por Altamiro Borges, no seu blog
O sofrido Maranhão, que ostenta os piores índices de desenvolvimento humano do Brasil e há décadas é controlado por oligarquias ineptas, pode iniciar um processo inédito de mudanças nas eleições deste ano. Pesquisa do Instituto Constat, divulgada nesta terça-feira (28), confirma que haverá segundo turno no estado – contrariando as forças conservadores, que sonhavam com uma vitória folgada de Roseana Sarney. Mais ainda: aponta que o jovem Flávio Dino será o candidato das forças anti-oligárquicas e que tende a vencer o segundo turno, elegendo-se governador.
Segundo a pesquisa, Roseana Sarney continua definhando na preferência do eleitorado e agora tem apenas 39% das intenções de votos. Já o comunista Flávio Dino disparou em popularidade, ultrapassou o ex-governador Jackson Lago (PDT), que aparece em terceiro lugar com 20%, e agora tem 25% das intenções de voto. A soma dos dois candidatos já garantiria a realização do segundo turno. Neste caso, de acordo com as simulações do Instituto Constant, Flávio Dino já aparece à frente de Roseana Sarney com 43% dos votos no segundo turno.
Primeiro lugar em rejeição
Esta sondagem coincide com as realizadas pelos institutos Ibope e Escutec. Ambos já apontavam a tendência de crescimento do candidato comunista. No caso do Ibope, a pesquisa divulgada em 18 de setembro confirmou o declínio da representante da oligarquia, com 46%, e, pela primeira vez, indicou que o comunista já empatara com o pedetista em 21%. Todas as pesquisas também confirmam que Roseana Sarney é a campeã em rejeição. Na sondagem da Constat, ela é rejeitada por 28,6% dos maranhenses; Lago surge com 23,6%; e Flávio Dino tem apenas 6,3% de rejeição.
A divulgação desta nova pesquisa abalou o comando de campanha do clã Sarney. A Constat foi a única que previu o segundo turno no pleito de 2006 e, por isso, foi alvo de ataque da TV Mirante, de propriedade da família e afiliada à TV Globo. Na época, Roseana Sarney, então candidata do PFL, já era tida como eleita. O próprio presidente Lula fez comício em apoio à candidata, mas não conseguiu convencer os seus fiéis eleitores a votarem nela. Jackson Lago foi eleito, mas não terminou o seu mandato – foi cassado numa suspeita ação da Justiça Eleitoral.
Roseana esconde sobrenome Sarney
Agora, o desespero volta a tomar conta das oligarquias do Maranhão. Apesar do uso da máquina pública e da campanha milionária, Roseana Sarney não decola. Nem mesmo o apoio de Lula, que por motivos bem pragmáticos (aliança com o PMDB e papel de José Sarney na governabilidade) empresta a sua popularidade à candidata, consegue fazê-la deslanchar. Bem diferente da situação de outros candidatos “lulistas” no Nordeste, que devem vencer as eleições já no primeiro turno – como Jacques Wagner (PT-BA), Eduardo Campos (PSB-PE) e Cid Gomes (PSB-CE).
A candidatura de Roseana Sarney é, realmente, muito pesada. Seu definhamento confirma que há fadiga das oligarquias. O povo maranhense está cansado com as décadas de domínio político das mesmas famílias, que transformaram o rico estado num dos mais miseráveis do país. Não é para menos que a própria Roseana tenta agora esconder até o sobrenome Sarney, conforme constatou recente reportagem de Evandro Éboli no jornal O Globo:
Maranhenses querem mudança
Apoie o VIOMUNDO
“Nome que batiza ponte, avenida, praça e até uma cidade no Maranhão, o senador José Sarney está ausente nas eleições no estado este ano. A filha e governadora Roseana (PMDB) aboliu o sobrenome Sarney na campanha à reeleição. Não é feita qualquer referência ao ex-presidente nos comícios, no programa de TV ou no material de propaganda. Ao menos publicamente, Sarney está distante do embate, o primeiro desde que estourou o escândalo dos atos secretos no Senado, em 2009… Roseana colou a sua imagem à do presidente Lula e à da candidata do PT, Dilma Rousseff. Os dois estão no jingle, em todos os cartazes e o tempo inteiro na TV”.
Mas o maranhense não é ingênuo e já desperta para o significado destas eleições. Nas pesquisas qualitativas, o nome de Flávio Dino aparece como “o novo”, “a esperança”. Ele surge como o único capaz de derrotar as oligarquias. “O Maranhão não tem dono. Vamos vencer a oligarquia”, costuma repisar o candidato das mudanças nos comícios. Jovem, dinâmico e muito capacitado – eleito entre os dez melhores deputados já no seu primeiro mandato –, Flávio Dino é visto como a oportunidade do Maranhão trilhar o caminho do desenvolvimento econômico com justiça social.
Comentários
Vladimir Ulianov
É Dino no Maranhão e Netinho de Paula em São Paulo. Isso é que é comunismo!
Renato Lira
Quanto a Netinho, até concordo. Mas sua origem humilde o recomenda.
Mas qual sua crítica a Flávio Dino ser do PCdo B?
natan cortez
eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee 65 dinooooooooooooo e o nosso governador vai nessa meu filho esperança nao morre eu vou vota no dino se Deus quizer.obriagado Jesus abaixo de Deus flavio dino è nossa esperança quero o maranhao melhor para todos nòs e aruma a mala Rosaenga nao queremos vc nao queremos dino
Pedro Damião Costa
Vai, povo do Maranhão! Vai! Mostra pro Brasil que sem a canga no pescoço o povo no Nordeste é senhor de seu destino.
ruypenalva
A perda de poder do PMDB, perdendo a eleição majoritária em alguns estados, mormente Minas Gerais e RGS, é muito importante para governabilidade de um futuro governo Dilma. Quanto menos força tiver o PMDB, mas chance tem Dilma de governar bem.
Roberto Locatelli
Haja coração, para a eleição presidencial, e para os prováveis segundos turnos estaduais. Flavio Dino na cabeça!!
Sávio Alves
Já no estado vizinho, o Pará, a história é outra.
É possível que o Pará eleja um governador do PSDB,
um partido que será nanico em 4 de outubro.
O Pará vai decretar seu isolamento.
Os paraenses estão de marcha ré.
ruypenalva
Mas essa Ana Carepa ou Careta deve ser mesmo incompetente. Do PT, com Lula ajudando, e a sacana ainda vai perder a reeleição! Burrice tem limites.
eduardo
Que seja eleito e não repita Jackson Lago, que para chegar ao governo se ligou a gente como Zé Reinaldo Tavares e se permitiu usar os mesmos métodos que o grupo Sarney usa há décadas. Que seja eleito algo novo e de uma maneira nova, sem cooptação de prefeitos na base da barganha e da grana miúda e sem nenhum sarneyzista temporariamente excluído do grupo no comando da campanha…
Álvaro Dias
Aos irmão Maranhenses:
Sou da Bahia. Clamo a todos vocês que derrotem a oliguarquia Sarney. Não votem na Roseana. O grupo político que ela representa significa um atraso, um retrocesso a todo o querido povo maranhense.
Envergonho-me do Presidente Lula (sou eleitor dele e da Dilma) em estar apoiando essa gente. Vergonhoso presidente, Simplesmente vergonhoso, o seu apoio à Roseana. Presidente Lula, tenha certeza que você será derrotado (na esfera estadual) no Maranhão. Comemoraremos a sua derrota.
Vinicius Garcia
Sim ótima notícia, o PMDB já deu o que tinha que dar…
Valter Cardoso Roma
Vai ser danada de boa essa eleição do Flávio Dino
AlexFontenele
Fui aluno do grande professor Flávio Dino na Universidade de Brasília (UnB) e hoje, daqui do Ceará, torço muito para que o povo do Maranhão o eleja para o Governo estadual. Força, Professor!!!
Josnei Di Carlo
Boa notícia. Daqui do Paraná, torço por Flávio Dino.
Mauro
Com uma ley de medios quebrando o poder de desinformação dos meios de comunicação da família Sarney então, a filha do bigodudo seria a última. Mas aí é que está o gargalo, como aprovar uma restrição a possibilifdade de dominação dos meios de comunicação e à possibilidade de propriedade cruzada dos meio de comunicação se os oligarcas dominam todos os partidos? Como fazê-lo sem o apoio do PMDB?
Iran Ribeiro
Os gaúchos petistas apóiam o camarada Flávio Dino na eleição do Maranhão. Boa luta companheiros!!!
Alexandre Oliveira
Se Flávio Dino ganhar terá enorme dificuldade em compor a maioria na Assembleia Legislativa, principalmente com os aliados de Roseana. Se Zé Reinaldo que foi cria de Sarney penou para governar, imaginemos o FD vai ter que negociar, inclusive as tais mudanças pouco terão efeito. O jeito oligarca de governar está enraizado na política maranhense. Apesar deste cenário nebuloso que prevejo, acredito que a juventudae de FD vai desbancar o clã, principalmente porque este último não tem o que propor, a não ser continuidade. Do nada.
Vamos Flávio Dino!
Carlos Rico
Mas a Bahia tbm já foi assim.E os Magalhães não mandam nada hj em dia.A democracia foi restabelecida.
Maria Lucia
Um excelente candidato com todas as condições para promover a chegada de novíssimos tempos no sofrido Maranhão.
Acompanho há tempos a carreira política de Flávio Dino e posso assegurar que tem a estatura de um grande político, capaz de liderar seu povo para mudanças essenciais que as oligarquias têm retardado por interesses mesquinhos.
Avante Maranhão de Seo Manuel, o heróico líder camponês que fez greve de fome para que o PT estadual permitisse aos filiados apoiar outro candidato que não Roseana Sarney. E venceu!
Fernandes
Parabéns ao Miro pela análise. Tenho acompanhado o caso daquele Estado e o comentário do Miro é muito lúcido. Caso idêntico é o do estado da Paraíba onde o candidato, coincidentemente chama-se Maranhão (o Zé), igualmente do PMDB e o mesmo se apega, também, às figuras do Lula e da Dilma, enquanto o candidato do PSB, Ricardo Coutinho, fez a melhor administração de todos os tempos na Capital João Pessoa, e, mesmo sem o apoio direto de Lula, há fortes indícios que se elegerá e banirá, quiçá, para sempre, mais um coronel da política da Paraíba, para o bem dos paraibanos.
luiz pinheiro
O relato do Fernandes é para enganar trouxa. O Ricardo Coutinho é apoiado pelo PSDB do Cássio Cunha Lima e pelo DEM do Efraim Morais, os dois principais coronéis da política da Paraíba.
@ismaelkzz
Balsas-MA apoia Flávio Dino.
hugo
Caro Ivanda , tambem torço pro dino ganhar no maranhao , mesmo morando aqui em sp sei do sofrimento do povo de la , essa oligarquia sarney ja passou do tempo de ser expulsa da vida publica dai , quanto de que lado lula ficara , acho que ele vai apoiar roseana num 2 turno , Mas o coraçao dele vai bater a mil por horas para o Dino com certeza , se ele ficar contra sarney dilma sendo eleita , pode ter problemas com o pmdb , na camara e no senado , acho que nao seria bom , vc pode ter certeza , Lula vai poiar roseana , mas ele vai torcer mais do que nunca escondido pro Dino ganhar
william porto
Sou pernambucano, não conheço o Maranhão, a não ser pela literatura, li os romances de Josué Montello e a poesia de Gullar, principaslmente O POEMA SUJO, além de acompanhar o site espetacular do poeta Lima Coelho, a música de Zeca Baleiro … Enfim, gosto muito do Masranhão. Por isso torço pela vitória de Flávio Dino, brilhante pasrlamentar, idealista, jurista, honesto e que pode libertar o Matranhão dos maribondos de fogo.
Regina
É Flavio Dino para o Maranhão engatar velocidade do trem bala e ir em direção ao desenvolvimento e à modernidade. É um estado com muitos recursos naturais, pessoas inteligentes e trabalhadoras, que pecou apenas por deixar uma oligarquia, por tanto tempo, no poder, também com a ajuda do PIG.
Vamos vencer as oligarquias e o PIG.
Agora também é a hora e a vez do Maranhão.
Dárcio Argento
Beleza q ele ganhe, mas comunista não, né, o PCdoB não é comunista, mais respeito com a obra de Marx
Juliana Carvalho
Ontem no debate, o povo maranhense que não teve a energia ou o sinal da TV Mirante cortados, teve uma noção do atraso que representa a candidata Rosengana Sarney ao nosso Estado. (Ou ainda, de todos os Sarney para o Brasil). O movimento #ForaRoseanaSarney, iniciado no twitter e motivo da reunião de duas mil pessoas em São Luís, é uma das príncipais provas de como a população maranhense está se conscientizando. Tudo tem um fim.
Ivanda Martins
Sou maranhense, moro em Brasília há 25 anos, conheço bem o povo e a politica do Maranhão.
Estudei na Universidade na mesma época que o Flávio Dino, fazíamos política estudantil juntos.
Ele ganhando essa eleição não representa apenas uma vitória eleitoral, mas também toda uma mudança social, cultural e política do povo maranhense que sofre HÁ DÉCADAS com a oligarquia Sarney!!!!!
Até à vitória, camaradas!
marco antonio
No caso do segundo turno entre a Sarney e o Dino, de que lado ficará "cópula dirigente" petista?
dukrai
o Lulinha vai fazer cara de paisagem e fazer de conta que não é com ele. Dino na cabeça, bródi!
Deixe seu comentário