Campanha de Serra “antecipa” resultados de Ibope e Datafolha: empate técnico

Tempo de leitura: 2 min

Campanha de Serra aposta em crescimento e  volta do empate com Dilma em novas pesquisas

Últimas pesquisas mostraram Dilma à frente do tucano, mas cenário pode mudar

do R7, em 01.07.2010

O núcleo da campanha de José Serra à Presidência da República calcula que as pesquisas nacionais dos próximos dias trarão o tucano de volta ao cenário de empate técnico com sua adversária do PT, Dilma Rousseff. A razão para a aposta baseia-se em sondagens internas feitas pela equipe de marketing do candidato, que teriam capturado um crescimento de intenção de votos após os comerciais de Serra na TV.

Os recentes levantamentos de Ibope e Vox Populi, que trouxeram a petista liderando a disputa por 5 pontos percentuais, não mediram completamente as aparições de Serra no programa do PSDB. Eis a razão apontada pela campanha para uma eventual retomada do presidenciável no fim de semana.

O primeiro instituto foi a campo após o programa de dez minutos do tucano, mas antes das inúmeras inserções diárias do partido que terminaram no último 29. O segundo pegou apenas um dia dessas exposições de 30 segundos. Por outro lado, Serra teve vitrine também no programa do PTB, no dia 24.

Especialistas em marketing eleitoral dizem que os spots rápidos são muito mais efetivos que os programas de 10 minutos. Afirmam que dificilmente a audiência muda de canal no primeiro caso. O deputado Jutahy Magalhães (PSDB-BA), sem querer comentar as pesquisas internas nem abrir as projeções do partido, apostou em novo crescimento.

— Vamos entrar na campanha eleitoral colados.

Uma fonte com acesso às enquetes internas disse que a diferença entre o tucano e a petista nas pesquisas atuais é pequena.

— As pesquisas de agora pegaram o crescimento do Serra com os comerciais de TV. O mínimo que virá é um empate numérico ou a liderança do Serra por 1 ou 2 pontos.

Apoie o VIOMUNDO

Se o placar for confirmado — Ibope e Datafolha estão com novas pesquisas prontas para sair do forno — Serra entra na largada oficial da campanha equiparado com sua rival, tirando das costas o peso da desvantagem. Agora, se as estatísticas não corroborarem as próprias previsões, terá de amargar o fardo de dar a largada oficial menor do que entrou na disputa, e de prever um desempenho melhor do que a realidade confere.

A campanha do PSDB faz 500 entrevistas por dia para medir as oscilações do candidato e ditam o rumo da agenda e de sua estratégica para ganhar votos.

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Pedro

IBOPE e DATAFOLHA, são casos de polícia, suas pesquisas não deveriam nem ser publicadas. Se a Dilma estiver 40% na frente, eles continuarão a dizer que há empate técnico. Cairam no descrédito, qqer cidadão medianamente informado não pode levar em consideração os resultados destas pesquisas.

leosfera

Eu não entendi por que a dado momento passava uma inserção do Serra, uma propaganda qualquer, a mesma inserção do Serra, uma propaganda qualquer, e assim sucessiva e pavlovianamente. Tá na lei isso? A Dilma e a Marina tiveram o mesmo? O Plínio e Zé Maria? Bem, eu não costumo ver TV, mas achei bem estranho – e irritante.

Simone

Bom dia Brasil, fico feliz de saber que Serra esta avançando na campanha. O Brasil tem que mudar, na politica como no futebol. Nao insister nos mesmos erros. Lula so faz vender o Pais, dando privilégios à estrangeiros, e desprezando o povo brasileiro. Lula é oportunista, e sua candidata também. Nao entramos mais nessa Brasil. Vamos mudar. Moro na Suica e vejo como o governo Lula tem feito bobagens. Nos orgaos diplomaticos do Brasil so tem empreguismo, nepotismo e estrangeirismo. O Brasil é dos brasileiros. Fora os estrangeiros do Brasil. Vamos em frente Serra.

    Vado

    Quais estrangeiros foram privilegiados? Telefónica, TIM? Acho que não! A Vale também não, apesar de não ser estrangeira. E o Lula que vendeu o País? E desprezou o povo? Com o ProUni? Com o Bolsa Família? Com o Luz Para Todos? Com o Minha Casa Minha Vida? Lula é oportunista: aproveitou todas as oportunidades para melhorar esse País! Estranho falar de estrangeiros estando fora do Brasil. Quanto a mudar, já estamos mudando há oito anos. E pra melhor, muito melhor do que estávamos nos tempos da tucanalha. E vamos continuar melhorando, com DILMA!

Elias São Paulo SP

Se não me engano, Gerson Carneiro, já comentou aqui no Viomundo que seria interessante fazer pesquisa sobre credibilidade dos quatro institutos. Se isso for possível, mais interessante seria vê-los e ranqueados na blogosfera.

helio neri leite

O Serra faz propaganda enganosa segundo Sergio Cruz, quando diz que criou o seguro desemprego, senão vejamos: O seguro desemprego foi criado pelo decreto presidencial 2.283 de 27 de fevereiro de 1986, assinado por José Sarney. Nesta época o Ze Ladeira era secretários de Economia e Planejamento de Franco Montoro em São Paulo

Aloisio Mello

Acho lamentável que quem privatizou o Brasil, agora esteja privatizando as pesquisas eleitorais, mas fazer o que?? O pig, esta a mil para tentar levantar o defunto, mas esta muito dificil, pois o defunto é muito pesado………..

Marat

Mas é claro, ou melhor, cristalino que essa "pesquisa" foi manipulada… Depois da freagorosa derrota (tomara que em primeiro turno), deveremos reorganizar o nosso código penal!

Leonidas de Souza

Tudo isso já havia sido antecipado na GloboNews (ver o programa "Entre Aspas" com a Mônica), apesar das explicações não convencerem ninguém. É certo que já tinham as informações da pesquisa do DataFolha.
Todas as explicações que foram dadas após a divulgação da pesquisa, foram antecipadas ponto por ponto.
Feliz coincidência, um resultado fora da curva para saudar a oficialização da candidatura do Serra e outro após o anúncio do vice (Quem?).
Eu já havia escrito em algum lugar, que eles iriam manter o empate técnico até começar o horário eleitoral mas fui surpreendido pela pesquisa do Ibope, dando a liderança para a Dilma. Isso deve ter sido péssimo para a montagem das alianças, agora, o DataFolha recolocou as coisas no devido lugar e vamos nós.
Um abraço!

Outra pesquisa “conveniente” do Datafolha | Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] – Um dia antes da divulgação da pesquisa, já circulavam na internet as justificativas do PSDB para a repentina mudança no quadro eleitoral, como eu mesmo reproduzi, a partir do R7, aqui; […]

Quintela

HOJE ENSERRA A ERA DUNGA!!!!

Mario

Quem seriam os 4 jogadores do Jorginho e qual a fonte da informação?

Gerson Carneiro

Acabou, negada.
Ainda bem que sou baiano, porque hoje os brasileiros estão tristes.

    Luiz Jornaleiro

    Sou paulista e brasileiro e não estou triste, pois a Holanda jogou mais e fez por merecer. Estou preocupado mesmo é com manipulações em geral, que a FIFA e o PIG fazem com inegável talento.

Roberto Sa

A última pesquisa do Instituto Dataprado é infinitamente mais confiável do que esta do datafolha.
Confira em: http://hariprado.wordpress.com/2010/06/25/serra-c

voxetopinio

O PSDB está desesperado. Um monitoramento diário digno de uma pesquisa de campo para uma guerra.

Leider_Lincoln

O PHA dá a dica do que o Databranda teve de fazer para o José Serra dar uma empatada: http://www.conversaafiada.com.br/politica/2010/07

Ricardo MA

DataFRAUDE ou DataBOLHA? Ou seriam os dois?

Luiz Jornaleiro

Após a próxima pesquisa do Datafraude, o jornal da ditabranda publicará a seguinte manchete "Serra dispara". Essa novela do otavinho (com a valiosa colaboração dos colegas da globo), será a primeira no Brasil que terá um final infeliz. (para eles, é claro).

Gerson Carneiro

O Datafolha faz parte da Sociedade Tratadora de Fichas – STF.

Aquela que acaba de inaugurar um lava rápido em Brasília, cujo flanelinha é o Ministro dos Fortes e Opressores

    Jairo_Beraldo

    E teve uma deputada estadual do PDT, aqui em GO que também teve seu parecer favoravel. Vai entender essa gente. Só pode ter sido para justificar o parecer do Heráclito.

antoniocm

Vamos divulgar os blogs que lutam contra a manipulação midiática. Quanto mais cedo colocarmos a pá de cal no PiG, melhor!

Sânscrito

Tenho observado, com muita preocupação, quantos enganos gramaticais/ortográficos nos comentários, como exemplo, ´ASCENÇÃO´ e tantos outros vícios. Caramba, a galera não lê o que vai escrevendo? Será falta de estudo?

Rafael

Nunca ficou tão na cara essa manipulação. O próprio psdb não acredita nisso, senão teria vários candidatos a vice.Essa falta de vice para serra é sinal claro de que o partido e aliados não acreditam na vitória do serra.Essa pesquisa do serra serve somente para tirar do foco a escolha tumultuada do vice e tentar não perder no primeiro turno.

Guilherme

a vantagem do Serra no sul é essa ou maior ainda…estranho é ele ter menos de 40 por cento dos votos…só se a amostragem for muito mal feita.

Rogério Floripa

Os números do Datafolha não resistem nem aos números do Datafolha

Pesquisa:75% dos brasileiros confiam no rumo do país.

Isto significa que o povo brasileiro não quer mudança, certo?

Então, como que pode o Serra estar a frente de Dilma?

Repito: Os números do Datafolha não resistem nem aos números do Datafolha.

Curso Básico de Jornalismo Manipulativo http://baixandonafaixa.blogspot.com/2010/01/curso

Lks

Azenha, confio muito mais nas pesquisas do IBOP – instituto briguilino de opinião pessoal -. Vê o resultado da que ele divulgou hoje de manha http://migre.me/TJxj esta bate com a realidade.

Carlos

Fora da pauta, mas…

Pernambuco no Paraná: Lia de Itamaracá http://www.correiodolitoral.com/index.php?option=

Andre Diniz

Superpromoção Folha da Manhã: Assine o Pacote Eleitoral e ganhe 2 pontos em nossa pesquisa de intenção de voto!

Zé Paulo

Segundo Datafolha Serra cresceu 12 pontos no sul, saltou de 38% para 50% dos votos. O que lhe assegurou o empate com DILMA. Muito, muito, mas muito estranho…

    Jairo_Beraldo

    Se foi isso, então Alvaro foi o responsável. Se foi, agora o Zé deve despencar 24%, pela sua insolencia de ter tirado Alvaro da chapa. Deixemos eles vibrarem…

Bona

Sou um eleitor,não adianta o PIG tentar essas trapaças, por que tenho a certeza das açoes dessa turma,se fossem boas teriam credito. O POVO DO BRASIL É INTELIGENTE.

Cancio

lembrando gente, que hoje e o dia da independência da BAHIA
ai vai a minha homenagem a terra que me acolho
confira http://charges24horas.blogspot.com/2010/07/2-de-j

Marcio

O DATAMÁRCIO, instituto pessoal de pesquisa, tem percorrido uma das cidades mais conservadora do país num estado igualmente conservador e perguntado para as mulheres, principalmente, em quem votarão. Apresento, como todo bom instituto de pesquisa faz, os três nomes que estão no páreo e pergunto qual é o escolhido para conduzir o país: para cada dez eleitoras, 7 ficam com a Dilma e 8 com o Lula.

LuisCPPrudente

Globope e DataFalha devem receber muito dinheiro do Zé Ladeira Abaixo para manipular descaradamente os seus números.

Rede Globo e Folha de São Paulo irão pagar com certeza por suas baixarias e falcatruas.

jose-arimathea

quando vi essa pesquisa da data falha me lembrei imediatamente de uma musica antiga que dizia :que mentira que lorota boa que mentira que lorota boa , que mentira que lorota boa, que mentira que lorota boa, que mentira que lorota boa, que mentira que lorota boa kkkkk vai mentir assim la na pqp vixe.

chanceLer

A campanha Serra se vê abandonada por prefeitos, partidos, perdendo financiamento, mas no PIG tudo em céu de brigadeiro.
No datafolha e ibope, impera o mundo de ALICE.

pereira

Para os especialistas que falavam que o serra amante tinha que esta com 50% das intenções de votos no inicio da campanha esta mal até no dataserra, porque esta vantagem era para dar um folego no segundo turno, então é no primeiro mesmo, e o tal de indio da costa merenda amante em, que piada. O problema é o Lulão subir no palanque.

Carlos

Só o PSDB e o DEM acreditam nas pesquisas do Datafolha e do Ibope. Deixem em paz. É melhor assim, pois ajuda a amortecer a queda…coitadinhos…

Glecio_Tavares

http://www1.folha.uol.com.br/poder/760620-empate-
39 a 38. Mas na pesquisa espontanea Dilma tem 22, Lula 5%, Candidato do Lula 4%, Candidato do PT 1% = 32% Progresso, o atraso tem 19% serra e 3% marina = 22% Retrocesso. Alegam que foram os horarios eleitorais antecipados responsaveis pelo empate técnico, porém não parece que seja isso, pois a pesquisa espontanea revela que as pessoas ainda nem perceberam que serra é da oposição. Acho que nesse angu sempre teve caroço, antes era de azeitona e agora de abacate.
Essa nova pesquisa foi feita antes da rasteira no A.Dias, e a incrivel descoberta de um novo politico, o cacique merendinha, agora sim o pessoal vai saber em que deve confiar, imagina-se que um candidato a vice deva ser alguém com no minimo um conhecimento prévio e com confiança.
O projeto do atraso é “Vamo ve como fica para ve como vai”.
De qualquer forma se as coisas derem errado sempre se pode invadir a Bolivia e dizer que o Brasil precisa se unir (aos states). Quando ele disse que o Brasil não tem dono, ele queria dizer ‘ainda não tem, mas ja estou chegando’.

De Paula

Já era esperado: Afinal, as doações para campanhas partidárias feitas pelo empresariado, assim como as adesões de partidos periféricos, são movidas pelos resultados das pesquisas e as mais recentes causaram grandes estragos; só que a emenda só fez piorar a situação do núcleo serrista: Juntou a incerteza ao descrédito.

Antonio Lyra Filho

Dilma, para subir nas pesquisas é necessário fazer trapalhadas e andar com um índio ao lado.

Passe a fazer isto.

Gerson Carneiro

O Ibope e Datafolha seguem a cartilha do Ministro dos Fortes e Opressores: tentam limpar a ficha do Serra nas pesquisas.

André LB

Acabei de ver o resultado estampado no UOL – provavelmente esse vai ficar o dia inteiro. Tô rindo direto!! Não sei vocês, mas eu achei HILÁRIO!! O Otavinho tá parecendo garoto jogando futebol de botão com o próprio time – estranhamente, o time dele sempre ganha! Provavelmente a subida nas "pessquizas" é pela declaração do Serra de que " caso com amante se leva com discrição", o que o eleitorado feminino dele deve ter aprovado! Claro, sem esquecer da reviravolta eleitoral entre os indígenas do litoral pela indicação do Índio da Costa como vice! KKKKKKKKK, já nem tô me preocupando mais com as manipulações e fraudes do Datafoia! É Dilma no 1º turno!

@periodistabr

As "consultas internas" sobre as pesquisas foram telefonemas pela madrugada entre Serra, Carlos Montenegro e Otavinho Frias. Nesses papos é que se decide quantos pontos o Serra subirá, a Dilma cairá, e como os eleitores serão enganados. Só falta combinar com esses últimos…

Mircon

Azenha,
Há 5 semanas atrás eu já havia feito essa previsão no Blog da Cidadania, confira:

"O resultado da próxima pesquisa Datafolha já está desenhado.
Pela primeira vez, o Datafolha coloca "explicações" nos gráficos de sua pesquisa para indicar o motivo do bizarro "Sobe-desce" de Serra!
Confira: http://img688.imageshack.us/img688/7775/datafolha

Está na página 20 da tabela de resultados no site do próprio Datafolha: http://datafolha.folha.uol.com.br/folha/datafolha

Agora começará a propaganda do PSDB e, portanto, o Datafolha já se prepara prá elevar seus índices.
O próximo resultado virá acompanhado do quadrinho com a seguinte escrita:
Serra sobe e Dilma desce!"

Eis o comentário que fiz: http://www.blogcidadania.com.br/2010/05/sugira-a-

Portanto, minha previsão se comprovou, e a pista era esse quadro com as explicações sobre o sobe-desce do Serra.
Esse gráfico "obrigava" que a próxima pesquisa colocasse o Serra na frente, devido sua aparição na propaganda! Era o aviso: "ei, pessoal, a próxima pesquisa é após a propaganda de Serra, portanto, ele estará na frente!

Fácil. Esse Datafolha é previsível.

Vivi

Serra subiu nas pesquisas? Então porque os prefeitos do PSDB do interior de São Paulo aderiram à campanha de Dilma?
"Preparado pelo PDT, o ato do movimento pluripartidário de prefeitos pró-Dilma Rousseff, no hotel Royal Palm Plaza, em Campinas (SP), reuniu 117 gestores de municípios paulistas na noite desta quinta-feira (1). No palco com Dilma, 50 prefeitos que pertencem a partidos de oposição ao PT, a maioria da base aliada do candidato José Serra (PSDB).

A escalação da viragem de folha na campanha presidencial em São Paulo: 25 prefeitos do PSDB, nove do DEM, oito do PPS e oito do PV. Havia também do PTB – a exemplo de Milton Álvaro Serafim, de Vinhedo Entre os tucanos, Hermínio (Guariba) e Paulo Camilo Guiselini (Viradouro)."

Me engana que eu gosto! Serra, o Curumim, a Falha e o Ibope estão a caminho do desaparecimento!

Carlos Roberto Naves

A coisa realmente está feia pro lado da oposição, agora já manipulam descaradamente pra convencer os empresários a aplicar dinheiro na campanha deles. E parece que, imagine, datafolha e ibope irão mostrar as quase mesmas sondagens de "empate técnico", Serra na frente, claro. O Movimento dos Sem Mídia, do Eduardo Guimarães (Blog da Cidadania) vai ter um prato cheio pra atuar, rs. As sondagens do PT dão Dilma ainda mais à frente do que na pesquisa mais recente, com cinco pontos de vantagem, do Vox Populi. Adivinhem em qual pesquisa eu confio? Essa direita…

Polengo

A conta será feita baseada nas teorias matemáticas e econômicas desenvolvidas pelo grande economista Dom Chirico.

Urbano

A Dilma Rousseff chegou a chamar o zé contra-rampa, o perempto, de biruta de aeroporto, mas na oposição tende a zero o que não for. Obviamente, que esse termo é o mais nobre que se possa empregar aos integrantes da oposição.

alex

Roberto Locatelli:
quem disse que Ibope, Datafolha, Mídia PIG, TSE etc estão preocupados com imagem.?
Eles querem que a imagem se lasque. Eles vão pra luta e tentarão levar de algum jeito. Nada me tira da cabeça que não vão tentar levar no Tapetão. Por exemplo? Forjando pesquisas, 'desconstruindo' imagem…'construindo' imagens. Exemplo? Ouça o que diz a "cientista politica da CBN"
Na cara dura. Mas cuidado. Coloquem uma bacia do lado para não vomitar no sofá. Ouçam:
http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/luc

Jedeão

O Serra revelou a senha para a tal virada. A mesma senha usada pelo Lauro Jardim: "Exposição no PIG" http://oglobo.globo.com/pais/mat/2010/07/01/serra

Jorge Leite

Tá parecendo essas pesquisas que dão aumento na torcida do curintias e queda na do flamengo depois deste ganhar mais um brasileiro…

LuisCPPrudente

DataFalha vai manter a farsa e apresentar o Zé Ladeira Abaixo em empate técnico e à frente da Dilma?

Que empresário burro vai confiar nessa pesquisa fraudulenta e dar dinheiro para a campanha de Zé Ladeira Abaixo?

dukrai

é bom a gente olhar, antes dessas pesquisas fajutas, o que está acontecendo, primeiro, em termos político-partidário. MG emplacou uma chapa poderosa, Hélio Costa e Patrus. Esta chapa tem o lado empresarial com Hélio Costa e o lado social do Patrus no ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Com Pimentel pra senado junto com o seu amigo Aócio Never, que deve umas contas pro seu companheiro. Obs: tá uma briga de foice pra ser suplente do Pimentel, que vai virar ministro mas ninguém da coligação PT/PMDB/PCdoB quer a segunda vaga de candidato ao senado. Fui na convenção do PMDB que lançou Hélio Costa como candidato ontem aqui em BH ontem e estiveram presentes Dilma, Zé Alencar, Zé Dutra e os candidatos, conversei com gente que tinha viajado oito horas de ônibus. Opinião dos capiau? Dá o povo aí de cima e o Aécio no senado.
SC embolou o meio de campo pra oposição e o PMDB vai intervir, ou interviu, no diretório estadual, no RS tá pau a pau e no Paraná só temos a agradecer ao Vampiro Brazileiro e ao Lula porque vai dar Osmar Dias. Alguém duvida?
RJ dá Cabral no primeiro turno. Sobrou SP. Será que o picolé de xuxu aguenta o rojão da propaganda eleitoral gratuita e a Marta e Netinho na cabeça?
Primeiro turno, maibródis, porque o Nordeste, Norte e Centro-Oeste é Lula desde minino.

J. Andrade

Mais uma vez, as empresas Folha de S. Paulo e IBOPE exporão ao distinto público sua total falta de credibilidade. Acontece que o negócio destas empresas de aferição de tendencias e prognósticos depende crucialmente da sua credibilidade. Como fica a confiabilidade destas empresas no meio empresarial (audiencia de TV, de jornal, ou a medida do sucesso de um produto etc.) se não hesitam em embarcar neste jogo de enganação? Será que a estapafúrdia pesquisa Datafolha que indicou uma vantagem de 10 pontos do Serra sobre a Dilma, logo desmentida por todas as outras e que obrigou o Datafolha a recuar vergonhosamente, não foi suficiente para detonar a imagem da empresa? E o IBOPE, vai também entrar nesta onda suicida da sua própria imagem pública e dos seus interesses comerciais?? Quantos dias vocês acham que durará o "spin out" da campanha serrista até o próximo Vox ou Sensus desmontarem a farsa, expondo as entranhas mal cheirosas da grosseira manipulação? Após 3 ou 4 dias de exposição pública da incompetencia e fragilidade com a história do vice – Álvaro o Breve, trocado por Indio, o cacique Merendinha, e o Serra subiu?? Acham que somos completos idiotas…

LUIZ

Aí galera,
vejam a denuncia que tá saiu no Saraiva:
http://saraiva13.blogspot.com/2010/07/denuncia-da

ana maria

Estou surpresa com a imparcialidade do Azenha !!! Será que ele e tocou que condidata petista não tem chance de ganhar ?

Eduardo Guimarães

Conforme denunciei, Lauro Jardim, no portal da Veja, volta a antecipar o resultado de uma pesquisa Datafolha: Serra 39% e Dilma, 38%

    Cristiana Castro

    Vai ver foi por conta da dança dos votos do Índio… Eita peste, que vai chover voto! A gente merece…

    Bonifa

    Qual a "margem de erro"?

Mônica

Saiu no Lauro Jardim.
Datafraude
Serra 39%
Dilma 38%

Charles

Intenções de votos , eles podem manipular………….mas quando o povo fica frente a frente com a urna , já era!!!!
Gostando ou não gostando……………………….Dilmaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa Neles!!!

    Bruno Moraes

    Lembrando que as urnas eletrônicas são vulneraveis…

    Carmen Pires

    Eles já não se preocupam com eleição, que está perdida. O negócio agora é a campanha – não deixar escapar a "arrecadação" se a Dilma disparar.

trombeta

Me engana que eu gosto.

Celso

Estão soltando um balão de ensaio e ver qual é a resposta dos meios de comunicação independentes e do público em geral. Querem saber se a desmoralização dos institutos e da manobra não vai acabar de vez com a candidatura.

Orlando Bernardes

Alguma novidade? Alguma credibilidade deste Datafalha e Globope? Até aí nada de mais pois até o reino mineral ( royalties para o Mino Carta ) sabe quem são estes institutos, o perigo são as urnas eletrônicas nas mãos da direita ( TSE ).

Morais

O PT fez pesquisa recente e já vê um aumento da distancia da Dilma sobre o Serra, portanto de aparecer empatados na folha e no Ibope é falcatrua e precisa ser investigado.

    patricia souza

    concordo plenamente,porque infelizmente o povo tem mania de votar em quem está na frente pra não perder o voto

Paulo1

Esta manipulaçao de pesquisa é para estancar o perda de financiadores de campanha que colocam dinheiro em quem acham que vai ganhar.
Daí, a necessidade de colocar Serra bem colocado. Se fosse o PT, toda vez que tivesse pesquisa do Ibope e Datafolha, contratava pesquisa com o Sensus e Vox Populi, para caso haja manipulaçao ser desmascarada.
Vamos prestar atençao na margem de erro da pesquisa. Se for maior que 2% é pilantragem para dizer que há empate técnico. Nao é possivel Serra ter tido aumento de intencao sendo que só houve noticias negativas em sua campanha.

Maria Lucia AP

Só falta atribuirem a grande piada que é o vice Indio da Costa a suposta ascenção de Serra! Ou ao meteórico pousar de vice de Álvaro Dias, outra comédia!
O Serra está debochando do eleitor, ameaçando a nação com propostas indecorosas. E acha que vai subir nas pesquisas?
Se isso acontecer, estará patente que a manipulação fraudulenta terá sido a responsável por esse resultado, sem dúvida alguma.
Se o Serra apareceu em programas na tv, por outro lado Dilma esteve brilhante nas duas longas entrevistas que concedeu no Roda Viva e no É Notícia, quando proporcionou aos telespectadores competentes exposições de suas idéias, demonstrando excepcional equilíbrio, sabedoria e simpatia. Esteve em vários lançamentos de candidaturas e convenções e viajou ao exterior, entrevistando-se com Presidente da República da França, os Primeiros Ministros da Espanha e de Portugal e o Presidente da União Européia, o que lhe deu grande exposição na mídia nacional e internacional.
Já Serra especializou-se em trapalhadas políticas com suas desastrosas escolhas de vices.

    Glecio_Tavares

    Maria Lucia, acho que essa pesquisa foi feita antes da rasteira no 'vice, pero no mucho'. Agora sim, com o cacique merendinha no páreo as coisas vão se inverter no Rio e todos os torcedores dos 4 grandes, Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo vão passar a torcer pelo América. Muito claro, qualquer analista politico ve de longe a estratégia triunfante do mais preparado. O objetivo dele, de continuar a ser oposição, cada vez esta mais próximo de ser alcançado e agora arrumou até um indigena para botar a culpa. Homem branco devasta o mundo mas a culpa foi do indio que deveria ter trucidado os pioneiros e nunca deveria ter assinado tratado de paz. Qualquer foi o indio. Serra deve ter assistido muito filme de faroeste na adolescencia. O indio companheiro do Zorro cowboy era o Tonto.

jairo b dos santos

Vem fraude do datafolha e do ibope, recomendo a leitura desse post:
http://dilma13.blogspot.com/2010/07/denuncia-data

sergio

é desespero, a eleição já está decidida para dilma

Carlos.

As pesquisas vão medir o impacto da declaração sobre ser discreto em relação a amantes?

Daniel Francelino

Estão loucos esses tucanos…

Aves de rapina em rota de colisão. Cuidado! Eles conhecem escrúpulos, não conhecem o Brasil, não conhecem o povo… Eles não conhecem nada!

kimparanoid

Ah, então tá… por que será que os tucanos estão tão confiantes? Algumas hipóteses:
– eles acreditam nos seus marketeiros;
– duvidam da inteligência do povo;
– esperam os bons préstimos dos institutos de pesquisa;
– conseguiram o apoio das legendas THC e LSD para sua campanha.

pedro – bahia

Eu já havia lido esta notícia e interpretei como a preparação do terreno para uma divulgação viciada. A não ser que, para não pagar interurbano, a pesquisa seja feita somente em São Paulo.

Roberto Locatelli

Se o Globope e o Databranda fizerem essa manipulação, perderão credibilidade.
Haverá duas "realidades": uma do Vox Populi e do Sensus, mostrando Serra encalhado e Dilma em crescimento. Outra mostrando empate técnico. Só que em outubro uma das realidades desmoronará. E os institutos que a sustentarem desmoronarão junto.

José Paulo

A melhor pesquisa é o comportamento do Serra. Há três meses, quando estava tranquilamente na dianteira, era um doce de pessoa. Meigo e cândido (eca!). Bastou a Dilma se aproximar para mudar o tom, e quando passou a reação dele foi claríssima: Pra quem não queria o mínimo atrito com o Lula, até o presidente ele passou a criticar, sem falar nas respostas atravessadas para a imprensa. Portanto, o indicador que não falha é o humor do Zé Ladeira (abaixo). Vou me preocupar se ele ficar mansinho…

    antonio carlos

    Concordo com o José Paulo, a cara de "bumbum" do Serra na folha hoje diz tudo…. até pela coerência, se antes havia a "ameaça" do Aécio como vice, agora com o Serra (conhecido agora como Zé Boi-ta-tá, o político que é uma lenda) levando um curumirim da política nas costas……..evidentemente que o Zé já era….

Mauro

Hum então é isso simples assim que legal as explicações dos especialistas
Pegando carona nessa linha de raciocinio podemos afirmar que quando iniciar a campanha o assusta crianças vai despencar e DILMA GANHA NO primeiro turno afinal sua inserção é MUITO MAIOR
DILMAISSSS
RETEROCEDER JAMAISSSS
DILMA A ESTRELA DA VEZ

Francisco

O PSDB é especialista em vencer todas as pesquisas.

E perder na última delas.

Claudia Marques

Manipulação de pesquisas? Isto não é nada, tem blogueiro da Direita que fala em golpe abertamente! Um queridinho do PIG prega a separação, sim, SEPARAÇÃO do Sul do restante do país! É um absurdo, é crime, é rasgar a constituição!
Vejam que loucura:
http://blogdovampirodecuritiba.blogspot.com/

.

    negrelcio

    Meu, esse cara é doente….

Paulo Roberto

Segundo Serra 75% dos usuarios das rodovias privatizadas estão contentes. Conversando com uma moça que trabalha no pedágio ela me disse que a maioria dos que pagam pedagio diz: Vingaremos do serra nas eleições. A televisão bandeirantes mostrou uma manisfestação contra os pedagios próximo a Assis. Ainda em tempo. Hoje gastei R$ 17,50 com pedagio. Amanhã deverei gastar mais R$ 35,00. Gasto mensalmente em torno de R$ 350,00. Meu plano de saúde pago 210,00 pelo menos me tem serventia.

Fernanda

Azenha,

É i.m.p.r.e.s.s.i.o.n.a.n.t.e!!!!
Isso se chama um pedido de socorro para os financiadores da campanha demotucana. A cada dia eu fico mais embasbacado com a capacidade dessa camarilha(leia-se PIG). Modestamente e dentro do meu universo de relações de amizade e de trabalho duas coisas já estão definidas: 1- Votar na Dilma por simbolizar a continuidade do que está dando certo; e, 2- o Serra está completamente perdido e se aliou ao que de pior existe, o PIG et caterva.

Marcelo Ramos

Essa é aquela que "forçaram" o empate em cima da margem de erro. No fundo, esses caras brincam com seus públicos. A imagem desses sujeitos vai pelo ralo que nem a dos jornais. Eles produzem conteúdo para públicos diferentes, que nem sempre estão ligados nessas notícias.

Alberto

Eu também acredito em papai noel…

Milton Hayek

ATENÇÃO,DISTINTO PÚBLICO!!!!!O que foi um evento do Twitter virou um movimento com sítio e tudo:
http://umdiasemglobo.com/

Vamos nessa!!!!!!!!!

Marat

Achoperfeitamente natural, dentro das pilantragens de nossos capitalistas, a manipulação de pesquisas. Vejam: Eu não concordo com isso…, mas, dessa turma nãoduvido de nada!

IV Avatar

Dilma estava em ascenção e não houve nenhum motivo para que ela caisse, muito pelo contrário, ela foi recebido por estadistas europeus, viajou por todo o País, foi vitoriosas no campo das alianças, deu entrevistas a redes de TV, rádio, etc., …se ela estava com 5 por frente à frente de Serra, o lógico é que ela esteja no momento com 8 por cento a mais do que o seu rival

    Bonifa

    É justamente o que diz o próprio Noblat em seu blog:

    "Dilma aumenta vantagem sobre Serra, segundo o PT – A mais recente pesquisa de intenção de voto aplicada só para consumo interno da campanha de Dilma Rousseff amplia a distância que separa Dilma de José Serra.
    A vantagem de Dilma agora estaria em oito pontos percentuais, segundo líderes do PT que tiveram acesso aos resultados. Ibope e Datafolha divulgarão novas pesquisas no próximo fim de semana."

Tiago Aguiar

A questão é simples: Desespero.

Quando Dilma estiver diariamente com o dobro do tempo de TV mostrando que é a candidata de Lula, o 1º turno estará cristalino!

Supertramp68

Pesquisas são só pesquisas. Eleição se ganha nas urnas. Esse papo de já ganhou ainda pode dar com os burros n´agua.
Se o careca levar pro segundo turno, ai é que eu quero ver. Ainda vai rolar muita baixaria.
Em tempo: Meu chefe (o gerente da loja de auto peças) foi ao RJ ontem e comentou ter visto, do ar a 6000 m, extensas manchas de óleo no litoral fluminense com barquinhos e boias de contenção. Será que é da BP? E nem saiu na Globo!!

    Milton Hayek

    Pode ser da Petrobrás,mas não deve ser porque senão a Globo cairia matando em cima.Muito provavelmente(depois da quebra do monopólio do petróleo por FHC),empresas como SHELL,BP e outras-que exploram petróleo na costa brasileira nos remunerando com 10% a 40%(em todos os outros países é mais de 80%) pelo que retiram do nosso subsolo.
    Como eu conheço um pouco a Petrobrás(que usa válvulas automáticas enquanto a BP usa vávulas manuais),arrisco a dizer que esse suposto vazamento veio de uma das empresas estrangeiras que anunciam na Globo que o monopólio do petróleo é ruim.

    Leider_Lincoln

    Tenho que admitir que você pode estar com a razão, prezado colega: a estratégia de trocar o homem dos panetones por um especialista em merenda escolar, com sólida vinculação bancária, foi brilhante, agrega muito à campanha. O Lula não esperava por esta, certamente.
    Quanta a mancha de óleo, bem, pode ser de algum navio. Afinal de contas, a última _e única_ plataforma afundada foi a P-36, ainda no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB-SP). E certamente navio estrangeiro, não é? Como se sabe, os navios só voltaram a ser fabricados no Brasil no atual governo e de todo modo, são movidos a derivados de petróleo. Mas valeu pela dica: ficaremos de olho!

Ramon

Até quando o PSDB vai contar que os seus aliados torrem o que lhes resta de credibilidade?

Toni Gumauskas

José Serra não se mostrou seguro,sequer,para resolver os conflitos de sua base aliada…
O DEM,alvo dos escândalos envolvendo o senador Efraim Morais e seu presidente nacional Rodrigo Maia,implicado no 'mensalão do Arruda'…Tal partido mais atrapalha que ajuda.
Serra optou por Álvaro Dias.Porém se mostrou fraco para defendê-lo.
A indefinição do tucano,bem como sua falta de pulso,são vistas pelo eleitor.
Alguém que não resolve conflitos internos,como seria comandando uma nação??
Tal pergunta não pode ser respondida nem por uma propaganda na TV,tampouco por um marqueteiro.
Nem precisa responder…
O eleitor já tem essa resposta.

Fábio Lúcio

Estão investindo tudo na campanha de TV. O marketing será a solução redentora do PSDB. Será? O horário eleitoral tem mais chance de chegar ao povão, um upgrade para os tucanos, já que a mídia aliada fala apenas aos próprios assinantes. Imaginem qual será o resultado desta equação: uma oposição desesperada + nada para mostrar, apesar de três anos e meio governando o segundo maior orçamento do país + 20 minutos de tv diários. O resultado dessa equação = baixaria na veia. Aguardemos.

Bonifa

Já havíamos alertado: É necessário força total na campanha do Eduardo Guimarães e do MSM para ativar o Ministério Público Eleitoral e a Polícia Federal na auditoria permanente e eficiente de TODOS os institutos de pesquisa. Esta campanha do Eduardo é fundamental para a lisura destas eleições. E observando que as coisa vão meio paradas ou indiferentes, o IBOPE e o Data Folha vão entrar com os dois pés para favorecer o Serra, já que eles são a última esperança de uma montanha de políticos que estão à beira do abismo que acolhe os derrotados. Olho vivo e energia redobrada. Quem já distorceu pesquisa escandalosamente vem favor de Serra e passou impune pela experiência, como o Data Folha, não contará até dois para repetir o feito, caso se sinta seguro para tanto. E o IBOPE não fica atrás no mesmo objetivo. Às armas!!!

Francisco Ávner

Será que o "Índio" que Serra vai levar nas "costas" sabe abrir para-quedas? Tomara que saiba, porque Serra caiu e o para-quedas dele não abriu. KKKKK…. Essa turma de Serra e do PIG me faz RIR. kkkkkkkkk…..Eu e o mundo. KKKKKK…

Victor Farinelli

De Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania http://www.blogcidadania.com.br/2010/07/denuncia-

DENÚNCIA: Datafolha e Ibope planejam fraude

Fabio_Passos

pfff… não duvido de novas pesquisas fraudadas pelo globope e datafrias.

A direita vai continuar forjando resultados até o fim da campanha.
É a luta pela sobrevivência…

Silvio – Sampa

Me engana que eu gosto…O coiso só come poeira…

    Gerson

    E come poeira com pão, com pão amanhecido, já embolorado.

    Ele como tudo com pão.

    @marisps

    "O coiso"… adorei!

ANGELO – CAMPINAS/SP

Trololó da Tucanada.
Os números internos do PT dizem que a diferença já está em 8% pró Dilma.

Luiz Jornaleiro

Se os dois institutos de pesquisa citados não gozam de grande credibilidade, imaginem como devem ser feitas as "pesquisas" do psdb. Levo muito mais a sério o dataprado do Prof. Hariovaldo.

Elias São Paulo SP

Graças a Eduardo Guimarães e o Movimento dos Sem Mídia, Ibope e Datafolha estarão na mira do Ministério Publico e da Polícia Federal. Leiam “Denúncia: Datafolha e Ibope planejam fraude”, no Blog da Cidadania.

    Orlando Bernardes

    Como confiar na Polícia Federal do Dr. Correa!

    Elias São Paulo SP

    Orlando, Confiar nas autoridades constituídas é da democracia. Não existe outro caminho.

    Glecio_Tavares

    Acho que o Orlando tem razão Elias, confiaremos desconfiando. Vide Habeas Corpus do DD e audio de grampo inexistente, decisões corretas que perdem força, como no caso do palanque com dois presidentes, esse eu nunca tinha visto, palanque duplo para o mesmo candidato sim, agora palanque unico para dois candidatos a presidente é a primeira vez, parece até que vão começar a andar de mãos dadas por ai na orla da praia.

    Leider_Lincoln

    Na verdade existe sim, Elias. E pelo jeito, seremos obrigados a segui-lo em breve…

Deixe seu comentário

Leia também