Chico Alves: Vitória de Fernanda Torres é um tapa na cara do bolsonarismo

Tempo de leitura: 2 min

Vitória de Fernanda Torres é um tapa na cara do bolsonarismo

Além de louvar a arte brasileira, o prêmio chama atenção para a infâmia que foi o Regime Militar no Brasil

Por Chico Alves, no ICL Notícias

Desde que Jair Bolsonaro assumiu a Presidência da República, em janeiro de 2019, a extrema direita elegeu a cultura como um de seus alvos prioritários. Por quatro anos, artistas de todas as modalidades foram maltratados pelos bolsonaristas, que fizeram chover fake news sobre beneficiados pela Lei Rouanet.

Trataram representantes de todas as artes como figuras desprezíveis, sempre em busca de alguma “mamata”, que em troca nada faziam pelo país.

O Ministério da Cultura, que poucos anos antes teve o luxuoso comando de Gilberto Gil, foi rebaixado a secretaria.

Para tomar conta do setor, o bolsonarismo escalou Roberto Alvim, um personagem sinistro que foi demitido dez semanas depois por fazer um vídeo com discurso cheio de frases semelhantes às do ministro da propaganda nazista, Joseph Goebbels (!). Depois vieram a delirante Regina Duarte e o inexpressivo Mário Frias.

Durante todo o mandato de Bolsonaro, os agentes de cultura foram achincalhados, desprestigiados, ameaçados e perderam verbas.

Os bolsonaristas não aprenderam uma lição que a História tem repetido há séculos: os valores culturais não são destruídos tão facilmente. É o que nos prova, por exemplo, a cultura afro-brasileira, que resistiu à opressão da escravidão e ainda resiste ao preconceito.

É o que mostrou a música, o cinema, o teatro e outras expressões que vicejaram nos anos 60 e 70, apesar da censura da ditadura militar.

Apoie o VIOMUNDO

Bastou que o governo Bolsonaro terminasse para que os artistas retomassem a efervescência de sua atividade (ainda em condições distantes das ideais, especialmente os iniciantes). Músicos, atores, escritores, produtores voltaram a criar como sempre.

A vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro, longe de ser um aval gringo para o seu trabalho, que toda crítica e todo o público brasileiro já consagrou, é um tapa na cara da extrema direita, que renega a excelência dos artistas nacionais.

Se os falsos patriotas não acreditam nos talentos de seu país, tiveram que engolir agora a conquista de um dos principais prêmios internacionais. Logo nos Estados Unidos, terra que tanto adoram.

A pitada de ironia final foi que a vitória de Fernanda Torres aconteceu pela atuação no filme em que interpreta Eunice Paiva, a viúva do homem que a ditadura militar sequestrou e fez desaparecer para sempre.

Além de louvar a arte brasileira, o prêmio chama atenção para a infâmia que foi o Regime Militar no Brasil, horror que Bolsonaro e seus generais insistem em aplaudir.

Perderam duas vezes

Viva Fernanda Torres! Viva Eunice Paiva!

*Este texto não representa obrigatoriamente a opinião do Viomundo.

Leia também

VÍDEO: ‘Os militares saíram do carro da Folha de S. Paulo e crau; pegaram a gente’, conta Adriano Diogo, preso em 1973 pela ditadura

Jeferson Miola: Folha de S. Paulo é uma fachada do Partido do rentismo

Jeferson Miola: Eles ainda estão aqui

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Alessandra

A conquista de um prêmio como o Globo de Ouro é um merecimento. É o reconhecimento ao talento. ao esforço; ao bom e prestigioso trabalho de uma equipe de produtores, diretores e artistas e não deveria ser considerada como tapa na cara de ninguém. Título muito infeliz o desse texto.

O fato de um boçal ter direito a sua opinião e a uma publicação pífia e tendenciosa. como essa mostra somente sua necessidade psicopatológica de chamar a atenção para si mesmo se valendo do prestígio de terceiros. Nada a estranhar, pois essa tem sido o modus operandi de uma mídia igualmente pifia e tendenciosa.

José Alves silvs

Dinheiro desviado imoralmente pela lei roanet virou tapa na cara do bolsonarimo só vocês mesmo que deveriam estar denunciando todos os dias os desvios desse desgoverno do pt lula mas grande parte da grande mídia se vendeu e não pode divulgar a verdade

Sebastião Pereira Marinho

Começo dando vivas à Cultura de todo o mundo e em especial à nossa, afro-brasileira; dando os parabéns à atriz Fernanda Torres e em nome dela, à todos os nossos bons atores.
Meu repúdio a todos esses imbecis, que subjgam o que há de melhor em um povo, a sua, a nossa cultura. São tipos que, mesmo portando diploma aos montes, mesmo tendo poder constituído e ou econômico, não conseguem ser dignos, não passam de uns mentecaptos. É isso e muito mais.

ALBERTO SIQUEIRA MELO

Só queria saber o que pode melhorar na vida dos brasileiros com esse prêmio, será que vai ter picanha? Tapa na cara dos brasileiros é o que esse governo anda fazendo.

Sieli

Não entendi…

Milena

Blá blá blá blá
Até onde sei, ela ganhou o Globo de ouro pela atuação dela, o personagem q ela interpretou, não foi pelo filme . Resumindo, o filme é uma b@sta!

Pierre

Lixo

Deixe seu comentário

Leia também