Altamiro Borges: Em andamento, operação para levar ao segundo turno
Tempo de leitura: 3 minNeca Setubal, Guilherme Leal e Marina Silva: amizade de R$ 7 milhões
Mídia tenta conter queda de Marina
Por Altamiro Borges, em seu blog, via Vermelho
Os resultados das últimas pesquisas dispararam o sinal de alerta da direita nativa. O maior temor, neste momento, é que a eleição seja definida já no primeiro turno, em 5 de outubro, com a vitória de Dilma Rousseff.
Diante deste perigo, que desmoralizaria a oposição midiático-política, já está em curso uma operação para garantir o segundo turno. Pouco importa quem será o candidato.
O próprio PSDB já não acredita na reação do cambaleante Aécio Neves. Marina Silva tornou-se a salvação da direita tupiniquim.
Tanto que a mídia oposicionista já faz esforços para estancar a sangria da ex-verde. As críticas que foram desferidas contra ela, ainda na esperança de salvar o tucano, já sumiram dos jornalões e dos noticiários da tevê.
No debate da Record, no domingo (28), ficou patente que Marina Silva sonegou a verdade – para não dizer mentiu, que é muito forte e pode até causar choros teatrais – sobre seu voto na CPMF.
Nas quatro ocasiões em que esta proposta de contribuição para custear a saúde foi ao Senado, ela votou contra, inclusive se rebelando contra a orientação do seu ex-partido, o PT.
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A omissão da verdade, porém, não rendeu manchetes nos jornais e nem comentários ácidos nos telejornais. Pelo contrário. O esforço da mídia oposicionista, justamente apelidada de Partido da Imprensa Golpista (PIG), é para evitar expor as contradições e dissimulações desta velha representante da “nova política”.
A Folha desta terça-feira, por exemplo, apresenta a candidata-carona do PSB como vítima de ataques levianos e abre espaço para suas desculpas esfarrapadas: “Marina tenta explicar posição sobre CPMF”. Explicar o que? Já O Globo e o Estadão evitam dar destaque para o episódio em que a ex-verde foi pega na mentira.
Nos telejornais, o assunto também já foi arquivado. Outros temas cabeludos também desapareceram do noticiário – como as fontes do jatinho fantasma em que ela viajou mais de dez vezes, ou as fontes dos rendimentos das suas palestras. Nesta terça-feira, o jornal O Globo até publicou uma reportagem reveladora sobre as ligações perigosas de Marina Silva. Mas sem dar o devido realce à revelação.
Os R$ 7 milhões do Itaú e da Natura
Segundo o jornalista Thiago Herdy, dos R$ 7 milhões arrecadados desde 2010 pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), uma das ONGs de Marina Silva, 97,1% vieram de dois empresários que têm participação ativa em sua campanha: Neca Setubal, a herdeira do Itaú que coordena seu programa de governo, e Guilherme Leal, um dos sócios da indústria de cosméticos Natura.
Cada um contribuiu com cerca de R$ 3,4 milhões. O jornal só evitou destacar que as duas poderosas empresas foram autuadas pela Receita Federal durante o governo Dilma. Elas foram acusadas de sonegação de impostos. O Itaú teria surrupiado R$ 18,7 bilhões no processo de incorporação do Unibanco; já a Natura deve R$ 628 milhões.
Para a mídia tupiniquim, que adora promover a escandalização da política, estes e outros fatos seriam suficientes para aprontar o maior escarcéu – com manchetes garrafais, capas tenebrosas da revista Veja e comentários hidrófobos dos “calunistas” dos telejornais. Mas a velha imprensa é bastante seletiva no seu denuncismo. Só faz quando lhe interesse politicamente.
No caso de Marina Silva, qualquer novo ataque pode acelerar o seu derretimento eleitoral, já apontado nas pesquisas, e abortar o segundo turno. Este seria o pior dos mundos para os barões da mídia! Para a velha imprensa, a única coisa que importa nesta semana decisiva é bater duro e sujo em Dilma Rousseff.
Como afirmou Lula num comício em São Paulo, “essa semana será a semana das mentiras. Vocês vão ver quantas mentiras vão ser contadas na imprensa. Vocês não têm que acreditar porque todas as vezes que aparece um candidato que tenta fazer as coisas para o povo mais humilde, ele é achincalhado pela elite brasileira que não quer que a gente faça”.
O alerta do ex-presidente é corretíssimo!
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Comentários
Marat
A direita está muito assustada… a musa da massa cheirosa deu hoje várias dicas a seu candidato Aécio. Nunca sei quando ela é jornalista da Folha e quando é assessora de imprensa do PSDB… Essa coisa de jornada dupla deve ser bem cansativa!
Alexandre Tambelli
POR QUE A VELHA MÍDIA TERMINARÁ A SEMANA DAS ELEIÇÕES APOIANDO MARINA SILVA E NÃO AÉCIO NEVES?
Tem um detalhe importante e que a Mídia demora em atinar de tanta paranoia anti-petista e que agora deve ter caído a ficha:
O eleitor do Aécio é um anti-petista ferrenho; agora nem todo eleitor da Marina é anti-petista e uma parcela não vota no Aécio.
Marina é mais negócio para a velha mídia em termos de voto, porque Marina pode receber muitos votos de eleitores de Aécio no primeiro turno, no segundo turno. O contrário não se verificará.
Da Marina em primeiro turno vamos ter eleitores indo pro voto branco ou nulo, uma parcela INDO para Dilma e outra parcela indo para Aécio. (Caso fosse Aécio X Dilma).
E por que não votos de Marina para Aécio?
Jornadas de junho, ambientalismo, evangélicos e Nova Política não combinam com Aécio, certo?
E tem uma questão outra, Aécio bateu forte em Marina nesta reta final da campanha de primeiro turno.
Resumindo:
É mais fácil migrar o voto anti-petista de Aécio para Marina do que o voto marinista para o candidato do PSDB: Aécio Neves.
Luiz Roberto Vieira
Vamos derrotar a globo, a veja/oia e toda a imprensa golpista. Vamos ganhar como o povo, pelo povo e para o povo.
FrancoAtirador
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O COMETA G.A.F.E.* iniciou essa Operação em 1º de Janeiro de 2003.
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Maria
empresas foram autuadas pela Receita Federal durante o governo Dilma. Elas foram acusadas de sonegação de impostos. O Itaú teria surrupiado R$ 18,7 bilhões no processo de incorporação do Unibanco; já a Natura deve R$ 628 milhões.
wendel
Por estas e outras, é que a militancia tem que estar unida, principalmente na Rede para contrapor esta avalanche de notícias fabricadas pelo PIG e serviçais!!!!
irineu Almeida Baptista
interessante a manchete da Folha: “DILMA MENTE SOBRE PETROBRÁS, SEGUNDO MARINA” ou seja, primeiro a Folha acusa e depois, sutilmente, joga a acusação como sendo coisa de Marina. A língua portuguesa é muito boazinha p/ quem quer ser cafajeste sem demonstrar que é.
FrancoAtirador
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Pois é, irineu, mas não adianta o Frias
colocar a manchete dele em letras garrafais,
porque MARINA MENTE SOBRE PETROBRAS,
SEGUNDO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL
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29 de setembro de 2014 – 19h35
Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
MINISTRO SUSPENDE PROPAGANDA DE MARINA POR OFENSA À DILMA E AO PT
Em decisão individual, o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
Herman Benjamin deferiu liminar para suspender propaganda eleitoral
da Coligação Unidos pelo Brasil, da candidata Marina Silva,
por conter ofensa de caráter pessoal à candidata Dilma Rousseff
e à “Coligação Com a Força do Povo”,
capitaneada pelo Partido dos Trabalhadores (PT).
A Coligação Com a Força do Povo e a candidata a reeleição Dilma Rousseff
sustentaram que na mídia veiculada no dia 25 de setembro,
as representadas não se limitaram a tecer críticas de natureza política,
mas buscaram veicular informação sabidamente inverídica
em prejuízo à honra e à imagem da candidata,
atribuindo-lhe responsabilidade inexistente.
Alegaram, ainda, que a propaganda ofende a coligação
que tem o PT como um de seus integrantes,
uma vez que o acusa de sustentar sua base
no Congresso com dinheiro da corrupção,
imputando conduta criminosa à agremiação.
No mérito da representação, que será julgada pelo plenário da Corte,
a Coligação com a Força do Povo requer direito de resposta
com a concessão de tempo não inferior a um minuto
correspondente a cada peça de propaganda.
Liminar
Ao decidir, o ministro Herman Benjamin reconheceu que houve excesso no teor da propaganda e ofensa aos partidos que compõem a coligação.
“No caso dos autos, ao menos em juízo de cognição sumária,
próprio desta fase processual, entendo que há ofensa de caráter pessoal
ao PT e partidos da base aliada, bem como exploração indevida de dado
que ainda é sigiloso (delação premiada),
ou seja, cujo teor o público geral não conhece”, enfatizou em seu voto.
Segundo o ministro, embora o escândalo da Petrobras venha sendo amplamente
divulgado na mídia, não se tem notícia de que a candidata Dilma Rousseff
tenha sido responsabilizada pelo Tribunal de Contas da União
em relação à compra da refinaria.
Lembrando que o direito de resposta é cabível nas hipóteses em que
candidatos, partidos e coligações forem atingidos, ainda que de forma indireta, por conceito, imagem ou afirmação caluniosa, difamatória, injuriosa ou sabidamente inverídica,
Herman Benjamin afirmou que a suspensão da propaganda é uma medida prudente.
“Ante o exposto, defiro a liminar, a fim de determinar
a suspensão imediata da propaganda eleitoral atacada,
sob pena de fixação de multa diária”, concluiu o relator.
MC/FP
Processo relacionado: Rp 143090
(http://www.tse.jus.br/noticias-tse/2014/Setembro/ministro-suspende-propaganda-de-marina-por-ofensa-a-dilma-e-ao-pt)
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Marat
O esgoto jorrará, certamente. O bom que na capa do esgoto-veja (se é que isso será editado), será impresso o direito de resposta do PT. Espero que eles pensem bem no que vão escrever…
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