A blogofobia de José Serra
por Leandro Fortes, em seu blog na CartaCapital
A blogosfera e as redes sociais são o calcanhar de Aquiles de José Serra, e não é de agora. Na campanha eleitoral de 2010, o tucano experimentou, pela primeira vez, o gosto amargo da quebra da hegemonia da mídia que o apóia – toda a velha mídia, incluindo os jornalões, as Organizações Globo e afins. O marco zero desse processo foi a desconstrução imediata,online, da farsa da bolinha de papel na careca do tucano, naquele mesmo ano, talvez a ação mais vexatória da relação imprensa/política desde a edição do debate Collor x Lula, em 1989, pela TV Globo. Aliás, não houvesse a internet, o que restaria do episódio do “atentado” ao candidato tucano seria a versão risível e jornalisticamente degradante do ataque do rolo de fita crepe montado às pressas pelo Jornal Nacional, à custa da inesquecível performance do perito Ricardo Molina.
A repercussão desse desmonte midiático na rede mundial de computadores acendeu o sinal amarelo nas campanhas de marketing do PSDB, mas não o suficiente para se bolar uma solução competente nas hostes tucanas. Desmascarado em 2010, Serra reagiu mal, chamou os blogueiros que lhe faziam oposição de “sujos”, o que, como tudo o mais na internet, virou motivo de piada e gerou um efeito reverso. Ser “sujo” passou a ser um mérito na blogosfera em contraposição aos blogueiros “limpinhos” instalados nos conglomerados de mídia, a replicar como papagaios o discurso e as diatribes dos patrões, todos, aliás, alinhados à campanha de Serra.
Ainda em 2010, Serra tentou montar uma tropa de trolls na internet comandada pelo tucano Eduardo Graeff, ex-secretário-geral do governo Fernando Henrique Cardoso. Este exército de brucutus, organizado de forma primária na rede, foi facilmente desarticulado, primeiro, por uma reportagem de CartaCapital, depois, por uma investigação do Tijolaço.com, blog noticioso, atualmente desativado, do ministro Brizola Neto, do Trabalho.
Desde então, a única estratégia possível para José Serra foi a de desqualificar a atuação da blogosfera a partir da acusação, iniciada por alguns acólitos ainda mantidos por ele nas redações, de que os blogueiros “sujos” são financiados pelo governo do PT para injuriá-lo. Tenta, assim, generalizar para todo o movimento de blogs uma realidade de poucos, pouquíssimos blogueiros que conseguiram montar um esquema comercial minimamente viável e, é preciso que se diga, absolutamente legítimo.
Nos encontros nacionais e regionais de blogueiros dos quais participo, há pelo menos três anos, costumo dar boas risadas com a rapaziada da blogosfera que enfrenta sozinha coronéis da política e o Poder Judiciário sobre essa acusação de financiamento estatal. Como 99% dos chamados blogueiros progressistas (de esquerda, os “sujos”) se bancam pelo próprio bolso, e com muita dificuldade, essa discussão soa não somente surreal, mas intelectualmente desonesta. Isso porque nada é mais financiado por propaganda governamental e estatal do que a velha mídia nacional, esta mesma que perfila incondicionalmente com Serra e para ele produz, não raramente, óbvias reportagens manipuladas. Sem a propaganda oficial do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e da Petrobras, todos esses gigantes que se unem para defender a liberdade de imprensa e expressão nos convescotes do Instituto Millenium estariam mendigando patrocínio de açougues e padarias de bairro para sobreviver.
Como nunca conseguiu quebrar a espinha dorsal da blogosfera e é um fiasco quando atua nas redes sociais, a turma de Serra tenta emplacar, agora, a pecha de “nazista” naqueles que antes chamou de “sujo”. É uma estratégia tão primária que às vezes duvido que tenha sido bolada por adultos.
Um candidato de direita, apoiado pelos setores mais reacionários, homofóbicos, racistas e conservadores da sociedade brasileira a chamar seus opositores de nazistas. Antes fosse só uma piada de mau gosto.
Leia também:
Apoie o VIOMUNDO
Altamiro Borges: Mais um assassinato de reputação impune
Comentários
Antonio Lassance: Quando o ativismo judicial transborda para a política « Viomundo – O que você não vê na mídia
[…] Leandro Fortes: Sobre o calcanhar de Aquiles de José Serra […]
Cachoeira pagou a escritório de Geraldo Brindeiro « Viomundo – O que você não vê na mídia
[…] Leandro Fortes: Sobre o calcanhar de Aquiles de José Serra […]
Janio de Freitas: Dois pesos e dois mensalões « Viomundo – O que você não vê na mídia
[…] Leandro Fortes: Sobre o calcanhar de Aquiles de José Serra […]
Claudir Nespolo: As mudanças na cobrança de pedágios no RS « Viomundo – O que você não vê na mídia
[…] Leandro Fortes: Sobre o calcanhar de Aquiles de José Serra […]
Saul Leblon: Enfrentamentos reais e miragens conservadoras « Viomundo – O que você não vê na mídia
[…] Leandro Fortes: Sobre o calcanhar de Aquiles de José Serra […]
Najla Passos: Primeiro dia de julgamento expõe diferença de tratamento entre valeriodutos « Viomundo – O que você não vê na mídia
[…] Leandro Fortes: Sobre o calcanhar de Aquiles de José Serra […]
Dr. Rosinha: Liberdade de expressão vs. liberdade de mercado « Viomundo – O que você não vê na mídia
[…] Leandro Fortes: Sobre o calcanhar de Aquiles de José Serra […]
Mensalão no JN: Acusação vence defesa por 1151 a 8 « Viomundo – O que você não vê na mídia
[…] Leandro Fortes: Sobre o calcanhar de Aquiles de José Serra […]
RS Urgente: Tarso Genro apresenta a blogueiros projeto de Conselho de Comunicação « Viomundo – O que você não vê na mídia
[…] Leandro Fortes: Blogofobia […]
Procuradoria manda arquivar ação do PSDB contra blogs « Viomundo – O que você não vê na mídia
[…] Leandro Fortes: Sobre o calcanhar de Aquiles de José Serra […]
Aline Cristina Pavia: Enfrentando alguns mitos sobre o pedágio « Viomundo – O que você não vê na mídia
[…] Leandro Fortes: Sobre o calcanhar de Aquiles de José Serra […]
Rafael Castilho: A liberdade de expressão como privilégio dos ricos « Viomundo – O que você não vê na mídia
[…] Leandro Fortes: Sobre o calcanhar de Aquiles de José Serra […]
Emir Sader: A crise de credibilidade da velha mídia « Viomundo – O que você não vê na mídia
[…] Leandro Fortes: Sobre o calcanhar de Aquiles de José Serra […]
Santayana: Tentando segurar o sol com as mãos « Viomundo – O que você não vê na mídia
[…] Leandro Fortes: Sobre o calcanhar de Aquiles de José Serra […]
Fabio Passos
O ladrão jose serra tentando perseguir a imprensa… com apoio do PIG.
O PIG é sócio e cúmplice dos roubos praticados por jose serra.
Por que o ladrão josé serra, ao invés de rebater as denúncias de corrupção, tenta censurar informações da população brasileira?
Será porque josé serra não consegue refutar as denúncias documentadas de que meteu a mão em dinheiro ilícito?
Regina Braga
Cerra perdeu o ritmo,o movimento e o corpo…Quer ser virtual,mas vírus sempre acaba e quarentena.
FrancoAtirador
.
.
Alfinetada da Carta Maior:
“Revista Veja circula com oito páginas
de anúncios do Ministério da Educação…”
.
.
Marat
Leandro lembrou bem do calcanhar… mas é necessário que nas fileiras adversárias haja um Páris ou um Teucro muito bom de mira, pois o “herói” pigueano, embora seja vazio por dentro (jamais será comparável ao grande filho de Tétis e Peleu, mas no máximo a um Ulisses), é considerado um semideus!
kalifa
Dá privataria corre leite e mel, sabe para onde para as contas das ilhas virgens e caimãs!
Geysa Guimarães
Mais um artigo a confirmar a excelência da “grife” Leandro Fortes.
Geysa Guimarães
Fernando:
O fato é que o sistema acaba absorvendo os profissionais ainda bem jovens, e sujeitando-os às ordens do patrão.
Vale lembrar que muitos dos maiores ícones do jornalismo progressista não agiam diferente, quando integravam o “plantel do PIG”.
Será que eles “gostavam”?
Horridus Bendegó
Nunca pensei que um dia me sentiria orgulhoso por ser chamado de nazista! KKKKKKKKKKKKKKKKKKK
O_Brasileiro
Quer ver o PSDB “pipocar” dessa representação?
É só o governo federal e as estatais suspenderem TODAS as propagandas, tanto nos blogs quanto na mídia golpista pelo menos até as eleições!
Ai vocês verão a mídia golpista voltando a defender a liberdade de encher os bolsos, digo, a “liberdade de expressão”! Se duvidar, defenderão até os blogs “sujos”…
José da Mota
Não querem que digamos entre nós e para todos, por exemplo:
Mensalão do golpe Branco IX. STF ou mata, ou dá espetáculo de graça, ou morre! Faltam 8 dias.
“A partir de hoje este artigo será republicado sob novo título de “Mensalão… em contagem regressiva. Até começar ou acabar este processo, espero que antes mesmo que comece. Para Alertar todos sobre o risco que nós brasileiros corremos. Com pequenas, mas relevantes, alterações sobre o original” Ayres Britto e demais ministros do Supremo tribunal federal terão que pisar em ovos com alguns da grande imprensa durante o processo do Mensalão do PT, porque eles representam o golpe branco em si, lobos travestidos de cordeiros, estão por trás desta grande arapuca minuciosamente aguardada desde o início…
Ou o que esta nos links abaixo em meu Blog e que só os incomoda:
2 – http://josedamota.blogspot.com.br/2012/07/erundina-so-lula-com-haddad-e-maluf.html 3 – http://josedamota.blogspot.com.br/2012/07/mensalao-saga-iii-ricardo-lewandowski-e.html 4a b à escolha: http://josedamota.blogspot.com.br/2012/07/mensalao-do-golpe-branco-no-brasil.html4b – http://josedamota.blogspot.com.br/2012/07/o-beijo-patriota-ayres-britto-e-dilma.html 5 – http://josedamota.blogspot.com.br/2012/07/mensalao-do-golpe-branco-v-do-pt.html 6 – http://josedamota.blogspot.com.br/2012/07/mensaloes-e-chance-de-alguns-grandes.html 7 – http://josedamota.blogspot.com.br/2012/07/mensaloes-de-bois-de-piranha-marcos_20.html 8 – http://josedamota.blogspot.com.br/2012/07/stf-na-mira-dos-golpistas-ou-mata-da.html Como se o leitor e ou eleitor brasileiro fossemos idiotas o artigo a seguir retrata bem esta realidade:Aécio Neves no xadrez x PSB com PT aguardando a vez: http://josedamota.blogspot.com.br/2012/07/aecio-no-xadrez-x-psb-com-pt-aguardando.html
Romanelli
vem cá ..o que se passa na abeça duma pessoa que CENSURA outro sem ser ofendida ..será que é ofensa perguntar ?
Gerson Carneiro
Não entendi a birra da Coreia nas Olimpíadas.
O Çerra também já confundiu a bandeira do Maranhão com a dos EUA. É normal, gente.
kalifa
Para não ser derrotado o çerra beija até nádegas de nenê mas vai ser derrotado assim mesmo!
Zezinho
A encenacao da bolinha de papel só serviu para encobrir o mais grave da história que foi o fato do pelotão do PT ter entrado em confronto com a passeata do Serra. Típico dos fascistas e autoritários enrustidos. A tropa de choque se reuniu exclusivamente para confrontar a passeata.
Hélio Jorge Cordeiro
Azenha, a atividade política em nosso país, por exemplo, é de fazer chorar. Nunca na história, essa atividade tão fundamental para a humanidade, foi levada ao fundo do poço sem fim. O pior é que não vejo no mundo, nada em que possamos nos espelhar para sermos seres verdadeiramente políticos. Uma pena, pois parece que há solução à vista.
RicardãoCarioca
O PSSDB está tão acostumado com repórteres da mídia amestrada do PiG que se descontrola com a mais singela pergunta fora da combinação entre eles.
Estava assistindo alguns vídeos do Serra e demais tucanos se descontrolando em entrevistas. São vários.
Jose Mario HRP
O Çerra já era!
kalifa
Não e não…ainda vai ser……derrotado!
Gerson Carneiro
Outro exemplo de “piada” de mau gosto: Serra se arvorando em falar sobre coragem (e ainda, “copiando” o título da biografia da Presidenta Dilma).
RT @joseserra_ “A vida é assim: O que ela quer da gente é coragem”
Coragem que o Serra nunca teve para concluir mandatos. Nem o da UNE.
Aliás, foi o primeiro a fugir para o Chile quando a Ditadura ainda era Ditabranda.
Elias
“…segundo lugar (de Russomanno) será um “voo de galinha” –acaba rápido” Eliane Catanhêde
“…Serra foi a 31% e empacou nos 30%, será uma galinha choca?” Elias
Geysa Guimarães
Essa sua sacada “galinácea” é ótima!
Cacá Oliveira
A turma do “descendo” a Serra não aprende mesmo! É um caso de atonia “megapatológico” ou seria de atuação da “maga patológica”? Sim, porque exercícios de inópia tão corriqueiros, só podem partir da mente “diabólica” daquela bruxa desastrada que, mesmo jamais conseguindo roubar a moedinha número um, vai morrer tentando… Que venha 2014 (mesmo com o patrocínio dos tios Patinhas e dos Metralhas de plantão).
ed.
A míRdia (PIG) se farta de propaganda estatal, onde recebem para fazer publicidade, um processo natural de 2 mãos … Embora ao mesmo tempo, no conteúdo editorial, fazem frequentemente contra-publicidade, falando mal das estatais que anunciam rmuneradamente.
É o mesmo nos blogs: pagam por propaganda, a contra-partida.
A pergunta que não quer calar é:
Qual a contra-partida para a compra de assinaturas (sem licitação) dos governos demotucanos?
E é seletiva (ex: não compram Carta Capital)…
Não é relação comercial de prestação de servicos.
E se levarmos em conta que assinatura é pagamento antecipado e costuma ter deconto, as compras são superfaturadas.
Sem entrar no mério de serem efetivamente entregues ou não…
Isto sim é verba pública desviada para órgãos de mídia.
Seletivamente.
Gerson Carneiro
O Serra é queimado na blogosfera e nas redes sociais. E os capangas dele andam batendo em repórter do PIG (Jovem Pan) que é exatamente aonde ele faz campanha fora de época. Ou seja, ele se queima em qualquer lugar.
Mas repórter do PIG puxa o saco, apanha, mas gosta.
Geysa Guimarães
Gosta ou precisa?
Fernando
“Gosta ou precisa?”, um juiz poderia se fazer a mesma pergunta ao julgar um ladrão, um traficante, um estelionatário, etc., ou seja para qualquer criminoso, ou todos são porque gostam ou precisam?
Uma pessoa que mente, omite, engana, seja por qual motivo for, é mau caráter, e ponto, seja ele de que profissão for, com agravante para os jornalistas, esse papo de que “precisam”, só serve para querer esconder falhas de caráter.
Ruim é só o dono do jornal e não o jornalista que faz o trabalho sujo, é isso?
É como costumam dizer os assassinos “eu só puxo o gatilho, quem mata é Deus”, neste caso seria “eu só escrevo o que ele quer, quem publica é o patrão”
MARCELO
É,a Jovem Pan é a rádio onde o Neumanne faz seus comentários.
Aliás,com muuuuuuuita verba de publicidade do governo federal.
Marat
Gérson, o PIG é a autêntica mulher do malandro!
Gerson Carneiro
Marat,
A expressão, politicamente incorreta, “Mulher de Malandro”, está extinta. Agora é “Repórter do PIG”.
Marat
Então, Gerson, não dá para ser politicamente correto com o PIG, que reiteradamente é incorreto – rsrsrs – se apanha do “chefe” se apaixona mais e mais??? – que dizer? – rsrsrs
FrancoAtirador
.
.
.
.
A seguir, assista vídeo da campanha de 2010…
FOI O ÚNICO DIA QUE A REDE GLOBO TRANSMITIU
A VERDADE INTEGRAL SOBRE SERRA E O PSDB.
CHEGA A DAR DÓ DA CARINHA DA MÔNICA NA GN.
PENA QUE O CEBOLINHA DA VEJA NÃO ESTAVA LÁ.
O dia em que a Globo desnudou Serra e a oposição:
http://www.youtube.com/watch?v=_COH1ca2RRg
Publicado originalmente no saudoso Tijolaço.
kalifa
Essa é a indústria da privataria….o Brasil progrediu saiu da indústria da seca para a indústria da privataria!
Marat
Gente autoritária odeia lidar com constesdadores! Que vengam los blogues!!!
FrancoAtirador
.
.
A truculência reiterada de Serra
Autor: Luis Nassif
Aqui vai um apanhado da truculência de José Serra, a partir da contribuição de vocês [leitores e comentaristas do Blog Luís Nassif Online].
1. Inspirado por José Serra, o diretório nacional do PSDB entrou com representação junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), questionando a publicidade da Caixa Econômica Federal (CEF) no Blog Luís Nassif Online.
2. Recentemente, a Burson Mursteller considerou o Blog um dos 4 jornalísticos mais influentes do Twitter e o único independente.
3. O Blog tem conteúdo analítico e informativo. Grande parte do conteúdo é constituído de clipping de jornais, sugeridos pelos leitores.
4. No dia em que foi noticiada a representação, a análise dos últimos 300 posts do Blog revelavam o seguinte: 8 apenas foram sobre o mensalão, todos decorrência da decisão recente do TCU (Tribunal de Contas da União) de considerar regulares as contas do BB no período Pizolatto; cinco deles, reprodução de matérias de jornais; dois deles, de leitores analisando o papel dos ministros do TCU; outros dois, minimizando o relatório do TCU: um, a nota do próprio TCU, outro, matéria do Globo informando que o Procurador Geral da República não se deixaria influenciar pela decisão do TCU. Em relação às eleições, 11 posts, dentre os últimos 300: desses, 6 de jornalões e portais; um de site de esquerda; dois do blog, sobre a tropa de choque de Serra e sobre a foto ridícula dele no skate; dentre os 11, um do Globo com Serra acusando os blogs.
5. O que Serra pretende é calar qualquer voz crítica em relação a ele, como usualmente faz com jornalistas da própria velha mídia.
6. No mesmo dia, era possível identificar publicidade da mesma CEF e de outras estatais em blogs claramente militantes pró-Serra, como os da Veja.
Quanto a Serra, um apanhado de como atua em relação aos críticos:
1. Por pressão de Serra, a TV Cultura não renovou meu contrato em 2008 devido a comentários no meu blog sobre os maus resultados da Sabesp. Na época critiquei os gastos da Sabesp com uma campanha publicitária veiculada em todo o país, incompatível para uma empresa de saneamento estadual. A não renovação do contrato foi cumprida por Paulo Markun e Gabriel Priolli.
2. O apresentador Heródoto Barbeiro foi afastado da TV Cultura por ter feito uma pergunta sobre pedágio a Serra, durante um Roda Viva. No programa, Serra mente, diz que o pedágio da Ayrton Senna baixou pela metade. Não explicou que a cobrança, que antes era em apenas uma direção, passou a ser nas duas.
http://www.youtube.com/watch?v=JK8LGTzLoNU
3. Depois de ter siodo instrumento de Serra para meu afastamento, o próprio chefe de jornalismo Gabriel Priolli foi afastado por ter feito uma pauta sobre pedágio.
4. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso – a quem Serra deve sua carreira – foi duramente atacado pelo historiador Marco Antonio Villa (praticamente único intelectual militante que ainda se alinha com Serra) dias depois de ter declarado que o candidato do PSDB à presidência, em 2014, seria Aécio Neves.
http://www.advivo.com.br/sites/default/files/oposicao_sem_rumo_-_opiniao_-_versaoimpressa_-_estadao.pdf
5. Em fins de 2009, publiquei um artigo sobre o estilo de administrar de Serra, mostrando sua total inapetência para gestão. O Secretário de Comunicação Social procurou jornais do interior paulista – que republicam a coluna – ameaçando com cortes de verbas.
6. Minha irmã Maria Inês Nassif foi alvo de uma pressão pesada da Secretaria de Comunicação Social do governo Serra – a mando do próprio governador – por ter se pronunciado, em coluna no Valor Econômico, contra o instituto da delação na lei antifumo. Dias e dias de pressão até que o Valor aceitou pubicr artigo do Secretário de Justiça acusando-a de fazer lobby da indústria do cigarro.
7. A jornalista Márcia Peltier foi destratada por Serra, com palavras duras, por ter feito perguntas julgadas impertinentes pelo candidato.
http://www.youtube.com/watch?v=dYmmQ2tuNlA
8. Destrata ao vivo repórter da rádio Capital que perguntou sobre as novas pesquisas políticas em 2010.
(http://www.youtube.com/watch?v=tVQMmnBQ2JU)
9. Esse mesmo comportamento se observou em entrevista concedida por ele à rede RBS, no Rio Grande do Sul.
http://www.youtube.com/watch?v=-DphJFHyzbo
10. A resposta ríspida à repórter da TV Brasil que perguntou sobre problemas de água em São Paulo.
http://www.youtube.com/watch?v=rlPrV–StUk
11. O portal Brasilianas não faz militância política: trata de política públicas. A Sala de Gestão, que está para ser lançada, contém parcerias já firmadas, entre outros, com os governos de Minas Gerais e Pernambuco, através de seus governadores Antonio Anastasia (PSDB) e Eduardo Campos (PSB), o que demonstra o pluralismo do projeto.
12. Desde que os métodos de Serra se tornaram conhecidos, tornei-me um crítico acerbo de seu estilo de gestão e de fazer política. Até por débito com a opinião pública, por ter acreditado em Serra anteriormente. Reitero que, hoje em dia, o predomínio de Serra sobre o PSDB ajudou no afastamento de toda uma geração de intelectuais de peso que historicamente apoiaram o partido. Aliás, o maior mal que o estilo truculento de Serra provoca, é contra seu próprio partido.
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-truculencia-reiterada-de-serra
A FOTO EMBLEMÁTICA DO CANDIDATO HIGIENISTA
kalifa
O çerra está para os dias atuais assim como esteve o maluf nos anos oitenta…….fadado a derrota!
vitor – aracaju
Azenha, há um texto do Reinaldo Azevedo no site da Veja em que ele afirma que a PM de São Paulo é mais eficiente do Brasil, etc, e logo abaixo do texto há uma publicidade que anuncia aluguel de carros blindados em SP Simplesmente hilário. Fica a dica.
Alcides Lino Cunha
Eu queria comentar o seguinte: Não entendo por que a Rede Globo vem sistematicamente batendo na mesma tecla: ( inadimplência do povo brasileiro) particularmente, não acredito que chegue aos níveis propalados
pela ‘Vênus Platinada’. É de manhã, tarde e noite. Isso deve ter um objetivo. Faz uns 10 anos que não uso cheques e é raro ver pessoas pagando com cheques. Muitos estabelecimentos nem aceitam cheques.Não pode estar havendo um aumento de cheques sem fundos , pelas razões expostas.
lulipe
“…Como 99% dos chamados blogueiros progressistas (de esquerda, os “sujos”) se bancam pelo próprio bolso, e com muita dificuldade…”
Eu também acredito em papai-noel e saci-pererê!!!Ah, e que o lula não sabia de nada!!!
RicardãoCarioca
Você inclusive acredita no Serra, no FHC, no PSSDB, no PiG… É um crente nato!
kalifa
Você é novo e vai aprender ……a suportar a derrota!Aposte no çerra e na brutalidade da classe dominante!
Vlad
Exatamente.
Por isso e pra não votar nos aliados do Maluf DOI-CODI nem nos vendilhões dizimistas, reinvente-se, vote Giannazi.
http://twitter.com/psolsp
Altamiro Borges: Mais um assassinato de reputação impune « Viomundo – O que você não vê na mídia
[…] Leandro Fortes: Sobre o calcanhar de Aquiles de José Serra […]
Deixe seu comentário