Emerson Luis e José Pissin: Videogame integrado à TV ameaça a mídia tradicional

Tempo de leitura: < 1 min

por Luiz Carlos Azenha

Estamos em um período de grandes transformações na captação, preparação e distribuição de conteúdos.  O potencial, em tese, é revolucionário. Mas tenho receio de fazer previsões nessa área, pelo fato de que a simples existência de novas tecnologias não é garantia de que haverá democratização no acesso e uso delas.

Ao mesmo tempo em que essas novas tecnologias dão ao usuário um poder como ele nunca teve de decidir quais informações e conteúdos produzir e consumir — e como –, vivemos em um período de consolidação de grandes conglomerados midiáticos, englobando do cinema às redes de TV, da educação aos jornais e portais.

Numa sociedade capitalista, é a concentração do capital na mão de poucos que, em minha opinião, acaba determinando o uso que se fará dessas novas tecnologias. Talvez o grupo Folha perca espaço relativamente a outras empresas, mas nada garante que o que virá no lugar será melhor.

De qualquer forma, no blog Vida Digital, o Emerson Luis e o José Pissin se juntaram para fazer uma demonstração prática do potencial que a integração das mídias, através de um console de videogame, tem para mudar completamente os hábitos de consumo dos ouvintes/leitores/telespectadores.

Vale a pena conferir, aqui.

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Roberto

As operadoras de TVs à cabo já estão indo pro espaço solenemente, por pura ganância. Quem quizer, pode comprar em qualquer loja especializada atualmente, uma pequena antena parabólica que capta sinal de satélites internacionais e decodifica 300 canais de TV, de graça. Quem ainda paga TV à cabo tá marcando bobeira.

uberVU – social comments

Social comments and analytics for this post…

This post was mentioned on Twitter by michaelrosa13: RT @VIOMUNDO: Usando o videogame para comandar a TV de sua casa; http://tinyurl.com/yjvtd86

matheusnahkur

Ainda não li o texto, mas lembro que quando a Sony e a Nintendo desmontaram prematuramente a parceria que instalaria um drive de CD no Super Nintendo – e a Sony passou a trabalhar em seu próprio console, o primeiro Playstation -, foi lançada a proposta de uma mesma plataforma unir diferentes formas de entretenimento. "Play Station". Na época, música e jogos. A geração seguinte, dominada pelo Playstation 2 e marcada pela entrada forçada da Microsoft no mercado com o primeiro Xbox, somou a possibilidade de assistir filmes em DVD. A atual geração adiciona plenamente o conteúdo online, e aí a convergência das mais variadas mídias na mesma plataforma torna-se real.

Marco Leite

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta segunda-feira os pobres e voltou a criticar a mídia e seus antecessores na política.
"Alguns setores da imprensa não vêem e não enxergam ou não querem ver ou não querem enxergar, mas em muitos casos deste país está havendo um êxodo ao contrário. Pessoas da cidade estão voltando para o campo. Isso porque nós temos uma grande política de financiamento para a agricultura familiar. Temos uma grande política de assentamento de 570 mil famílias no campo. Isso porque o governo federal compra parte dos alimentos, os pequenos produzem e porque levamos luz elétrica para 12 milhões de brasileiros que moram no meio do mato", disse Lula.
Ele participou hoje da cerimônia de abertura da 5ª Sessão do Fórum Urbano Mundial – O Direito à Cidade: Unindo o Urbano Dividido. O evento, segundo a Prefeitura do Rio, reúne 15 mil participantes de 160 países.
Segundo reportagem da Folha, o presidente tem se queixado do que classifica de "atitude agressiva" de alguns setores da mídia e avalia nomear um ministro das Comunicações com "capacidade de interlocução" com a mídia.
A relação de Lula com a imprensa desde que chegou ao poder nunca foi amistosa. Ele costuma dizer que não lê jornais e chegou a afirmar que o "papel da imprensa não é o de fiscalizar, e sim de informar".
Na semana retrasada, ele disse que, "neste país, eles [empresários da mídia] não estavam acostumados a ter um presidente da República que não precisa almoçar com eles, jantar com eles e tomar café com eles para governar este país".
Hoje, durante o evento no Rio, o presidente afirmou ainda que o Brasil está vivendo um momento da história em que é possível construir um novo país, uma nova política urbana para os países em desenvolvimento.
"E possível construir sem precisar criticar o que aconteceu antes de nós. Eu digo sempre que o século 21 é o século que o administrador público tem que ter duas coisas fazer. A primeira é projetar uma cidade com melhor qualidade de vida e a segunda é fazer a reparação dos desmandos causados por muitos administradores do século 20, que permitiram que o país e muitas cidades no Brasil e no mundo se transformassem numa grande favela."
Lula também voltou a defender os mais pobres. "A coisa mais barata e a coisa mais simples que um governo tem que fazer é cuidar da parte mais pobre da população."

Marat

Os autores foram muito felizes, especialmente quando afirmam que "a simples existência de novas tecnologias não é garantia de que haverá democratização no acesso e uso delas", contudo, se essas tecnologias afastarem as pessoas suscetíveis de manipulação das TVs, aos poucos elas ficarão mais espertas e talvez não votem tão mau… Ai as coisas se vão assentando aos poucos!

tbquerofalar

Azenha, uma coias eu aprendi: quanto mais concorrência melhor. Mas esse é o pensamento mais simplista da coisa, usado pra explicar inicialmente uma problemática social. Logo depois eu aprendi que: Quanto mais concorrência DIVERSA e partindo de locais IGUAIS, melhor. Aí sim. Ninguém vai saber o que virá, mas definitivamente o confronto de diversos grupos, com racionalidade gerará frutos positivos. Só o "forçar uma reflexão" já é um ganho em uma sociedade acostumada ao adestramento, a padronização de homens (Moedor de Carnes do The Wall).

Atenciosamente,
André.

    Leider_Lincoln

    É uma ideia muito interessante: mais mídia é melhor forma de se combater a desinformação propositada, a manipulação e as mentiras do que uma mídia controlada. Faz bastante sentido! Quanto aos meios, bom, eles já existem e estão se multiplicando, ainda bem…

Otto Nelson

Azenha,

Só para lembrar o que muitos já sabem: não precisamos de um PS3 para criar um média center. Apenas com uma placa de vídeo com saída de TV podemos ligar o nosso micro a qualquer TV. Já uso desde o Windows 95 com uma placa ATI. Dessa forma podemos escolher a nossa própria programação.

Roberto Locatelli

Quanto custa ter um canal de tv aberta? Resposta: vários caminhões de dinheiro e vários jatinhos com políticos amigos para lhe dar a concessão.

Quanto custa ter um blog, um site, ou até mesmo uma web-tv? Muito pouco. O site, por exemplo, custa R$ 30,00 por ano para registrar o domínio no registro.br. Para hospedar, há planos a partir de R$ 9,90 por mês.

Tudo bem que as grandes empresas de mídia tenham muito mais audiência na internet. Mas não se compara ao monopólio das tvs abertas. A internet é infinitamente mais democrática.

Quanto a assistir tv, bem, tv não tem mouse, é esquisito.

Italo

Es´pero que a folha não perca espaço , mas que acabe e não acredito que possa vir coisa pior

Klaus

A Internet só poderia aparecer num contexto capitalista. Numa sociedade fechada comunista, a internet é um perigo, pois todos tem acesso a informação. Não é por acaso que a restriçãoa internet se dá principalmete em paises comunistas, como a China, Cuba e outros. Estranho a defesa que se faz do acesso a informação que a esquerda faz sem qualquer crítica àqueles estados totalitários coministas que a impedem. Além da internet, Youtube, Google, videogame são produtos que apenas sociedades capitalistas poderiam produzir, onde o indivíduo tem a liberdade de inovar e mostrar sua criatividade. Graças a Deus, apesar do soluços, é fato que a sociedade comunista caminha para fazer parte da história. Hoje em dia mesmo, é mais fácil encontrar comunistas em Viomundo que no centro de Pequim.

    Rimavicar

    Na verdade, o termo comunista vem de comum e é uma idéia préconcebida do que existe ou existiu em termos de organização social. Devemos aprender com os erros e acertos do passado, mas, se ficarmos bitolados na idéia de que o socialismo é estático e não evolui, apenas alimentaremos a idéia de que não temos alternativa po´ssível se não
    a bipolarização, comunismoXcapitalismo. O ideal, é que não hajam soluços. O homem erra, acerta, erra, acerta, erra,acer…..

    Elton

    Comunismo nunca existiu Klaus, exceto talvez entre aguns religiosos primitivos, o resto era ditadura capitalista, como na China que vc citou. Resumindo, em qualquer sistema de governo sempre haverá exploradores e explorados. Quem pode explora, quem não pode sobrevive, ou tenta sobreviver com o que sobra.

    Felipe Amaral

    O comunismo vai surgiria com a evolução natural do capitalismo. De fato, a internet torna comum muitas coisas que seriam privadas … hehehehe

    Glecio_Tavares

    Acredito que o capitalismo como está ai só interessa para que tem capital.
    Socialismo é atender a nossa constituição.
    Direitos Humanos, direito de viver, comer, morar, estudar, ter lazer. Que me adianta ter um carro e não poder abrir as janelas? Que me adianta ter filhos e ver outras crianças passando fome? Pior que tudo é ver que os egoistas não percebem que se os outros nada têm, uma hora eles vão se virar para cima de quem tem. O comunismo existe como politica por causa dos que muito tem e querem mais ainda.
    Outro dia me veio o seguinte raciocinio, "Se todos tiverem uma Ferrari, como os feios pegarão as bonitas?" por isso gente que tem muito não quer que os outros também tenham, é apenas uma questão de poder.

    Viva a guerrilha da informação.
    Abaixo os Homer Simpsons da nação.
    Dilma no primeiro turno, valendo um churrasco.

    lmvp

    É a velha história, os que não tem o que comer não dormem por terem fome. E os que têm tudo não dormem por terem medo dos que não têm o que comer.

    francisco.latorre

    vale um churrasco.

    e uísque com cerveja e outras milongas mais.

    fog

    Afff!!!

    Dvoraq

    Isso Klaus, mostre sua intelijência de sempre. Afinal de contas, as ferozes ditaduras comunistas da Arábia Saudita, Egito, Irã, Uzbequistão, Síria, Tunísia e Turcomenistão, são a prova viva do que você diz.
    Como é provável que você não compreenda o sarcasmo, vou te explicar: o comunismo [que nunca existiu] não é inimigo da internet livre, as ditaduras é que são.
    Para demonstrar isso bem, basta lembrar que no Brasil foi o Eduaro Azeredo, do PSDB [partido comunista?] que tentou controlar a internet, com um projeto de Lei e é o PT [partido liberal?] que criou formas de se apoiar lan houses e está criando formas de se expandir a rede de banda larga pelo país…
    Então, meu caro gaudério de Divinópolis, da próxima vez que for criar uma teoria, pense antes se ela se apoia nos fatos, certinho?

    Klaus

    Fico feliz que mais alguém acompanhe a política do Uzbequistão e Turcomenistão, sinto que não estou tão só. Mas deixei estes países de lado, pois esta semana tem as eleições legislativas em Burkina Faso. O que você acha que vai dar?

    Amanditas

    O senhor sabia que uma entidade privada dos EUA mandou cartinha pros nossos colegas brasileiros esses dias "alertando" que rede P2P e lan house são uma "ameaça" aos "direitos autorais"? Eles queriam fazer um lobbyzinho, pra tipo, dificultar o acesso, sabe?

    Não senhor, não foi uma ditadura de esquerda, foi uma entidade de empresas privadas dos EUA!
    Agora o senhor já pensou se essa moda pega, fechar lan house? Proibir o uso de redes P2P? Fechar toda a internet por causa dos "direitos autorais"?

    O senhor quer mesmo convencer a galera daqui do site do Azenha de que o capitalismo é automaticamente democrático por natureza?!

    O senhor precisa se esforçar um pouquinho mais. O nível de discussão aqui é mais alto. Sem generalizações rasteiras, por favor.

    Leider_Lincoln

    O Klaus é uma figura: não conseguiu entender a argumentação ou não deu conta dela, que coitado…
    Pois bem, você citou China e Cuba e ridicularizou o Uzbequistão,que é 2 vezes mais populoso e 4 vezes maior que Cuba e grande produtor de petróleo mas que por algum motivo (provavelmente por que você achou que estava sendo engraçado ao invés de ignóbil) você julgou desimportante.
    Convenhamos que não é um bom começo para um argumento que se queira respeitável, não é? Dito isso, vou sofismar com um abacate. Acho que o desafio intelectual é maior!

    francisco.latorre

    as novas mídias num primeiro momento ampliam o poder dos donos da comunicação.

    depois escapam ao controle determinando novos padrões… outras posiibilidades geram novas necessidades… redesenhando a lógica do sistema.

    os velhos padrões… vão pro saco… perdem poder…

    daí as revoluções.

    a imprensa… os tipos móveis de gutemberg…

    a príncipios serviu pra produzir mais bíblias…

    [ não esqueçam que a bíblia era 'a' mídia… monopólio dos monges copistas…

    logo aconteceu o protestantismo… cisma interno…

    e em seguida a profusão de livros…

    o renascimento humanista…

    a igreja a príncípio pensou ganhar poder… pra perdê-lo em seguida.

    [ revolução… pensem na influência de voltaire pré revulução francesa… de dostoiévski na revolução russa…

    ___

    a história se repete…

    as novas mídias… desde o cinama rádio e tv…serviram à propaganda… construir o consenso… a partir do topo da pirâmide capitalista…

    [ vejam o cinema amerikano… a propaganda é tão eficiente que abstraímos que é propaganda. cruel.

    a rede subverte o jogo.

    o computer… a máquina libertando o homem prevista por marx…

    e a rede mundial… o ultra hipertexto coletivo do qual fazemos parte… como autores fruidores… a criação coletiva… a utopia realizada…

    a rede… nosso mar de idéias… é pós-gramsci… é uma trans-hegemonia.

    num primeiro momento serviu aos donos do poder… agora ameaça destruí-los.

    e essa ameaça se cumpre a cada dia.

    a pirâmide capitalista… que é vertical… não pode com a rede social mundial… que é horizontal.

    é a revolução do milênio… que é de todos.

    a evolução técnica conduz à revolução social-política.

    materialismo dialético é isso aí.

Marroni

Caro Azenha,

A mídia, isto é, o meio se torna cada vez mais irrelevante, porque a convergência digital cria multiplos canais de distribuição de conteúdo, banalizando, com sua vasta capilaridade, o acesso a informação.
A questão que se impõe é cada vez mais a qualidade do conteúdo e, dialeticamente, a qualidade do conteúdo dos usuários destes canais de comunicação.
O aprendizado permanente a que estão submetidos os usuários, no ato de debater suas opiniões e idéias, promove uma outra consciência crítica e culturalmente mais sofisticada. Uma vez alcançado esse nível de entendimento, dificilmente as pessoas deixar-se-ão manipular.
Outro ponto importante que começa a se evidenciar é posição ideológica de cada um, revelando passo-a-passo os verdadeiros motivos e interesses por trás dos discursos.
Fica cada vez mais difícil mascarar ideologias com discursos vazios e denúncias sem sustentação.
Tudo isso aponta para o que há de mais valioso, no final das contas. Se a qualidade do conteúdo passa a ser determinante, a credibilidade desse conteúdo, submetida ao escrutínio permanente e ativo dos usuários, é ponto o crítico da sobrevivência dos seus autores.
Sou otimista por essas razões e creio que um dia chegaremos à democracia online e instantânea como resultado de um longo processo de superação e aprendizado.

abraços,

Marroni

    Luiz Carlos Azenha

    Marroni,

    Deus te ouça! abs

    francisco.latorre

    a rede… nosso mar de idéias… é pós-gramsci… é uma trans-hegemonia.

Glecio_Tavares

Eu queria saber se o Ibope mede a audiencia sem manipulações. Fiz uma pesquisa e o resultado é surpreendente as pessoas comentam o BBB pelo que leram na internet pois não têm paciencia de assistir ao programa. Como é auditada a quantidade de telefonemas e votos para eliminação dos participantes? Existem regras no país que não deixem a atração ser manipulada? O código do consuimidor não deveria servir para isso?

    Dvoraq

    A contagem do número de telefonemas deve ser tão verdadeira quanto os demais sorteios que eles fazem.
    Olhe aí abaixo um bom exemplo!
    [youtube 0PudrflB-40 http://www.youtube.com/watch?v=0PudrflB-40 youtube]

Deixe seu comentário

Leia também