Editorial de Carta Maior, sugerido por Julio Cesar Macedo Amorim
O noticiário das últimas horas está salpicado de dados e fatos que ensejam maior reflexão sobre os rumos do país.
Eles não revogam os desafios que cercam a largada para um novo ciclo de crescimento. Os impulsos nesse sentido são objetivos. Encerram escolhas estratégicas. Seu escrutínio requer o discernimento engajado da sociedade.
Mas, se não contradizem essa inflexão, os indicadores correntes exibem ao mesmo tempo uma vitalidade que desautoriza a sofreguidão do jogral conservador. Seu repertório para 2014 consiste em passar uma borracha nos avanços econômicos e democráticos dos últimos 11 anos, com um objetivo claro: revogar as balizas sociais que influenciaram a ordenação da economia na última década. Impedir que elas condicionem a pavimentação do novo ciclo.
Ou seja, desconstruir a essência do que deve ser preservado. Trata-se de enfraquecer ou desmoralizar o esboço de Estado Social que vem sendo erguido desde 2003. Martela-se, diuturnamente, o antagonismo com aquilo que a ortodoxia receita como ‘macroeconomicamente consistente’ para o país. Para qualquer país.
A saber, a máxima desproteção do interesse público e o supremo favorecimento dos interesses privados. Provar que esse ‘Estado-estorvo’ está esgotado implica colonizar o imaginário social com a esférica narrativa de um Brasil aos cacos. Um país reduzido a uma montanha desordenada de erros, fracassos e fiascos.
Aí começam os problemas. O balanço linear é desmentido pela complexidade da luta pelo desenvolvimento, cujos conflitos, inexoráveis, escapam aos modelos puros de laboratório.
Alguns dados das últimas horas evidenciam uma sociedade em rota de colisão com a regressividade proposta para o seu futuro: o pré-sal já produz 357 mil barris por dia: os preços ao consumidor desaceleraram em maio (FGV); a indústria cresceu 1,8% em abril e 8,4% acima de abril de 2012 (IBGE); o Brasil é o 4º maior mercado de cimento do planeta: só perde para China e Índia; praticamente empata com os EUA; pequenas empresas criam 4 mil empregos por dia no país.
A forma como esses dados são veiculados e interligados; o destaque que merecem e lhes é subtraído, influenciam a percepção, as expectativas e a ação dos atores sociais. Hoje, essa modelagem está 90% nas mãos da mídia conservadora, que opera um sequestro em marcha, rumo a 2014: o do discernimento da nação sobre ela mesma. E esse talvez seja o maior e o mais dramático gargalo a ser enfrentado na definição do passo seguinte do desenvolvimento brasileiro.
Apoie o VIOMUNDO
Leia também:
Comentários
FrancoAtirador
.
.
Tea Party Brazilian Post
REDE GLOBO DE SUPERSTIÇÃO: O BRAzIL NA IDADE DAS TREVAS
“Especialistas garantem: quem confia na superstição tem mais chances de sucesso”
“O corintiano que empurra o time com um amuleto.
O nhoque da fortuna: como traz prosperidade?
A paulista que carrega pedras para atrair boas energias.
Os mistérios de um vestido de casamento: será que usar antes da hora espanta mesmo o noivo?
Como conseguir um namorado com a ajuda de Santo Antônio?”
“Bater na madeira três vezes pra espantar o azar,
fazer figa pra atrair a sorte.
E quem disse que precisa ter lógica?”
“Você sabia que mais de 80% dos prédios de Nova York não tem 13º andar?”
(http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2013/06/conheca-brasileiros-que-apostam-nas-supersticoes-e-previsoes-para-viver-melhor.html)
Post Scriptum:
Quem conhece os valores simbólicos intrínsecos na Sociedade Brasileira, signos com os quais a Mídia Bandida lida e manipula através da Psicologia da Propaganda e do Marketing, sabe da gravidade do que se trata aqui.
.
.
Há tempos, estão arregimentando toda a base social.
É o American Way of Life às últimas conseqüências:
Dinheiro no bolso, Revista Veja em baixo do braço
e Rede Globo em todos os Meios de Comunicação;
A “Classe C” se alimentando de “salada de boimate”;
O Fanatismo Cego conduzido pela Hipocrisia e a Má-Fé.
A Superstição triunfando sobre a Ciência e a História;
A “Liberdade da Imprensa-Empresa” para a Desinformação;
A consumação da “Livre Iniciativa” para a Deseducação;
Tudo isso sob o Patrocínio Oficial em todas as esferas
e instâncias governamentais de todos os poderes estatais.
Viva o BraZil-Colônia dos United States of America!
.
.
H. Back™
Respondendo ao Sr. Mauricio Lourenço a pergunta: “Porque o gráfico da FGV está em declínio e a Miriam diz que a tendência é de alta?…”
Acredito que é porque a Miriam vê a imagem especular; isto é, parecido com uma imagem refletida em um espelho. Resumindo; ela vê o mundo tudo ao contrário!
Julio Silveira
A melhor solução, para este governo continuar tendo a primazia no reconhecimento popular, está em conseguir manter a continuidade de suas politicas de bem estar social. O governo não deve cair na tentação e ser seduzido pelos “capitalistas” da oportunidade, esses que se beneficiam do exclusivismo econômico, causado por um estado dominado pelo conservadorismo que prima culturalmente pela concentração, do tipo “vamos primeiro fazer o bolo crescer para depois dividir”, que torna a espera da maioria e sua paciência quase infinitas. A única saída é dar continuidade a democratização. Cada vez mais democratizar os meios e os agentes econômicos e sociais. Só assim, criando uma nova cultura em que os paradigmas antigos enraizados sejam quebrados poderemos avançar possibilitando uma nova ordem nacional, evitando instabilidades.
Mas isso só acontecerá mediante muita comunicação e esclarecimento, a cidadania, mesmo a que perde nessa ordem, não consegue identificar sua fraqueza, tem sido convencido a longa data de que as falácias são verdades. Não podemos esquecer que os adeptos do antigo sistema concentrador se escondem sob os mais diversos títulos, estando aferrados ao poder, inclusive se passando por democratas. Aliás, essa expressão que deveria ser insofismável na cultura nacional, costuma virar instrumento de barganha na hora de atender as conveniências.
Bacellar
Referente ao aumento de 1,8% no último mês a Globonews arrebatou: Mas o saldo nos últimos 9 meses é negativo! Jornalismo criativo…
Tadeu Colares – Recife
Damastor, a midia tem um certo poder , sim.Só que ela não esperava o sucesso de avanços reais econômicos e sociais dos Governos Lula e Dilma. O desespero deles está em não conseguir mudar a percepção popular desses avanços.
Jayme Vasconcellos Soares
As forças conservadoras são o povo brasileiro, que está sofrendo uma perda significativa de poder aquisitivo dos bens de consumo essenciais!? As forças conservadoras são as que servem aos empresários nacionais e multinacionais, com um modelo neoliberal inconsequente, que gera uma brutal concentração de renda, e promove entreguismo ao capital imperialista!? São os aposentados, que vêem seus mermados recursos previdenciários serem sequestrados e desviados para programas eleitoreiros do governo, e por isto não recebem reajustes salariais que lhe permitam preservar e manter um minimo de seu padrão social, e vêm sendo jogados para a linha da pobreza!? São o povo brasileiro, que ganha um salário mínimo que não lhe permite nem pagar as despesas essenciais para uma sobrevivência digna de cidadão, e para manter condignamente sua família!?
guilherme
Bom deve ser aquele presidente que se aposentou com 38 anos de idade e chamou aposentados de vagabundos. Não concordo com muitas coisas que estão acontecendo neste país atualmente; o problema é que os que criticam ficaram um século no poder e são piores, mas, muito piores de quem está lá.
leprechaun
“Trata-se de enfraquecer ou desmoralizar o esboço de Estado Social…”
e vc´s ainda acreditam nisso…Estado Social…tirar milhões da miséria foi e é possível, construir um estado de bem estar social para milhões de pessoas é uma impossibilidade lógica…
trombeta
A decadência da direita sem voto é proporcional à decadência e esfarelamento da credibilidade do PIG.
Bonifa
O Bom Dia Brasil da Globo, hoje, atacou com ironia e opinião preconcebida e viciada pelo preconceito contra as instituições públicas, a lei votada na Câmara que permite a criação de novos municípios. Sem qualquer dado, sem qualquer indício de conhecimento de causa, se referindo à lei apenas como algo que vai criar empregos e cargos para locupletar políticos e funcionários. Se tivesse um mínimo de seriedade, a Globo jamais poderia emitir uma opinião tão irresponsável. Se acompanhasse por um mínimo de tempo que fosse o debate legislativo e as necessidades de um país que cresce velozmente e apresenta realidades como distritos com mais habitantes e arrecadação que as sedes municipais, mas que não têm uma única agência administrativa em sua zona urbana, a Globo não seria capaz de emitir opinião ligeira e estúpida como esta. É uma emissora irresponsável.
LEANDRO
A maioria dos novo municípios criados estão falidos, o bolo dos recursos da União e dos Estados a ser dividido com os municípios continua do mesmo tamanho, mas as despesas duplicam. 83% dos municípios não geram nem 20% de receita própria. Assim, a esmagadora maioria (98,4%) precisa de transferências da União e dos Estados.
Se isso não é argumento suficiente contra esse novo trem da alegria, nada mais é.
sandro
Engraçado é que quem mais compra esse discurso do “terror” são os próprios
ditos progressistas.Estão lá em alguns “blogs” amigos “descascando Dilma
como se fosse “o grande mal da terra”.Pior é saber que são sempre os mesmos
e a forças conservadoras tem total dimensão disso.
Edgar Rocha
Será que a cereja do bolo deste discurso derrotista não está pra ser colocada durante os eventos que se seguirão a partir de 2014? Como zelar pela tão reivindicada segurança dos turistas que visitarão nosso país durante a Copa e a Olimpíada? O discurso de crítica à capacidade do Estado de garantir o bom andamento destes megaeventos já vem sendo construído há um certo tempo. Meios para bagunçar o coreto e endossar a imagem do Brasil como o país do crime, da deseducação, isso os setores conservadores têm e de sobra. A visível ligação da máquina repressiva nos Estados com os sistemas criminosos pende para o lado de seus gestores informais/formais (?). São eles que garantem a impunidade e se beneficiam dos esquemas de corrupção e feudalização do crime por parte de agentes regionais do Estado. Se, por um lado, o discurso falso de terra arrasada estimula a desconfiança em relação a conjuntura econômica do país, por outro lado, este mesmo discurso atribui a culpa pela “situação ruim” enxergada pela imprensa PiG apenas à esfera federal. Caso consigam derrubar a tese de preocupação social do Governo Federal, reforçando a imagem de aumento da criminalidade e assim, gerando medo aqui e lá fora, a tese federal estará ameaçada tanto internamente quanto externamente. Se algo ocorrer de muito ruim nestes eventos que dialogam com a opinião pública internacional, ficará difícil provar para o mundo que o problema se dá a partir da ação dos Estados e não do Governo Federal. Ninguém vai querer saber se é o Alckmin que não deu jeito no PCC de São Paulo, por exemplo. Vão crucificar a Dilma e o Governo Federal. De certa forma, não estarão tão errados, acho eu. É preciso ter coragem pra se adiantar à luta política que virá, caso haja alguma ação de sabotagem contra a Federação. E, se o povo até agora não caiu no discurso negativista, talvez a pressão externa dê conta de derrubar a hegemonia construída no Governo Lula.
Marco
A tarefa mais importante,é sugerir através de interlocutores que consigam chegar até o Planalto,à Presidência da República,a substituição urgente dos Ministros das Comunicações,da Justiça,e da Sec.de Comunicação.Estão ambos,trabalhando para que ocorram estes fatos.
Fabio Passos
Nao tenha duvida.
Lacaios de oligarquias decrepitas: Quem fomenta e ajuda a perpetuar oligopolio de informacao e inimigo da democracia e do povo brasileiro. Esteja dentro ou fora do governo.
Fabio Passos
Quem se diverte pra valer com a urucubaca do PiG e o PHA.
Confiram so… e hilario:
http://www.conversaafiada.com.br/tv-afiada/2013/06/04/quem-entender-a-urubologa-ganha-um-igpm-de-chocolate/
João Vargas
Fantástico o comentário do PHA, me diverti prá caramba. Muito bom.
JOSE CARLOS DE CAMARGO
LCAZENHA:se a Mídia não divulga, então a Presidenta, seus Ministros, Par-
lamentares e Partidários o façam! Vão a TV, mostrem os números e a situa-
ção mudará! Esse pessoal do PT é um bando de cagões, que ao ouvir o Plim-
Plim da Globo e ler as besteiras da Mídia impressa, correm todos pra bai-
xo da cama! Mesmo problema de LULA, que mesmo ciente de sua popularidade
comprovada nas pesquisas, se acovardava e se calava! Ora, quem cala con-
sente! Daí ….
Fabio Passos
O PiG-psdb caminha para a extincao em 2014.
Sabem que vao desaparecer… e estao desesperados.
Impedir as tentativas golpistas e dever de todas as forcas progressistas.
Deixe seu comentário