terá apoio do PT no futuro.
Imagino que essa alianças políticas não são a base para uma vitória, Lula venceu pela figura dele, governou é claro graças à coalizão. Dilma venceu pelo apoio do Lula, poderia ter mais partidos apoiando, não venceria não fosse Lula. Dilma está muito bem avaliada, conseguiu uma posição na sociedade. Eduardo apoio de quem?? Do serra? do freiri??Jarbas vasconcelos??
Importante é a vitória da Dilma, seja no primeiro ou segundo turno.

    Jotace

    Meu caro Rafael,

    Estás olhando com olhos de criança a verdadeira situação de Dilma (e de Lula) nas eleições que vêm. De minha parte acho que o Rodrigo foi, o que se diria, até exageradamente ponderado na sua reflexão. Primeiro, tudo indica que estás sem maiores contatos com o universo dos blogueiros em todo o nosso país quando ressaltas a importância da “militância petista” como provedora de grande votações para a candidata. De que militância estás mesmo a considerar? Reflete um pouco, examina melhor o que tem acontecido, pra ver como tem se comportado a maioria esmagadora de tais “militantes”… E qual o juízo que dela fazem eleitores que, como eu próprio, sempre votaram nos candidatos do PT na esperança de que se regenerassem das continuadas traições aos compromissos com o Brasil, com o eleitorado. Traições que se sucedem a todo dia, de forma descarada, desde que Dilma foi eleita. Pois, entre “votar no menos piór” e não votar, a imensa maioria dos eleitores não vai se dar ao incômodo de sair de casa pra eleger traidores vendepatrias que dão repetidas e diárias provas de servilismo à grande imprensa e se acocora frente às grandes nações poderosas e mesmo a outras decadentes e corrompidas como a Espanha, por exemplo. Pessoalmente, como pernambucano, nunca votaria no Eduardo Campos, mas se tu consideras que ele não conta com o apoio do povo do estado que governa, irás ver como estás enganado. A única solução que se apresenta no momento para o Brasil e para resolver o impasse do desastre anunciado seria se fosse candidato alguém como REQUIÃO, o digno e patriota Senador que tem tido a coragem de desafiar a máfia da grande imprensa e os grandes interesses das transnacionais. Cordial abraço Jotace

    Rafael

    Primeiro lugar vc tem que prestar atenção no que lê. Não disse que a militância será decisiva para votação da Dilma como não será. Disse que o que Rodrigo Vianna escreve sobre a militância petista pode não corresponder à realidade. Pode ser que eu não esteja atualizado com os blogueiros, mas é perceptível que há uma dificuldade dos blogueiros ao ser questionados. Digo com certeza que quem considera que Dilma é uma traidora vende pátria esses sim que não fazem parte da militância petista. Vc deve se referir a Dilma dessa maneira pelas concessões ou privatizações, vejo diferença entre esses dois modelos. Grande diferença do meu ponto de vista entre a a “direita” e a “esquerda” o pessoal da direita vai defender as ações do seu partido de qualquer maneira, enquanto a esquerda primeira distenção corre fora, chama de traidor. Pessoal da esquerda são sempre moralmente perfeitos, inferno são os outros.
    Não sei se vc percebeu, mas Requião nunca critica o PMDB. Considero Requião político de altíssimo nível, mas nunca vi Requião cirticar ou tentar mudar o PMDB que é com certeza o partido mais fisiológico que existe. Convive com pessoas como Eduardo Cunhaque é quem está por trás da medida de privatização dos portos que Requião tanto critica.
    Vc diz que vejo com olhos de cirança a situação de Dilma e Lula, então diga qual é a situação.

José Mário Comini

A verdade é uma só! O Brasil está no caminho certo e em boas mãos. A Presidenta Dilma só precisa ter mais contato com o povão e ter coragem de enfrentar esta imprensa facínora e fedorenta. Parar de despejar nosso dinheiro em publicidades, ai com certeza ela enterra de vez esta gente.Confesso que quando vejo uma peça publicitária sendo veiculada nestes meios golpistas fico muito indignado. Mais indignado ainda fico com a perseguição às Rádios Comunitárias. Sou do movimento das comunitárias, mantemos uma Rádio já a 15 anos no AR, chama-se Rádio Uai Fm. A perseguição é tanta que o TCE aqui de Minas Gerais teve a cara de pau de emitir um parecer proibindo as Rádios Comunitárias contratar com órgãos públicos para noticiar suas peças. Fazíamos a transmissão da reuniões da Câmara Municipal aqui no município de Raul Soares, recebíamos pelo trabalho a título de apoio cultural pouco mais que 600,00 mês e agora foi cortado, devido ao absurdo do TCE. Então, voltando à Presidenta penso que se ela enfrentar o barões da imprensa golpista e apostar mais nos meios alternativos, melhorando a legislação deste segmento, com certeza vai dar um salto ainda maior com a população, e se tornará praticamente imbatível em 2014. Agora, como eu jamais quero um retrocesso no Brasil, meu voto só deixará de ser da Dilma para ser do Lula. É isso!

Guanabara

Eu sei que a decepção que eu tive com a Dilma eu não tive com o Lula, principalmente no primeiro mandato, quando, por exemplo, a PF prendia figuras como Daniel Dantas.

Agora, Cristovam Buarque dando os braços a José Serra… esse que um dia foi governador do DF pelo PT e candidato a presidência pelo PDT me manda uma dessas agora, o que teria feito se efetivamente tivesse virado presidente…. ah, a vaidade…..

    Marcelo

    Tá bom!

    E o que você acha Cesar Borges Ministro do Transporte da Dilma?

bento

Nós somos as nossas opções feitas…

O pt abriu mão de qualquer enfrentamento ideológico…viva PB O jenio…

Ps.O minimo de confronto ideológico tem sido feito nos blogs sujos…

Eduardo

A Dilma só se agiganta contra os mais fracos e se apequena contra os mais fortes! Acha que o mundo lhe pertence que tudo orbita em torno do seu umbigo. Gerentona, não sabe fazer política e está cercada de pessoas que ela própria ofusca e que se tornaram inexpressivas em função do seu centralismo desmedido.
Agora, vem esse Eduardo querendo assumir o governo aliando-se à escória da direita político/mediática. Como querer ser o novo, aliando-se ao velho, ao deletério?
O Brasil realmente não tem conserto. Aqui, reina aquela teoria de que NADA É TÃO RUIM QUE NÃO POSSA PIORAR… pra onde voce olha, só enxerga essa gente que só quer nos espoliar e roubar nossos sonhos. Os brasileiros merecemos mais respeito dos nossos governantes, estamos casados de tanta sordidez, desfaçatez, e safadeza. O nosso horizonte continua pintado de sombras e nuvens carregadas. Isso aqui não tem conserto. Será necessário redescobrir e refundar o Brasil. A nossa cultura, herdada dos desonestos portugueses, nos conduziu a esse estado de coisas lastimáveis. O país está em ruínas, principalmente no quesito de MORALIDADE. O povo está à deriva, sem líderes, sem projetos de vida, sem dignidade e respeito aos seus jovens e aos seus idosos, ou seja, não se respeitam e preservam o futuro e renegam o passado. Estamos fadados a permanecer nessa mesmice porque os políticos não tem projeto de governo, mas apenas de PODER… me sinto ENVERGONHADO de ter essa gente comandando os destinos do MEU PAÍS!!!!!!

    Jotace

    Certo, Eduardo! Temos que extirpar a todos esses corruptos e sempre pelo voto, numa escolha consciente. O cenário que você enxerga e o repúdio que sente frente à devassidão da maioria esmagadora dos políticos brasileiros, correspondem ao mesmo sentimento de milhões de brasileiros que anseiam por um Executivo digno e que sirva de exemplo para os demais Poderes da nação. Como seria o caso se tivéssemos REQUIÃO como presidente do Brasil…Cordial abraço, Jotace

Messias Franca de Macedo

… E DEPOIS DE MAIS UM (BOI)MATE QUE APODRECEU, O GOLPISMO CONTINUA: AGORA, A MAÇÃ DE ‘ADÃO INÁCIO DA SILVA’!… ENTENDA

##########################

VEJA RETOMA CASO ROSE E REVELA LOBBY MEQUETREFE

Nesta semana, revista da Abril dedica capa à secretária Rosemary Noronha e indaga “Que rainha sou eu?”; reportagem, feita a partir de sindicância da Casa Civil, pedida pela ministra Gleisi Hoffmann, aponta que, além das viagens de cruzeiro e dos ingressos para shows de artistas como Gustavo Lima, ela conseguiu se hospedar na embaixada brasileira em Roma; revista também incita Rose a delatar ex-companheiros como o ministro Gilberto Carvalho e a ex-ministra Erenice Guerra e diz que ela contratou advogado tucano.
(…)
Um dos objetivos da reportagem é transformar a ex-secretária numa possível delatora. No box “A ameaça de Rose”, Veja afirma que a ela poderá “dar uma grande contribuição ao país”, se decidir falar o que sabe. Os personagens ameaçados, que segundo a revista a teriam abandonado, seriam o ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria Geral da Presidência, e a ex-ministra Erenice Guerra, da Casa Civil. Um dos sintomas da eventual ameaça em curso seria a substituição dos seus advogados. Antes defendida por uma banca ligada ao PT, Rose agora estaria nas mãos de um escritório de advocacia tucano, segundo Veja: o Medina Osório, que, entre outros casos, defendeu a ex-governadora Yeda Crusius, do PSDB.
em http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/99420/Veja-retoma-caso-Rose-e-revela-lobby-mequetrefe.htm

UMA PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR: quantas pessoas sairiam da miséria absoluta nesse país, caso a presidente Dilma Rousseff reduzisse – legítima e drasticamente – as verbas publicitárias do governo federal para os veículos de comunicação do PIGolpista?… Ou o governo teme que o PIGolpista tenha a capacidade de superar a agressividade explícita das sucessivas tentativas de desestabilização de governos populares?!… Com a palavra a instituição Presidência da República – e a presidente eleita e apoiada pela maioria esmagadora do povo brasileiro!…

República da DIREITONA OPOSIÇÃO AO BRASIL, fascista eterna, ABJETA, VIL, indecorosa, MENTEcapta, aloprada, alienada, histriônica, impunemente terrorista, antinacionalista, golpista de meia-tigela, corrupta… ‘O cheiro dos cavalos ao do povo’!… (“elite estúpida que despreza as próprias ignorâncias”, lembrando o enunciado lapidar do eminente escritor uruguaio Eduardo Galeano)

Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Neotupi

Não vejo cenário com Aécio e Eduardo Campos tendo, ambos, entre 15 e 20% dos votos. Ou Campos não decola e ficará na faixa de uns 10% ou menos, ou decola, e aí tirará votos de Aécio, e o tucano é quem ficará na faixa dos 10%. De qualquer forma a soma dos dois pode ficar entre 30 e 40%. Marina não deve passar de 10% em 2014, porque ela não receberá mais o voto de rejeição a Serra e a Dilma que teve em 2010.
Como se vê a probabilidade de segundo turno ainda é baixa, mesmo considerando os nanicos, mas possível. E quem quer vencer deve preparar para eleição em 2 turnos, senão é subir no salto alto. Se ganhar no primeiro turno é lucro.
Mas tudo isso ainda é muito cedo, ninguém sabe se Aécio resiste aos dossiês que podem aparecer, se Serra for candidato, nem se os governadores do PSB vão sacrificar seus projetos políticos, se Campos não convencer que é viável.

Aloísio da Costa Val

“Um quadro complicado para 2014”. Eu pergunto: qual eleição não é complicada? O “já ganhou” é o

Pimon

Boa, evidente e ponderada análise.
O último parágrafo é a pedra de toque do STF.

Wildner Arcanjo

Nem tudo são flores na nossa maior Empresa.

(http://www.sindipetrorn.org.br/noticia/petrobr%C3%A1s-fala-na-pr%C3%B3xima-segunda-feira-sobre-c%C3%A1rcere-privado-em-guamar%C3%A9)

E ainda pensamos que velhas práticas (do tempo do feudalismo, do tempo do escravismo) já foram abandonadas por nossa burguesia…

Mas vindo de uma empresa que é controlada pelo governo… O que mais esperar?

Marat

Por outro lado, Rodrigo, não podemos nos esquecer que a oposição está caminhando para a desfragmentação… Olhe só, a antiga coligação Unidos pela Mentira – PSDB/PFL/PPS/PIG poderá ser quebrada justamente pelo partido mais forte, o PIG. Atualmente o PIG já está em dúvida se apoia Aécio ou Eduardo, porém, parte considerável (a mais patológica) tem um amor doentio ao Serra… Se o PIG se fragmenta em três pedaços, o resto da coligação não terá a mínima chance… Lógico que Dilma poderia aliar-se com as verdadeiras esquerdas e modernizar o país de uma maneira diversa daquela do mundo globobalizado. Vamos aguardar.

    Marat

    Cacete… eu queria dizer “fragmentação” – rsrsrs – é que eu uso muito o “defrag” do computador – rsrsrsrs – de todo modo, eles estão no caminho da fragmentação e isso será bom para o Brasil. Eles só não podem usar o defrag!!!

romano

Muito cedo ainda para uma análise tão redondinha…
Que venha o segundo turno, não será a primeira vez.
Agora se o Eduardo sai da base governista e perde
a eleição, hein!…perde também a possibilidade de
sair candidato da coligação atual em 2018. Apressado
come cru. Para Eduardo, ser vice de Dilma seria uma
ótima! Mas, e o PMDB? Serra é candidato a Presidente,
única certeza.

Francisco

Quero ver Dilma ganhar alguma coisa sem os petistas.

Quantos petistas (ainda) restam?

A questão é essa…

    Fernando

    Olha filho de Francisco, eu contabilizei 80 milhões de PTistas, ja psdbistas não da mais que alguns parcos votos.A grande maioria da oposição patológica e de serristas aloprados.

    lulipe

    80 milhões (gargalhada)??? Por que será que o PT nunca vence uma eleição no primeiro turno???

Mauro da Silva Noffs

Como diz o Lula,não existe eleição fácil.
Sugiro começar a análise pelo campo da oposição.A começar pelo PSB.Não ví as posições dos irmãos Gomes nessa análise.O PSB é um enorme saco de gatos.Onde estão os interesses,que são muito diversos,dos psbistas Brasil afora?Além do mais,na última pesquisa em Pernambuco,Dilma empata com o Eduardo e o Lula o venceria!Note bem,no deu quintal…Detalhe,que com certeza,não escapa aos financiadores de campanhas.Outro detalhe:em Minas,a possível candidatura do Eduardo implode a aliança PSB/PSDB.Isso atrapalha o PT ou tira votos da Dilma?Se for ver a coisa pelo lado do PSDB,aí é que realmente a coisa tá feia.FHC aos gritos de “cansei de ver o PSDB dividido” e seu partido responde com a eleição do dietório municipal em São Paulo consolidando fraturas.Deve ser porque o serrista pediu votos em italiano..
Em minha opnião,é muito mais provável ver nas próximas eleições canditatos da oposição com Dilma presidente do que o contrário.
Outro detalhe;na única pesquisa que vale a pena confiar,as urnas, o centro da coligação PT/PMDB sai com 33,8 milhões de votos.Faltou também em sua análise,e isso é muito importante,dizer que partido em crise,dividido e perdendo votos de eleição em eleição,é o PSDB.
O PT,ao contrário,com toda a campanha midiática contra ele,cresce.Não só nas urnas,mas também como o partido de preferência popular no Brasil.
Comparar Dilma “poste 2010” com Dilma iluminada com 70% de aprovação é uma covardia.
Por fim(essa discussão não cabe em um livro),as criticas são sempre necessárias e bem vindas.A esquerda(cada cabeça uma sentença)vive da discussão.Mas é sempre bom lembrar que a agenda negativa é da oposição.A nossa,é a agenda positiva.

    Marcos Sousa

    Concordo com os comentários de Mauro da Silva Noffs de que a Dilma de 2010 era uma candidata desconhecida (um poste para muitos) sendo lançada por Lula e de que nem todo a popularidade do governante que sai se transmite ao seu candidato. Claro que também nem toda a popularidade atual se transmitirá à candidata Dilma, mas é muito diferente de 2010 neste sentido.
    Um aspecto que me chama atenção nas articulações que se apresentam é ver como é interessante a junção de figuras como Cristóvão Buarque com Roberto Freire, este, ex-PCB, fundamentalista, e hoje serrista; aquele, ex-PT, que precisou do apoio de Lula e Dilma em 2010 para se reeleger Senador, mas que declarou ser Serra de esquerda. A que ponto chegou a nossa política? A direita sempre consegue se transformar para passar à população a ideia de que tudo é novo.
    A Venezuela nos forneceu o exemplo mais recente, quando o seu candidato de direita afirmou que iria manter as conquistas sociais de Chavez e que iria se espelhar no governo de Lula.
    Qualquer semelhança com o possível candidato Eduardo Campos não é mera coincidência, quando ele fala em manter as conquistas de Lula e Dilma, mas que precisa avançar.

Urbano

Muito Descaramento… ou Muito Dejeto?

Eduardo Guimaraes

Rodrigo, fico também ressabiado com sua análise.É tudo muito prematuro.Como penso,mas ainda não acho , fico ressabiado.

lulipe

O Aécio deve ter como carro-chefe de sua campanha o descaso do governo Dilma para com a seca no Nordeste, região que praticamente decidiu sua eleição.Lula prometeu finalizar a transposição em 2012 e o nordestino, ingenuamente, acreditou.O que se vê são obras paralisadas, outras já deterioradas e o orçamento extrapolado.Tem que começar por aí….

roberto almeida

Dilma está jogando pela direita porque acredita que a esquerda não tem outra opção que não seja votar nela. O problema é que pode aparecer um Eduardo Campos com um discurso mais a esquerda e levar parte desse eleitorado progressista. No Nordeste, Dilma abandonou as grandes obras iniciadas por Lula, como a transposição do S. Francisco e a Transnordestina. É ilusório acreditar que com essa posição ela vai aumentar sua aceitação no eleitorado sulista que sempre votou contra Lula.Uma coisa é o índice de aprovação de seu governo, outra coisa é na hora de votar. Tirando a ênfase no social – ação de governo estabelecida por Lula – a pergunta que vai se impor na próxima campanha é: em que o governo Dilma é de esquerda? Se o Eduardo Campos disser que vai concluir estas obras,que vai continuar com a política de acabar com a miséria, e mostrar que Dilma não continuou o governo Lula, pelo menos em relação ao Nordeste, o Sul do país vai sustentar a candidatura de Dilma? Se o candidato do PT não for Lula, o Eduardo Campos vai fazer uma festa no eleitorado de esquerda.

    Alexandro Rodrigues

    Roberto me diz uma coisa, quando você fala em eleitorado de esquerda, você está tentando mencionar àqueles 30% de brasileiros que tradicionalmente votam no PT certo? Ou seja, um voto ideológico!

    Posto isso, me responde: qual eleitor de esquerda, eleitor que vota com ideologia, vai se submeter a votar no Menino de Engenho do Paulo Henrique Amorim, tendo em vista as novas amizades dele (José Serra, Roberto Freire, Malafaia, donos do PIB paulista etc…)?

    Mesmo o PT e a Dilma tendo vagabundos da mesma estirpe do seu lado, eu duvido que esses eleitores caiam no conto do Menino de Engenho prodígio! E eu falo isso na condição de membro desses 30% de votos da esquerda ideológica, que apesar dos caminhos do PT ainda acredita que infelizmente, não há opção à esquerda da estrela vermelha no Brasil por enquanto!

    O Menino de Engenho do Paulo Henrique Amorim é sim uma preocupação para o PT. Mas é mais ainda para o PSDB do Garoto do Leblon!

    roberto almeida

    Alexandro, falo nesse eleitorado ideológico mesmo. Só um exemplo para o debate transcorrer em bases concretas: os professores das Universidades Federais que foram tratados com descaso pelo governo Dilma. Essa categoria ajudava a formar a contra-hegemonia ao discurso das elites. Escute o que eles têm a dizer a cerca deste governo. Eles podem até votar em Dilma se não existir outra opção. Outro fato é a desmobilização da militância de esquerda, porque esta não tem mais o que defender. Ou vai defender uma renúncia fiscal de mais de 100 bilhões de reais, a qual só favorece os grandes grupos monopolistas, quando essa dinheirama toda poderia ser investida para melhorar a infra-estrutura do país. Será que os 30% que ideologicamente vota no PT está satisfeito?

    Alexandro Rodrigues

    A resposta é: não está satisfeito Roberto. Eu faço parte destes 30% e acho a Dilma, embora consistente no projeto de desenvolvimento econômico que ela quer para o Brasil, fraca e covarde politicamente!

    Agora eu vou sim acabar votando nela novamente porque: no PSDB eu não voto nem amarrado; no Menino de Engenho do Paulo Henrique Amorim (aquele com quem o tal blogueiro progressista passeou de helicóptero por Suape) eu não voto nem amarrado. Desde de o ano passado eu falo que esse cara é o Collor de olhos azuis…

    Infelizmente não há opção à esquerda do PT no Brasil. PSOL não se concretizou. Eu acredito que a Marina precisa mostrar quais são seus planos (até votaria nela como protesto). Mas no final vou ter que ir de Dilma Controle Remoto de novo, infelizmente!

    francisco pereira neto

    Mas voces estão equivocados.
    O menino do engenho, aliás um nickname muito engenhoso, segundo o xacal, é uma estratégia do Planalto.
    As análises devem ser feitas sob esse ponto de vista.
    Ou voces não acreditam nesse fato?
    Ou então, só ele está sabendo.

Ivanisa Teitelroit Martins

“E mais: a militância que ajudou a empurrar Dilma em 2010 não parece tão animada com a presidenta. Sabe que ela é melhor do que os adversários conservadores. Mas a militância está ressabiada também…”
É no e mais que se esconde o perigo!

fabio nogueira

Eduardo Campos,estaria dando um tiro no pé com sua candidatura. O nome dele era certo para 2018 com ou sem Dilma em segundo mandato. Contudo,Eduardo Campos está se deixando a vaidade politica subir a sua cabeça. Infelizmente o governador está perdendo uma ótima oportunidade de ser uma unanimidade para os partidos do governo.

Ps. Cristóvão Buarque em um novo partido sem pé e sem cabeça! E´com Roberto Freire,o traíra!

Maria A.

E esperavam que fosse facil???????

    Luizvidal

    Sempre haverá segundo turno….anão ser quando o candidato contra Lula -o maior lider de esquerda da America do Su,l enfrentasse uma”baba! como i finado Jose Serra….ou o Bob Cabo Anselmo Freira….políticos queimados e sem cacife.Só servem mesmo pra apoiar pq têm o voto daquela vizinha da velhinha de Taubaté.Quando começarem as campanhas de vardade….o Eduardo Campos terá que apresentar e expor a to estudar e aonde morar,sabe que pelo Brasil,incluindo Pernambuco,Dilma é quem é a fada madrinha deles,,,,
    dos ,alem dos olhos azuis de algum descendente Boer,as suas qualidades.É muito fácil pro PIG incensar o sujeito que ninguem conhece,mas que assemelha -se a um WASP(White,Anglo Saxão,Protestante)o oh Lord(ai Jesus) dos reacionarios americanos.Lembrando sempre,como dissePlínio Marcos(e não Caetano que apropria-se sempre de obrasalheias usando o podre hábito de dizer sem citar a fonte)”De perto ninguem é muito certo.Oque eu sei é que o povo-povão que não tinha o que comer,o que estudar,aonde morar e sabe que foi Filma Roussef a Fada Madrinha queestá operando o milagre,inclusive o povo de Pernambuco…..

xacal

Bom, se o negócio é chutar, deixa eu dar minha canelada!

A comparação Lula em 2010 e a popularidade Dilma agora é de doer.

Primeiro, e óbvio: são fenômenos políticos e eleitorais de natureza distinta, embora se complementem, mas em 2010, Lula lançava “um poste”, e agora, este “poste” se auto-iluminou.

2010 era o presidente saindo, e 2014 é a presidenta no ápice de seu mandato!

Ou seja, a popularidade de Dilma tem um viés tão ou mais significativo que o de Lula, ainda mais se considerarmos a estilo pessoal de cada um, e a memória afetiva no eleitorado construída por Lula.

Bom, colocadas as coisas em seu devido lugar, vamos aos chutes eleitorais do Vianna:

Em eleições de dois turnos, apostar em dois ou em um turno é quase uma piada, ué, só tem estas duas alternativas.

A questão é: quem vai ganhar?

Ah, isto não há dúvidas, mas o Vianna quer lançar, assim como uma série de outros “jornalistas simpatizantes” um clima de comoção no ar, do tipo: não será nada fácil.

Ok, valeu o aviso, é preciso estar atento, mas eu pergunto de novo: quem vai ganhar?

Dilma! 98,9999% de chances!

Não há na história recente brasileira um governante que não aproveitou as chances de reeleição. São raríssimos, e em cenários cataclísmicos, o que o próprio palpiteiro reconhece improvável.

Vou repetir o que já disse aqui, e corro o risco (mas não me importo) de saturar-lhes a leitura:

Eduardo Campos é uma estratégia do planalto para aprisionar a embaralhar o campo da oposição, e vem conseguindo executar sua tarefa com êxito!

É também um freio de contenção de PMDB e PSD, e vice-versa.

Seu partido está na base aliada, e ocupa ministérios!

Sua dimensão regional lhe facilita o trânsito entre governadores, mas não lhe permite catapultar-se a uma aventura do tipo “collor”. Não é esta sua natureza política, e outro detalhe: a mídia não elege mais ninguém, no máximo destrói reputações!

As mudanças, alguém disse, só vem por esperança ou medo! (acho que foi no filme No!)

Nenhum destes sentimentos está presente no eleitorado brasileiro em relação a seu governo central.

Com dois turnos, a candidata a reeleição dá as cartas: se o clima sugerir uma polarização desfavorável, ela dilui a concentração de forças e joga para dois turnos.

Se, ao contrário, a conjuntura apontar que uma polarização é mais benéfica, ela sufoca as outras variáveis.

Neste jogo, Eduardo Campos pode perder o rumo, e ceder a mosca azul, mas aí, de novo, ganha Dilma, que pode fazê-lo andar na prancha mais cedo.

Um presidente com 70% de aprovação, e outro tanto de 60% nas intenções de voto, convenhamos, precisa muito pouco de palanques estaduais de aliados.

Serão os candidatos a governador que disputarão sua benção.

Olhem o nó que cabral levou no RJ.

O PT se elegeu desde 2002 a presidência com ambiente hostil em SP.

Em 2014, o ambiente parece ser bem menos hostil. Se çerra enveredar por uma candidatura “nacionalizada”, correm o risco de outra fragorosa derrota.

    francisco pereira neto

    Poxa vida!
    Nem Hitchcok chegaria a tanto com um enredo desse.
    Agora, tudo é estratégia do Planalto.
    Primeiro foi a expectativa da reunião do Copom. Do lado de cá todos apostavam e torciam para no mínimo, manter a Selic nos 7,25 %. Já os do lado de lá usaram o tomate para acuar o Planalto. E não deu outra. O governo cedeu. Aí vem as análises do lado de cá. Não! Foi estratégia do governo para acabar com a pressão do mercado. Até o Nassif se contradisse!
    Mas essa do tucanoeduardo ser estratégia do Planalto é de doer.
    Ah! Tenha paciência para uma conversa dessa!
    Enquanto isso o IR come meu salário em 27% e dona Dilma não faz nada. Cede pacotes de bondades para os miseráveis (o que é justo), mas não se esquece dos milionários rentistas que não pagam e sonegam IR.
    Agora peço para xacal contar uma do papagaio.

    xacal

    Francisco, eu sei que tudo que é dito sem provas, pode ser rebatido sem elas.

    Então, não tenho nada contra sua oposição a minhas ideias “cinematográficas”, como você as apelidou.

    O problema é que você tentou desconstruir, sem colocar nada no lugar.

    Ou seja, se minha ideia é ruim, sua falta de argumento é o quê?

    Eduardo tucano? Ora bolas, tem muito mais tucano dentro PT que você imagina, olha aí o suplicy, só para citar o mais bizarro deles!

    O Brasil, infelizmente, o corte político se bipolarizou, e temos, grosso modo, petistas e tucanos em todas as legendas.

    Ah, temos os neofascistas do PSOL e dos DEMOS, que se portam como as SS, só que com sinal bipolar.

    Eu pergunto, ó gênio da realpolitik:

    Como um governador de um estado com um pentelhésimo de eleitores, com um partido entranhado na base aliada do governo, sem qualquer dimensão nacional, com um partido que se resume a correia de transmissão do PT, ou sem qualquer estrutura orgânica digna deste nome (embora tenha ganhado prefeituras e tenha parlamentares, como o PSD), poderá disputar o poder com a presidenta?

    Não vale reduzir a tanto, e tentar empulhar a tese de um “novo collor”. Já sabemos que não é por aí.

    Que governo é este que deixaria acontecer um racha dentro de suas bases, e ficaria parado, assistindo o traidor se movimentar?

    Qual foi o governo com 70% de aprovação, 60 e tantos por cento de intenção de votos, para a presidenta e para o antecessor, que perderia uma eleição e/ou deixaria a oposição crescer dentro de seu interior?

    Eu acho que quem está em outro planeta é você.

    Ah, e sobre seu IRPF, não fale besteira: ainda lhe sobra a bolsa-escola, a bolsa-plano de saúde, e a bolsa-filho, que são as deduções legais.

    Se você paga 27% sobre a faixa que excede certo patamar (e não sobre todo seu ganho, como quer nos fazer crer) é porque está entre os privilegiados.

    Os pobres pagam quase 59% de impostos embutidos na comida e nos serviços, sem restituição e só levam 70 reais por cabeça para cada filho de imposto negativo(bolsa família) e não reclamam como você.

    Quer pagar menos imposto, demita-se.

    xacal

    PS: Sobre expectativas e taxa de juros do Bacen, eu não enxergo em você condições de um debate razoável.

    Quanto ultrapassar estes lugares-comuns, voltamos a conversar.

    Já parei de gastar vela com defunto ruim, eu hein?!

    francisco pereira neto

    xacal
    Embora ficção, eu sou mais Hitchcok, do que sua versão lunática.
    Voce disse que eu não acrescentei nada no lugar. E voce, provou? Ou voce acha que essa sua versão, é coisa pra gente séria acreditar?
    Quanto ao IR, voce crucificou os assalariados como se todos fossem nababos. Mas não disse uma só palavra dos milionários sonegadores e que “legalmente” não pagam IR com manobras contábeis, “doações” para Ongs, entidades sociais, investimentos em pecuária. Aliás, se voce não sabe, o Fernandinho Beira-Mar ao ser preso disse que era pecuarista. O Renan Calheiros também disse a mesma coisa quando foi pego com a boca na botija. Então, ser pecuarista, é a maneira mais fácil e que qualquer idiota sabe que é para esquentar dinheiro. Desses voce não falou.
    Ou voce é nababo, ou então pecuarista.

Rasec

Que maravilha perceber que o tom dos comentaristas não é o do Rodrigo Vianna. E desde quando eleição foi fácil pro PT? Sim, vai ter segundo turno, e daí? O PT nunca ganhou no primeiro turno. Lula nunca ganhou! Porque Dilma ganharia? O que não se vê é os jornalistas ditos de esquerda fazendo artigos sobre os bons programas do governo federal, ainda que apontasse críticas. Só se ver o chororô! Rodrigo Vianna, antes dessa última pesquisa, batia terror todo dia, no sentido de que Dilma perderia popularidade! E foi o contrário!
Que aliados fuleros!

leia

Continuo acreditando que Dilma vencerá essa eleicäo em 2014. Ela tem tudo para vencer. Basta olhar os vídeos onde ela aparece para inauguracöes, o povo vai em massa para aplaudir.

FrancoAtirador

.
.
Pô!

O Vianna me colocou como queijo

na mesma balança da Margarina!
.
.
Por falar na Apolítica Apartidária Ativista Autoral,

não serão franco-atiradores a votar nela, mas alvos.

E alvos são mistura do espectro de cores secundárias.

Lembrem que só a Margarina Salva os silva da extinção.
.
.

tiago tobias

Pode acontecer tudo de ruim nessa vida e nesse mundo, mas nada, nada seria pior para o Brasil e o restante da América Latina quanto uma possível vitória da direita.

Messias Franca de Macedo

… E O TERREMOTO VIROU MOLHO!… Ah! Esse PIG!…

######################

Após virar piada e tema de debate, preço do tomate cai 75%

Apreciadores de tomate já podem abrir o sorriso | Foto: Divulgação
Os apreciadores do fruto mais “polêmico” do mês podem ficar tranquilos. Com o valor do quilo próximo de R$ 10 há cerca de 20 dias, os tomates estão 75% mais baratos segundo pesquisa do Estado de S. Paulo, o que deve determinar o fim de inúmeras “piadinhas”. Em visita a unidades de duas redes de supermercados de São Paulo, uma das cidades que mais sofreram com a alta do fruto, foi constatado que o quilo estava entre R$ 2,48 e R$ 2,50. A queda de preços, segundo o mesmo jornal, também pôde ser sentida no atacado, onde o preço caiu quase pela metade, de R$ 7,88 para R$ 3,75. O motivo seria o fornecimento do produto, que no final de março acontecia somente através de Santa Catarina e que hoje já tem disponibilizadas as safras de Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. A inflação fez uma cantina na capital paulista boicotar o produto, embora nos restaurantes de Salvador o preço não tenha sido repassado para os clientes.

CACHOEIRA – perdão, ato falho -, FONTE: http://www.bahianoticias.com.br/mercado/financa/1048-apos-virar-piada-e-tema-de-debate-preco-do-tomate-cai-75.html

Quinta, 18 de Abril de 2013 – 11:47

##################################

… Além do PIG &$ demais rentistas, quem mais “achou alguma graça na ‘piada do tomate assassino’?!”… E o BC da Frouxidão com medo “do BOIMATE [RISOS] da cara preta!”…

República de ‘Nois’ Tomates – perdão, ato falho -, de ‘Nois’ Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

    Sagarana

    Ô Messias, manda um quilo de farinha de mandioca baiana pra mim. Depois mando um carro forte levar o pagamento para ti, guri.

    Messias Franca de Macedo

    Prezado Sagarana, mandarei por Sedex! Falta o endereço! Junto seguirá um bolo de aipim!…

    Felicidades!

    Hasta la Victoria Siempre!

    Messias Franca de Macedo

Marcelo

Como é bom lembrar do tempo em que minha auto-estima era alta. Sempre votando no candidato perdedor, mas com satisfação de fazer parte dos 30% de eleitores históricos do PT, que se agarra nos princípios para depositar ali a sua confiança.

Hoje eu me sinto orfão.

Acredito que o diferencial de ser de esquerda, mais do que se prender a dogmas ou partidos, é ter discernimento e não deixar ser tapeado!

Marcelo

O importante para qualquer desafiante a Dilma é não cometer o erro que a anti-oposição do PSDB tem feito até hoje: atacar as virtudes do PT. Por essa concepção Aécio é carta fora do baralho. Não adianta, ele não vai resistir.

Todo o governos tem pontos fracos. O governo Dilma os tem, assim como os teve Lula A diferença é que Lula era hábil na função de neutralizar suas falhas simplesmente falando de suas virtudes, enquanto Dilma deixa transparecer suas falhas mesmo falando de suas virtudes.

Um exemplo, Dilma tem projetos ambiciosos, como o Plano Nacional de Logística de Transporte mas não conta com quadros para implementá-lo. Sua capacidade de gestão é Débil. Cesar Borges como ministro do transporte deve fazer ACM regozijar do seu túmulo.

J.Carlos

Também acho que não será fácil porquê o campo conservador vai tentar diluir a votação com muitos candidatos para garantir um 2º turno. Entretanto as enquetes sobre preferências dos pernambucanos mostram sempre um prestígio de Lula superior ao de Eduardo Campos. Portanto, se o ex-Presidente der um apoio especial a Dilma em PE, não ficaria assim tão fácil para Campos.

Marat

Minhas únicas certezas (100%) no momento: Não voto em Serra (de jeito nenhum), nem no Alckmin, nem no Aécio…

    BEM

    O meu voto é ´deologico, não voto na direita reacionária e nem em aventureiros sem causas.

    BEM

    Me desculpem eu não digitei o ‘i’ de ideológico.

Rodrigo

Eu, por exemplo, torço também.

Herminio

Cara fica muito dificil de governar um pais desse, quando até aliado oportunista vira adversário, então ela (Dilma) tem que contar é com os trabalhadores que a partir de Lula tiveram suas vidas melhoradas e com o presidente Lula, que não vai fugir da reta e quanto aos que foram citados pelo jornalista, são tudo farinha do mesmo saco. Ou se´ja, so oportunistas de plantão e torcem pra quanto pior melhor, que senário melhor pra Dilma chutar os traseiros desses maus brasileiros?

    francisco pereira neto

    Oh Hermínio.
    Quem são os maus brasileiros?
    Aqueles que não tem como se defender do roubo institucionalizado chamado IR, como nós assalariados que não tem como escapar das manobras contábeis dos barões rentistas?
    O teto dos rendimentos isentos teve reajuste, mas e as deduções? Continuam as mesmas. Que vantagem a “maria” leva nessa manobra engana trouxa?
    Até quando nós vamos pagar a conta para enriquecer bandido que vai ao FT falar mal do país?
    É claro que entendo o esforço do governo para a inclusão social. Só não entendo porque o governo continua tão dócil com essa escória rentista que sangra o país as nossas custa – classe média.
    Dilma faz um governo oito & oitenta, agrada os miseráveis (com total justiça), mas não deixa de fazer o mesmo com os milionários (ação de covarde acuado).
    E nós, classe média?
    Ou a classe média não decide mais eleições?
    Ela que ponha as barbas de molho.

    Renato Mineiro

    companheiro,
    passei quase toda a década de 90 e o principio dos anos 2000 sem ter IR descontado na minha folha. te digo uma coisa: É HORRÍVEL!!!!

    não reclame do IR que voce paga. ele tambem esta ajudando a financiar o país.

    Renato De Minas

    Marcelo

    E quando adversário oportunista virá aliado: Cesar Borges ministro dos Transportes!

rita

eu nao sei… o governo tucano de sp tem alinça com pernambuco. veja o que estão fazendo na pasta da educação. e alckimim já abriu epaço para o partido de eduardo campos em sp.

willian

Se a economia estiver bem Dilma se elege com pé nas costas. E vice versa.

francisco pereira neto

E para piorar esse quadro,Dilma acabou sendo vencido pelos rentistas, ao elevar a Selic em 0,25%. Hoje pela manhã, sem saber da elevação, assintindo o Bom(?) Dia Brasil, vi a Porcona Leitão toda sorridente e logo concluí aquilo que eu desconfiava e temia.
Quer dizer. É um vai e vem na economia, que errou com três elevações da Selic no inicio do governo, que em parte, observa-se o reflexo agora, com essa pasmaceira na economia mesmo com os pacotes de desoneração fiscal, redução da conta de energia, e a coisa não anda. EUA e UE com taxas negativas e o Brasil vai aumentar a sua para encher os bolsos dos vagabundos. Sobre os assalariados como eu, que tem desconto em folha dos 27% do IR, Dilma não tira a bunda da cadeira para amenizar esse roubo do nosso dinheiro. Mas é preciso tirar de alguém para contentar banqueiro bandido.
Está na hora de Lula pegar esse bastão logo de uma vez, porque se não, a direita fascista volta ao poder.
Dilma voce esta exitante e portanto está ferrando a classe média. A continuar assim, bau bau meu voto.

Fabio Passos

Candidato com apoio e simpatia do PiG… nao presta.

De qualquer forma, o neto de Arraes e Marina tem mais potencial que serra, fhc e aecio somados. rs
A direita tem de importar candidatos da base de Lula e Dilma para competir.

Celso Carvalho

Concordo com o Rodrigo, mas é um diagnóstico um tanto precoce para as águas que ainda vão rolar. Não acredito que Campos irá manter a candidatura e será o Aécio o candidato da direita. Serra não ganha mais em São Paulo, é motivo de rejeição e por isso está mudando de partido.
Resta a Dilma, que se continuar a baixar as calças para a direita e fisiológicos vai acabar…

Gilson Trindade

Ok Rodrigo…

Você já pensou na hipótese do Aécio desistir de sua candidatura? E se ele pensar como o PSB e não quiser ser o Viagara do ‘Eduardo Capriles’? Seria um golpe de mestre contra o Serra e contra o Dudu!!!

Ary

Quem subir no palanque do Serra deve, antes, ver se não tem um alçapão sob os pés. Desde quando o Alagão tem condições de montar palanque forte em SP?

Luis Campinas

Eu não entendo um pessoal ai. Como é que a Dilma vai se meter com a Globo se ela tem mais base parlamentar do que a presidenta?
Este governo se sustenta não é pela esquerda. Se realmente querem modificar esse quadro e se isso é mesmo uma pauta da sociedade é só colocar os agentes na parada e vamos em frente. Cadê o movimento social organizado pressionando? Cadê a discussão desses temas na sociedade? Ou querem algo que é importante, más que só meia dúzia defendem e a presidenta assuma? Quem segura depois o rojão? Aqui não é Venezuela não moçada. Aqui tem STF, tem PGR e tem congresso com eles e o povo…

    André Dantas

    Apoio não se herda, se conquista. O que Dilma e seu governo fez ou está fazendo em favor dos movimentos sociais organizados? O que Dilma fez pela Reforma Agrária, pelos servidores públicos (principalmente professores)?
    O que Dilma fez ou está fazendo pelas demandas históricas dos partidos realmente de esquerda (são esses que estão nas bases – universidades, sindicatos, etc)? Muito pelo contrário, a cada dia ela se cerca mais de personalidades da direita como o novo Ministro César Borges.
    Como ampliar essa discussão na sociedade se o Governo se nega a democratizar a mídia? Muito pelo contrário, concentra cada vez mais os recursos na mídia dominante.
    Com certeza esse Governo não se sustenta pela esquerda. Sequer me parece que ainda seja de esquerda.
    Certamente aqui não é a Venezuela. Diferentemente de lá, o Governo daqui nomeou para o STF e para PGR indivíduos que fazem oposição sistemática ao próprio Governo. Por que? Para agradar seus “aliados” e aumentar a “base governista” – cada vez maior e cada vez mais distante da militância, da sua base histórica. Os Ministros do STF e o PGR não caem de paraquedas, são escolhidos e nomeados há dez anos por esse Governo.
    Não tenho muitas dúvidas de que Dilma será reeleita – se não for no 1º turno, será no 2º, no final dará no mesmo. Ela já tem tantos “aliados” entre as grandes empresas, na maior parte dos partidos, que, somados à falta de empatia com povo dos que estão ainda mais à direita que ela, não há grande chance de mudança até o ano que vem.
    De qualquer forma, melhor um governo do PT cheio dos antigos oligarcas, reacionários e comparsas da ditadura do que um governo de oligarcas, reacionários e comparsas da ditadura sem o PT. Deve ser melhor… Tem que ser melhor…

    francisco pereira neto

    Concordo contigo André. Mas não tenho tanta convicção assim, quanto a reeleição de Dilma.
    Se ela continuar nesse processo de endireitamento do seu governo, acuada ou não, chantageada ou não, ou seja lá qual razão que for para não levar adiante as bandeiras que o PT sempre defendeu, e que voce enumerou pontualmente.
    Pelo contrário. Assumiu o governo já lambendo as botas da Folha e da Globo.
    O que é isso? Está na hora dela vir a público e dar uma satisfação para aqueles que como eu votei nela.

    Lilica

    Concordo com vc André, embora o governo Dilma não tenha avançado em questões muito importantes para a esquerda, avançou e continua avançando em questões muito importantes para o povo rsrs. Essas coisas “importantes para o povo” são o emprego, acesso a bens de consumo, casa própria, ensino superior. Pára isso ela conta com o arregimento de gente ” do lado de lá”.
    O pessoal da esquerda ainda não entendeu que o objetivo da Dilma é muito claro: acabar com a extrema pobreza, fazer do Brasil um país de classe média. Fazer 99% do povo comer 3 vezes ao dia pelo menos. O resto, ( é que eu acredito) vai ficar para uma etapa posterior. Acredito também que a maioria do povo já sacou que a mídia é contra eese governo, desde Lula, que Serra, PSDB são candidatos dos ricos, e vai sar que Eduardo assim como a Marina, são traíras, que cuspiram no prato que comeram. Pensam que Lula não denunciar tudo isso quando a campanha começar?

    Luiz Lima

    De um governo cujo único plano de longo prazo conhecido é transformar o Brasil num país de “classe média”, pode-se esperar exatamente o quê?

    A perspectiva é desalentadora para a próxima eleição. Todos os candidatos, declarados ou presumidos, com alguma representatividade, estão à direita do centro. “Estadunizamo-nos” de vez.

Vlad

Sim. Mas também temos essa aqui (quase nova), para acalmar o pessoal:

http://www.viomundo.com.br/politica/marcos-coimbra-a-eleicao-de-2014-parece-resolvida.html

Vilma Brandão

Acho que Rodrigo Viana anda pessimista demais. Com todos os problemas e um mundo de traições aos movimentos sociais, com todos os afagos ao fundamentalismo evangélico e ao católico, a presidenta Dilma se reelegerá com facilidade. Eu disse: facilidade. A oposição até 2014 não se cacifará para vencer uma eleição.

Alexandro Rodrigues

Em outras palavras: bye bye Dilma 2014!

E o preco que ela vai pagar por acreditar no conto do controle remoto!

    Giovanni Neiva Pacheco

    Justo e abotoado. E o controle é bem mais barato do que a derrama de dinheiro que ela dá pra Globo. Não é uma lei da Dilma. O Brasil precisa dessa lei. E a Dilma mostra-se fraca. Se fosse pro controle resolver não precisaríamos de Presidente.

    Manjuba

    E por apostar numa receita de omelete…

Deixe seu comentário

Leia também