Como foi o confronto entre Serra e Dilma no UOL?

Tempo de leitura: 5 min

Por motivos profissionais (eu estava no Grajaú, zona Sul de São Paulo), não acompanhei o debate entre os presidenciáveis no UOL. Como foi?

Relato do UOL:

18/08/2010 – 13h47
Enfrentamento entre presidenciáveis marca debate Folha/UOL; até Marina foi ao ataque

O enfrentamento entre os candidatos à Presidência da República marcou o debate promovido pela Folha e pelo UOL nesta quarta-feira em São Paulo.

Até a candidata Marina Silva (PV), que vem apresentando um discurso conciliador na campanha, partiu para o ataque contra o PT e o PSDB.

Atrás nas pesquisas, o tucano José Serra subiu o tom das críticas contra a petista Dilma Rousseff. Eles protagonizaram boa parte dos momentos de confronto do debate, realizado no teatro Tuca, em São Paulo.

Marina Silva também entrou no tom do encontro: ela criticou a gestão tucana na educação em São Paulo (“mesmo com 20 anos de governo do PSDB temos graves problemas na educação”) e disse, numa referência à campanha de Dilma Rousseff (PT), que “estão tentando infantilizar o país”, ao atribuir a maternidade ou a paternidade de programas do governo federal.

Em embates diretos, debateram a posição de tucanos e petistas quando os partidos estavam na oposição, saneamento, carga tributária, Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), dentre outros temas. Trocaram farpas em todas as vezes em que se dirigiram um ao outro.

O primeiro enfrentamento, por exemplo, foi sobre o Prouni (programa federal de educação de concessão de bolsas a alunos carentes em instituições privadas)

PROUNI

Apoie o VIOMUNDO

A questão formulada por Dilma a Serra foi sobre uma ADIN (ação direta de inconstitucionalidade) levada pelo DEM ao Supremo tribunal contra a existência do Prouni.

“O partido do seu vice [Indio da Costa] entrou na Justiça para acabar com o Prouni. Se a Justiça aceitasse o pedido, como você explicaria essa atitude para 704 mil alunos que dependem do programa”, indagou Dilma.

Serra contra-atacou, lembrando de votações em que o PT, quando na oposição ao governo Fernando Henrique, foi contra proposições do governo.

“O DEM não entrou com processo para acabar o Prouni. Foi uma questão de inconstitucionalidade, um aspecto, etc. Nem tem a ver com a minha posição, a do meu partido. O PR votou contra a Lei de Responsabilidade, o Fundef. O que o PT já aprontou em matéria de tanto pior melhor, não tá escrito. Nunca quis perder tempo com isso em debates. Mas em matéria de quanto pior melhor, o PT foi campeão”.

Dilma rebateu, dizendo que os petistas reconheceram seus erros.

“Aprovamos o Plano Real, e, mais do que isso, levamos à frente e utilizamos de forma adequada”.

ENEM

Serra, afirmou que o Enem foi desmoralizado no Brasil no ano passado com o vazamento do conteúdo da prova.

“O Enem foi desmoralizado no Brasil, no ano passado, com este incrível vazamento do conteúdo da prova, resultados errados, deixando a juventude sem vontade de se submeter a ele. Agora vazaram dados sigilosos dos candidatos”, disse ele no primeiro debate on-line entre presidenciáveis, promovido pela Folha e UOL.

Dilma Rousseff (PT) rebateu a crítica e disse achar “um verdadeiro absurdo” dizer que o Enem foi desmoralizado porque uma gráfica, que está sendo objeto de investigação da Polícia Federal, vazou os exames.

“A gráfica é conceituada e de grande porte. Nós sabemos que qualquer sistema do mundo é passível de ser vazado.”

Segundo ela, 231 instituições têm acesso a esses dados cadastrais do Enem e o governo deve investigar e punir.

Dilma ainda alfinetou o tucano ao dizer que o ”ProUni é muito sério, porque acabaram com a possibilidade de a União fazer ensino técnico”. Serra também rebateu e negou.

“Até 2006 vocês não fizeram nada em termos de escola técnica. No Brasil, o crescimento de matrícula foi de 85%; em SP, foi de 126,7%, considerando o conjunto de escolas técnicas. Sobre o Enem, houve sim o vazamento e o responsável é o Ministério da Educação. Vocês quebraram um sigilo bancário de um integrante do PSDB. E passaram o resultado do sigilo do Eduardo Jorge para a Folha.”

CARGA TRIBUTÁRIA

Serra disse que viu “certa satisfação” de Dilma com a carga tributaria brasileira.

“Você acha que tá bem. Eu acho que não. O Brasil tem, disparado, a maior carga tributária do mundo em desenvolvimento. Mas é um pais cujo governo menos investe no mundo”.

Dilma rebateu o tucano dizendo que achava que ele estava desatualizado.

“Sabe por que eu acho estranho? Porque eu acredito que esse número seja bastante antigo. A última vez que você o mencionou, eles estavam relacionados a um número de 2008. É bom você se atualizar e ver se essa afirmação tem consistência”, disse, e emendou explicações sobre o que fez o governo Lula com relação ao tema.

“Ao longo do nosso governo tivemos uma prática sistemática de redução de impostos. Na última crise, reduzimos IPI de automóveis, da linha branca, construção civil. Fizemos todo um esforço de redução tributária para manter a economia funcionando.”

A candidata petista, na sequência, fez novas críticas ao governo FHC.

“Acho que você teve uma avaliação errada da crise. Você supôs que seria mais profunda do que foi. Seria, se a gente utilizasse os padrões que estavam vigentes no governo FHC. Quando vinha crise, o Real estava indexado ao dólar, a economia quebrava”.

SANEAMENTO

Serra retrucou as afirmações de Dilma afirmando que o governo Lula criou impostos altos para o saneamento e para o setor elétrico.

“Dilma, cê fica tão ligada pra trás, teu espelho retrovisor é tão grande, maior que o parabrisas, que você não vê que o seu governo, inclusive você, fez. Imposto sobre saneamento, que é fundamental, e o governo fez pouco. PIS/Cofins aumentou de 3% para 7,6% no seu governo. Tô estranhando que você não saiba disso. Tira 2 bilhões de reais por ano. Isso é subtraído do investimento no Brasil. Isso foi feito no seu governo, com você coordenando. Aumentou imposto sobre energia elétrica federal de 3,65% para 9,6% sendo responsável pelo aumento da tarifa de energia elétrica”.

Dilma contra-argumentou afirmando que as origens dos problemas de saneamento no Brasil estão no governo FHC.

“Havia uma coisa chamada fila burra, forma pela qual o governo federal não deixava se investir em saneamento. Se o primeiro não apresentasse, o segundo não levava. Nós estamos botando 40 bilhões, enquanto o governo do senhor Fernando Henrique Cardoso botava muito menos. Discutir saneamento é algo que você não devia tentar, o seu governo não fez nada no Brasil”.

MARINA SILVA

Marina Silva saiu de sua costumeira posição de conciliação, e atacou a gestão tucana no Estado de São Paulo na questão da educação, em debate com Serra.

Serra havia perguntada a ela sobre a importância do ensino técnico profissionalizante.

“Ensino técnico e profissionalizante é importante, mas é fundamental que façamos uma atualização de conteúdos, sair dessa situação vergonhosa que temos no país. O Rio de Janeiro, por exemplo, só ganha de Sergipe e do Piauí. Mesmo aqui em São Paulo, infelizmente. Mesmo com 20 anos de governo do PSDB temos graves problemas na educação. Essa questão que é fundamental vem sendo negligenciada historicamente. São Paulo e Rio não têm nenhuma justificativa para não ter uma posição de vanguarda”.

Serra propôs criar o Protec, que seria o Prouni do ensino técnico.

“Vou aumentar em 1 milhão de vagas no setor público em 4 anos no ensino técnico, além dos estudantes do Protec. Aqui em São Paulo promovemos um crescimento acelerado. Tem mais alunos no estado do que na União”.

SEGUNDO TURNO

Ao ser questionada sobre seu apoio no segundo turno, em caso de derrota, Marina (PV) descartou falar sobre o tema nesse momento.

”Não encontro muita diferença entre o governador Serra e a ministra Dilma. Ambos são bons gerentes. Ambos são muito bons na esgrima. Mas não foram capazes de atualizar seus pensamentos. Segundo turno eu discuto no segundo turno. A única forma de sair do anonimato é eleger Marina Silva para a Presidência da República. O Brasil amadureceu. Estão querendo infantilizar os brasileiros.” 

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Bonifa

Os colégios fazem grandes posteres com seus sucessos no Enem. Onde está a desmoralização? Poder dizer "Nós conseguimos sabotar o Enem" não significa que conseguiram desmoralizá-lo. Não pegaram o Enem nem de raspão. Estão supervalorizando o tiro.

José

Medidas de um eventual governo tucano: Dentre outras:1) Reformas(Previdenciária-Para retirar direitos dos trabalhadores e diminuir as contribuições dos empresários -Trabalhista-suprimir direitos históricos conquistados tipo 13 salário-fgts-abono de férias etc e facilitar a exploração por parte da categoria patronal sem a participação do estado na mediação.-Tributária-tornar a nossa tributação mais regressiva(rico paga menos e pobre paga mais) 2)Concessões altamente benéficas para os empresários amiguinhos deles tendo como consequencia tornar os aeroportos viável somente para os mais ricos(Altas taxas aeroportuárias, assim como praças de Pedágio disseminadas por todo o país(pobres perderiam o direito de ir e vir) 3) Fortalecimento do Sistema Financeiro(do qual o DEM é representante legítimo) traduzindo-se em juros altos e crédito curto e direcionado para a classe mais favorecida.Além da concentração bancária e de carteiras setoriais aumentando a lucratividade (virariam um oligopólio) alguém duvida disso aqui?

José

Qual seriam as medidas tomadas por um governo do PSDB como na recente crise econômica mundial de 2009? Privatizações das estatais remanescentes(Petrobrás-Bando do Brasil-Caixa econômica) a preço de banana para os amiguinhos tucanos-2)Corte e/ou redução de salãrios(Pior Salário Do Brasil) 3)Aumento dos juros para conter evasão de divisas(dólares) com consequente recessão e desemprego em massa. 4)Inexistência de Instrumentos para políticas anticíclicas pois segundo o partido coligado deles (DEM) o deus mercado resolve tudo sozinho.5) Verbas para a mídia corroborar com todas essas medidas antipovo 6)Polícia e cacetete para quem achasse ruim

Guilherme Milani, SP

A Izabella é irmã do Dvorak? Prima do John Bastos? Amiga da Verônica Dantas? Se liga, Izabella. Pra gente como você existe a província de SP, governada há anos pela turma demo-tucana, que se deleita num mar de gente desinformada pela progressão continuada (seria este o seu caso? Você passou de ano ou foi promovida sem saber onde estava?). Contente-se com o prêmio de consolação (Alckmin) porque o resto do Brasil é PT, é Dilma! Xô Serra!

    Carlos

    É o Ubaldo, mas pode ser o "tramp"…

Tiago

Um festival de mentiras, de todos os lados.

No mais, concordo que o ENEM foi sim desmoralizado. Falta de competencia e organização por parte dos órgãos do governo. Em qualquer país sério, esse sr. ministro da Educação seria defenestrado e demitido.

Carlos

O que tens a dizer sobre os números apresentados pelo Marcelo Teixeira, Izabela?

Sempre que alguém falar no vazamento das provas do ENEM em 2009, tem a obrigação, o dever, de informar que aconteceu numa gráfica 9Plural) que tem o Grupo Folha (de S. Paulo) como sócio.
Concordas com isso, Izabela?

Carlos

Atenção, Azenha!

ValmontRS escreveu: “Basta ver o discurso do Senador Álvaro Dias proferido ontem (18) contra a Petrobrás. Um ataque vergonhoso e covarde à companhia que se encontra em momento decisivo de captação de recursos para o Pré-Sal.”

Discurso do Álvaro Dias tem que virar post…
Há muito que perguntar, há muito que questionar sobre fatos no período em que a Petrobrás foi comandada pela “equipe FHC”…

Carlos

( Parte 2 / 2 )

Essa tal “carga tributária”…

O assalto das privatizações continua
(,,,)
Simpática, a Telefônica

O secretário da Receita Federal, Everardo Maciel, em depoimento no Senado, causou estupor ao mostrar que grandes bancos e grandes empresas não pagam um tostão ou pagam 0,1%, 0,5%, ninharia, de Imposto de Renda e outros impostos. Maciel explicou que essas empresas e bancos conseguem reduzir brutalmente os impostos por causa de “brechas na lei”. Na verdade, o secretário estava tentando realizar a tarefa espinhosa de dizer ao Congresso que o governo FHC tem dado vantagens incríveis aos grandes grupos empresariais, às quais ele, secretário, sempre tentou se opor. Como (ainda) faz parte do governo, não poderia dizer isso às claras e por isso usou aquela expressão “brechas”, mero eufemismo.
(…)
Íntegra em http://www.aloysiobiondi.com.br/spip.php?article9

Carlos

( Parte 1 / 2 )

“Serra, afirmou que o Enem foi desmoralizado…”

E o Otavinho/Folha/UOL, claro, fez cara de Plural…

Valioso registro de Aloysio Biondi sobre Educação nos tempos de FHC:

Educação, falsa prioridade

A toda hora você vê na televisão aqueles anúncios do governo mostrando maravilhas que estariam sendo realizadas na área da Educação: crianças trabalhando em computadores, idosos que foram alfabetizados, jovens realizando pesquisas em laboratórios de ciências, um verdadeiro paraíso. O IBGE e o próprio Ministério das Comunicações estão divulgando estatísticas que mostram uma realidade bem diferente. Não passa de uma invencionice, sempre repetida pelo presidente da República, a história de que o governo FHC está fazendo uma ‘‘revolução na Educação’’, beneficiando os trabalhadores e suas famílias. O que os dados do próprio governo revelam?
(…)
Íntegra em http://www.aloysiobiondi.com.br/spip.php?article2

Go Oliveria

Quem em sã consciência ainda confia na Marina?

Armando do Prado

A realidade conspira contra Serra Chirico. Em termos de educação, SP está com o pires nas mãos, com professores mal remunerados e alunos saindo das escolas semi-analfabetos.
Em 2010, fizeram aqui em SP um concurso para professores para ganhar por volta de 1.000 reais, onde os aprovados depois de escolherem suas escolas, terão que fazer um curso de 4 meses (totalmente inútil e enganador) visando a dar qualidade às escolas. Que qualidade é essa? Perda de recursos e tempo, pois o que carecemos é de professores nas salas de aulas e com salários dignos.

Souza Neto

O Serra vai "criar" mais um genérico: o Protec. Pra que serve mesmo?

Marcelo Teixeira

Azenha
$erra realmente é péssimo em Política e em Matemática e contra fatos não há argumentoscomo diz a máxima:
O número de inscritos para o Enem ao longo das edições não demonstram a desmoralização do ENEM como vociferou $erra no Debate :
“O Enem foi desmoralizado no Brasil, no ano passado, com este incrível vazamento do conteúdo da prova, resultados errados, deixando a juventude sem vontade de se submeter a ele. Agora vazaram dados sigilosos dos candidatos”…..
2010 – 4.611.441*
2009 – 4.147.527
2008 – 4.004.715
2007 – 3.568.592
2006 – 3.731.925
2005 – 2.998.083
2004 – 1.547.094
2003 – 1.876.387
2002 – 1.818.665
2001 – 1.627.949
2000 – 390.574
1999 – 346.819
1998 – 157.076
(*) *Esses dados ainda poderão sofrer alterações, pois não incluem inscritos pagantes cujo comprovante de pagamento não chegou ao Inep até este momento.

    ferrera13

    Mas a questão para o Grande Mentiroso não são os números, são as intenções. Se derruba o ENEM, o grupo Abril pode voltar a abrir cursinhos pré-vestibulares; as Universidades Federais voltam a ser dominadas pela Elite Wall Street de Sampa. Essas coisas. Percebeu quando ele disse que vai distribuir 100 milhões de livros editados pela Ed. Abril?

    Izabela

    Marcelo, nesse caso a matemática não diz nada, pois se o senhor não sabe. várias universidades federais aceitaram o ENEM como vestibular, tem muitos inscritos por que não tem opção, ou faz o ENEM ou não entra em universidade federal. O Serra tem toda razão, o ENEM foi desmoralizado sim.

    keko

    Melhor Enem do que o vestibular

    Leider_Lincoln

    Foi desmoralizado por quem e para quem, Izabela?

    ValmontRS

    O ENEM foi SABOTADO dentro da gráfica pertencente ao grupo folha.
    Sabotagem é o que não falta neste país que conta com poderosos grupos antinacionais, grupos que jogam abertamente contra o Brasil e o seu povo. Basta ver o discurso do Senador Álvaro Dias proferido ontem (18) contra a Petrobrás. Um ataque vergonhoso e covarde à companhia que se encontra em momento decisivo de captação de recursos para o Pré-Sal. Baseou-se em artigo publicado no Financial Times, coincidentemente um dos maiores adversários do Brasil.
    Demotucanos e PIG são oposição ao Brasil, jogam contra os interesses nacionais. São eles os sabotadores deste país.

    Se Nagao

    Izabela,
    Engraçado, minha filha prestou o ENEM ano passado e vai prestar este ano e não acha que o exame foi desmoralizado, ela acha sim que o ENEM não interessa para determinados grupos que atuam em cursinhos vestibulares (caros, diga-se de passagem)

    Bonifa

    A Izabela é o Ubaldo?

williamporto

Acho que Dilma precisa ser mais dura com Serra Pallin. Precisa relembrar muita besteira e omissçoes do seu governo, bem como do seu mentor FHC. Sou contra a Daslu, mas acho que o PT tem que denunciar os erros de Serra Pallin e sua troupe. Chegaram ao ponto de plagiaqr a voz de Elba Ramalho.

ARTUR 75

A nota deselegante e preconceituosa ficou por conta da pergunta do jornalista da Folha/UOL sobre o cancer, já debelado, da Dilma. Foi como se quizesse colocar uma ponta de dúvida no eleitor de votar ou não na candidata, insinuando que ela não suportaria o "corre corre" da campanha e, numa eventual eleição como presidente, que implicaria em dedicação completa.
Como sempre Dilma encostou na parede o indelicado "folharnista". Deve ter ficado enverganhado. Tal qual o Agripino Maia com a sua historica pergunta sobre a mentira de Dilma sob a tortura.

Gerson Carneiro

A Marina evita falar em segundo turno. Ela sabe que em um eventual segundo turno (que não acontecerá) haveria uma debandada de eleitores dela pro lado de cá, porém a Marina apoiaria o Serra (caso esse ainda consiga chegar em segundo lugar).

Pedro Luia

AZENHA:
Abra espaço para o Quarto Seminario Latino Americanos de Direitos Humanos ocorrido em Brasilia nos dias 16/17/18 de agosto.
Faça um assunto em separado
Pedro Luiz

Augusto

Só pude assistir ao debate em capítulos, durante o dia de hoje. Em minha opinião, a candidata Marina Silva protagonizou a melhor performance no evento e deve ter angariado votos com isso. É impossível deixar de conferir credibilidade ao que ela coloca e propõr. Creio que ninguém, em sã consciencia, pode negar a ela a legitimidade de sua candidatura e a consistente sinceridade de sua proposta para o Brasil. Se bobear ela vai para o segundo turno com a candidata Dilma Roussef. Tomara. Quanto ao José Serra, como sempre, foi mais do mesmo, ou seja, aquele discurso feito para convencer a ele próprio , através de um palavrório decorado, de que é o melhor candidato. A candidata Dilma Roussef teve uma participação digna e correta mantendo, a meu ver, sua posição no "ranking".

Preto Velho

Serra tomou rojão de todos os lados! kkkkkkkk

Até a Marina deu um "sai, capeta" nele! E ainda mandou bem no comentário final.

Os "nanicos" tão mordendo a canela do Chirico!!!!!!!!

Francisco

Ola amigos,cabe denunciar que um dos "escolhidos" para fazer perguntas ao Serra eh Kleber Lage,funcionario comi$$ionado da liderança do PSDB.EH soh averiguar e denunciar.

Maria

Assisti agora o debate disponível no uol. Serra como sempre não inspira a menor confiança. Tem a coragem de falar entre outras coisas dos feitos dele em SP em relação a saneamento, tendo o Brasil todo assistido os absurdos das enchentes naquele estado, com o rio Tietê na situação em que se encontra depois de 16 anos de governo tucano; da educação de qualidade quando se sabe que alunos terminam o ensino fundamental absolutamente despreparados e os professores vítimas de violência e mal pagos; do combate ao crack e tratamento oferecido aos dependentes, com a cracolândia aparecendo diariamente nos meios de comunicação e o número de usuários amentando.
Foi extremamente agressivo com Dilma que se saiu muito bem, assim como Marina.
As perguntas dos internautas, diga-se de passagem muito bem selecionadas pelas empresas que patrocinaram o debate, foram boazinhas com Serra e deselegantes com Dilma. Por último um jornalista faz uma pergunta sobre o câncer de Dilma. Ora todo o Brasil sabe que ela foi curada, perguntar prá que?
Mais uma vez o PIG tentou fazer a festa e não conseguiu.

Ed.

Quem diria…
50+ anos de enganação!
30 anos de eleições!
Apoio maciço e escancarado do PIG!
E o preparado não consegue discutir nem com um poste…

    Jairo_Beraldo

    Que exagero, Ed…a coisa vorta…

Messias Macedo

Acabei de assistir ao vídeo dos três primeiros blocos do debate Folha/uol,

Nos tópicos redução da carga tributária e saneamento básico, a candidata Dilma Brasileira Rousseff lavou a nossa alma – e deu um "banho de cuia" naquele que precisa lavar a língua!
'O poste' provocou um choque de 'trocentos' megawatts na calva do candidato da [abjeta] coligação 'Contra o Brasil Nós Podemos MAIS'(!)

Brasil
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

SérgioFerraz

Debates em UOL/Falha/Datafalha, não sei não, acho que é só para re-editar no momento seguinte.

Gerson Carneiro

O Serra fala muito sobre ensino técnico profissionalizante. Ou seja, aquele ensino que forma operários apertadores de parafusos. E o ensino que ensina a pensar? Aquele que contradiz a política imposta do PSDB de não reprovação do aluno? Aquele que vai formar críticos e formadores de opinião. O Serra está preocupado apenas com uma escola formadora de peão. Já naquela escola que ensina o aluno a pensar, ele, o Serra, está pretende pagar R$ 50,00 para cada aluno que se inscrever em aula de reforço justamente para tapar a insuficiência na política de ensino e aprendizagem.

    D.Pires

    Procure se informar melhor sobre ensino tecnico profisionalizante! "apertadores de parafusos? É….(sic) , de fato tem muita gente que precisa estudar nesse país!..

    Gerson Carneiro

    Eu sei… foi a forma que encontrei de cutucar a ferida. Reduzir toda Educação ao Ensino Técnico Profissionalizante não dá… lembra o "Another Brink in the Wall" do Pink Floyd e o Tempos Modernos do Chaplin.

    Digo com conhecimento de causa. Estudei em uma escola técnica… e formava operários. É claro que isso tem sua importância mas a Educação não pode ser sinônimo de apenas isso.

    É por exatamente ter "muita gente precisando estudar nesse país" que não basta formar um exército de operários… amplie o acesso às universidades, melhore o ensino básico e fundamental… agora fica o Serra criando escola pra formar funcionário da Globo. Quero ver ensinar o povo a pensar. Dessa meta ele foge.

    Fábio Venancio

    Gerson
    Aqui em São Paulo é isso que a elite quer.Eles não querem ninguem pensando ,ninguem os contrariando.
    Se melhorar a educação no estado de São Paulo ,como eles vão conseguir continuar no poder???!!!
    Como o meu patrão e o de milhões de paulistas vão poder continuar a nos sugar até a ultima gota de sangue e fazer com que os trabalhadores ainda devam favores a eles???!!!

    Gerson Carneiro

    Cabra bom! Captou a mensagem. Quero ver o Serra se propor a colocar os pobres na USP. Isso é que eu quero ver. Mas jamais veremos. Para mim não soa bem essa promessa de Escola Técnica Profissionalizante… a mim parece exploração da miséria dos jovens com cunho eleitoreiro. Quero um comprometimento maior, de verdade.

    Ainda assim naquela escola que ele planejou junto com a Globo não duvido que os pobres serão barrados.

    Gerson Carneiro

    Será porque o DEM e o PSDB querem acabar com o ProUni, hein Fábio Venancio?
    (você já respondeu)

    Maurício – Santos

    Caro Gerson Carneiro.Muito infeliz a sua observação de que "o ensino técnico forma apertadores de parafusos".Caso vc não saiba a ciência avança graças a partiocipação técnica de profissionais que estão aptos a executar os novos descobrimento.Além do mais a prática da profissão não vincula o profissional à um padrão de vida "técnico".por exemplo, eu sou Técnico de uma industria, faço academia de musculação, pratico natação e surf, gosto de ler, ir ao cinema, ouvir uma boa música, frequento os mesmos blogs que vc frequenta e faço questão ainda de divulgar todo o material lido entre meus colegas para tentar usar o mínimo que eu posso para o esclarecimento das pessoas que gravitam em minha órbita.Um profissional técnico tem uma vida normal como qualquer cidadão, e antes de ele aprender a apertar parafusos te garanto que ele aprendeu a pensar muito mais do que vc imagina.Sugiro que vc faça um curso técnico para conhecer a realidade essa profissão.

    Gerson Carneiro

    Eu fiz… Técnico em Processamento de Dados… eu sei o que estou dizendo. Não menosprezo, agradeço.. mas também não me contento em ficar apenas nisso. Sempre quis ir além. Ótimo que você frequenta os mesmos blogs que eu frequento. Maravilha. E melhor ainda que você fica incomodado com o que eu digo, porque o que falo é pra incomodar e colocar pra pensar mesmo. É a forma que encontrei de "divulgar todo o material lido e tentar usar o mínimo que eu posso para o esclarecimento das pessoas que gravitam em minha órbita".

    Gerson Carneiro

    Como diz o Titãs, caro Maurício – Santos:

    A gente não quer
    Só dinheiro
    A gente quer dinheiro
    E felicidade
    A gente não quer
    Só dinheiro
    A gente quer inteiro
    E não pela metade…

    A gente não quer só comida
    A gente quer comida
    Diversão e arte
    A gente não quer só comida
    A gente quer saída
    Para qualquer parte…

    Gerson Carneiro

    E quer saber? Tem mais, o Serra não paga bem nem aos professores e aos policiais (que ralam pra dédeu). Humilha e maltrata estes, vochê acha que o Serra vai se preocupar com os jovens pobres das periferias de São Paulo e Brasil afora? Que nada. Isso é balela do Serra.

    Gerson Carneiro

    Agora eu vou trabalhar. Às 20h00 estarei de volta pra gente emendar os bigodes (não é pra beijar não, hein, Cabra!).

    Natalie

    Gerson, concordo totalmente com você quanto ao alcance do ensino técnico. Mas é isso que o PSDB e a direita raivosa querem. É o máximo que eles conseguem planejar -e se achando "bonzinhos", não-preconceituosos- para o futuro dos mais pobres. Aos filhos deles, universidade pública de alto nível, paga com nossos impostos. Aos pobres, um "colegial técnico" (como diziam meus tios malufistas) para apertar parafuso para sempre. E, além de ser obviamente prejudicial aos jovens, essa (não) política é péssima para o país. Como vamos desenvolver a nação realmente com meia dúzia de pessoas com acesso à universidade, à pesquisa, e uma maioria de excutores, que vão passar a vida obedecendo ordens dessa elite "inteligente"?? Por isso, acho que a Dilma tinha de falar cada vez mais em ENEM, ProUni e na ampliação de investimentos e vagas do governo Lula nas universidades federais.

    Gerson Carneiro

    Interessante é que o aluno passa todo o ensino básico e fundamental sem aprender absolutamente nada, em função da aprovação automática, e depois aplica-se uma injeção em dose cavalar traduzida no tal Ensino Tecnico Profisionalizante para, de forma urgente, inserí-lo no mercado de mão de obra barata. Tá bem, é melhor isso do que nada. Mas não podemos nos contetar sempre com pouco.

ferrera13

Não vi. Estava no trabalho e lá não nos permitem acesso à internet para esse fim. Depois, Banda Larga na Baixada Fluminense no Rio de Janeiro é uma porcaria ao quadrado. Li muita coisa que digitaram na internet. São torcidas organizadas e falam segundo a sua opção eleitoral. Não dá pra acreditar no que a folha, Globo, G1 escrevem né? Então, fiquei assistindo aos poucos os vídeos postados.

Vi um Mentiroso muito nervoso. Mas achei que Dilma continua perdendo oportunidades de esculhambar com ele. Marina não conta, apesar dos seus ataques, suas propostas não diferem muito de outras dos outros candidatos. Sobre o ProUni, o José Eduardo Cardozo foi mais eloquente contra Álvaro Dias que Dilma contra esse mentiroso. Dilma podia ter questionado sobre os pedágios; sobre a educação e não o fez.

Mas Dilma foi muito mais segura que o primeiro debate. Acredito que ela vai, aos poucos, pegando o jeito e fazendo melhor.

Lana

Eu assisti ao debate e foi excelente!

Primeiro porque as regras privilegiaram igualmente os 3 candidatos, de modo que a Marina não pôde se queixar de que estava sendo excluida.
Marina esteve ótima e foi protagonista das mais certeiras porradas no Serra:
– falou VÁRIAS vezes dos quase 20 anos do governo do PSDB em SP e que ainda assim quase nada fizeram;
– jogou na cara do Serra que a favela de seu programa eleitoral era virtual (arrancou aplausos da platéia).

Marina, fez praticamente uma dobradinha com a Dilma. Uma levantava a bola para a outra cortar.
Falou tambem que se orgulhava de ter participado do Gov, Lula.

Dilma estava tranquila, porém firme e assertiva! Deu olé no Serra e também arrancou aplausos da platéia numa das bordoadas que deu nele.

Serra tentou desqualificá-la o tempo todo e chegou a dizer que, não fossem os marqueteiros que lhe acudiam nos intervalos do debate, ela não teria nada a dizer. Dilma pediu direito de resposta a essa pergunta, mas é claro, não conseguiu.

Serra estava nervoso (ficava andando de um lado para o outro, quando não fazia uso da palavra).
Repetiu as mentiras do FAT, genéricos e programa da AIDS. Tudo o que propos foram aquelas propostas prosaicas de sempre. Parecia candidato a prefeito de um pequeno município.

Acho que tem os videos no UOL.

Ah, detalhe: quando o Serra chegou no Tuca, foi vaiado e xingado de sem-vergonha, safado, hipocondríaco.
rsssss

patrick

O melhor relato "ao vivo direto do local" é o do blogueiro Hugo Albuquerque:

Debate entre os Presidenciáveis no TUCA

Não deixem de ler o final (Serra fugindo pela porta dos fundos!)

Corival

Azenha, segue um link para o meu resumo do debate realizado pela Folha/UOL http://corival.blogspot.com/2010/08/quem-ganhou-o

JAIR ORICHIO JUNIOR

Acho que o Zé Alagão ganha até dentro de uma sala cheia de petistas…. se a apuração for feita pelo DATAFOLHA ou pelo IBOPE…

Bonifa

“O Enem foi desmoralizado no Brasil, no ano passado, com este incrível vazamento do conteúdo da prova, resultados errados, deixando a juventude sem vontade de se submeter a ele. Agora vazaram dados sigilosos dos candidatos”. Esta é a prova. Foi sabotagem ao Enem, crime contra a educação brasileira, para que o candidato dos sabotadores fizesse esta infeliz intervenção em debate eleitoral. E quem pode negar que FHC acabou com tradicionais escolas técnicas federais por todo o país e proibiu, POR DECRETO, que fossem feitas outras escolas técnicas no Brasil? Se elas continuaram a ser feitas em São Paulo, o crime é duas vezes maior: Queriam que São Paulo monopolizasse o ensino técnico, enquanto proibiam o mesmo no resto do pais. É o mesmo crime paulistocêntrico da Velha República.

    barbosa filho

    Não podemos esquecer que o vazamento de provas do Enem, no ano passado, ocorreu dentro de uma gráfica que pertence ao Grupo Folha da Manhã S/A. O caso deve estar sendo investigado pela Polícia federal, que está muito lenta nesta ação.
    Considerando-se o vínculo umbilical da Folha com a oposição, tudo é possível…

    giovannigouveia

    Pior! É como na política colonialista que proibia às colônias que se manufaturasse qualquer coisa, sendo isso privativo das metrópoles…

laura

carga tributária é tributar 27% de salário. nem capital financeiro paga isso. Paga 22% no máximo. Isso precisa mudar.

ZePovinho

http://www.spednews.com.br/07/2010/o-mito-da-carg

Igualando os critérios, nossa carga é menor

Diretor de estudos macroeconômicos do Ipea, João Sicsú critica o enfoque dominante na discussão em torno da reforma tributária no País. “As críticas vão sempre no sentido de mostrar que o Estado ocupa um tamanho exagerado na economia e que é preciso reduzi-lo. Mas os números indicam que isso não é verdade. É preciso considerar o conceito de carga tributária líquida, quando se leva em conta as transferências que a União faz, para pagar aposentadorias, subsídios, pensões etc. Por esse critério, a carga cai a 20% do PIB, menor que na Alemanha, de 21%, Canadá,………….

    ValmontRS

    É evidente que o problema no Brasil não é o tamanho da carga tributária, mas sim a sua distribuição que é extremamente injusta. Os ricos pagam proporcionalmente menos tributos que os pobres! Esta é a aberração desse sistema tributário criado por… quem? Pela UDN, ARENA, PDS, PFL, DEMOTUCANOS.
    Mas o discurso eleitoreiro contra a carga tributária foi escolhido pelo PIG (v. campanha ridícula da Gloebbels que distribuiu gasolina a um real, tendo como frentista o palhaço Madureira, em rede nacional) por quê?
    Porque é o único ponto da agenda PiG passível de capturar alguma ressonância nas massas, mediante, é claro, uma grande dose de manipulação e mistificação. Como dito, a enormidade da nossa carga tributária é um MITO neoliberal. Precisamos, sim, é fazer os ricos sonegadores deste país pagarem o que devem e tirar a CANGA TRIBUTÁRIA das costas dos pobres assalariados.

ZePovinho

http://www.spednews.com.br/07/2010/o-mito-da-carg

O mito da carga tributária alta do Brasil

francisco.latorre

Fernando Barros e Silva, colunista da Folha, sobre o debate uol..

''.. A Marina claramente está disputando votos com o Serra. Essa foi a primeira vez que isso ficou claro nessa campanha."

bye bye..

..

Ed.

Pra quem tem 30 anos de carreira eleitoral contra uma 'caloura", tá começando a virar covardia…
Dela!
Ô cutádu!

    Jairo_Beraldo

    Eita….fugiu qual rato de esgoto quando se bate o pé…menAs…..

Fabio_Passos

Como foi o confronto entre Serra e Dilma (e Marina) no UOL?

Foi mais uma sova que o Plinio deu nos três…

"Plínio comenta debate via Twitcam e fica novamente em primeiro lugar no Twitter" http://www.plinio50.com.br/noticias/272-plinio-co

É isso mesmo… o Plinio fez guerrilha no twitter durante o debate mutreta promovido pelo frias.

saca só…

"
Em vários momentos, o bate papo virtual com o candidato do PSOL superou o número de acessos do debate promovido pela Folha / UOL. Por voltadas 12h, cerca de 2.400 internautas assistiam os comentários de Plínio enquanto apenas 1.300 acompanhavam o debate na página do Chat UOL. Esta é a segunda vez que Plínio Arruda Sampaio fica no topo dos assuntos mais comentados do Twitter.
"

    ValmontRS

    Isto confirma que a base eleitoral de Plínio encontra-se predominantemente na classe média urbana que acessa o twitter.

    Fabio_Passos

    Sim.
    Por enquanto…

francisco.latorre

zémentira ataca o pt. pt vai bombar.

pode crê povão. o zénervosinho odeia o pt. vote 13.

pra contrariá o zédocontra é 13. 13lula 13dilma 13pt.

os zaliados vão implorar pro zé poupar o pt..

mas o zé é incontrolável.

vai zé. mais. mais.

..

Marcos

Dilma deveria ter feito o primeiro debate no Terra.
Esse masoquismo de sempre privilegiar Globo/Folha e Estadão espero que um dia acabe.+

    Jairo_Beraldo

    Ela fez certinho…fez na BAND, ruim de audiencia…adquiriu a manha!

Ed.

Também não vi, apenas li o acima e mantenho minha opinião que da boca do filhote de Gepeto só sai buscapé, já que na "cabeça brilhante" já se constatou haver uma biruta de aeroporto.
Dilma tem tanta coisa boa pra falar que pode simplesmente menosprezar e depreciar as colocações trololitárias.
Pra resumir, acho mais eficaz discutir o estilo do que o conteúdo de suas questões ou afirmações, pois ficar perseguindo buscapé é trabalho inútil e sem sentido.
Felizmente Dilma tem mostrado competência até pra isso, nestes debates.

    Bonifa

    Estes debetes são promovidos apenas com um único fim: fazer edição deles e mostrar no programa eleitoral do Serra. Com edição boa, pode-se usar tudo, tudo. É uma armadilha miserável, uma armação sórdida. Dilma não deveria entrar nessa. Cuidado, pessoal. Os santinhos saem bem no jornal, o que não vale nada. O sangue que eles querem beber será vertido no programa do TSE. Mesmo tendo sido um camundongo, Serra aparecerá alí como um tiranossauro, na frente de uma Dilma que aparecerá pálida de medo. E se a Dilma mostrar depois o vídeo não-editado… Pronto! Terá partido para a tal da agenda negativa, comandada pelo Serra. Cuidado! Cuidado!

    Ed.

    É verdade, Bonifa.
    Mas com debate ou sem debate, o tempo e o espaço, divididos "irmãmente" no PIG, são sempre de um lado dando voz ao Serra e seus interesses, de outro os comentários e fatos negativos sobre a Dilma.
    Eles fingem que nem é com eles…
    A atenção e a guarda não poderão ser relaxadas, no mínimo, até a contagem final da apuração de 3/out…

pereira

Pareçe que o poste vai dar trabalho para o serra biruta, o poste fala, e fala bem.

ZePovinho

Vocês sabiam que os juros da dívida pública são considerados como transferências correntes??Olhem no artigo 13 da lei 4320/64:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L4320.h

Art. 13. Observadas as categorias econômicas do art. 12, a discriminação ou especificação da despesa por elementos, em cada unidade administrativa ou órgão de govêrno, obedecerá ao seguinte esquema:

DESPESAS CORRENTES

Despesas de Custeio

Pessoa Civil
Pessoal Militar
Material de Consumo
Serviços de Terceiros
Encargos Diversos

Transferências Correntes

Subvenções Sociais
Subvenções Econômicas
Inativos
Pensionistas
Salário Família e Abono Familiar
Juros da Dívida Pública
Contribuições de Previdência Social
Diversas Transferências Correntes.

Tranferências correntes são aquelas que não implicam nenhuma contraprestação ao Estado em serviços,produtos,obras,etc.
Vemos a mídia descer o pau,por exemplo, nos aposentados(inativos) falando do tal "rombo da previdência".Ora…e os juros da dívida pública,que estão na mesma categoria dessas transferências correntes???
Se liga,Dilma!!!!Fale da distribuição da carga tributária!É um modo de colocar esse assunto na agenda nacional!!!

    Helcid

    bem esclarecedor, Zé Povinho !!

    ZePovinho

    O bom da internet,Helcid,é que os cidadãos podem trocar informações entre si.Cada um,na sua especialidade,pode desconstruir o discurso ideológico do neoliberalismo propagado pela mídia corporativa.
    Eles querem destruir o Estado porque sabem que ele é única garantia que temos contra a escravidão do poder corporativo privado.O governo deve ser do povo,não do poder privado.

    ZePovinho

    Aliás,já que vão fazer a ADIN para regulamentar oas artigos 220 e 221 da CF88 que tratam dos meios de comunicação,porque também não propor uma ADIN exigindo que se regulamente o artigo 163 da CF88???Porque não existe uma lei regulamentando as finanças públicas,a dívida pública interna e externa,a concessão de garantias pelas entidades públicas,a emissão e resgate de títulos da dívida pública,etc no Brasil???

Metheoro

oq eu acho mais engraçado, tanto no Serra quanto no Alckmin, são eles colocarem em seus discursos a falácia que a aprovação automática foi criada pelo Paulo Freire, quando NÃO FOI! Eles tanto sabem que esse programa deles de educação é uma BOMBA, que quando perguntados sobre, ficam disconcertados…

Sinceramente. Pede pra sair Serra!

ZePovinho

Por que será que nenhum candidato tem coragem de dizer que a carga tributária brasileira,dividida pelo número de habitantes,é uma das menores do mundo?Será que algum dia veremos algum deles tocar no assunto distrbuição mais justa dessa carga tributária????????????
Essa semana vimos o professor Comparato falar de uma ADIN contra a não regulamentação dos artigos da CF88 que tratam dos meios de comunicação.Vocês sabiam que a lei complementar(artigo 163) que deveria regular esses assuntos nunca foi criada??Vejam: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao

Art. 163. Lei complementar disporá sobre:

I – finanças públicas;

II – dívida pública externa e interna, incluída a das autarquias, fundações e demais entidades controladas pelo Poder Público;

III – concessão de garantias pelas entidades públicas;

IV – emissão e resgate de títulos da dívida pública;

V – fiscalização das instituições financeiras;

V – fiscalização financeira da administração pública direta e indireta; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 40, de 2003)

VI – operações de câmbio realizadas por órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios;

VII – compatibilização das funções das instituições oficiais de crédito da União, resguardadas as características e condições operacionais plenas das voltadas ao desenvolvimento regional.

Art. 164. A competência da União para emitir moeda será exercida exclusivamente pelo banco central.

§ 1º – É vedado ao banco central conceder, direta ou indiretamente, empréstimos ao Tesouro Nacional e a qualquer órgão ou entidade que não seja instituição financeira.

§ 2º – O banco central poderá comprar e vender títulos de emissão do Tesouro Nacional, com o objetivo de regular a oferta de moeda ou a taxa de juros.

§ 3º – As disponibilidades de caixa da União serão depositadas no banco central; as dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e dos órgãos ou entidades do Poder Público e das empresas por ele controladas, em instituições financeiras oficiais, ressalvados os casos previstos em lei.

    Ed.

    ZePovão, eles também não falam que a tal da "máquina" americana é maior do que a nossa.
    Donde se conclui que com demotucanos, a "regra é clara":
    Devemos prestar atenção ao que NÃO falam, e descartar o que falam…

Bernardt

Não vi o debate. Mas pelo que vejo no relato acima Dilma venceu. Mas na enquete no site da Folha, Serra está ganhando. Por que será??

    Ed.

    É porque a enquete está sendo apurada pelo Datafalha…

Deixe seu comentário

Leia também