Em novo marco da degradação jornalística, IstoÉ mostra onde Lula fará “necessidades”
Tempo de leitura: 2 minDa Redação
O jornalista Leandro Fortes, no Facebook, foi sucinto: “Difícil acreditar que sejam jornalistas a produzir uma peça como essa. Transformaram o jornalismo numa atividade desumana e abjeta”.
Ele se referia à reportagem da revista IstoÉ desta semana.
A Lava Jato franqueou o acesso de repórteres da revista ao Complexo Médico Penal de Pinhais, onde em tese o ex-presidente Lula cumpriria pena.
Outra demonstração da tabelinha com a imprensa que é a marca registrada da operação, que se baseia em condenações antecipadas no tribunal da mídia.
Trata-se de uma peça de terrorismo jornalístico assinada por Germano Oliveira.
Afinal, a prisão de Lula só acontecerá depois de esgotados todos os recursos de segunda instância, o que ainda não aconteceu.
Além disso, o plenário do Supremo Tribunal Federal ainda vai analisar a questão das prisões em segunda instância.
Mas, num país em que juízes dão sentença pelos jornais, instalou-se o vale tudo, inclusive — e especialmente — no jornalismo.
Apoie o VIOMUNDO
Na reportagem, a revista dá a informação relevante de onde Lula, se preso, faria suas “necessidades”.
Na sequência, um texto assinado por Ary Filgueira e Rudolfo Lago especula sobre as embaixadas onde Lula poderia buscar refúgio, de decidisse escapar do cumprimento de pena: Bolívia, Equador, Venezuela, Etiópia e Argélia.
Cita trecho de decisão do juiz Ricardo Leite, de Brasília, que mandou apreender o passaporte de Lula, provavelmente influenciado por “barriga” dos jornalistas Carlos Brickmann, Augusto Nunes e José Nêumanne, que “informaram” a seus leitores, ouvintes e telespectadores que o evento ao qual Lula deveria comparecer na Etiópia, depois da condenação em segunda instância, não existia — foram espetacularmente desmentidos pelos fatos.
O evento aconteceu e Lula, impedido de viajar, falou por vídeo aos participantes. Era a continuação de um projeto, do qual o Instituto Lula foi co-fundador, que tem como objetivo acabar com a fome na África até 2025.
No vídeo, Lula disse aos participantes — líderes africanos e da FAO, o organismo das Nações Unidas encarregado do combate à fome — que é essencial colocar a população mais pobre no centro do orçamento dos governos.
Depois do circo — que inclusive impediu os brasileiros de saber qual seria a agenda do ex-presidente na África — o passaporte de Lula foi devolvido por decisão de instância superior.
Mas, ficou a imagem escarrada da degradação do “jornalismo” brasileiro, à qual a IstoÉ agora acrescenta mais uma pá.
Leia também:
Ricardo Maranhão: Política de preços da Petrobrás coloca os EUA em primeiro lugar
Comentários
JULIO CEZAR DE OLIVEIRA
TIRANDO RETRATO DESTA LATRINA,ISTO É,ESTA TIRANDO RETRATO DE SI PRÓPRIA,JÁ QUE UM VERDADEIRO ESGOTO A CÉU ABERTO.
Josefino barbacena
Os petistas sempre querem saber onde vai ser a próxima cag… do Lula!!!
leonardo-pe
se fosse só os petistas, tudo certo. mas pelo visto são todos mesmo. pena que nossa sociedade indo atrás dessa imprensa quer a prisão do Lula. não é só o judiciário. triste brasil. e viva o carnaval! fizeram esse país parar por 4 dias da qual SÓ A IMPRENSA GANHA DINHEIRO.
joao francisco da silva
Já entendi…..vc votou no aécio, acredita na lava jato, vai votar no bolsonaro e não sai da frente do Wiliam Bonner!!! fantoche dos EUA.
lauro bezerra
Ex Presidente Janio da Silva Quadros o presidente de mas prestigio e poder com seus “BILHETINHOS’ o que iria “VARRER A BANDALHEIRA” as 10 horas da manha em Brasilia era Presidente da Republica Federativa do Brasil.As 5 horas da tarde do mesmo dia foi deportado num navio de carga para a Inglaterra.Neste terrivel dia a selecao Brasileira jogava com Pele.Este eo character do povo “BABACA” da Republica das Bananas.O ex Presidente Lula vai em “CANA”e o cordao da “BOLA PRETA PASSA”.Como diria a saudosa Aracy de Almeida”TAMO CONVERSADO”
lulipe
Não podia perder o trocadilho, mas que o lula tá se cagando de medo, isso tá….
leonardo-pe
engraçadinho. vai pra hebe seu idiota. você só sabe falar besteita aqui. típico defensor do PSDB-SP, do MBL. cara babaca esse lulipe.
Tarsila
Germano Oliveira, Rudolfo Lago, Ary Filgueira, Augusto Nunes, Nêumane, Carlos Brickmann, registrado…Exemplos de vergonha do jornalismo. Só sobra a IstoÉLixo para conter a fedentina que exalam.
Joao Maria
Gazeta do Povo de Curitiba, acabou com a edição diaria. Agora so semanal. Diario de Maringa, com salarios atrasados. Aos poucos a velha midia vai morrendo.
Cuca
Nesta ferrari dirigida e povoada por mutantes acéfalos, que é o brazil, já não há mais o fundo do buraco. O país virou o próprio buraco negro que se autodesintegrará pelos seus próprios parasitas, o capital, os governantes e os governados.
Deixe seu comentário