Marcos Coimbra: 12% dizem odiar o PT, chegando a 20% entre os de maior renda

Tempo de leitura: 3 min

Captura de Tela 2015-06-14 às 22.48.55

O tamanho do ódio

por Marcos Coimbra — publicado 14/06/2015 08h33, última modificação 14/06/2015 08h33

na CartaCapital

Pesquisa recente do Vox Populi aponta: o eleitorado que diz detestar o PT representa 12% do total. Não é pouco, mas menos do que muitos imaginam

Nestes tempos em que a intolerância, o preconceito e o ódio se tornaram parte de nosso cotidiano político, é fácil se assustar. É mesmo tão grande quanto parece a onda autoritária em formação?

Quem se expõe aos meios de comunicação corre o risco de nada entender, pois só toma contato com o que pensa um lado. Será majoritária a parcela da opinião pública que se regozija ao ouvir os líderes conservadores e assistir aos comentaristas da televisão despejar seu ódio?

Recente pesquisa do Instituto Vox Populi permite responder a algumas dessas perguntas. E seus resultados ensejam otimismo: o ódio na política atinge um segmento menor do que se poderia imaginar. O Diabo talvez não seja tão feio como se pinta.

Em vez de perguntar a respeito de simpatias ou antipatias partidárias, na pesquisa foi pedido aos entrevistados que dissessem se “detestavam o PT”, “não gostavam do PT, mas sem detestá-lo”, “eram indiferentes ao partido”, “gostavam do PT, sem se sentir petistas” ou “sentiam-se petistas”.

Os resultados indicam: permanecem fundamentalmente inalteradas as proporções de “petistas” (em graus diversos), “antipetistas” (mais ou menos hostis ao partido) e “indiferentes” (os que não são uma coisa ou outra), cada qual com cerca de um terço do eleitorado. Vinte e cinco anos depois de o PT firmar-se nacionalmente e apesar de tudo o que aconteceu de lá para cá, pouca coisa mudou nesse aspecto.

Apoie o VIOMUNDO

Nessa análise, interessam-nos aqueles que “detestam o PT”. São 12% do total dos entrevistados. Esse contingente tem, claro, tamanho significativo. A existência de cerca de 10% do eleitorado que diz “detestar” um partido político não é pouco, mas é um número bem menor do que seria esperado se levarmos em conta a intensidade e a duração da campanha contra a legenda.

A contraparte dos 12% a detestar o PT são os quase 90% que não o detestam. Passada quase uma década de “denúncias” (o “mensalão” como pontapé inicial) e após três anos de bombardeio antipetista ininterrupto (do “julgamento do mensalão” a este momento), a vasta maioria da população não parece haver sido contagiada pelo ódio ao partido.

A pesquisa não perguntou há quanto tempo quem detesta o PT se sente assim. Mas é razoável supor que muitos são antipetistas de carteirinha. A proporção de entrevistados com aversão ao partido é maior entre indivíduos mais velhos, outro sinal de que é modesto o impacto na sociedade da militância antipetista da mídia.

Como seria de esperar, o ódio ao PT não se distribui de maneira homogênea. Em termos regionais, atinge o ápice no Sul (onde alcança 17%) e o mínimo no Nordeste (onde é de 8%). É maior nas capitais (no patamar de 17%) que no interior (4% em áreas rurais). É ligeiramente mais comum entre homens (14%) que mulheres (10%). Detestam a legenda 20% dos entrevistados com renda familiar maior que cinco salários mínimos, quase três vezes mais que entre quem ganha até dois salários. É a diferença mais dilatada apontada pela pesquisa, o que sugere que esse ódio tem um real componente de classe.

Na pesquisa, o recorte mais antipetista é formado pelo eleitorado de renda elevada das capitais do Sudeste. E o que menos odeia o PT é o dos eleitores de renda baixa de municípios menores do Nordeste. No primeiro, 21% dos entrevistados, em média, detestam o PT. No segundo, a proporção cai para 6%.

Não vamos de 0 a 100% em nenhuma parte. A sociologia, portanto, não explica tudo: não há lugares onde todos detestam o PT ou lugares onde todos são petistas, por mais determinantes que possam ser as condições socioeconômicas. Há um significativo componente propriamente político na explicação desses fenômenos.

O principal: mesmo no ambiente mais propício, o ódio ao PT é minoritário e contamina apenas um quinto da população. Daí se extraem duas consequências. Erra a oposição ao fincar sua bandeira na minoria visceralmente antipetista. Querer representá-la pode até ser legítimo, mas é burro, se o projeto for vencer eleições majoritárias.

Erra o petismo ao se amedrontar e supor ter de enfrentar a imaginária maioria do antipetismo radical. Só um desinformado ignora os problemas atuais da legenda. Mas superestimá-los é um equívoco igualmente grave.

Leia também:

DNA tucano do petista Delcídio Amaral fala mais alto sobre o pré-sal

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Everton

Só 12%? Está subavaliada.

    Bonobo, Severino de Oliveira

    Note-se que o partido que produz denuncias diariamente, organizado em oligopólio, para construir e fomentar esse ódio, o Partido da Globo, também não anda lá muito bem na avaliação da opinião pública. Com a diferença que contra esse não existe todo um aparato de comunicação apoiado em agencias estrangeiras, corrompendo instituições, como o STF, entre outras. Considerada a disparidade de armas, o PT até que está bem na guerra.

Igor

O ódio é feio e reprimido. Quantos não gostam sem detestar?

Caio Prado Jr.

A Luta Política no Brasil é fomentada pelo PIG, já há setores da classe média paulista aceitando os novos tempos, que não poderá ser parado sem riscos, dentre os Coxinhas que opinam, há poucos ou nenhum da Zelite, mas sim, jovens da classe operária, sem cultura política, querendo mais aparecer, e somente ver seus nomes impressos no VIOMUNDO. O Crescimento da mídia virtual e também o aumento de audiência da TV Brasil, se bem preparada, com profissionais de origem e propostas democráticas, com matérias que mostrem a verdadeira história política do Brasil nos últimos 120 anos, e que tambem promovam nossa cultura, é que vão definir os rumos do Gigante Latino-Americano; assim, deverá haver tempo para uma melhor correlação de forças, que impeça a atual tentativa de retrocesso, e inexoravelmente, promover o avanço democrático.

    Bonobo, Severino de Oliveira

    Tem razão. Só que os “comentaristas de programa” da GLOBO promovem a luta política sem mencioná-la, e de forma subliminar, com extraordinária sutileza, para que o incauto telespectador tenha a sensação que está defronte a um comentarista imparcial e engula tudo sem acionar seu senso crítico. Esse é o segredo do extraordinário sucesso do Partido da GLOBO. Eles falam para um público indefeso porque não assumem que são partidários e, por conseguinte, não enfrentam a rejeição que os partidários assumidos enfrentam. Quem se expõe diante da telinha maligna para ouvir noticias e comentários imparciais, o faz com o seu senso crítico em estado de repouso, o que não faz quando houve um discurso político, onde sabe que quem fala tem um lado e tenta convencê-lo de alguma coisa. Assim caminha a GLOBO para a própria extinção, gorda, assentada sobre essa estratégia de pura falsidade intelectual e sua máscara cínica de imparcialidade.

FrancoAtirador

.
.
Entrevista: GUILHERME BOULOS
.
Por Sarah Fernandes, da Rede Brasil Atual (RBA)
.
GUILHERME BOULOS: “É Impossível, em uma Sociedade de Classes, fazer Mudanças Sem Conflito.
.
“Esconder o Conflito de Classes, como foi feito aqui,
Despolitiza a Sociedade e Cria a Idéia de que toda Ascensão é Individual,
e Não Fruto de um Processo de Disputa Política.”
.
RBA: Até quem ascendeu a partir das políticas sociais do governo do PT
enxerga sua ascensão de maneira meritocrática?
.
GUILHERME BOULOS: “O PT não soube dialogar com essa Nova Classe Trabalhadora.
Ela estava na Condição de Subproletária, Informal, e com as Políticas do Governo
entrou na Formalidade e teve o Incremento da Renda, pelos Programas Sociais,
pelo Crédito e pela Maior Geração de Empregos.
Mas Ascendeu pelo Consumo, Sem a Lógica de Conflito Social, da Disputa de Direitos e da Politização.
.
Assim, obviamente, se criam Pessoas que Acreditam na Meritocracia,
que são Reféns do Discurso da Direita e que desenvolvem um Comportamento
cada vez mais Individualista e Consumista”
[…]
“A Maioria dos Prounistas votou no Aécio Neves (PSDB)
nas Eleições do Ano Passado. Precisa [dizer] mais do que isso?”
.
RBA: Essas Mudanças Estruturais seriam, por exemplo,
a Democratização da Mídia, Reforma Política, Reforma Tributária?
.
GUILHERME BOULOS: “E a Reforma Urbana e Agrária também.
São as Reformas Estruturais que, neste país, estão Bloqueadas desde 1964.
.
A última vez que se falou isso de forma séria, o Presidente (João Goulart)
tomou um Golpe e isso deixou de ser pauta política.
.
Em relação ao Monopólio das Comunicações, é Vergonhoso que em 12 anos,
não se tenha tocado nisso. Ao contrário, reproduzir na Distribuição de Verbas Públicas
e nos Anúncios um Modelo que privilegia os Grandes Meios Corporativos.
.
De algum modo, o PT ajudou a criar esse Antipetismo de Direita.
.
O PT colhe, não o que plantou, mas o que deixou de plantar.”
.
Íntegra em: (http://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2015/06/o-pt-colhe-o-que-deixou-de-plantar-diz-guilherme-boulos-3846.html)
.
.

    Museusp Batista

    Merecem aplausos esses Boulos, Maringonis, Safatles e tantos outros pela extraordinária capacidade de estabelecer os seus diagnósticos sociológicos e políticos e depois sair por ai em busca de encontrar uma realidade social que lhes dê consistência. O cara que leu muitos livros e não consegue transportar os ensinamentos recebidos para o mundo real pode até ser considerado um grande intelectual mas só tem validade nos ambientes acadêmicos teóricos dos laboratórios. Não deve atrever-se a tecer considerações sobre a atuação de quem luta e enfrenta o mundo real com suas dinâmicas e complexidades mutantes. Imaginemos se os governos realizados com a participação efetiva do PT, além de realizar ações institucionais e estruturais extraordinárias, tivesse a capacidade de sair por aí promovendo ações para a conscientização das parcelas da população beneficiárias dessas politicas. Sem ter feito isso, as pessoas do PT e ligadas ao partido são chamadas de “bolivarianos”, “chavistas”, comunistas e petralhas e são acusadas de estar tentando transformar o Brasil numa Venezuela. Mais grave: após esse processo de desumanização (Vide Hannah Arendt – A banalidade do Mal) os membros do partido, militantes e simpatizantes podem ser arbitrariamente presos, se julgamento e condenados sem a necessidade de apresentação de acusação fundamentada em provas. E não têm mais o direito de manifestação política porque se ousarem usar roupas com as cores de seu partido correm o risco de serem linchados em praça pública. Ai eu pergunto: Não caberia aos nobres intelectuais e às academias onde eles transitam com tanta desenvoltura promover e estimular esse debate com a sociedade? O que teriam feito esses acadêmicos enquanto aqueles que abraçaram funções executivas construíram a extraordinária transformação social do país. Alguém tratou de enfrentar os problemas culturais arraigados na política em 500 anos e conseguiu por o povo no orçamento e um prato de comida na mesa de quem não tinha esse direito. Posta a alimentação fisiológica, mitigado o problema emergencial, alguém deveria ter feito o trabalho de colocar as informações para que as pessoas entendessem o que se estava passando. Sem esquecer que esse trabalho de conscientização teria que ser realizado em poderosas mobilizações sociais porque teria que confrontar toda a pregação do poderoso oligopólio midiático pregando em sentido contrário.
    Mas, porém, contudo e todavia, essas questões parecem irrelevantes na fantasiosa elaboração dos intelectuais partidários. Eles entendem que tudo que deveria e deve ser realizado cabe a quem realiza e realizou. Aos analistas e aos comentaristas de programa dos meios televisivos cabe apenas comentar e analisar. Não importa se há relação das suas análises com a realdade. Porque estão ambos afirmando a mesma coisa que, mais dia, menos dia, é transformada em verdade verdadeira factual, como, de fato, já está ocorrendo. A culpa é dos petralhas, e não se fala mais nisso.

ricardo silveira

Se é assim, depois de anos e anos de campanha de desinformação da população pela mídia golpista, nem com a ajuda dos malafaias da vida a oposição chega ao Planalto.

Romanelli

“..o pecado do pregador é muito mais dolorido do que o do pecador..” (Jaques Wagner)

Bacellar

Faz tempo defendo essa ideia de que o anti-petismo mais virulento e irracional faz mais barulho, pois é amplificado por um poderoso aparato midiático (inclusive novas mídias), do que deveria em relação a seu real tamanho. Sempre bom ver números apoiando uma tese baseada em percepção empírica.

C.Paoliello

Para estimular a economia, o banco central da Rússia vem diminuindo seus juros. Em maio era 14%, agora está em 11,5%. Será que os russos é que estão errados? O que o Tombini e o Levy acham disso?

http://actualidad.rt.com/ultima_hora/177609-banco-rusia-rebajar-tasa-clave

Vicente

São os 12% que o seu Bolsonaro terá em 2018.

Lukas

Quantos aqui odeiam os tucanos? Marcos Coimbra fez a pesquisa?

Pelamordedeus, este coitadismos dos petistas já deu, né?

    Vinicius

    Assim como já deu,suas baboseiras.

    Todos aqui já sabem que vc e tucano,velho.

Daniel

É que o esgoto da sociedade embora pequeno em números é extremamente barulhento e conta com total apoio da mídia (cujos donos fazem parte desse esgoto) para ampliar o barulho como se fosse um megafone.

Sérgio

Ótimo que a intolerância, o sectarismo e a barbárie sejam menores do
que parecem, mas acho que a maioria das pessoas nao admitiriam ter
ódio do que quer que seja. O ódio é condenado por todas as religiões e
a imensa maioria dos brasileiros têm alguma religião. Certamente entre
os 80 ou 90 por cento de brasileiros que não odeiam o PT está uma
grande parcela de pessoas que se opõem ao partido, que não votaram
nele, que farão o possível para afastá-lo do poder. Ao menos enquanto
ele insistir em sua decepcionante e traiçoeira reviravlta neoliberal.

Afonso Guedes

Apenas recomendo cuidado com estatísticas, ppte as brasileiras, mas mesmo assim parecem esclarecedoras.

Rosalba Tovar

O ódio ao PT fruto da intensa propaganda anti petista vem arrefecendo. Tenho um termômetro para medir isto no meu dia a dia. É a conversa com as pessoas nas feiras, filas … O culpa da Dilma já deu o que tinha que dar.

Cláudio

:
Ouvindo As Vozes do Bra♥S♥il e postando: * 1 * 2 * 13 * 4 *************
Um poema (acróstico) para Dilma Rousseff, a depenadora de tucanus :
.
D ilma, coração valente,
I magem de todo o bem em que se sente
L ivre o amor maior pela brasileira gente
M uito humana e inteligente
A PresidentA do nosso Lula 2018 de novo Presidente
:
D ignidade
I ntegridade
L iberdade
M aturidade
A mabilidade
.:.
D uas vezes contra o espectro atro
I nscreveu já seu nome na história
L utando contra mídia venal & Cia e seu teatro
M ulher forte de mais uma vitória
A deixar tucanus na ó-posição de quatro ! ! ! ! de quatro ! ! ! ! de quatro ! ! ! ! DE QUATRO ! ! ! !
.
Outros acrósticos para a Mulher PresidentA que deixou definitivamente os tucanus de quatro:
.
D eixou a tucanalha ó-posição de quatro
I gual a como o Lula já fez
L utando contra o pig & Cia e seu teatro
M antendo a vitória mais uma vez
A pesar do contrário espectro atro.
.
D ona dos seus (e tão nossos) ideais
I ncansável batalhadora pelo bem
L utando pelos brasileiros le(g)ais
M ulher de fibra que vai além
A calentando para todos muito mais.
.:.
**** ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
**** ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥ ****
♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥ ****
.
Acróstico para Dilma Roussef, a primeira mulher presidenta do Brasil

P rimeira mulher na presidência do Brasil
R evolucionária e valente guerreira
E special companheira desse nosso povo civil
S ensível amiga da terra brasileira
I nteligente e dedicada de verdade
D ecidida a mudar a situação nacional
E m uma outra melhor realidade
N a erradicação da pobreza por total
T anta dedicação ao nobre bem humano
A limentada em todo o seu generoso plano

D ilma Vana Rousseff, mulher de verdade
I nteligência e sensibilidade social
L ivre como a própria liberdade
M antendo-se sempre no bem ideal:
A mar a toda a humanidade

R evolucionária do bem fraterno
O amor de amar sem medidas
U ma guerrilheira de coração terno
S em medo de nada, destemida
S empre lutando por todos pelo melhor
E strela de primeira grandeza
F eliz ser de um sonho maior
F azendo acontecer sua feliz e plena certeza.

Autor: Cláudio Carvalho Fernandes (anarcoexistencialismo)
Teresina(PI), 13 de dezembro de 2013 – 13h13min
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
.
:
.:.
Poema acróstico para Lula, o maior e melhor brasileiro de todos os tempos

L ouvemos quem bem merece o mais pleno louvor
U m homem simples como as coisas boas da vida
Í ntimo camarada, nosso irmão e amigo de valor
Z elando sempre pelo bem da humanidade querida

I nimigo dos maus, amigo dos bons, trabalhador
N ascido do povo que muito o ama e admira
Á rvore de bons frutos, os de melhor sabor
C onsciência plena de tudo que no mundo gira
I magem perfeita do homem de si senhor
O humano defensor de humana lira

L uz de nossa gente, lutador incansável
U m verdadeiro herói do povo brasileiro
L úcido e consciente do mais admirável
A mor pelo ser humano e verdadeiro

D igno e sincero, fraterno e muito humano
A migo do povo, honesto e sempre lhano

S eja o meu/nosso canto para te louvar
I sso que a voz do povo já disse várias vezes
L ula, o Brasil vive mais feliz só por te amar
V itória da melhor sorte no número treze
A fazer do brasileiro a humanidade a se ampliar.

Autor: Cláudio Carvalho Fernandes (anarcoexistencialismo)
Teresina(PI), 09 de dezembro de 2013 – 13h13min
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
**** ************* **** ************* **** ************* **** *************
.
************* Abaixo o PIG brasileiro — Partido da Imprensa Golpista no Bra*♥S♥*il, na feliz definição do deputado Fernando Ferro; pig que é a míRdia que se acredita dona de mandato divino para governar.
.
************* Lei de Mídias Já!!!! **** “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” **** Joseph Pulitzer. **** … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” **** Malcolm X. Ley de Medios Já ! ! ! !
.
************* “O propósito da mídia não é de informar o que acontece, mas sim de moldar a opinião pública de acordo com a vontade do poder corporativo dominante.”. Noam Chomsky.
.
************* “A população geral não sabe o que está acontecendo, e nem sequer sabem que não sabem”. Noam Chomsky.
.
.
.
************* Poemas engajados de Cláudio Carvalho Fernandes (anarcoexistencialismo):
.
.
**** Poema “Desalienando a ma$$ificaçãø Coisificante” /
.
É melhor /
ser um, mesmo que zero, à esquerda /
do que, títere-palhaço, a penas só faz-ser número$ à direita
.
.
.
**** Poema “Bistância” /
.
Tele Visão /
Tele Vazão /
Tele Vazio
.
.
.
**** Poema “Cem Rimas” /
(para o PT e o PSTU) /
.
A vida passa de graça /
E fica ainda [muito] mais rica /
Nos olhos de esperança /
Que às mãos multiplicam
.
.
.
**** Poema “Clic” /
.
A luz /
Assombra /
As sombras
.
.
.
**** “Poema Z” /
.
Penso /
Logo(S) /
Rexisto
.
.
.
**** Poema “massa”
.
a cidade cr e s c e
e a gente
desa
par
ec
e . . .
.
.
.
**** Poema “capitolismo”
.
predadores à espreita
muito mais que esperto
tem-se que ser sempre vivo
.
preço da evolução
lei da sobrevivência
juras de a-mor
juros e mais ou menos valia
.
antenas atentas
vigiam os espaços
(e o tempo)
da vida
mínima
nas promoções do dia-a(-)dia
.
é isto o que vinga:
a morte é hereditária…
.
.
.
**** Poema “Doce conformismo? ou Da ‘queda’ da poesia para a história”
.
as coisas são como são
e não como deveriam ser
penar por elas é em vão (ou não)
e ultrapassa o próprio viver
.
.
.
**** Poema de A a Z (POEMAZ)
.
Cantar contra
todo encanto
enquanto tudo
contar contra
.
.
.
**** “Poema Z” /
.
Penso /
Logo(S) /
Rexisto

****
*************

Cláudio

:
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
Ouvindo As Vozes do Bra♥S♥il e postando:
* 1 * 2 * 13 * 4
* * * * * * * * * * * * *
Um poema (acróstico) para Dilma Rousseff, a depenadora de tucanus :
.
D ilma, coração valente,
I magem de todo o bem em que se sente
L ivre o amor maior pela brasileira gente
M uito humana e inteligente
A PresidentA do nosso Lula 2018 de novo Presidente
.:.
D ignidade
I ntegridade
L iberdade
M aturidade
A mabilidade
.:.
D uas vezes contra o espectro atro
I nscreveu já seu nome na história
L utando contra mídia venal & Cia e seu teatro
M ulher forte de mais uma vitória
A deixar tucanus na ó-posição de quatro ! ! ! ! de quatro ! ! ! ! de quatro ! ! ! ! DE QUATRO ! ! ! !
.:.
Poema acróstico para Lula, o maior e melhor brasileiro de todos os tempos
.
L ouvemos quem bem merece o mais pleno louvor
U m homem simples como as coisas boas da vida
Í ntimo camarada, nosso irmão e amigo de valor
Z elando sempre pelo bem da humanidade querida

I nimigo dos maus, amigo dos bons, trabalhador
N ascido do povo que muito o ama e admira
Á rvore de bons frutos, os de melhor sabor
C onsciência plena de tudo que no mundo gira
I magem perfeita do homem de si senhor
O humano defensor de humana lira

L uz de nossa gente, lutador incansável
U m verdadeiro herói do povo brasileiro
L úcido e consciente do mais admirável
A mor pelo ser humano e verdadeiro

D igno e sincero, fraterno e muito humano
A migo do povo, honesto e sempre lhano

S eja o meu/nosso canto para te louvar
I sso que a voz do povo já disse várias vezes
L ula, o Brasil vive mais feliz só por te amar
V itória da melhor sorte no número treze
A fazer do brasileiro a humanidade a se ampliar.
.:.
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
* * * * * * * * * * * * * Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 ! ! ! !

Edgar rocha

O problema não é o tamanho da onda. Mas, seu potencial destrutivo. E isto depende da velocidade com que chega e do material que lança contra a rebentação. No caso dos que odeiam o PT, é água radioativa. O potencial destrutivo e opressivo dos setores mais conservadores é implacável: sem metáforas, é armamento pesado, apoio externo, aparato interno altamente intimidatório e poder paralelo. O risco é de pesquisas como esta fazerem aqueles que acreditam na democracia, mais do que no PT, abrirem a guarda, pensando que o povo sairia às ruas em defesa dos interesses da maioria. Em qual totalitarismo isto deu resultado? Nenhum! Ainda mais que, no caso brasileiro, a despolitização gera muito mais a relutância do que medo ou adesão ao conservadorismo.
Mas, a fragilidade institucional não advém somente do fortalecimento dos setores hidrofóbicos da sociedade. Pra mim, ela fruto da política de “democracia possível”. Esta ideia tem servido de panaceia pra todas as falhas cometidas na garantia das conquistas e na construção dos espaços para avanço. Não tem desculpa, com tanto intelectual cacifado a favor do governo, ter uma nulidade educacional sem sequer um contraponto em relação às políticas estaduais. Não tem desculpa também, terem abandonado as questões sociais mais gritantes (terra, indígena, segurança, violência institucional, saúde) sem uma articulação interna capaz de fortalecer meios de pressão e debate sobre estes temas. É óbvio que estas questões não dependem exclusivamente do governo federal, mas ninguém quis mexer no vespeiro enquanto partido, liderança ou representantes eleitos. O PT e as lutas ficaram fora do jogo de forças político em nome dos interesses “aliados”, pra manter a governabilidade. O Lula não governava só pro PT, claro. Mas, o governo não poderia exigir que a esquerda deixasse de cumprir seu papel de agente direto nas lutas sociais. E o PT-alto-clero, lógico, não reclamou disto. Todos tinham seu carguinho. Agora que precisam da base pra se manter, não tem. Restam-lhes abrir as pernas pro PMDB e calar a boca. O Governo possível, virou sonho impossível.

    Vinicius

    Aonde assino,Edgar?

    É por aí mesmo,meu caro. O PT fica todo paralisado diante dessa onda fascista sem esboçar a menor reação a ela. Aí fica essa impressão de essa onda é maior do que se imagina.

    Mas mesmo que o bicho fascista não seja tão feio,a falta de uma resposta firme e forte só faz com que ele continue a desfilar livre,leve e solto seus absurdos e intolerancias.

    Museusp Batista

    O que eu não consigo entender é, por que amplos setores do pensamento politico, no vasto espectro ideológico, entre tanta diversidade de legendas e partidos políticos e lideranças à disposição, no cenário visível, só enxergam poder de agir e, consequentemente, de omitir-se, de acertar e errar, numa única legenda. Da parte conservadora, reacionária e fascista da sociedade, essa tendencia é perfeitamente compreensível, porque a legenda predileta é a única com poder estruturado de combate político em nível nacional que não se apresenta alinhada com as suas aspirações, nem tendencias de alinhamento. Os ataques focados, portanto, tem lógica estratégica. Porém, fora do âmbito da ala nazista, eu não entendo essa tendencia de esperar tudo do “Messias”.

FrancoAtirador

.
.
O Problema é que nos 12%
.
estão os 100% de G.A.F.E.*
.
batendo Pinico dia e noite.
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Sem esquecer que o Premiê Ed Cunha
    .
    é um Líder Representante desses 12%.
    .
    .
    Cunha: o Nome Expressa a Função
    .
    No universo Militar, ‘cunha’
    define uma ação sabotadora:
    ‘Consiste em introduzir em território inimigo
    soldados, espiões ou comandos especiais’.
    .
    Por Saul Leblon , na Carta Maior
    .
    (http://cartamaior.com.br/?/Editorial/Cunha-o-nome-expressa-a-funcao-/33724)
    .
    .

    Julio Silveira

    Tambem as 5 familias mais importantes do Brasil. As donas da bocas de ferro do PIG.

    Museusp Batista

    This is the question!!! Matou a pau! Por que parece tão grande e avassaladora a aparentemente iminente conflagração nacional contra o PT? É porque essa minoria é excepcionalmente poderosa quando a questão é fazer barulho, especialmente com panelas Creuset.

    Tomemos uma amostra da população nos grupos de pessoas ocupantes de altos cargos da alta burocracia do Estado em suas três esferas e veremos que TODOS se encaixam no perfil dos 10% alucinados, enfurecidos e raivosos que odeiam a legenda mais combatida. E, me atrevo a supor, que entre esses dez porcento, uma grande maioria se identifica com o “way of life” exibido pelos “personagens” das telenovelas e telejornais (sim, porque também não passam de personagens) da Rede GLOBO. Se isso é verdade, tá explicada a sensibilidade às emissões das telinhas.

Deixe seu comentário

Leia também