4 de Outubro de 2010 – 16h19
Base aliada conquistou mais de 400 vagas na Câmara dos Deputados
do Congresso em Foco, via Vermelho
Em 2011, a base aliada de um eventual governo Dilma Rousseff (PT) será 13% maior do que aquela que emergiu das urnas há quatros anos e estava alinhada com a administração do presidente Lula. Serão 402 deputados federais, ante os 380 de hoje e os 357 eleitos em outubro de 2006. O PT será o partido com maior número de cadeiras, com 88 parlamentares, seguido pelo PMDB, com 79.
Confira as listas (arquivos em PDF):
* Lista com nome dos deputados federais eleitos
* Lista com as mudanças nas vagas dos partidos
Ou seja, se hoje o presidente Lula tem uma maioria folgada na Câmara, o eventual governo Dilma Rousseff deve ter ainda mais tranqüilidade com os deputados federais. E a eventual e improvável administração de José Serra (PSDB) terá razoáveis dificuldades com a oposição dos petistas.
É o que revela levantamento do Congresso em Foco com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), coletados até pouco depois da 0h desta segunda-feira (4).
De forma inversa, as oposições devem encolher um pouco mais. Se em outubro de 2006 PSDB, DEM, PPS e PSOL somavam 156, atualmente eles são 133. E a previsão é que em 2011 eles sejam apenas 111 parlamentares. Uma redução de 29%.
Apoie o VIOMUNDO
Partidos
O PT têm motivos para comemorar em 2011. O partido desejava fazer a maior bancada da Casa, principalmente para poder disputar a vaga de presidente da Câmara, numa negociação com o PMDB, dentro da coalizão governista. Projeções de institutos e cientistas políticos já apontavam essa tendência.
O desejo vai virar realidade. O partido de Lula e Dilma passará de 79 para 88 cadeiras na Casa. A quantidade é expressiva, mas ainda menor do que a obtida em 2002, quando o PT teve 91 deputados eleitos. Apesar disso, as outras três legendas atrás dos petistas terão suas bancadas reduzidas no ano que vem.
O PMDB, que hoje é o maior partido, cairá de 90 deputados para 79. Ainda antes das eleições, a sigla também brigava internamente com os petistas para presidir a Câmara. Com a redução da bancada, o PMDB de Henrique Eduardo Alves (RN) perde força nessa pretensão.
O PSDB se mantém como a terceira força na Casa e o principal partido de oposição. Mas caiu de 59 para 53 parlamentares. O DEM (ex-PFL) terá 43 deputados em vez dos atuais 56. Mas o pior revés para os oposicionistas foi a queda na bancada do PPS, que elegeu 22 deputados em 2006 e agora elegeu apenas 12.
Mudanças à vista
Os dados apresentados pelo Congresso em Foco estão sujeitos a modificações. Isso porque, com um sem número de candidatos barrados pela Lei da Ficha Limpa, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não contabilizou os votos dos políticos vetados pela Justiça. O resultado pode ser revertido com liminares e futuras decisões do Supremo Tribunal Federal (STF).
Além disso, a apuração das eleições não havia terminado até o fechamento desta reportagem. O levantamento do Congresso em Foco foi fechado pouco depois da 0h desta segunda-feira (4). E coletou dados dos 27 estados, nos quais pelo menos 98,30% dos votos estavam apurados, caso do Acre. Ou seja, ao término da contagem dos votos, é possível que a quantidade de deputados por partido seja alterada. Mas é pequena esta possibilidade.
Fonte: Congresso em Foco
Comentários
Baixada Carioca
Se Garotinho e Tiririca perderem seus mandatos, todos esses números sofrerão uma baita reviravolta. PR foi um dos partidos que mais cresceram (64%). E não se iludam. Garotinho não é base aliada do Lula não e certamente ele quem vai liderar o PR no Congresso.
Off tópic A gente já sabe que a CBN, do sistema Globo de Rádio, fez a sua opção pelo tucano, e não há mal nenhum nisso. Mas Sardemberg, Beto Richa, governador eleito do PR e a CBN acabam de cometer um crime eleitoral por propaganda extemporânea em favor do tucano. Como denunciar isto?
Jairo_Beraldo
"Nas primeiras eleições presidenciais pós-ditadura, em 1989, quando perdeu para Lula o direito de disputar o segundo turno contra Collor, Brizola, apesar do enfrentamento direto que teve com o petista na primeira fase do processo, não hesitou sobre que lado tomar. Foi quando cunhou a frase de que seria fascinante fazer a elite engolir o “sapo barbudo” e apoiou Lula, transferindo alguns dos milhões de votos que teve no primeiro turno."(Direto da Redação)
Será que Marina trairá de novo seus princípios?
Irineu Curtulo
Se ter "base aliada" é ter o PMDB como aliado, sejamos coerentes, é conviver na cama com o inimigo, ou melhor, com o pseudo-amigo, ou melhor, com aquele que se aproveita de quem está, pra poder se perpetuar. Fui petista, sou nulista, e sei que esse PT que aí está nada é do que foi, pois, se aliar ao PMDB é se entregar completamente à falta de idealismo. E quanto ao Tiririca, será apenas mais um na folha de pagamento dos eleitores brasileiros, apenas isso. Preconceito?
J. Ferrarius
É preciso denunciar que os safados que miram o Tiririca querem na realidade acertar o delegado Protógenes (eleito pelo voto de legenda da coligação PR-PT), aquele que prendeu Daniel Dantas, posteriormente condenado à prisão na Justiça. O suposto analfabetismo do Tiririca é pura embromação e despiste, jogo de cena da turma Dantas-demos-tucanos.
Alan Tern
Na minha opinião, a melhor notícia foi a diminuição das cadeiras do PMDB. Apesar de ser da base aliada do governo, são um bando de oportunistas que apóiam quem quer que seja eleito, só para ganhar alguns cargos de ministérios. Quanto antes o PT conseguir se desvencilhar desse incômodo aliado, melhor. Só que vamos ter que engolir Michel Temer como vice…
francisco.latorre
números incríveis.
um massacre.
vai aumentar o desespêro da reação.
o segundo turno será cruel.
..
Bonifa
É preciso defender o Tiririca. Tenho visto na TV manifestações odiosas de puro racismo contra o palhaço. Tanto é racismo, que se fosse o famoso paulista Arrelia, com sua aparência européia, os paulistas o aceitariam com a maior naturalidade.
Josnei Di Carlo
Bonifa,
A cada dia o preconceito contra Tiririca está ficando claro. É preconceito de classe misturado com preconceito contra o nordestino. As pessoas estão tirando a máscara.
Marat
Pior que votar no Tiririca é votar no Serra!!!
francisco.latorre
palhaçada essa justiça eleitoral.
depois implicam com o tirirca.
..
Jairo_Beraldo
O foco, não é se a base aliada conquistou isso ou aquilo. De nada adiantará ter conquistado, se não eleger seu líder.
Josnei Di Carlo
Jairo,
A conquista é importante, pois mostra o fortalecimento da esquerda. Mas, pelo fato do nosso sistema de governo ser o presidencialismo, ela acaba tendo uma importância relativa.
Jairo_Beraldo
Josnei, de que adianta maioria no congresso, sem o timoneiro para levar o barco. Só quero dizer, que se Serra ganhar, a banda podre destes 400, irão para lá, ou seja, para onde o vento soprar.
Ivonildo Dourado
Precisamos confirmar e ampliar o resultado do primeiro turno. O Brasil não pode retroceder ao modelo neoliberal de FHC, o Brasil não é São Paulo é muito mais.
Deixe seu comentário