O debate final dos candidatos, na Globo

Tempo de leitura: 2 min

por Luiz Carlos Azenha

Dilma foi bem no primeiro bloco. Serra, também. Marina menos. Plinio, francamente, confuso e fraco. Destaque para a belíssima roupa de Dilma, que parece “presidencial”. A governista conseguiu, de cara, fazer um balanço do ponto mais forte do projeto que representa, o emprego.

No segundo bloco, Dilma deu sorte e escolheu a quem faria a pergunta. Escolheu o assunto “ferrovia”, favorável ao governo Lula. Marina Silva e José Serra bateram bola livremente. Mas Plinio, aqui, acabou levantando a bola para a agenda positiva, cor-de-rosa e sorridente de Dilma, ao perguntar a ela sobre o PT e permitir que a candidata falasse das virtudes dos governos de coalizão. No fim, quando Dilma falou que todas as doações oficiais à campanha dela estão registradas no TSE, a plateia reagiu com risos, mas a candidata foi suficientemente rápida e dura.

No terceiro bloco, Marina começou bem, ao polemizar com Serra a partir de exemplos que viu pessoalmente em São Paulo. Mais uma vez, aqui, Dilma foi beneficiada pelo sorteio: segurança pública foi o assunto escolhido no sorteio e Marina fez a pergunta à governista, permitindo que Dilma falasse sobre a experiência das Unidades de Polícia Pacificadora no Rio de Janeiro. Marina polemizou bem, mas Dilma trouxe o assunto para o plano concreto, lembrando aos telespectadores que a adversária apenas apresenta planos. No conjunto da obra, os melhores debatedores até agora são Dilma (apresentando o que o governo Lula fez) e Marina, que tem tocado continuamente nas questões que dizem respeito aos jovens.

O quarto bloco foi o melhor de Plinio de Arruda Sampaio. Ele conseguiu se distinguir claramente dos demais. Marina atacou Serra, que se saiu bem quando falou dos programas sociais. Dilma também foi bem, ao falar da forma como o governo Lula enfrentou a crise econômica internacional. Em minha modesta opinião, foi o melhor debate de Dilma Rousseff até agora: estava firme, tranquila e melhor articulada. Em geral, acho que não houve nada de extraordinário no confronto.

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

JRI

Pq vc não coloca a estrela do PT ao lado da sua foto?

TANIA

ATENÇÃO PESSOAL

Estou recebendo milhares de e-mails falsos sobre a DILMA agora a noite.

A turma do submundo está agindo na calada da noite e pelo que vejo será assim
até dia 4 de outubro.

O DESESPERO TÁ CHEGANDO AO CÚMULO DA LOUCURA.

Baixada Carioca

Plínio insistiu em querer que os pobres vivam de um aluguel pago pelo Estado, mas quer acabar com o PROUNI. Eta candidato incoerente sô!

Gostei mais da Dilma nesse debate, embora uma embolada de números no primeiro bloco sem se comprometer em continuar com o trabalho de Lula me deixou frustrado. Mas parece que ela foi alertada pois daí pra frente não deixou um assunto sequer de dizer que vai continuar o trabalho de Lula.

Saiu-se bem daquela situação das contribuições oficiais deixando a tucanada no ridículo do "caixa 2".

Insisto que Marina tem um compromisso com o PIG e com o tucano. Por que não o questionou sobre o alagamento do Jardim Romano? A dragagem do Tietê? E vem falar de tragédias como se elas tivessem sido provocadas por imbecis humanos!…

Resumo da ópera: estou, vou e estarei com Dilma até que a vitória seja concreta!

Douglas

Só não entendi a Marina. Na hora de polemizar com Serra sobre desastres ambientais, cita o Rio de Janeiro ao invés de colocar São Paulo na roda. Ela foge de confrontos, digamos assim, mais diretos. É assim que espera governar?

    Baixada Carioca

    E o compromisso ecotucano que ela tem com o PIG?
    Nada de citar Jardim Romano, eu caro.

mariar

Expressão de intolerância:
Vocês repararam na cara do bomer quando a Dilma passou um pouco do tempo, nas considerações finais?
A fsp.com: na pesquisa da folha votei na Dilma, Demorou 15 minutos para resposta ser computada.

zuleica Jorgensen

Esse modelo de debate não funciona. As emissoras de TV amarram os candidatos e nada é efetivamente aprofundado.
Assisti a esse e a todos os demais debates e me pareceram iguais em forma e conteúdo.
Todos reclamávamos dos debates antigos, quando Brizola, Maluf, Lula e outros se alteravam e se acusavam mutuamente disso e daquilo. Era de fato muita baixaria, mas ao menos os defeitos e falhas dos candidatos, muitos que já haviam ocupado cargos públicos, realmente apareciam. E muitas vezes pautavam a imprensa no dia seguinte.
Hoje a educação impera, os debates são assépticos e passados no liquidificador. Nada se diz, tudo se esconde, são todos cheios de "escrúpulos" , que só desaparecem na hora de determinados entrevistados serem entrevistados, sozinhos, pelo JN e Jornal Globo da vida.
Até a campanha eleitoral na rua desapareceu.
Tenho saudades das primeiras eleições após o fim da ditadura…

José Feitosa

Hoje consegui mais um voto para Dilma!!! Se cada pessoa que vota na Dilma convencer outra a votar, vai ser 110% para Dilma.

Use mensagens sub-limina como Bomdilma para todos.

kátia

Debate muito cansativo, fui dormir no segundo bloco…. votação SC
Dep.Estadual : 13012
Dep. Federal : 1312
Senador : 130
Senador : 650
Governador : 13
Presidente : DILMA – 13
Perceberam a

Robert Moraes

Primeiro:

A urna onde estão os papéis de temas para serem sorteados tem que ser transparente no ínicio e depois coberta de um pano preto.

Segundo:

Os papéis tem dobras e ou sinais que identificam o conteúdo para quem retira.

Terceiro:

O Zé sabia de todas as perguntas(para que calculasse as respostas previamente e só não sabia quais seriam as perguntas dos adversários.

Quarto:

Discutir o Futuro do Brasil com cronômetro é palhaçada.

zeca

depois do debate, a bala de prata ou, lula não é o único fruto do mar…:
http://4.bp.blogspot.com/_xF9bBimovi8/TDlFYi_upxI

Lucas Cardoso

"Destaque para a belíssima roupa de Dilma, que parece “presidencial”."

Opa! Tudo bem mencionar a roupa da candidata, mas por que destacar a aparência dela como relevante? Além disso, quando ela falou que as doações dela estão registradas no TSE, deu uma gaguejada. Disse algo como, "Todas as doações ofi-oficiais…claro que…to-todas as minhas doações são oficiais, es-estão registradas no TSE."

No mais, concordo sem ressalvas. A Marina, o Serra e até o Plínio saíram mais apagados nesse debate. A Dilma mostrou a que veio, falando dos programas do Lula num discurso continuísta. Não sei se é impressão minha, mas ela parece que ganhou bastante experiência desde o início da eleição em como fazer e aparecer nos debates.

Jair de Souza

Terminado o último “debate”, acho que já podemos dizer o que pensamos sobre eles. Para mim, eles não deveriam receber nenhuma importância, simplesmente porque não servem para esclarecer nada relacionado com as propostas e o pensamento político dos “debatedores”. Sua única função é criar expectativas nos candidatos menos cotados de algum tropeço, gagejo ou embaraço do mais cotado na hora de falar. Quem fala com fluidez sempre leva vantagem, independentemente de ter ou não as melhores propostas. Como imaginar ser possível ir a fundo em alguma questão em 3, 2 ou 1 minutos? Ou achar que um candidato teria de ter resposta imediata para um planteamento de seu adversário ou de algum jornalista sem antes consultar com os especialistas que o/a assessoram? Na verdade, estes “debates” são espetáculos circences que não oferecem nada de útil para os eleitores. As propostas e idéias devem ser colocadas a todo instante através dos espaços de cada candidato e partido. Os eleitores têm como confrontar estas propostas e tomar sua decisão sem depender para nada do resultado dos “debates” televisivos.

Eudes H. Travassos

Na minha modesta opinião o melhor discurso foi de Plinio, a melhor peformance midiática foi de Marina e quem melhor saiu-se eleitoralmente foi Dilma, não deixou que ninguem marcasse gol na sua trave.
É isto, segunda feira estarei orgulhoso por minhas modestíssimas contribuições à construir um partido que elegeu o primeiro operário presidente nas Américas, o segundo no mundo e pelo que vejo irá eleger a primeira mulher presidenta da história do Brasil.
Isto tudo acontece com um partido que abriu mão de ser revolucionário para ser apenas reformista.
Saudações Dilma presidenta a todos e bom voto.

maria regina

Mais um debate que tenho a impressão que todos os candidatos estão num mundo autista; a maioria das perguntas são feitas para si mesmos e o que o adversário responde não é escutado. A pré-formatação, o enquadramento midiático, como cenário e script de novela, impede a naturalidade necessária para o verdadeiro embate. Este modelo imposto pelos canais televisivos, agregados aos programas eleitorais políticos e os marqueteiros de plantão, são anacrônicos e levam os candidatos, como que plastificados, a se defenderem daquilo que o "público do realitty show" espera: um escândalo, um tropeço, uma declaração bombástica.

Marcus

É espantoso compararmos o BRILHANTISMO de alguns debadetores de outras eleições, como Lula e especialmente Brizola, de uma grande agilidade mental e com idéias objetivas, com essa ´galerinaa´ de hoje, plenamente medíocre.

    ernesto

    De acordo. Brizola é inovidável!

Daniel SP

Pela ordem: Sufrágio,

– Deputado Estadual: 13. Deputado Federal : 6588. Senador: 650. Senador: 133. Governador: 13 Presidente: 13.

André

Pessoal, a qpesquisa que vale é a do DataFalha, de terça-feira. É a fraude que motiva! Por isso, meu PAC (Programa de Aceleração da Candidata Dilma) continua. Já consegui mais 3 votos para Dilma, na hora do almoço. Amanhã, é dia de ligar confirmando. Vamos lá, gente! Desde desse dia, a Dilma só vem subindo nas pesquisas. E o único fato novo que aconteceu foi a nossa mobilização…

Vanda Viana

Marina parece que ta sempre vestida para ir a um LUAL ou para tomar um "passe"

Carlos A Gomes

Azenha, uma imagem vale mais do que milhões de palavras. Acho que este vídeo ajuda a entender os 80% de aceitação de Lula. Talvez fosse interessante colocar este vídeo no blog.
Veja o video;
http://www.youtube.com/watch?v=vIURFp9D1Q8&fe… vIURFp9D1Q8&feature=player_embedded http://www.youtube.com/watch?v=vIURFp9D1Q8&feature=player_embedded youtube]

Paulo Cavalcanti

Para mim, debate é como comprar ingresso para uma luta de box, quem paga, quer ver o nocaute. E de fato, tirando o debate da Record, cujas estrelas foram os jornalista com perguntas contundentes, o resto foi "modorrento" e previsível.

Terminadas essas eleições, que Dilma invista na melhora do seu ritmo de fala, que consiga conciliar, respiração, fala e raciocínio, pois francamente, se ela não tem Lula, bancando sua candidatura, e tivesse que ser avaliada pela sua "apresentação" – com certeza, estaria atrás de Marina Silva, para o desespero geral.

Fernanda

Sem duvidas nenhum Dilma é a candidata com melhores propostas de governo. Além de coerente em suas falas, a candidata esta preparada para enfrentar os problemas atuais de nosso país. Lula e Dilma, certeza de um Brasil brevemente entre as maiores potências mundiais, Não somos só o pais do samba e futebol!!! Somos muito mais que isso!!!! DILMA13, HELIO COSTA15, o melhor para o Brasil e Minas!!!

pedroleonardo

Dilma escolheu a tática de ignorar Serra, o "outsider". Foi a melhor participação dela até agora, mais segura, mais firme, apesar de algumas gaguejadas. Respondeu bem às perguntas. Deu duas cacetadas em Marina quando disse que a adversária deveria apresentar projetos concretos, em vez de ficar divagando. Pelo formato do programa e das sequências de perguntas, teve todas as condições de pendurar o governo FHC no pescoço do Serra. Não quis, preferiu tocar a bola, sem maiores confrontos. Mas reagiu firme quando a plateia adversária riu durante sua fala. Nessas horas, Dilma faz seu melhor.

Plínio foi mal nos três primeiros blocos. Um pensamento difuso, de difícil compreensão para o eleitorado. Estranho, mas não era o mesmo Plínio dos outros debates. Será que recebeu ordens do Ali Kamel para se comportar? (acho que não). Só no último bloco conseguiu mostrar algum posicionamento. Dada a perda de vigor de Plínio, o debate ficou bem chato.

Marina segue falando, falando e não diz nada. Apenas que tudo "é grave". Quando questionada por Serra e Dilma em assuntos pontuais, não conseguiu definir nenhuma proposta concreta, nenhum projeto com base de realidade. Tentou polemizar com Serra, mas este estava "esperto" e rebatia. É o desenvolvimento sustentável no nível da abstração, sem base de realidade. Após as eleições, para Marina só deve sobrar o "nada".

Serra estava bem tenso. Jogava propostas ao vento, tinha solução pra tudo. "Defesa Civil Nacional"? Difícil acreditar em alguém que sequer foi ao Jardim Romano verificar os estragos das enchentes. Novamente, foi mais um "outsider", ignorado por Dilma. Também não quis se arriscar em perguntar à petista, pois, certamente, seria vinculado ao FHC e ao "governo anterior". Não vai ser desta vez que ele vai conquistar mais alguns votos. Fez apenas o básico para tentar manter os votos que possui.

Dilma jogou por "resultados iguais" nestes debates. O ataque adversário não conseguiu marcar.

luiz

O Roberto Jefferson vai votar em Plínio e "liberou" o PTB para votar em quem quiser. Hilário.

Angela

Na FÔIA, Marina diz que é a única capaz de competir de igual pra igual com Dilma.

Meus deuses, de igual pra igual????

A Seringueira foi picada pela Mosca Azul
Se apaixonou pelo Boto cor de rosa
Pulou no mar e virou Sereia.

HAJA PRETENÇÃO, AFFFFFFFFFFFF

Wellington Lima

Quando lembro da Marina só me vem a mente o "esse é um assunto muito sério…". Êta bordãozinho chato… *rsrsrs

    Rabuja

    "esse é um assunto muito sério… é preciso considerar mecanismos estratégicos abrangentes"

    ihihihihihihih…

Messias Macedo

O INÍCIO DO DEBATE NA GLOBO!

… Durante a crise econômica, o governo federal reduziu – e até zerou – determinados impostos, enquanto que o governo do estado de São Paulo foi na contramão desta orientação! Na explanação sobre reforma tributária, ‘Zé’ apresentou-se como um não-neoliberal!… A Marina Ex-Silva não sabe fazer o contraditório, especialmente em relação ao ‘Zé’, O Enganador!…
E os (Zé)pedágios?!

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas

Marcia Sil

Quando perguntado por Dilma sobre sua proposta para o funcionalismo, Plínio argumentou que o atual fez privatizações e contratou muitos terceirizados, o que na minha opinião foi exatamente o contrário: 'Nunca na história desse país' houve tannnto concurso na esfera federal e outra: não houve privatização alguma neste governo. O Sr. Plínio no primeiro bloco parecia que pensava no governo FHC enquanto falava do atual governo.

    ValmontRS

    Tem toda a razão. Achei desonesta a colocação de Plínio.

    E Dilma não respondeu bem a isto. Falou muito das estatais e nada sobre o fortalecimento das instituições e do serviço público, um fato concreto no governo Lula.

Gerson Carneiro

Conceição, meu amor,

Libera meu comentário aí sobre as possíveis amizades que perderei a partir de segunda-feira.
Eu não tô nem aí. Quem mandou escolher um péssimo candidato e ainda ter a petulância de querer me provocar?
Azar o deles.

    Jairo_Beraldo

    Cumpadi, acarme-se…deixa pra lá! O certo é que vamos detonar muito tucano…e os DEMos sepultar!

    Gerson Carneiro

    Dexa pra lá uma óva, Cumpadi.
    O sangue de Lampião corre nas minhas veias… quem mandô me azucrinar?
    Vai chegar minha vez de desabafar…e eu não vou ficar quieto.

    Jairo_Beraldo

    Ixi….eu tô na lista? Tô naun,né?

    Gerson Carneiro

    Se avexe não, Cumpadi, sigo a tradição do Cangaço: só cabra safado entra na lista, ou seja: covarde, e/ou traidor.

    Jairo_Beraldo

    Tô aliviado..UFA!

Dimas

Esses debates me fizeram mudar de posição, vejam bem como vou votar agora:
Dep.Estadual : Durval Ângelo- 13139
Dep. Federal : Odair Cunha – 1307
Senador : Fernando Pimentel – 133
Senador : Zito : 650
Governador : Hélio + Patrus – 15
Presidente : DILMA – 13
Perceberam a mudança????

Marco

Esse tipo de debate não acrescenta nada. Cada um fala o que quer, sobretudo quando é o último a falar. Os principais candidatos não se questionam entre si para um não encher a bola do outro. Os candidatos sem possibilidade atacam todos os outros, muitas vezes sem qualquer propósito. No caso atual, a candidata boazinha (quem não é a favor do progresso com um meio ambiente totalmente preservado? Flores nas ruas, céu azul, rios límpidos e inodoros?) divaga sobre a solução dos problemas até o juízo final. Acho que ela é assim mesmo, afinal foi demitida porque os processos no seu ministério andavam a passo de tartaruga preservada. Enfim, uma pasmaceira.

Ana Maria

Quanto ao senhor Plínio por que ele não distribui os seus bens aos menos afortunados já que se diz socialista. Divida Plínio tudo o que tem ,ou vôce e só dircursooooooo para boi dormir.

Lucas

Achei uma besteira Dilma falar para Plínio que "defende a democracia" quando ele falou sobre os imovéis que não são alugados.

Isso não tem nada a ver com democracia. Plínio não deixou de ser democrata porque quer taxar os que especulam.

Dilma ali me envergonhou. Essa tática de confundir defesa do liberalismo com democracia é muito usada pela Direita.

Lucas Freitas

Eu prefiro o debate com a Weslian Roriz. Muito mais interessante!!!

    Marcia Sil

    É hilário…na minha opinião…rs

Ana Maria

Marina só discursou, chata enfadonha parecia candidata a deputada do Rio de Janeiro, Serra sem programa de Governo vai inventando e copiando dos outros candidatos .Coitado dos velhinhos isolados na vila dignidade esperando a morte chegar, eu tenho 60 anos e quero mais é conviver com pessoas de todas as idades e não ficar num asilo a céu aberto.
Marina nosso rio Tietê jaz morto poluído a abandonado pelo Psdb do senhor Serra e também pelo seu PV que participa do governo do estado de SP.

Jony

Na minha modesta opinião o debate da Globo foi muito chato. Nada de novo. Hoje de manhã, pensava no debate e o que me veio foi o que já sabia: Plínio e sua proposta "diferente", mas, na sua maioria, inviável: Marina, o que mesmo que ela disse? Serra, concorrendo com Deus, ele criou o mundo e agora, se for presidente, vai feformá-lo a sua imagem( dele, Serra) e semelhança. E Dilma apresentando, bastante tranquila e firme, um programa de governo que será a continuação de Lula. Como sabemos que o que está bom deve continuar, então…
Em tempo: o debate de candidatos ao governo de São Paulo foi muito superior ao de presidente.

Marco Santo

Essa grosseira do "serragio"para a Marina, foi a nota NEGATIVA do debate, "use a regua para medir os outros" é a piada, para medi-lo precisaremos de muitas "fitas metricas". Resposta tipica da DIREITA enlouquecida. Bem feito para a MARINA querendo fazer presepada para o PSDB. O Plinio deu varias pauladas no serragio, esqueceu apenas a comunicação para o STF/GM, valia a pena perguntar: Como vai o seu prestigio junto ao GM?

LENICE GUSMAN

Um programa chamado de debate, onde se pode considerar tudo menos DEBATE. A importação de cópias de modelos americanos é ridcula pra nós brasileiros que temos culturalmente o poder da comunicabilidade e expressão à flor da pele. Coisa artificial esses "debates"! Só serve pra enganar os menos avisados da política e não contribui nem um pouco para a politização de quem quer que seja. Mais uma vez a instituição política submetida aos meios de comunicação arbitrários, que determinam a condição de exposição dos candidatos e, consequentemente, do que e, da forma como eles querem que as propostas e programas sejam transmitidos. Uma verdadeira editorialização antevendo os interesses das mesmas!

Luiz

Acho q Serra não tocou no caso Erenice Guerra, pq a CGU negou qualquer irregularidade nos contratos ou tráfico de influência. E acredito q Dilma já estava com essa informação na ponta da língua. A GLOBONEWS ainda maliciosamente colocou no pé da tv que a CGU poupou Erenice, e a CGU respondeu q o papel dela não é investigar tráfico de influência, mas a licitude dos contratos do governo. Isso cabe a polícia federal.

Eliana

E o Serra que não sabe o que é Defesa Civil e como funciona! É um perdido mesmo!Tudo o que diz respeito à Gestão Pública para ele é uma incógnita! E o discurso de uma nota só sobre Metro? Como Plínio lhe disse. ferrovia não é só metro! Só que ele não conseguiu avançar um trilho sequer! E tenho o EU TUDO. Fez tudo repararam? E será que não sabe que dentro de um governo democrático todo o trabalho é feito em equipe?! Entendem o pq de Dilma sempre usar o NÓS?
O debate para mim sonso sem graça e deu até sono… sofrível… horrível… Mas com certeza a repercussão da Globo tentará colocá-la nas alturas!

    elizabeth

    É verdade, Eliana. A turma do Serra, do FHC e de toda a patota antiga do mercado financeiro, aquela das maracutaias de "alto nível" como a privataria, tem ódio da gestão pública. Estado para eles é apenas um caminho para obter dinheiro fácil e instrumento para ampliar o lucro de seus correligionários. O credo dessa gente é o capital pelo capital e a administração dos cofres públicos é apenas um fantástico atalho para o máximo possível de capital em seus próprios bolsos. Se pudessem, teriam vendido a Petrobras e o Banco do Brasil. Se puderem, privatizam a previdência e deixam o INSS à míngua, só pra garantir uma esmolinha aos pobres.

Eliana

A Marina tem um discurso pronto e o usa para tudo: "Temos aqui um grave problema que infelizmente não foi resolvido…temos que pensar de forma abrangente". E aí não propõe nada! Enrola, enrola e parece que está no púlpito da Igreja falando de jovens e meio ambiente! Repararam como ela não tem idéia por exemplo, sobre obras de Infra Estrutura. Dilma deu-lhe um banho! E depois qdo fala de desastres naturais com Serra deixa de jogar-lhe na cara sua inapetência ante as enchentes em SP. Tão fácil seria, mas não… vai para o RJ! Como pode querer ser política sem de fato encarar os adversários?!
Continua…

Eliana

Considero que a Dilma foi melhor e por uma razão muito simples: ela fala do último governo pq foi governo! Ela era a Ministra da Casa Civil. Será que imaginam o que isto significa? Que todas as decisões do governo obrigatoriamente passavam por suas mãos. Só isso! Vc é um diretor de uma grande empresa? Talvez se for terá numa escala muito reduzida e pequena a idéia do que isto significa. Agora vir falar em despreparo?! Como assim???
Continua…

ValmontRS

VOCÊ AINDA ACREDITA EM CANDIDATO SEM PARTIDO?

Marina repete Collor neste aspecto. Em 1989, ele se candidatou pelo PRN, uma legenda de aluguel que ninguém conhecia.
Ela se candidata pelo PV, um partido desconhecido para a grande maioria dos brasileiros. Lembrando que, no Brasil, um partido se conhece por suas PRÁTICAS e não por suas "cartas de princípios", percebe-se que a PRÁTICA do PV é incoerente com o discurso. O PV "importa" e se APROPRIA de idéias do movimento ecológico mundial, mantendo às vezes um enfoque "estrangeiro" (mal traduzido) sobre as questões nacionais.

A campanha do PV resume-se a uma bela bandeira e um monte de boas intenções. Quando se tenta aprofundar o debate em outros temas, a candidata escorrega, foge, dissimula. É óbvio que não adianta só ter boas intenções ou um punhado de idéias. Tem que se ter ESTRUTURA PARTIDÁRIA para sustentar um PROJETO COMPLETO e consistente para o País e Marina não apresenta nem uma coisa nem outra.

rubem

Sou Serra,
Ele é o perfeito administrador ele é o maior estadista ja nascido neste mundo, ele acriou o plano Marchal que salvou a europa pos guerra, ele resolveu todos os problemas de são paulo, não há mais alagamentos, a segurança é perfeita cada policial ganha em média 20 mil reais mensais os professores da rede publica estão festejando até hoje a administração serra em casa, não é greve é festa para vitória de Serra no primeiro turno, a saude de são paulo é melhor do mundo, as favelas não existe, foram literalmente queimadas, Serra resolveu o problemas de transportes o metro de sao paulo é o melhor do mundo são só no máximo10 pessoas por vagão com arcondicionado e som ambiente , serra acabou com engarramentos, com clack no cracolândia, não problema de moradia em são paulo e os pedágios são os mais baratos do Brasil.
VIVA SERRA nosso presidente!!!

    Oscar

    O Rubem, qual é número deste candidato… será que é 69? Viver sob um governo administrado por um semi-deus deste é só prazer!

Marcelo Mendonça

Não gosto do bordão de Dilma em todo início de frase "Eu considero que…", mas isso é detalhe. Senti que nesse debate ela tava cansada, com um semblante de exaustão. Acho que chegou ao seu limite nessa campanha. Pra mim, seu melhor desempenho foi no debate da Record, sobretudo quando enfrentou Marina e a colocou no seu devido lugar, quando Marina tentou se beneficiar da onda denuncista. No debate de ontem, admito, Serra foi o que articulou melhor, mas nada que provoque grandes reveses. Agora só o JN tira a vitória no 1º turno.

priscila presotto

Para mim,Marina é "samba de uma nota só".
Eco via,eco educação,eco refeição,eco segurança,eco….eco….eco….
Sou a favor da sustentabilidade ,da preservação da Amazonia,mas ela exagera.
Acho importante a figura política de Marina para uma possível oposição coerente no futuro próximo.
Li que FHC,esta flertando com Marina,para uma possível coligação com Serra e psdb,se acontecer ,mais uma que jogará sua história no lixo.

sergio

Dilma no primeiro turno e acabou.

jorge

Assisti só os dois primeiros blocos , Dilma estava mt bem.
Serra, Marina e Plínio, estavam enchendo liguinça.

Aurelio

Comentários:
Se Serra ou Marina esperavam o debate para reverter o quadro eleitoral, se decepcionaram.
Algumas respostas (boas ou ruins ) do debate:

Dilma: Se saiu muito bem ao falar sobre propostas de segurança pública, mencionando as UPPs, as unidades passificadoras nos morros do Rio de Janeiro, para combater o tráfico. Também abordou didaticamente os temas do transporte, mencionando a Ferrovia norte-sul e sobre a importância do governo construir moradias, principalmente para gerar empregos, ao contrário da ilegalidade que Plínio sempre propôs, ao falar na ocupação de casas como única solução para combater a falta de moradias. Dilma deu uma boa resposta aos tucanos, quando respondeu ao falar que lamenta as provocações, quando ela falou que o PT explica todas as doações no site, ao contrário da prática dos que não fazem isso. Dilma não deu nenhuma resposta comprometedora, não foi confrontada com temas polêmicos e só isso já torna-a vencedora do debate. Dilma ficou tranquila a maior parte do tempo, sorridente e se saia bem quando eventualmente ficava nervosa.

Serra: Sempre nervoso, falava coisas que não condiziam com a realidade. Por exemplo, propôs a criação de uma frota de hidroaviões e a criação de uma "defesa civil" nacional. Serra definitivamente não sabe como funciona a defesa civil, que já existe nos estados e coordenas as ações dos bombeiros, por exemplo. Faltou explicar porque ele nada fez para previnir as enchentes em São Paulo, como no bairro Jardim Pantanal da Capital ou na cidade de São Luiz do Paraitinga, no começo do ano. Serra também utiliza uma argumentação mentirosa ao falar que daria um salário de 600 reais. O candidato não pode prometer isto, já que o orçamento de 2011 já foi votado pelo congresso e ele não explica de onde viria o dinheiro.
Também não deixa de ser uma piada de mal-gosto ver Serra falando em saneamento básico, já que a Sabesp sob a sua gestão e de todos os outros tucanos sempre se preocupou mais em fazer propaganda institucional em outros estados do que investir maciçamente no aumento das residências atendidas em São Paulo. Serra estava nervoso, tentava sorrir em alguns momentos mas não escondia a tensão.

Marina Silva: Estava séria, agressiva, usando um palavrório prolixo e arrogante. Fala com uma certa estupidez ao eleitor, subindo no pedestal da arrogância com uma certeza soberba de que vai estar no 2o turno, mesmo que todas as pesquisas indiquem que dificilmente haverá um. Como bem falou o jornalista José Roberto de Toledo, do Estadão, ela estava parecendo uma professora chata. Sempre traz teses amplas e genéricas e foi descontruída por Dilma, quando esta lembrou à Marina que devem ser feitas propostas práticas e não genéricas. Marina também foi detonada quando falou que não existe uma agenda de investimentos em transportes, ignorando completamente os investimentos do governo federal que ela sabe que existem. A candidata do PV trouxe mais do mesmo, sem esplanar propostas concretas para a previdência, para o meio-ambiente e sem apresentar nada que trouxesse muitos votos para ela. Falta humildade à Marina Silva. Arrogância sempre afasta os eleitores. Esse ar de antipatia pode tirar votos de Marina e atrapalhá-la ao tentar conseguir mais.

Plínio: Como sempre, franco atirador, aproveitou para pedir votos para a legenda do PSOL. Provocou Serra dizendo que ele gostava de impostos, defendeu como sempre o calote da dívida externa e arrancou alguns risos da platéia. Só.
http://aureliojornalismo.blogspot.com/2010/10/em-

João

Minhas impressões:
Marina embromation;
Serra mitômano;
Plínio gagá;
Dilma presidente!

    zé do barril

    de acordo.

Lucas

Plínio emocionou a todos no final.

    Baixada Carioca

    A quem?!

Reginaldo

Serra falou em prevenção de tragédias e mencionou inundacoes e incêndios. Marina, por burrice ou puxa-saquismo, falou de tragedias cariocas do começo do ano e esqueceu as de SP, na mesma data e do mesmo tamanho. E esqueceu o 'magnifico' incendio que destruiu uma favela, smana passada, na sampa de Serra. Serra inventou um corpo de bombeiros flutuante em Brasilia – com teletransporte para agir em qualquer ponto do pais, imediatamente. NUm outro momento, Serra entrou no assunto do metrô e o Plinio (estava meio zonzo e repetitivo ontem) disse que entendia Serra trazer isso pro debate, porque lhe convinha. Sequer mencionou os desastres do metrô nos ultimos anos – -e o fato sobejamente conhecido de que os tucanos nao fazem metrÔ onde governam, SP. Tudo isso é compreensivel: esses debates sao muito sonolentos e manjados. E todo mundo (todo mundo mesmo) tenta evitar escorregoes, até o Plinio, que nao tem nada a perder (nem a ganhar, pode estar certo).

Floriano Júnior

Não assisti ao debate, a Globo não me passa na garganta. Principalmente sabendo do Wilian Boboner. O debate da Rede Record foi muito bom e, principalmente, devido a participação inestimável da jornalista da Rede. Foram muito boas, com perguntas que deixaram a todos desconcertados. Mas, na Globo, se houve participação de algum "jornalista"(se é que podem ser chamados assim) seria para fazer pegunta de "compadre" para o Serra e desmoralizar a Dilma.

Julio Silveira

Comentar o debate quando já se tem definido o candidato pode levar alguns a acreditar em falta de isenção ao se falar do preferido.
No meu caso que já venho afirmando minha posição pela Dilma, já de muito, o debate de ontem da Globo, sem ufanismo, só serviu mais uma vez para demonstrar que ela conhece com produndidade os problemas e as soluções no poder.
Todos os demais candidatos são um poço de promessas, muitas vezes desprovidas de fundamentação juridica e institucional, ficando no campo da pretensão e contando com a possivel, mas nada garantida, colaboração das outras forças institucionais. Dependerão não de sí, mas do sí, e quando a realidade politica falar mais alto, como sempre, terão a desculpa do sí que não se realizou.

Armando do Prado

Entendo que Dilma foi um pouco apagada e por vezes tropeçou num ou noutra palavra. Ela vai bem qdo fica séria com cara de brava. Ensaiou sorrisos no início. É difícil mesmo, pois travava luta contra os outros três. Deveria ter pedido direito de resposta qdo o Serra Rubnei disse que não foi gasto 40 milhões nem aqui e nem na lua. A partir do 2º bloco, Dilma melhorou. É a presidenta. Agora, precisamos garantir o 2º turno aqui em SP.

kali, a negra

#Serrafacts: Eu pintei o teto da capela Sistina

djalma

Será que algum dia existirá um jornalismo neutro, tenho acompanhado este site, mas percebi que está com a dilma.

    Mônica Rangel

    Então djalma, está dez contra um, porque "A Folha,a Veja,a Globo e o Estadão(declaradamente) estão com Serra.Sugiro que vc leia todos e tire suas próprias conclusões.Ah,poe ai na lista também o blog do Paulo Henrique Amorim e o do Nassif.Assim você fica por dentro de tudo que acontece no "triângulo da sujeira"

    FatimaBahia

    Jornalismo neutro vc só vai encontrar em outro planeta,mas jornalismo sério e honesto "a gente vê por aqui" NO AZENHA!
    Seja bem vindo,é só puxar uma cadeira, por os pés no chão e conversar com educação,você verá que este espaço tem muito a oferecer!

kali, a negra

#Serrafacts: eu projetei o Taj Mahal

Marcelo

Gente quando chegar em casa vou correndo procurar o video de debate

ademir

A Marina perdeu a oportunidade de derrotar o Serra em três perguntas, poderia falar dos esgotos do palácio dos bandeirantes enchentes em são Paulo construção do metro, do serra falar em construir 400 km, e em 16 anos menos de 30 km em São Paulo teve a grande oportunidade de tirar votos do serra para ela e titubeou , fica a pergunta será que ela se vendeu para a máfia do pig, nota zero para Marina perdeu sua grande chance de tirar votos do serra e ate ir para o segundo turno, ainda bem que ela foi assim. Dilma no primeiro turno voto Dilma e convocar a militância pela internet para votar Dilma e Mercadante já.

ruypenalva

Não é só Marina que está preocupada com o Clima, o Bin Laden também

01/10/2010 07h35 – Atualizado em 01/10/2010 08h23
Mudança do clima é pior que guerra, diz áudio atribuído a Bin Laden
Gravação de 11 minutos foi postada na internet, segundo site monitor.
Nela, terrorista lamenta enchentes no Paquistão e celebra fim do Ramadã.

Do G1, com agências internacionais
imprimir

Um novo áudio atribuído ao chefe da terrorista da al-Qaeda, Osama bin Laden, foi publicado na internet, informou nesta sexta-feira (1º) um serviço que monitora atividades online ligadas ao terrorismo.

Nele, Bin Laden afirma estar bastante preocupado com a mudança climática. "O número de vítimas causado pela mudança climática é muito grande… maior que o de vítimas de guerra", diz a voz que seria do terrorista, segundo o grupo de inteligência SITE.

A mensagem aparece com uma imagem fixa de Bin Laden e com imagens de desastres naturais. Ela tem aproximadamente 11 minutos.

O áudio seria o primeiro atribuído a Bin Laden desde 25 de março.

Não está clara a data em que ele foi gravado, mas Bin Laden parabeniza os muçulmanos pelo dia 10 de setembro, fim do mês sagrado do Ramadã.

ValmontRS

Quando Dilma perguntou sobre ferrovias. Marina alegou que não discutia questões pontuais, ou seja, quer se manter no plano teórico, com um discurso "genérico", generalizante e desconectado da realidade.

No final, quando Marina pediu "me ajudem, etc.", lembrou-me o discurso de Collor em 1989: um candidato solitário prometendo mundos e fundos sem qualquer respaldo ou referência; ninguém sabe de onde vem, nem para onde vai.

Ora! se o PV está aliado com o DEMO e o PSDB de norte a sul do país, não se pode esperar que Marina seja essa "heroína solitária" que ela tenta passar. Não cola, não bate. Por trás dela espreitam os demotucanos de sempre com sua velha ideologia elitista.

Marina é a candidata da classe média alienada da Zona Sul carioca.

    Dagoberto Nacai

    Valmont dos pampas,
    eu sou carioca da ZS : quando garoto, ia à praia, jogava frescobol, tomava mate com limão e dpois frequentava os cines Roxi ou Rian.
    Mas, não sou alienado nem estou com os lamentáveis Jabor/Ubaldo/Leitão.

    Via Lula e Dilma presidente !!!

ensygn

Azenha isso não é proibido???

Veja:

Ex-presidente FHC é tema de programa do The
History Channel
Extraído de: Panorama Brasil – 21 horas atrás

SAO PAULO O The History Channel homenageia, nesta sexta-feira (1), às 23h, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC). Por meio da produção nacional Biography: Fernando Henrique Cardoso, a atração contará a trajetória política do sociólogo, cientista político e intelectual, responsável pelo lançamento do Plano Real, que presidiu o Brasil de 1994 a 2002.

Líder estudantil no colégio, Fernando Henrique já demonstrava traços de aptidão política ao se expressar com desenvoltura, defender opiniões controversas e conciliar interesses antagônicos. Formado em Sociologia pela Universidade de São Paulo, foi professor pela mesma instituição, descrito pelos colegas como um intelectual de esquerda com ideias próprias.

Sua promissora carreira acadêmica foi interrompida com o clima de caça às bruxas que se instalou no Brasil após o golpe militar de 1964. Exilado na Argentina e no Chile, sem a mulher Ruth Cardoso e os filhos recém-nascidos, entrou em contato com organizações internacionais e com o mundo diplomático, desenvolvendo uma aptidão cosmopolita que o notabilizou.

De volta ao Brasil em 1968, após dar aulas na faculdade de Nanterre, na França, a convite do sociólogo Alain Touraine, assume por meio de concurso público a cátedra de Política na Universidade de São Paulo. Depois de publicar sua obra mais importante, Dependência e Desenvolvimento na América Latina, Fernando Henrique teve sua carreira novamente interrompida pelos militares, desta vez de forma compulsória, com mais 70 professores. Passou, então, a se engajar na luta pela redemocratização do País.

Convocado para formular o programa de governo do partido da oposição, o MDB, em 1974, decidiu se candidatar para senador por São Paulo quatro anos depois. Mesmo com apoio de vários setores da esquerda, inclusive do líder sindical Luís Inácio Lula da Silva, foi derrotado no pleito, mas nomeado suplente do vencedor, Franco Montoro. Eleito senador em 1983 e depois reeleito, participou como relator da nova Constituição Brasileira em 1988. Abandonando o MDB, por divergências políticas, funda o PSDB – Partido Social-Democrata Brasileiro.

Ministro das Relações Exteriores e da Fazenda no governo de Itamar Franco, foi responsável pelo lançamento do Plano Real, projeto de substituição monetária que trouxe estabilidade para o País, após anos de inflação galopante. Conquistando projeção política inédita, foi eleito em 1994 presidente no primeiro turno, tendo Lula como adversário. Tornou-se o 34º Presidente do Brasil ao tomar posse em 1ª de janeiro de1995.

Em seu governo adotou medidas radicais para a estabilização econômica do País, incluindo a privatização de várias estatais. Fernando Henrique também impressionou interlocutores internacionais ao discursar na língua nativa dos países que visitou. Com a popularidade do Plano Real, aprovou uma emenda que permitiu sua própria reeleição, em 1998, novamente tendo Lula como adversário.

Ao deixar a presidência, retomou a carreira acadêmica e continuou atuando como conselheiro do PSDB e integrante de diversos órgãos internacionais de estudos para políticas públicas. Eleito pelas publicações Prospect e Foreign Policy um dos intelectuais públicos mais importantes do mundo, atualmente preside o Instituto Fernando Henrique Cardoso.

    VLO

    Vocês acham mesmo que alguém, além do farol e família, vai assistir a esse programa?

Ricardo

Para o Plínio a soluçã ode todos os males é a moratória e fazer uma auditoria da dívida (?), estatizar tudo ,acabar com a terceirização (desemprego em massa) e pintar Brasília de vermelho. É um pobre coitado. De resto, Dilma já ganhou no primeiro turno.

Mônica Rangel

Estava torcendo para que Serra desse um dos seus "chiliques" para cima da "Marina totalmente terceira via".Coroaria com chave de ouro (prata,é só a cor da medalha que ele receberá,sem direito a prorrogação) sua medíocre campanha baseada somente num terrorismo psicológico proveniente do desespero que se apossou deles. Dilma guerrilheira, Dilma mata criancinhas, Dilma é ligada às Farc… Afinal, quem são os verdadeiros terroristas??

kali, a negra

Cês perceberam que na hora na qual os gatos pingados do Ali Kamelo riram da Dilma o Bonner Simpson ficou quieto, mas quando o Plínio estava sendo aplaudido na fala do Serra ele mandou a galera calar a boca?? fez um "chiuuu!!!"????

kali, a negra

# Serrafacts: "É mais fácil falar a respeito de algo que não fiz!"

Hildermes Medeiros

Muito, mas muito chato mesmo. Na realidade não foi um debate, mas um desfilar de argumentos, opiniões em resposta a perguntas desconexas do contexto de enfrentamento dos candidatos , nem sempre permitindo o embate entre os verdadeiros adversários. Não é apenas problema da Rede Globo, claro, mas esses debates mais parecem câmaras de censura explícita. Tudo é proibido, medido, a ponto de, como registrou a Globo, o modelo do debate ter sido elaborado por um matemático. O resultado é haver um enfrentamento mínimo . É tudo tão limpo, mas tão limpo, tão matematicamente medido, que política não entra. Os adversários ficam num verdadeiro carrocel, a espera de que algo aconteça ou que possa ter algo para alvejar. Quem assiste fica desiludido, decepcionado com a perda de tempo. Uma perda de tempo e dinheiro. Aliás, nesse mesmo sentido do desperdício, só perde para o jato da Globo que cruzou o Brasil para mostrar o que todo o mundo já sabe em municípios adrede escolhidos, num ridículo “sorteio” de cidades a serem visitadas, tudo de acordo com a incontestável isenção da emissora. Mesmo assim, tudo de bom que foi encontrado, nada foi ligado ao governo, aconteceu apesar desse ente tão indesejado dirigido por Lula, sendo ressaltado mais os problemas ainda não resolvidos. Bem espelha essa ação política da Globo, a manchete do jornal “Mais de 2.000 municípios brasileiros ainda são subdesenvolvidos”. A manchete, embora não seja dito, sugere que já existe mais de 3.500 municípios fora dessa classificação, que seria um exagero, claro. O pior de tudo é que essa gente se acha eficiente, competente. Façam-me o favor!

luiz reis

Eu, debaixo da minha "ogonorância" gostaria, honestamene, que alguém conseguisse me convencer de: pra que serve um debate desses? É tudo pasteurizado, fútil, com mentiras, leviandades, agressões, parece um big brother… sei que para muitos é importante, mas falo por mim: não tem qualquer importância o que acontece ou seja dito em um debate que faça eu mudar meu voto. Não dá para escolher alguém por esse ter ido bem ou mal em um debate, em um teatro de marketeiros… para mim serve apenas para a globo se dotar de uma importância que ela ainda pensa que tem. Assisti apenas a uma parte, pois foi o suficiente para ver a Dilma segura, o que era minha preocupação. Aí que eu pensei: veja só, a Dilma pode não ser eleita no 1º turno porque estava nervosa no debate? É demais para mm e reforça a nossa subserviência à televisão, o que me parece totalmente atrasado…

simonebh

Esse foi mais um teatro da globo, tudo ensaiadinho. A Marina de garota-propaganda da natura e robô do ecocapitalismo sempre pronta a desconstruir as propostas dos demais candidatos, mas sem conseguir apresentar as suas para este "Brasil profundo". O Plínio parou lá atrás, com as mesmas e utópicas propostas. O serra, sem capacidade para encarar a dura realidade da derrota anunciada, se agarra à fantasia de suas pretensas realizações, negando ou ignorando os fatos históricos do governo Lula. Apesar do visível cansaço, Dilma conseguiu manter o equilíbrio, transmitindo muita energia positiva. É a única candidata realmente preparada e apta para governar este país.

Ciro

Adorei o fato de o uníco a não ser aplaudido foi o Serra. Todos os demais foram!

    Baixada Carioca

    Eu adoro vê-lo na TV em suas caminhadas. Plínio caminha com mais gente que ele. Patético. Se não fossem os fotógrafos e cinegrafistas…

Gerson Carneiro

Estou com um grito preso e um discurso pronto.
Se Deus quiser, segunda-feira perderei algumas amizades!

"Tô nem aí, tô nem aí. Não me conte seus problemas que eu não vou ouvir"

ZePovinho

Chega de macharada no Planalto.É um saco,todo dia,ver homem na Presidência da República.DILMA!!!!!!!!!!!!!!!!

André

Pessoal, ainda não tiro a pesquisa do DataFalha da cabeça, a de terça-feira. É a fraude que motiva! Por isso, meu PAC (Programa de Aceleração da Candidata Dilma) continua. De lé pra cá, já consegui reverter mais de 10 votos para Dilma. Hoje continua a batalha. Amanhã, é dia de ligar confirmando. Vamos lá, gente! Desde desse dia, a Dilma só vem subindo nas pesquisas. E o único fato novo que aconteceu foi a nossa mobilização…

Carlos

A, B, C, D

"A" pergunta pra "C" que ao responder ataca/acusa "D" que não pode contestar…

Isso é "debate"?

Marina traíra: "Nos últimos 16 anos…"

Mariana Rodrigues

Concordo com quem disse que a Marina é um show de embromation.
Dilma foi estadista. Nota mil

monge scéptico

Aí ó(expressão usada também no AMORIM), num guentei não. Mas quando puder ouvir as
primeiras palavras da DILMA, sabia, que ali estava a palavra do povo. Se ficasse um mais,
ia vomitar, vendo uiliam kamelôhomer. Fui dormir tranqüilo, sabendo que a DILMA, não
deixaria a bola cair.
DILMA!. Conte com os navegantes do país para ajudar na amostragem das mazelas. Assim
você(vsa.excia) terá a melhor assessoria, que esse bando de possíveis erenices, no seu en-
torno. Contecágente.
PS. monte um callcenter(ARGH!!) para receber mensagens positivas e critícas idem)

Gerson Carneiro

Após o debate o Serra deu entrevista dizendo que tem só uma cara.
Ao que concordo: cara de pau.

antonio rodrigues

Democracia pressupõe imprensa livre, circulação de opinião.
Sem isso é ditadura velada.
Portanto esses debates são absolutamente ridículos.
É um absurdo que algo assim possa alterar a escolha de um presidente para uma nação.E já aconteceu de alterar.
Assuntos sérios são abordados em 1 minuto e tudo acaba sendo superficial. Lendo os comentários parece que estamos falando sobre a atuação de jogadores depois de uma partida de futebol. Gostei, não gostei, aquele foi pior,o outro melhor.
Tal aberração acontece porque não temos veículos que mantenham a livre circulação de informação e ideias, que os "debates" aconteçam todos os dias.
Assim o povo precisa assistir a esse tipo de "debate", alguns minutos antes da eleição, para ainda decidir em quem vai votar.
E como as pessoas não podem dizer serias verdades em 60 segundos,tudo vira um grande show, na verdade orquestrado pelos "especializados" marqueteiros.
Dizem que o Lula ganhou quando lhe inventaram a fantasia de "Lulinha Paz e Amor".
Não tenho tanta certeza.
Talvez o Lula não tenha vencido pela imagem construída que lhe desenharam, mas o seu adversário, depois do péssimo governo do PSDB, é que tenha perdido, pois o povo não suportava mais tanta incompetência.
O Brasil na verdade só conheceu o seu grande líder, o maior comunicador da historia, depois da eleição, desse teatro ensaiado. Apenas depois o verdadeiro Lula pode se apresentar na arte onde é imbatível. Sem marqueteiro.
Quando acontece,como ontem, onde três resolvem bater na candidata do governo, penso que ela deveria ser menos artificial em sua defesa.
Mas talvez o povo, como o ser humano em geral não goste mesmo de escutar verdades, prefere viver na fantasia dos figurinos elegantes.

Iowa, Juliano

Meu, foi muito bom ver o Plínio falando… sensacional.

Infelizmente, o discurso dele não atinge as pessoas…

    alex

    Não atinge a realidade ,eu diria. mas que a mensagem final dele foi muito bonita,foi. Acho que até os candidatos aplaudiram.. Tomara que o PSol consiga eleger o máximo de deputados.apesar do radicalismo, é um partido simpático e digno,com ótimos quadros. A gente precisa de um pouco de utopia pra suportar a vida.

    Jairo_Beraldo

    Ainda bem…um vendido!

Marat

No início do debate, enquanto Plínio ainda tinha muito gatorade, ele foi bem. Quando o Gatorade acabou, Plínio ficou muito devagar……… No fim, deve ter tomado mais um, pois suas considerações finais foram boas…

    @eduardousignolo

    Concordo, todas vezes que o Plínio finaliza um debate (muito bem na Record e Globo) ele faz com maestria, sinto que ele fala com o coração. Outra vez que ele falou super bem foi ao portal UOL no tema PARTIDO, digo e repito, se ele fizesse essa fala dita no UOL no programa Eleitoral Gratuito e nos debates, virgi santa, teríamos um segundo turno de esquerdas, seria sensasional.

    Ah! Adeus Serra. Graças a Serra.

    @eduardousignolo

    Sensacional, ato falho

Marat

Sinceramente, eu acho que Dilma foi mal… gaguejou demais e ficou muitol na defensiva. Por sorte Serra foi vazio como sempre. Plínio, mesmo com suas loucuras foi até que bem. Marina esteve um pouco acima da média e mandou bem em algumas ocasiões… No fim, nada mudará. A vitória se dará no primeiro turno, para felicidade geral da nação!!!

    alex

    A Dilma foi,disparado, a mais consistente. não deixou absolutamente nada sem resposta. Ao contrário da marina que deixou tudo sem resposta. vou ter que ser um pouco cruel e dizer que a marina e o plínio foram o típico samba de uma nota só. Só que o plínio tem carisma e a marina tem pose. a marina fez caras e bocas mas não articulou uma única idéia.
    O Amigo valoriza aspectos superficiaias. Cuidado com os estelionatários,amigo.(Não me refiro aos candidatos,me refiro á sua vida quotidiana)

    Marat

    Alex, eu voto na Dilma… achei sinceramente que estava insegura, um pouco por ela e um pouco pelo formato do debate…

    kali, a negra

    Deve ser porque você espera muito da Dilma. Ela não foi mal.

    E gaguejar a Marina também o fez

    Marat

    Acho que ela escorregou várias vezes, tudo bem, estava nervosa… só espero que vença logo no primeiro turno, pois os debates facilitam aos candidatos da direita…

Espectador

Achei que Marina foi bem segura no embromation. O discurso dela é vazio, mas firme. Ela só fala de generalidades, jovens, meio ambiente, jovens, meio ambeinte….nada concreto.

    Marat

    "[…] vazio, mas firme[…] – rsrsrs de tanto debater com o Serra, ela aprendeu alguma coisa… – rsrsrs

    Mônica Rangel

    Espectador,ela é VERDE, não gosta de CONCRETO!

    ValmontRS

    Vazio e firme como um pastel de vento.

artur gomes

O Debate, foi morno como um todo, esquentou em alguns momentos nas respostas rápidas de Dilma, falando das doações de Campanha, e quando Marina respondeo ao Serra, sobre a situação das Favelas paulistanas, que para estão um luxo. O cinismo do Serra é tanto que consegue esconder em suas declarações a Mansão onde mora. veja aqui http://cloacanews.blogspot.com

UJS realiza manifesto contra o PIG no Rio http://www.youtube.com/watch?v=ueHgSsAmhQY

todos os.cachorros são azuis
Leia aqui http://goytacity.blogspot.com

joão

"Não faço promessas, só falo o que vou fazer" – Zé Pedágio no mais puro tucanês.

Ali Kômiko

Zé Lig-lig disse que vai baixar nossa conta do celular…
Pô!!! Podia dar um grande exemplo baixando os pedágios dos paulistas.
Mas quem baixou os pedágios da rodovias federais foi o Lulão.
Por isso:
Voto em Dilma.

IIrani

Também considerei o melhor debate da Dilma e gostei da roupa dela, também.

Gerson Carneiro

Passada a adrenalina, vamos a frieza da análise:

O debate da Record foi indiscutivelmente o melhor. Mais dinâmico e a participação das repórteres foi espetacular.

O da Globo foi péssimo no sentido de empolgação. A começar pelo mediador cujas intervenções deixaram entender que estava constrangido de alguma coisa que andou aprontando. O que seria hein? (parece que tava pensando: "já pisei muito na bola, hoje não posso pedir perdão, tenho que me segurar").

O "pega pá capá" entre Marina e Serra foi horrível para os dois, se pegaram nos minutos finais, a "amizade" mútua acabou ali. Dilma se manteve fora da baixaria, ganhou pontos.

Dilma não se dirigiu ao Serra em nenhum momento. Isso foi ótimo porque tirou ele de foco, anulou ele no debate. Não deu chance dele aparecer. Agora entendi a estratégia. Foi ótima.

E, como disse o Azenhão: Dilma arrasou no seu modelito presidencial.

E por fim, a "bala de prata" não veio.

    Denise Queiroz

    Oi Gerson pensei agora de manhã exatemente isso sobre a teórica falta de confronto entre Dilma e Serra. E mais uma vez a gente tem que tirar o chapéu prá estratégia de escolher confronto com Marina e Plínio. Como ele está no mundo da lua em termos de prática, ficou muito claro que o projeto Dilma é sólido. O mesmo para Marina, que fala, fala, fala mas sem proposições claras. Serra, bom, acho que conseguiu perder mais uns com os engasgos e a ironia que passa. Ao mesmo tempo, Marina acabou beneficiando Dilma, ao confrontar o discurso "faço e aconteço" de serra com a realidade que ela viu em SP. Sobre o formato, uma porcaria. E nisso também concordo com você, de que o da Record foi muito melhor.

    Gerson Carneiro

    Denise, querida, você certamente já ouviu dizer que "o silêncio é a melhor resposta". Pois Zé… (Zé finí).

Mariaana

Alguém sabe dizer por que Dilma está tão gorda? Stress de campanha? Preocupa.

    Gerson Carneiro

    Ah, quem souber aproveita também e diz porque o Plínio está tão magro. E não preocupa.

    Geloca

    Gerson , você é muito engraçado..adorei a sua resposta à Mariana

    Mônica Rangel

    Ela está "inflada" pela quantidade de votos! Hum…

    Gerson Carneiro

    Boa Mônicona… boa!
    E nós não a permitiremos que faça lipoaspiração… só lipoinspiração.

    Gerson Carneiro

    Geloca,
    eu até tento ficar quieto, mas o povo fica me cutucando… a culpa é da Conceição que libera meus comentários.

    Rogério

    Engraçado… Já que comentou, eu achei a Marina tão magra! Nossa! Tá certo que ela nunca teve uma aparêcia mais substanciosa, saudável, mas tá demais! Campanha. Deve ser… Tomara que depois da campanha ela faça uma dieta para conseguir alguma massa muscular, alguma gordura. Gordura também é saudável. Tomara que ela reponha um pouco do que perdeu nesses dias de campanha. O ar puro do Acre vai fazer bem pra ela enquanto estiver por lá desenvolvendo novos projetos sociais para a Natura, que fatura MILHÕES sem carteira assinada OU garantias trabalhistas, ou quem preparando sua campanha para prefeita de Rio Branco.

    Quanto a Dilma, acho que ela tá no ponto! Tá linda! Adoro balzaquianas "rechochudinhas"… Raphael, Da Vinci, Miguelangelo, Goia e tantos outros grandes artistas também… Eles sabem o que é beleza…

    alex

    Comentário grotescamente maldoso. E nós aqui dando comidinha pra troll.

    Deco

    Ela está tomando Cortizona por causa da torção no pé. É um remédio que incha.

    Maria 1

    Mariaana, o tratamento que ela fez , mesmo sendo mais leve, provoca aumento de peso. Previsível e sem nada de preocupante. Esse efeito só é revertido depois de um tempo (pelo menos, um ano).Tem ainda o fato de que no frenesi de uma campanha, com viagens constantes, estadias em hotéis, paradas e lanches em locais públicos, a dieta alimentar, altamente recomendável, torna-se inviável. Voltando a uma rotina regular, tudo volta à normalidade. E, convenhamos, quanta saúde e equilíbrio! Enfrentar altiva e serena a onda de sordidez a ela dirigida é para poucos, para pessoas muito especiais. Somente por isso, se dúvida tivesse quanto às demais qualidades que possui, meu voto seria dela.

    Cézar

    Talvez por tomar corticóides devido o linfoma que teve. Aconteceu comigo.

    Mariaana

    Obrigada Maria e Cézar. Eu voto nela, mando em média 300 e.mails por dia promovendo sua imagem e mostrando os seus pontos positivos. Peço voto, escrevo em blogs, faço tudo o que posso dentro e além dos meus limites. Acho que aqui eu me sinto tão à vontade, entre amigos e companheiros, que ousei expressar uma preocupação legítima. George, desculpe, você pode ser o queridinho do blog, ser até o próprio blog, mas agora você encarnou um espírito que é exatamente o que nós combatemos. Ninguém é tão gênio todo o tempo assim. Cuidado para não espantar os que hoje chegam aqui pela primeira vez, buscando achar até domingo, um caminho para as suas dúvidas, inclusive os muitos que tento cooptar todo dia.

    Denise Queiroz

    E por que o tucano tá tão cadavérico?

@ismaelkzz

O debate foi calmo demais. Gostei muito das considerações finais de Dilma.
Uma coisa é certa: Dilma não perdeu.

Robson Porto

O debate mostrou o que já se sabia sobre os candidatos. Dilma segura e precisa; Marina com a liberdade de fazer o que bem entende-se, pra variar, paitnou na própria falta de convicção. E Serra… o covarde de sempre; que só é valente nas madrugadas, ao telefone, conspirando contra Deus e o mundo.

Invocando a máxima Cantanhedense, foi um Zero a Zero com sabor de vitória para Dilma.

pereira

Os risos foram para o paulo preto do serra, quem não percebeu, os 4 milhões que ele sumiu, e qual o candidato que vai dizer que tem caixa dois, nemhum.

Fábio Venâncio

Tudo caminha para mais uma vitória do povo brasileiro.
Porém aguardemos até sábado,pois na tv tudo pode acontecer!!!!!

Pedro Luiz Paredes

Assisti um bloco e tchau!
Que debate mais sonso.

Raquel

Engraçado, eu vi de outra maneira o debate, apesar de votar na Dilma, acho que ela realmente dessa vez foi a melhor, ao contrário das outras vezes, estava tranquila, segura e quando cutucada deu uma resposta rápida e certeira!
De qualquer jeito ia votar nela, indo bem ou mal!

    Baixada Carioca

    Estou de acordo Raquel. Apesar do primeiro bloco, achei que Dilma foi muito bem nos demais. Esteve mais segura, até no momento em que sofreu com o zombar dos tucanos, saiu-se muito bem e deixou-os com cara de "caixa 2".

j f

No 1º bloco eu achei que a Marina falava alto demais,

    Rogerio

    Ontem conclui um trabalho bem interessante sobre as Gralhas da região amazônica…

@ZKOliva

Marina é a rainha da cocada preta. TUDO, absolutamente TUDO é um problema grave que deve ser pensado a partir de uma visão abrangente. Que ingenuidade a nossa. E Plínio, como já disse em outra ocasião, se esconde atrás de um debate descaradamente pueril sobre sistemas políticos onde o capitalismo é a origem de todos os males e ele irá mostrar ao povo o caminho da luz. Vai levantar o cajado à beira do Lago Paranoá e as águas se abrirão para que ele possa percorrer seu trajeto até o Palácio do Planalto. Sinceramente, minha paciência está esgotando. No primeiro turno, pelo amor de Serra.

    Baixada Carioca

    Esse discurso pró-tucano do Plínio foi decepcionante. Tinha tudo pra fazer uma puta campanha ideológica e fazer o Psol dar um salto de qualidade. O problema é que o discurso raivoso e arcaico está impregnado na cerne dos seus candidatos.

@ZKOliva

Dilma, injustamente, gagueja sentindo o peso da responsabilidade de mostrar em poucos minutos todas as fantásticas e históricas conquistas deste governo em meio aos ataques dos mendigos do voto. José Serra, como sempre, fica na confortável posição de mentir descaradamente. Impressionante. O cara fez TUDO. É o maior administrador jamais visto em todo o universo observável. Seu único stress é controlar a dose da mentira pois quando ele exagera muito ele convence quem está de fora mas se desmoraliza totalmente em São Paulo, porque até cabeça de paulista tem limite, especialmente se o assunto é segurança pública, educação, pedágios, crack, alagões e trânsito.

@ZKOliva

Não sei porque preciso dividir um comentário mais curto do que os que costumo ver por aqui. Se alguem souber, me avise.

Sinceramente, eu não sei quem foi que inventou esta história de debates. Talvez por eu jamais ter tido dúvidas em quem votar, eu não consiga imaginar como alguém pode esclarecer-se de algo num debate desses. Claro que sou suspeito pra falar mas em determinado momento achei aquilo tudo muito surrealista e paradoxal.

@DenisdePaula10

O Serra, o Alkmin e o Maluf, precisam sentar numa mesa e decidirem quem foi que fez o rio Tietê, o rio Pinheiros, A rodovia Anchieta, a rodovia Anhanguera, A serra do mar, a ilha bela, e etc. Os véios tão completamente birutas. O Serra e o Alkimin felizmente vão sumir no ostracismo. O Maluf já era.
O Serra acha que temos memória curta. O desgraçado afirma que eles fizeram o Bolsa família e é o responsável por tudo de bom do governo Lula. Quem em sã consciência pode votar num magalomaniaco desse.
O triste de termos só o primeiro turno é que vamos perder a oportunidade de desmoralizar esse mentiroso contumaz.

kali, a negra

#Serrafacts: "Quando Jesus disse "pai, por que me abandonastes?", tive de chegar em Deus e dizer "Dê uma força para o rapaz, ele está se esforçando…"

Beto Crispim – BH

O pior debate desta eleição. mudei de canal e fui assitir a fazenda. Bom pra Dilma. Maria perdeu o emprega que a Globo daria a ela, apresentadora do Globo Ecologia, não conseguiu provocar o segundo turno, foi muito mals.

Alfonso

Marina tem cada uma, quando quer ser menos genérica, sair do plano das superficialidades, não consegue ser precisa nem a pau, Que que ela quis disser quando falou sobre a informalidade e como resolve-a???
"… para acabar com a informalidade e todos terem carteira assinada é muito fácil! apenas tem que desburocratizar a contratação!!!"
Será que quando contratar um funcionário tem que pedir menos documentos ou tem que preencher menos papeis e pronto!! estará tudo resolvido!!

    Paula

    Tb tem que discutir o assunto com o vice dela, dono da Natura e rei da informalidade.

    Alfonso

    Pois é Paula!
    E ainda poderiamos incluir nesta discusão como é que um vice de uma candidata que se diz defensora da ecologia e de "uma nova abordagem desenvolvimentista" pode estar envolvido em biopirataria e sendo processado por isto?

cassiov

azenha, como vc é otimista. o "debate" foi ENTEDIANTE.

Ubiratan Rosa Passos

Não assisti o debate mas, pelos contraditórios comentários, concluo que a Dilma não foi bem.
Ou me engano?

    Nereu

    Te engana!

    Emilio Matos

    Foi meio chove e não molha. Cada um vai achar que seu candidato for melhor. Se fizer uma pesquisa de quem foi melhor, vai dar mais ou menos 50% Dilma, 25% Serra, 12% Marina, 5% nenhum e 8% não sabem…

Fátima

Não acho que o debate foi sonolento. Foi, sim, o melhor da Dilma. Ela esteve muito bem em todos os sentidos. Bye bye Serra e Marina!

kali, a negra

# Serrafacts: "Tenho orgulho de ter preparado Jesus até seus 30 anos!".

@DenisdePaula10

Minha Nossa Senhora de Aparecida, O Serra toda hora tenta provar que tem só uma cara

    Gerson Carneiro

    O fato é: o Brasil tem uma só COROA.

    Geloca

    Eu falo que você é ótimo, não é à toa

    Gerson Carneiro

    Pare de falar assim senão corro o risco de ficar abestado.

    Rogeiro

    Mas ele tem mesmo… uma cara com frente e verso…

Aroldo Magno

O melhor debate que vi, e que definiu o meu voto foi o do Brasil de Fato com os candidatos Zé Maria – PSTU, Ivan Pinheiro – PCB e Rui Pimenta – PCO. Voto no Rui Pimenta, o candidato mais bem articulado. Se pudesse mesmo, eu votaria nos tres para a Presidência. No debate de hoje, nada de significativo, apenas o Plínio conseguiu sinalizar melhor o que verdadeiramente está em jogo: os direitos fundamentais do ser humano.

    ValmontRS

    Lula e o PT só conseguiram mudar os rumos do Brasil quando deixaram de ser FUNDAMENTALISTAS e adotaram estratégias inteligentes para destronar a velha "elite serviçal" subordinada ao Tio Sam.

    Creio que falta profundidade na reflexão da dita "extrema esquerda" brasileira até para perceber o ritmo da história. Aprendemos a duras penas que o Brasil não é uma ilha e que não há revolução sem povo.

    Eu acredito na libertação das pessoas através da educação, da informação/reflexão crítica que conscientiza e amadurece o ser político. E isto não é um processo que ocorre da noite para o dia. Temos que ter paciência e agir segundo a perspectiva histórica.

    Por isso, não tenho dúvida de que, hoje, a melhor escolha para o povo brasileiro é Dilma Roussef.

Claudio Paiva

Porque Dilma começa a última fala, das considerações finais, olhando para a câmera errada? Foi ela que errou ou aprontaram com ela?

Adilson (E agora?)

Azenha, concordo sobre quase tudo menos que Serra foi mal, eu achei um desastre sua participação.

" Deixei lá no blog análise rápida : "Debate da Globo confirma certeza do primeiro turno"

um abraço

Adilson

Michele

Será que Marina é mecânica?

Só quer criar mecanismos…

    Rabuja

    Desde que sejam mecanismos estratégicos e abrangentes… ihihihihihi

TavaresdeMello

Juntando tudo, o debate foi muito xôxo… faltou explorar mais as políticas sociais estruturadoras, o Pró Uni, Pró Jovem.
Entendo que a tática de Dilma foi tentar tomar de volta a porcentagem de intenção votos que foi pra Marina, mas eu gostaria que ela, de alguma forma, respondesse as cutucadas do tucano careca.

francisco.latorre

debatinho micho. com momentos. e figuras. que figuras.

..

marina vai de maligna. plinio continua o palhaçoburguês de sempre

o zé medroso não perguntou pra dilma!!! entregou o jogo?? é meda. meda.

plinio continua palhaçoburguês. só fala de grana. 10% pra cá 10% pra lá. simplório.

dilma arrasa plinio. o povo quer casa própria. garanto que voce tem sua casa.

marina etê. in-su-por-tá-vel. intragável. figurinha. depois de fhc.. marina. vai mal o império.

marina é nada. então é tudo. só da maluco na eleição.

serra e marina. nosferatu e etê. o horror. o horror.

marina maligna atropela o zémaligno. zémaligno apanha de mulher.

zémaligno morde marina maligna de volta. pouco osso. cachorrada enlouquecida

zémaligno e plinio palhaçoburgues. tarja preta.

zécovarde foge de mulher. corre zé. tá perdendo e fugiu. adeus zémaligno. não volte.

marina o etê verde. insuportável. intragável. bem treinada. messiânica. antipolítica. madeinusa.

adeus zémaligno. não volte. zéridículo zépateta .

dilma espetacular. desfia fatos. e surfa. mar de rosas. 'estou preparada'. confiante presidencial vitoriosa.

plinio vai de utopista velhinho. ri-dí-cu-lo. psolistas.. tentem o pco.

marina maligna horrenda. tenta carona com dilma. esqueça. e pro zéridiculo.. adeus.

serra em fuga. esse foi. agora é o xuxu mofado. que não escapa.

..

Mauro

Como não houve nada de extraordinário no debate?
A presença de espírito da Dilma ao colocar aquela rolha dos tucanos da platéia foi também uma rolha nos que diziam que ela era um poste (ô poste para pensar rápido esse, heim, será que a inteligência do Lula é tão extraordinária que pega por osmose?)

Como não houve nada de extraordinário no debate?
A fechada na Blablarina na questão sobre crise internacional foi fantástica (se os eleitores de ultima hora da Blablarina não fossem basicamente fanáticos e mal informados, ela teria caído 3 pontos só naquela).

Como não houve nada de extraordinário no debate?
A resposta da Dilma ao Plínio sobre a propriedade privada e os contratos foi um recado direto aos boateiros e mostrou postura de estadista.

Concordo quando dizes que foi o melhor debate da Dilma e que ela se mostrou com postura presidencial.

    Geysa Guimarães

    Mauro:

    Certíssimo, Dilma deu uma trucada na plateia tucano-serrista gozadora. E nas considerações finais ela foi novamente extraordinária.

Denis Santos

Minha Nossa Senhora de Aparecida, O Serra toda hora tenta provar que tem só uma cara; ele sempre fala como sendo ele mesmo. O véio tá lelé completo. O pior dos idio tas é aquele que se acha idiota, e daí fala o tempo todo que não é idiota
"Eu sou eu mesmo e falo como eu mesmo; eu não tenho duas caras eu só tenho uma cara" . Esta é a marca dos mentirosos e desonestos (Lie to me)
A Bláblárina, digo laranja verde, fica todo o tempo na Blogosfera, fazendo um discurso eco-teórico que ninguém entende nada, e só forma nexo quando quer atingir o governo, que ela jura que nunca ataca.
Enfim tenho certeza que a Dilma vai papar esta eleição no primeiro turno.

rin xaxieraldo

Enfim o Brasil continuará crescendo com Dilma e o Povo, tudo com o aval de LULA e a mulher Mais Poderosa do Planeta – DILMA

Ivanda Martins

Marina, coitada, está se achando. Não tem proposta de governo, diz que vai manter todos os programas do LULA e ainda

kali, a negra

# Serrafacts: "Cheguei no momento certo e fiz com que Deus mudasse de ideia. Isaque foi poupado…"

FatimaBahia

Assim como critiquei Dilma no debate da Record,tenho que registrar aqui que hoje ela foi ótima,especialmente na resposta rápida e inteligente aos risos da platéia.Esteve mais ela,mais relaxada e menos professoral.Tudo isso dentro de um grande teatro chamado de debate!Para mim isso não é debate,ninguém vai para debater e só aproveitam os ganchos pra falar do que vão fazer,o que fizeram e no caso de Serra e Marina,meter o pau no governo Lula.A Marina hoje estava menos agressiva com a Dilma e o Lula,mas deixar de comentar os problemas do metro em São Paulo,quando sabe que precisaria tirar votos do Serra pra tentar o 2º turno lugar e quem sabe,um 2º turno,é brincadeira!
Enfim,conteúdo do "debate" ao meu ver é zero,só assisti mesmo pra ver a cara da Dilma,a imagem que ela passou e gostei muito.Hoje eu vi a cara da Presidenta do Brasil!

Ivanda Martins

Marina, coitada, está se achando. Não tem proposta de governo, diz que vai manter todos os programas do LULA e ainda
faz discurso para ir pro segundo turno com Dilma, é brincadeira, para continuar os programas já temos a Dilma, não precisamos mais de ninguem, principalmente de uma songa monga como ela.

Torquemada

Farta distribuição de pastel de vento e de refresco de melancia!

Mais um debate chato, arrastado, e com uma só virtude: Sem a menor novidade!

kali, a negra

# Serrafacts: "Vi que entre o Tigre e o Eufrates era bom. Então, resolvi fundar algumas cidades…"

Fátima

Não sei se foi impressão, mas achei a Marina um pouco arrogante.

O Plínio tadinho, fazendo número e o Serra não acrescentou nadica de nada.

Dilma, ganhou o debate, em disparada.

Magda Azevedo

Azenha, vamos deixar a crista baixa d elado. Levante a crista meu amigo. Ainda no dia 3 de outubro nossas cristas serão renovadas, ehehehheeh.
Tô com Paulo Henrique Amorim, e não abro, que disse que "Dilma preside debate da Globo.
Serra não foi. Estava no telefone"
http://www.conversaafiada.com.br/politica/2010/10

Nereu

Sou suspeito mas acho que a Dilma foi muito bem, quase como no debate da Record.
O Serra não somou nem diminuiu.
Achei a Marina blábláblá Silva muito petulante e pode ter perdido votos pros brancos.
E o Plínio pode ter trazido algum voto do nulos, ou seja, continuar anulando votando no Plínio.
Em resumo, o debate não muda 1 décimo de ponto percentual.
Tá ganho!!!!

Heitor Rodrigues

Azenha, escrevo depois do debate terminado. TV ligada, a Globo e o Datafolha seguraram a onda. Não há espaço para armações.
Dilma vence com 53% dos votos válidos, segundo o datafalha. Amanhã é outro dia. Mas a capa da Oia vai ficar encalhada nas bancas, nesta sexta-feira. Os blogueiros sujos fizeram o seu papel. Não dá mais prá segurar. Explode coração!

Danilo

Que tal quando o Serra teve a oportunidade de perguntar pra Dilma, e o tema escolhido foi habitação e ele escolheu a Marina. Por que será?

Carlos

Marina é muito fraquinha.
Muito mesmo.
Em muitos assuntos não falou nada com nada.
Todas as respostas dela era ecológicas. Tudo era meio ambiente.

kali, a negra

# Serrafacts: Serra não se aguenta: "lembro quando passeava por Hong Kong… conheci um rapazola de nome Bruce… Vi que tinha potencial e resolvi iniciá-lo nos mistérios do wu shu (que por sinal, foi criado por mim alguns milênios antes)

Luis Eduardo

O melhor momento da Dilma foi quando, impaciente com as platitudes da Marina, lembrou a atuação do governo Lula na crise financeira de 2008 e lhe respondeu na bucha: "Na crise não se fica na teoria".

Walter Cesar

Impagavel a destruição que Plinio fez em Serra diante de uma resposta as pergunta de Serra. Como sería bom rever numa edição…

francisco.latorre

serra fugiu.

quando pôde perguntar a dilma.. refugou.

?.. o cara tá perdendo.. e foge.

não entendo. mesmo.

estará confiando na 'bala de prata'?.. na 'urna violável'?.. na veja?.. na folhafria?..

desistiu?..

estará pedindo clemência?..

o zé 'sereipresidente'?.. desistir?..

oh dúvida..

sei não.. diria um desconfiado.

mistério.

..

medo de mulher.. disse um debochado.

de repente é por aí.

corre zé. corre.

..

Mauro

Nem assisti, tô meio enjoado desses debates. Já me decidi desde o dia que Lula apontou a Dilma e agora que vai chegando a hora D (de Dilma) não vejo a hora de votar na Dilma. O Serra perdeu a última chance de virar o jogo pelo jeito que você relatou, então azar dele e sorte dos brasileiros.

@waitiuba

Azenha, a cada análise sua, mais fico admirado com a coesão de suas ideias.

Agora, não sejamos modestos, DILMA FOI MUITÍSSIMO BEM, ela conseguiu impedir o que toda a imprensa golpista desejava: o tropeço.

Agora é aguardar e torcer para que no domingo, tudo seja resolvido já no primeiro turno!

Parabéns

Regina

Não foi um debate excelente, mas Dilma foi bem, a mais propositiva. Roupa bonita, muito tranquila. Não respondeu às provocações dos outros candidatos, mesmos quando esses mentiram e reagiu muito bem à reação da platéia.

kali, a negra

# Serrafacts: "Tinha algumas mágoas com um sujeito chamado Albert Einstein. Ele roubou algumas ideias minhas. Confesso que no momento fiquei possesso, mas a gente envelhece e descobre que a humildade é o melhor caminho"

kali, a negra

# Serrafacts: Eu criei o Universo.

# Serrafacts: No primeiro dia Deus viu que não conseguiria fazer direito o mundo, então eu pedi licença para meter o bedelho

# Serrafacts: Fernão de Magalhães estava com alguns problemas, mas Serra deu uma mão "Eu dei um conselho e ele aceitou de prontidão, ir por aquele estreito lá… mas como sou humilde, deixei que levasse seu nome"

Eutímio Pimentel

Debate,pra que debate ? Se a eleição já está definida no primeiro turno !! Eles vão ter que engolir o pt no poder mais uns 80 anos,simples assim !

jussara

Achei a Dilma muito empostada, anti natural,mas enfim é o jeito dela nem todos tem a gilidade mental do Lula. O que interessa que Dilma é capaz e vai ser uma excelente presidente!

kali, a negra

# Serrafacts: Serra afirma: "A muralha da China foi meu primeiro projeto de segurança, acho que ficou bom"

Gunter Zibell

Não sei se foi extraordinário, mas um tanto surpreendente. Serra não recebeu aplausos em nenhum momento que eu lembre, nem protocolares ao final. Isso foi um pouco constrangedor, mas deve ter sido pelo ar calmo e professoral. Ele estava diferente dos outros debates, como que hipnotizado. Parecia descrever uma aula de história ou de planejamento econômico, sem se expor a nada, muito cauteloso. Acho que passou frieza e o promessionismo pode ser percebido como insinceridade.

Plínio foi ovacionado ao final, Marina aplaudida algumas vezes, Dilma duas vezes. Fiquei curioso com a formação da plateia… Enfim, parece que se Serra precisava vencer, empatou.

kali, a negra

# Serrafacts: Serra admite que cometeu um erro: "deveria ter tomado mais cuidado na hora de dar os toques finais nas placas tectônicas"

Rabuja

Será que somente eu acho enfadonho os comentários da Marina? Eu sempre tenho a impressão de que ela está repetindo o mesmo comentário anterior de tão abstrato que é o discurso. Se não sou apenas eu, será que as pesquisas qualitativas que a campanha dela faz não captam isto? Às vezes acho até que ela junta frases genéricas para montar as respostas. Ando pensando em gravar as falas dela para ouvir quando eu estiver com insônia.. ihihihihihi

Messias Macedo

O [HORRÍVEL] DEBATE DA GLOBO

RESUMO DA ÓPERA: o debate – surpreendentemente sem surpresas – em termos de conteúdo foi sofrível! Do nível da Rede Globo: foi o pior debate que assisti entre os atuais presidenciáveis!

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas

kali, a negra

# Serrafacts: Eu comandei o dia D.

# Serrafacts: Eu separei a Pangeia com um sopro

Marcus

Azenha, espera ver a edição da Globo amanhã que você vai mudar de idéia.

Marina vai dar uma lavada de visão estratégica do seculo 21…hahahaha

Chega, vamos dormir, queria que amanhã fosse domingo, mas não é. Vamos ver o PiG deitar e rolar nesses últimos dias…

Temos muito trabalho.

Abraços a todos

Allan Erick

Achei o debate uma porcaria. Não sei se porque já estou de saco cheio dessa campanha ou porque os candidatos foram ruins mesmo.

Serra não falou de um projeto importante dele, o "Bolsa mentira", o tucano prometeu tudo o que jamais fez como governador e prefeito e mais um pouco.

Muito ruim o debate. Quem optou por não assistir, escolheu bem.

Lucio

O debate não poderia ser melhor para Dilma. Talvez pelo cansaço ela caiu um pouco ao final. No mais, perfeito para o que ela e seus eleitores precisavam. Agora é com o eleitor.Arriso que por esse debate ela não perdeu um voto sequer.

rafaela buonarrotti

Dilma e Serra não se enfrentaram diretamente…. como ocorreu no debate da Record…

Messias Macedo

O TERCEIRO BLOCO, O BLOCO 'ZÉ', O MENTIROSO INVETERADO/CONTUMAZ!

O candidato [José] (S)erra voltou a reiterar que o programa de urbanização de favelas em São Paulo é custeado exclusivamente com recursos estadual e municipal! Na verdade, cerca de 55% dos recursos são oriundos da União!

Sobre saneamento básico, a candidata Dilma Rousseff esqueceu de expor publicamente que o governo Lula investiu cerca de trezentos milhões de reais em saneamento básico somente em uma comunidade da cidade de São Paulo – praticamente o valor investido nesta área, em todo o Brasil, no último ano do governo FHC/(S)erra!

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas

Tiago Aguiar

A Dilma realmente ainda guarda aquela jovem que impôs respeito aos torturadores do DOI CODI. O José Serra tem medo de fazer perguntas para ela. Ele não consegue apresentar um projeto de país, quer ganhar a eleição na base da carteirada, na base do "Você sabe quem eu sou?", do "Eu sou mais preparado, me preparei a vida inteira para isso!".

Candidatura natimorta, eu nem acreditava que o Serra seria o candidato, isso em fevereiro…
(http://setepalmos.wordpress.com/2010/02/22/duvido-de-o-do/)

Creio que se a Marina tivesse uma campanha robusta, uma base partidária, ela daria uma surra no Serra. É talvez a maior vencedora destas eleições, mesmo sem vencer. Acho que fica espelhada a imagem de uma oposição menos raivosa, com algum projeto de país.

Coitada dela, o PV ser o que é.

Geógrafo

Sinceramente
O plinio levou um bando de muleques pra bater palma pra ele toda hora?
Parece debate de diretório academico, não importa a m#@$%@#% que o seu candidato fale, palmas, falou o outro? Huuuuuuuuuu

Os mesmo que cobram ética são aqueles que depois manipulam as mesas e as reuniões dos sindicatos ou grupos estudantis. É aquele velho esquema: enrola, enrola, enrola, enrola. Povo que eu não gosto já foi embora? Agora vamos votar.

rafaela buonarrotti

Azenha… concordo que foi o melhor debate para Dilma.
Discordo que Marina tenha se saído bem. Não respondeu realmente nenhuma pergunta. Continua uma incógnita. Diz que os planos atuais são bons mas que aplicará um novo plano para o atual século. QUAL? O QUE ISSO SIGNIFICA NA PRÁTICA? Concordo com Dilma: governo não acha, governo faz!!! Para mim, foi o pior debate dela.
Serra continua o mesmo… tentando atribuir o de melhor do governo Lula aos tempos de FHC. Tá bom!!!
Plínio novamente perdeu a chance de desconstruir Serra. Quando perguntado sobre os metrôs, achei que ele iria jogar o caso dos pedágios. Nada!!! Mas, para mim, o melhor de Plínio é a didática utilizada para que o eleitor consiga realmente entender economês e politiquês. Dilma neles!!!!

Messias Macedo

O INÍCIO DO DEBATE!

… Durante a crise econômica, o governo federal reduziu – e até zerou – determinados impostos, enquanto que o governo do estado de São Paulo foi na contramão desta orientação! Na explanação sobre reforma tributária, 'Zé' apresentou-se como um não-neoliberal!… A Marina Ex-Silva não sabe fazer o contraditório, especialmente em relação ao 'Zé', O Enganador!…
E os (Zé)pedágios?!

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas

Douglas

Só não entendi a Marina. Na hora de polemizar com Serra sobre desastres ambientais, cita o Rio de Janeiro ao invés de colocar São Paulo na roda. Ela foge de confrontos, digamos assim, mais diretos. É assim que espera governar?

No mais, concordo que esse foi o melhor debate de Dilma. Segura, rápida no gatilho, sempre no tempo. Acho apenas que errou no final, o texto de seu penúltimo programa no horário eleitoral, por exemplo, seria bem melhor.

Não consigo enxergar nenhuma modificação no quadro com esse debate. A depender apenas do JN de amanhã e sábado.

    Denise Queiroz

    Ela tá querendo levantar o ex-gabeira atual DEM, já que o Feldman em SP tá coligado com o Alckmin desde o primeiro debate. Nisso admiro o Plínio que confessa a cada instante que está ali prá eleger mais deputados do Psol. Nem essa grandez a ex-marina tem.

Alex

Boa analise azenha ! A mais equlibrada dos blogs sujos…..

EFE

Nada pessoal: Marina é uma Soninha com poucas melhorias. Seu mundo são apenas palavras. Palavras são palavras e se perdem no ar.

Rafael

Achei o debate da Record bem melhor. Totalmente travado esse debate. A estrutura do debate pareceu para mim intencionalmente feito para não confrontar a falta de projeto de serra/psdb.Não aparece oportunidade para questionamento de temas diversos como por exemplo: industria naval, geração de energia. Temas que seriam muito incoviniente para o serra. Deu uma olhada no twitter fica impressão que somente leitores da veja marca presença lá.

Messias Macedo

O SEGUNDO BLOCO, O BLOCO MARINA EX-SILVA!

Após Dilma Rousseff ter discorrido sobre a recuperação e valorização das ferrovias pelo atual governo, citando a Ferrovia norte-sul, a ferrovia transnordestina, a ferrovia oeste-leste, na Bahia, e projetando a integração com as rodovias e as hidrovias – sistema intermodal -, a candidata 'Marina Laranja Verde' asseverou que Dilma estava abordando temas pontuais, como se estivesse disputando uma eleição municipal!

Para completar a ópera-bufa, ao debater o tema desastres ambientais, ao invés de desmascarar os alagões "do governador (S)erra", referiu-se às enchentes… Do Rio de Janeiro! OH! RRRRRAIIIIIIIVVVVVVAAAAAAA!
E, antes, a Marina Ex-Silva, agora 'laranja verde', tinha chamado o candidato (S)erra de governador Serra!
OH! RRRRRAIIIIIIIVVVVVVAAAAAAA!

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas

regina gonçalves

Achei o debate fraco. Concordo com a análise do Azenha e também acho que foi a melhor participação da Dilma em debates. Acredito na vitória no primeiro turno. Não vejo possibilidades de crescimento nas outras candidaturas.

MARILENE PASS

Azenha, me desculpe, mas achar que a Marina "foi bem" é um pouco demais , ela só recita o discursinho pronto dela,
cansativo, estratégico, estratégico, é só isso. Ela não fala nada de concreto em nenhuma área, parece que ela não tem plano nenhum de governo é só discurso "estratético"

laura-bh-mg

A Marina, como sempre, tem os mesmos comentários, onde predominam a pretensão de creditar-se "coerente" e ""melhor"". De olhos semicerrados, repete muito o "vim aqui para debater idéias" (idéias mesmo e só). Plinio não gostei. Marina me lembra um político de MG que repetia sempre o mesmo discurso de frases iguais e desconectadas do momento. Ele terminava com um solene TENHO DITO. Até hoje não entendi nada do seu TENHO DITO. Isto é Marina…DILMA FOI A MELHOR.

ruypenalva

Dilma foi a melhor. Depois o Serra. Marina um embuste. Plínio disco de vinil arranhado. Não se pode debater com tanta gente e com tanta regra. O máximo que um debate pode ter são duas pessoas, mais que isso, com tempo, regra e limites torna o debate enfadonho, repetitivo. Esse debate foi igual, exatamente igual, ao da Record, com a diferença que Dilma esteve melhor nesse do que naquele. Nada vai mudar nas pesquisas. Dilma pode subir mais um ponto ou dois. Serra se mantém o mesmo. Marina deve ficar igual ou perder 1 ponto. Plínio? Mas Plínio debateu? Near coffin. Ao contrário do que vi ai escrito, a saída de Dilma quando repreendeu a plateia quanto as questões das doações foi exata, precisa, autoritária, repreendedora, confiante, mostrou personalidade e capacidade de sair de uma situação adversa. Dilma ganhou. A Globo e Kamel perderam. aDmil.

Zé Henrique

Apenas um comentário sobre "s melhores debatedores até agora são Dilma (apresentando o que o governo Lula fez) ". Acho que faltou ênfase, durante toda a campanha, quanto aos êxitos do governo Lula e a participação da Dilma em tudo que foi conquistado. A ênfase seria desejável até mesmo para dar resposta às acusações de "poste" e outros adjetivos piores. O Presidente Lula, em suas participações na propaganda eleitoral, não deixou de mencionar isso, mas continuo acreditando que o tema não foi tratado com a ênfase desejável, especialmente se considerarmos os violentos ataques à candidata.

ananias

Ou muda-se esse formato de debates ou continarem…zzzzzzzzzz…..assistindo,,,zzzzzzzzzz……..!!!!!!!

Sebastião Meira

Avaliação do Debate:

1. O debate da record foi melhor;
2. O Formato do debate extremamente inibidor de debate;
3. O único episódio mais passível de discussão e efeito foi da Dilma (a confusão com doação oficial), mas a resposta foi ágil e diminui reprecussões possíveis;
4. Marina perdeu voto sim, pois demonstrou-se despreparada e muito raivosa (Dilma foi quem melhor duelou com ela);
5. A fala final de Plínio foi verdadeiramente emocionante, um senhor com o pé na cova fazendo uma profissão de fé na juventude e no Brasil (chorei);
6. Serra mente que a boca não sente;
7. O lance de saúde ter sido sorteado para Serra, põe em suspeita o sorteio;
8. Quem esperava o debate como bala de prata, não vai a velório;
9. Foi chato demais o debate;
10. Dilma ganha Domingo.

Bira Mariano

sinceramente, Azenha, vc fez uma análise bem isenta. Achei o Serra bem no primero e a Dilma na média, a melhor. A marina, creio, perdeu uma boa oportunidade, mas gostei dela qdo falou dos exemplos de São Paulo acerca de pessoas em vulnerabilidade. O final do Plínio foi um elixir de esperanças, hein…Contudo, o Serra foi o que menos ganhou com o embate

Maralina Matoso

Azenha, qual foi a audiência?

    Carmen Pires

    Eu quero saber é quantos cochilaram ou foram dormir. Suplício esperar até o fim. Se o Kamel conseguir editar algo daquilo, favorável ao Serra, considerarei-no um mágico. Domingo elegeremos a primeira presidenta do Brasil.

    Paulo P

    Também gostaria de saber.

Maria Félix

Dilma foi sensacional, segura nas respostas, serena ao evitar provocações e rápida no gatilho quando a atacaram frontalmente. É a única com porte "presidenciável"!

Saibro

Plinio 1
Dilma 0
Marina 0
Tio Chico 0

Ou seja Vitoria da Dilma.

Detalhe, dificilmente o debate esclareceu algum indeciso,,,

Gerson Carneiro

Foi bom ver o arranca rabo entre a Marina e o Serra, e ver a Dilma fora da baixaria.
Logo em seguida o Plínio também deu uns tabefes no Serra.

Gerson

Azenha, tem como editar esse debate ?

Acho que sem chance

    H. C. Paes

    Só se eles derem destaque às considerações finais da candidata com um subtexto desfavorável. Foi o único momento em que acho que Dilma não se deu conta de que estava sendo ligeiramente triunfalista: enquanto Serra e Dilma falaram em segundo turno, ela não chegou a dizer que ganharia no primeiro, mas se dirigiu aos eleitores como se estivesse em fim de campanha, quase em tom de agradecimento e despedida. Até se corrigiu ao dizer "se eu tiver a honra de ser eleita com o seu voto" (ou algo assim, cito de cabeça), mas ficou a impressão – ao menos em mim – de que a negação constante de que ela não trabalha com a hipótese de segundo turno fraquejou ali. Não sei se o eleitor vai captar isso em geral, mas se a Globo realçar isso com uma narrativa desfavorável do locutor televisivo, ela pode parecer arrogante.
    Uma narrativa desfavorável à deslizada do "doações oficiais no TSE", embora ela tenha corrigido o ato falho, pode colocar a candidata em ângulo desabonador. Mas acho que é só isso, de resto ela falou com muita propriedade.
    Discordo do Azenha: o melhor debate televisivo de Dilma, e de todos os candidatos, e o único em que se discutiram propostas mais substantivas e questões sociais, e também o menos visto, foi o da Rede Vida, mas desse ninguém vai se lembrar.

portilho

Azenha . A candidata Marina acredita que ela vai para o segundo turno disputar com o zé pedágio .Para mim isso incrí'vel.

Jorge Nunes

Sem graça este debate.

    Jairo_Beraldo

    Sim, tambem achei…mas fiquei surpreso que a Globo nao aprontou…..

Claudio Ribeiro

O protagonismo da blogosfera livre corroendo os pilares da desinformação da grande imprensa…
http://palavras-diversas.blogspot.com/2010/10/o-p

A Globo vem com tudo e tem dois dias ainda pra tentar a sua cartada final…Mas a blogosfera vem com tudo também para enfrentar todo esse poderio…

sandro

Não se estou vendo outro debate, mas ressalvando algumas críticas ao Serra, a Marina me parece perdida. O discurso é vazio e sem muito conteúdo.

Até aqui a Dilma me parece melhor, mas o debate não avança muito. O Serra está cada vez mais apagado e o Plinio é um franco atirador.

Rodrigo Ferrari

O Serra não quer medir a régua dele com a dos outros. Será que não confia no tamanho da própria régua?

    Rabuja

    Sei lá.. talvez ele não saiba mais usar… ihihihihi…

    Gerson Carneiro

    Ele não tem régua; Tem trena: enrolada e frouxa.

luiz

A Marina brilhou: segundo ela "as gerações mais jovens, quanto mais o tempo passa, ficam mais velhas." Ela fez esse brilhante raciocínio respondendo a uma pergunta sobre previdência. Isso mudou minha vida. Saber que os jovens ficam mais velhos, quanto mais o tempo passa.

Jairo_Beraldo

Na minha humilde opinião, o Zé foi o melhor….em tudo….na mentira…na canalhice…na estupidez…na cafagestada…o Zé é o melhor de todos…pra perder! Agora vejo ele bater na Bláblárina…caiu na rede, o peixão! 00:10 h!

    mariazinha

    Disse tudo, caro Beraldo.
    Depois desta, será que alguém ainda se aventura a votar no Chirico de araque, nessa peça incompetente e medíocre? Eu hem? D. Dilma, de rosinha, arrasou, DILMAIS
    NÃO VAMOS PRORROGAR A TORTURA, GENTE; É DILMA no primeiro turno.

    Jairo Fernando

    kkkkkkkk Chutando cachorro morto, xará!

clayton

Caro Azenha,

Por favor reveja o segundo bloco, quando o Willian escolhe o tema para o Serra responder. O Willian pega todos os papeis da caixa, passa um dois tres e separa um. Quando abre, surpresa o assunto para o Serra é SAUDE. O mediador pode escolher o assunto que determinado candidato vai responder? Reveja e divulgue. Isso é uma vergonha.
Abs

    Gunter Zibell

    Eu notei isso também, merecia ser visto com zoom. Não pegou bem ele escolher papeizinhos, devia ter tirado apenas um da caixa. Mas, como já foi dito que Dilma também foi beneficiada com questão sobre UPPs (e de certo modo também sobre saneamento), ficou elas por elas. A pergunta sobre funcionalismo seria uma pegadinha se caísse na mão dos outros, mas coube a Dilma perguntar e ela escolheu justamente o Plínio para responder, que olha "processos" e não "episódios".

    Vinícius-Rio

    Eu notei exatamente isto, fiquei estupefato…A minha surpresa foi no final, quando o Serra não foi o último a fazer as considerações…E também foi o único a não receber aplausos. Para um sujeito que fez tanto, deve ter sido, no mínimo, constrangedor.

    TavaresdeMello

    Também notei algo "estranho" ali… os papéis pareciam distribuídos em ordem, era contar 1, 2, 3 pra trás, um pouquinho pra direeeita (direita, ops!), achooou!

    Mariaá

    Eu também percebi. Dá para editar esse pedacinho?

Marcos Andrade

Debate morno, neste ritmo, o mesmo não conseguirá levantar a bola de ninguém.

Lucio

Marina é ridícula. Me perdoem.Não convence com suas "propostas".

    mariazinha

    Fraquinha a Marina, chamada de bláblárina pelo PHA, é a imagem da antipatia, da incompetência, da irrelevância.

    Mauro

    Lamentavelmente eu tenho uma visão mais abrangente nesse tema. A Marina não é ridícula não. Ela é de fazer chorar! Lamentavelmente, lamentavelmente, lamentavelmente….
    Vai lamentar assim lá nos 17% do Gabeira!

    Carlos Soares

    Eu não diria "proposta", creio que a Marina é como o Luxemburgo, tem "POJETO". O Galo conheceu o "POJETO" e teve que arcar com a "REXIJÃO", sorte nossa que a Marina vá ficar só nas "POPOSTAS", como diria o Luxa.

Gerson Carneiro

Concordo com o Azenha que quanto ao "destaque para a belíssima roupa de Dilma, que parece 'presidencial' ".
É a prova cabal de quão interessante está o debate. Como prende a nossa atenção.

    mariazinha

    Claro Gerson, a roupa, o conjunto do candidato é importantíssimo. O que acontece é que nada consegue ser melhor do que LULA e DILMA; nada consegue abate-los, pq fazem o melhor e ainda são verdadeiros e modernos nas suas propostas.

    ruypenalva

    Não concordo quanto a roupa, que deveria ser escura para emagrecê-la, pois ela ganhou alguns quilos que ganham realce com roupas claras.

Gerson Carneiro

Debate chato. Enfadonho. Promessas, promessas… Marina e Serra nessa fase da campanha se preocupam em dizer que sabem muito de tudo. Argh!

O Serra já iniciou o debate em vantagem. A primeira pergunta para ele não foi feita graças a tagarelice do Plínio que acabou perdendo o tempo.

Serra: “sempre trabalhei com a espectativa de apoio ao idosos”.
Assim como ele quer e quis aumentar o prazo para o pagamento de precatórios para 18 anos. Ah ta. Dex´eu trabaiá.

    ruypenalva

    Plínio está quase demente, toma susto e acorda quando perguntado.

    Gerson Carneiro

    Às vezes ele nem acorda: perde a réplica ou o tempo para a pergunta.
    Ele fica abaixado alí atrás da bancada é pra cochilar?

Diego Paes

DIlma ta muito bem… Blablarina é so BLABLABLA !
e o Serra coitado, cadê ele?

@MiguelBBargas

A Marina está fogo, pra não falar um palavrão… Ela levanta a bola dos demotucanos sempre que pode.

    Tiago Aguiar

    Para conquistar os simpatizantes de Serra, descrentes de sua capacidade de vencer a Dilma?

    Leider_Lincoln

    Não seja injusto, Miguel. Não é que ela levante a bola dos demos, é que ela agora quer posar de cristã-nova da direita. Ela apertou o Serra, acho que no terceiro bloco. Dilma foi bem, mas quem me surpreendeu mesmo foi o Plínio; no último bloco e nas considerações finais, na imagem que fica, ele esteve ótimo! Mas Dilma não perdeu um único voto e com aquela roupa, a resposta pronta e firme às gargalhadas e ao bom desempenho, confirmou o voto dos mais vacilantes. Segundo turno não passou de um delírio verde-azulado…

Manu Andrade

em muito material contra DIlma, amanha o JN vai ser de doer, haja coração!!!

    Ana

    Abaixo a Rede Glob. Abaixo o casal 40, abaixo as tvs ligads! Essa é a nossa resposta a eles e no domingo daremos a resposta final

Gerson Carneiro

Tá enfadonho. O debate da Record foi melhor.

Tema “sorteado” inicialmente para Dilma: Funcionalismo Público.

Plínio atirou no ar um discurso de “terceirização, arrocho salarial, terceirização”. Acaso tem isso no governo Lula? Tive a impressão de que Plínio estava falando de um governo de marte.

    Jimes

    Realmente muito chocho. Acho que a maioria deve ter ido dormir (aqui em casa só eu ainda estou acordado).
    O da Record foi o último debate de fato.

    ruypenalva

    Não era de Marte era da Morte

    Gerson Carneiro

    pense em um povo inteligente!

    TavaresdeMello

    Ficou esquisito demais… Lula privatizou o quê???
    Mas Dilma podia ter sido mais contundente aqui. Reforçar que retomamos o controle da Petrobrás.

    Mauro

    Não. Ele estava falando de um Governo de morte, o do FHC

    Gerson Carneiro

    brinque com a inteligência do meu povo!

Manu Andrade

To achando a Dilma cansada.
Marina levanta a bola e Serra corta, Serra levanta a bola e Marina corta. Marina so deu um tranco em Serra na fala da favela, no mais, foi ajudante, co-mpanheira. Em caso de 2o. turno, vai apoia-lo, nao tenho a menor dúvida.
Plinio esta "o cacareco", não deveria ter sido convidado, está ridiculo. Querendo dar uma de engraçadinho.

Eliana

Vcs viram só o Serra que não tem idéia do que seja Defesa Civil?! Não é capaz de construir uma resposta completa que envolva Gestão Pública. Como é deficitário!
E que dificuldade da Marina de falar sobre o Plano Modal?! Acho-a andando em circulos.
Considerei a Dilma bem. Imagem menos carregada e mais tranquila para falar. A crítica que lhe atribuem pelo NÓS é preferivel do EU Tudo do candidato Serra. É de um egocentrismo impensável em um governo onde planos e ações são feitas em equipe SEMPRE, em especial se pensarmos em uma democracia
O Plínio acho que tem o desconto dos seus anos e sua história…

esteticaesorriso

Debate fraquíssimo. Dilma e Serra até agora não se enfrentaram. Plínio só que saber do calote.

Agora, ouvir Serra falar de aposentado, transporte público e enchentes/desabamentos é de doer o ouvido…

Anderson

É impressão minha ou o Bonner está de muito mau humor? Parece não ter tido um bom dia… não olha para a câmera direito e está com uma voz de "estou aqui por obrigação"!

    Rabuja

    Você fala isto porque não viu a cara dos apresentadores do Jornal Hoje no momento de informarem que a Dilma tinha subido na pesquisa do Datafolha e os demais tinha mantido o percentual. Fizeram os comentários de maneira solene, de cara fechada, da mesma forma que anunciam a doença grave ou a morte de alguém.

    PS.: Se bem que a notícia realmente tem relação com a morte… ihihihihihihi…

    TavaresdeMello

    A causa do mau-humor foram os elogios de Marina ao "Minha Casa, Minha Vida" e as UPPs…

    cassiov

    mas vc queria q ele estivesse bem humorado sabendo da derrota acachapante q seu candidato vai sofrer? até nós estaríamos com o humor em baixa.

Sebastião Meira

Debate Morno. Dá sono!@

Soullforged

Dilma só deveria parar de gaguejar. De resto está bem no debate.

A resposta aos risos foi certeira como um uppercut no contra-pé do adversário…. Doeu.

    Gunter Zibell

    Tanto foi rápida e certeira que levou aplausos.

@MiguelBBargas

Caros, não sei a opinião de vocês, mas na minha este debate tá um tédio e já tá no 3º bloco… O Ali Kamel terá de fazer milagres na edição para ter 2ª turno. Além disso, Serra e Dilma não querem se confrontar.

    ruypenalva

    Se Kamel conseguir editar esse debate ele com certeza será contratado para efeitos especiais em Holywood

Jux

Rachei o bico vendo o Zé-Chirico esculhambar o assunto ferrovias, diga-se metrôs, em VÁRIOS lugares o Brasil. MAS só esqueceu de falar dos "lindos-eficientes" metrôs de SãoPaulo, terra que o elegeu Governador. Rá!

    TavaresdeMello

    Pois é, e Plínio ainda deixou de carimbar a cratera do metrô na testa do careca…

    Marat

    Plínio deveria ter dado uma paulada nele, quando o assunto foi o metrô. Acho que ele não vive em SP, ou só usa chofer, pois o metrô daqui vive quebrado…

Bruno

A Dilma está nervosa, não consegue construir uma frase sem corrigir ou errar uma palavra… . O Plinio dá show para chamar atenção é o que tem mais atacado até agora. Serra está só fazendo o arroz com feijão.

    Leider_Lincoln

    Você viu o debate em algum universo paralelo, Bruno?

@MiguelBBargas

Acho que os risos não foram para a Dilma. Deve ter acontecido algo no palco. Plínio, o gagá, deve ter feito alguma palhaçada. A ver.

    Leider_Lincoln

    Gostei mesmo foi quando um petista gritou em alto e bom som: "Paulo Preto!", o Serra e o Bonner devem ter suado frio….

Lucio

A resposta para os risos foi perfeita, rápida, precisa.

    @ismaelkzz

    Alí teve um pessoal "programado", muito bem programado pela Globo para fazer aquelas coisas… Não vai fazer diferença! Ela os cortou duramente, isso sim, foi melhor.

    Marat

    Ao menos a resposta foi firme…

Lucio

Estou gostando muito de Dilma. Muito mesmo. Até o momento nenhum deslize. A voz tranquila e firme. Estou apenas no áudio.

Rodrigo Ferrari

Uma traíra amazônica (que gosta de fazer em grandes problemas, sempre que abre a boca) foi vista de braços dados com um morcego.

Tiago Aguiar

azenha, o que vc achou dos risos para dilma, na parte das "doações oficiais"?
pode ser considerado um grande escorregão?
os aplausos foram mais fortes, mas o sarcasmo de bonner ao "recriminar" os risos deu raiva…

    TavaresdeMello

    É, mas você reparou a cara feia de bonner nos momentos em que Marina elogiou os projetos do Governo Lula (ex: UPPs)?
    O cara não conseguiu difarçar a raiva. Aí deu gosto de ver!!!

    Leider_Lincoln

    Foi sarcasmo nervoso, por causa do "Paulo Preto" que alguém gritou lá…

Rodrigo Ferrari

Ela quase escorregou ao falar aquele lance de que todas as doações oficiais são registradas no TSE. Pareceu ato falho, como se quisesse dizer que havia outras não oficiais. Por sorte ela se recuperou a tempo e entupiu a claque da turma do contra.

    Marat

    Meu caro, ela falhou e feio nessa parte. Foi constrangedor. Ela estava nervosa, mas vai vencer em primeiro turno!

Deixe seu comentário

Leia também