Ciro Gomes: Serra controla o PV

Tempo de leitura: < 1 min

Ciro: “Serra controla o PV. A tendência não é de apoio a Dilma”
04 de outubro de 2010 • 21h51 • atualizado às 22h06

Claudio Leal
Direto de Brasília

no Terra

Um dos protagonistas da pré-campanha presidencial, o deputado federal Ciro Gomes (PSB) participou, na tarde desta segunda-feira (4), do encontro de Dilma Rousseff (PT) com governadores e senadores eleitos em 3 de outubro. Sem palavras dúbias, ele afirma que “Serra tem controle sobre o PV” e a tendência é Marina não apoiar, formalmente, a campanha de Dilma. “Pela sua origem, ele não deve. Digo isso porque já negociei com o PV. Serra controla a burocracia. Eles quiseram me impor (Alfredo) Sirkis para vice. E eu disse: você não tem competência pra ser vice-presidente”.

Para Ciro, Dilma precisa “entender esses 20% (de Marina) e falar para eles”. “Entender as pessoas, as exigências éticas, a postura ideológica”, explica. “Dilma foi a 47% dos votos. Isso é voto pra caramba! E com todo desequilíbrio da imprensa”. Ciro esclarece que fala “como cabo eleitoral de Dilma no Ceará”.

Adversário do ex-governador de São Paulo, ele critica o discurso “ético” de José Serra. “Na mesa de bar onde eu estiver, Serra jamais será guardião da ética”, ataca. Ciro considera a imprensa equivocada ao acusar o PT de “autoritarismo”. “Foi um erro. Eu mesmo tenho grandes problemas com a imprensa”.

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nanda

A urna viciada é sabe o quê? As pesquisas infladas de votos de Dilma, e em menor escala, de Marina, e mostrando declínio do Serra.

Isso é q nem anunciar inflação: é só falar q aumentou (não importa o valor q aumentou), q provoca uma maré contrária logo em seguida.

Graças a impopularidade de Serra e experiência do povo brasileiro o estrago não foi maior. Mas não se enganem, q corremos o mesmo risco no segundo turno, só q de votos nulos.

Regina

Eu respeito a história de Marina e sempre a tive no mais alto conceito. Porém, apesar de acharem que é necessário a mudança, em grande parte ela já veio nesses 8 anos (se não em todos os sentidos) mas pelo menos num sentido fundamental que é pensar nas pessoas em primeiro lugar. Quando se pensa no meio ambiente em primeiro lugar pode-se pensar num meio ambiente saudável apenas para uma minoria.
O que está em jogo não é apenas o modelo de desenvolvimento, mas também quem pode governar governar este país. De uma lado, um grupo que sempre esteve no poder, representado por Serra e que, consciente ou inconscientemente, nunca trabalhou concretamente para melhorar a vida dos mais pobres. Aliás, um dos incômodos dos mais ricos deste país é o fato de atualmente a nova classe média conviver com eles em shoppings, aviões, etc. Vocês acreditam que sendo esse um incômodo, esse modelo de desenvolvimento inclusivo continuará com Serra?
Não sou do PT, mas tenho consciência de que perdemos a chance de ganharmos no primeiro turno e encerrarmos a baixaria que retornará e é uma ameaça, exatamente por falta de visão de futuro. A conquista do meio ambiente sustentável para todos, deve ser uma luta permanente, gradual…. somente assim se concretizará, e não se pode esquecer que a primeira bandeira do desenvolvimento sustentável foi do PT e não dos Verdes, mas ligados a um processo de internacionalização de "nichos ambientais" como a amazônia.

Ronaldo D.

Na véspera da eleição e na apuração, a cúpula verde deixou cair a máscara e (um pouco por arrogância) expôs suas intenções: usar Marina para turbinar o partido e cacifá-lo na barganha com os tucanos, mas Marina não é tola e os deixou numa saia justa, O que veremos no futuro próximo: Marina intensificará o embate interno e salvará o PV desses vendidos. A conferir (e torcer).

caco

Olha só ;
O Rodoanel em SP se mantem em reforma permanente (pq será: foi inaugurado as pressas p/ a eleição?/ ou o material usado não era bom??? ou será que aumentando o pedagio cobrirá as "necessidades de manutenção"???)
E o guru do Serra??? Guru indiano para os evangelicos, também não seria coisa inaceitavel???Acho que os evangelicos tbem não gostam disso não hein !
Tá certo que é preconceito, mas mesma moeda né?

Well Costa

Quero o Ciro como linha de frente, ele não tem papas na lingua, se for preciso ele vai no braço, pelo menos nisso o PT acertou, o chamando para coordenador de sua campanha, o PIG que se cuide pois se falar o que quer, vai ouvir o que não, chegar de ficar sussurrando ou falando baixinho como se fosse chamando gato no telhado, a hora é agora, vamos partir pra cima tambem, chega de dar uma de educados, nunca ouvi dizer que sendo mansinhos e educados se ganha guerra, é toma lá da cá, vide Record x globost…., Record x falha de são paulo, Ciro tem peito cara e coragem pra isso, e milhoes de eleitores cabra maxo na contenção, pra cima deles, podem vir quentes que nós estamos fervendo.

Well Costa
Teresina – Pi
"Terra do Fogo"

Silvia

Sou eleitora de Dilma e tenho uma irmã eleitora de Marina que tem perfil e razões parecidas com o que está postado em http://www.culturaebarbarie.org/mundoabrigo/2010/
Sugiro a leitura.
Conheço uma porção de gente que votou na Marina e acha exatamente isso.
Os comentários de alguns petistas mais 'nervosos' e 'intolerantes' precisam levar em conta que não é só gente descolada, modinha e evangélica que votou em Marina.

Marcos AC Lopes

Ciro agora pode falar livremente e ajudar a desconstruir o discurso mentiroso do Serra e da imprensa golpista. Como candidato ele não poderia falar livremente. Quando foi candidato e peitou, perdeu votos e não se elegeu.

Rodrigo Carvalho

Uma pergunta (creios er óbvia a resposta): se Ciro Gomes tarnsferiu seu domicílio eleitoral para SP e não se candidatou, qual foi o motivo? Quero apenas expor o que falta a um aprtido para ter maturidade…que se acompanhe Alckmin por 4 anos…ou mais. Nunca votei em Ciro, mas me agrada a pessoa que luta, contesta, peita. E o PT, soberbo, adormece em berço esplêndido. Como disse antes faltam "os maus do PT",,,que tentem raciocinar, prever e agir antes dos adversários…falta de maturidade política?Ingenuidade? Arrogância e prepotência? Falta de quadros e pessoas? Visão??reguiça? Talvez um pouco de tudo.

Luci

Todo mundo cobra a Marina, e o Temer ninguém cobra mais emprenho dele na campanha, porque?

    Alvaro Tadeu Silva

    A questão ambiental é pra lá de urgente, é imprescindível e indispensável discuti-la. Mas a Marina, me desculpem, vi nos debates, ia para cima da Dilma. Estrategicamente, precisava ultrapassar Serra primeiro, diminuí-lo, desmoralizá-lo, despi-lo, mostrar quem era o Nosferatu. Só assim, teria chance teórica de ir ao segundo turno com Dilma. Aí, seria o mano a mano. Como seu discurso é superior, poderia até ganhar a eleição. Mas ela foi inflada pela imprensa serrista, com o único objetivo de derrubar Dilma. Isso, a angelical Marina conseguiu. Esse trabalho sujo, disfarçado e ignóbil que ela fez para Serra, terá a fatura cobrada. Mas em novembro deste ano, a imprensa se esquecerá dela e em 2014 ela será tão importante quanto hoje é a Heloisa Helena, quadro muitas vezes melhor que ela. Em 2005 foi Roberto Jefferson, em 2010, foi a Marina quem fez o trabalho.sujo. O pior de tudo, é que o crescimento sutentável e os desafios ambientais continuarão na ordem do dia, mas permanecerão órfãos, porque seus supostos pais eram tão falsos quanto notas de três dólares.

oswaldo j. baldo.

Marina Silva tem seus meritos porém esta sendo valorizada além do que é ou fez, após os resultados das urnas descobriu-se a Marina Silva ?
Até então era um azarão, agora mesmo não indo nem mesmo a segundo turno estão achando que ela é dona dos votos que recebeu, não, não é ponto
Esses votos por diversas e multiplos fatores foram por alguém que só ficou num discurso leve, solto no século XXI, sem falar de suas propostas realmente.
Os votos dado a Marina irão dividir-se entre Serra e Dilma, resta saber em que proporção independente de quem Marina apoie.
Para os que votaram em Marina acredito que optaram em maior escala para Dilma.

rubem

Ciro Gomes,
É um dos grandes nome da politica nacional , uma figura inteligente ético e que sabe dizer o que tem de ser dito, voçe com Dilma só enriquece o nosso lado,
vamos ganhar esta guerra e elegeremos Dilma presidente.
Concordo com voçe quando diz que o PV é uma legenda de aluguel do PSDB DEM, e serve para aqueles que tem vergonha de dizer que votounestas duas legendas.

Edmar

O absurdo é que em nenhum dos programas eleitorais da DILMA foi divulgado um endereço na internet pra quem quiser conhecer a candidata. Acho que em todos os programas aquelas movinhas e rapazes que zigzagueiam pelo cenário deviriam surgir dizendo: "Quer conhecer de verdade a futura presidente, vá ao endereço http://WWW.DIULMA DE VERDADE ou coisa parecida. Aí as pessoas viriam "ouvir" as verdades aqui! Sei disso porque enjoei de tentar explicar as coisas para amigos e parentes. Daí escrevi num papel os endereços do ConversaAfiada, desse Viomundo, do Nassif, da Carta Capital, do Tijolaço (que sacanagem do Rio com o Brizolinha!), dos Amigos, etc. Tem gente que acha incrível a diferença de abordagem dos assuntos. Ficam bobos de ver como vêm sendo manipulados. Não entendem porque o PHA e o Azenha não falam o que escrevem na Record. Explico que a TV não é deles, etc. e tal. Juro que dá certo!

Cristiana Castro

(Fora de pauta ) Qdo a lei é prá eles, não alcança quem cometeu o crime ( e aqui é crime mesmo ). A lei da quebra do sigilo fiscal,só alcança quem quebrer sigilos daqui pra frente. Muito engraço. As Verônicas, se livraram. Aí vem o discurso, ah mas nesse caso é lei criminal, aí não pode retroagir. Em casos eleitorais não há retroatividade, mesmo que não haja irregularidade no passado, pq não é lei penal ( !!! ) Ah, então tá.

Lucas

Ciro Ferreira Gomes é o cara!

Luu

Olhaaaa, acabo de voltar de uma comunidade do iterior (que trabalho) e passei em umas 5 famílias pela manhã, almocei em uma delas….. mtos votaram para marina e nenhum votará para o serra nesse segundo turno, todos comentaram que votaram na marina por simpatizar com a fala dela neste momento da história (pq durante o ministério ela era sim contra algumas reformas que beneficiam a pequena propriedade ambientalmente para produção)….
Com certeza o PV é nitidamente de direita e com ou sem o apoio deles é fato que pelo menos 10% dos votos da marina sao anti-serra (anti-direita), e baseados em uma marina petista ainda…. e olha q eu estou falando aqui do oeste de sc, de um reduto conservador de votos!!!!!!!!!!!!!

Benjamin Malucelli

Ciro sabe o que fala! Ciro conhece o Serra! Não foi ele que disse que o Serra passa com um trator até por cima da mãe dele para conseguir o que quer? O PV irá apoiar Serra!

Gerson Carneiro

Apenas lembrando: sempre defendi o Ciro e sempre o compreendi em seus momentos de birra. Ciro pode ser tudo, menos traíra. Pelo menos até aqui.

    Jairo_Beraldo

    Isso é cumpadi. Mas desta vez não deu muita moral pro "tenhojatinhoporqueposso".

Gerson Carneiro

O PT e a coordenação de campanha da Dilma precisam agir independentemente da posição do PV.
As práticas do Serra e da imprensa que o apoia é de conhecimento público e notório.
Não será surpresa nenhuma se o PV assumir publicamente apoio ao Serra. O que é provável.
Dilma conquistou um percentual muito grande do eleitoral, dadas as circunstâncias. E é capaz de conseguir o que precisa para se eleger, mesmo sem o apoio do PV. Será um erro també se cair nessa de dar muito crédito ao PV uma vez que este já está se sentindo muito valorizado. E na minha opinião, a totalidade esses 20 milhões de votos não se deve exclusivamente a méritos da Marina Silva e seu discurso superficial. Ocorre que no primeiro turno havia uma terceira opção, no segundo turno não há. E muita gente votou na Marina para não votar no Serra, e essa quantidade de eleitores que assim agiram já garante a vitória da Dilma. Do contrário, a quantidade que votou na Marina para não votar na Dilma, não garante a vitória do Serra. O PT e a campanha de Dilma precisam saber trabalhar isso.

Jacques

Grande parte dos votos da Marina Silva foi do público jovem. A capacidade de discernimento desse pessoal é tão extraordinária, que não duvido que votem no Serra por causa do vice chamado Índio da Costa. Sabem como é né, Índio combina com ecologia etc..e tal…Conversei com muitos eleitores da Marina depois da eleição, e o que eu observei foi uma total ignorância em relação ao processo político. Desconhecem totalmente as forças nacionais e estrangeiras que
estão por trás da chamada onda verde. Enfim, não sabiam o que estavam fazendo. Foram na onda….

Marcelo C

Azenha, com a cabeça mais fria, vamos aos fatos e dados: (1) nível de abstenção altíssimo. Este deveria ser um dos três focos de Dilma; (2) Sobre Marina: não dá para acreditar que 20% dos votantes válidos tornou-se ambientalmente consciente. A grande maioria rejeita Serra (candidato insuportável) e Dima (bombardeada impiedosamente pela grande mídia). Mesmo assim, esse eleitorado precisa ser melhor pesquisado. Se Marina apoiar Serra, boa parte desse eleitorado vai se desiludir, muito mais do que se ela apoiar Dilma. Marina está numa encruzilhada, o PV vair querer Serra; (3) basta dessa pasmaceira do PT. Tem que ter mais agressividade, não Dilma, mas o PT. Criar um blog para por os pingos nos is. Questionar Serra sobre suas fragilidades (exemplo: ele precisa explicar a Decidir.com).

Baixada Carioca

Tá duro de acusar o golpe!…

Pelo comportamento da Marina até agora, me parece que ela vai ficar neutra, mas o PV deve apoiar o tucano. Ciro sabe do que está falando, afinal, ele já tramitou nesse ninho tucano e no PPS, que também é tucano. Agora a candidata Dilma Rousseff tem que construir um discurso próprio, que seja envolvente e que dê prontas respostas aos ataques que sofrer. A light precisa dar lugar a uma política com fibra. Ninguém gosta de covardes que apanham e dão a "outra face", e ela não pode parecer uma covarde para o eleitor.

Insisto que o PT deveria encomendar uma pesquisa para saber por qual motivo os eleitores que migraram de Dilma Rousseff assim o fizeram. Isso responde o que Ciro disse de "conhecer o eleitor". Detectar suas frustrações para responder a isso. Se não o faz (e não é por falta de dinheiro), é por incompetência mesmo. Como disse Azenha em um outro post, são jurássicos.

    J. Leite

    Concordo plenamente com você no que tange à apatia de Dilma. A propósito, duas coisas me fizeram abster-me das urnas:

    Primeira) Ver o Lula abraçado com o Sarney/Roseana no Maranhão, quando lá estive em viagem pouco antes da eleição visitando meus familiares – sou maranhense; é inadimissível que uma pessoa como Lula apoie uma família que sempre lutou contra seu proprio estado. A revolta lá era notável

    Segunda) Dilma nunca foi ela mesma nos debates. Sempre se escondeu atrás dos feitos do governo Lula. Acheia-a uma pessoa sem atitude e gente assim não serve para governar. Ser apoiada por Lula não significa deixar de ter opinião própria.

    Espero que ela tenha acesso a este comentário, Azenha.

    Abraços

Luci

O vice de Marina tem perfil de empresário (umj dos mais ricos do mundo) preocupado com o meio ambiente ou de alguém que vai estar ao lado do PSDB?

    priscila presotto

    Luci,ele não tem perfil de empresário ,ele é.E rico pra caramba.
    Acho que Marina dará apoio ao tucano e jogará sua história no lixo.

    Jairo_Beraldo

    Além do que mora na Inglaterra e está na lista das maiores fortunas de estrageiros lá. Viu meu din-din por mais de 20 anos. BASTA! Nunca mais usarei um produto Natura.

william porto

Vejam bem, se já há problemas a enfrentar eles podem aumentar se esse prepotente, pretensioso e paspalhão Ciro Gomes que caiu na pegadinha de transferir o título para São Paulo entratr na campanha nacional. Deixem ele fora, mandem-no patar em Sobral. Olha, gente, em Ciro só há algo que temos que elogiar, sua companheira Patrícia Pilar. O cara só faz onda e cria arestas.

Jorge Santos

Viram essa?
http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2010/10

Segundo o Noblat, governadores eleitos no 1º Turno em reunião com a Dilma condenaram algumas manifestações de setores do PT aparentemente contra o PiG:

Do governador da Bahia, Jacques Wagner, para Dilma:
"…Nós que nascemos da contestação do autoritarismo… E nos colocar a pecha de autoritários.
Não acheiu uma boa batalha, essa."
[Wagner se refere à posição tomada por setores do PT em relação à imprensa.]

Do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), para Dilma:
"…Nós nos envolvemos num debate – que não quero aqui me alongar nessa oportunidade porque não vai haver tempo, mas esse debate criou uma sensação na sociedade meio de que era necessário esse freio de arrumação. "

[Campos se refere ao fato de o PT ter convocado no final de setembro militantes e simpatizantes a participarem do ato de protesto contra a imprensa, sob o pretexto de que estaria em curso no país um chamado processo de "golpismo midiático"].

Parece que vai haver um grande recuo por parte de Lula e doPT contra as hordas do PiG.

ruypenalva

Antigamente tínhamos as tais legendas de aluguel, mas eram legenda pequenas, que apenas eram criadas para a negociata. Agora o PV (S) e PPS viraram legendas do Serra. O PPS já tem o S do Serra (não é o do Senna como diz seu presidente) e o PV só falta colocar. Bom, poderiam ser PV$ e PP$.

    Jairo_Beraldo

    Mas tem sim a marca dele..Partido de VENDILHÕES – PV. Não concorda?

Irani

Ciro sabe como lidar com isso no Ceará, pois vem do interior e tenho certeza que eles farão um bom serviço lá. Mas é preciso cautela, concordo com tudo o que ele falou em relação a entender o eleitorado que migrou para Marina.

    Jairo_Beraldo

    O eleitorado que migrou para Marina, foram os jovens que sabem tudo da elite centro sul e os paus mandados dos loteadores de vagas nos céus, em nome de Jesus.

monge scéptico

O que há por trás do poder do agora super zé o mocho? dolares?

voto na DILMA!

trombeta

Lições do primeiro turno:

1) Para quem alimenta ilusões, Marina trocou de lado, ela só pode ocupar o espaço político disponível no país: centro e centro-direita, não vai apoiar Dilma, deve se manter neutra;

2) O psol foi um dos maiores perdedores nesta eleição, Plínio é um candidato muito ruim, fez o papel de avô querido dando conselho para os netos no almoço de domingo; Luciana Genro não se reelegeu; do esquerdismo o melhor candidato era o Ivan Pinheiro do PCB; discurso de UDN de esquerda do psol é dose pra leão;

3) Infelizmente, o obscurantismo religioso voltou a agenda politica do país, de repente, um pastor de merda vira figura central numa eleição, triste!!!!!

4) Dilma vencerá o segundo turno pelo nordeste e porque Serra é muito rejeitado e mentiroso, se o programa de Dilma for preciso desmascará o chefete da elite paulista, se Marina fosse para o segundo turno Dilma correria risco;

5) O PMDB gaúcho de Simon foi sepultado no último domingo;

6) Contar com a classe média carioca e mineira é para ingênuos, o normal dessa turma é o lado da direita.

    ValmontRS

    Marina tenta navegar, pondo um pé em cada canoa. Vai se lascar ao meio.
    Não existe espaço pra ela na direita. O destino dela é o ostracismo e a rejeição total daqueles que foram enganados por sua falsa onda verde. Quando os seus eleitores descobrem que o PV apoia Serra, sentem-se traídos.

ruypenalva

Ciro é absolutamente necessário nesse segundo turno. Bate pesado, do jeito que eu gosto. Para um candidato aético como Serra tem de ter um Ciro para responder à altura.

    Jairo_Beraldo

    Fez falta no primeiro turno. Mas será que a grande mídia lhe dará voz?

    rafael

    eu acho que temos que ampliar a nossa midia

    ruypenalva

    No curto prazo isso é impossível. Mas a mídia de Serra não é suicida, se ela perceber que está sustentando defunto ela é a primeira a jogar a pá cal.

    ruypenalva

    Jairo, Ciro é macaco velho. Tem as virtudes de ACM (bater pesado) sem ter os defeitos dele. Ciro é político. Era o destempero que estava faltando a essa comida mal temperada que era a equipe política de Dilma. Só tem um senão que Ciro vai ter de lidar, é que ele andou acusando Dilma de inexperiente e fazendo alguns elogios à pretensa experiência de Serra. Mas ele pode dizer que estava enganado e que desde quando percebeu esse engano mudou. Ciro pode bater à vontade, afinal ele não perde voto, ele bate e Dilma assopra.

    Jairo_Beraldo

    Eu sei quem é Ciro Gomes ruypenalva. Votei nele em 1998. Em 2002 fui mais um dos 11.000.000 que deram a ele um voto. Eu não acreditava que Lula seria o que é….um grande estadista.

José Ruiz

É verdade, o Serra controla o PV, mas o PV não é ninguém… o PV não representa nada… quem conseguiu 20% dos votos no 1º turno foi a Marina, tanto é que a bancada do PV no congresso não evoluiu um milímetro sequer… ou seja, o que o Serra controla é meia dúzia de caras dentro do PV, mas isso não significa nada em termos de eleitores… tanto faz quem Marina vai apoiar, seu eleitor vai seguir o próprio nariz… essa verdade é maior ainda em se tratando de PV…

Yacov

A grande maioria das pessoas que fizeram a "Onda verde" na verdade não tinham nenhum compromisso ou identificação partidária-ideológica com MARINA. Votaram nela porque sabem que ÇerRA é um crápula e porque a mídia faz, há 8 anos, uma campanha de intensos ataque e boicote ao Governo LULA, que não tem suas realizações devidamente divulgadas. Assim que esse povo souber a verdade, vota na DILMA, com certeza. O que o PT precisa é de uma "mídia própria", ou seja, um site de campanha para esclarecer os boatos e divulgar as realizações do Governo e a participação da candidata nesses avanços, conforme li aqu,i em algum lugar. Uma excelente idéia.

"O BRASIL PARA TODOS não passa na gLoBO – O que passa na gLOBo é um braZil para TOLOS"

    Marcos C. Campos

    Não somente um site, mas agora é mobilizar os movimentos sociais discretamente sem muito alarde …
    Onde estão os movimentos estudantis DAs CAs DCEs nesta hora chave ?
    MSTs e CUTs onde estão ?

vinicius

diria que uns 10% dos eleitores vão votar com um nome na cabeça e na hora acaba mudando por interferencias externas(jornais, tv, amigos, papo de rua, radio corredor)são pessoas que votam sem ideologia e preocupação, vão apenas pelo que o senso comum formado no momento lhe indica

JOSAFA SOUZA BRITO

Nunca na história desse País votou-se tão mau, 20% sómente procurou acertar a maioria votou em lula gde presidente
mas também erra é humano serra sem comentários, estamos no caminho não podesmos errar+viva a minoria.

M Peres

Esse eleitor que votou na Marina não segue nenhuma indicação do PV.
No Rio e São Paulo, o PV foi e sempre será Serra e isso estava bem claro.
Por isso Marina teve 30% de votos no Rio e o Gabeira ficou com 20%.
O apoio de Gabeira é tão relevante quanto o de Jarbas Vasconcelos em Pernambuco.
O eleitor votou na Marina, não votou no PV, não votou na Natura, nem na ecologia.
O eleitor está cansado do narcisismo do Serra (eu fiz tudo, eu sou melhor, sou mais competente, etc.) e do continuismo, ou melhor "melhorismo" da Dilma/Lula.

    ValmontRS

    Quem combate o "melhorismo" de Lula é a burguesia urbana radical chic que nunca passou fome.
    Faça sua defesa do "PIORISMO" (quanto pior melhor) na turminha da facul. Isto não passa do último ano nas universidades, onde o velho Plínio é o cara. A vida real, aqui fora, é muito diferente desses sonhos pueris, meu caro!

    Wellington

    Características de voto bovino: inocente, pueril, descolado, chic, omisso, e burro !

    Sds
    W

    Jairo_Beraldo

    Eu particularmente, deixei de usar um desodorante dela que usei por mais de 20 anos – Sr.N

Supertramp68

Esse Ciro só tem uma lingua ferina e nada mais. É mais um bufão do reino que foi destruido politicamente por Lula e ainda vive a lhe lamber as botas imaginando que o deus midiatico Lula ainda lhe de alguma migalha.

    ValmontRS

    Prezados, por favor, não alimentem os trolls.

    MCC

    Este chato de galocha voltou ? Foi só ter segundo turno que aparece para pentelhar … Deve ser um enviado do Tio Rei, o difamador-mor da republica.

    Haja saco …

Marat

Ciro, Chalita, governadores do NE, Governador do RS… a base de apoio está ficando mais forte!!!

    Jairo_Beraldo

    Eu não acreditava em Chalita. Mas parece que os docentes paulistas gostam dele. Um excelente apoio.

José

Esse cara (Ciro Gomes) tinha que tá lá, no lugar da Dilma. Dilma não sabe falar com o povo brasileiro.. é uma pena…

    itoldyeiwasfreaky

    Nunca que ele poderia dizer isso se estivesse no lugar da Dilma. Imagina a reação da grande mídia… deturpariam toda a fala.

    Marcos C. Campos

    Está enganado … É muito melhor que velhas raposas. Não tem rejeição a priori …

Josnei Di Carlo

Aqui no Paraná, por exemplo, ficou claro que o PV era braço eleitoral do PSDB, apesar de ter lançado candidato próprio.

Jairo_Beraldo

Ciro tinha que estar no lugar do tucano nas horas vagas, Palocci, como conselheiro da campanha de Dilma.

    Marcos C. Campos

    Algo a pensar. Dilma deveria ampliar o seu Conselho Politico nesta hora.

francisco.latorre

todos contra o retrocesso.

..

Sergio Diniz

O resultado destas eleições para presidente esta seguindo as tendências das de 2002 e 2006.

Em 2002 o LULA disputou com o Serra e no 1º turno obteve 46,44% dos votos contra 23.19% de Serra e 17.86% de Garotinho.
No segundo turno Lula venceu com 61.30% contra 38.07% de Serra.

Em 2006 LULA disputou com o Alckmin e no 1º turno obteve 48.61% dos votos contra 41.64% de Alckmin e 6.85% de Heloisa Helena.
No segundo turno LULA venceu com 60.83% dos votos contra 39.17 de Alckmin.

Agora o resultado não foi muito diferente senão vejamos:
Dilma obteve no 1º turno 46.91% dos votos (bem próximo aos resultados obtidos por LULA em 2002 e 2006) contra 32.61% de Serra e 19.33% de Marina (que foi bem próximo dos votos de Garotinho em 2002 sem este contar com a força da mídia).

Tudo indica que a tendência vai se confirmar ou chegar bem próximo aos resultados de 2002 e 2006.

    ValmontRS

    A rasteira da última semana demonstra que o PT não pode deitar eternamente no berço esplêndido das estatísticas. Tem que ir à luta, mobilizar a militância, neutralizar a boataria e partir pro ataque.
    Espero que o PT acorde para a campanha após esta surpresa desagradável.
    Este primeiro turno foi um chute en los bagos.

    A avaliação de Ciro é corretíssima. Ele tem que entrar de sola nesta campanha.

    Marcos C. Campos

    É provável mas não certo, mesmo porque estamos falando de Dilma que tem excelentes intenções mas carece de traquejo. É provável que em debates dê umas cacetadas no Serra, mas vai levar também.
    E pior os 20% da Marina estão no limbo não são garantidos para Dilma , tem que batalhar

    Quem já foi eleito tem obrigação de fazer campanha agora nas escolas nas ruas campos construções.

Sergio Ribeiro

Ciro Gomes!!! Esse é o cara que fez muita falta à campanha de Dilma. Ciro tem as respostas certas e ninguém tira onda verde com ele. Acho que é a hora de recolocá~-lo na disputa. Não podemos só contar com a ingenuidade do PT e suas Erenices Guerra a detonar todo o bom trabalho do Lula. A hora é de Ciro Gomes !!!

alexis

O problema são as pessoas colocadas (ou impostas) como candidatos. A rejeição deles abre um natural espaço para uma terceira via: a do protesto.

Num quadro entre a “desconhecida” Dilma imposta por Lula e o muito conhecido e malquerido Serra, imposto pelo PIG, não podia dar outra: a fuga do voto cabeça para a Marina. A Marina foi um bálsamo para cidadãos que não gostam de imposições, mesmo num momento tão sério para ao país, e olha, mesmo sabendo que não iria para o 2º turno.

Por exemplo, em Minas, se tivessem outra candidatura competitiva, do tipo Jô Moraes, todo o mundo ficaria “perplexo” da quantidade de votos que ela levaria, provenientes de eleitores fugindo da imposição do Aécio e do Hélio Costa.

Mas, agora no 2º turno a coisa é diferente, e a Marina pode apoiar a quem quiser que ela não é dona daqueles votos. A população será colocada novamente no jogo PT e aliados vs. Tucanos e PIG e, no meu entender, a Dilma vai passar de 60% dos votos, caso não seja mais.

    Daniel Campos

    Concordo… Os partidos políticos deveriam perguntar para os seus militantes e eleitores quem eles querem como representante do partido para um cargo, ao invés dos líderes apontarem um.

    Marcos C. Campos

    Concordo (segundo parágrafo), mas fica para a proxima, agora vamos de Dilma . Tenho certeza que ela representa os mesmos ideais de Lula e do PT e da esquerda combativa. Tem experiencia administrativa, empenho e conhecimento de varias areas importantes como energia e economia. É aberta ao diálogo e saberá compor forças para os avanços sociais e economicos necessarios.

    A luta imediata é manter as posições conquistadas da direita ou vocês preferem Serra ?

Afernando

A abstenção foi enorme! As pesquisas não erraram, só erraram a metodologia, ou seja, tem que perguntar antes: e ai vai votar? depois pergunta em quem. Só no nordeste faltaram as urnas mais de 7 milhões de eleitores. Fora os branco e os nulos. Tem que se investigar isso.

    mariazinha

    Então somos dois, pensando assim. Para mim, existe urna viciada, por aí. Não acredito no erro das pesquisas. Mas, como não vai adiantar pois ninguém poderá comprovar o jeito é partir para cima agora pois D. DILMA, como candidata, se saiu maravilhosamente bem.
    Avante, companheiros!

    Rodrigo Carvalho

    Eu também acho que houve algo viciado mesmo, a imprensa dita grande estava muito tranquila e menos agressiva do que de costume nos 3 últimos dias antes da eleição.

laura-bh-mg

O melhor comentário que vi sobre o PV está aí. Como sempre com o polêmico Ciro. É só ouvir o Gabeira, estrela maior do PV, para aplaudir a coragem do Ciro. Marina é fugaz e sua ambiguidade precisa ser escancarada. O PV é a favor da ""DESCRIMINILIZAÇÃO DO ABORTO E DAS DROGAS"" mas, com a entrada de Marina na campanha surgiu o discurso do plebiscito. É só ver PV na Wikipédia para escancarar essa ""dúbia ecologista"".

cesarlaus

E o filho do Sarney, o tal de Zequinha, não manda lá ?

Marat

O mercenário Penna é prova de$$e controle!

    turmadazica

    Disse tudo…

Deixe seu comentário

Leia também