Paulo Nogueira Batista Jr: Uma crise fabricada

Tempo de leitura: 5 min
Paulo Nogueira Batista Jr: 'Até o final do ano, Lula terá de escolher não só o presidente, como também dois novos diretores para o Banco Central. Consequência? A turma, ou melhor turba da bufunfa, ficou na espreita e, no momento que julgou adequado, tratou de providenciar uma turbulência econômica, com a ajuda prestimosa de Roberto Campos Neto. Para quê? Para tentar intimidar o presidente da República e o ministro da Fazenda'. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Uma crise fabricada

Lula será candidato forte à reeleição em 2026. E seus indicados terão maioria folgada no Banco Central de janeiro de 2025 em diante. Os adversários estão inquietos e fabricam crises.

Por Paulo Nogueira Batista Jr.*

O que provocou a turbulência no mercado financeiro e na mídia nas semanas recentes?

Criou-se uma sensação de “crise”. Os desavisados devem ter pensado que estávamos ou estamos à beira de um abismo. A onda especulativa já arrefeceu, mas vale a pena discutir o que a desencadeou.

Afinal, houve motivos para tal nervosismo nos mercados cambial e financeiro, em especial para a alta do dólar? Creio que sim. Não foram, porém, primordialmente econômicos – e sim políticos.

Os resultados econômicos e sociais do governo Lula estão entre bons e razoáveis. Veja-se, por exemplo, o crescimento do PIB, a inflação, o mercado de trabalho, os indicadores de pobreza, o balanço de pagamentos.

Quanto ao propalado “risco fiscal”, as informações disponíveis não sugerem de forma alguma que o Brasil venha caminhando para um colapso das contas governamentais. Aliás, as expectativas de mercado em relação ao déficit público (primário e total), assim como em relação aos demais indicadores macroeconômicos, praticamente não se mexeram no passado recente.

Menciono dois fatores de ordem principalmente política que ajudam a entender a instabilidade recente no sistema financeiro. E que nos autorizam a dizer, acredito, que a “crise” foi em larga medida fabricada.

As eleições de 2026

Primeiro fator: nos últimos meses, ficou evidente que Lula pretende disputar e será um candidato forte à reeleição em 2026.

Apoie o jornalismo independente

A tradicional direita neoliberal, que controla o sistema financeiro e a mídia, não vê isso com bons olhos, para dizer o mínimo.

Vou ser mais claro. Não vamos nos iludir. Boa parte dessa direita – que tem a cara-de-pau de se apresentar como “centro” – nutre ódio a Lula e à centro-esquerda. Senão ódio, desprezo. Senão desprezo, profunda desconfiança e rejeição.

Ela constitui um agrupamento pernicioso, de gente reacionária, mentalmente estreita e profundamente antinacional. O perigo para o Brasil está também nessa gente, e não apenas na ultradireita bolsonarista.

Infelizmente, diga-se de passagem, o governo Lula está infestado de neoliberais, alguns bem militantes, o que explica a sua dificuldade de avançar.

A “Arca de Noé”, montada por Lula em 2022, tem o seu preço – e não é pequeno. Apesar disso, ele tem conseguido significativos resultados econômicos e sociais, o que deixa os adversários ainda mais alarmados.

O presidente da República tem dado muitos sinais de paz e tomado decisões conciliatórias. Perfeitamente compreensível. É um jogo que ele joga bem. Mas com que resultado nesta temporada política? Fica às vezes a sensação de que o seu esforço de conciliação possa estar sendo visto como indício de fraqueza.

Apesar dos esforços de pacificação, a execrável plutocracia local continua militantemente contra o governo, buscando toda e qualquer oportunidade para atacá-lo.

Como se sabe, a direita tradicional tem muito poder – político, financeiro e midiático. Mas sofre de um pequeno problema: não tem votos para vencer eleição presidencial.

Gostaria de viabilizar uma candidatura de “terceira via” para 2026, mas percebe provavelmente que será muito difícil.

Uma opção mais viável para ela seria construir uma “Arca de Noé” pela direita com Tarcísio de Freitas como candidato. A ideia é combinar os votos de Bolsonaro com um candidato mais amplo e aparência um pouco mais “civilizada”.

Os liberais de quinta categoria da direita tradicional não teriam nenhum escrúpulo em se aliar de novo com o bolsonarismo. Os seus porta-vozes mais chinfrins já clamam em público por um “bolsonarismo moderado”.

Portanto, o que se procura, desde logo, é enfraquecer e manietar Lula para que ele chegue desidratado à próxima eleição presidencial – de preferência com cara de terceira via. Um Lula fraco, com jeito de terceira via, poderá ser derrotado.

Ou, no mínimo, forçado a negociar com a direita tradicional, ou parte dela, nova frente ampla que mantenha um eventual Lula 4 nessa mesma condição atual de parcialmente bloqueado e cerceado na sua capacidade de promover mudanças.

A sucessão no Banco Central

Mas há um segundo fator por trás da “crise”. E mais imediato do que 2026. Trata-se da escolha por Lula de quem exercerá a presidência do Banco Central.

Até o final do ano, o presidente da República terá de escolher não só o presidente, como também dois novos diretores para o Banco Central. Os indicados de Lula no Comitê de Política Monetária terão maioria folgada a partir de janeiro de 2025.

Consequência? A turma, ou melhor turba da bufunfa, ficou na espreita e, no momento que julgou adequado, tratou de providenciar uma turbulência econômica, com a ajuda prestimosa de Roberto Campos Neto. Para quê? Para tentar intimidar o presidente da República e o ministro da Fazenda.

A mídia corporativa, em sua maior parte um mero puxadinho da Faria Lima, entrou em campo com alertas dramáticos.

Armínio Fraga, um funcionário do status quo, veio a público ameaçar o presidente da República com um “fiasco político” e uma grave crise caso erre na escolha do novo presidente do BC.

Edmar Bacha, outro funcionário do status quo, disse textualmente: “Lula tem que se comportar”. Veja só, leitor ou leitora, a imensa arrogância dessa gente (estava para escrever “corja”, mas me contive).

Querem mesmo é que Lula indique um deles para o cargo. Alguém tipo Henrique Meirelles, ou o próprio Fraga, ou tipo Ilan Goldfajn, para mencionar apenas alguns nomes do longo rol de fiéis serviçais do capital financeiro. Não sendo isso possível, aceitam que seja indicado alguém cooptável.

Nesse momento, já há quatro indicados por Lula na diretoria do Banco Central. Andam bem mansos, no geral. Nada dizem, nada fazem – até onde se pode perceber. Acredito que estejam envolvidos em um cauteloso movimento tático, esperando o não tão distante janeiro de 2025.

Espero que seja mesmo apenas tático. De janeiro em diante, o jogo tem de mudar. Evidentemente, ninguém vai dar um cavalo-de-pau numa instituição da complexidade do Banco Central. Mas não pode ser mais do mesmo.

O Banco Central tem funções da maior importância – conduz a política monetária, emite moeda, supervisiona e regula o sistema financeiro, integra e secretaria o Conselho Monetário Nacional, administra as reservas internacionais do país, funciona como emprestador de última instância em períodos de crise financeira sistêmica, entre outras.

Não deve, portanto, ser conduzido de forma independente do resto do governo e da política econômica – e alinhado apenas com o lobby financeiro privado.

É importante acertar na escolha do presidente e dos dois novos diretores. O futuro presidente do Banco Central deve ser, na minha modesta opinião, alguém não só com conhecimento e experiência, como também muito próximo do presidente da República.

Assim, ficará mais viável estabelecer a indispensável sintonia entre a política monetária e o resto da política econômica.

*Uma versão resumida deste texto foi publicada na revista Carta Capital.

*Paulo Nogueira Batista Jr. é economista, foi vice-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, estabelecido pelos BRICS em Xangai, de 2015 a 2017, e diretor executivo no FMI pelo Brasil e mais dez países em Washington, de 2007 a 2015. Lançou no final de 2019, pela editora LeYa, o livro O Brasil não cabe no quintal de ninguém: bastidores da vida de um economista brasileiro no FMI e nos BRICS e outros textos sobre nacionalismo e nosso complexo de vira-lata. A segunda edição, atualizada e ampliada, foi publicada em 2021.

*Este texto não representa obrigatoriamente a opinião do Viomundo.

Leia também

Miola: Campos Neto aproveita avanço mundial do dólar para especular e terrorismo financeiro

Paulo Nogueira Batista Jr: Armínio Fraga, um funcionário do status quo; vídeo

Apoie o jornalismo independente


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Zé Maria

Excertos

“Não vamos nos iludir.
Boa parte dessa direita – que tem a cara-de-pau de se apresentar
como ‘centro’– nutre ódio a Lula e à centro-esquerda.
Senão ódio, desprezo. Senão desprezo, profunda desconfiança e rejeição.

Ela constitui um agrupamento pernicioso, de gente reacionária,
mentalmente estreita e profundamente antinacional.
O perigo para o Brasil está também nessa gente, e não apenas
na ultradireita bolsonarista.”
[…]
“Apesar dos esforços [do Presidente da República] de pacificação,
a execrável plutocracia local continua militantemente contra o governo,
buscando toda e qualquer oportunidade para atacá-lo.

Como se sabe, a direita tradicional tem muito poder – político, financeiro
e midiático.
Mas sofre de um pequeno problema: não tem votos para vencer eleição
presidencial.”

.

Zé Maria

https://pbs.twimg.com/media/GQN51SJWwAAgESI?format=png

‘Identitarismo’ ‘Apolítico’ Vale para Eleições?

.

Zé Maria

https://pbs.twimg.com/media/GS4esAiWMAAL-Fs?format=jpg

“Visitei o Armazém do Campo em São Paulo, um importante
espaço de incentivo à agricultura familiar.

Os produtos orgânicos e de qualidade da Reforma Agrária
precisam chegar cada vez mais à mesa das famílias brasileiras
para que o ciclo se complete, gerando emprego e renda no campo,
além de proporcionar uma vida mais saudável para quem consome.”

PRESIDENTE LULA
https://x.com/LulaOficial/status/1814421448569602301

.

Zé Maria

https://t.co/yNCzdQi1a0

“A GANG DA FARIA LIMA”

Em texto publicado no Jornal GGN, o jornalista Luís Nassif afirma que
“um grupo de manipuladores” do mercado financeiro, classificado
por ele como “A Gang da Faria Lima”, atua “em sintonia ampla” com o
presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, para “planejar
operações especulativas conjuntas, facilmente enquadráveis no crime
de manipulação financeira e formação de cartel”.

Segundo o jornalista, o funcionamento do esquema é o seguinte:
“os manipuladores saem na frente, criando algum evento que permita
movimentos bruscos dos ativos”.
A partir daí, “cria-se o movimento especulativo” e, à medida em que este
se consolida, “há o efeito manada, a chamada profecia auto-realizada”.

“Passado determinado período há o disparo que reverte a situação:
quem comprou antes da alta trata de vender, percebendo que o ativo
já bateu no pico, e as cotações voltam ao patamar anterior”, explica.

https://x.com/LuisNassif/status/1809180364851560675
Leia a íntegra no GGN: https://t.co/0moCAIUAw6
https://jornalggn.com.br/economia/a-volta-a-normalidade-e-a-gang-da-faria-lima-por-luis-nassif/

.

Zé Maria

https://t.co/cXnVoPg9E7
“Petrobras Encaminha Recompra da Refinaria de Mataripe
na Bahia (antiga RLAM), Privatizada por Guedes/Bolsonaro”
https://bsky.app/profile/pedroronchi.bsky.social/post/3kxnizmlo462q
Imaginem a ‘crise’ que isso vai gerar.
https://www.brasildefato.com.br/2024/07/18/petrobras-encaminha-recompra-de-refinaria-na-bahia-privatizada-por-bolsonaro

Zé Maria

.

Após dar um Calote de U$ 4 Bilhões de Dólares na Embraer,
Boieng está furtando Expertise da Engenharia Brasileira,
apropriando-se de Know How da Indústria de Aviação
do Brasil, atentando contra a Soberania Nacional.

Governo Lula adota Posicionamento divergente ao dos
Governos Temer (2016-2018) e Bolsonaro (2019-2022);
Advocacia-Geral da União (AGU) pede para integrar a
Ação Civil Pública (ACP) contra Boeing, embasada em
Parecer Técnico do Ministério de Desenvolvimento,
Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) que vê “possível
abuso de poder econômico” e “provável concorrência
desleal” da Indústria de Aviação dos EUA nas contratações
de engenheiros brasileiros.

“Não há dúvidas de que a expertise brasileira nos setores
de defesa/aeroespacial e aeronáutico, conquistada após
uma trajetória de muito trabalho e estreito suporte estatal,
possui caráter estratégico para a soberania nacional”, afirmou
a AGU no novo posicionamento governamental.

A ACP foi ajuizada por 2 Associações em que a Embraer é filiada:
a ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais
de Defesa e Segurança) e a AIAB (Associação das Indústrias
Aeroespaciais do Brasil).

Mais Detalhes em:
https://www.aiab.org.br/noticias-e-eventos2.asp?codnot=100086
https://www.brasildefato.com.br/2018/12/18/negocio-da-embraer-com-boeing-e-venda-da-empresa-nao-fusao-afirma-dieese
https://www.infomoney.com.br/carreira/boeing-x-embraer-apos-rompimento-bilionario-americana-avanca-sobre-talentos-da-brasileira
https://www.infomoney.com.br/carreira/boeing-x-embraer-mpf-defende-que-acao-civil-publica-seja-julgada-na-justica-federal/
https://www.infomoney.com.br/carreira/boeing-x-embraer-trf-3-suspende-envio-de-acao-civil-publica-a-justica-estadual/
https://abimde.org.br/pt-br/noticias/boeing-x-embraer-governo-federal-volta-atras-e-pede-para-fazer-parte-de-acao-civil-publica/

.

Zé Maria

.
.
O Banco Central é a Instituição com Maior “Disfuncionalidade” no País.

E a tal ‘Independência’ foi Projetada para o BACEN Ser Disfuncional mesmo.
.
.
“A Taxa de Juros é Crime de Apropriação Indébita de Recursos Públicos”

“O endividamento público poderia se justificar se, por exemplo,
financiasse um programa de apoio tecnológico à agricultura familiar:
resultaria uma produtividade mais elevada, mais produto, cujo consumo
por sua vez permitiria o retorno para os produtores, os empresários da
cadeia alimentar, e o próprio Estado no imposto sobre o consumo e
diversos pontos do ciclo produtivo dinamizado.

No nosso caso, o fato de 82% do aumento da dívida resultar de juros
acumulados, significa que estamos simplesmente alimentando
especuladores financeiros.”

“Segundo pesquisa de Carlos Luque (et al.):
‘Desde 1995 o governo pagou aos detentores da dívida pública
o equivalente a 5-7% do PIB ao ano, muito mais do que o déficit
das aposentadorias ou outros itens de gastos objeto de muita
discussão no Congresso e na mídia’.

“Um dreno improdutivo deste porte necessita de uma narrativa:
se trataria de ‘proteger a população da inflação’.

É uma farsa evidentemente, pois só numa economia sobreaquecida,
que precisa ser esfriada, e, portanto, com inflação por excesso de demanda,
elevar a taxa sobre a dívida pública seria eficiente.”

“O último ano de crescimento significativo no Brasil foi em 2013, 3%.
Numa economia estagnada, transferir mais recursos públicos para
grupos financeiros que reaplicam para obter mais juros, em vez de
financiar infraestruturas, por exemplo, o que dinamizaria a economia,
constitui uma apropriação indébita de recursos públicos.”

“Em 2022 teriam sido drenados entre 600 e 700 bilhões de reais.
Para termos uma ordem de grandeza do que este montante significa,
lembremos da batalha parlamentar que foi, em dezembro de 2022,
obter no Congresso a autorização de 145 bilhões, com a PEC da Transição,
para enfrentar situações mais críticas da população.

Esse montante representa aproximadamente 1,5% do PIB.”

https://aepet.org.br/autor/ladislau-dowbor/
https://aepet.org.br/artigo/o-dreno-financeiro-que-paralisa-o-pais-a-farsa-do-deficit-contribuicao-para-a-discussao/
.
.
“As Mãos Divinas do Mercado”

“Nossa Autoridade Monetária (BACEN)
voltou ao Caminho da Fé Financista,
viu a Luz no ‘Caminho de Damasco’…
‘Faria Lima’!
Amém”…
https://aepet.org.br/autor/luiz-gonzaga-belluzzo/
https://aepet.org.br/artigo/as-maos-divinas-do-mercado/
.
.

Zé Maria

.

“Jornalista Especulando com Dólar
no Mercado Financeiro”

Ética Jornalística na Imprensa Comercial
foi para as Cucuias. É o Fim da Picada!

https://revistaforum.com.br/midia/2024/7/18/record-demite-renata-varandas-que-especulou-com-dolar-ao-entrevistar-lula-162339.html

.

Zé Maria

.
.
“Entrevistadora de Lula na TV Record é Sócia de Consultoria
que Antecipou Trecho de Fala Descontextualizada ao Mercado”

Emissora alega que não sabia da ligação de Renata Varandas
com o mercado financeiro e disse que vai tomar “medidas cabíveis”

https://revistaforum.com.br/politica/2024/7/17/entrevistadora-de-lula-na-record-socia-de-consultoria-que-antecipou-trecho-de-fala-descontextualizada-ao-mercado-162220.html
.
.

Zé Maria

.
.
Mais do Mesmo da Imprensa Canalha Miliciana Mafiosa:
.
.
Agência Bloomberg revelou, em sua edição em inglês,
que as afirmações de Lula em Entrevista à Reporter
da TV Record já constavam de um documento da
Capital Advice mais de uma hora antes de a TV Record
divulgá-las.

A empresa diz trabalhar com “Informação e Análise Política
para Investidores”[Leia-se: “Especulação Financeira”]

O veículo também noticiou que a repórter Renata Varandas,
responsável por conduzir a entrevista, tem ligação direta
com a empresa Capital Advice.
No LinkedIn, ela se apresenta como “repórter política do Jornal
da Record e sócia da Capital Advice Análise Política”.

CartaCapital

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reclamou nesta terça-feira 16 da descontextualização de declarações do presidente Lula (PT) à Record TV.

A emissora optou por antecipar no início da tarde trechos específicos da entrevista, cuja íntegra foi ao ar nesta noite, mas rumores sobre o teor das respostas já circulavam no mercado desde o fim da manhã.

A agência Bloomberg revelou, em sua edição em inglês, que as afirmações de Lula já constavam de um documento da Capital Advice mais de uma hora antes de a Record divulgá-las. A empresa diz trabalhar com “informação e análise política para investidores”.

O veículo também noticiou que a repórter Renata Varandas, responsável por conduzir a entrevista, tem ligação direta com a empresa.

No LinkedIn, ela se apresenta como “repórter política do Jornal da Record
e Sócia da Capital Advice Análise Política”. [SIC]

Em nota a CartaCapital, a Record afirmou ter tomado conhecimento
do vínculo da repórter com a Capital Advice somente após a divulgação
da notícia.

“A emissora deixa claro que condena qualquer vazamento de informações,
principalmente com recorte parcial do que é apurado em entrevistas feitas
por nossas equipes”, acrescenta a emissora.
“Medidas cabíveis serão tomadas com a apuração dos fatos.”

CartaCapital também entrou em contato com a Capital Advice e atualizará
este texto se obtiver uma resposta.

Os vazamentos, segundo Fernando Haddad, geraram uma especulação desnecessária sobre a política fiscal do governo.

https://www.cartacapital.com.br/economia/descontextualizacao-de-trecho-da-entrevista-de-lula-a-record-irrita-haddad/
.
.

Zé Maria

.
.
Mais do Mesmo da Imprensa Canalha Bandida Mafiosa:
.
.
Agência Bloomberg revelou, em sua edição em inglês,
que as afirmações de Lula em Entrevista à Reporter
da TV Record já constavam de um documento da
Capital Advice mais de uma hora antes de a TV Record
divulgá-las.

A empresa diz trabalhar com “Informação e Análise Política
para Investidores”[Leia-se: “Especulação Financeira”]

O veículo também noticiou que a repórter Renata Varandas,
responsável por conduzir a entrevista, tem ligação direta
com a empresa Capital Advice.
No LinkedIn, ela se apresenta como “repórter política do Jornal
da Record e sócia da Capital Advice Análise Política”.

CartaCapital

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reclamou nesta terça-feira 16 da descontextualização de declarações do presidente Lula (PT) à Record TV.

A emissora optou por antecipar no início da tarde trechos específicos da entrevista, cuja íntegra foi ao ar nesta noite, mas rumores sobre o teor das respostas já circulavam no mercado desde o fim da manhã.

A agência Bloomberg revelou, em sua edição em inglês, que as afirmações de Lula já constavam de um documento da Capital Advice mais de uma hora antes de a Record divulgá-las. A empresa diz trabalhar com “informação e análise política para investidores”.

O veículo também noticiou que a repórter Renata Varandas, responsável por conduzir a entrevista, tem ligação direta com a empresa.

No LinkedIn, ela se apresenta como “repórter política do Jornal da Record
e Sócia da Capital Advice Análise Política”. [SIC]

Em nota a CartaCapital, a Record afirmou ter tomado conhecimento
do vínculo da repórter com a Capital Advice somente após a divulgação
da notícia.

“A emissora deixa claro que condena qualquer vazamento de informações,
principalmente com recorte parcial do que é apurado em entrevistas feitas
por nossas equipes”, acrescenta a emissora.
“Medidas cabíveis serão tomadas com a apuração dos fatos.”

CartaCapital também entrou em contato com a Capital Advice e atualizará
este texto se obtiver uma resposta.

Os vazamentos, segundo Fernando Haddad, geraram uma especulação desnecessária sobre a política fiscal do governo.

https://www.cartacapital.com.br/economia/descontextualizacao-de-trecho-da-entrevista-de-lula-a-record-irrita-haddad/
.
.

marcio gaúcho

Esses maçons não desistem nunca!!!
PQP….!!!!

Zé Maria

¿Esse Líder do Governo na Câmara do Coroné Lira
é o Mesmo que Vivia Fazendo Acordo com o Cunha
na Época que Queriam Derrubar a Presidente Dilma?

Zé Maria

https://bit.ly/3xX7gqp

Faria Lima é Cópia Carbonada e Borrada de Wall Street.

FariaLimers são Lambedores de Bolas do Charging Bull.

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQPYyo1ocpULNZxY1Yjxi_BFDX4jWTln0Il-A&s

Zé Maria

Tabelinha do Roberto Mercado Campos Neto com a Imprensa Neoliberal.

Anabi Resende

Não sei se nos critérios que vc citou para a escolha do novo presidente do BC, Paulo, vc encampa a proximidade com o Lula mas, ainda que não, para mim vc é quem deveria ser indicado- e intimado para que aceite. Este país tem de pegar um rumo firme, para os brasileiros que o honram!

Anabi Resende

Não sei se nos critérios que vc citou para a escolha do novo presidente do BC, Paulo, vc encampa a proximidade com o Lula mas, ainda que não, para mim vc é quem deveria ser indicado- e intimado para que aceite. Este país tem de pegar um rumo firme!!!

Deixe seu comentário

Leia também