Foto Ricardo Stuckert
FHC achincalha Congresso e não tem direito de nos tomar por tolos
por Gleisi Hoffmann
10/03/201411h46
Não me passaria pela cabeça que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso pudesse iniciar um artigo de opinião censurando o sorriso de alguém. Ao indagar com tanto mau humor a razão da alegria estampada na foto da presidenta Dilma com o ex-presidente Lula no Palácio da Alvorada, o ex-presidente surpreende pelo azedume e pela amargura.
A sequência de ataques do artigo parece indicar que o autor renunciou à cadeira de referencial de equilíbrio e estabilidade do debate nacional, que muitos lhe atribuem, para especular sobre uma imaginária (e inexistente) indiferença da presidenta Dilma, e do poder central, em relação às manifestações das ruas e a alguns acontecimentos dos últimos dias. Com todo o respeito, cumpre que o ex-presidente volte à razão.
Testemunhei na Casa Civil o esforço da presidenta para entender e atender as ruas. Ela foi praticamente a única, entre as lideranças políticas deste país, a expor-se, a manifestar-se claramente, a ter iniciativas. As manifestações carecem ainda de melhor análise histórica, mas, seguramente, erra quem insiste em tentar atribuir toda a insatisfação ao governo central. Será que o ex-presidente acredita que as manifestações eram a favor da oposição? Nenhum governante da oposição foi alvo de protestos?
INSTABILIDADE
Apoie o VIOMUNDO
A sequência de ataques parece indicar que FHC renunciou à cadeira de referencial de equilíbrio e estabilidade do debate nacional; com todo o respeito, cumpre que o ex-presidente volte à razão
Ele fala de crise do setor elétrico como se o apagão de 2001/2002 não estivesse na memória do país. A crítica à suposta imprevidência só pode ser a si mesmo e a seu governo. Sobre a inflação, diz que é “bem mais” que 6% ao ano, sem citar, contudo, qualquer fonte que possa sustentar seu índice impreciso e irreal.
Esquece-se de que deixou ao país uma inflação de 12,7% em 2002.
Com sua prosa instruída, sua cultura e sua força retórica, o ex-presidente cita Maria Antonieta e tenta, em vão, associá-la a personagens da história brasileira no presente. Não faz sentido. Os líderes do atual governo, a começar pela presidenta Dilma, podem orgulhar-se da enorme proximidade com as pessoas. Governam para a maioria. Não é por acaso que os pobres melhoraram de vida e passaram a ter otimismo e esperança.
Fernando Henrique agora critica o clientelismo e a inépcia assegurada por 30 partidos no Congresso. Nem parece que passou oito anos no comando do Executivo, sem dizer “a” ou “b” sobre reforma política. E que governou com um sistema de base parlamentar tão ampla que alterou a Constituição Federal para garantir sua reeleição.
CRÍTICAS
O curioso é que, depois de achincalhar o Congresso, o ex-presidente conclama o conjunto da “classe política” a assumir parcelas de responsabilidade sobre os rumos do Brasil para construírem a política do amanhã. Fiquei pensando: ele tem direito de dizer o que muito bem quiser. Não tem é o direito de nos tomar por tolos.
Gosto da ideia de buscarmos unir a todos os brasileiros em torno das questões fundamentais para a nossa nação. Não concordo que os temas essenciais sejam a troca da guarda nem a revolta contra o sorriso, mas sem dúvida é preciso aprofundar o debate sobre a economia, a política e as questões sociais. Isso é o fundamental para a construção do futuro. E o futuro pode ser edificado sim com alegria e sorrisos.
*****
Governo aposta em dividir sociedade entre ‘nós e eles’ para se manter no poder
por Fernando Henrique Cardoso
Especial para o UOL
10/03/2014
Estranhos momentos os que estamos vivendo no Brasil. Há poucos dias os jornais publicaram a foto de um encontro no Palácio da Alvorada. De mãos dadas, a presidente e seu mentor posam vitoriosos, enquanto o presidente do PT e dois alegados chefes publicitários da futura campanha reeleitoral, embevecidos e sorridentes, antegozam futuros êxitos. Por que tanta alegria?
Será que, estando no poder central, eles não se dão conta do que vai pelas ruas, nem do que acontece no mundo? Não estariam a repetir a velha história de Maria Antonieta na Revolução Francesa? Não que eu esteja também a delirar. Bem sei que não há qualquer revolução à vista.
Mas a esdrúxula foto faz recordar o ânimo fútil da rainha, com os maiorais se deixando flagrar tão despreocupados, enquanto as pessoas estão, na realidade, assustadas. Assustadas com as sombrias perspectivas do futuro, temerosas da violência larvar de um povo que era tido como pacífico (não há dia sem ônibus queimados, nem sem pessoas amarradas apanhando dos que descreem da Justiça e querem fazê-la por conta própria), espantadas com a montanha de lixo jogada nas ruas pelos cariocas em um só dia de greve dos garis no Carnaval.
ALIENAÇÃO
Só com muita imprevidência foi possível fazer-nos mergulhar na crise energética a que estamos embrulhados. As medidas governamentais quebraram, ao mesmo tempo, o caixa da Eletrobrás, destruíram as possibilidades do etanol, deixaram as hélices das eólicas paradas à espera de linhas transmissoras e, ainda por cima, reduziram quase à metade o valor das ações da Petrobras. Será que o petróleo era nosso e o pré-sal, por pura teimosia propagandista e incompetência, é deles?
Quanto desgoverno. E a perda continuada do poder de compra dos assalariados, que a inflação de 6% ao ano (na verdade bem mais) dilui, os truques de contabilidade criativa que não enganam ninguém e a inépcia administrativa que transforma em mera propaganda os projetos bombásticos?
CRISE ENERGÉTICA
O que dizer da receita garantida para o clientelismo e a inépcia assegurada por 30 partidos no Congresso e 39 ministérios?
Seria injusto, porém, atribuir esses males a uma só administração. Percebe-se um suceder de acontecimentos negativos levando-nos, neste estranho e preocupante momento, à beira de perder uma oportunidade histórica, a de consolidar uma democracia de verdade e permitir nos livrar da síndrome do baixo crescimento, que limita o bem-estar e impede o acesso ao primeiro mundo.
RENOVAÇÃO
É hora para uma mudança da guarda, na esperança de que novos lideres tenham visão de estadistas, e não a de meros chefes de clã
A situação é tão grave que é chegada a hora para o conjunto da “classe politica” assumir parcelas de responsabilidade sobre os rumos do Brasil. Por isso é tão chocante aquela foto de regozijo.
Os líderes governistas, em vez de exporem à nação com realismo as mazelas existentes e de apelar, quem sabe, a todos os brasileiros para se unirem nas questões fundamentais, só pensam em dividir a sociedade entre “nós” e “eles” para, apostando nesse pobre maniqueísmo político, vencer eleições e se manter no poder.
É hora, entretanto, para uma mudança da guarda, na esperança de que novos líderes, colados na escuta das ruas, tenham visão de estadistas, e não a de meros chefes de clã. É hora de renovação, da força dos jovens aliada à visão de grandeza construírem a política do amanhã.
PS do Viomundo: Como constatou muito bem a Manuela Azenha, o debate político brasileiro ao qual a mídia corporativa dá atenção não tem nada de debate, é apenas uma forma de gerar clics na internet e, portanto, gerar dinheiro. Quando os políticos embarcam na escrita de artigos “chamativos” — traduzindo, agressivos — é porque se renderam à lógica midiática. Relevância no grito, que é o que explica o investimento nos reinaldos azevedos da vida. É a lógica do bate boca, um por dia. Onde andam as discussões aprofundadas sobre políticas públicas? Sumiram. Assim, enquanto os eleitores “se divertem” com a briga entre Coca-Cola e Pepsi, promovida inclusive pela blogosfera, esquecem de que poderia ser diferente.
Leia também:
Lassance: Acabar com homenagens à ‘revolução’ que estuprou e matou
Comentários
Gilberto
Não obstante, alguém do PT tinha que responder aos ataques imbecis desse velhinho esclerosado. Até porque, se assim não fizesse, logo logo teria um monte de gente protestando que o partido é omisso, aqui mesmo neste espaço…
abolicionista
Chutar urubu morto é fácil, quero ver é responder à Rede Globo…
Gilson
FHC, um verdadeiro punheteiro da Politica.
Sérgio Pestana
FHC é o nosso Tartufo. Porém, mais falso e hipócrita.
odilon Silva
Não concordo em começar o artigo criticando o sorriso. Mas que a situação é critica isto é. Temos uma das maiores cargas de impostos do mundo, já fazem mais de 30 anos, a economia cresce de lado. Perdemos nos últimos anos para a média da América Latina, só ganhamos de dois países na América Latina, em relação a média mundial nem se fala (perdemos dela fazem mais de 10 anos). O setor de Petróleo uma lástima, perdemos uns 300 bilhões de dólares de investimentos nos últimos 7 anos, desde a descoberta do pré-sal os leilões pararam e muitas multinacionais saíram do pais levando seus investimentos para outros países. Nos vangloriamos de menor índice de desemprego do mundo, mas temos mais de 16 milhões de famílias vivendo do bolsa família (praticamente 40% da população, temos estados com mais de 50% vivendo do bolsa, cidades que 98% da população vivem dele) e o número de bolsas aumentando. O índice de crianças e adolescentes em famílias pobres aumentando cada vez mais. Um índice de criminalidade crescendo cada vez mais, no nordeste o índice de homicídios é o maior do mundo (pior que muito pais em guerra). O desrespeito pelo cidadão trabalhador e pagador de impostos é total. Tudo para com greves e manifestações, qualquer bloco de carnaval em qualquer lugar deixa você noites sem dormir e bloqueiam sua rua. Só pobre vai preso. Todos os índices do Brasil são péssimos (IDHU, IDEB, saúde, universidades, patentes) e a tendência não é de melhora, mas esta tão ruim que piorar é difícil.
Realmente temos muito que melhorar e o pior não parece ser com nenhum destes que estão ai, nem Dilma, nem Eduardo, nem Marina, nem Aécio, nem FHC.
Não há como não admitir a falta de planejamento leva o setor elétrico e combustíveis a dias de amargura. Demos ouvidos aos ambientalistas, 80% das hidroelétricas feitas nos últimos 15 anos não tem reservatório, são a fio de agua, não temos reservas de energia, vamos queimar muito petróleo nas térmicas (10 vezes mais caras), custando caríssimo para nossos filhos e netos. Alguns especialistas já falam que não poderemos fugir de mais usinas nucleares, e pasmem, só enriquecemos urânio para angra 1, para a 2 importamos, para a 3 vamos importar, para novas também importar. Nossos governantes alardeiam que temos o melhor sistema de enriquecimento em ultra centrifugas, mas parece que por falta de planejamento não conseguimos nos suprir. Várias usinas de energia ficam prontas, pagamos a geração, mas não podemos usar porque não tem linhas de transmissão, é piada. O etanol de cana virou um sucesso mundial, elogiado, mas por obra de quem não vai em frente? Da Petrobrás? Os EUA produzem o dobro de Etanol de milho com péssima produtividade como pode?
Os problemas são para um grande Estadista e no momento não o temos, e com a politica de balcão de trocas entre governo e partidos e dezenas de milhares de cargos de confiança para negociar, a situação só piora.
A decisão possível agora é escolher ou ampliamos o tamanho do Estado, maior interferência na economia, mais estatais e mais divida interna, ou seguramos o freio e vamos no sentido inverso de redução do Estado.
Falar que a inflação em 2002 era 12,7% é fácil quando tirada do contexto, senti na carne isto, tinha 50 anos. O custo da eleição foi altíssimo, dólar a mais de R$4,00, crises internacionais homéricas, a divida pública não rolava mais no ano da eleição, ninguém queria titulo do governo, no ano de 2002 devido as eleições, todos os investimentos pararam. Nenhuma empresa confiava no que ia acontecer. Foram anos até assentar os ânimos. Empresas internacionais ficaram mais de 6 anos apreensivas e seguraram os investimentos. Agora com a volta do monopólio da Petrobrás fomos na contra mão da história até a Petróleo da Colombia ganha da gente. Pode?
Responder · Curtir
· Parar de seguir a publicação · há 2 horas
Marat
O nosso Menem bem que merece uma sacolejada!
Eduardo Guimarães
Fernando Henrique deveria se comportar como o Lula da Dilma e não como o Sérgio Mota do Aécio. Quanta decadência! Assim não pode!Assim não dá!
Jose C. Filho
Não era o FHC que apoiava abertamente a legalização da “cannabis sativa”?
Ressentimentos, inveja, caduquice,…para tornar a vida suportável só mesmo vivendo chapado…costume feio velho.
Cezar Gouvêa
De fato, atributos de memoria não são o forte do senhor FHC, ou então seria sintoma de uma doença degenerativa de nome germânico. ELE, falar de crise energética? O grande problema da facção de direita no nosso pais deve ser a crença de que o povo seja desmemoriado. Afinal treze anos desde o famoso apagão de 2001 -2002, não seria suficiente para apagar a historia recente do Brasil.
Mário SF Alves
Mário SF Alves
Mário SF Alves
I- “A situação é tão grave que é chegada a hora para o conjunto da “classe política” assumir parcelas de responsabilidade sobre os rumos do Brasil. Por isso é tão chocante aquela foto de regozijo.
Os líderes governistas, em vez de exporem à nação com realismo as mazelas existentes e de apelar, quem sabe, a todos os brasileiros para se unirem nas questões fundamentais, só pensam em dividir a sociedade entre “nós” e “eles” para, apostando nesse pobre maniqueísmo político, vencer eleições e se manter no poder.
É hora, entretanto, para uma mudança da guarda, na esperança de que novos líderes, colados na escuta das ruas, tenham visão de estadistas, e não a de meros chefes de clã. É hora de renovação, da força dos jovens aliada à visão de grandeza construírem a política do amanhã.”
_____________________________________
Comentário:
É… a inveja mata. Tá. Mas quem mandou aceitar e assumir a chefia da aventura de impor o neoliberalismo no País? Quem mandou ignorar a realidade e enfiar goela baixo um plano engendrado para conter gastos sociais e pulverizar o poder público em países já desenvolvidos, e sem o menor respeito ao povo brasileiro? Quem mandou confiar demais nas tais agências reguladoras?
“Nós e eles”? Sim, nós e eles. Nós e os que há quinhentos anos só fazem submeter o Brasil aos ditames/imposições estrangeiras. Sim, “nós e eles”, os que conchavam uma teoria, aí, sim, esdrúxula, tipo destino manifesto às avessas, que nada mais que esboço de dogma justificador do que deveria continuar sendo nossa eterna renúncia à soberania.
É… e o que pensar de alguém que, tendo o passado que tem [perguntem ao Clinton!], o poder que teve e que desde então tem sido convenientemente incensado pela hegemônica mídia fora-da-lei, e que, mesmo não tendo razão, se comporta assim tão deploravelmente? Imagine se tivesse. Portanto, dadas as circunstâncias, creio que nem um hitler seria capaz de uma oposição tão ácida. Vade retro!
________________________________________
II- “…indiferença da presidenta Dilma, e do poder central, em relação às manifestações das ruas…”
______________________________
Que triste. Passadas quase duas décadas do governo de coalizão liderado pelo PT, e o ex-presidente por consecutivos dois mandatos, FHC, ainda fica ranzinza pelo fato do PT não corresponder às expectativas tucanas quanto à preconcebida, propalada e essa altura já mítica incompetência.
Afinal, ele queria o quê? Queria que o governo perdesse a linha, perdesse o norte, o fio-da-meada, assumisse um viés autoritário e partisse com tudo pra cima dos manifestantes?
E se assim o fizesse, a quem interessaria tal destempero? Quem lucraria com isso? E como de praxe, imediatamente não iriam desgastar a imagem da presidenta Dilma, publicando pela mídia fora-da-lei e aos quatro cantos do mundo que o governo da República Federativa do Brasil é um governo antidemocrático?
Melhor seria esquecer a Antonieta e botar o bloco na rua. Vale levar todo mundo junto; vale até cheirodeazedagem. Quem sabe? Uma máquina do tempo de tipo: “de volta pro passado, montado num cavalo branco, chamado Millenium, em eterno retorno à 64”. Assim, quem sabe, em se ressuscitando aquele cenário de Guerra-fria, com a U.R.S.S. polarizando o mundo; com Cuba acabando de fazer uma revolução social; com a crise do mísseis; com Kennedy e a CIA dando uma mãozinha; e com o Jango tentando romper com quinhentos anos de atraso, acenando com uma reforminha na concentração fundiária, herança antissocial das Capitanias Hereditárias; assim, quem sabe?
_____________________________________________________
Esta demonstração de desapreço real histórico do FHC só confirma o adágio: “o que é bom pro PSDB é péssimo pro BraSil com S.
_______________________________________________________________
?w=1164&h=524
________________________________________
E riem do quê? Por que tanta felicidade?
_____________________________________________
“Nós e eles”:
Fernando
Gleisi é muito melhor como parlamentar que ministra.
Jorge Moraes
A diferença de postura que você notou é bem ilustrativa das possibilidades que o exercício de um mandato parlamentar e um mandado executivo suscitam.
Eleita, se ocorrer, governadora do PR, Gleisi não terá como reagir da mesma forma que reage agora, respondendo – e bem – às naturais escaramuças do movediço terreno da política pré eleitoral, miúda e complicada.
Alianças são o dia a dia da democracia burguesa, têm de ser feitas, para a tristeza de nossos estômagos, mas por exigência da realidade.
JURIDICO
FHC final de carreira golpista lacerdista.. quem diria//???
Mário SF Alves
É neo-corvo, versão pensamento único, ideia-fixa, mídio-tsunâmico.
___________________________
E como dizia o Asterix: esse romanos são uns loucos.
____________________________________
Olha a marolinha, aê, gente!
Zezé Sette
Discordo do PS do Viomundo.
Se o Governo não se defende, reclamam, e qdo rebate – como fez muito bem a Gleisi – diz que “se renderam à lógica midiática”. Aí fica dificil…
Se não temos “discussões aprofundadas sobre políticas públicas” é por pura covardia da oposição, que não tem programa nem projeto para retomar o poder.
A blogosfera e seus leitores têm feito um ótimo trabalho no sentido de ignorar vários absurdos que são ditos contra o Governo do PT por parte de peças da oposição que não merecem ter a bola levantada. Mas não dá pra deixar FHC falar sozinho do modo tão grosseiro e desrespeitoso.
Pode ser uma múmia pra gente, mas é o “lider amado” deles.
ricardo silveira
Parabéns, é por aí mesmo.
Caracol
“There are only two kinds of class: first class and no class”.
(David O. Selznick)
Euler
Sério, cara, FHC falar em “novos líderes” com “visão de estadistas”? Pô, bicho, tá de sacanagem. Este cara tá desperdiçado. A Globo vive uma crise de mau humor terrível. Não se trata só do “jornalismo” (aspas) de quinta categoria da emissora, não. Refiro-me ao humor cada vez mais sem graça de comediantes como Madureira, Mainardi e Alexandre Garcia, entre outros. FHC poderia salvar a seção de humor da TV Golpe, ops, digo, Rede Goebbels.
ccbregamim
não acho que defender as práticas públicas
de favorecer a maioria
até há pouco tempo e já não mais miserável
pessoas vivem melhor no brasil.
seja fugir ao debate.
ao contrário o perigoso é ignorar
então você vai de coca e pepsi..
enquanto nosso futuro é decidido.
aprofundar o debate?
sem a base?
que política pública você quer discutir?
o enem, prouni, fies, mais médicos, minha casa, luz água saneamento para todos, sem miséria,
o petróleo para educação, cara, etc.
você quer perigosas reformas
está disposto a entregar as conquistas
como fez o requião no paraná..
em nome do quê mesmo, cara?
da sua consciência limpa?
“a impaciência revolucionária é típico fenômeno burguês”
aliás, você acha heróico o isolamento do requião
(por isso a birra contra a gleisi?)
dom quixote e sancho pança no jardim de alice.
ccbregamim
desculpa,
mas é que os bravateiros seriam só um saco
se não atrapalhassem.
você acredita mesmo nessa neutralidade que você pensa assumir?
(tipo folha de sp?)
ou você na hora h sabe pra que lado a corda rói?
ccbregamim
você sabe tudo de golpe.
11 de setembro, não?
sabe que o cara da georgia é pago pelo FBI (ou sei lá dos EUA)
pra ensinar “manifestações populares”
etc. etc. etc.
sabe o que os caras fazem com eles mesmos
e com todos os países onde reinam
e você acha que eles tão respeitando nóis?!?
sabe do FHCIA, do SeVRON
aliás, o que a marina estava fazendo do lado do príncipe inglês?
de que lado será que USAmerikas tão?
você vai entregar?
Pedo Paulo
Gleisi, isso covardia, você está batendo em um idoso, gagá, invejoso, arrogante sem causa. kakakakakaka. FHC, volta ao ostracismos para seu bem e de seu partido mais ficha suja do Brasil.
roberto
O FHC não passa de um senil,que ainda acha que suas opiniões têm algum valor. Ele que continue no ostracismo,que lá ele está muito bem e com ótimas companhias.
Rogério Ferraz Alencar
É pena Gleisi Hoffmann ter passado tanto tempo fora do senado. E é vergonhoso como os outros senadores do PT se calam sobre tudo.
Abreu
Como eleitor de Brizola, Lula e Dilma, e admirador do sociólogo e acadêmico Fernando Henrique, estou com um pé atrás. Esse paralelo teratológico de uma Maria Antonieta sem Revolução Francesa e esses escorregões gramaticais de um pronome oblíquo solto entre dois verbos, um dos quais deveria ter sido flexionado (“permitir nos livrar”) não têm o DNA nem as impressões digitais do grande intelectual que é FHC.
Vou refletir um pouco mais sobre isso.
ccbregamim
grande intelectual?
ele concluiu que o povo é massa de manobra
e fez uma sociologia das elites
pra ele o destino do país está na mão dos dominadores
justificativa do fascismo?
grande intelectual?
Mário SF Alves
Intelectual, sim, prezado ccbregamim. Intelectual de direita, intelectual orgânico de direita. E é farsa rara, quero dizer, coisa rara. Bem diferente de muitos por aí, meros rola-…, a cozinhar sopa de letrinhas.
E pior, um intelectual destes, num país como o Brasil, e que solenemente se põe a serviço da dominação estrangeira, chega a ser pura covardia. Dá pena. Mas, fazer o quê? É a teoria da dependência dele. E ele que se arrume com o destino manifesto dele.
__________________________
Cada cruz que se carrega, né não, FHC(b)?
José X.
Gleisi está em pré-campanha. O pai legal do Tomás levantou a bpla, ela foi lá e cortou. Ponto.
Agora, eu acho interessante o contraponto Azenha x Nassif.
O Azenha batendo no PT pela esquerda e o Nassif pela direita. :)
ccbregamim
esquerda?
aquela que vota sempre com a direita no congresso?
aquela que diz que a esquerda é desunida
e forma dissidência na hora de realizar?
que prefere a teoria à prática?
que é contra tudo
em nome de hipotéticas escolas que poderiam ter sido feitas?
mas que na hora de defender os fundos pra revolucionar a educação no país
é contra?
que na prática
trabalha pra que os dinheiros e os bens não cheguem nos mais pobres?
sei.
enquanto fala fala fala..
Marcos W.
Nós precisamos assumir nossas preferências. Se não for Pepsi ou Coca, será guaraná?!!
Luiz Carlos Azenha
Tubaína, Guaraná Jesus e Cajuína. Lá em Bauru teve o Guaraná Maça e a Taubaína, mas acho que já eram. abs
Caracol
Antigamente também tinha o Guará. Muito antigamente…
Muito antigamente esse também já era.
FrancoAtirador
.
.
Contra Fanta Laranja e Mirinda Morango,
Eu ia de Minuano Limão e Guaraná Charrua.
Mas, depois, a Coca-Cola comprou os dois.
Aí, f_deu.
(http://guiadoscuriosos.com.br/blog/2011/03/31/o-mapa-dos-refrigerantes-do-brasil-inteiro)
Péricles
Vixi! O cara perdeu de vez a classe. Minha avó, dona Honória, menos hipócrita que o neto que vos fala, sempre dizia que ninguém perde o que nunca teve. Mas deixa pra lá. Voltando a mim, eu dizia que o cara perdeu a classe. Sinal brutal de fragilidade. Uma das principais características de FHC é a arrogância, mas sabe escrever. Esse texto é tão frágil que parece improvisado … feito às carreiras … sem acreditar no que diz, É isso!! Ele não acredita no que está dizendo. Só isso explica texto tão fraco, quase bisonho. Que coisa!!!
Mário SF Alves
Mais proveitoso talvez fosse ler o discurso do Hitler na oficialização da tomada do poder na Alemanha. Uma m$@da igual, igualmente falacioso, igualmente encriptado, igualmente desonesto, mas ainda assim, historicamente, mais proveitoso. Êpa! Não, não. Peraí, minto, perdoem-me.
_______________________________
Ainda que dadas as circunstâncias, após a derrota e a aflição por 14 anos imposta aos alemães em consequência da Primeira Grande Guerra, o referido discurso do MONSTRO foi infinitamente mais ameaçador, dissimulado, arrogante e totalitário. Porém, [pasme o mundo, paradoxo dos paradoxos!] nada muito diferente do ocorre hoje na Ucrânia, com o apoio dos SPYstates e da UE.
Francisco
“(…) temerosas da violência larvar de um povo que era tido como pacífico (não há dia sem ônibus queimados, nem sem pessoas amarradas apanhando dos que descreem da Justiça e querem fazê-la por conta própria)”.
Imagina em Eldorado Carajás e Carandiru…
Julio Silveira
Não, fala sério, o FHC quando consegue sair do merecido ostracismo é para exibir sua já tradicional falta de noção e desproposito. É um humorista que se leva a sério, assim não pode, assim não dá.
Bernadete Cavalcante
Certa vez ouvi: “o invejoso não que o que você tem. Ele não quer é que você tenha” . Esse deve ser o problema de FHC: pura inveja.
Arthur Araújo
Azenha, por favor, “Coca-Cola e Pepsi” ? Acho que você não entendeu muito bem a resposta da Senadora Gleisi Hoffman. Ou, então, apresente você a “agenda” da 3a via do debate !
francisco.latorre
e não é?..
..
quero mais..
não sei o que.. mas quero.
é tudo igual e etc.
..
não sei. mas acho. isso aquilo.
o dó.
..
Arthur Araújo
FgagaC, aciona a Lei Maria da Penha contra a Gleisi ou o Estatudo do Idoso !
Tiago M. Bevilaqua
INDISPENSÁVEL você se manifestar
É indispensável que tenhamos o maior número possível de assinaturas a favor do marco civil o qual preserva a Internet que conhecemos, e não dando privilégios para que as teles promovam o que melhor lhes aprouver em favor de seus já enormes lucros. Vá A campanha contra o lobby das teles no Marco Civil da Internet, em http://jornalggn.com.br/noticia/a-campanha-contra-o-lobby-das-teles-no-marco-civil-da-internet
Mário SF Alves
Acatei a sugestão, segui o link e deu nisso:
“Página avaliada como foco de ataques!
A página no site jornalggn.com.br foi considerada um foco de ataques e foi bloqueada de acordo com as suas preferências de segurança.
Focos de ataques são páginas que tentam instalar aplicativos que roubam informações pessoais, usam o seu computador para atacar outros ou danificam o seu sistema.
Algumas destas páginas intencionalmente distribuem software nocivo, mas muitos são comprometidos sem o conhecimento ou permissão de seus responsáveis.”
___________________________________
Obs.: Estou usando o Firefox, versão 27.0.1
Joca de Ipanema
Durante todo o deu governo, FHC s[o foi capaz de aumentar marginalmente a geração de energia elétrica do país, e isso através de termoelétricas.Não dá nem para comparar com a acréscimos feito nos governos do PT, principalmente geração de fontes limpas, como as hidros. Quantas usinas foram inauguradas e quantas ainda estão por ser, malgrado todas as barreiras ditas conspiracionistas, muitas vezes escondendo propósitos obscuros. Esse senhor deveria ter vergonha de falar em energia. È muita hipocrisia.
Joca de Ipanema
Correção
leia-se conservacionistas no lugar de conspiracionistas
jõao
aqui na minha cidade tínhamos 12 anos de pt acidade ia que nem uma maravilha,
cidade crescendo ai veio a eleição resolveram votar num tucano
ele ganhou hoje minha cidade esta uma bosta com esse negocio de
adotar choque de gestão a cidade esta se acabando
Paulo Henrique
Que cidade é essa João? É importante sabermos para que possamos avisar aos brasileiros a não apostar no retrocesso.
Danilo Morais
Não sei qual é a cidade do João, mas ocorreu exatamente isso aqui onde moro (São Carlos – SP).
Maria Thereza
ele tem que lembrar que há 12 anos estamos “sem medo de ser feliz!” E vamos continuar, porque tenho certeza que ninguém quer desemprego, arrocho salarial, redução/extinção de benefícios sociais, enfim temos mais é que sorrir muito! Ele não vai para Paris, não? Passar a lua de mel? Tá passando da hora.
Pedro
O melhor do bate bate, como sempre, foi o PS do Viomundo. Aliás, seria ótimo uma categoria: “PS do Viomundo”. Definitivamente é o ponto fora da curva no debate da blogosfera.
Viomundo, QUERO SABER: Como o Brasil vai conseguir ter mais 30% em poupança para resolver problemas simples como Saúde e Educação de massa.
Esse é o debate! Queria muito que tivesse o “Fórum 30%”
Flavio
FHC teve o erro abissal de manter 9Dedos no poder quando do mensalão, 9Dedos naquele momento estava de cócoras e FHC manteve o anão de jardim lá no Planalto. Erro histórico e imperdoável, atrasou 50 anos o Brasil em termos de possibilidades evolutivas. O problema maior de FHC é querer ser pensador, sendo de esquerda, tem sempre o rabo preso intelectualmente e isto afeta os neurônios, talvez até os destrua.
Luiz
Lula fez o melhor governo que este país já teve.
Só um analfabeto político, um analfabeto funcional ou um grande tolo para dizer que o Lula atrasou 50 anos o Brasil em termos de ‘possibilidades evolutivas’! Quanta besteirol! Com certeza, se você não for um troll mal intencionado, você não tem ideia da enorme bobagem que está dizendo.
Lula é o maior político e governante que o Brasil já teve.
Fernando Henrique Cardoso não passa de um medíocre invejoso e rancoroso.
Mário SF Alves
Ih! FHC de esquerda???????????
Kkkkkkkkkk…. pare o trem que agora eu vou descer.
_______________________________
Apesar dos pesares, viva o Lula! Apesar da influência perniciosa/ castradora da pior elite do mundo, viva o Lula! Apesar de você, de mim e de todo o analfabetismo político que ainda inunda o Brasil e boa parte do mundo, viva o Lula! Nove dedos, hã?
____________________________________
Em tempo/sugestão: aproveite um tempo e procure saber sobre como e em que circunstâncias o Lula perdeu aquele dedo que hoje dá origem a essa sua tentativa vã de estigmatização.
Bacellar
Como disse o Serra: “FHC tá gagá”.
Urbano
Mesmo farfalhando, mas o peso do não dizer coisa com coisa do danoso ferrando henriqueaux, coisa tão intrínseca a ele, é uma grande compensação da leveza dos seus neurônios… mas por pura e simples escassez dos mesmos, obviamente.
Mariano
Manda FHC se candidatar. E se ele for eleito, ele poderá então acabar com o sorriso por decreto.
Essa “oposição” liderada por FHC e que tem como candidato Aécio Neves (ver reportagem sobre os crimes do PSDB em Minas aqui, no Vi o Mundo) é ridícula.
Não temos que dar satisfação do nosso sorriso a FHC. Temos que gozá-lo.
dalvo
FHC é uma grande e substanciosa vergonha para a espécie humana.
abolicionista
FHC se rendeu a lógica do futebolismo político. Atira contra tudo e contra todos, a degeneração de sua capacidade argumentativa é apenas mais um dos abundantes sintomas de que a direita brasileira está completamente desnorteada. Por isso, como urubus de pescoço pelado, apelam para qualquer carniça que se lhes ofereça. FHC falando de crise energética? Chega a ser patético. Deveria era falar de sua irresponsável gestão da dívida pública. Mas não percamos tempo com os abutres, é mister aprofundar a discussão responsável e consequente. O candidato tucano aliás, poderia figurar como personagem da Escolinha do Professor Raimundo, tamanho o teor de caricatura que sua triste figura quixotesca representa. O PSDB está caduco e não voltará ao poder por vias democráticas. FHC continua tentando reafirmar um tatcherismo fora de lugar cuja ineficiência já foi comprovada. O que importa agora é pensar como o governo poderia avançar na modernização do país diante desse grande obstáculo chamado PMDB, é aí que a coisa pega.
Mário SF Alves
Sábias palavras, caro abolicionista. Endosso-as do início ao fim. É por aí.
lidia virni
A cada pronunciamento ou entrevista, Gleisi Hoffmann me causa mais admiração. Ela demonstra que, além de bela e delicada, é uma mulher de posições claras e firmeza inabalável que sabe jogar contra as cordas os adversários descaradamente machistas e reacionários.
Paulo Brasil
Não costumo bater palma pra maluco dançar. Não constumo le o que o pog publica, minha gastrite não permite.
O desgoverno desse vassalo foi tão bom que candidatos de seu partido não o colocam no palanque. Quem sabe se aceitam no picadeiro.
Fabio Nogueira
A rota falando do rasgado! Que infeliz. Em sua passagem pela Casa Civil, a sra. Gleisi multiplicou a presença das grandes corporações no controle do Estado, causando profundo desgosto a petistas históricos, os quais entendem a relevância do partido não apenas em relação à melhoria da situação dos mais pobres, mas também para reforma do Estado. Oligarcas e coronéis tiveram vez e voz na gestão Gleisi de forma a deixar os governos militares enrubescidos. E para os que defendem essa coalizão: olhem nos olhos de uma família sem terra, de uma família indígena e de uma família quilombola, encarem-nos, e digam o que pensam sobre a importância dos latifundiários para garantir vida digna aos mais pobres.
eliane dal colleto
sagarana,
a começar pela sua incapacidade de expor seu nome verdadeiro, digo que a ‘dona Gleise’ não tem que contrapor ponto a ponto, pois os pontos são imprecisos e irreais. E se alguém tentou desqualificar outrém, esse alguém foi FHC, que parece não aguentar o sorriso alheio. Motivos para não sorrir, imagino que ele tenha. Mas querer que todos tenham, é infantilidade.
psdb NUNCA MAIS!
Elegante e contundente o pronunciamento da senadora Gleisi. Ela poderia ter acrescentado que fhc parece ter esquecido também que foi senador, muito ruím mas foi.
A presidenta Dilma deve se balizar no “Príncipe da Privataria” apenas para fazer EXATAMENTE O CONTRÁRIO do que ele prega.
sonia
Tem gente que lê um texto mas não consegue entndê lo. É o que denoto de comentários que dizem que a senadora não rebateu o “príncipe” com argumentos sólidos. Mais sólidos só um tijolaço.
sagarana
Dona Gleisi, não adianta desqualificar o opositor. Seria mais produtivo a senhora contrapor ponto a ponto os alertas lançados.
Antonio
“Argumentos”, quais? Este, por exemplo, “não estariam a repetir a velha história de Maria Antonieta na Revolução Francesa?”, é irretorquível por porque inacreditável. O homem, que recentemente entrou para a lista do besteirol ideológico internacional, a bem da própria dignidade, deveria permanecer calado…
Desiderius
Ela não fez isso?
Sagarana
Não!
renato
E tu não conseguiu ler os contrapontos na resposta da Gleisi. Analfabeto funcional…kkkkkkk
Deixe seu comentário