Marcelo Zero: Ignorância ou fake news desavergonhada?

Tempo de leitura: < 1 min
À esquerda, mapa da província de Gaza, em Moçambique, na África. À direita, mapa da Faixa de Gaza, na Palestina, que faz divisa com Israel e Egito.

Ignorância ou Fake News Desavergonhada?

Por Marcelo Zero*

Que Trump e seu governo praticam fake news à larga, com auxílio das Big Techs, todo o mundo sabe.
Mas as coisas estão extrapolando. Dou um exemplo.

Com o intuito de deslegitimar e mesmo criminalizar o auxílio financeiro externo dos EUA, efetuado mediante várias agências, como a USAID, Trump vem afirmando, recorrentemente, que o governo Biden teria enviado mais de US$ 10 milhões em “camisinhas” para o Hamas. Segundo ele, um grande escândalo.

Acontece que essa ajuda, em camisinhas e outros meios contraceptivos, não foi enviada a Gaza, Oriente Médio, mas sim à Província de Gaza, situada no Sul de Moçambique, uma região paupérrima, no âmbito de um programa de planejamento familiar do governo moçambicano.

Gaza, Moçambique, não tem absolutamente nada a ver com o Hamas. Está a milhares de quilômetros de distância, na África Meridional. Sequer seu nome tem relação direta com a Gaza Palestina.

Na realidade, seu nome provém do “Império de Gaza”, que existiu naquela região no século XIX. Esse “império” foi criado por Sochangane, em virtude de um conflito interno entre os Zulu.

Não sei o que é pior. Se ignorar a diferença entre Faixa de Gaza, Palestina, e Província de Gaza, Moçambique, ou mentir descaradamente sobre o tema.

Esse é o governo Trump.

*Marcelo Zero é sociólogo e especialista em Relações Internacionais.

Apoie o VIOMUNDO

*Este texto não representa obrigatoriamente a opinião do Viomundo.

Leia também

Jair de Souza: Bye, Bye, USAID! Vídeo

Marcelo Zero: A grande ameaça

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nelson

Eu diria mais do que “esse é o governo Trump”. Eu escreveria: “esse é o governo dos Estados Unidos”. Afinal, é histórico o uso de mentiras, as mais escabrosas e absurdas, pelos sucessivos governos desse país.

Lembremos que o governo do mui democrático Barack Obama (Partido Democrata) “jogou” para as redes a seguinte mentira, sem pé nem cabeça, com o fim de angariar simpatia à invasão da Líbia e o morticínio que veio a seguir:

“o governo líbio, de Muammar Kadafi, está distribuindo viagra para que seus soldados possam estuprar o maior número possível de mulheres”.

Bernardo

Poderíamos dizer, esse é o governo que consegue se igualar em canalhice com o de Bolsonaro, ambos são constituídos a partir da mesma origem nazifascista. No caso do Trump ele explora a ignorância de seu gado para espalhar mentiras; não é ignorância é falta de caráter mesmo.

Zé Maria

Os Ignorantes são os maiores reponsáveis
pela propagação das notícias falsas (fake
news) criadas, de má-fé, pelos expoentes
da Extrema-Direita em todo o mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Leia também

Política

O apoio histórico de Israel à ditadura militar brasileira: ”Longa vida ao regime”

“Longa vida ao regime”: o apoio histórico de “israel” à ditadura militar brasileira Documentos de arquivo mostram como “israel” ajudou a sustentar a ditadura, fornecendo […]