Indígenas – União distante de uma sociedade pluralista
por Marco Antonio Delfino de Almeida e Kenarik Boujikian Felippe
A Constituição Federal de 1988 é marco fundamental do direito dos povos indígenas, protagonistas das conquistas nela estabelecidas, com o acolhimento do princípio da diversidade e alteridade, consagrando o direito congênito às terras tradicionais.
Mas o mapa de violência contra estes povos remete ao alerta do professor Dalmo Dallari: “o tratamento que vem sendo dado aos índios brasileiros, as agressões às suas pessoas e comunidades, as invasões mais ostensivas e atrevidas de suas terras, as ofensas freqüentes, toleradas ou mesmo apoiadas por autoridades públicas, atingindo a dignidade humana do índio e outros de seus direitos fundamentais, tudo isso mostra a necessidade de um despertar de consciências. Do ponto de vista jurídico, é absolutamente necessário que as autoridades competentes para os assuntos relacionados com os direitos dos índios e de suas comunidades exerçam, efetivamente, suas atribuições legais, pois além das ações arbitrárias os índios estão sendo vítimas de omissões das autoridades”.
O fato é que a violação domina a conduta de diversas autoridades de Estado e uma das faces da intolerância é a portaria 303 editada pela AGU – Advocacia Geral da União, órgão que representa a União e que assessora juridicamente o Poder Executivo. A ementa da portaria diz que ela “dispõe sobre as salvaguardas institucionais às terras indígenas”, mas na verdade, passada a leitura da ementa, o que se tem é o revés, seus propósitos são outros: restringir os direitos constitucionais dos índios, desrespeitando a essência da convivência democrática que se reconhece no outro, e cujos direitos devem ser defendidos e não atacados. Distancia-se da concepção do Brasil, como uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, como se estas fossem um punhado de palavras, dispostas aleatoriamente na Constituição Federal .
O art. 231 da Constituição Federal reconhece a organização social dos índios, seus costumes, línguas, crenças e tradições. Obriga a União a proteger e respeitar todos os seus bens, mas na visão da AGU este deve ser mero “favor” constitucional, pois a portaria afasta expressas determinações constitucionais relativas ao usufruto dos recursos naturais das terras indígenas; em relação à necessidade de consulta às populações indígenas para aproveitamento de recursos hídricos e para a pesquisa e lavra das riquezas minerais. Traz conceito minorante de terras indígenas, à revelia da norma constitucional. E, como se não bastasse, quer determinar a retroação para afetar os procedimentos finalizados, o que demonstra que para a AGU, o direito adquirido e ato jurídico perfeito, inscritos no rol de direitos fundamentais não se aplicam aos indígenas, se os favorece. Afronta tratados internacionais, especialmente, a convenção 169 da OIT sobre Povos Indígenas e Tribais e a Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial.
Mais, em verdadeiro desatino, quer que as condicionantes indicadas por um ministro do STF no julgamento “Raposa Serra do Sol”, sejam transportadas para todas as demarcações, entretanto elas se referem tão somente a este julgado e não poderia ser de outra forma, pois além de tudo, o ponto fulcral deste processo era a demarcação integral ou em ilhas.
A Constituição estabeleceu o prazo de cinco anos, pós 88, para que as demarcações fossem realizadas, mas apenas 1/3 das terras foram demarcadas até agora e há processos paralisados há décadas nos tribunais, o que apenas aguça os conflitos que se retroalimentam da inoperância dos poderes da República.
A presteza constitucional tinha a finalidade de construir, no prazo razoável que fincou para as demarcações, um país verdadeiramente democrático e plural, mas a depender da portaria, estaremos retrocedendo ao tempo do descobrimento.
A portaria 303 foi suspensa até o dia 24 de setembro. Espera-se que uma breve reflexão à luz da Carta Magna, da história indígena, da nossa história, faça com que seja revogada, para que a trágica história de espoliação e violência tenha um fim.
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Os povos indígenas não podem esperar mais.
Marco Antonio Delfino de Almeida, Procurador da República e Especialista em Direito Constitucional. Kenarik Boujikian Felippe, desembargadora no TJSP e co-fundadora da Associação Juízes para a Democracia.
Comentários
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Mardones
Os índios precisam desenvolver uma atividade lucrativa em suas terras para financiar políticos a defenderem as suas causas, caso contrário a bancada da motosserra e dos grandes consumidores de energia vão, literalmente, botar a baixo o que ainda há de reserva indígena.
O governo federal já mostrou que não tem força política e/ou interesse para denfender os índios e deus direitos frente aos interesses dos ruralistas e dos donos de grandes empresas.
Bonifa
Isso é estimulado internacionalmente. Sem uma política indigenista séria, o país não terá argumentos para enfrentar um ação proposta por ONGs em nome de índios em tribunais internacionais. É a porta de entrada para a invasão e está na prateleira esperando o momento certo para ser usada por determinadas potências.
Pitagoras
Pra se tornarem iguais aos índios norte-americanos?
Bonifa
Não basta fazer demarcação de terras indígenas, simples regulamentação de norma legal que já existia ao tempo do Império, mas que nunca foi levada a sério até os dias de hoje. A Lei de Terras de 1850 declarava que as terras indígenas não eram devolutas e a eles pertenciam por direito originário. Por outro lado, quando se pinçam para a crítica, inclusive na imprensa européia, os condicionantes impostos pelo STF à Reserva Raposa Serra do Sol, só se repisam geralmente estes aspectos econômicos, como a disponibilidade pela União das riquezas da reserva. Esquecem de falar sobre o domínio pelas Forças Armadas do Brasil de uma faixa de fronteira ao longo da reserva. Como se sabe, a etnia Macuxí tem 90% da população de 20.000 índios da Raposa Serra do Sol, que ocupa um território maior do que o Líbano. E do outro lado do Rio Maú, vivem os macuxís que falam inglês e são duas vezes mais numerosos que seus irmãos brasileiros. Antigamente, antes do desastre diplomático que em 1914 fez a República Velha perder para a Inglaterra 10.000 quilômetros quadrados do território de Roraima, todos os macuxís eram brasileiros. Para que amanhã eles não se resolvam a fazer, com auxílio externo, a República Macuxi, o STF agiu, sim, tempestivamente. O problema é que há outras reservas em igual situação, para que se denote como o Brasil ainda não deixou de ser grande e bobo. Mas o que dizíamos anteriormente, é que apenas a demarcação é providência insuficiente. É necessário o levantamento completo, geográfico, geológico, planimétrico e altimétrico, o zoneamenteo de microbiomas, e o estudo em conjunto com os índios de uma projeto global de comunicação, urbanização e integração regional, acesso a organizações governamentais e não governamentais, segurança, saúde, educação e desenvolvimento econômico sustentado. Só assim estas reservas poderão ser entendidas como verdadeiros e dignos territórios indígenas.
Pitagoras
Só mesmo num país de fancaria, esdrúxulo, bizarro, uma portaria de um órgão de estado afronta a Constituição, a interpreta, a restringe, em claro interesse ideológico, racista.
Que esta excrescência seja o quanto antes desafiada se não judicialmente, pelas vias da insurgência social popular.
Vergonha esta AGU!
Julio Silveira
Podem ter certeza o establishment dominante vai fazer ouvidos moucos. Eles são superdotados e conhecem todas as necessidades indigenas, foi tupã que disse para eles.
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