Gilberto Maringoni já sabe quem ganhará em SP

Tempo de leitura: 5 min

Colunistas| 29/02/2012

DEBATE ABERTO

Está difícil para todo mundo em São Paulo

Uma derrota em São Paulo pode levar o PSDB a uma longa agonia terminal. A campanha não será um passeio para ninguém. Se insistir no preconceito e no moralismo, como em 2010, Serra pode conduzir a disputa para o esgoto. Ao mesmo tempo, o PT começa a batalha acuado entre a confusão e a defensiva.

Gilberto Maringoni, na Carta Maior

Não é nada fácil a vida dos candidatos a prefeito de São Paulo.

José Serra não tinha outro caminho a não ser entrar na disputa. Aliás, o PSDB não tinha outro caminho na não ser ter Serra como candidato. Aliás, O PSDB nacional não tinha outro caminho a não ser chamar Serra para o ringue paulistano.

Não é apenas ele, pessoa física, que faz do embate em outubro próximo a última chance de continuar na ribalta. A crise que mina o PSDB e a parcela da direita brasileira que decidiu ficar na oposição só pode ser estancada com uma vitória em São Paulo. Se o partido perder a maior prefeitura do país, não é Serra que ficará sem palanque em 2014. É o tucanato e seus aliados que serão espremidos entre 12 anos de gestão petista no plano nacional e uma administração municipal que receberá toda a atenção federal possível.

Tirando o PT, o PCdoB, o PSOL e o PSTU – partidos que têm forte presença nos movimentos sociais – nenhuma agremiação brasileira sobrevive fora do Estado. Uma derrota dos tucanos nessa situação pode depená-los em uma lenta agonia terminal.

Por isso não apenas a vitória é decisiva, como a campanha de Serra representará a nacionalização da batalha paulistana. É o terreno mais favorável a ele, pois tirará de cena a gestão Kassab, muito mal avaliada pela população.

Quase aposentado

O ex-governador chegou ao final de 2011 como uma figura próxima à aposentadoria. Isolado pelo governador Geraldo Alckmin, desqualificado publicamente pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em entrevista à revista Economist e acuado politicamente pela saraivada de denúncias contidas no bestseller A privataria tucana, o futuro político de Serra não era nada animador. Quatro postulantes já se engalfinhavam pela vaga de candidato a prefeito a ser decidida nas prévias do PSDB.

Um golpe fatal poderia ser dado pela instalação da CPI da Privataria, iniciativa do deputado Protógenes Queiroz. Mas a pá de cal viria com a adesão quase certa de seu principal afilhado político, Gilberto Kassab à coligação petista na capital.

Quando a situação virou? É possível que Serra tenha se animado ao ter a certeza que o governo federal não moveria uma palha para a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito. Ao que parece, o Palácio do Planalto temeu desagradar aliados, que participaram do processo de vendas das estatais, nos anos 1990. Isso fica patente em uma declaração do ex-líder da bancada do PT na Câmara, deputado Paulo Teixeira, no final do ano passado, justificando não apoiar a instalação da CPI.

Disse ele: “Enquanto parlamentar, pensando apenas no meu mandato, teria assinado tranquilamente o pedido de abertura da CPI. No entanto, enquanto líder da maior bancada de sustentação do governo, assumi uma atitude cautelosa, pois durante todo este ano orientei os parlamentares da bancada para que não assinassem pedidos de CPI que pudessem ser identificados como instrumento de luta política. (…) Preservei a instituição da liderança, a relação com outros partidos da base e a postura republicana do governo, que não esta interferindo de nenhuma maneira no processo legislativo”.

Apoie o VIOMUNDO

Ou seja, Teixeira, um homem íntegro, resolveu não botar a mão num vespeiro “com outros partidos da base” e não fazer “luta política”.

Como se não houvesse luta política no Congresso…

Quem mais ganhou com isso foi, logicamente, José Serra.

Mas a vida está dura para o candidato tucano. Além de ter de acomodar potenciais aliados na composição da chapa majoritária, Serra terá que quebrar a imensa rejeição que acumulou por força de sua saída na metade do mandato de prefeito, em 2008.

Batata quente

Do lado petista, a tarefa imediata é consertar os estragos causados pela desastrada tentativa de aliança com Gilberto Kassab. O prefeito de São Paulo, espertamente, colocou em prática sua máxima de que “não é de esquerda, nem de direita e nem de centro”. Ou seja, tem licença para camalear. A batata quente fica para Fernando Haddad, que terá de mostrar ser oposição a quem queria ter como aliado.

O PT entra em cena com uma cara nova. O PSDB não. Aliás, a última novidade apresentada pela coligação tucana nos últimos anos foi justamente Gilberto Kassab.

Mas o custo da novidade também causa problemas no partido. A ex-prefeita Marta Suplicy não dá mostras de se animar a entrar de cabeça na campanha. Mas o ponto alto da semana, no quesito companheirismo, foi dado pelo novo líder do PT na Câmara, deputado Jilmar Tatto.

Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, ele disse o seguinte: “Eu defendo o PMDB para vice de Haddad, mas isso não pode ser colocado como precondição. (…) A questão da vice ou da cabeça de chapa tem de estar colocada para verificar quem tem maior viabilidade”. Ou seja, o parlamentar disse com todas as letras que está disposto a rifar seu candidato, caso a campanha não decole. Tatto era pré-candidato a prefeito em possíveis prévias internas de seu partido. Com a escolha de Fernando Haddad por Lula, o parlamentar teve de desistir da disputa. Ao que parece, mágoas ficaram. Se não forem resolvidas, poderão atrapalhar a campanha.

É bem possível que José Serra volte a levantar o estandarte da moralidade e dos bons costumes em sua campanha, como fez em 2010.

Isso pode afastar setores mais esclarecidos do eleitorado, mas atrairá a direita e o conservadorismo paulistano. Se o fizer, levará a campanha para um nível próximo ao do esgoto. Mas é preciso ver também que o PT no governo quase nada fez para que temas como a descriminalização do aborto ou o combate a homofobia fossem debatidos abertamente com a sociedade. Diante da primeira reação da bancada evangélica, um governo que bate recordes de popularidade recuou. Nenhuma conferência nacional foi convocada, os ministérios dos Direitos Humanos e das Mulheres não tocaram no assunto e o tema está na geladeira.

Quem ganha?

Campanhas eleitorais nem sempre se pautam por disputas políticas explícitas. Aliás, um dos legados do período neoliberal foi justamente o de retirar de cena o caráter político não apenas dos enfrentamentos entre candidaturas e partidos, mas de decisões governamentais.

Como há uma agenda incontestável a ser seguida – envolvendo a supremacia do mercado, a prioridade dada ao pagamento da dívida pública, a privatização de bens e serviços e a contração fiscal permanente – as diferenças entre candidaturas e partidos passaram a se pautar por questões tidas como “técnicas” ou “gerenciais”. Quem fez o melhor programa de combate à pobreza? Quem construiu mais casas? Quem foi o melhor ministro disso ou daquilo? Quem privatiza melhor? 

Quem sairá ganhando num quadro desses? Evidentemente os marqueteiros.

Gilberto Maringoni, jornalista e cartunista, é doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP) e autor de “A Venezuela que se inventa – poder, petróleo e intriga nos tempos de Chávez” (Editora Fundação Perseu Abramo).

Leia também:

Defensor Jairo Salvador: “Terrorismo patrocinado pela Prefeitura de São José dos Campos”

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

JOSÉ MARQUES.

NA MAIOR CLAREZA DIGO QUE NÃO É NADA DISTO QUE FOI COLOCADO , A VERDADE É O SEGUINTE JOSÉ SERRA SERÁ O VENCEDOR DAS ELEIÇÕES PAULISTANAS PORQUE ATÉ O PT QUER ISTO ! VOU ATÉ MAIS LONGE , DIGO QUE A ELEIÇÃO DA DILMA PASSOU POR UM ACORDO ENTRE PT E PSDB , POIS OS DOIS PARTIDOS ESTÃO ESCAFUNCHANDO NA LAMA .
EU NÃO MEXO COM VOCE , VOCE NÃO MEXE COMIGO .
FORÇAS OCULTAS AGEM , HOJE , POR TRAS DESTES DOIS PARTIDOS , E, PERDE O POVO , POIS QUEM FINANCIA A CANDIDATURA SERRA FINANCIA TAMBEM O HADAD . A REPÚBLICA FUNCIONA ASSIM , NUNCA MUDA NADA , E QUANDO MUDA É PRA , APENAS , FACILITAR MAIS AINDA O STATUS QUO DO NEO LIBERALISMO . REPUBLICA FILHA DE UMA LEI ELEITORAL HIPÓCRITA ! FERRADO ESTÁ O POVO E ABRAÇADOS NA LAMA ESTÃO PT E PSDB.COMO DISSE O AMAURY RIBEIRO JUNIOR , O QUE HÁ É UM ACORDÃO.
JOSÉ MARQUES.

    Conceição Lemes

    José Marques, por favor, nos ajude, letras minúsculas nos próximos comentários. abs

Paulo Ribeiro

Maringoni, acho que esta é uma ótima oportunidade para os partidos de esquerda – PSOL, PSTU, PCdoB e PCO – se unirem em torno de uma chapa forte, com possibilidades concretas de ir ao segundo turno. Minha sugestão é uma chapa encabeçada por Netinho de Paula tendo como vice o deputado Gianazzi, do PSOL.

Alexei_Alves

O PSDB não tem como ganhar em SP, pois SP ja é deles há muito tempo.
No pior das hipóteses, se forem bem na eleição, deixarão de perder.
Quem tem uma real oportunidade de crescimento é o PT

Eduardo Di Lascio

O eleitorado paulistano não está nem aí para a privatização. Isso e nada é a mesma coisa.

Eduardo Di Lascio

A democracia representativa precisa evoluir, de forma como se apresenta hoje é muito frágil, sequestrada por condomínios corporativistas como partidos, sindicatos, igrejas e associações, cujo compromisso primeiro é com seus próprios membros. Tem que mudar tudo, reinventar as formas de representatividade, repensar a organização dos poderes, criar formas mais diretas de participação de participação e controle individual, de cada cidadão. Não há a menor esperança na situação atual, tem que mudar as premissas, tem que se entender como é a participação política do cidadão no século 21.

Lu_Witovisk

Nada a ver, costumo dar uma olhada nas páginas de partidos e achei uma nota "interessante" na pagina do PSOL.

Um juiz concedeu à Barcas SA uma liminar para impedir o PSOL-RJ de participar da manifestação que ocorrereu no dia 1º de março contra o aumento abusivo de 60,7% das passagens das Barcas, sob pena de pagamento de multa de R$ 5 milhões de reais.
http://psol50.org.br/blog/2012/02/29/nota-oficial

Esse é so mais um exemplo da repressão crescente que vem das coorporações. Antes que me xinguem, prestem atenção, foi o PSOL,mas poderia ser qualquer partido. Proibir qualquer cidadão de participar de manifestação é inconstitucional.

JOSE DANTAS

O PT radical, o PCdoB, o PSOL e o PSTU sobrevivem enquanto minorias, mesmo contando com o apoio maciço da blogosfera. Força tem o PIG, capaz de sepultar uma obra como a Privataria Tucana e, ainda por cima, lançar seu principal acusado como candidato à prefeito da maior cidade do País com chances reais de vitória.
Por enquanto a extrema "esquerda" é apenas um zero à "esquerda" no cenário político brasileiro e, mesmo assim, acha que o governo federal deve se fechar em torno dela. Como ninguém embarca numa canoa furada como essa, em represália, estão adquirindo a plumagem tucana, fazendo oposição ao governo Dilma, nesse País onde reina o bipartidarismo, ou seja: aqui ou alguém é governo ou oposição e quem acaba ganhando com isso são os tucanos.

    Rodrigo

    Ainda bem. todo extremismo e malevolo.

    Miguel

    por que? repetidores dessas frases feitas nunca pensam no seu significado. o que tem de intrinsecamente mal em extremismo? eu sou extremista quando `a intolerancia ao racismo, ao individualismo, opressao. o que ha de malevolo nisso?

    Matheus

    Acusar de "extremismo" é igual a xingar a mãe, não é?

    Quer dizer, uma ofensa pessoal para silenciar o debate e desqualificar o opositor. No caso em tela, todos os militantes e teóricos críticos do capitalismo, e que veem a necessidade de superá-lo para evitar uma recaída na completa barbárie das guerras e do colapso ecológico, além das nossas tragédia cotidianas. Uma falácia clássica, muito bem descrita por Schopenhauer na "Dialética erística".

    Termino com a frase daquele grande filósofo, economista, sociólogo e militante KARL MARX: "Ser radical é tomar as coisas pela raíz. Mas, para o homem, a raíz é o próprio homem".

    Rodrigo

    Concordo!!!
    Por isso sou um anarco malévolo e inimigo da democracia ungida por dê e buni por naturê, ma' qui belê.
    Quer uma dica, usa os acentos…

maria

Acho que Haddad tira de letra essa história de explicar a tentativa de conversa com Kassab. Tentou-se, mas não rolou. E daí? Não acredito que o eleitor ligará para isso. Além disso, é lógico que o eleitor vai se lembrar de Serra associado a Kassab. E que Kassab não agradou geral, como prefeito.

Essa eleição de SP é fundamental, pois é uma oportunidade superlegal de o eleitor paulista "varrer" demotucanos, que nada fizeram realmente para melhorar a qualidade de vida em SP (e olha que fui eleitora tucana). Milhões de paulistanos adorariam deixar a cidade e isso é péssimo. Se Haddad ganhar, terá muito apoio do governo federal, isso será ótimo para São Paulo.

Mudando de assunto, acho que a blogosfera precisa pressionar pela CPI da Privataria, que o governo federal está esfriando, para não desagradar parte da base aliada. Afinal, o candidato à Prefeitura de SP, José Serra, está sendo acusado nesse livro de lavar dinheiro no exterior, juntamente com a família e amigos. Isso é muito sério.

    Fabio SP

    respondendo sua interpretação dos fatos, vc acha que o haddad tira de letra essa conversa com o kassab, pois o eleitor nem vai ficar sabendo. por acaso vc acha que o eleitor vai ficar sabendo alguma coisa sobre mais uma cpi? (estou sem caixa alta no meu computador).

    Rodrigo

    Quero ver e ele explicar as cag!#@%$#@ que ele fez nos Ultimos Enems

Diniz

Acabei de ver o Serra ser entrevistado pelo Boris Casoy no Jornal da Noite na BAND. Em um momento o “mais preparado das elites” disse: “O Brasil chama-se Estados Unidos do Brasil !!!”, ao que o Boris imediatamente interrompeu-o dizendo: “NÃO, o Brasil NÃO chama-se Estados Unidos do Brasil”. Ao que o Serra, não se dando por vencido, ratificou sua burrice: “Como assim, mudou o nome ??” E o Boris: “Chama-se República Federativa do Brasil !! Querem prova mais cabal do quanto os tucanos são neocolonizados e lacaios dos Estados Unidos ??!!

jornal-lol

Associação das Câmaras de Vereadores da Região Nordeste do Rio Grande do Sul a partir de meia-noite cede espaço à idéia Anonymous.
http://020312.blogspot.com/

Bernardo Peres

… cansaço…

aurica_sp

Estou procurando, mas entre todos que estão na disputa para comandar aqui em Sampa e não vejo um que mereça meu voto!!!!!!

O_Brasileiro

Tem gente que subestima a importância de São Paulo.
Só para reavivar a memória:
– SP ficou 16 anos no poder, 8 com FHC e 8 com Lula;
– Dos 3 coordenadores de campanha de Dilma, 2 eram de SP. Um ainda está ministro, o outro, da Casa Civil, resolveu ficar só com as "consultorias";
– A maior bancada do PT na Câmara é de SP (com 16, depois vem a do RS com 9);
– São Paulo tem "só" 22,3% dos eleitores do país! Deve ser coisa pouca para alguns…
Só partidos sem ambição política esnobariam as eleições paulistas, e principalmente a paulistana.

emerson57

azenha,
não entendo uma coisa:
o povo elege os seus representantes,
que ao realizar a vontade do povo,
votam regimentalmente a favor de cpi.
só que algum iluminati decide contra a vontade do povo e não instala cpi nenhuma.
para que povo?
para que representantes do povo?
não seria mais barato e produtivo voltarmos para a monarquia?

    beattrice

    Não, não é, pergunta na Espanha o preço de uma monarquia corrupta.

Elias

E se Tiririca realmente sair candidato a prefeito de São Paulo, como foi divulgado hoje no UOL? Quero ver quem vai dar uma de Mercadante e esnobá-lo como foi feito em 2010.

    Rodrigo

    Eu quer mesmo e ver a cara de todos quando ele aparecer liderando no final da apuração.

Fabio_Passos

"Quem privatiza melhor?"
Muito engraçado.

Maringoni está correto: Quem ganha são os marqueteiros.

Quem perde?
Os trabalhadores e a esquerda.

Mais uma eleição em que o PT desiste antecipadamente de poitizar o debate.

Porco Rosso

Habemos esquerda, sim: http://pstu.jusbrasil.com.br/politica/8299938/pst

Gustavo Pamplona

A única coisa que posso garantir para vocês é que não importa o resultado os PTistas vão perder….

"Tirando o PT, o PCdoB, o PSOL e o PSTU – partidos que têm forte presença nos movimentos sociais – nenhuma agremiação brasileira sobrevive fora do Estado. Uma derrota dos tucanos nessa situação pode depená-los em uma lenta agonia terminal.

"

Depenar??? Ai, ai… sonhos PTistas… sonhem muito com isto! hahhhhahaha

—-
Desde Jun/2007 depenando PTistas no "Vi o Mundo"! ;-)

RicardãoCarioca

Segundo deputado tucano, se Cerra vencesse, só ficaria uns quatro meses no cargo. Que absurdo, paulistanos!
http://cloacanews.blogspot.com/2012/03/se-eleito-

alexandre

acho que nós tb temos que ser independente, chega de ficar aplaudindo tudo de um discurso, somos tratados como um nada na hora das decisões. ja foi se o tempo em que se defendia sigla e sigla. No PT no haddad não voto, entre ser petista e Martista fico com a segunda opção.

mfs

OK, o governo bate recordes de popularidade. Mas isso não significa que a população assina cheque em branco pro governo. As pessoas podem apoiar a Dilma por causa da economia, do esforçado programa social e ao mesmo tempo deixar de apoiá-la se ela abertamente se empenhar em favor de uma lei do aborto. Isso é que está em questão. O governo não avança ou avança cautelosamente em alguns pontos simplesmente porque quer uma maioria estável no Congresso e porque não quer perder eleições. Alguém se lembra de que a questão do aborto quase des-elegeu a Dilma? Ela inverteu o jogo quando declarou que não faria governo pró-aborto. O que se quer agora? Que ela traia um compromisso de campanha? Ora, democracia significa também avançar aos poucos ou até recuar dois passos para poder dar um adiante.

Jairo_Beraldo

"Serra terá que quebrar a imensa rejeição que acumulou por força de sua saída na metade do mandato de prefeito, em 2008."

O eleitor paulista se lembra disto? Duvido!!!

PS-enquanto isso aqui em Goiania, a presidente continua a mandar encher a algibeira do reizinho tucano M. Perigo, e a mídia nativa agradece…mas como batem no prefeito petista Paulo Garcia, que não reage,parece achar bonito tudo isto…até o MPE-GO está na cola dele, embargando obras e mais obras…estes neo-petistas são realmente uns "jenios"

José Carlos de Souza

Perdemos quase 20 milhões de votos com os problemas de aborto e união de homossexuais. É uma burrice num país de 90% de cristãos sair atirando contra as Igrejas, principalmente contra a católica – 68% dos brasileiros se dizem católicos. Descriminalizar o aborto e autorização para matar seus próprios filhos. Que furada Hein!

Operante Livre

Confesso que, tendo tido meu nascimento político em 1977, não me será possível deixar os anseios de esquerda.

O que mais me preocupa – como um militante observador, desconhecido e oculto, – não é quem vai ganhar as eleições nesta ou naquela esfera, se aliado a B ou C. Não me sinto sinto um Paulistocêntrico e nem um Politicocentrista".

Está a me tirar o sono perceber que o povo está se derivando para o centro – para não dizer que está abandonando alguns projetos de esquerda que foram vivos quando nasci "politicamente". E minhas "utopias" têm dificuldades de encontrar representatividade popular. Importa-me mais a representatividade popular dos anseios do que a representatividade parlamentar. Esta, sim, a representatividade popular de um projeto de vida coletiva – o ter um pelo quê lutar e a que se apor ou se aliar na busca – é capaz mudar a cara política de casas legislativas, de executivos e de judiciários.

Receio que a falta de clareza ou consistência nas ações destas esferas deve estar refletindo uma perda de ligação com projetos coletivos de vida e contrapartida do privilegiar projetos individuais, que é para onde me parece estarmos sendo, há um bom tempo empurrados por um estilo de vida consumista, competitivo, regado de vaidades e aspirações, até há pouco restritas aos países que os colonizaram "economicamente".

Resumindo: para que lado o povo está indo? Com que força se desloca? O que nos empurra? Será que os parlamentares de esquerda têm o "poder e a força" quase messiânica que se lhes atribui às vezes? Vou deixar as outras 347 perguntas para outras ocasiões. Não tenho respostas. Alguém pode me ajudar?

    Carlos

    Tenho as mesmas preocupações, amigo. E também não tenho as respostas.

    Mas vou continuar discutindo e procurando. Preocupa-me, e muito, uma certa apatia travestida de pragmatismo – que talvez tenha levado a essa "guinada" da esquerda para o centro por parte dos militantes e intelectuais.

    Enquanto aceditamos esse caminho do "melhorismo", milhões de pessoas ainda sofrem e morrem desnecessariamente. Isso não tem volta, não é retórica – são fatos, consequências reais de aceitar o caminho mais fácil. E assim fazemos vista grossa e dizemos "não havia outro jeito" ou "com a direita seria pior".

    Resultado: as questões relevantes – e fundamentais – são sempre deixadas de lado, numa hipocrisia que assusta mesmo. Pois ninguém aqui passa as dificuldades daqueles que ainda estão incluídos. Ninguém é solidário de verdade.

    Uma pena.

Rodrigo

A pergunta é: Devo votar nos antigos bandidos da direita ou nos novos ladrões da esquerda?

    Miguel

    deve parar de usr o Dahmer como orientacao politica.

    Rodrigo

    E usar o que? A biblia ou o caderninho do Mao?

    Miguel

    Algo que seja politica de fato, nao um cartunista.

    Jairo_Beraldo

    Serra, Maluf são os melhores segundo sua explanação…iguais não há!

    Eduardo Di Lascio

    Tanto faz. Os da esquerda são um pouco mais competentes, mas…

Vinicius Garcia

Tentam bipolarizar a campanha e se esquecem que teremos candidatos expressivos de outros partidos, a chance de ir ao segundo turno está até o momento igual para todos, pois não há nenhum candidato em folga em pesquisas prévias, seria uma glória para SP ter candidatos no segundo turno fora da discussão PT-PSDB (que aliás em SP são quase iguais).

    beattrice

    Concordo, essa polarização à la EEUU serve à luta do poder pelo poder, forte denominador comum de PSDB e PT nos dias de hoje.

Antonio Luiz

Ô Azenha, não seria melhor consultar a Mãe Diná que Mariningoni? Achismo por achismo ela tem mais experiência.

Fátima

Serra não leva essa, quem viver verá.

    PQuil

    Tomara!

Outro Antonio

Já pensou o asqueroso do Se-erra ganhar? Será que vamos ter que engolir o bandido na prefeitura? O Privataria Tucana está aí para provar a qualquer um que o sujeito é ficha nojentíssima.

    Jairo_Beraldo

    Pode pensar, se voce for polistano, como será o governo Çerra na capital dos polistas.

    beattrice

    E os agradecimentos devem ser enviados a Marco Maia e dona Dilma, que passaram um cheque em branco ao Zé da Bolinha quando retiraram a CPI da Privataria

Outro Antonio

Esse Teixeira e outro do PT que deixam para lá tamanho rombo no Estado Brasileiro são coautores da corrupção porquê nada fazem para que ela estanque. Vão deixar um bandido como Se-erra impune? São iguais a ele. Não me venha com essa história de integridade e política que não cola, PT.

Marcelo de Matos

Maringoni já sabe quem ganhará em São Paulo? Duvido: as eleições paulistanas costumam enganar muita gente. Quem apostava na eleição de Erundina? Nem eu que votei nela (e hoje não votaria) acreditei. FHC pensou que já estava eleito e sentou na cadeira do prefeito. O eleito foi Jânio Quadros que desinfetou a cadeira com um spray. Todos estão contentes com a situação da educação, da saúde, dos transportes, das obras contra enchentes, da moradia, do emprego e da segurança cidade? Não pode ocorrer que haja um protesto nas urnas?

    PQuil

    Penso a mesma coisa….só ouço reclamações…não é possível que depois de tanto coisa mal feita ou não feita em SP, as pessoas continuem votando no partido que as deixou na mão. Mas veremos.

jandui

Marigoni se engana. Quem ganha será uma onda fulminante chamada Hadadd – nova liderança surge.

Fabio

O que eu fico pensando é: como fomentar de fato uma discussão política. Afinal, estamos aqui discutindo isso – em torno de 17-19 pessoas. Mas o voto em geral não se pauta por isso. E sabemos. A militância na internet é óbvio que será feita, mas o que mais? Se a situação está difícil para todos, ainda mais para os que não procuram se informar sobre nada, a não ser o que a mídia diz…

trombeta

O paulicentrismo tomou conta do vi o mundo, aonde está escrito que SP tem toda essa importância que Maringoni relata?

Aliás, Maringoni que nunca se identifica como filiado ao PSOL e passa por analista distante e imparcial.

Confesso que enchi o saco de análises políticas a partir de SP, quem sabe o vi o mundo não tenta conhecer o próprio país e publica analistas de outros estados… como diz Santayana SP não é o sol do Brasil.

    PQuil'

    Concordo. Mas acho que diminuir o peso de SP no plano nacional é pensar pequeno. Lamentavelmente, as riquezas não estão distribuídas como deveriam e SP, querendo ou não, acaba se tornando um palco importante da política nacional dado seu peso econômico no país.

    Na verdade, seu comentário faz parecer mais invejoso do que analítico. De qualquer forma, gostaria muito de ver mesmo outros analistas políticos – de outros Estados – comentando questões estaduais.

    Camargo

    Pelo visto Bahia (ACM Neto), Maranhão (Sarney), Goiás (Marconi Perilo), Paraná (Richa e Lerner) e outros Estados da Federação são limpos, sim?
    Por que não uma devassa no resto do país para ver como andam as coisas?
    Alguém sabe como anda Roraima, nosso futuro ex-estado e primeiro pais índigena da américa "Latrina"?
    A provocação tem um motivo: Não existe candidatos dispostos a governar (cuidar) de uma cidade como ela merece. Assim, São Paulo, assim como todas as outras, se tornou uma prostituta onde todos desejam fornificar, independente do partido. E os vereadores? São uns verdadeiros parasitas.

    Vergonha dessa polititica.

    André

    Poxa isso é tudo que queremos, visões de fora do estado, nós acabamos dentro de uma redoma aqui em São Paulo, pois a mídia daqui todo mundo conhece e sabe pra quem trabalha, viva os Blogs, viva esse mundo novo que se formou através da internet, e lei de médios já, passou da hora até, acorda PT.

Bruno Moreno

Em algum aspecto análise, em outro torcida. O problema é que para o Maringoni PROUNI e REUNI são modelos de privatização da educação. Aí fica difícil.

alexandre

A esquerda acabou mesmo, poucos conseguem manter essa bandeira, e diga somente duas uma ex petista Erundina e o outra a sEnadora Marta

    Eduardo Di Lascio

    Não confio na Martha.

Elias

Pra morrer de rir: Já imaginou Haddad e Serra disputando o apoio de Tiririca?

Geoci C.Araujo

A CAMPANHA DE JOSE,EX POLITICO APOSENTADO SURGIU DAS CINZAS DO PSDB PAULISTA,MAS FICOU MAIS FÁCIL PARA O PT DAR UMA LAVADA DE ÉGUA E OS CAVALOS.MORO AQUI HÁ 37 ANOS,SAMPA DIGO A CAPITAL,ESTÁ DESGOVERNADA NAO TEM,TRANSP.PUBLICO DE QUALIDADE,SAUDE A SEGURANÇA NEM SE FALA.SO UM BURRO VOTARIA NESSE ABANDONADOR DE GESTAO.PELO PODERIO ECONOMICO DE SAO PAULO,NAO ERA PRA SE VER TANTO MENDIGO,MORADORES DE RUAS,VICIADOS ABANDONADOS.E ETC…

    Jairo_Beraldo

    E voces parecem gostar, pois eles fazem isto tudo que voce reportou com gosto…e voces os reelegem!!!

    André

    É isso mesmo, e em se falando de Sampa capital que tal falar também do estado, temos tudo entre os mais caros do mundo (IPVA, pedágios, escolas, seguro saúde, etc), não temos segurança pública o sistema de saúde é falho, eles explodiram o custo de vida aqui em São Paulo, e a galera continua votando, vai entender.

Marat

O que mais tem faltado nas eleições em SP é bom senso. Se aqueles que prezam o correto, o decente e o honesto se agrupassem, poderiam vencer a vetusta elite que há muito tempo manda em nossa província!

    beattrice

    O correto, o honesto E o decente? em SP? Fala sério.
    A classe política em SP é lamentável. para dizer o mínimo.

    alexandre

    como falar em correto se o partido que se acredita queria se aliar ao que tem de pior na cidade e mais não se fazer oposição, e que tinha moral para fazer foi preterida, desrespeitada etc

    Scan

    Alexandre, você já pensou que para consolidar a melhora que inegavelmente houve no país, é de extrema necessidade manter o PSDB longe do poder?
    Bem, na minha opinião, Lula procura desesperadamente uma forma de fazer isso: não afastando o PSDB, mas destruindo-o.
    Uma forma de destruí-lo é tira-lo de São Paulo. Se ganharmos a prefeitura agora, dentro de dois anos ganharemos o governo do estado e o PSDB desaparece, como bem aponta o Maringoni. Claro que os entreguistas não serão destruídos, mudando apenas de partido, mas a porrada será tão grande que até acharem o norte novamente, vai tempo. Tempo importante.
    A planejada união com Kassab visava apenas afastá-lo do PSDB, só isso. A seu tempo, Lula cuidaria dele.
    Lula pensa como Lênin: difícil não foi fazer a revolução; difícil foi mantê-la viva. (Claro que não estou comparando o que aconteceu na era Lula com a Revolução Russa, tem pelo menos uma ordem de grandeza de diferença). E, como Lênin, se Lula tiver que abraçar o capeta para tanto, ele o fará.
    Ainda bem.
    Um abraço.

    PS – Isso poderia ser alcançado com a politização do povo? Sem dúvida. O tempo teria sido suficiente para fazê-lo? Não faço ideia, mas não o fizemos e agora me parece um pouco tarde.

    Felipe

    :OOOO Chocado!! É engraçado como a esquerda mais cedo ou mais tarde mostra sua face maligna. Destruir partidos e abraçar o capeta, amigos. Destruir. Os bons nunca deixarão vocês prosperarem, SCAN. NUNCA!

    Rodrigo

    "Lula procura desesperadamente uma forma de fazer isso: não afastando o PSDB, mas destruindo-o. "

    VIVA A DEMOCRACIA PETISTA onde quem discorda de mim merece ser destruido.

    PQuil

    Só em SP a classe política é lamentável? Sarney? Collor? Por favor….

    Jairo_Beraldo

    Voce colocou acima que o PT acabou…e quem acabou com o PT??? Pra mim, Tony Malocci, Zé Caridozo, Zé Genoíno, Zé Ceiça, Vacarezza…são representantes de qual estado, please?

    beattrice

    De SP, "dignos" representantes deste engodo que atende pelo título de PT-SP.

    Marcio H Silva

    A Classe juridica também é lamentável, com algumas poucas exceções….

Gustavo Ferroni

Poxa Azenha,

Achei meu texto melhor…rs

Bruno

O PSDB errou feio. O Serra é, de longe, o menos indicado para concorrer pelo partido – não só pela falta de carisma, mas pelas mentiras seguidas ('vou cumprir o mandato de prefeito", "não me candidatarei em 2012", etc.).

Conseguiu algo incrível: ainda em fevereiro, conseguiu perder meu voto, que teria quase garantido por ser a única oposição ao modelo de gestão municipal do PT, que os paulistanos se lembram e definitivamente não aceitam, tanto que até o Lula a escurraçou da contenda em favor do Haddad. Resta saber se alguém apresentará propostas e passado, dentre todos os candidatos, para merecer o meu voto – e talvez, o de alguns milhares de paulistanos que pensam como eu.

    Miguel

    o paulistano daslu odeia mesmo. gestoes que ficam dando importancia pra ZL ao inves de fazer obras faraonicas que enchem o cofre de quem mora do outro lado da cidade, onde ja se viu???

    Camargo

    Uma adminstração é para a cidade toda, não é só a sua 'zona lost' possui problemas.
    Já foi à Capão Redondo, Pirituba, e outros bairros de São Paulo? Pois é…

    André

    O meu caro, o paulistano pensa como a mídia quer que ele pense, pergunta lá pra periferia se ela não quer os projetos sociais de volta em detrimento dessa especulação imobiliária e o velho favorecimento as regiões elitizadas da cidade, o dia em que a classe média perceber que está muito mais próxima das classes lá em baixo do que alucinadamente pensam que estão próximos a elite as coisas mudarão rapidamente, pois como mola propulsora não há o que negar da classe média, mas como classe pensante daí a coisa fica feia, conservadora e reacionária que é.

leodef

A esquerda acabou!
A direita taí. Forte e no governo.
Lula foi um dos grandes responsáveis pela morte da esquerda. Vamos colher frutos disso em breve.
Aliás, já estamos.

    Oxaguiam

    A esquerda não acabou e não acabará enquanto houver gente pensando, lutando e acreditando que o bem estar individual só é legítimo se precedido pelo bem estar coletivo.
    Esse Governo pode, a cada dia, estar derivando dolorosamente para a direita, mas não foi a direita que elegeu Lula 3 vezes (duas vezes em corpo próprio e outra em corpo alheio). Foi à esquerda que foi às ruas, aos sindicatos, às escolas, às universidades, aos movimentos sociais, à internet lutar por Lula.
    A esquerda hoje pode não estar sendo representada neste Governo, mas ela existe, ela é grande e é o caminho para um mundo mais justo.

    beattrice

    E precisa convergir para outras lideranças e afirmar-se em outros partidos, o PT acabou.

    alexandre

    mas é o que venho dizendo , a militância só serve para defender o governo nos tempos de crise, depois disso é rejeitada pelos caciques políticos. Logo logo vão convocar para defender Haddad, mas é defende lo e não defender projetos para a cidade.

    o PT paulista quer o poder pelo poder

    beattrice

    E vai quebrar a cara, de novo e pior, porque dessa vez a militancia vai dar as costas ou embarcar em outro barco.

    Jairo_Beraldo

    Ou como eu, abster de dar meu voto a qualquer um.

    Jairo_Beraldo

    Assino embaixo…os colegas falarem que acabou a esquerda. é ingenuidade…mas o PT sim, acabou.

    José reinaldo Rosado

    Pra esquerda burra, direita enrustida e ex militantes da LIBELU,( Trinta anos atrás, mas as ideias são as mesmas) o PT acabou. Infelizmente estas pessoas não consegue enxergar os avanços sociais e econômicos do Brasil.
    Eu penso que o Lula tem a grande virtude de saber que a melhoria das condições de vida da população enfrenta obstaculos que vieram sendo colocados ao longo de décadas pela elite. O PT teve a virtude de reconhecer que não adianta ficar nas bravatas , enquanto a direita governa. A esquerda já preencheu este espaço e a direita adora isto.
    Só prá lembrar o PT cresce a cada eleição e hoje já é o maior do Brasil.

    Jairo_Beraldo

    Cara, voce é um genio..eu acabei de colocar que o PT acabou, e voce vem com o que Lula fez. Talvez voce não se lembre, mas teve época, que até o Lula se descolava do PT. talvez voce não se lembre, mas Zé Caridozo, à época do dito mensalão, tal qual Judas Iscariotes, negou o PT. talvez tenha se esquecido, Tony Malocci estava mais ligado aos grandes picaretas, que ao lado do povo do Lula.E Dilma, mostra claramente que está junto à Malocci e Caridozo. E para finalizar, o prefeito daqui de Goiania é do PT, um medroso, que não enfrenta seus algozes como fizeram os que elegeram Dilma e este m…… daqui.

    beattrice

    E pra isso abraçou o capeta, boa viagem! Ao inferno!

    Rodrigo

    "ela é grande e é o caminho para um mundo mais justo. "

    Como na Coreia do Norte? La deve ser um lugar bem legal para morar.

    Enquanto nãos esquecermos ideologias da epoca em que vovô era virgem nunca andaremos pra frente.

    Miguel

    o distinto comentarista esquece duas coisas: primeiro, os regimes nao devem ser qualificados pelo que dizem de si, menos ainda pelo que a midia estrangeira diz deles, mas do que fazem na pratica. considerando seu comentario, deixa isso pra la.

    segundo:o liberalismo e' mais velho que o marxismo.

    Luiz Fortaleza

    Kd a CPI da privataria tucana? Morreu antes de nascer? Ou é medo do mercado se alvoroçar ou medo de gente do governo está envolvido?

    Luiz Fortaleza

    Não acabou, apenas suspendeu a ideia de "revolução socialista já"… pois é uma esquerda conjuntural que quer radicalizar a democracia como pressuposto para se construir a fase de transição para uma sociedade pós-capitalista que a chame de socialismo ou emancipação humana. Seria essa a estratégia do PT? Ou é apenas uma ilusão ou mística politica? Mas com uma burguesia mundial ainda no poder nos países centrais, a ideia de socialismo é apenas uma estapafúrdia eleitoral da ultra-esquerda… risos.

    Celso Junqueira

    Acabou nada. Ainda há muitas pessoas inteligentes mundo a fora. Não sabes daquele estudo canadense que concluiu que pessoas de esquerda são mais inteligentes?

Gerson Carneiro

O PT perde, por seu comodismo, muita oportunidade de enfraquecer a ousadia da oposição, incluíndo a velha mídia.

Passa muito a mão na cabeça e toma na cara, sempre.

    Jairo_Beraldo

    O PT perderá em muitos lugares, porque como bem disse a colega beattrice, porque ele acabou. PT hoje, é a sigla Partido dosTraíras.

    O observador

    "Passa muito a mão na cabeça e toma na cara".
    "Gerson Carneiro, 01/03/2012"

    Gerson Carneiro

    Faltou o "sempre". Por favor complete aí.

    Gerson Carneiro

    Exemplo:

    "Não adianta fazer Crivella ministro. Os evangélicos de São Paulo não vão dar refresco para Haddad, o responsável pelo kit gay" – @PastorMalafaia, Thu, 01 Mar 17h44

    André

    O nome disso é fisiologismo, e o PT tá ficando bom nisso, é muita decepção tinham a chance de espinafrar o Serra e sua trupe, em nome dessa tal governabilidade o povo continua se estrepando, e pensar que podia ser diferente. Acorda PT.

Caracol

A Direita tem instintos assassinos, a Esquerda tem instintos suicidas.

    Vlad

    Exatamente. Chega a ser tão grande o instinto suicida da esquerda que não raro suicidam os outros primeiro. Daí as manchetes nos periódicos (Pigs retrô) de outrora:

    "Camarada Stalin suicida 43 milhões de suspeitos. Déficit da previdência deve cair"

    "Honolável Mao leva 20 milhões ao suicídio famélico. Uma hora iriam morrer mesmo, afirma Ministro da Saúde".

    "Coréia do Norte encontra os corpos de 600 mil suicidas. A maioria deu uma pescoçada nos facões, relatou um ainda incrédulo oficial do Komitern".

Rafael

Fico com dúvida sobre a CPI da privataria. Acredito que o melhor é a partir de março, após caranaval e mais próximo possível das eleições.Agora que serra é candidato pode surgir. Se não fizerem a CPI é tiro no pé.

Celso Carvalho

Morte lenta e agonizante da direita? Fora das regalias do estado? Marangoni…você fumou cannabis sativa estragada?
E Sarney, e o PMDB, e o Kassab com quem Lula queria fazer uma parceria? Esse Lula está muito estranho!
E a nossa presidenta que resolveu privatizar tudo, desde os principais aeroportos até previdência dos funcionários públicos (excetos os dos juizes, esses seres extra-terrestres). Estamos entre roto e o esfarraparado, Maringoni?

    Wilder

    A "direita" cooptada passa a ser a direita amiga, esta não é tão ruim. Jucá, Maluf, Jáder Barbalho, Sarney e outros são grandes brasileiros!

    CAMARGO

    Parece que não entenderam a sua ironia…

    beattrice

    É a esquerda que a direita gosta, por ser ela mesma, travestida de social e democrata.

    Eduardo Di Lascio

    Não é esquerda, é neo trabalhismo, é democracia cristã, ou outra aberração do gênero.

FrancoAtirador

.
.
Sobrou pouco ou quase nada a dizer sobre a eleição em São Paulo.

Apenas que o Chalita abomina o Serra muito mais que o Haddad.
.
.

    beattrice

    O Chalita faz o que o Alckmin manda, aguardemos.

    alexandre

    o Haddad nem sabe porque esta aqui, vou de Russomano, no fundo são todos iguais, depois de buscarem o kassab não adianta agora criticarem. Luiz Marinho candidato a reeleição já se vê vitorioso e disputando o governo do estado igual o Serra. E aí? tudo igual

    emerson57

    na última, para presidente, o sr. votou marina, confere?

    alexandre

    não confere, como sempre votei no PT e fiz o que muitos fizeram combatendo o PIG e a ignorância religiosa. Mas não é por isso que sou obrigado a aceitar e dizer amém a tudo que faz e fala e tão pouco Dilma, no qual se fosse hoje pensaria muito em vota la até porque muitas coisas da agenda de esquerda que Dilma não cumpriu e não vai cumprir, por se chegar muito perto da direita etc..

    BAsta olhar o discurso dos caciques e verás que são tudo igual, não muda nada, não adianta criticar kassab se ontem o queriam como aliado, não adianta criticar o tempo no cargo se já cogita fazer o mesmo daqui a 2 anos.

    Muito papo, não teve um desses que dizem amém para lula que fez oposição em Sp, não teve um que discutiu a cidade e agora vem com papo somos nós contra eles eternamente.

    beattrice

    É a desqualificação sistematica dos dilmistas contra quem critica dona Dilma.

Deixe seu comentário

Leia também