Jeferson Miola: Uma Genial/Quaest sob encomenda para o jornalismo de guerra

Tempo de leitura: < 1 min
Ilustração: tela da Globo News

Uma Genial/Quaest sob encomenda para o jornalismo de guerra

Por Jeferson Miola, em seu blog

A pesquisa Genial/Quaest divulgada dia 19 de março foi feita sob encomenda para fabricar um cenário de fim de mundo do governo, detonar Lula e Haddad e sinalizar a adesão do rentismo e sua mídia à candidatura de Tarcísio de Freitas em 2026.

Do ponto de vista metodológico, é no mínimo desonesto considerar referido levantamento como uma pesquisa de opinião pública.

Isso porque os dados foram obtidos junto a “106 dos maiores agentes do mercado financeiro em São Paulo e Rio de Janeiro”, explica o diretor da Quaest Felipe Nunes.

A ridícula amostra de 106 entrevistados –coletda em apenas dois estados do país– “foi extraída usando bootstrap, considerando o universo de 3.256 agentes de mercado listados no universo de fundos, gestoras, asset management e family offices”, ele explica.

Ou seja, uma “nano-amostra” selecionada dentro do micro-circuito restrito e fechado dos donos das finanças.

A Quaest tomou uma partícula do “universo de 3.256 agentes de mercado” que gerem fundos financeiros milionários e bilionários como expressão de uma totalidade nacional capaz de representar a opinião cabal da sociedade sobre o governo.

Nem precisaria se realizar uma pesquisa para descobrir o que essa turma da bufunfa pensa a respeito do governo e suas políticas distributivas. Seria tão desnecessário quanto entrevistar os diretores do Sport Clube Internacional de Porto Alegre para saber o que eles pensam sobre o rival Grêmio.

A “pesquisa” Genial/Quaest integra o arsenal do jornalismo de guerra das oligarquias dominantes e sua mídia hegemônica contra o governo.

Apoie o VIOMUNDO

A divulgação deste levantamento se dá no contexto de publicação de inúmeras pesquisas nos últimos meses, realizadas em ritmo frenético para sedimentar cotidianamente no imaginário popular o falso sentimento de queda definitiva e irreversível da popularidade do Lula.

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Rodrigo Carvalho

Esse mercado só quer mais riqueza para seus “membros” e pobreza ao Brasil. Já privatizaram mais de centena de empresas e….se melhorou foi para o mercado, políticos e afins, com o mercado é o povo sempre com menos direitos , miséria aumentando.

Zé Maria

.
.
“História Dos, Nos e Por Meio dos Periódicos”

“A importância de se identificar cuidadosamente
o grupo responsável pela linha editorial,
estabelecer os colaboradores mais assíduos,
atentar para a escolha do título e para os textos
programáticos, que dão conta de intenções e
expectativas, além de fornecer pistas a respeito
da leitura do passado e de futuro compartilhada
por seus propugnadores.”

Por Tânia Regina de Luca

(in “Fontes Históricas”. Páginas 111-153):
https://www.academia.edu/6857290/Carla_Bassanezi_Pinsky_org_Fontes_Hist%C3%B3ricas
.
.
“A História dos, nos e por meio dos Periódicos
e a Hemeroteca Digital Brasileira
Reflexões Metodológicas”

“É clássico o texto de Tania Regina de Luca (2008),
‘História Dos, Nos e Por Meio dos Periódicos’,
que reflete sobre esse fazer historiográfico e
constituiu-se em jargão dos historiadores
que trabalham com esse tipo de fonte.

Referir-se como História da e por meio da imprensa
remete-nos ao movimento circular do jornal
constituir-se documento e objeto ao mesmo tempo.
Pois, não há como compreender aquilo que aparece
em suas páginas sem antes atentar para ‘os aspectos
que envolvem a materialidade dos impressos e
seus suportes’ (LUCA, 2008, p. 132), ou seja,
entender como eles funcionam.
Colocado de outra forma, é nevrálgico proceder
à historicização da fonte, questionando-se sobre
sua data de fundação, seus fundadores, financiadores,
tempo e espaço de circulação, formato, orientação
editorial e posições políticas.
Pois, esses impressos possuem funções sociais
(LUCA, 2008) e estão ‘envolvidos em um jogo
de interesses’ (LAPUENTE, 2015, s.p.);
tudo aquilo que é publicado não chega ao público em vão,
desde a escolha do papel até a disposição espacial
das notícias está imerso em uma lógica de intencionalidade.”

Por João Vitor de Armas Teixeira

https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/CLIO/article/view/25349/18795

https://www.academia.edu/12012649/SIMILARIDADES_E_DIVERG%C3%8ANCIAS_AS_RELA%C3%87%C3%95ES_ENTRE_A_A%C3%87%C3%83O_INTEGRALISTA_BRASILEIRA_A_LEGI%C3%93N_CIVICA_ARGENTINA_E_OUTROS_MOVIMENTOS_NACIONALISTAS_ARGENTINOS_DURANTE_A_D%C3%89CADA_DE_1930
.
.

Maria Madalena

Mercado é o maior assassino da história de todos os tempos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Leia também