Após 26 dias, termina a greve de fome por Justiça: “Teremos ainda muitas batalhas”; leia o manifesto e o agradecimento dos militantes

Tempo de leitura: 5 min
Foto: Michele Calazans/Cimi

Foto: Michele Calazans/Cimi

Tratados como heróis após 26 dias de greve de fome, militantes encerram jejum e seguem para outras batalha

PT  na Câmara

Num ato de solidariedade marcado pela emoção, neste sábado (25), o grupo de sete militantes populares que iniciou greve de fome há 26 dias, em defesa da democracia brasileira e de justiça e liberdade para o ex-presidente Lula, anunciou o fim do jejum após a grande repercussão e mobilização que o protesto extremo gerou junto à sociedade brasileira e na mídia internacional.

“Estamos saindo de uma batalha, de um front de guerra para outro front de guerra. Frei Sérgio nos dizia que não existe batalha perdida. A única batalha perdida é aquela que tu não faz”, disse Jaime Amorim, um dos grevistas, mencionando o frei Sérgio Görgen, um dos colegas do jejum que durou quase um mês.

Além dos dois, integram o grupo Zonália Santos, Rafaela Alves, Luiz Gonzaga Silva (Gegê), Vilmar Pacífico e Leonardo Soares.

Durante o ato, ocorrido no Centro Cultural de Brasília (CCB), local onde os militantes repousaram durante essa jornada de quatro semanas, foi divulgado um manifesto que expressa o sentimento de vitória do protesto.

“Teremos ainda muitas batalhas coletivas pela frente, mas temos a certeza que ‘se calarmos, as pedras gritarão!’. Nosso desafio é que a luta atual se transforme em força social capaz de virar o mundo e destruir privilégios”, diz o texto [na íntegra, ao final].

Além do manifesto, os militantes divulgaram uma carta de agradecimento por todo o carinho e apoio que receberam durante o jejum [na íntegra, ao final].

Para o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), líder do PT na Câmara, a greve de fome foi “um ato extremo e ao mesmo tempo nobre, de amor e de coragem, de entrega em nome da luta” que trava o povo brasileiro.

Apoie o VIOMUNDO

“Estes companheiros e companheiras entraram para a memória histórica dos grandes heróis do povo brasileiro. Somos gratos pelo protesto que fizeram, que expôs ainda mais ao Brasil e ao mundo a injustiça que sofre o presidente Lula e a fragilidade da nossa democracia nesse momento. Seguiremos juntos em outras batalhas e chegaremos à vitória!”, destacou Pimenta no Twitter.

Gleisi Hoffmann, senadora e presidenta nacional do PT, enviou ao ato um vídeo com saudação ao “ato de coragem, rebeldia e resistência” que foi a greve de fome.

“Em nome do povo sofrido do nosso País, vocês conseguiram mobilizar milhares de pessoas, chamar a atenção para a injustiça que está acontecendo no Brasil e com o presidente Lula. Vocês conseguiram ser voz ouvida no Supremo Tribunal Federal. E mesmo que os juízes não tenham tomado as providências necessárias, com certeza eles ficaram sensibilizados. Vocês são heróis”, afirmou Gleisi, que registrou agradecimento em nome do PT e do presidente Lula.

João Pedro Stédile, coordenador do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), marcou presença no ato e falou sobre o significado do gesto.

“Nessa prática que nossos companheiros grevistas fizeram durante todo esse mês, eles deixaram de se alimentar de alimentos, mas se alimentaram muito de espírito e de ideias”, ressaltou Stédile.

Também presente à homenagem aos grevistas, Carmen Foro, vice-presidenta da Central Única dos Trabalhadores (CUT), considerou a greve de fome um ato de amor.

“Ficar em greve de fome por justiça, por amor ao nosso país, contra a fome, é um ato revolucionário”, elogiou a dirigente.

Beatriz Vargas, da Associação Brasileira dos Juristas pela Democracia (ABJD), enalteceu a coragem dos militantes.

“Existem várias formas de lutar, mas essa é a mais corajosa, a mais generosa. A palavra gratidão é aquela que concentra aquele nosso sentimento profundo de reconhecimento pela luta de vocês”, saudou Beatriz.

Representante da Comissão Brasileira de Justiça e Paz, órgão da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Carlos Moura usou as palavras do Papa Francisco para exaltar o grupo que jejuou.

“Os companheiros e companheiras que estão em greve de fome ousaram sacrificar-se em nosso benefício. Plantaram uma semente que devemos regar com a nossa força e o nosso entusiasmo, de casa em casa, de rua em rua, de bairro em bairro, de cidade em cidade. Que esta sementinha floresça não só nos nossos corações e no nosso entusiasmo, mas floresça no sentido de terra para todos, teto para todos, trabalho para todos”, propôs Moura.

Atos – João Pedro Stédile informou que a Frente Brasil Popular deverá organizar atos em várias cidades no próximo domingo (2), mas os detalhes serão definidos ao longo da semana.

Rogério Tomaz Jr.

Fotos: Gustavo Bezerra/PT na Câmara

     

    

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

lulipe

Já? Mas não iriam ficar até o corrupto ser libertado???

João Lourenço

Foi um teatrinho mais infantil e mentiroso que o Brasil assistiu .

Cláudio

:
: * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando:

Sei que deve haver milhares de pessoas oferecendo seus poemas e arte(s) para a campanha de Lula e eu sou mais um a disponibilizar gratuitamente o que posso fazer de bom e melhor em prol de um Brasil mais justo para todos e todas. Assim, declaro publicamente que os poemas a seguir podem ser utilizados da maneira que as pessoas e/ou grupos de tendência progressista (esquerdas brasileiras) acharem mais conveniente, podendo modificarem para melhor (ou seja: de forma sempre favorável à candidatura petista) qualquer um dos poemas seguintes para Lula… Se quiserem utilizar, no todo ou em parte(s), modificando ou não, que o façam à vontade. É uma obra colaborativa (de e para as pessoas e/ou grupos do campo progressista, esquerdas brasileiras, especialmente do Partido dos Trabalhadores, PT).

Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários (!??!!!????) em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo… [consultado em 13-10-2016].)

Poema(s) acróstico(s) para o maior e melhor brasileiro de todos os tempos : Luiz Inácio LULA da Silva :

L ouvemos quem bem merece o mais pleno louvor:
U m homem simples, como as coisas boas da vida,
Í ntimo camarada, nosso irmão e amigo de valor,
Z elando sempre pelo bem da humanidade querida.

I nimigo dos maus, amigo dos bons, trabalhador
N ascido do povo que muito o ama e admira,
Á rvore de bons frutos, os de melhor sabor,
C onsciência plena de tudo que no mundo gira,
I magem perfeita do homem de si senhor,
O humano defensor de humana lira.

L uz de nossa gente, lutador incansável,
U m verdadeiro herói do povo brasileiro,
L úcido e consciente do mais admirável
A mor pelo ser humano e verdadeiro.

D igno e sincero, fraterno e muito humano,
A migo do povo, honesto e sempre lhano.

S eja o meu/nosso canto para te louvar,
I sso que a voz do povo já disse várias vezes:
L ula, o BraSil vive mais feliz só por te amar,
V itória da melhor sorte no número treze,
A fazer do/da brasileiro/a a humanidade a se ampliar.
::
Autor: Cláudio Carvalho Fernandes ( PoeTa anarcoexistencialista )
.:.
L uz do povo brasileiro,
U m digno e fiel lutador,
L astreando com real valor
A honra do BraSil inteiro.
.:.
L ula livrou 36 milhões da pobreza,
U m feito memorável, sem precedentes,
L utando contra a mídia venal, teve e tem a certeza
A bsoluta de estar ao lado dos brasileiros conscientes.
.:.
L ivrando da miséria extrema 36 milhões de brasileiros,
U m feito sem igual, que, por si só, já bastaria,
L ula segue sendo no mundo um dos primeiros
A fazer de seu povo a eterna rima rica de sua poesia.
.:.
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ * * * * * * * * * * * * * ♥ ♥ ♥ ♥ * * * * ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ * * * * *
Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) ! ! ! ! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem contemporizações indevidas, ou seja : SEM VASELINA) 2018 neles/as (que já PERDERAM, tomaram DE QUATRO nas 4 mais recentes eleições presidenciais no BraSil) ! ! ! ! !
* * * * ♥ ♥ ♥ ♥ * * * * * ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ * * * * * * * * * * * * * ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
?????????????????????
:: ????????????????????? ::

Deixe seu comentário

Leia também