Getúlio, Médici e outros ditadores que “vieram de baixo”

Tempo de leitura: 2 min

por Luiz Carlos Azenha

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso fez palestra no Rio Grande do Sul, ao lado da governadora Yeda Crusius. Dois democratas que vieram “de cima”.

Na palestra, segundo a Folha Online, ele disse que o Brasil de Lula é um país indecente. Disse isso de forma diplomática, claro:

“Não nos deixemos enganar [sobre ser] possível existir formas de democracia que sejam consequência da manipulação pelos poderosos. Poderosos podem ter vindo até de baixo. Em geral os que mais manipulam vêm de baixo. Os ditadores, em geral, não são os que vêm de cima, vêm de baixo”, disse o tucano.

[…]

Fernando Henrique criticou a influência de “um partido ligado a um sindicato” em decisões do governo. Ele culpou o amálgama entre “partido, sindicato, Estado, empresas e fundos de recursos vultosos” por restringir a concorrência.

“Imagina-se que isso pode ser capitalismo, um tipo de capitalismo burocrático, que faz com que a competição diminua e haja quem resolva politicamente esse pode, esse não pode, esse ganha e esse perde”, disse o ex-presidente.

Mais tarde, ao responder a perguntas dos participantes, o tucano disse que o monopólio estatal das telecomunicações, rompido em seu mandato, ganhou a fórmula de “monopólio privado” sob o atual o governo. Em 2009, a Brasil Telecom incorporou a Oi, fato não mencionado pelo tucano.

Para o tucano, mesmo sistemas políticos autoritários podem alcançar o crescimento como resultado econômico.

“A economia pode crescer muito bem através de organização econômica que não abra espaço para a competição e para a liberdade e que sufoque as liberdades individuais e as organizações partidárias. É isso que nós queremos? (…) Ou queremos viver num país decente?”

Fernando Henrique não deu exemplos, mas podemos apontar dois casos de ditadores que “vieram de baixo” na História do Brasil: Getúlio Vargas, de uma família de latifundiários, e o “operário” Emilio Garrastazu Médici.

Eu entendi perfeitamente onde FHC quer chegar e o papel que a campanha de José Serra delegou a ele: motivar os já convictos. Na lógica do ex-presidente, a popularidade de Lula é uma ameaça e o crescimento econômico promovido pelos dois mandatos de Lula, outra. O raciocínio tortuoso de FHC pretende desconstruir a lógica entre crescimento econômico e popularidade, transformando ambos em “riscos”. Mais tarde, na campanha, ele poderá argumentar que é preciso dar um basta ao continuísmo representado por Dilma, a marionete de Lula. Lula, o “ditador que veio de baixo”, nesse raciocínio estaria usando Dilma para prolongar a república sindicalista que implantou no Brasil.

Não, FHC não leu um texto escrito pelo brilhante professor Hariovaldo de Almeida Prado.

A falta de ideias é dele, mesmo. Quanto à péssima aula de História e a omissão dos “ditadores que vieram de cima”… ponham na conta da campanha eleitoral.

PS: Trata-se da versão tucana do “nós contra eles”, na qual “os de baixo” representam ameaça. Aquela mesma divisão que o ex-governador José Serra tanto deplorou no discurso de lançamento de sua pré-candidatura.

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Janes Rodriguez

Mais impagável que isso, só mesmo o Millor Fernandes analisando excertos da "obra" de FHC. É o professor Hariovaldo em seu melhor momento. Boas risadas garantidas, com cedrteza.

Jair Fonseca

Rapaz, e FHC já foi considerado um grande sociólogo !
Que baixeza, quanta leviandade.

@faltorpan

Eu lamento profundamente esse retrato patético da oposição de m… que temos no Brasil. O progresso da nação seria muito maior caso tivéssemos uma oposição de fato. Não esse arremedo, tão bem representado a cada pataquada do nosso grandessíssimo… bom, vai ex-presidente mesmo… Essa podridão que se esconde nas sombras, que age pela pior corrupção que se pode conceber para o crescimento de uma nação: a corrupção da imprensa, nos diminui a todos. Estou vendo a hora em que a máscara, de tão mal pendurada na cara de pau, acabar de cair e eles forem obrigados a abandonar o português e a falar o inglês de seus patrões. Que pena! O Brasil de Lula merecia uma oposição melhorzinha. Quem sabe uma boa e velha oposição que venha "de baixo", já que os de cima são muito corruptos ou muito estúpidos para ter a grandeza de oferecer antítese política verdadeira.

Cecilia

"Em geral os que mais manipulam vêm de baixo. Os ditadores, em geral, não são os que vêm de cima, vêm de baixo”,

Pra mim isso é preconceito, é discriminação! O que é isso, FH, compostura!

Edmundo Adôrno

Meus Caros,
Ninguém supera o FHC no papel de inimigo intimo. Basta essa criatura abrir a boca e seus adversários comemorarem. O cara não acerta uma.
Não 01 mês para a turma mandar o FHC ficar calado.

    Paulo Maurício

    Estás enganado, amigo. Simplesmente o fhc não gosta de 'fingir', de se ocultar. Ele se mostra como é e fala/escreve o que pensa que pensa. Quando ele disse 'esqueçam o que eu escrevi' é porque ele não tinha escrito nada ainda que fosse dele, até então. Veja bem: depois da morte de D. Ruth, ele nunca mais escreveu/falou algo que prestasse ou fizesse sentido para o mundo real, fora do domínio virtual tucano – não estou dizendo que sua produção anterior tenha algum valor fora desse círculo . Já reparaste que os lábios dele, quando fala, lembra os dos bonecos usados por ventrílocos?
    Pois é, o boneco ainda não se deu conta que o som que sai de sua boca é o produzido por suas próprias cordas vocais. hehehehe.

marta

cont. "Tucanos querem mudar pesquisa no “tapetão”
abril 14th, 2010 às 17:45
. A alegação do PSDB, porém, é a de que informações do registro teriam sido alteradas no último dia 9 e, por isso, a data mínima de divulgação seria hoje, um dia depois.
Não tenho conhecimento dos precedentes jurídicos do TSE, mas acho que se trata, obviamente, de uma questão irrelevante. O objetivo, evidente, é desqualificar a primeira pesquisa à apontar a igualdade entre Dilma Rouseff e José Serra. O resultado da Sensus, como você pode ver na ilustração, é muito mais coerente com o crescimento de Dilma que outros institutos como o IBOPE e o Vox Populi já vinham registrando. A única pesquisa que apresenta números discrepantes é a da Datafolha os resultados das demais, considerada as margem de erro de cada um, são literalmente iguais.

Do ponto de vista político, é só esperneio.

marta

Azenha, do tijolaço: "Tucanos querem mudar pesquisa no “tapetão”
abril 14th, 2010 às 17:45
A pesquisa Sensus de ontem, que mostrou o empate ( 32,7% x 32,4% ) entre José Serra e Dilma Rouseff deixou mesmo o tucanato atucanado. O partido entrou hoje com uma ação contra o instituto de pesquisa, alegando que ela não teria cumprido o intervalo mínimo de cinco dias entre o registro no Tribunal Superior Eleitoral e a sua divulgação. A pesquisa foi registrada no dia 5 deste mês e tornada pública ontem. "

nomorewar

Desculpe, Azenha, mas eu provavelmente nunca viria a conhecer o tal Hariovaldo não fosse ele ser citado aqui. Se bem entendi numa leitura rápida no sitio daquele imbecil, trata-se do que há de "mais pior" que se possa imaginar. É um doente e deveria estar na mesma enfermaria do Seu Tiozinho, aquele que tem transtorno de personalidade (paranóica – F60.0 no CID) e escreve na/para a Veja. Tipos como esses (inclua-se Roberto Freire) devem ser esquecidos. É isso. Grato.

    Conceição Lemes

    Nomorewar, leia de novo. É ironia. Está brincando. Abs

    Erivaldo de Souza

    É, dá para sacar que o Hariovaldo faz aquele papel de extrema direita, como se fosse um Coturno Noturno, mas como humorista ele não pega.

    Quanto tempo dura, sim. Mas sei, é outra linha.

    Mudando de assunto: Conceição Lemes, por que paulista fala ele foi "pégo" e o resto do país diz "pêgo"?
    Daqui a pouco vão proibir, como fizeram com a expressão "risco de vida" – que é uma redução para risco de perder a vida.

    Ou – outra coisa – como fez a Folha que passou a chamar quase todos os times de futebol da Itália pelo gênero feminino. Mas chamam de "o" Milan e "a" Inter. É um negócio besta, pequeno, irrelevante. Mas é que me irrita.

    Diga aí.

aurélio

Azenha, FHC estava iluminado pela chama de São Serapião, e quer dar um golpe de estado na confraria hariovaldiana. Assim não pode, assim não dá.

Eduardo Lima

Eu adoro quando FHC tenta ajudar José Serra e só fala besteira! Continue falando FHC!

Bando Lêro

O insigne grande intelectual quis dizer:

Acima de tudo, é fundamental ressaltar que a consolidação das estruturas maximiza as possibilidades por conta do impacto na agilidade decisória.

francisco.latorre

da moóca.

leitor juvenil de mussolini e hitler.

os rapinantes continuam patológicamente acusando o outro por aquilo que observam ao espelho.

o sig explica. ou o doutor julius. ou o doido-de-pedra palumbo.

qualquer calouro de psicologia explica.

Moacir

Azenha:
Boa sua crítica ao FHC (é sempre um prazer). Mas não misture o Getúlio com essa gentalha não, porque ele não merece. Os tucanos, no poder, desejaram acabar com a "Era Vargas" exatamente porque foi neste período que o Brasil adentrou à modernidade, onde foram erguidas as estruturas que os tucanos venderam e destruíram,ou seja, a Era Vargas foi, para o Brasil, o oposto do governo dos tucanos – daí a raiva deles com o GV. Nesta linha, se vc confrontasse sua crítica, nos termos em que ela foi colocada, com o próprio FHC, era capaz de ele concordar com vc que, de fato, esqueceu em sua fala de falar do GV, porque mesmo que ele tivesse falado, nao mudaria o centro do argumento dele, que era, como vc muito bem colocou, agredir o Lula com a pecha de ditador. Logo, sua crítica pela não citação de "ditadores de cima", ao invés de contrapor, corrobora, em alguma medida, o que o FHC disse, o que, penso, não era sua intenção. Como vc vê?

joseph

2.Ele teve um flashback da época, muito distante já, em que lia Maquiavel. O florentino não diz isso, especificamente, mas ele tem toda uma reflexão sobre o tirano ou príncipe que “vem de baixo” e sobe pela força e pela fraude. Do jeito oblíquo dele, Moisés seria um desses (ao lado do célebre tirano de Siracusa Hierão). Além disso, ele diz que os piores tiranos são os que governam com o povo, sem os nobres, e não os que governam com os nobres, sem o povo.

Italo

FHC é magistral . De baixo contra os de cima, sinceramente não sei onde ele pretende chegar c/ este discurso ridículo

Pedro de Sousa

FHC, ao falar dos ditadores que vêm de baixo, está se baseando na história do amigo Serra, que saiu dum quartinho na Mooca pra uma Mansão não declarada em Pinheiros, e pro Palácio dos Bandeirantes, onde se tornou famoso por bater na Polícia Civil e nos Professores – que queriam democraticamente ser ouvidos – com a Tropa de Choque de sua PM, além de infiltrar policiais nos Movimentos Sociais e controlar jornalistas.

Deve ser mais ou menos isso.

beatrice_

Azenha,
aproveitando o ensejo que a dona yeda patrocinou uma reedição do MILLENIUM em POA, e que a vaga de vice ainda tá vaga, que tal um abaixo-assinado para favorece-la na indicação?

Milton Hayek

O Dr Juliius Sodenberg analisa FHC,o príncipe dos ociólogos:
http://drjulius.wordpress.com/2009/11/15/a-presun

A Presunção Ególatra de um Sociólogo

Hoje respondo pergunta da leitora Agda Diniz:

Dr Julius, O caso do Prìncipe dos Sociologos de Higienópolis também parece ser de “fase anal incompleta”? O que o Sr. acha?

A Fase Anal Incompleta pode manifestar-se de muitas maneiras. No estudo do caso do cantor Caetano Veloso, apontei três sintomas principais: egolatria, verborragia e esfincter solto. Estes são os principais sintomas, mas não são relacionados unicamente à Fase Anal Incompleta. Podem surgir em outros contextos.

……………………………………………….

Damos o nome de Presunção Ególatra a esse tipo de presunção combinada com egolatria. Trata-se de um comportamento engendrado pela contradição entre uma egolatria fortemente inscrustrada no Ego e uma compreensão de si como um perdedor que não pode declarar-se como tal.

    Odete

    Kkkkkkkkkkkkkkk…adorei!!!!!!

    Eleutério Boanova

    Que beleza de análise. Parabéns!!!!!

Francisco Silva

Mais uma do FhC. Proponho um concurso para Chefe da "Faladoria" Geral da República.

Gilmar Mendes ou FhC?
Uma perguntinha para o candidato Gilmar, disparado o mais indicado para o cargo:
Sr. Gilmar Mendes, padre comer criancinhas não é crime hediondo? Por quê calas diante destes crimes?

    Carlos

    "Faladoria" foi ótima!
    Outros pra equipe de "faladores gerais": Arthur Virgílio, Álvaro Dias,… Eliane Cantanhede e Míriam leitão seriam aceitas?
    E as versões estaduais?

@Briguilino

fhc é a OFÉLIA da política brasileira. Só abre a boca para dizer besteiras (quando tem certeza).

Luiz

E aquela "tese de mestrado" dele, alguém comentou em um blog, que teria sido "garfado" do orientador dele. Daí, por não ser idéias originais dele, originou a célebre frase: "esqueçam o que escrevi". O sujeito é uma fraude desde o início.

ZKFonseca

Do que li, a questão básica tem a ver com a origem do político e a existência ou não de relação direta com o exercício do poder. Conto aqui uma história. No início dos anos 80, trabalhei como caixa de uma sapataria no Rio. Observava o comportamento dos compradores. Os mais abastados queriam sempre descontos não razoáveis e destratavam os funcionários. Lembro da mulher de um bicheiro exigindo a troca de uma sandália, que ela propositalmente danificou (rasgou as tiras de forma grosseira). Lembro também de um gordão,carrão na porta, que me meteu um cheque sem fundos. Lá se foi o meu 13º foi pro espaço. Lembro também de um sujeito simpático, vascaíno como eu, que namorava uma chuteira na estante, perguntava o preço e saía. Um belo dia experimentou a chuteira e pagou o preço de vitrine, sem pechinchar um centavo, completando o valor com moedas. Comentei com meu pai, que disse:-"Podendo vender a pobre, jamais venda a rico. Pobre é mais honesto, rico adora dar um calote." Esta foi uma frase marcante na minha vida, se pode ser aplicada aos políticos deixo à vossa estimada consideração.

Milton Hayek

http://www.conversaafiada.com.br/video/2010/04/14/video-veja-como-fhc-ficava-de-joelhos-e-lula-emprestou-uma-grana-ao-fmi/

Presidente Clinton sobre FHC:

" Não é admissível que recursos de empréstimos para alguns países sumam por causa da CORRUPÇÃO".

Aconteceu em 1998,quando FHC reclamou das condicionalidades(FHC colocou o Brasil de quatro pors EUA por causa desses empréstimos para salvar seu governo incompetente) que os EUA exigiam para o FMI dar dinheiro ao Brasil.
Clinton era amigo de FHC.Pelo menos era isso que FHC pensava.Na realidade,Clinton só deu atenção a esse ociólogo imbecil porque ele era presidente do Brasil.

Milton Hayek

Aliás,lembrando o Dr Julius,FHC tem uma fixação nesse negócio que "vem de baixo",né?!

    Leider_Lincoln

    E como! Isto e políticos acreanos e rondonienses…

priscila presotto

Gente no blog do Nassif ,tem um vídeo comparando o governo do principe e de Lula no momento das crises ,vale a pena conferir!

Ñ rsponda os trolls

Ah sim UBALDO, você está corretissímo, porém essa sua "moda" está fora de moda, desde que nosso digníssimo LULA, é assim mesmo sem formalidades, assumiu a presidência da "Repúbrica" hehe. Se pensa em uma nova moda, a moda da ascenção social, a moda dos 214 novos Intitutos Federais de Educação, a moda da capacitação profissional, a moda do aumento do salário, a moda da valorização do professor, a moda da Inclusão digital e social. Essa sua moda, nunca foi moda e a tendência é que saia cada dia mais de "moda" e você sabe muito bem o que são os elitistas não é? São os famosos 2%…E já que você falou. O quê é cultura? Ou você só considera cultura aquilo que vem mastigado, triturado e patenteado, pronto para consumo, de nossos amigos norte-americanos ou cultura é só aquilo que nasce nos berços das famílias ricas? As fronteiras entre o que é cultura e o que não é vão muito além dos teatros meu caro colega, vão muito além de onde seu preconceito pode enxergar…

    francisco.latorre

    cultura… com o balde?…

    tá maluco.

    alguém lê mesmo aquilo?… como conseguem?…

    quero o segrêdo. é fígado privilegiado?… boldo?… engov?…

    é pior que porre de 51. pior que pastel de rodoviária.

    e os danos ao cérebro?…

    será uma conspiração pra reduzir a capacidade intelectual dos expostos ao lerolero trolloló?…

    o balde é arma quimíca. afeta a bioquímica do cérebro.

    gente… droga é só pra sarro. cuidado com overdose.

    pô.

    cardosovaidoso e balde furado na mesma página..

    banho de erva. defumação. valei.

Geraldo Mendes

É isso. Azenha matou a pau. Os tucanos querem e fazem a divisão do Brasil. Desde que eles estejam no poder. Quando não estão no poder essa divisão – que eles fomentam e ampliam – lhes é desfavorável, então "denunciam". O governo Lula dimnui essa divisão todo santo dia. Incluiu milhões de pobres e miseráveis das classes D e E na classe C. Isso não deveria inflar as hostes tucanas? Deveria, talvez, se fosse a segunda ou terceira gerações de "incluídos". Mas sendo os próprios incluídos eles carregam a ideologia de classes de quem veio de baixo, e se identificam – para não apelarmos ao "ficam gratos" – com Lula. O discurso de FHC é para os seus vizinhos do Higienópolis. Um mala.

Lucinei

Sinceramente, não sei que Sociologia e Ciência Política são essas. Inventaram até ditador eleito por sufrágio universal em eleições livres (Chaves). Tenho curiosidade em saber, pelo menos, as fontes bibliográficas ou referências na literatura especializada.

São muito chiques…

Fabrício

Se o senhor FHC resolvesse dar nomes aos bois descobririamos que ditares ou não todos vieram de cima a exemplo de seus partidos, Lula e o PT são uma exceção que estão longe se ameaçar o sistema capitalista e a democracia, muito pelo contrário estão os fortalecendo.
O nosso ex-presidente comporta-se cada vez mais como um esquizofrênico que vive num mundo só seu, com a agravante de tentar espalhar esse mundo irreal para os demais.

Marcos P.B.

Ótimo texto Azenha.

Acho que o psdb deveria colocar o FHC como coordenador da campanha do serra, assim teremos apenas o 1º turno.

Davis Sena Filho

Eu gostaria muito que o Ubaldo deixasse de leviandades.
E você, Ubaldo?

    Ubaldo

    Davis,
    Se você notar bem, eu observo e descrevo fatos. Isso trás por vezes embaraço à alguns que não conseguem contra-argumentar.

    Carlos

    "Fatos"?

    priscila presotto

    kkkkkkk!Fatos ou factóides???????

    daniel

    Então vamos contra-argumentar!

    "Embora FHC tenha ganhado duas eleições do Lula"
    E Lula ganhou duas, contra Serra e Alckmin (Apoiados por FHC);

    " e tenha deixado a cartilha econômica que é seguida até hoje ele não está mais em moda."
    Que cartilha é essa? A das privatizações? Da grana dada aos bancos? Lula guiou a economia como deveria ter sido por feita FHC, mas FHC não fez. Qualquer marolinha e o Brasil tremia. Moda passa rápido, igual a FHC!

    "A moda agora é o sindicalismo"
    Sindicalismo existe há mais de 100 anos, não pode ser chamado de moda, já teria acabado a muito tempo;

    ", é não ter "diproma"
    Já frequentou alguma faculdade vazia, sem alunos? O número de "dipromados" está crescendo;

    "É a nova classe média. Quem não quiser isso, chamado de elitistas, deixe-o (em alusão ao Ame-o ou deixe-o Brasil), como diziam os militares."
    Eu amo o Brasil independente de qualquer coisa, deveria sentir o mesmo. Chama-se patriotismo. Não deixaria meu país nem que estivesse repleto de playboys e patricinhas. Diferente dos playboys e patricinhas que querem fugir ao avistar o primeiro pobre! Vide o caso do Flickr da Dilma… Um cara que mora em "New York" dando pitaco na vida nacional! HAHAHAHA

    "nem ter cultura"
    Cultuar o que é nacional é não ter cultura? Devemos cultuar apenas o que é estrangeiro?

    ", usar chinelo de dedo e bermudas"
    Havainas e um bermudão? Não é assim que se vestem na Califórina e "Hawaii"?

    " e usar almofadinha no bagageiro na mesma cor do carro."
    Vou ter que argumentar? Putz, ok. E quem usa almofadinha na cor diferente do carro é classe abastada?

    "Eu já estou conformado. Até com a continuidade com a Dilma, eventualmente. "
    Que bom! Mostra que é um democrata! E, como eu, irá cobrar da Dilma tudo o ela que prometer durante a campanha! É assim que funciona a democracia.

    "E vocês?"
    Não estarei conformado! Estarei extasiado! O Brasil teve jeito!

    Ubaldo

    Por favor, responda objetivamente, já que você se dispôs a contra-argumentar:
    Supondo um muito improvável impedimento da Dilma, se o Lula indicar o aliado Sarney ou o aliado Collor ou o aliado Temer para a presidência, você votaria em qualquer um deles?

    Bando Lêro

    Acima de tudo, é fundamental ressaltar que a valorização de fatores subjetivos exige a precisão e a definição das diversas correntes de pensamento.

    Gerson Pompeu

    Ubaldo e Hariovaldo, tudo a ver.

    Bando Lêro

    Caros amigos, a valorização de fatores subjetivos prepara-nos para enfrentar situações atípicas decorrentes dos relacionamentos verticais entre as hierarquias.

    Contatroll

    trás, ou traz ?
    à alguns, ou a alguns?
    Depois vem falar de "diproma".
    Xô daqui, Ubaldo!

    Ubaldo

    Em situações cunfras se admitem saborotéias!

    Ubaldo

    Percebeu Contatroll?
    Ficou procurando cunfras e saborotéias nos dicionários e nada encontrou, não é mesmo?
    Você pegou minhas distrações no português. Assim penso que você escreve melhor que eu…….mas eu sou mais inteligente!

    ESPANTO!

    eu sou mais inteligente!

    Carlos

    Ubaldo jaz jus ao personagem do Henfil, mas é divertido.

Maria Lucia

A Coordenação da Campanha da Dilma , a Dilma , o Presidente Lula , o PT e aliados , tem que estar preparados para todo o tipo de jogo sujo dessa raça maldita. . Cabe a população Brasileira ficar atenta e saber entender o que esta em jogo neste momento. Viva o povo que quer continuar crecendo .

Panambi

Estes caras estão "despirocados das idéias". Não falam coisa com coisa, em defesa do "coiso", como diz o Ciro!

Ubaldo

Embora FHC tenha ganhado duas eleições do Lula e tenha deixado a cartilha econômica que é seguida até hoje ele não está mais em moda. A moda agora é o sindicalismo, é não ter "diproma" nem ter cultura, usar chinelo de dedo e bermudas e usar almofadinha no bagageiro na mesma cor do carro. É a nova classe média. Quem não quiser isso, chamado de elitistas, deixe-o (em alusão ao Ame-o ou deixe-o Brasil), como diziam os militares.
Eu já estou conformado. Até com a continuidade com a Dilma, eventualmente.
E vocês?

    Carlos

    Ubaldo, um oceano de preconceitos – e nóias…

    José Melquíades Ursi

    Ubaldo, há uma distinção clara entre cultura e erudição. Sua definição de culura me parece às dos decorebas. Não vou insistir nisso, mas o que você entende por cultura me parece decoreba pura e improdutiva, cujos termos nunca se ajustam aos conceitos. Cansei de ver "diplomado", incapaz de uma única digressão no sentido cultural de propostas alternativas e inovadoras.

    Carlos Mangino

    Feliz da vida, a continuar assim viverei em um PAIS DE PRIMEIRO MUNDO COM CLIMA TROPICAL.

    priscila presotto

    E nós somos Dilma ,somos os ignorantes,os ditadores,os sem estudo,os censuradores,os ignorantes,os mal cheirosos,os imitadores,os sem dipromas…

    Vai encarar?????????

    Milton Hayek

    Eu já me acostumei com imbecis como você,Ubaldo.Quando o sujeito vem com esse papinho de superioridade intelectua,l porque leu alguns livrinhos, eu não perdôo.

    Milton Hayek

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Gão

    o ociólogo Fhc leva surras diárias do operário lula, a cartilha economica foi imposta à ele pelo fmi quer falar de moda procure a turma da sp fashion week o site aqui é sério!

    Carlos

    Ubaldo, ustedque é assim,… tão culto e erudito, tão atento, tão observador,… ofereça a cada um de nós abalizada análise da tese de doutorado em Economia que o Serra apresentou (?) na Princeton…

    Ubaldo

    Carlos,
    Terei o prazer de fazê-lo, tão logo você apresente cópia de um só artigo, de um só recado, um só bilhete ou até de uma ficha de emprego manuscrita pelo Lula.

    Bando Lêro

    Acima de tudo, é fundamental ressaltar que a adoção de políticas descentralizadoras deve passar por modificações independentemente de todos os recursos funcionais envolvidos.

    J. Gilberto

    O cheirozinho de Sampa, sua cultura demotucana, é a do Serra que colocou a PM paulista para dar tiros em delegados e policiais civís, pelo simples fatos deste revidicarem melhores salários, por eles ter colocado a mesma PM para bater e reprimir os educadores paulistanos que tem os 14º pior salário na área de educação no Brasil, do safado do seu sociologo presidente que colocou os exército dentro da refinarias do país para reprimir trabalhadores petroleiros que estavam sem aumento a 4 anos, que massacraram mulheres crianças e calejados trabalhadores sem terra em Corumbiára e no Eladorado do Carajá. Um dia os brasileiro irão se livrarem dos latifundiários e de viralats como você.

    marta

    se os partidários do serra são deste nível de educação e cultura, vamos muito bem para a eleição. Esta "elite" tão defendida em prosa e verso pelo principe dos sociólogos, só faz falar besteira. Que Deus nos proteja desta classe tão preparada para governar este pobre País.

    Carlos

    A vida do Lula fala por ele, tudo o mais é dispensável.
    Aguardarei tuas considerações sobre a tese de doutorado do Serra.

    Bando Lêro

    Acima de tudo, é fundamental ressaltar que a execução dos pontos do programa exige a precisão e a definição dos modos de operação convencionais.

borges

O Serra veio de onde? Dos Jardins ou da Mooca? Não era filho de um feirante?

Carlos

"… criticou a influência de “um partido ligado a um sindicato” em decisões do governo."
Cínico, o FH – o "decente".
Sindicalistas não podem participar da política partidária?
Partido disputa e vence eleição e não pode participar das decisões do governo?
.
“A economia pode crescer muito bem através de organização econômica (ADMITIU O CRESCIMENTO) que não abra espaço para a competição e para a liberdade e que sufoque as liberdades individuais (QUE EXEMPLOS ELE PODERIA CITAR DE "SUPRESSÃO" DA COMPETIÇÃO E DE LIBERDADES INDIVIDUAIS?) e as organizações partidárias (PSDB E ALIADOS NÃO DISPENSAM O ACONCHEGO DO ESTADO QUE TANTO CRITICARAM E CRITICAM E QUASE DESMANCHARAM?). É isso que nós queremos? (…) Ou queremos viver num país decente?” (DECÊNCIA É COISA DO ARRUDA, NÉ FHC?).

José Augusto

Figura triste esse professor Fernando Henrique.

Paulo Nolasco

Chegou a hora de FHC faturar às custas dos bestas com as palestras canalhas.

José

Bela estocada, Azenha.

Deixe seu comentário

Leia também