Psol: Governador, a responsabilidade é toda sua

Tempo de leitura: 2 min

do Psol Bahia

Foram anos de tentativa de negociação por parte dos policiais e bombeiros militares respondidos com a indiferença gélida do governador. Todo mundo na Bahia sabe que as iniciativas reivindicatórias da corporação se deram já no início do primeiro mandato de Wagner e foram finalizadas por uma bateria de promessas do governo, todas rasgadas ao longo dos anos.

Aliás, da mesma forma que agiu diante das mobilizações dos/as profissionais das áreas da educação, saúde, do judiciário e polícia civil, só para dar alguns exemplos.

Agora, como se nada estivesse acontecendo (nem assaltos, arrastões ou pânico generalizado) Wagner mantém um tom de intransigência quase lunática, declarando que “adotará medidas enérgicas” contra o movimento. Ora, o que espera o morador do Palácio de Ondina – cercado de muralhas e seguranças particulares – para sentar à mesa de negociação de maneira respeitosa com a categoria? Que ocorram engarrafamentos quilométricos gerados pelo clima generalizado de insegurança em Salvador? Que farmácias, postos de saúde e hospitais tenham o funcionamento inviabilizado? Ou um aumento vertiginoso de feridos e assassinados nas grandes cidades do Estado? Você, aí, governador, da Lua, do Palácio ou do exterior, perceba que tudo isso JÁ ESTÁ ACONTECENDO!

O pânico já se espalha pela capital, sua Região Metropolitana e várias cidades do interior como Feira de Santana, Ilhéus e Itabuna. Hoje as rádios que davam espaço de fala ao vivo para quem quisesse, transmitiram apelos desesperados da população reiteradas vezes, dos mais diversos bairros de Salvador.

Para completar Wagner trás de volta a velha e desmoralizada proposta de resolver a situação com tropas do Exército, uma iniciativa que todos sabemos, só servirá como material para as propagandas oficiais e na prática, apenas estabelecerá uma sensação de clima de guerra na cidade como vimos ser feito na greve da PM em 2001 quando a Bahia era governada por César Borges.

É hora da sociedade civil organizada se posicionar, exigindo que o governo abra a negociação com os policiais e bombeiros e efetivamente honre os compromissos já assumidos com estes, ou assistiremos, para o desespero da população, a repetição do mesmo trajeto da autoritária tradição carlista efetivar-se, pois Wagner parece já ter abraçado esta tradição como sua inesgotável fonte de inspiração.

Hamilton Assis – presidente do PSOL Salvador
Hilton Coelho – vice-presidente do PSOL Bahia
Marcos Mendes – presidente do PSOL Bahia

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Marcelo

Os argumentos são os mesmos usados contra o PT quando criticava o governo , lembram ? "PT quer ver o circo pegar fogo ", o PT é o partido do quanto pior melhor " , lembram ? O que voces querem provar afinal de contas ? que o governador não é o responsavel pelo o Estado que governa , ou sera que querem provar que a PM baiana é bem paga , bem treinada , eficiente , mas ingrata ? Voces são o que , cidadãos ou torcida organizada de partidos politicos ? A desunião do povo é a força dos maus politicos . Me desculpem , mas impressão que fica depois de ler os comentarios é que o Brasil virou um grande bacanal onde o povo se acostumou a entrar só com a bunda e agora se limita a escolher quem vai curra-lo .

Marcelo

Deixem de agir como torcida organizada de partidos politicos , só o alienado assumido se presta a esse papel de idiota . Não é atacando DEM , PSOL , ou seja la que porra de legenda for que voces vão justificar o injustificavel . O governo da Bahia é uma vergonha , corrupto , mentiroso , covarde , e isso não é especulção ou opinião , é fato , basta ir a Bahia para ser constatado . Por favor , nossa obrigação como cidadãos não é escolher a ideologia do nosso algoz , mas sim acabar com humilhação permanente a que somos submetidos .

Douglas

tem comentários se exacerbando na tal constituição federal. Para os que pregam ela digo sem sombra de dúvidas. Não passa de peso de papel. Os primeiros a enfiar ela pelo ralo são os próprios políticos suportados pelos juízes (indicados por eles). Assim, tem de parar com essa bobagem porque só se falaria em constituição se realmente fosse respeitada. Mas quem a fez não a respeita. Pra que serve isso então? Serve para PPP (preto, pobre, puta e professor) e agora polícia (PPPPP).

Douglas

tem comentários se exacerbando na tal constituição federal. Para os que pregam ela digo sem sombra de dúvidas. Não passa de peso de papel. Os primeiros a enfiar ela pelo ralo são os próprios políticos suportados pelos juízes (indicados por eles). Assim, tem de parar com essa bobagem porque só se falaria em constituição se realmente fosse respeitada. Mas quem a fez não a respeita. Pra que serve isso então? Serve para PPP (preto, pobre, puta e professor) e agora polícia (PPPPP).

Apenas para não deixar pedra sobre pedra vejamos alguns fatos sobre a dita cuja (CF) para que os que alardeiam a CF e ver quem respeita quem

1) http://aposentadolabutando.com/?p=381

2) http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_2097

3) http://www.cut-al.org.br/agencia-de-noticias/56/s

Mas talvez alguns estejam interessados no carnaval, nas próprias benesses e que permanecem nas tetas do governo para sugar e quer se manter na moita, o artigo abaixo parece que faz parte desse interesse
http://www.servidorfederal.com/2012/02/site-e-pro

Mais um complemento é o tal orçamento de 2012 que serve, mais uma vez, para pagar dívidas.
http://notaveisinotaveis.blogspot.com/2012/02/edu

Gerson Carneiro

Quando os helicópteros do Exército davam rasante no estádio de São Bernardo do Campo, Lula e os companheiros levantavam as criancinhas para se protegerem.

Gerson Carneiro

Alô, alô, PSOL !!!

Me mostre uma foto do Lula fazendo greve em São Bernardo do Campo utilizando crianças como escudo !!!

Detalhe: o Lula fazia greve enfrentando os generais da Ditadura Militar e nunca discursou armado e nem utilizando crianças como escudo.

Gerson Carneiro

Alguém tem alguma foto do Lula fazendo greve em São Bernardo do Campo rodeado de criancinhas?

Jorge

As vezes tenho a sensação que o "povo" está mais precoupado com o Carnaval, a Copa do Mundo do que com o bem estar da população local. Esse episódio nos lembra que o Brasil atual, tão na "moda" mundo afora, ainda carece (e muito) de uma Democracia verdadeira. O sepisódios recentes nos colocam frente a frente com a nossa (ainda) triste realidade.

Luciano Prado

As ações criminosas cometidas das ruas de Salvador por PM são imperdoáveis e devem ser punidas exemplarmente.

Mas o governador do PSDB, Jaques Wagner é um inconsequente. Repete o mesmo discurso enfadonho que seu partido vem repetindo a séculos.

Ele diz que está fazendo um esforço sobrehumano para conceder um aumento (ele chama de aumento) no mesmo percentual da inflação, seis e poucos por cento.

Jaques Wagner parece que acaba de chegar de Marte e não se deu conta de que esse discurso é velho. Seus colegas tucanos já utilizam há muito tempo.

E olha que o "galeguim de zoi azu" ambiciona chegar a presidência da república.

Esse pessoal do PSDB não aprende…

Marcio Leandro

Não me venham pedir simpatia para com os PMS da Bahia ou de qualquer outro lugar. Tirando os bombeiros que eu admiro, o resto quero mais é que se exploda. Cometem arbitrariedades, abuso de autoridade e "cumprem ordens" ao descer o cassetete na população em manifestações contra os governos estaduais e municipais. Querem apoio da população que sejam melhor preparados e tratem melhor quem os paga.
PS: São militares e não podem fazer greve, que sejam punidos pelo motim.

JOSE DANTAS

É o começo de uma nova ditadura militar, agora com a participação da PM e facilitada pelo desarmamento da população. É a política grevista do PT virando-se contra si próprio. É a farra do conseguir pela força, fazendo a população que paga os salários de refém. É a oposição de braços cruzados pela frente e a pleno vapor pelos fundos, orquestrando a retomada do poder que não tem sido possível pelas urnas. A oposição é composta pelos que estão acostumados a mandar e mandarão, apoiada pela extrema esquerda do PT, que pratica o fogo amigo e pelos desesperados de sempre que jamais provarão do sabor do poder seja quem for o governo de plantão, simplesmente porque nada são e nem serão.É o caos estabelecido por uma população guiada por uma mídia podre e que não se dá conta do que ocorre, fazendo coro junto com ela em prol do retrocesso político que reconduzirá o Brasil as portas do FMI e os brasileiros da nova classe média a condição de sobrevivente a lutar pela bóia, como sempre. É a BLOGOSFERA de mãos dadas com o PIG.

Gerson Carneiro

Vendo os amotinados na ALEBA com tanta criancinha me faz pensar que Michael Jackson era mesmo inocente.

Gerson Carneiro

Será que spray de pimenta serve pra usar no acarajé?

Gerson Carneiro

A Ana Paula Padrão enfatiza "Um cerco Armado".

Óbvio, ela queria o que? Um cerco feito por um exército desarmado? E outra, ques está lá dentro está armado.

E o que aquela mulher queria levando aquela criança pra zona de conflito? Pelo amor de Deus…

Cadê os valentões que estavam fazendo arruaça nas ruas de Salvador? Cadê a valentia para enfrentar o exército?

Alguém acha que professores seriam capazes de invadir a AL? Por muito menos professores apanham muito mais.

    JOSE DANTAS

    Perfeito o seu comentário.

    Zé Brasil

    Prezado Gerson,

    Você teria maiores informações a respeito dos óbitos que (possivelmente) estão ocorrendo durante este motim em Salvador? Poderiam eles, em alguns casos, serem considerados como execuções?

    Desnecessário dizer que a mídia sectária não tem detalhado esta informação, ficando apenas na sua contagem macabra.

    Saudações Democráticas.

Gerson Carneiro

O motim só vai acabar quando o Prisco libertar o último refém: o PSOL

Douglas

Soldados lutam com as armas que lhe são úteis. Os políticos usam de artimanha e dessa tal "democracia" para enfiar, goela a baixo, na população, a idéia de que estão trabalhando para o social. Nada disso. São uns mentirosos e demagogos. Só se apresentam na época das eleições. Portanto, que venha a revolução. Porque esse país está dado aos leões. E nada mais justo do que os soldados e outras categorias descer o cacete mesmo. Ora, ficam pagando salários de fome ao trabalhador tratando-os como escravos e ainda querem se sair como bonitinhos na fita chamando todos de bandido? É muito bonito para quem usa a caneta, o prestígio, o poder para fazer o que bem quer. Aí, quando as coisas podem começar a fugir de controle corre para os braços de mamãe? Que é isso pô? Tu é o que para não investir no estado e assumir um reajuste justo para os PM`s que todos os dias enfrentam balas de peito aberto?

    Carlos

    Vc é um inrresponsavel que nao sabe que é inconstitucional, PM fazer greve ,e quem faz algo contra a lei é bandido,além de usar armas em situações absurda,são esses bandidos os principais responsaveis pela violencia cotidiana no estado .Quem é bahiano sabe que parte da PM controla a bandidagem ,quem não se lembra dos engarrafamentos no meio da madrugada no morro do aguia,onde o drive tru de Raimundão(Ravengar para os intimos) ;fila pra comprar cocaina ,estava protegido por viaturas da PM.Ou invadindo favelas e gritando bem alto pra todo mundo ouvir :"bandido tem é que roubar pra me dar dinheiro" Tem mais é que tirar esses bandidos todos da corporação ,e peneirar bem peneradinho pra ver quem ‚såo os policiais honestos.

David

FATO
.
Governo do PT usa exército para atenuar Greve.
.
QUEM DIRIA !

Sérgio

Pelo jeito, a crítica do PSOL calou fundo na consciência de muitos comentaristas.

É um partido de pouquíssima expressão nacional. Mas que pode incomodar, quando lembra certas verdades…

Operante Livre

ÀS vezes me parece que teria sido melhor ter nascido uma animal.
Ao menos não me sentiria tão mal sendo tratado como tal, um burro.
Ou, quem sabe um boizinho de presépio.

Evandro

Não se negocia com terrorista. Jaques Wagner está certo. "Greve" como essa que os participantes desse movimento fazem, o PCC já fez em SP em 2006.

Chamar esses indivíduos de "policiais" e o que estão fazendo de "greve", é um desrespeito com a classe trabalhadora.

    Fernanda

    "Não se negocia com terroristas". Frase da intransigência e da arrogância. Bush e os Republicanos dos EUA que o digam. Criminalização de movimento social não é mais monopólio da direita raivosa! Os tempos de inocência e de encanto pelo PT acabaram pra mim. Aqui no Paraná, que é governado pelo PSDB, uma greve da PM e da PC (polícia civil) já é iminente. O governador tucano Beto Richa não respeita os trabalhadores estaduais, incluindo a classe policial. Há uma emenda à constituição estadual que determina que todo servidos da segurança possua 3º grau completo no momento do ingresso à polícia. Isso representaria uma melhora significativa nos quadros policiais que refletiria em uma melhora no atendimento ao público, mas….. O governador tucano não quer regulamentar essa emenda. Espero que, quando a paralização acontecer (ainda neste mês), não aconteça o que aconteceu com os policiais baianos chamados de bandidos e terroristas. Independente do partido no governo, respeito ao servidor e melhor qualificação dos quadros policiais são necessários para se fazer frente à criminalidade crescente. Dilma tem um argumento na mão pra reformular em nível nacional a estrutura das polícias e seu emprego. Será que as coisas relativas à segurança pública continuarão do mesmo jeito que são desde algumas décadas?

Zé Brasil

Lendo alguns artigos no JB, hoje, 06.02.2012, aliás inundado de agradecimentos de grevistas e simpatizantes do motim da Bahia, causou-me espécie o artigo do ex-padre Leonardo Boff denominado "Onde está a insegurança e a segurança no Brasil" onde ele faz colocações do tipo "Que diálogo e negociação são possíveis e críveis quando se responde com a arma da violência, pondo militares contra militares?" e "Usem os 60 bilhões de reais, subtraídos do orçamento, para aumentar os salários deles, ao invés de dar segurança aos credores. O que conta mais, as pessoas ou os dinheiros ricos epulões? Esse dinheiro do povo é para servir ao povo, garantindo-lhe segurança confiável e respeitosa. Seguindo esta indicação do bom-senso, se acabam as rebeliões e os policiais terão a paz e o sossego necessários para desempenhar com sentido público e com honradez a sua alta e arriscada missão.", dentre outras.
Eu perguntaria ao admirado de longa data Teólogo e, hoje, autodenominado "Ecoteólogo", seja lá o que isto signifique e escritor, que tipo de negociação cabe quando se coloca um revólver na cabeça da sociedade, na medida em que os cidadãos fiquem expostos e indefesos à sanha dos marginais e vândalos que pululam nossas cidades desde há muito tempo? Quem mora num grande centro sabe o que é o assalto nosso de cada dia em suas esquinas em plena luz do sol. No que diz respeito a "pondo militares contra militares" existiria espaço para a Ordem Pública, dever de todo mandatário ou alguém gostaria de ver Salvador em chamas sob o império do terror e da bárbarie? Não ví no artigo uma única menção às crianças que estão sendo usadas irresponsavelmente por seus genitores como escudos humanos no prédio ocupado. Recomenda ele o uso de R$ 60 bilhões de Reais baseado em que dados? E se os amotinados considerarem pouco esta soma poderia o Vaticano, a seu pedido e intercessão, contribuir com um pouco de seu rico tesouro (terreno!) para completar o butim?
Trabalhei anos a fio numa atividade pública vital para a Sociedade Brasileira. Greves ocorreram mais do que uma vez e nossa valorosa Categoria sempre teve, tem e sempre terá como ponto de Honra Profissional o atendimento sem qualquer descontinuidade de serviços essenciais aos Cidadãos Brasileiros em todos os quadrantes de nosso País. Tivemos bons acordos e outros não tão bons, contudo no balanço de perdas e ganhos de nossa Categoria o saldo foi positivo ao longo dos anos. Nunca nos permitiríamos jogar com as vidas humanas de nossos concidadãos em benefício de reivindicações de nossa Categoria. Não existe o jogo do ganha-ganha sempre, meu estimado Teólogo, simples assim. Solidarizar-me-hei com todas reivindicações justas de todas categorias em respeito ao Trabalhador Brasileiro. A motins, jamais!

Apolônio

Em Minas Gerais no governo do Sr. Azeredo do PSDB, houve uma revolta da PM, com aquartelada, inclusive com um praça morto. Depois disso, veio o governo Itamar e anistiou os grevistas, durante seu governo houve sucessivos aumentos salariais para essa categoria, distanciando então de outros funcionários, como professores, médicos e demais profissionais da saúde, bem como outros funcionários de outras secretarias. Com a eleição de Aécio, o fosso aumentou. Hoje um professor com curso superior, com mestrado e tudo mais ganha menos de que um PM. O absurdo é que atualmente qualquer patente hoje da PM ganha mais que qualquer patente das forças Armadas. Isso é algo impensável, pois PMs, bombeiros, segundo a C.F, são forças auxiliares das forças armadas. PM e bombeiros militares tem o direito sagrado de reinvindicar, mas, fazer greve não. Isto é proibido pela C.F. Const. é um pacto social que todos devemos respeitar. Devemos hoje elogiar sim, as forças armadas de nosso país, que mesmo não ganhando muito, tem dado mostra de grande disciplina e de hierarquia.

    Renato

    Mas a constituição é clara. a PM e os bombeiros, ambos forças auxiliares das forças armadas, são subordinadas aos governadores do estado.

Daniel Alves

Enfim alguém publicou alguma coisa favorável aos policiais. Parece que é quase impossível não se alinhar ao coronel.

Daniel Alves

Certamente os intransigentes nessa historia são os policiais, essa casta sempre foi muito bem remunerada!

Daniel Alves

Certamente os intransigentes nessa historia são os policiais, essa casta sempre foi muito bem remunerada!
Nossos governantes sempre remuneraram bem os policiais, essa raça são uns maus agradecidos.

zamora

Discutir PSOL é o mesmo que duas pulgas brigando prá ver quem é a dona do cachorro…

Gerson Carneiro

Existem 4 entidades da PM na Bahia. 3 delas estao negociando sem imprensa. 1 delas,a do Prisco (PSDB) e do Ronaldo Santos (PSol) confrontam.

Gerson Carneiro

Ronaldo Santos, secretário geral do Psol na Bahia é o "colaborador político" de Marco Prisco, líder dos amotinados. Caiu a casa do PSOL.

Gerson Carneiro

Demagogia barata.

O assistente do Marco Prisco, líder dos amotinados, é o Secretário Geral do PSol na Bahia,Ronaldo Santos, e o Marco Prisco é candidado a vereador pelo PSDB.

Tá bom ou quer mais?

O_Brasileiro

Trecho do livro "A arte da guerra", de Maquiavel:
"… os reis devem temer aqueles que tomam por arte sua a guerra, pois sem dúvida alguma o nervo dos exércitos são as infantarias. De forma que, se um rei não ordenar as coisas de modo que seus infantes em tempos de paz estejam contentes em voltar para casa e viver de suas artes, sucede necessariamente que se arruíne, porque não há infantaria mais perigosa do que aquela composta por soldados que fazem a guerra por arte; porque força o rei a promover sempre mais guerra (Pinheirinho??? Cracolândia???), ou a lhes pagar sempre, ou a viver sob o perigo de lhe tomarem o reino."

    Richard

    É básico, o Jacques Wagner assumiu a máquina do coronelismo baiana há muito tempo. Tanto ele como vários outros líderes petistas são novos coronéis, daquele tipo descrito por Jorge Amado em Gabriela, a começar pelo maior expoente de todo: Lula. Reforçaram tanto o proselitismo coronelístico, cujas estruturas aprenderam a manejar como sábios calejados de tanto combatê-lo. Mas, pera lá, não confunda esse movimento de policiais com o MST. Há diferenças gritantes entre um movimento sociai e espamos de cachorros. Confie em cães, não em cachorros. Entende?

Julio Silveira

Acho que esse maniqueismo que ocorre na politica brasileira uma "josta". Por que impede aqueles que são as vitimas, em qualquer situação, de se tocarem que tudo é armado para que sejam sempre eles as vitimas. Sei que muitos dos que comparecem até nos blogs, alinhados politicamente, irão se beneficiar, estão prestando serviço, remunerado? talvez. Poderão estar assessorando alguem, com poder. E por isso defendem com unhas e dentes seus salarios, seus empregos. Mas não todos. A maior parte são apenas de inocentes uteis mesmo. Esse caso do Pinheirinho foi lapidar de tanta injustiça e indignidade, mas tanto no trato do governo paulista como na reação de seus adversários politicos. No caso do governo Central até um tanto quanto protocolar. Talvez por que tenha sido omisso na busca pela solução, sei lá. Mas se pudessemos metrificar culpas, sem duvida o principal partido da oposição aos tucanos estaria lá, com sua pequena fração, mas lá. Os unicos unicos inocentes neste triste episodio foram a vitimas de sempre, os mais despossuidos, neste caso os moradores, gado conduzido ao brete. No caso da PM bahiana, o governo queiram ou não, também tem grande parcela de culpa, por que foi omisso, deixou acontecer, podia ter negociado antes, se antecipado. Afinal, a inteligencia é apenas para o cidadão, ou a ditadura é tão grande que ninguem informa ao principal mandatário do estado sobre a possibilidade da greve. Sei que aqui, muitos crêem na inutilidade de um aparato policial, eu não. Vejo a Policia como necessária, e deveriam ser dignmente remunerados, pela sua necessidade social neste momento da construção da cidadania. Critico sim, a cultura, não me agrada os metodos empregados cultivados de lidarem com os cidadãos. Cultura, do tempo que vem do tempo em que o Brasil era construido por degredados e escravos, e que capitães do mato eram o braço direito dos sinhozinhos no mister de amansar, ou buscar escravos fugitivos. Hoje os sinhozinhos estão nos palacios, talvez tenham sempre estado. Mas para se mudar culturas ditatoriais, o remédio é democracia, não a que muitos aqui defendem, a do poder absoluto para um unico senhor, um sinhozinho moderno, ou nem tanto. Ma de uma democracia, em que o cidadão tivesse poder para avaliar e permitir a quem seria merecedor ter as melhores remunerações. Pode ser que assim jamais escolheriam viver na penuria na sua grande maioria, suntentando uns poucos privilegiados, que sem qualquer receio de represália, ou pudero, se auto remuneram, muitas vezes acima de quem dá a vida pela cidadania, acima de professores, policiais, garis etc, etc, etc…

    Julio Silveira

    Me desculpem algumas palavras repetidas, alguns erros de digitação. Espero não ter perdido a essência. Obrigado Azenha.

    ana

    Respondendo o Psol da Bahia.

    O Psol está responsabilizando o Governo da Bahia, porque está apoiando esse terrorismo, como também o PCdoB baiano. Mas a maioria da população baiana está com o governador, é isso que doem neles.
    Não tem que ter anistia para esses bandidos vestidos de farda não.

    Julio Silveira

    Ana, a que se ter muito cuidado. O Povo da Bahia até bem pouco tempo atrás idolatrava ACM. O povo pode e é conduzido, tem sido assim secularmente no País. Os instrumentos estão ai, a vista. As vitimas? a propria cidadania. Em nosso atual sisteme eu sempre irei preferir responsabilizar os detentores do poder, por que eles tem os instrumentos para evitar qualquer situação, quando é do seu interesse. E a propósito não faço parte de nenhum partido, mas sou critico e tenho sentimentos e me alio a construção da cidadania de meu país, alguns nem sabe o que isso significa.

Benê

O PSol é um partido da negação de tudo. Depois que se aliou ao DEM e PSDB contra Lula, perdeu a credibilidade.

    beattrice

    Quem perde credibilidade é quem rasga compromisso de campanha como dona Dilma privatizando aeroportos.

    Douglas

    Beattrice, esqueceu de informar que está se aliando ao PSD (do Kassab) em São Paulo. Ainda vem coisa pior por aí. Só falta o EUA intervir neste estado de merda que aqui se encontra. Como tá na época do carnaval vou lembrar uma frase de frevo pernambucano para essa situação no mínimo sei lá o que. "Eu acho é pouco. É bom demais". Esse PT tá dando nó em pingo dágua. E ainda tem blog por aí defendendo esse partido que está se tornando fascista.

    beattrice

    Entreguista, o primeiro passo do fascismo, pergunta ao Sarkô.

@jrrosado

No Brasil um policial militar,soldado, ganha o dobro ou mais que uma professora. Precisa dizer mais alguma coisa?

O_Brasileiro

Os petistas que comentam aqui (e que não são poucos!) não vão gostar do elogio, mas, o melhor senador da oposição, Aloysio Nunes Ferreira, (quase tão bom quanto o Cláudio Lembo) acertou em cheio em comentário que o vi fazer no jornal sobre seu projeto de lei para os serviços públicos. Ele disse que policial militar não pode fazer greve, porque nenhum militar pode fazer greve!
Ele está totalmente certo!!!
"Greve" de militar é motim. E ponto!

P.S.: Se os tucanos fossem um pouco mais inteligentes, o Aloysio seria o candidato deles a prefeito de São Paulo.

EUNAOSABIA

PT = Partido dos Tanques.

Não tem preço ver petista pedindo arrego aos gorilas de 64.

Perderam… PT nunca mais..

Gerson Carneiro

<img src=http://www.blogcidadania.com.br/wp-content/uploads/2011/06/psol-direita.png>

Alguma dúvida quem é o PSOL?

    LULA VESCOVI

    Menos Gérson,voçê sabe que está tentando manipular algum incauto.A origem do PT foi assim.Não lembra da história da esquerda que a direita adora?O Brizola vivia dizendo isso.O PT trai tudo o que pregava e a culpa é de quem renegou o governo e se manteve fiel a seus príncipios?

    Gerson Carneiro

    Peço desculpas, não sabia que o princípio do PSOL era ficar ao lado dessa gente aí.

    José Carlos

    Pois em MG o PT volta e meia se alia ao PSDB.

    leandro

    E se aliar a sarney, temer, collor…..e quem sabe a kassab?

    Rodrigo Leme

    Se o princípio do PT envolve Collor, Maluf, Sarney, Calheiros…

    ana

    Lula,
    VOCÊ, não escreve com Ç.
    Vá estudar mais cara, para não escrever abobrinha.
    Hoje, com o governo do PT, só não estuda quem não quer, o Brasil mudou.
    Era da Privataria passou.

    Jose Mario HRP

    Bem lembrado, a encrenqueira mor e um bando de fascistas comemorando sua pequena vitória de Pirro!
    Eles "iam" dar tapa na cara do Lula, mas acabaram sem mandatos ou ajoelharam e rezaram!
    Dá-lhe LULA!
    E mudando de lado , toda força aos grevistas que tem que dar de comer as familias e foram enganados pelo Jaques cachaceiro mentiroso!
    Ser de esquerda é estar do lado do trabalhador!
    E Dilma deveria rever seu apoio a esse incompetente!

    Luciano Prado

    Acho que não é por aí.

    Respeito sua opinião, mas Jaques Wagner está pisando na bola no trato do problema salarial da PM da Bahia.

    Não me parece que se possa comparar – nem de longe – o PSOL com esses udenistas entreguistas.

    O Brasil mudou, Jaques Wagner deveria ter acompanhado essas mudanças.

    luiz pinheiro

    O Jaques Wagner argumenta (está no Globoonline) que deu 30% de aumento real aos policiais em cinco anos de governo. Se isso é verdade, como sustentar que o governador esteja ¨pisando na bola"? Nas suas contas, Luciano, de quanto foi o aumento dos policiais nesses cinco anos? Acusar o Jaques Wagner, tão proximo aos governos Lula e Dilma, de "não acompanhar as mudanças no Brasil" me parece inconsistente.

    ana

    Eles fazem política com o fígado, Gerson.
    Em 2001 houve uma greve aqui na Bahia quando eles eram situação, e o que foi que aconteceu? Era polícia agredindo polícia. Hoje é polícia agredindo o povo baiano, sabe por que? Por que o povo está com o governador. O povo baiano não apoia terrorismo .
    Gerson, o que me deixa triste e ver o PCdoB da Bahia dando apoio a todo esse horror, quando não deveria, eles têm cargos no governo baiano e no Governo Federal.
    Será por que é ano politico?
    O cabeça do terrorismo aqui, é filiado do PSDB e candidato a veriador.Foi expulso da polícia desde 2001,
    como pode um ex-policial ter tanta força?
    Gostei dessa foto, um abraço.

    José Vitor

    Eu nunca me esqueço dessa foto…os radicais imbecis supostamente da esquerda comemorando com o lixo mais pútrido que existe no Brasil, em matéria de política.

    Maria

    http://acervo.folha.com.br/fsp/2004/06/18/2

    nossa o Gerson pegou uma foto de 2004
    vejam o link galera!

_Rorschach_

Não entendi nada.

Os grevistas são do PSDB e os que batem são do PT?????

Vou repetir uma frase postada, se não me engano, pelo Franco Atirador num outro post:

"Hoje não temos mais governantes, só gerentes de negócios…"

    beattrice

    No Brasil o improvavel se cumpre a cada dia.
    PSDB em greve, PT cercando com tanques uma Assembleia.
    Quem te viu, quem te ve.

Alexandre Lins

O problema do PSOL eh INFANTILIDADE CRONICA! Eles devem estar com saudades do Toninho Malvadeza!

marcosomag

É comovente ver o PSOL , de novo, aliado ao PSDB e DEM contra o PT. É a "esquerda" que a direita gosta! Os policiais devem ter direito à greve, assim como todo trabalhador. Mas, este direito deve ser usado em último caso, e com sabedoria para não deixar o povo sem segurança. Até assembléia de policiais é algo muito delicado pois o direito de reunião é garantido para cidadãos desarmados, o que não é o caso. Colocar uma tarja preta no uniforme, distribuir panfletos à população denunciando as más condições de trabalho seria mais sábio e granjearia a simpatia do povo ao movimento.

Maria

Fui pesquisar sobre a PEC 300 e caí num site de policiais baianos. Não sou contra reivindicações trabalhistas por parte de qualquer classe. Mas, é estranho ler no meio do manifesto"…Ninguém pode ser punido por lutar pela sua própria sobrevivência". Então por que a PM ataca tanto e tão eficientemente grevistas de outras classes? Só há solidariedade entre os que estão armados? E ainda por cima em nome do Estado?!! No site eles conclamam a resistência (tudo bem) e dizem que a greve de PM já está garantida em 9 estados e outros 11 irão decretar a paralisação.Tá tudo muito articuladinho, não tá não? Tem cheiro de queimado no ar (vide o Equador no passado recente)

Fernanda

Salve o PSOL!!! No segundo reinado, o escritor Oliveira Viana escreveu sobre os dois partidos então existentes: " Nada mais conservador que um liberal no poder. Nada mais liberal que um conservador na oposição". Sobre bloqueios de vias públicas, quando são o MST (nada contra, gosto deles) tá tudo certo. Marchas de todos os tipos podem bloquear vias, pois são emanações da vontade popular. Nada mais justo. Agora quando o PT é governo (já votei muito nesse partido), são marginais que bloqueiam e impedem o direito do cidadão de ir e vir (argumento recorrente dos reacionários paulistas)…. Outros grevistas, estudantes e manifestantes encapuzados são guerreiros da liberdade, agora….. quando o PT é governo…… O MST faz questão de mostrar enxadas e foices, pois são ferramentas de trabalho (justo), por outro lado…. Quantos políticos ou cidadão comuns foram alvejados ou agredidos pelos grevistas; NENHUM! Quem tiver PROVA do contrário que se manifeste…. O aumento da criminalidade, nesses casos de greves da polícia, é esperado, mas imputar culpa aos grevistas é criminalizar um movimento social! Todo meu apoio aos manifestantes que não agrediram ninguém até agora, pelo contrário, foram agredidos bem como seus familiares por força do Exército, PF e Força Nacional mandadas pelo governo do PT para reprimir reivindicações legítimas. Lula batizou um navio da Petrobrás de João Cãndido, o "Almirante Negro" . Segundo Dilma, Joao Cândido seria um amotinado e criminoso, com direito à vaga em presídio federa e tudo!!! SAUDADES DO MEU BARBUDINHO….

    Lenin

    Novamente?!E ném se deu trabalhor de escrever um outro post…Boletim via net;mais barato,porém,pouco criativo.

    Fernanda

    ?

Messias Macedo

O reajuste salarial a ser anunciado pelo governo da Bahia – reajuste salarial grafado [e pensado] entre aspas(!) – corresponderá ao índice inflacionário de 2011… A mesma prática dos governos carlistas… Os vencimentos são recompostos num dia e a partir do dia seguinte (re)começa um novo ciclo de depreciação… Portanto, o que o Sindsaúde deve cobrar do governo são as respostas atinentes à implantação do PCCV, regularização da GID e da situação dos servidores MARGINALIZADOS – perdão, ato falho -, servidores municipalizados da SESAB, pagamento imediato da URV, enfim, cobrar do governo um posicionamento claro, transparente e objetivo… De tanto ‘enroleichan’, um dos resultados está sendo a greve dos policiais militares… E aproveitar que o governador e os seus prepostos estão exaltando a importância absoluta do respeito às decisões do Poder judiciário, lembrá-los que a sentença do Tribunal de Justiça da Bahia – que trata da URV – está em fase de execução desde o ano passado… E ao que parece, este discurso de democracia, responsabilidade, respeito às decisões judiciais é mera bravata, o mesmo estratagema espúrio e esgarçado utilizado pelos [tiranos] governos de direita – e de esquerda: de novo, aspas, agora em relação à [suposta] ideologia de esquerda. Para completar nossa desgraça, o tal reajuste deveria ser pago no mês da data-base, ou seja, janeiro! O pagamento retroativo não será corrigido com os juros de mercado, os juros que nós, pobres mortais, pagamos ao Estado e ao setor privado! O Haiti é aqui? [Na Bahia] O Inferno é aqui!

Bahia de 'Nois' Bananas [enrolados nas palhas das bravatas!]
Messias Franca de Macedo

Messias Macedo

… Os últimos episódios traduzem uma das mais nefastas nódoas a macular para a eternidade o nosso Estado… Lamentável! Lastimável! Abominável!… Muitos dos que comeram poeira(!) para eleger este grupo político agora são, publicamente, xingados de bandidos e de marginais! Como será que a população passará a enxergar os policiais militares depois destas declarações do ex-sindicalista (sic) e dos seus asseclas?!…
Mais do que nunca, triste Bahia!

Respeitosas, democráticas e civilizatórias saudações,

Messias Franca de Macedo – servidor MARGINALIZADO – perdão, ato falho -, servidor municipalizado da SESAB (Secretaria da Saúde do Estado da Bahia) – admitido via concurso público

Messias Macedo

A HISTÓRIA, REALMENTE, SE REPETE COMO FARSA E TRAGÉDIA! OU, EM TEMPO DE CATARSE IDEOLÓGICA!
“Acho que, no caso da Bahia, o próprio *governo articulou os chamados arrastões para criar pânico na sociedade. O que o governo tentou vender? A impressão que passava era de que, se não houvesse policial na rua, todo o baiano era bandido. Não é verdade.”
”A Polícia Militar pode fazer greve. Minha tese é de que todas as categorias de trabalhadores que são consideradas atividades essenciais só podem ser proibidas de fazer greve se tiverem também salário essencial.”
“Se considero a atividade essencial, mas pago salário micho, esse cidadão tem direito a fazer greve. Na Suécia, até o Exército pode fazer greve fora da época de guerra.”
* governo [do carlista] César Borges
Declarações proferidas por Luiz Inácio Lula da Silva, candidato a sucessor do tucano Fernando Henrique Cardoso na Presidência da República. Em campanha na cidade gaúcha de Santa Maria, 2001.
EM TEMPO I – Líder do movimento grevista que atormenta a Bahia há cinco dias, o soldado Marco Prisco corrobora agora a versão difundida por César Borges em 2001. Afirma que o então deputado Jaques Wagner ajudou a montar o esquema de financiamento da greve de 11 anos atrás.
EM TEMPO II: a senadora e petista Marta Suplicy é também, atualmente, colunista da Folha de São Paulo (sic)

Messias Franca de Macedo
Bahia, República de ‘Nois’ Bananas [enrolados nas palhas das bravatas!]

Gilberto

Aqui estamos nós "de novo" misturando alhos com bugalhos…

Fato 1 – O Governador Jacques Wagner épéssimo, trata os funcionalismo e os movimentos sociais com a mesma cartilha de ACM, Paulo Souto e CIA LTDA… lamentável… foram muitas as esperanças depositadas neste Governador, nem nóa que votamos nele acreditamos na vitória no primeiro turno que ocorreu no peimeiro mandato… um trabalhista, um sindicalista, um politico de esquerda… esperavamos um goverso mais parecido com o Governo federal de Lula… qual nada, truculencia e corte de salarios foi a marca desse governador.

Fato 2- Os PM ganham mal, o salário é baixo o serviço é perigoso… o salário que os PMs ganham os obriga a viver junto com os bandidos…

Fato 3 – Os PMs são muito mal preparados, tenho mais medo de encontrar um PM mal humorado que um ladrão mal humorado… já vi dezenas de exemplos… ja presenciei PMs dando tapas na cara de gente de bem, simplesmente pq podia… precisariamos ter academias de policia, com vestibular, depois de 2 anos podia ser guarda sem armas, depois de 4 anos podia ser policial armado… com disciplinas de filosofia, sociologia, direitos humanos, direito básico, defesa pessoal, legislação e etc etc etc… mas isso é utópico

Fato 4 – os fatos anteriores são linhas de um mesmo nó, mas são a mesma coisa e um não pode ser justificativa para outro

eunice

Eu não entendo nada desse assunto daí da Bahia, mas sou racional.
Salário de 1.300 é pouco para qualquer pessoa.
Gente de fora da polícia não deveria liderar uma greve, por que mesmo que eles não tem lider proprio?
Por que não fazem paralização normal? Igual a todo mundo? Isso de usar armas está errado e deslegitima a coisa. Além de ser perigoso.
POlicia tem que ganhar mais que os outros, ou todo mundo ganha mal na Bahia? A midia poderia mostrar um contracheque. E o Goveno não deveria ter demorado tanto, seja para qual lado fosse…

Paulo Rick

Esse bando do PSOL sempre foi assim, são uns parasitas da pior espécie. Querem aparecer, e fazer demagogia barata. Estão usando parte da PM. Agindo de maneira irresponsável e criminosa.

    noscid azevedo

    No passado, a Heloiza Helena andava abraçada ao "coronel do dem do rn, aqui chamado de zé agripino do rabo de palha, e agora querem defender a polícia, onde será que iremos chegar?

    leandro

    É mesmo,onde iremos chegar, o PT vive abraçado ao coronel do Maranhão, zé sarney, e agora é contra greve por melhores salários de uma categoria.

    beattrice

    E nem é só esse o "coronel" a que dona Dilma vive abraçada.
    CADE MORAL?

    Araquem

    "Esse bando do PSOL sempre foi assim, são uns parasitas da pior espécie. Querem aparecer, e fazer demagogia barata. Estão usando parte da PM. Agindo de maneira irresponsável e criminosa."

    Exatamente o que estava escrito na nota do PSDB sobre o Pinheirinho:

    "Esse bando do PT sempre foi assim, são uns parasitas da pior espécie. Querem aparecer, e fazer demagogia barata. Estão usando o Pinheirinho. Agindo de maneira irresponsável e criminosa."

    Araquem

    "Esse bando do PSOL sempre foi assim, são uns parasitas da pior espécie. Querem aparecer, e fazer demagogia barata. Estão usando parte da PM. Agindo de maneira irresponsável e criminosa."

    Igualzinho a nota do PSDB sobre o Pinheirinho:

    "Esse bando do P"T sempre foi assim, são uns parasitas da pior espécie. Querem aparecer, e fazer demagogia barata. Estão usando o povo do Pinheirinho. Agindo de maneira irresponsável e criminosa."

flavio

A direita brasileira (Dem, psdb, psol, pstu, etc.) sempre tenta fabricar uma crise nos governos de esquerda para desviar a atenção das barbáries tipo Pinheirinho.

    eunice

    Desculpe, não entendi, PSTU direita? Então consideranto o ponto de onde parte a fala, qual a sua referência politica?

    Lucas Parente

    Flávio, moro numa pequena cidade do interior da Bahia. Hoje os bancos e o quase todo o comércio fecharam as portas por aqui simplesmente por medo. Estou indignado com a barbárie do Pinheirinho e me junto às vozes de protesto. O fato, porém, é que vivemos, na Bahia, atualmente, uma grande crise – medo generalizado, assaltos, assassinatos… Crise que necessita de solução rápida. Acho q o governador tem q negociar com a categoria em greve.

Fernanda

A PM não era ineficiente? Agora virou serviço essencial? Todo PM não era um bandido reacionário, um capitão-do-mato? Quando a PM pára de trabalhar e os marginais "bonzinhos" e "injustiçados" veem-se livres da ameaça daqueles malvados, a porca então torce o rabo! Segundo alguns "legalistas' de plantão (ANTIGAMENTE CONSIDERAVAM AS LEIS MEIOS DE DOMINAÇÃO SOBRE O PROLETARIADO), policiamento é serviço essencial e não deve ser paralizado. Educação então não é essencial e pode ser paralizada? Saúde tb não é essencial?. Só segurança é essencial? Então os fósseis da ditadura ainda são essenciais? Segundo alguns aki, a PM é então mais essencial que saúde e educação, pois não pode ser paralizada nunca? As ruas da Bahia estão livres da PM (aqueles anencéfalos, segundo alguns), que os críticos da PM se mudem para lá e vivam os ares de tranquilidade, paz e liberdade então. HIPOCRISIA POUCA É BOBAGEM!!!

Plinio Alencar

Concordo plenamente, o governo da Bahia está criminalizando os movimentos sociais.

JOSUE MECENAS

FORME SUA OPINIÃO:

Link para o site Polícia e Política de Alcindo da Anunciação. http://www.policiaepolitica.com.br/

JOSUE MECENAS

O PSOL sempre faz o jogo do "quanto pior melhor".

Nem uma palavrinha sobre as reiteradas ações de terror praticadas pelos PMs em todas as suas greves.

Por mais que sejam válidas as reinvidicações salariais NADA justifica o clima de terror espalhado no estado e as atitudes de bandidos que os policiais adotaram:

1) PMs portando armas nas manifestações
2) Retenção das viaturas
3) Ocupação da Assembléia Legislativa
4) Ataque à população com a tomada de ônibus e outros veículos mediante uso de armas, para fechar a Av. Paralela e o Centro Administrativo;
5) Ataques a balas a agências bancárias
6) Tiros no centro de Feira de Santana
7) Tiros no prédio da Polícia Civil causando a morte de uma mulher que estava na fila da sopa próxima ao prédio
8) Homens encapuzados transitando de moto e armados espalhando terror.

Sobre estes pontos, que até as pedras sabem que foram causados pelos PMs, os oportunistas do PSOL não dizem uma palavra.

Abaixo o link da ASPRA onde você pode pesquisar as reinvindicações dos PMs: http://www.asprabahia.com.br/

Segue link com nota recente do Governo da Bahia: http://www.comunicacao.ba.gov.br/conteudo/arquivo

É importante destacar que NÃO chegou à população baiana nenhuma notícia relevante sobre o andamento das negociações antes da deflagração da greve, nem por parte do governo, das associações de PMs ou da grande imprensa.

ANALISE OS VÁRIOS ÂNGULOS ANTES DE JULGAR, mas, a despeito de qualquer coisa, NÃO é possível aceitar que um policial em greve se comporte como bandido.

    Renato

    Desculpe, estas coisas que voce elencou já não ocorrem em dias normais, ou seja sem ter greve, é uma pergunta não uma afirmação. Acho que a culpa é do ZORRO, depois que mocinho começou a usar mascará, nos acostumamos com a imagem…

    JOSUE MECENAS

    É evidente que estas coisas não ocorrem em dias normais. Não entendi sua "pergunta".

    Julio Silveira

    Esse meu filho, querido enquanto enquanto me obedecia, que aprendeu comigo todos os seus passos hoje me agride fazendo o que lhe ensinei. Ovelha negra.

damastor dagobé

fico pensando o que tem na cabeça esses que condenam quem arrisca a vida a todo momento, pra proteger suas vidinhas imprestáveis, por míseros 1000 real por mês..
o que tem na cabeça até imagino mas não pode ser dito nesse horario com crianças na sala..mas quem eles são pode-se dizer sem medo de errar: são obviamente patrões escravocratas que morrem de medo de se o estado pagar mais que a miseria que pagam fiquem sem ninguem pra explorar….qq concurso arrasta multidões
que estão fugindo dos senhores de escravos que formam o patronato desse país..

Marcia Noemia

Estou impressionada com a cobertura da imprensa nativa com este episódio dos policias da Bahia. Eles deviam fazer esta cobertura também no episódio Pinheirinho. Onde está a população para apoiar este movimento?

    JOSUE MECENAS

    A população não apoio o movimento em virtude da forma como foi orquestrado, semeando o terror na sociedade. Alguém imagina que a população apoiará um PM que passa a agir como bandido?

JOSUE MECENAS

Segue um link contendo tabelas de salários de Policiais Militares em todos os estados:
http://www.salariospm.xpg.com.br/

EUNAOSABIA

Nunca pensei na minha vida ver dois governos do PT mandarem colocar os tanques nas ruas para reprimir uma greve.

Jamais pensei em ver um presidente e um governador do PT pedirem arrego aos "golpistas de 64"…

Jamais pensei em ver um presidente e um governador do PT pedirem arrego aos "Gorilas de 64"""

A foto do Urutu com a Ponto 50 na torre estacionado em pleno pelourinho já correu o mundo.

Isso sim é operação de guerra e 94 mortos sim é barbárie.

O Pinheirinho é fichinha para o que estão fazendo na Bahia….

"""""EUA pedem que americanos considerem adiar viagens à Bahia. O governo apela ainda para que os americanos monitorem as condições de segurança em Salvador …"""" O Globo.,.. vergonha mundial.

O Pinheiro que vocês tentaram de todos os modos internacionalizar não chega nem perto do que está ocorrendo na Bahia…

Nunca vou esquecer o dia em que um governo do PT mandou os tanques pras ruas reprimir grevistas.

    CARVALHO

    voces não compreendem que é uma jogada, estúpido!!!!!!Que isso cheia a destabilizaçãode governo, que eles querem desfocar o caso de Pinheirinho, não foi que fazia (e quem sabe, ainda faz) a CIA

    leandro

    rsrsrs…agora a culpa é da cia. VNEN. O pt bota exército na rua para enfrentar grevistas e tudo é uma "jogada" para desfocar o Pinheirinho… Tá certo..pois eu acho que foi uma jogada para que tirar o foco da privatização dos aeroportos. Teoria da conspiração, eu prefiro essa..rs…

    beattrice

    uma jogada para que tirar o foco da privatização dos aeroportos
    Teoria por teoria fico com a sua.

    MAGNO

    Agora, "as forças de repressão do estado" são meros "grevistas"? Do meu ponto de vista, a PM baiana "desintegrou-se". O que existe são "milicianos armados" ocupando "a casa do povo", escondidos atrás de mulheres e crianças. O governador deveria aproveitar e se tornar o primeiro governo estadual a extinguir a polícia militar que é um dos últimos entulhos da ditadura.

    Miguel

    Mas nao estava obvio que o factoide criado pelo tucano na bahia era pra desviar a atencao da truculencia da pm paulista em pinheirinho, usp e cracolandia?? pra quem ainda tinha duvidas, os tradicionais trolls confirmam com comentarios assim.

    Renato

    Eu não te conheço. Mas há 20 anos atrás jamais pensava em ver do PT o que você comenteu e o que eu vi.
    É a esquerda com a sua genética propensa a cala-te boca.

    ana

    EUNAOSABIA
    Acho que vc está mal informado ou é daquele que apoia a Privataria Tucana.
    Chamar esse terrorismo de greve, paciência.
    Em 2001 o governo da turma de ACM deu foi cacetada nos grevistas, hoje, são alguns bandidos vestidos
    de farda que agride a população.
    O povo baiano apoia o Governador do PT, é isso que deixa muita gente com o cotovelo ardendo de raiva.
    Democracia não é terrorismo.
    Em vez de não saber de nada, procure se situar no que está acontecendo realmente.
    Já que vc não sabe, fique sabendo agora: O CABEÇA DA GREVE MARCOS PRISCO É FILIADO AO
    PSDB E É CANDIDATO A VERIADOR EM SALVADOR.

ValmontRS

O que mais me assombra neste episódio é o despreparo da nossa imprensa, que contribui para desinformar e ampliar o clima de caos na cidade de Salvador._Em primeiro lugar, não se pode falar em GREVE de militares, porque tal instituto não existe em nosso ordenamento. A Constituição Federal é taxativa (art. 142, § 3º, IV): "ao militar são proibidas a sindicalização e a greve."_É indiscutível o mérito da questão remuneratória dos policiais militares, contudo, não se pode admitir ações armadas, reivindicar direitos à bala, infringindo a lei e afrontando o estado democrático._Levantar armas contra autoridades constituídas não é manifestação democrática. Segundo a nossa Constituição, apontar armas contra motoristas de ônibus para provocar desordens, depredações e pânico em meio à população é crime inafiançável e imprescritível, quando praticados por militares (não cabe sequer habeas corpus)._Senhores jornalistas, por favor, LEIAM E RESPEITEM a nossa Constituição. Levante militar não é GREVE, é SUBLEVAÇÃO, MOTIM ou GOLPE.

    PedroAurelioZabaleta

    É isso aí, ValmontRS.
    Matou a cobra, e mostrou a danada morta.
    Alguém aí ainda não quer entender?

    Douglas

    já disse e repito. Essa tal da constituição só serve para os fdp dos políticos. De nada e nenhuma serventia serve para o povo brasileiro. Já se sabe que essa tal constituição e nada é a mesma coisa. Porque se ela existisse o primeiro a respeitar seria o próprio governo. Já que ele próprio não respeita, então porque cobrar dos que não atentem para ela? Se é então por falta de respeito (leitura) à constituição, então leia esse texto http://starnet15club.blogspot.com/2011/09/remuner… . Talvez, se você não for o caso, algum parente pode está sendo desrespeitado em algum ponto dessa constituição pelos que a criaram.

    Renato

    Estranho, quando um levante é contra o governo do PT é terrorismo e fere a constituição, mas quando os invadem uma propriedade localizada em estados governados pela oposição não fere a constituição. É fim social.

    Renato

    Valmon, esse artigo é taxativo e explicito e aplica-se às forças armadas que estão sobre a autoridade suprema do Presidente da República e não a PMs.

    Você precisa de umas aulas primária de interpretação de Texto.

    ValmontRS

    Negativo, companheiro. Policiais militares, por definição da própria Constituição, são servidores militares e submetem-se ao mesmo artigo.
    "Art. 42 Os membros das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares, instituições organizadas com base na hierarquia e disciplina, são militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.
    "§ 1º Aplicam-se aos militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios, além do que vier a ser fixado em lei, as disposições do art. 14, § 8º; do art. 40, § 9º; e do art. 142, §§ 2º e 3º […]"
    Quem precisa de noções mínimas de Direito Constitucional é você, Renato.

herivelto canales

Os policiais sempre têm razão.

Quando obedecem ordens para reprimir manifestações à base de gás lacrimogênio, bombas de efeito moral, cacetes e balas de borrachas – quando não usam balas de verdade – eles têm razão e não dão a mínima importância se são jovens, mulheres ou crianças: os fãs de Rambo são impiedosos e truculentos.

Eles têm razão também quando resolvem realizar uma greve a base da porrada, penalizando duplamente o cidadão, fazendo o que bem querem porque se acham acima da lei?

Ao cidadão, resta correr, mas: "se correr o policial pega e se ficar o policial deita a porrada".

Por favor: diga-nos o que fazer.

demetrius

Ué, até pouco tempo atrás, policial não era um resquício da ditadura?
Basta uma greve pra virarem vítimas?

A mentalidade que expulsou os moradores do Pinheirinho é a mesma que está dentro dessa Assembléia Legislativa na Bahia.

Eu digo a eles o mesmo que disseram para a galera do pinheirinho: SE VIREM!

Péricles

De acordo com o que nos chega pela imprensa, o que aliás sempre é um perigo, as manifestações não me parecem de trabalhadores buscando o enfrentamento com um governo que os enrola há um bom tempo. São manifestações com os participantes armados. Manifestantes armados têm de ir é pra cadeia e,se policiais, têm de ser exonerados também. Não pela greve, mas pelos atos. O problema dos militares, policiais ou de quaisquer outros tipos é que eles sempre estão dispostos a colocar a população sob a ameaça de suas armas. Desse tipo de policial não precisamos. Chame o ladrão. Chame o ladrão. O PSOL tem se comportado com um oportunismo invejável. Nas duas últimas eleições colocou-se a serviço do que há de mais atrasado deste país. Sua maior liderança costuma se utilizar muito mais do fígado do que do cérebro pra raciocinar.

Jonas Resende

Qto ao PSOL nem comento, é um partido sem noção, que ser a voz da extrema-esquerda e não é coisa nenhuma, no fim da contas. Preocupante é o comentário feito pelo PHA no seu blog: "Depois do motim no Ceará [ e na Bahia, presentemente], agora surgem indícios de que, na véspera do Carnaval, a PM do Rio pretenda fazer o mesmo.Tudo seria uma articulação nacional para aprovar uma emenda constitucional, a PEC-300, que cria um piso salarial para policiais militares em todo o país". O governo federal precisa ficar de olho nisso, e outra, como disse uma comentarista no blog do Eduardo Guimarães: "estas greves dos policiais estão acontecendo em governos do Dem e do Psdb?" Tudo muito estranho…

Rafael

Aqui no RS greve da polícia militar é comum, mas nunca se viu a polícia agir que nem na Bahia. Faltou bom senso do governaddor, mas também dos policias. Há interesse político nessa greve infelizmente.

Felipe Martins

Governo Lula/Dilma: reforma da previdência, novo código florestal, privatização de aeroportos e bancos estaduais, congelamento de salários dos servidores públicos, repressão a greves, superávit primário recorde (para pagar banqueiros)… Por favor, me digam, qual a diferença entre PT e PSDB? Se existe, é mínima. O que mais falta os governos petistas fazerem para seus simpatizantes ainda o classificarem como de esquerda? Até quando vocês vão acreditar nessa conversa mole de "correlação de forças"? Se você se considera realmente de esquerda, entre no barco certo da história, não deixe ele não naufragar…

Gerson Carneiro

O PSOL é aquele partido cujo candidato à Presidência prometia salário mínimo de R$ 2.000,00 , não é.
Ah, sim. O PSOL.

Lá vem o PSOL, tchurururu…
lá vem o PSOL,
eu já sei.

Há um vídeo em que o tal Prisco afirma categoricamente que a PM dará as costas ao Jacques Wagner. Ao cumprir essa promessa a PM coloca à frente da segurança da população a sua birra particular com o Jacques Wagner.

Jacques Wagner não é santo, e a PM muito menos. E o PSOL é o PSDB da esquerda.

    Alexandre Lins

    PSOL nao eh Esquerda, PSOL eh Left!

macx

população indignada com grevistas

População argumenta que salário de policiais, de R$ 2.400, é equivalente a de médico iniciante; comerciantes temem Carnaval esvaziado
http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,grevis

Marcelo

"No Brasil não há crise de segurança para o sistema do capital, para as finanças, para os bancos, para os credores da dívida pública, para os poderosos que se cercam de seguranças privados.

Mas não há segurança para aqueles que são responsáveis pela segurança pública: os policiais militares. Pelo fato de não terem a segurança de um salário decente, de condições de trabalho adequadas e de trato digno por parte do poder público, se rebelam como aconteceu neste ano no Ceará e agora na Bahia. Com os humilhantes salários que recebem, pouco mais de dois mínimos, que segurança podem dar a suas famílias que tem que pagar aluguel, escola, transporte, luz, água e alimentação?

A responsabilidade maior pela insegurança pública que se instalou em razão da greve dos policiais militares, com assassinatos e depredações, deve ser tributada principalmente ao poder público, que não soube ouvir e dialogar de verdade e não retoricamente, antecipando-se aos fatos lamentáveis.

Que diálogo e negociação são possíveis e críveis quando se responde com a arma da violência, pondo militares contra militares? É uma estratégia da ignorância política e da prepotência, totalmente ineficaz porque agrava ainda mais o problema em vez de encaminhar uma solução. Por que não se aprova a PEC 300? Os governos federal e os estaduais se uniram para protelá-la e esvaziá-la.

Usem os 60 bilhões de reais, subtraídos do orçamento, para aumentar os salários deles, ao invés de dar segurança aos credores. O que conta mais, as pessoas ou os dinheiros ricos epulões? Esse dinheiro do povo é para servir ao povo, garantindo-lhe segurança confiável e respeitosa. Seguindo esta indicação do bom-senso, se acabam as rebeliões e os policiais terão a paz e o sossego necessários para desempenhar com sentido público e com honradez a sua alta e arriscada missão."
Leonardo Boff .

monge scéptico

Há instituições, que não podem reivindicar nada nos moldes como as polícias estão fazendo.
SR. AZENHA me responda: estamos sendo deglutidos lentamente pela USA? Há um cheiro
de pôdre no ar e se deve a presença nauseabunda desses celerados!! SERÀ?

Bruno

Ah, se o governador não fosse do PT… os comentários aqui seriam bem diversos dos que vemos agora. Ah, como seriam!

Uélintom

É a oportunidade que o PSOL precisava para atacar o PT.
É a oportunidade que o PSOL precisava para voltar ao noticiário.
É a oportunidade que o PSOL precisava para mostrar não está nem com um lado e nem com outro.
Como chama mesmo aqueles que se fazem pelas "oportunidades"?
Ah, é! OPORTUNISTA.

O duro é que tem militante do PSOL justificando a atitude de seu partido dizendo que é uma ação histórica da classe trabalhadora aliar-se a uma parcela da burguesia para derrotar a outra. Só para constar: os aliados de ocasião são a Globo, a Folha de São Paulo, o Estadão e os reacionários saudosistas de ACM que resistem na PM bahiana (além, é claro, do PSDB, partido da liderança desse movimento de Policiais Militares).

    Alexandre Lins

    Eh amigo, vc acertou. O "O" eh de Oportunista!

monge scéptico

Há instituições, que não podem reivindicar nada nos moldes como as polícias estão fazendo, preju-
-cando a população, causando insegurança e podendo serem responsabilizados, pela maioria
dos crimes cometidos, pela falta de policiamento.
O PSOL nada tem a acrescentar a nada. Apenas se aproveita de qualquer coisa onde possa in-
-crementar uma polêmica, como se estivesse ao lado da razão. Mágoas…………

trombeta

O grande ato "revolucionário" do PSOL até hoje foi se aliar à direita e à FIESP para acabar com a CPMF e tirar 40 bi da saúde do povo brasileiro, nos foruns da internet eles engrossam o coro dos fascistas contra os governos Lula/Dilma.

Os sábios do PSOL acham que liquidar com os governos que trouxeram avanços para o povo brasileiro vai abrir espaço para eles e não para a direita.

Pobre gente!

Vlad

Eu acho esse PSOL muito de esquerda e baderneiros e aliados do DEM e comem crianças e tem piolho.
Onde que eu pego a gorjeta por falar essas coisas?

º,..,º

    Miguel

    voces que insistem nessa patifaria que deveriam dizer. acham que militancia de esquerda e' feita como a direita, que paga pra ter "militante profissional"?

Angelo

1
Grupos de policiais militares que saíram no início da tarde de ontem em carreata por cidades do litoral sul baiano puderam constatar que o movimento grevista não tem apoio algum da população. E a indignação não é só pelo caos causado em uma região turística, às vésperas do Carnaval.

Veja também:
link FOTOS: imagens da greve de PMs na Bahia
link Prédio da Assembleia da Bahia é cercado pelo Exército
link PT foi incapaz de evitar greve da polícia na BA, diz senador

O piso salarial da PM na Bahia chega a R$ 2.400 mensais, mais que o dobro do salário médio da região, o que tem gerado revolta contra a greve em todos os setores da sociedade, do empresário do ramo hoteleiro ao feirante.

O salário dos policiais é citado em qualquer conversa de padaria em cidades como Itabuna, Nova Ibiá, Itamarí, Teolândia, Wenceslau Guimarães e Gandu. Era visível a vontade que feirantes tinham de vaiar ontem a carreata de PMs que passou em frente à Centrais de Abastecimento de Ilhéus. “Eu vendo manteiga e queijo há mais de 30 anos e nunca consegui tirar R$ 2.400 por mês. É um aburdo o que esses policiais estão fazendo de novo com a gente, justo agora que o Carnaval tá chegando”, disparava no entreposto a sergipana Ednéia Francisca de Oliveira, de 61 anos. Ela iniciou a primeira de uma leva de desaforos disparados por outros feirantes contra o grupo de policiais.

No interior e em municípios pobres do sul baiano, onde 2.200 PMs estão parados, a renda média mensal da população não passa de R$ 910 mensais, segundo dados do Censo 2011 do IBGE. O vencimento de um policial baiano é quase igual ao piso de R$ 2.600 pago aos professores da rede municipal paulistana de ensino. Nos postos de saúde da rede estadual da Bahia, o vencimento de um médico plantonista em início de carreira é inferior ao salários dos policiais – são R$ 2.500 mensais por 40 horas por semana.

Até uma tímida vaia chegou a ser ensaiada por vendedores de coco contra os PMs que passaram no entreposto de Ilhéus para pedir apoio à paralisação. “Policial ganha melhor do que qualquer comerciante aqui em Ilhéus. Todos eles têm carro zero, casa, salário bom, trabalham 12 horas e descansam 36. E ainda fazem greve perto do Carnaval, quando todo mundo precisa fazer dinheiro para garantir o ano”, reclamava Francisco Antonio Teixeira, de 57 anos, dono de uma barraca de coco.

Cientes do clima hostil, os policiais nem chegaram a descer das motos para conversar com os feirantes, como estava previsto inicialmente. Pelo centro de Ilhéus também houve xingamentos. “Tem hóspede do Brasil inteiro me perguntando sobre reembolso de reservas. Isso vai quebrar a economia da cidade. Uma categoria que já foi tão valorizada nos últimos anos, que tem uma condição bem melhor que a maioria das famílias da cidade, não poderia fazer isso”, disparou Elton Pacheco de Souza, de 61 anos, dono de três hotéis em Ilhéus e em Porto Seguro.

Ontem os policiais de Valença, de onde saem as embarcações para destinos turísticos como Morro de São Paulo e Ilha de Boipeba, também cruzaram os braços. “Tá bem vazio aqui pela época do ano. Nosso medo agora é que os barcos de Valença também parem agora com a greve”, disse ao Estado, por telefone, o paulistano Rafael Dubrowski, de 34 anos, dono de uma pousada em Morro de São Paulo.

Comparações. Não houve também um gesto de apoio aos policiais durante a carreata Itabuna e em Teolândia. No comércio que abriu com meia portas abertas em Itabuna, lojistas e funcionários não paravam de falar no salário de R$ 2.400 dos PMs. “Eu trabalho seis dias por semana e não ganho nem R$ 1.000. E pior que não vou ganhar pelo jeito nem isso mais se não tiver Carnaval”, reclamava Camila Mariano, de 34 anos, gerente de uma loja de roupas em Itabuna.

As críticas também ecoam entre jovens e adolescentes que temem ver mais cancelamentos de shows e de eventos do pré-carnaval no final de semana. “Essa altura já era para ter festa todo dia nos bares, nos quiosques. Se não tiver Carnaval esses policiais vão ser as pessoas mais mal vistas de Ilhéus”, dizia o estudante da rede estadual Marcelo Quirino, de 16 anos, que ontem não foi à escola por orientação dos pais. As escolas particulares não abriram no sul da Bahia. A rede estadual funcionou, mas poucos alunos iniciaram o ano letivo ontem.

Ataques. Policiais grevistas ouvidos pela reportagem na carreata de ontem acusaram canais de TV e a mídia de “difamarem” o movimento, segundo Augusto Leite Júnior, lider da paralisação no sul da Bahia. “A população não vê que ela deveria fazer igual nós e também batalhar por seus direitos”, argumentou o líder.

Ontem os cerca de 400 policiais aquartelados em um batalhão de Ilhéus receberam outros colegas que aderiram à greve em cidades do sul baiano. “Queremos mostrar à população que somos pacíficos”, acrescentou Leite Júnior.

Floriano Jr

O policiais podiam até fazer greve, mas tomar ônibus colocando arma na cabeça de motorista e atravessar na avenida para deixar a população em pânico é certo!? E colocar a esposa de um deles que estava grávida ou com um filho pequeno no colo, não recordo agora, para furar o bloqueio do exército com o intuito de começar um conflito que poderia terminar com a morte desses dois inocentes só para provar que o Governo de Wagner é incompetente?! Isso é o que?! Essas lideranças tem que ir para a cadeia, pois são irresponsáveis e bandidos. Estão usando esses policiais para fins políticos! Moro em Salvador e está um cão aqui, mas negociar com terrorista não é um bom começo!

    Eli

    Não podiam e não podem fazer greve.

Nedi

Entendi…a Dilma é uma traíra. Então tá?

Nedi

Alô Alô esquerdistas do BRASIL…continuem fazendo o jogo que interessa ao outro lado, afinal, vcs pertencem "AS esquerdas" brasileiras. Os equívocos são históricos. A direita (que é só uma, uminha só) agradece.

Richard

Esse PSOL tem gente muito séria no seu interior: Ivan Valente, Chico Alencar, Jean, agora, sua estratégia de ação política é lamentável. Não possuem estratégia nenhuma. Vivem dos fatos e a cada um deles procuram surfar tentando algum dividendo. Sei lá, como dizia o Caetano, se essa é a extrema esquerda brasileira estamos todos perdidos.

richard

Que é isso? A extrema esquerda brasileira ao lado dos CACHORROS.

    MARCELO

    Esses cachorros ganham mil reais por mês,seu Richard.Quando matarem sua mãe,você
    vai chamar quem?A policia ou o Edir Macedo?

    Richard

    Belo argumento! Fiquei comovido! Mas, penso que esses CACHORROS ganham muito pelo que fazem com prazer.

    Maurício

    Marcelo, direito de lutar pelos seus direitos els tem com certeza. Prém o que eles estão fazendo é pura e simples "bandidagem". Se imforme mais sobre o que está acontecendo lá para depois comentar. Pelo visto vc não está sabendo de nada.

    *PS.: Tem uma foto dos "grevistas" empunhando pistolas, vc considera essa foto como foto de uma greve?????

Ricardo Oliveira

Baixos salários e promessas não cumpridas pelo governo estadual. Isso em um governo do PT que ainda deseja prender os grevistas. Qual a diferença para governos de PSDB ? Enquanto tudo isso acontece, mais um governo do PT, o do Rio Grande do Sul, acusa os movimentos sociais de distanciamento dos partidos políticos de esquerda ( ver texto em Carta Maior ) e prega uma grande união. União em torno de que, especificamente ? Da governabilidade eterna para um PT que não mais representa a sua origem, ou seja , os movimentos sociais ? Ainda afirma que para mudar o sistema é necessário chegar ao poder. Assim como o PT que se adequou ao sistema e jogou no lixo suas bandeiras ? O governador esqueceu-se de dizer que em primeiro lugar é preciso escancarar o poder, e para isso é necessário e urgente a democratização dos meios de comunicação, palanque da desinformação e manipulação. E por quê o governo do PT nada fez até o momento ? E esse poder, que governa por aqui e em todos os países não é o poder dos partidos políticos. Parlamentares, governadores e prefeitos são executores, fantoches, marionetes de um projeto que sequer passa pelas discussões em períodos de eleições. O que se faz necessário e urgente é ressuscitar a democracia, que foi estuprada, amputada, roubada. E isso,o PT sequer menciona. O poder com o PT e com outros partidos de centro não interessa aos movimentos sociais. Não estamos `a venda. Defendemos uma reforma política com radicalização na democracia, que garanta o acesso justo a todas as correntes ideológicas na disputa por cargos políticos, em um ambiente de democracia participativa com pluraridade e diversidade dos meios de comunicação.

    David

    Só um comentário, não vou estender muito, mas em parte, mudanças que gostaríamos que fossem possíveis como desmilitarização da polícia, lei dos meios, reforma agrária, não são nada fáceis de realizar no Brasil de hoje por uma razão simples, não têm o apoio do povo, pelo menos da maioria do povo. Apesar de desejarmos que fosse possível, a verdade é que o Brasil tem muito pouco de "povo", a classe média é muito volúvel as manipulações grosseiras que o JN, por exemplo ainda pratica. Temos uma população ainda pobre demais e com baixo índice educacional pra fazer militância. Infelizmente a Argentina não é um "espelho" para o que o Brasil poderia fazer, lá a população tem uma renda per capita superior, menor Gini e maior escolaridade. E lá já foi dificílimo bater o Clarin. Se vc conversar com as pessoas na rua e sair da sua roda de amigos vai ver que essas idéias, apesar de serem boas para o povo, não têm seu apoio.

    mad hatter

    Exatamente, não há como garantir as bandeiras sociais, tendo à toda eleição ter de fazer conluio com a centro direita (PMDB e o resto da corja) que são instrumentos capitalistas de fazer prevalecer o interesse da elite. O PT está muito acostumado ao poder e começa a exercê-lo como os demais partidos. Daí a contradição de seu embate com os movimetos sociais que forçam a mudança da sociedade.

    PT já era. Precisamos enterrá-los com os votos das próximas eleições. Precisamos de uma nova esquerda que privilegie mais as camadas mais desfavorecidas do que este pacto pela governidade. Precisamos alijar do poder esta classe política cansada que se distanciou de suas bases e agora se locupleta com as beneses que ela devia combater.

    Ricardo Oliveira

    Engano, meu caro. Nada dessa conversa de o PT já era, isso parece direita enrustida. O PT é uma força de esquerda , com várias correntes ideológicas dentro do partido e um grande contingente de militantes.Em caso de um governo com outras forças de esquerda, partes do PT seriam úteis em coligações. Se faz necessário colocar a maioria do PT no seu lugar histórico e cobrar, ostensivamente, o cumprimento da agenda que elegeu Dilma. Nessa agenda estão pontos históricos do partido e , é sempre bom lembrar, que ela foi escolhida pela maioria do povo. Logo, ele, o povo, não precisa, hoje , ser consultado , se aprova ou não, ítens como a democratização dos meios de comunicaçao, a reforma agrária. a reforma política, e a aplicação mais firme de políticas sociais com forte participação do estado brasileiro. É bom lembrar ainda, meu caro de nome enrustido, que o financiamento público de campanha é fundamental para que novos partidos, até mesmo oriundos de movimentos sociais, possam disputar eleições com boas chances de vitórias. O financiamento privado, como é hoje, escancara o poder do dinheiro, conduzindo o jogo político para um futuro bem próximo apenas entre dois partidos que estariam a serviço do próprio deinheiro. Como é nos EUA. Colocar um freio neste processo não precisa de consultar o povo. Também é fundamental, que na reforma política seja possível a participação da sociedade, não apenas através de parlamentares que se dizem seus representantes mas que na realidade ali estão representando interesses de setores econômicos, mas também com a participação de uma ampla gama de movimentos sociais e outros setores organizados da sociedade. Enquanto isso o dever de todos os setores da esquerda é impedir o avanço de forças retrógradas no centro do governo e exigir, inclusive através de todas as formas de pressão, o cumprimento da agenda vitoriosa nas últimas eleições.

Abdula Aziz

O PT nasceu para ser somente oposição. Infelizmente. Sempre esperamos que o senador Eduardo Suplicy saisse canditado a govenador do Estado de São Paulo e o PT sempre sabotou essa proposta. Agora aguenta ai o PSDB quase vinte anos detonando com o estado e os mais pobres.

Maria

Concordo em gênero,número e grau com tudo q foi dito. O governo Wagner é fraco, contraditório. Esqueceu todos os compromissos assumidos com o funcionalismo público q inclusive ajudou a elege-lo. O secretário de segurança, o comando da PM já demonstraram q não tem competência p ocupar os cargos q ocupam, como de resto a maioria dos demais secretários e dirigentes das secretarias de Estado.

Jair Fonseca

E o PSOL não notou que o pânico, com alarmes de arrastões, os engarrafamentos, etc, fazem parte dos métodos de sabotagem dos amotinados, para criar essa confusão e esse clima terror. Lementável que o PSOL se alie mais uma vez aos tucanos. E, no caso da Bahia, também ao democarlismo.

Abdula Aziz

O povo da Bahia já estava prevendo alguma desgraça no estado e principalmente na capital pelo fato desse governador não estar governando com o povo e para o povo. Conversando com diversos baianos ouvi várias histórias de descontentamentos e decepções com esse governo que ai está. Foram, de fato, muitas promessas que ele acabou não cumprindo. Pelas falas dos amigos o estado está abandonado. Agora segura o rojão governador.

Jorge

Será que o Governador de São Paulo está fazendo escola? Cadê o Governador da Bahia que tbm não aparece?

mariaa s.

Quando li que o Exército foi convocado para fazer cumprir a ordem judicial de prender os PMs na Bahia, pensei cá comigo: POR QUE É QUE O GOVERNO FEDERAL TAMBÉM NÃO ENVIOU TROPAS DO EXÉRCITO PARA FAZER VALER A DECISÃO JUDICIAL DA JUSTIÇA FEDERAL NO CASO DO PINHEIRINHO?????

    luiz pinheiro

    Porque, pela Constituição, o governo federal só pode enviar tropas aos estados que as solicitam. A Bahia solicitou, São Paulo não.

Carla

No blog de Luis Nassif, outra opinião: http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-greve-

mariaa s.

Quando li que o Exército foi convocado para fazer cumprir a ordem judicial de prender os PMs na Bahia, pensei cá comigo: POR QUE É QUE O GOVERNO FEDERAL TAMBÉM NÃO ENVIOU TROPAS DO EXÉRCITO PARA FAZER VALER A DECISÃO JUDICIAL DA JUSTIÇA FEDERAL NO CASO DO PINHEIRINHO?????

Por que o Exército não foi enviado para impedir a ação INCONSTITUCIONAL e ILEGAL executada pela PM de São Paulo no Pinheirinho???? Por quê?????

    Renato

    Como comentou Luiz Pinheiro, Porque, pela Constituição, o governo federal só pode enviar tropas aos estados que as solicitam. A Bahia solicitou, São Paulo não.

    Marcio Leandro

    Porque no caso Pinheirinho o governador não pediu ajuda federal e no caso da Bahia sim.
    Isso é elementar.

joão33

parece que psol é pago e seus dirigentes , não querem simplesmente disputar eleições ,o que fica deles , desde a disputa para presidente , a outras manisfestações do partido é que existem para fazer um contraponto favorecendo a agenda dos dominadores do mundo. tem algo estranho no psol , e tem a ver com a sua fundação e até a contradições na atuação política de seu dirigente.

Sônia

Sou sempre favorável que haja negociação. No entanto, não entendi por que um ex-policial expulso seja o lider do movimento. Se alguém sabe, por favor, explique.

    Observadoro

    No site do PHA diz que esse lider dos grevista, que é policial exonerado, é filiado ao PSDB, e saiu candidato a deputado estadual nas últimas eleições pelo PTC!!!

    Se isso se confirmar, acho que explica MUITA coisa.

    "O líder dos Policiais que estão em greve é o ex-soldado Marco Prisco, que foi exonerado da corporação em 2002 por causa da atuação abusiva na última greve da PM, em 2001. Sites da Bahia noticiam que ele é filiado ao PSDB e que foi candidato a deputado estadual nas últimas eleições pelo PTC."
    http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2012/02/0

    Arnold

    Simples. Ele mudou o estatuto da associação permitindo que terceiros participem como associados da entidade (tipo: Associação de soldados e amigos da PM baiana). É o que muitos espertalhões fazem para não perderem a boquinha. Observem que há mulheres (não-policiais) e até crianças na manifestação.

Irma

Esse governador da Bahia é um faroleiro metido a galã.
A Bahia continua no caos com desemprego e violência recorde.

Vai trabalhar governador, e pare de querer aparecer na novela das 9.

Jorge Portugal

Isso para mim vem mostrar que politico são todos iguais, seja do PT, PSDB, DEM, PSOL, PT, PDT, PP, PMDB, PSTU, e outros. Todos governam empurrando com a garriga.

    Ricardo

    Concordo plemanente. Ideologia só funciona e é bonita no papel.

    Mas no frigir dos ovos, é tudo farinha do mesmo saco.

    Jorge Portugal

    O PT está no poder a 9 anos 8 anos no governo Lula e 1 com Dilma, a economia vai bem obrigado! Mas a saúde e a educação? Cadê a reforma tributária, do judiciário? Cadê a regulamentação da mídia do Franklin Martins? Não são eles que governam com a barriga não. Sou eu!

    Ricardo

    Será que teremos um Privataria Vermelha também? Assim todos se assumiriam e não mais precisariamos perder tempo discutundo quem é melhor.

Rodolfo

Anos de descaso, com a PM na Bahia, os Bombeiros no RIo, os professores em SP.
Só podia dar nisso… Cada estado com o governo e o caos que merece.

José Ivan Aquino

O PSOL e o DEM poderiam formar uma bela chapa para as próximas eleições.
Se o movimento que opta pela morte de inocentes e o saque ao comércio for uma estratégia para a associação entre ambos está produzindo boa audiência, isso é o resultado de uma imprensa que valoriza o desastre contra o PT. Ao PSOL cabe ter coragem e ir para a luta armada. Com certeza receberá o financiamento em armas dos ruralistas, demistas, opus dei e o apoio dos grandes veículos de comunicação. Aos outros brasileiros e cidadãs caberá discernir – no voto – quem são esses oportunistas sem projeto.

José Ivan Mayer de Aquino
Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida

    mad hatter

    Esta é uma resposta típica de quem quer pregar uma idéia maniqueísta, de que ou está comigo, ou contra mim.

    Era melhor uma autocrítica admitindo que o governo errou, nenhum governo é infalível, do que querer jogar qualquer voz distonante na vala comum da direita, identificando como inimigos companheiros de esquerda que querem o aperfeiçoamento do governo popular.

    É por estas e por outras, que me sinto cada vez menos representado pelo PT governo, fisiologista e querendo a qualquer custo permanecer no poder. Acorda amigo, estão roubando suas bandeiras.

    Miguel

    Ah, nao e' nao. O que o psol faz e' irresponsavel, o partido nao tem qualqure coerencia interna, nao tem um programa politico que o legitime como partido de esquerda, e a unica coisa que unifica esse exercito de brancaleone e' o ressentimento com o pt. e criticar tudo isso nao tem nada de maniqueista.

    leandro

    E que coerência o pt tem? Quando era oposição era contra tudo, inclusive foi a favor do direito de greve de policiais, e agora faz o papel de vítima. Foi contra privatizações e agora privatiza, foi a favor da greve da PMBA em 2001 e agora é contra.

    Miguel

    coerencia interna, como partido, com instancias institucionais de encaminhamento das questoes politicas, congressos, teses, elicoes internas, isso tudo. O PT ja surgiu como ummosaico de correntes politicas, mas sempre teve a orientacao politica clara da organizacao partidaria para amalgamar a todas – os incapazes de conviver em organismos politicos mais amplos foram saindo (ou sendo saidos): a convergencia, a causa, os que vieram a ser psol…

    mad hatter

    Posso até concordar com vc, pois alguns quadros do PSOL são um bocado carbonários. Mas mesmos estes quadros serviram bem quando eram uma das correntes petistas. Mas isto se corrige a medida em que o partido amadurece com o passar do tempo.

    O problema é quando você desqualifica todo um partido,que tem quadros admiráveis ao igualar eles ao DEM, devido a ele fazer oposição à esquerda do seu partido.

    Isto indica que os argumentos estão cada vez mais fracos quando os militantes iguais a você começam a querer defender o indefensável: Uma cúpula distanciada do povo e dos movimentos sociais, ocupados em manter um fisiologismo que atende pelo apelido de "governabilidade"(vide a quantidade de ministros derrubados). Ao contrário do PSOL, com o tempo seu partido apodrece.

    Torço para que o PT cresça nestas próximas eleições.Mas não será com meu voto.

    luiz pinheiro

    Maniqueísmo é dizer "o governo "errou". Errados estão os PMs sem escrúpulos, que resolveram adotar a tática de aterrorizar a população como arma de luta salarial, o que é inaceitável.

    mad hatter

    Na minha opinião ele errou quando fez promessas e não cumpriu e foi empurrando com a barriga todos estes anos. O fato dos grevistas tambem terem errado não faz do ato do governo um acerto. Dois errados não fazem um certo.

    Sagarana

    Pimenta no olho dos outro tem telhado de vidro.

Jairo_Beraldo

Agnelo(PT-DF), Wagner(PT-BA) são "parceiros" de governadores tucanos, sempre fazem reuniões e viagens juntos. Talvez nestes encontros, tenham aprendido com os tucanos, o desprezo ao funcionalismo e ao cidadão comum. E para fazer coro , foi na Bahia no fim de semana, Zé Caridozo Dantas, sinistro da Justiça, conhecido tucano inrustido, que à época do mensalão, traiu Lula, como fez Judas Iscariotes com Jesus Cristo. Deve ser este o motivo da Dilma Traíra ter dado a ele cargo tão relevante no seu sinistério, para que os investigados de colarinho branco pela PF tenham folego e retomem com tranquilidade suas mazelas. Satiagraha, Castelo de Areia, Pandora, jamais sairão das gavetas para dar continuidade à captura dos devoradores do dinheiro público.

Carlos

Quanto ganha um soldado raso na Bahia?
Em aumento que já incorpora a inflação e a ser pago retroativamente a partir deste janeiro, o salário é de R$ 2.300, além de horas extras e outras coisas…

sem contar que militar não tem despesa com quase nada pq o quartel paga .

quando os servidores publicos protestam são recebidos na porrada por eles , e agora eles querem o apoio da população , e com uso de força ainda? nunca vi um filme que o policial é suspenso , ou demitido e mantem o ditintivo e a arma

então basicamente tomara que eles se fo…

    Zé das Couves

    "quando os servidores publicos protestam são recebidos na porrada por eles " –

    Estão provando do próprio veneno… Pra dar porrada em estudante, sem-terra, manifestantes a PM é muito boa. Parece que sentem até prazer… Vamos ver o que eles acham agora que estão do outro lado…

    Guilherme

    Calma meu querido, ponha-se no lugar de um PM que tem família pra sustentar. Se você realmente precisasse do emprego, iria bater em pobre se te mandassem, não por que gosta, mas porque mandam (e você obedece senão é expulso da corporação e não arruma mais emprego em lugar nenhum, além de ser perseguido pelos colegas). Não ponha a culpa na PM, mas sim nos governos que nela mandam…

    Arriagada

    E o indivíduo (policial) não tem consciência de que bater é intrinseca e humanamente um equívoco?
    Pois que se rebele contra qualquer ordem estapafúrdia!
    Ou para fazer parte da corporação perde-se totalmente a própria individualidade e a noção de moral?

    maxz

    PM na Bahia ganha mais que médico

    Grevista é hostilizado em carreata no Sul da Bahia
    População argumenta que salário de policiais, de R$ 2.400, é equivalente a de médico iniciante; comerciantes temem Carnaval esvaziado http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,grevis

    Ricardo

    Te garanto que um policial é muito mais util a população do que um funcionário publico que fica de Segunda a Sexta tomanda cafezinho na repartição.

    Zé das Couves

    Com Certeza! Todo mundo viu muito bem a "utilidade" da polícia na desocupação da USP, na crackolândia, na reintegração do Pinheirinho…

    Remindo Sauim

    Só quando se trata de dar paulanda em pobre, na frente dos poderosos já nnao são tão valentes.

    noscid azevedo

    Resta saber a qual classe social, pois o que vejo é um monte de brutamontes, em sua maioria corrúpta, pronta para baixar o pau na população pobre.

    Lucas Parente

    R$ 2.300 para trocar tiro com bandido… bela proposta, hein? estou até pensando em fazer concurso pra PM… E vc, meu amigo Carlos, já fez sua inscrição? Brincadeiras à parte: o salário é ridículo. Um Policial Federal ganha mais de R$ 7.000 em início de carreira. O salário miserável é apenas um dos problemas da PM. Falta de efetivo, sucateamento, falta de equipamentos, falta de qualificação continuada. E essa de dizer que militar não tem despesa com quase nada, tsc tsc tsc… é pra rir ou pra chorar? De onde vc tirou isso, meu caro? Sou advogado e dou todo meu apoio à greve da PMBA. É, aliás, bastante saudável que os agentes da força bruta estatal aprendam um pouquinho sobre o que é greve, o que são conquistas dos trabalhadores e sintam na pele como elas são difíceis de alcançar.

    Sergio

    Comparar um policial federal com um pm é brincadeira. Começa pela formaçao e pelo nivel do concurso. E pelas atribuiçoes de cada um.

    @lucasvazcosta

    A polícia é imprescindível. Ela não é boa, mas não é de todo inútil. Ruim com ela, PIOR sem ela, a verdade é essa. Com a criminalidade correndo solta, decorrente da questão social, que é caso de porrada, é inviável a vida nas grandes metrópoles sem polícia.

macz

Sai fora Psol !! Defender banditismo armado é politicagem !!! Wagner implantou melhorias significativas na polícia , mais homens , novos equipamentos , rondas nos bairros mais criminalizados . Tá muito melhor , só esses grevistas do PSDB que querem o caos na Bahia .

João Junior

No primeiro paragrafo há a palavra "mandado" quando o correto seria "mandato".

Mandado é uma ordem, é o ato de mandar.

Mandato é um instrumento para representar alguém.

No caso, o governador recebeu um MANDATO do povo para representar o povo nas decisões de interesse público.

Isto é ele foi eleito democraticamente (mandato).

Não foi obrigado a representar o povo (mandado).

Porco Rosso

O engraçado é a quantidade de gente "de esquerda" questionando se policias podem mesmo ter o direito de fazer greve.

    Uélintom

    Concordo. Se é de esquerda, não pode ser contrário a greve. O que não quer dizer que tenha que ser favorável a práticas de terror, usando armas de fogo, para chegar a uma "negociação". É o mesmo tipo de negociação que o latifundiário usa para "adquirir" terras dos pequenos agricultores. É greve de gente de direita armada até os dentes, e não uma revolução popular. Não confunda.

sergio mario

O negócio do PSOL é ver o circo pegar fogo, seja o governo do PT, do PSDB, do DEM ou qualquer outro.

David

Azenha e Conceição, se vocês puderem fazer uma reportagem sobre o que está acontecendo na Bahia.. Os jornais são muito pobres em informação, só tem propaganda política. Como é o salário do policial na Bahia comparado com o resto do Brasil? Quantos % aderiram à greve? Estão há quanto tempo sem aumento? E afinal, por que ainda tempos polícia militar no Brasil?

    Sagarana

    Noosssaaaaa, nunca havia pensado nisso. Acaba-se com as PMs e nem precisa proibir greve. Sua idéia é genial, candidate-se que terá meu voto.

    riorevolta

    Até onde sei um soldado ganha R$1.500 e um cabo R$1.200.

    Bombeiros ganham menos ainda.

    Discordo de algumas ações que os PMs fizeram, mas com um salário de merda desse, só se revoltando.

    A média anual de assassinatos em 2010 foi de 10/dia e em 2011 de 12/dia… Uma das mais altas do país.

    Nelson Efraim

    Neste site, os salários das PMs em todo o País: http://www.salariospm.xpg.com.br/

    Luiz Nalin

    Tanta desinformação, quer dizer que um cabo ganha menos que um soldado? Tá difícil!

    Fábio

    Soldado tem salário maior do que cabo?
    Tenha paciência!

    Lenin

    A ultima pergunta,David,é inegociável p/ policiais militares…Se bem q tenho leve impressão q o movimento,aqui na Bahia,n tá querendo passar pelo inquerito administrativo da corporação,n;força auxiliar do Exército,a disciplina deve ser inflexível…Então,fica cobinado assim:Policia Militar continua c/ seu status,mas na hora de ser punido pelas tais inflexibilidades disciplinares,busca-se ANISTIA…amei!

Deixe seu comentário

Leia também