Nota de Repúdio do Campo Mensagem ao Partido (candidatura Paulo Teixeira), via e-mail
Repudiamos o cancelamento do que seria o último debate entre os candidatos à presidência nacional do Partido dos Trabalhadores, agendado inicialmente para segunda-feira, 4/11 e, posteriormente transferido para terça-feira, 5/11, a pedido do candidato Rui Falcão.
Agora, o encontro foi cancelado pela Secretaria de Organização, sob a questionável justificativa de “dificuldade técnica para sua transmissão”.
Evitar um debate sobre os rumos do PT às vésperas de um importante processo eleitoral interno não está à altura de nossa bela história nem dos desafios de mudar o partido para dirigir o Brasil com ainda mais democracia e avanços sociais.
Campo Mensagem ao Partido (candidatura Paulo Teixeira)
Leia também:
Comentários
FrancoAtirador
.
.
O Falcão tem levado uma sova atrás da outra.
Por isso fugiu a este debate de agora.
PT
PED 2013
Debates
(http://www.ustream.tv/recorded/40142294)
(http://new.livestream.com/accounts/3231925/events/2503886)
.
.
Assista também:
SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DA MÍDIA
(http://www.youtube.com/watch?v=mLoQ3Ysv2Q8)
SOBRE REFORMAS ESTRUTURAIS
(http://www.youtube.com/watch?v=N7dTa2DRDZY)
Todos os Vídeos:
(http://www.youtube.com/results?search_query=PED+2013&page=1)
.
.
Paulo Figueira
O fato é que o único partido brasileiro cujas eleições internas provocam debates públicos e posicionamentos apaixonados é o PT. É uma prova de vitalidade e relevância, como todas as eleições, até as que elegem síndicos de prédios, há polêmicas e radicalizações.
O importante é que o partido preserve o mínimo de unidade e as divergências não o inviabilizem num momento tão importante.
lulipe
Eleições internas no PT é só faz de conta, no final, quem decide “democraticamente” é o chefe…
Leo V
Novamente Battisti: Direita para quê? O PT que chegou primeiro
6 de novembro de 2013
Mais uma vez os integralistas foram ultrapassados pela história, mas agora pela outra ponta, e do alto. Por Passa Palavra
Há cerca de quinze dias recebemos, de um amigo nosso, a notícia de que Cesare Battisti estaria em Florianópolis, Santa Catarina, para participar de um evento na UFSC, a universidade federal daquele estado. Cesare Battisti os leitores deste site bem o conhecem, assim como a epopeia que foi a luta pela sua libertação nestas terras do Brasil. Os grupos de solidariedade que se formaram em torno do caso debateram-se não só com magistrados e políticos conservadores mas também com movimentos e partidos de esquerda.
Pois bem. Ontem chegava-nos a informação de que da parte de um grupelho de orientação Integralista estava sendo organizada uma manifestação de protesto pela presença do escritor italiano em solo florianopolitano (vejam aqui, é patético!), marcada para acontecer hoje, 6 de novembro, na mesma data da mesa “Quem Tem o Direito ao Dizer”, organizada pelo Departamento de Letras da UFSC, mais precisamente pelos alunos da Programa Especial de Treinamento (PET) do curso. Importante dizer: Cesare Battisti trataria daquilo a que tem se dedicado desde junho de 2011, quando fora finalmente solto e recebera visto de permanência definitiva no Brasil — literatura.
Minutos depois, ao saber que Cesare havia cancelado a sua participação, logo imaginamos que se tratasse de uma medida cautelosa de sua parte, para evitar qualquer tipo de alvoroço com um grupo de lunáticos verde-oliva. Só que não! Alguém chegara primeiro.
Mais uma vez, só que agora na já famosa versão coxinha, os “galinhas verdes” foram ultrapassados pela história. Antes que cacarejassem à direita, uma ordem adveio da outra ponta, e do alto – se é que vocês nos entendem. A recomendação era a de que Cesare não participasse da atividade marcada, pois o implícito caráter político do evento poderia prejudicar, digamos assim, a entrega do seu registro de estrangeiro – se é que vocês nos entendem.
Cesare entendeu. E os fascistas vão dormir tranquilos.
http://passapalavra.info/2013/11/88014
Declaração à opinião pública e à mídia, do biógrafo de Battisti
06/11/2013
Por Carlos Alberto Lungarzo.
707697_3_46ba_cesare-battisti-a-paris-le-13-mars-2004Em minha qualidade de coordenador do grupo de apoio ao escritor italiano Cesare Battisti, venho por meio desta, explicar as circunstâncias em que foi cancelada a participação deste escritor no evento “Quem tem o Direito ao Dizer”, que devia acontecer no dia 6 no Departamento de Letras da UFSC.
Há quase 15 meses, os membros do PET desse departamento, bem como outras pessoas da universidade, convidaram a Battisti e a mim a participar deste evento, um convite que muito nos honra, e pelo qual estamos profundamente gratos, não apenas a eles, mas a todo o pessoal e público da universidade que fez possível o convite.
Hoje, dia 5, fui informado por Battisti de que tinha recebido uma “recomendação” de um alto escalão do governo, veiculada através de um alto representante do Parlamento, para não comparecer ao evento. O parlamentar também falou comigo, fazendo uma referência, que não entendi muito bem, à relação entre este evento e o processamento do RG para estrangeiros (RNE) de Battisti que ainda não lhe foi entregue. Outrossim, o Exmo. Parlamentar me informou de que a divulgação feita pelos organizadores do evento revelavam uma implicação política que tornava altamente inadequada a participação de Battisti.
Desejo salientar, a título pessoal:
1. Não acredito que, no atual momento da história, possa ainda confudir-se ação políticacom defesa dos direitos humanos, que é o objetivo deste evento, e ao qual manifesto minha admiração pela coragem, inteligência e profundidade com que foi programado.
2. Contrariamente ao habitualmente divulgado, Battisti não é refugiado político. Seu refúgio, concedido pelo então ministro Tarso Genro em 2009, foi cassado pelo STF em 09/09/2009.. Após sua soltura em 09/06/2011, Battisti recebeu do Conselho de Imigração um visto de permanência definitiva no país, que é uma condição de estrangeiro idêntica a de milhares de imigrantes, incluído eu.
3. De acordo com a CF, os Direitos Humanos fazem parte dos princípios em que se baseia a República Brasileira, assim sendo, não podem ser negados a ninguém em função de sua nacionalidade. Se é impedido a um escritor falar de seus livros, e se considera que literatura e direitos humanas significam ação política (e até, segundo parece, ação política ilegal), quero manifestar minha perplexidade sobre o que devemos entender por democracia e estado de direito.
4. Não só agradeço como me solidarizo totalmente com a Magnífica Reitora e toda a comunidade da UFSC pelo que, segundo entendo, deve entender-se como um ato de desrespeito à autonomia de uma universidade. Mesmo que seja Federal, a UFSC é um ente autônomo e não uma dependência do núcleo estratégico do estado. É perigoso para o direito de expressão interferir no convite a uma pessoa que está legalmente no país, cuja vida é totalmente pública e cujo único objetivo era falar sobre os quase 30 livros que escreveu, muitos dos quais tiveram grande sucesso de crítica e leitores no exterior, especialmente na França.
Finalmente, quero fazer notar um paradoxo. A gente queria falar sobre “Quem tem direito ao dizer”, mas nós mesmos ficamos sem esse direito.
Somos condenados ao silêncio. É verdade que o silêncio pode ser uma maneira de expressar-se, mas a expressão através do silêncio pode ser ambígua. Aliás, nem sempre o silêncio fica registrado na história.
Carlos Alberto Lungarzo
Professor titular (ap.) UNICAMP; Ex-pesquisador 1 do CNPQ
http://desacato.info/2013/11/declaracao-a-opiniao-publica-e-a-midia-do-biografo-de-battisti/
Diego
Essa é a democracia petista!! Toda democracia precisa de um confronto saudável de ideias para se manter vibrante e forte. Podem dar qualquer desculpa, mas o PT está cada vez mais ditatorial, ve ja a PEC 33 que pretende subordinar o Judiciário ao poder Legislativo, uma golpe fatal equilíbrio entre os 3 poderes.
Petistas, o Brasil está vendo sua verdadeira cara…
Fora PT!!!
Mardones
Já passou da hora desse pessoal que tem mandado no PT ir passear em outros campos. Por favor, só pensam em eleições e agradar o mercado. Esqueceram reformas, o debate, o convencimento. Dobraram-se aos grupos organizados da mídia. Faça-me o favor. Quase 12 anos de poder e abriram mão de disputar o debate em nome de uma aliança com o PMDB que não muda nada. Só ceder e ceder. Chega disso.
Chega dos formuladores da Carta ao Povo Brasileiro. É hora da Carta ao Mercado Financeiro. Já que a primeira garantiu todos os privilégios ao capital. Agora é hora de garantir os direitos aos brasileiros, como manda a CF/88.
Luiz Veloso
DIAS DECISIVOS
Pelo voto Constituinte por Terra Trabalho e Soberania
Aos apoiadores e apoiadoras das chapas CTTS,
É agora, nos últimos dias da campanha, que podemos recolher o resultado do árduo trabalho feito nos últimos meses.
Uma onda de choque também chacoalhou o PT, após as manifestações de junho e julho, onde apareceu o fosso entre o povo e as instituições políticas.
Por isso, nos três meses seguintes, na campanha de nossas chapas, novas relações foram criadas, apesar do entrave das regras burocráticas e antidemocráticas do PED.
Até nos debates oficiais de chapas e candidatos, pudemos ver o avanço da nossa pauta:
A palavra ao povo, Constituinte!
O PT de volta aos militantes: Fim do PED, Encontros de delegados de base!
Agora, na reta final, as contradições em que se enreda o governo Dilma, só confirmam que não há saída firme e positiva para o povo trabalhador, sem o pleno estabelecimento da soberania nacional.
Inclusive, para realizar medidas positivas sinalizadas, como o programa Mais Médicos ou a Reforma Política, que se chocam com o superávit fiscal primário (concessões e privatizações) e são travadas pelo PMDB na coalizão.
VOTAR E AGRUPAR
Recebemos muitas declarações de voto, alem de promessas de apoio de militantes de diferentes trajetórias. Não sabemos a dimensão que isso terá. Mas a todos destacamos o pedido de voto, sobretudo na chapa, para manter a posição nacional, e também as posições estaduais, municipais e zonais.
E, desde já, no Diálogo Petista, junto com presidentes das chapas CTTS, convocamos uma plenária nacional nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, em S. Paulo, para discutir a continuidade da luta.
Agora, até o dia 10, é hora do combate comum pelo voto!
Confiamos no discernimento dos filiados, ao ver aparecer tantos adeptos de “mudanças” no PT na véspera de PED.
Confiamos nas posições que dialogam com o sentimento da maioria dos petistas, inclusive em defesa do PT pela anulação da Ação Penal 470.
E combateremos até o último momento, na fiscalização da apuração, com disciplina e organização, mostrando como é possível lutar, com ou sem o simulacro de fundo eleitoral interno (FEI).
Pois confiamos nas bandeiras que batalhamos no PED:
Plebiscito Constituinte para a Reforma Política
Dinheiro para transporte, saúde e educação,
Não para o superávit primário
Candidaturas Próprias, Não ao acordo nacional com o PMDB
Fim do PED, Volta dos Encontros de base
Markus Sokol,
candidato a presidente nacional pela chapa CTTS
São Paulo, 03 de novembro de 2013
Dudu Cartucho
Já tiveram tanto tempo pra debater, deixem de conversa mole. Paulo Teixeira tem futuro no partido e no congresso, sinceramente eu o prefiro na vaga do Suplicy…
Mas agora Rui Falcão é favorito.
Fez-se muito bem cancelar esse debate que seria apenas dar munição pro PIG avacalhar.
FrancoAtirador
.
.
Marcus Sokol pede à jornalista na Folha de S.Paulo
para corrigir distorção promovida em matéria
publicada no jornal da FamíGlia Frias…
No Página13, da Articulação de Esquerda:
PED 2013: Sokol pede para corrigir distorção
“Caro Diógenes Campanha, da Redação da Folha de S. Paulo,
a/c Marina Dias
A matéria “Lula aposta em eleição interna” da edição de hoje (sábado, 02.11.2013), creditada a Marina Dias e Diógenes Campanha, distorce gravemente as minhas opiniões.
Afirma que “nos debates eleitorais do PT, ele (Sokol) defende que o partido restrinja suas alianças ao PCdoB e a ‘setores do PDT e o PSB que tenham afinidade com nosso projeto’, mesmo que uma coalização menor enfraqueça as chances de Dilma nas urnas em 2014”.
Ora, eu nunca disse “mesmo que enfraqueça Dilma em 2014”!
Sou contra essa coalizão,é certo, mas creio, até ao contrário, que a coalizão com o PMDB tira votos da candidatura do PT: o governador Cabral (PMDB) nos tira votos no Rio, o senador Renan (PMDB) em Alagoas, Barbalho (PMDB) no Pará, Sarney (PMDB) no Maranhão, enfim, a lista é longa.
O jornalista Diógenes pode consultar a gravação feita a seu pedido, corretamente, da nossa conversa.
O problema é relevante, porque a 2ª manchete da página 2 poder 2 destaca que“Corrente sustenta que vale a pena romper com PMDB e sacrificar a reeleição de Dilma por reforma política e agrária”, transformando o erro numa distorção completa da posição da corrente que represento, neste processo eleitoral interno do PT, como se propuséssemos “sacrificar” Dilma – uma acusação indigna!
Solicito que esta informação errada seja corrigida na próxima edição.
Markus Sokol
Candidato a presidente do PT pela chapa Constituinte por Terra, Trabalho e Soberania”
(http://www.pagina13.org.br/2013/11/ped-2013-sokol-pede-para-corrigir-distorcao)
.
.
Bacellar
Votei no Paulo e com alegria venho acompanhando seu mandato com a convicção de que não desperdicei o voto, não creio que ele levará essa mas seria um novo fôlego para o partido.
Sergio do Amaral
VOU ESCREVER EM MAIÚSCULA PRO PESSOAL ENTENDER; ANTES DE METER O PAU EM RUI FALCÃO ACHO BOM VEREM ANTES O QUE ESCREVEM…PARA O GOVERNO DE VCS SE PAULO FOR ELEITO PRESIDENTE O PT ACABA…AFINAL COMO EXPLICAR ELE TER VOTADO CONTRA A INSTALAÇÃO DA CPI DA PRIVATARIA TUCANA? OU É MENTIRA?
Bacellar
Não “meti o pau” no Rui Falcão e desconheço que o Paulo Teixeira tenha “votado contra” a instalação da CPI da privataria, mas não foi o próprio Paulo quem propôs a CPI do tremsalão no congresso e senado?
Alemao
MAV identificado.
FrancoAtirador
.
.
Nenhuma novidade.
A Democracia Interna do Partido dos Trabalhadores,
via de regra, sempre esbarrou na arbitrariedade da Direção.
O ‘Campo Majoritário’, hoje ‘Construindo um Novo Brasil’,
a todo momento buscou esmagar as demais tendências no PT.
E, na maior do tempo histórico do Partido, conseguiu.
Só que, agora, os tempos são outros. Mas não se deram conta.
Qualquer que seja o resultado da eleição para a Direção,
haverá mudança, ainda que, por enquanto, sem rupturas.
.
.
FrancoAtirador
.
.
A tese ‘democrática’
do Campo Majoritário
sempre foi a seguinte:
“Os incomodados com a Direção
que se calem ou se retirem.
Se não, serão expulsos.”
.
.
francisco.latorre
franco.
bate voto.
ganhou ganhou.
perdeu perdeu.
básico.
..
assalariado.
Caríssimo Latorre, o camarada FrancoAtirador está certíssimo, neste comentário das:
qua, 06/11/2013 – 8:58
FrancoAtirador
A tese ‘democrática’
do Campo Majoritário
sempre foi a seguinte:
“Os incomodados com a Direção
que se calem ou se retirem.
Se não, serão expulsos.”
Pelo jeito você (Latorre), não é do tempo em que a direção nacional interveio com mão de ferro nos diretórios do Rio de Janeiro e também no diretório de Fortaleza/ CE. Nesses diretórios as eleições foram tão “democráticas” que, a corrente majoritário do PT, em nome de alianças espúrias, não conseguiu aceitar as suas derrotas nesses lugares.
Saudações Socialistas.
Liz Almeida
Que vergonhoso pro PT.
Só se queimam fazendo isso. Uma pena…
Fábio
Boa noite!
Não há razão para surpresas.
O PT tem “donos” que fazem e desfazem segundo os próprios interesses.
O PT distanciou-se dos trabalhadores. É dominado por um grupo de espertalhões e oportunistas.
Os verdadeiros petistas saíram do Partido (é o meu caso)ou deixaram de participar.
José Silva
Esqueceu de dizer que o PT está cada dia mais azul!!! Principalmente em São Paulo.
Fabio
Caro Fabio. Sobre o PT ter dono, creio que você está redondamente enganado.
O PT está hegemonizado por uma tendência que sempre foi majoritária, mas que cresceu muito na última década, com a filiação de neopetistas governistas.
Esta tendência, a saber, sempre teve o Lula e o Dirceu como grandes idealizadores. O Lula já declarou apoio ao Rui Falcão, participando inclusive do lançamento da campanha dele.
A esquerda do partido sempre foi minoritária, mas sempre foi muito combativa. Alguns abandonaram o barco, como foi o caso do Plínio e a sua tendência (que é mais a direita que diversos quadros que ainda fazem parte do PT), a Heloísa Helena, etc., que acabaram formando o PSOL, partido que já está diluído em outras diversas tendências. Outro que abandonou o barco, caso do Domingos Dutra, que foi correndo pros braços da Marina Silva, agora caiu no discurso conservador de campanha avulsa.
Portanto, este papo de que os verdadeiros petistas saíram do partido (seu caso), me parece uma afirmação bem oportunista, do tipo Arnaldo Jabor, que fala mal da esquerda, com a “moral” de já ter sido “comunista”.
O Valter Pomar escreveu um importante artigo hoje sobre a situação do PT, e creio que seria importante o Azenha considerar publicar. Ele aborda esta questão dos neopetistas, por ex. Uma crítica de dentro, por quem luta por um PT que retome suas raízes. Estes sim devem ser valorizados e exaltados e, estes também são o PT.
http://www.rodrigovianna.com.br/plenos-poderes/valter-pomar-ou-o-pt-muda-ou-a-esquerda-sofrera-uma-derrota-historica.html
tiago carneiro
esse pt eh o pt rosinha, cada vez mais afinado com o a babilonia….
infelizmemte rui tucano sera presidente mais ums vez.
mais gente saindo do pt, e aquele pt que dava gosta cada vez mais um psdb…
Lucas F.
o último a abandonar o barco que apague as luzes!
Paulo
Acho que o Paulo Teixeira ainda não entendeu o busílis!
Alguém desenha pra ele? humm Vou dar uma dica: Começa com L! Ainda não? Outra: Termina com A. Nada? Mais uma: Filo Mollusca. Neca? Desisto!
Fabio
Rui Falcão fugindo da raia. Recebeu diversas críticas e vaias no último debate, em Brasília, e ficou com medo de uma repetição em escala ampliada. É claro que no último debate, todos os outros candidatos iam para a ofensiva contra o Rui Falcão.
Ao fugir do embate o atual presidente mostra despreparo, além de gerar desconfiança quanto ao futuro do partido.
Se Falcão pensa que com a Dilma, no ano que vem, vai ser diferente, ele está totalmente enganado. Que a Dilma não siga o exemplo!
[email protected]
Total apoio ao dep. Paulo Teixeira. Democracia é debate, entre outras coisas, e fica capenga sem ele
josecicero de oliveira freitas
se os donos do pt querem se perpetuar no poder dentro do partido tudo bem,mais chega de ipocresia,acaba logo com o ped porque jeito que esta é uma vergonha,essa manobra de concelar o ultimo debate foi uma vergonha,chega de fazer a militancia e os filiados de otarios,
000
Walter
Definitivamente uma esquerda com cara de direita autoritária.
O menos pior está cada dia pior….
JoãoP
Que vergonha, seu Rui Falcão!
Deixe seu comentário