Altamiro Borges: Datafolha mostra que mídia apanhou de goleada na Copa
Tempo de leitura: 3 minDatafolha: mídia sofre goleada na Copa
por Altamiro Borges, em seu blog
A pesquisa Datafolha, que aponta o crescimento de Dilma Rousseff de 34% para 38% das intenções de voto, confirma que a mídia tucana apanhou de goleada na Copa do Mundo. Com seu complexo de vira-lata e sua visão neoliberal de negação do Estado, ela fez baita terrorismo contra o megaevento com o nítido propósito de desgastar a imagem da atual presidenta.
Não deu certo! Até a Fifa, outra tranqueira elitista e corrupta, já afirma que esta é a “Copa das Copas”. O sucesso parece que teve reflexos imediatos na pesquisa, que deve ser encarada como uma simples fotografia do momento, evitando-se qualquer salto alto – um desastre nos jogos e, mais ainda, numa eleição tão disputada!
A própria Folha confessa, amargurada, na sua manchete desta quinta-feira (3): “Copa melhora o humor do país, e Dilma cresce”. O jornal tucano foi um dos principais veículos do viralatismo nativo. Criou até um “protestômetro” para incentivar manifestações contra o evento. Na retranca “A Copa como ela é”, o diário abusou das notícias negativas – num “azedume” criticado até por sua ombudswoman. Agora, porém, a Folha admite a surra – dentro e fora dos campos. “A Copa do Mundo mudou o humor geral dos brasileiros e parece estar influenciando a avaliação do governo, as expectativas econômicas e até a eleição presidencial. No plano político, a presidente Dilma Rousseff (PT) é a maior beneficiada”.
Segundo o Datafolha, a proporção de eleitores favoráveis à Copa no Brasil subiu de 51% para 63% em um mês. Já o orgulho com a realização dos jogos saltou de 45% para 60%. “De carona nisso, as intenções de voto em Dilma avançaram de 34% para 38% – a maior variação entre todos os concorrentes – e a aprovação do governo variou positivamente, de 33% para 35%. No mesmo período, o senador Aécio Neves (PSDB) oscilou de 19% para 20%. E Eduardo Campos (PSB) foi de 7% para 9%, deixando assim a posição de empate técnico com Pastor Everaldo (PSC), estacionado em 4%”. Já na pesquisa espontânea, que é mais segura, Dilma subiu de 19% para 25% das intenções de voto.
Todo o pessimismo destilado pela mídia tucana nos últimos meses sofreu um momentâneo revés nestes dias dos jogos da Copa. “Na economia, a reversão do humor aparece em relação à expectativa de inflação (recuo de 64% para 58%), desemprego (de 48% para 43%) e poder de compra do salário (avanço de 27% para 32% dos que esperam melhoria). Agora, 30% acham que a economia do país irá melhorar. Eram 26% em julho. E 48% estão otimistas com a própria situação econômica. Eram 42% há um mês. O Datafolha mostrou também que, para 76%, os torcedores que xingaram a presidente no jogo de estreia da Copa, em São Paulo, agiram mal”, relata a incrédula e desesperada Folha.
A pesquisa, porém, não deve gerar ilusões. A Copa do Mundo termina no próximo dia 13 e o Brasil volta à normalidade. A campanha eleitoral começa de fato em agosto, com o início do horário eleitoral “gratuito” de rádio e televisão. O jogo será pesado, o mais sujo da história recente do país. A mídia tucana foi goleada na Copa, mas não desistiu da guerra. A própria pesquisa aponta para a maior probabilidade do segundo turno. Até os que xingaram e atacaram o evento, apostando num desastre do governo, agora se travestem de torcedores – é risível a foto de Aécio Neves com a camisa da seleção no aeroporto do Rio de Janeiro. Eles perderam esta partida, mas não desistiram do “futebol”.
Leia também:
Apoie o VIOMUNDO
Comentários
Regina Braga
È o pig levou uma joelhada…foi nocaute no ringue!
Mariza
vou repetir aquela frase famosa dos estádios de futebol: EU JÁ SABIA! O PiG vai levar a maior surra. Será tão inesquecível quanto a primeira vitória de LULA. Olê, olê, olê, olá, DILMA! DILMA!
Elias
O Datafolha pode apontar o número que bem entender, simplesmente não acredito no Datafolha, não acredito na Folha, ambos mentiram, mentem e continuarão mentindo.
Rotor
Assim como a Marcelle, muitas mulheres se sentiram ofendidas com a agressão à Dilma
A pesquisa Datafolha mostra que , em um mês, o crescimento das intenções de voto , entre elas, saltou de 33 para 38 por cento
Igor_
Infelizmente o PT terá muita dificudade de convencer os eleitores nessas eleições a votar no partido e isso graças ao bem feito trabalho sujo do PIG, que espalhou ódio e radicalismo no Brasil contra o o PT. Vencer o PIG e o PSDB nessas eleições será uma tarefa para lá de difícil,talvez,a maior da historia do PT.
Se o PT perder essas eleições poderá ficar de fora do poder por anos e ser reduzido bastante já que o partido depende muito da imagem do Lula ainda para viver…O PT precisa vencer essas eleições para nos salvar do atraso que são as políticas tucanas…
Mas lutar contra o “dragão” que o PIG é não é tarefa fácil, já que o próprio PT não domou o PIG quando podia,com regulamentações que existem, por ex. em paises desenvolvidos como EUA para mídia.
Vamos torcer para Dilma e rezar para que ela seja reeleita.
FrancoAtirador
.
.
48% D@S BRASILEIR@S ESTÃO OTIMISTAS
COM A PRÓPRIA SITUAÇÃO ECONÔMICA
(http://migre.me/kgahA)
.
.
FrancoAtirador
.
.
Porém, para as Organizações Globo,
para o Jornal Folha de S.Paulo
e para a Revista Veja/Abril/Naspers,
@s brasileir@s são masoquistas e,
então, vão votar no PSDB em outubro
para piorar a situação do BraSil.
.
.
FrancoAtirador
http://imgur.com/HnHCu3W
<a href="” class=”comment-img”>
Edgar Rocha
Três coisas:
– O Brasil ainda não perdeu na Copa (não torço contra, mas o jogo do Chile foi por um fio). Se perder, vão tentar conduzir os ânimos, como de costume.
– A imprensa precisa de um mínimo de credibilidade após a Copa pra ter alguma influência sobre os eleitores. Tapar o Sol com a peneira agora que as previsões não se confirmaram e a imprensa internacional se pergunta “Como??? Não tava tudo uma merda?!” é cair num ridículo que contaminaria a mais perfeita campanha do Aécio.
– Sempre há a possibilidade do chumbo trocado nos bastidores servir de sossega-leão nas eleições. Foi assim nas duas eleições do Lula e, provavelmente, o PT já tem boas cartas nas mangas pra garantir uma certa civilidade. É torcer pra que não haja grandes escândalos e reviravoltas. De novo.
Enfim, no jogo político, um passo atrás pode ser apenas o preparo pra um bote. Nem a Dilma, nem o PT venceram sequer a batalha. Que dirá a guerra. É torcer pra tudo acabar bem na Copa, pros escândalos no Metrô serem impossíveis de represamento, pras manifestações ‘ctqtaí’ caírem no ridículo de onde nunca deveriam ter saído e nada, absolutamente nada, atrapalhar o jogo democrático, por mais baixo que este venha a ser, sob pena de se justificar um golpe mortal nas instituições, à revelia do povo, dos avanços, e da autoestima recuperada do brasileiro com o sucesso do evento. Oremos.
sergio
Todo o viralatismo da velha mídia com o boicote à Copa, serviu para desmascarar essa gente.
ricardo almeida
Apareceu um et incrivel o ev xans e de outro mundo , sera real????
PIMENTA
http://www.blogdacidadania.com.br/2014/07/ironia-suprema-apos-tanta-sabotagem-copa-das-copas-pode-reeleger-dilma/
Ironia suprema: após tanta sabotagem, “Copa das Copas” pode reeleger Dilma
Pergunto a você, estimadíssimo leitor: o que mais os grupos político-midiáticos de direita e esquerda que apostaram na Copa de 2014 como meio de desgastar Dilma poderiam ter feito para atingir tal objetivo? Eu diria que fizeram de tudo e mais um pouco.
Pela esquerda, protestos violentos contra a Copa infernizaram as grandes cidades, feriram centenas de pessoas, provocaram prejuízos econômicos imensos, rebaixaram a autoestima dos brasileiros até o rés do chão, tudo com base na mentira hedionda de que os investimentos no evento teriam roubado dinheiro da Saúde e da Educação.
Pela direita, mentiras sobre a organização da Copa não deram um só dia de sossego para os organizadores – ou para a face mais visível da organização do evento, o governo federal. Após caírem as mentiras espalhadas mundo afora pela mídia brasileira, a mídia internacional vem denunciando aquela campanha infame que o evento sofreu, que previa “caos”.
Não se pode negar que essa campanha de desmoralização funcionou tanto para um extremo quanto para o outro do espectro político – ao menos enquanto foi possível manter mentiras dessa magnitude: Dilma caiu razoavelmente nas pesquisas.
Além disso, do ano passado até abril deste ano, a 3 meses do início da Copa, pesquisa Datafolha mostrava que a aprovação ao evento despencara. Em novembro de 2008, 79% dos brasileiros apoiavam a Copa; em junho de 2013, eram 65%; em abril último, esse apoio caiu para míseros 48% – a maioria, então, era contrária ou indiferente a realizar a Copa no país.
Eis que, de supetão, sem divulgação prévia no UOL – como costuma acontecer –, pesquisa Datafolha dá conta de melhora na aprovação de Dilma – aparentemente minimizada pelo instituto – e, acima disso, de forte melhora na aprovação à realização da Copa no Brasil, que, agora, subiu para 63%. Em menos de um mês.
E, consequentemente, segundo essa pesquisa Datafolha recém-divulgada, do mês passado para cá a aprovação ao governo Dilma subiu de 33% para 35% e as intenções de voto dela subiram para 38%.
Para este Blog e os leitores que nele acreditam, não houve surpresa. ONZE DIAS atrás, foi dito nesta página que o sucesso da Copa melhoraria a aprovação de Dilma. Como você pode ver, leitor, não foi chute.
Mas, para variar, a famigerada “margem de erro” do Datafolha fez os adversários de Dilma desfrutarem do que não faz sentido que desfrutem. Eduardo Campos e Aécio Neves ganharam pontos também, mas dentro da margem de erro de 2% – Dilma ganhou 4 pontos.
Não faz sentido que Aécio e Eduardo ganhem pontos porque eles estiveram entre os mais vira-latas no que tange a Copa. Garantiram que o Brasil passaria “vergonha”, que as obras não ficariam prontas etc. Ora, se nada disso ocorreu não faz sentido que tenham ganhado pontos.
“Análise” do diretor do Datafolha, Mauro Paulino, publicada na Folha nesta quinta-feira 3 explica que os candidatos da oposição ganharam esses pontinhos porque se tornaram “mais conhecidos” e porque caiu o percentual dos que não escolheram um candidato, mas é balela. É mais provável que tenham perdido pontos após a realidade da Copa desmascarar a fantasia pregressa.
Este blog tem notícias de que pesquisas privadas feitas para o governo Dilma mostram que os ganhos dela com a excelente organização do Mundial superam o que o Datafolha diz. Isso porque o desmoronamento do catastrofismo mostrou um fato aos brasileiros: Dilma e a Copa que seu governo organizou foram alvo de mentiras, sob inspiração de seus adversários políticos.
A campanha contra a Copa foi tão insistente, tão esmagadora, tão peremptória que a ausência do desastre chegou a ser chocante. Muitos dos que deram crédito àquelas mentiras ficaram absolutamente embasbacados com a realidade.
Alguém que acreditou piamente nas mentiras – pessoa com quem este blogueiro chegou a ter uma discussão acalorada – disse, recentemente, que estava absolutamente chocado. Pediu-me desculpas, inclusive. E reconheceu que houve (má) intenção política naquela história do “imagina na Copa”.
Para os brasileiros, em expressiva maioria, ficaram claros os métodos dos críticos renitentes de Dilma. Mais do que isso, a grande mídia atucanada desmoralizou-se fortemente.
Quem mandou exagerar tanto na dose?
Ora, não é por outra razão que a pesquisa Datafolha mostrou que também no que diz respeito à economia e à expectativa dos entrevistados sobre a própria vida houve melhora para Dilma e seu governo.
Tudo melhorou para Dilma. O pessimismo com a inflação caiu de 64% para 58%, o pessimismo irracional com o desemprego – pois temos hoje o desemprego mais baixo da história – caiu de 48% para 43%. Além disso, subiu de 27% para 32% o contingente dos que acham que os salários irão se valorizar.
Estamos falando de milhões de brasileiros que perceberam que foram jogados contra Dilma ao custo de mentiras. Não há nenhuma outra explicação. Esse fato é claro como água. E, mais do que isso, este blog acredita que se trata de fenômeno não apenas irreversível, mas crescente.
Além da verossimilidade de o Datafolha ter usado a margem de erro – e, talvez, mais um tiquinho – para deprimir os números da adversária Dilma e inflar os dos aliados Aécio e Eduardo, há outros números – que serão conhecidos proximamente – dando conta de melhora ainda maior para a presidente.
Ao fim, o que chama a atenção é a ironia suprema de a grande aposta da oposição midiática para desgastar Dilma se tornar um dos principais fatores que desencadearão sua reeleição, pois o desmoronamento das mentiras mostrou quem é quem.
Este Blog não estranhará, portanto, se, em breve, Aécio Neves e Eduardo Campos tentarem disputar com Dilma a paternidade da Copa. Afinal, filho feio não tem pai, mas filho bonito tem um monte.
*
PS: a imagem que ilustra este texto é de uma charge que fiz na madrugada de quinta-feira (3/7) após ler a pesquisa Datafolha na edição on line da Folha de São Paulo. Fazia muito tempo que não desenhava ou pintava. Na juventude (37 anos atrás), trabalhei como desenhista em uma agência de publicidade. Depois que me casei (aos 22 anos), mudei de ramo porque precisava sustentar a família e desenho, à época, não dava dinheiro. Mas continuei desenhando. Contudo, após o nascimento de Victoria, a quarta filha – que nasceu “especial” –, desanimei e parei. Fazia anos que não desenhava. Voltei na madrugada do dia 3. Assim, peço indulgência na avaliação da charge. Mas como no Facebook os amigos gostaram, achei que seria apropriado reproduzi-la aqui no Blog.
Fabio Passos
O datafraude continua tentando manter aécio neve vivo com estes 20%… mas o cadáver já cheira mal. Vai apenas cumprir tabela disputando o segundo lugar com o campos.
A nova derrota do PiG-psdb será fatal também para o jornaleco do frias.
Cláudio
… “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …
Bacellar
E hoje desaba um viaduto no quintal do Aécio…
Fabio Passos
aécio neve é ruim demais… é o suicídio do PiG-psdb.
<a href="” class=”comment-img”>
Sr. Indignado
Peraí… como é? Humor do brasileiro melhora e Dilma cresce? Vamos devagar… quer dizer que bom humor é Dilma e mau humor é Aécio/Campos? Agora entendi, mas não poderia ser diferente.
augusto2
e facil.
na propaganda eleitoral ser didatico/direto como assim:
“vejam voces, se antes da Copa do Mundo a imprensa enganou voces – apesar de futebol e copa todo o brasileiro entende… E enganou muita gente por muitos meses. Eu ao contrario dizia que ia ser sucesso, a copa das copas.
mas se num assunto que todo o brasileiro entende, eles fizeram tanta desinformaçao, que dirá no assunto Economia, empregos, e administraçao do pais que sao assuntos mais dificeis de entender, quem GARANTE que eles nao vao enrolar mais ainda?
Nao tem mais logica acreditar em quem acertou em cheio que iamos realizar uma grande COPA?
Francisco
Gostaria de chamar a atenção que assim como no futebol, “o jogo só termina quando o juiz apita”.
Ou seja, a Copa ainda não acabou…
Não é sensato adotar postura que faça algum maluco “do lado de lá” praticar algum ato tresloucado só para mostrar que “não houve Copa coisa nenhuma”. Black Bloc é bicho doido.
Não é dificil para quem é insensato e insensivel (e doido).
O melhor é esperar todo o processo se concluir e só depois cantar vitória. Há muita coisa em jogo…
Deixe seu comentário