Corinthians provoca racha na esquerda

Tempo de leitura: 3 min

O ódio da imprensa para cegar o torcedor

Mauro Carrara

Não por acaso, o Sport Club Corinthians Paulista assume frequentemente o lugar do Partido dos Trabalhadores (PT) como alvo do ódio das elites. O modelo de acusação é idêntico.

A ordem é insultar, desqualificar e criminalizar. Sistematicamente. No caso do clube fundado por operários no bairro do Bom Retiro, esse bombardeio midiático acaba de completar 100 anos.

Desde a época do antigo Velódromo, se o vencedor era o Corinthians, havia na página grafada sempre uma adversativa, um desmerecimento e um delito apontado.

Afinal, a que glória podia aspirar a agremiação dos carroceiros do Mercadão, das lavadeiras do Glicério, dos amoladores, dos braçais, dos italianos rotulados de carcamanos, dos negros sem sobrenome, dos espanhóis malaguetas, dos índios sem tribo, dos japas de fala enrolada e dos mestiços de toda sorte, tão brasileiros que pareciam merecer somente a exclusão.

E onde foi parar toda essa fúria de preconceitos? Cessou?

Não! Mantém-se intacta, ainda que estrategicamente oculta pelos interesses comerciais da mídia monopolista. Afinal, como afrontar diretamente 27 milhões de consumidores?

Ora, mas basta a dúvida para se revitalizar o ódio centenário.

Esta noite de sábado, estive com a neta ao estádio do Pacaembu. De lá das arquibancadas, assistimos ao fogo do prélio. E vimos também, inequivocamente, um zagueiro forte arremeter-se desastrosamente contra as costas do artilheiro Ronaldo.

Apoie o VIOMUNDO

Ora, pois, pênalti, indiscutível. Pênalti! Está na regra!

Fosse no meio-campo ou aos cinco minutos do primeiro tempo e seríamos poupados do teatro acusatório contra o árbitro.

Em casa e pude rever o lance na telinha, várias vezes. Não há disputa da bola pelo alto, e sim um golpe claramente faltoso do azulino. As câmeras oferecem registro límpido e cristalino da jogada.

Entretanto, a mídia precisa enodoar, mais uma vez, o triunfo do time do povo. Não me surpreendi, pois, ao topar com os comentários de Mauro Cezar Pereira, o mesmo que criminalizou o paixão de Lula pelo Corinthians, o mesmo que criou uma fábula para ver delito petista no projeto do estádio mosqueteiro.

Recentemente, o Corinthians viu surrupiados dois gols legítimos em Campinas, diante do Guarani. Os erros custaram ao clube dois pontos, caríssimos nesta reta final do campeonato.

Antes ainda, no primeiro turno, o Cruzeiro fora beneficiado pelo mesmo Sandro Meira Ricci, que desconheceu pênalti de Henrique sobre o alvinegro Bruno Cesar.

Tampouco se viu indignação de locutores e comentaristas quando o Fluminense foi auxiliado no jogo contra o Grêmio, no Engenhão. Um pênalti clamoroso de Leandro Eusébio sobre Jonas acabou desconsiderado pelo árbitro.

Mas os jogos do Corinthians são sempre um Enem em potencial. Há sempre um detalhe a ser midiaticamente convertido em escândalo. Afinal, a ordem é criminalizar os intrusos, os penetras da festa chique.

Lamentável é ver articulistas da chamada esquerda, como Laerte Braga, seguindo irresponsavelmente a procissão, repetindo venenosamente o coro acusatório.

Para refrescar a memória do leitor, Zezé Perrella, o ruidoso detrator do árbitro Meira Ricci é “raposa” política matreira, inescrupulosa e oportunista. Construiu sua carreira ao alinhar-se com o obscurantismo mineiro e com as forças do velho PFL.

Curiosamente, foi destacado pela CBF para comandar a delegação brasileira que vai ao Qatar, para o amistoso contra a Argentina.

Em boca fechada, não entra mosquito. Dedos inteligentes poupam articulistas da vergonha da ignorância e da contradição.

PS do Viomundo: Eu acho o “corintianismo” tedioso. Ele se sustenta na teoria segundo a qual o corintiano teria direito à redenção por ter sofrido muito, fora mas especialmente dentro do campo. Sofredor? Para mim sofredor é o torcedor do Radium de Mococa, da Esportiva de Guaratinguetá e do Noroeste de Bauru. Torcerei apaixonadamente contra o Corinthians!

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Luiz Felipe Sousa Curvo

Anos se passaram, o neofascismo bolsonarista está em baixa mas ainda assombra o Brasil. Mas o importante é que o TIME DO POVO o PODEROSO TIMÃO como sempre se posicionou do lado correto da história, fazendo do futebol não um entretenimento estéril (tal qual outras praças desportivas) mas um verdadeiro fenômeno social. Como Bolsonaro disse em 2019: “oposição é o Corinthians”. A verdade é que o Corinthians é muito maior que o futebol.

Luiz Felipe Sousa Curvo

Viva o Corinthians nosso de cada dia! O time mais brasileiro! Do povo para o povo! O anti-Corinthianismo é um reacionarismo.

[ 3setor ] SANDRO MEIRA RICCI = EDILSON PEREIRA DE CARVALHO – OU VICE VERSA – Tv Shopping Brazil

[…] http://www.viomundo.com.br/opiniao-do-blog/corinthians-provoca-racha-na-esquerda.html […]

Benedito

Azenha, o corintianismo só se fortalece quando está diante de opiniões como a manifestada no seu "PS". Sua opinião – recheada de ódio futebolístico – é a mesma da elite midiática e da classe média conservadora, que, como bem expressou o Carrara, só enxergam no Timão o "direito" à exclusão. Lamentável, caro Azenha.

NECO

VAI, CORINTHIANS!
VAI, NÃO PARA DE LUTAR!
VAI, TORCIDA FIEL!
SARAVÁ, SÃO JORJE!
ELE VAI NOS AJUDAR!

walter

juiz errando a favor do corinthians = prova irrefutável do "esquema" que dará o título ao corinthians

juiz errando contra o corinthians = coisa do jogo…

no youtube tem "dossiês" com erros a favor e contra todos os times. A arbitragem erra e prejudica todos, só não vê quem não quer.

a Questão aqui é a proporção que o erro pró-corinthians ganha em relação aos outros…

mauro messias

misturar futebol e politica é muito complicado, pois os dois tem mafias atuando. No caso do coritians é claro que existe uma mafia atuando como em 2006 quando fizeram umadas coisas mais vergonhosas dofutebol brasileiropara beneficiar o corintias e tirar o campeonato do inter (eu sou gremista) e agoravocêsvem afirmar que não exite nada. Politica é politica futebol e futebol. roubo é roubo

    Freitas

    Mauro Messias,
    assino em baixo. E também sou gremista. Embora o seu xará, Mauro Carrara, tenha razão quanto ao pênalti no Jonas.

    Samuel

    E pelo jeito vc só entende de roubo. Porque esse campeonato que vc insinua (sem ter uma única prova) ter sido COMPRADO pelo corinthinas foi em 2005 e não em 2006. Como está no artigo em boca fechada não entra mosquito, e com certeza isso serve pra vc.

Fábio Venâncio

Já que o Corinthians ainda é matéria de capa do site.Essa vai só para os anti-corinthianos.
Abraço a todos. http://www.youtube.com/watch?v=VPWRrmyfZ6w

Paulo

O texto do Mauro está ótimo, mas o comentário do Azenha, principalmente no que se refere ao sofrimento é ridículo. Eu diria que temos alegria em ver o timão jogar e mas alegria ainda quando ganha!!! E um pouco mais ainda quando o Palmeiras perde… e ainda mais quando perde do timão!!! E foi pênalti mesmo! Ronaldo foi atropelado na área.

cardoso

é muito simples: a maior torcida do brasil não é a do flamengo, nem a do corinthians. é a de quem torce contra o corinthians. daí porque a choradeira é sempre amplificada. podem chorar à vontade

César

(1)Com todo o respeito aos outros times, mas o Corinthians tem um “quê” que o diferencia dos demais. Suas tintas (ainda que preta e branca) carregam uma dramaticidade, digamos, expressionista. É isso: acho que há times impressionistas, muitos (Cruzeiro, Palmeiras, Vasco..); românticos (os Américas, o Botafogo..); os realistas (chatos, como a ausência da poesia, como o São Paulo, por exemplo). O Corinthians é expressionista. Não há clube que tenha tantas tentativas de entendimento: são inúmeras as teses de sociologia sobre o Corinthians na USP, Unicamp, Puc. A origem operária, e por conseqüência, o vínculo com as questões da opressão, das lutas, reivindicações etc, talvez traga alguma indicação. Osmar Santos, o grande narrador dramático, pintava cores extravagantes descrevendo o Corinthians entrando em campo. (Escutei outro dia, uma dessas narrações, descrevendo a cena épica do Corinthians entrando em campo no Maracanã em 1976 contra o Fluminense). Osmar dizia, exatamente, das perplexidades de um “povo sofrido”, que exaltava um time como quem tocava as portas do paraíso.

César

(2) Não por acaso, todos os intelectuais de esquerda, que falaram de futebol, nos anos de chumbo, se auto-proclamavam corinthianos. Os dramas corinthianos sempre tiveram proporções enormes. Lembro, ainda menino, a final perdida para o Palmeiras em 1974(eram 20 anos sem títulos), com um choro coletivo de 120 mil corinthianos, que jogavam suas bandeiras arquibancada abaixo. Três anos depois, campeão contra a Ponte Preta, olhávamos uns para os outros e, perplexos, nos perguntávamos: o que será de nós, que agora somos campeões?

Zuza

O Corinthians desperta paixões mesmo. Contra ou a favor. Agora, que há, em linhas gerais, correlações políticas e futebolistica, ah, isso há: sempre que eu olho um são paulino eu contabilizo um voto tucano.

Paulo Araújo

Entre prós e contras, veja o Dossiê Cruzeiro 2010.[youtube LRMb_Fns06o http://www.youtube.com/watch?v=LRMb_Fns06o youtube]

Luan Araujo

O Corinthians desperta ódio em qualquer um que não seja corintiano, seja da direita, centrista ou esqueridista. Ou seja, uns 150 milhões de brasileiros odeiam o Coringão. É um fenômeno social.

Rogerio

Azenha, vc não engole o Timão mesmo. Agora, se vc analisar os fatos, como os comentários sensacionalista do Milton Neves, que é santista como vc, verá que há um exagero nisso tudo.
Não adianta torcer contra, é pior. Quem estava na segundona em 2008, agora tem R9 e estadio da Copa.

    Fábio P. R.

    estádio da copa? cadê?

    Rogério

    Em Itaquera, faltam alguns detalhes, mas fica vigiando…

Julio

Caramba, como a imprensa de SP tenta distorcer os fatos… Corinthianismo???? "Depreciar a vitória do time do povo"????? Qual é!!!!! Agora pra ser de esquerda, temos que baixar a cabeça enquanto o Cruzeiro foi monstruosamente garfado em São Paulo… lutando contra a torcida e toda uma imprensa esportiva que se diz "imparcial", mas que é tão pacional quanto a da minha cidade em Minas. A diferença é que a imprensa paulista ecoa em todo o Brasil…

A distorção e descontextualização dos fatos (se fixar apenas ao lance do penalti) é uma covardia, ninguém está depreciando nada, apenas gostaríamos de que os lances naquele jogo tivessem sido marcados com o mesmo critério. Quem entende um pouquinho de futebol, sabe o que o Cruzeiro foi melhor no jogo (especialmente no primeiro tempo), e se o juiz não fosse tão tendencioso o resultado não teria sido este… Outro ponto, a acusação do Perrela ser do "obscurantismo mineiro" não tem nada a ver com a discussão, estamos discutindo futebol a identidade partidária dele no momento não vem ao caso. O fato dele se associar com quem for, não deixa o Corinthians merecedor da ajuda que recebeu pelo senhor Sandro Meira Ricci no último sábado.

Finalmente, sobre os comentários de que o Corinthians fora "garfado" contra o Guarani (dos dois gols anulados em um o Ronaldo estava impedido, lance analisado pelo tira teima), o maior prejudicado daquela rodada foi o Cruzeiro, que teve um gol anulado contra o Gremio e perdeu o jogo…

NÃO ESTÁ MORTO QUEM PELEA!!!
CRUZEIRO SEMPRE!!!

PS.: Se o autor da matéria não sabe, Azulino são os jogadores do Remo-PA, os jogadores do Cruzeiro são referenciados como Celestes…

Abraço!!!

Júlio

    Octavio

    Júlio, meu querido Júlio… Pára com isso de cruzeiro sempre. Ele morreu a mais de 20 anos.
    Agora, é REAL. rzrzrzrz

oalfinete

Corinthians, Flamengos ou Botafogos… todos fruto de um grande negócio.

Perfeitamente iguais.

A coisa está mesmo como 2005. Se gritar pega ladrão…

[youtube hghV3UBxkuA&feature=player_embedded http://www.youtube.com/watch?v=hghV3UBxkuA&feature=player_embedded youtube]

    stein

    ótimo texto sobre a forma que o corinthians sempre foi perseguido por ser o time do povão.

    só não da muito pra comparar com o PT não….

    apesar de alguns escandalos e corrupção… o corinthians tem uma história muito mais limpa e bonita que o partido dos trabalhadores.

    eu, particularmente, não gosto de textos misturando o corinthians com partidos politicos … pq a gente sabe que eles se aproximam do "corinthianismo" só pra ganhar a simpatia e os votos da torcida….

    comparar o corinthians com o PT é uma forma de autores PETISTAS tirar uma casquinha do sucesso do timão.

    Octavio

    Dá um lenço pro Cuca secar as lágrimas.

carlos alberto

voce pode, ou melhor, deve torcer contra o corinthians, afinal o que seriamos se nao existira torcedores com voce?

vai corinthians

Carlos Cruz

Já que o mote é o futebol, que tal criticas ao desempenho dos juizes quando se encontram times do nordeste e do sul/sudest… Raramente não há situações claras de prestigiar o time de maior tradição (?) sulista em detrimento dos times do norte/nordeste (e quem sabe tambem centroeste…). A CBF prestigia o eixo Rio-SP-Sul do Brasil. Sabemos que lá se encontram os melhores times do Brasil, sim! Mas as arbitragens não são imparciais e sempre dão uma mãozinha… Mas viva o Ferroviário Esporte Clube, o ferrim, o tubarão da barra do Ceará! Time de glória e paixão. O resto é balela…

    Alexandre Jorge

    É mesmo, Carlos Cruz.

    Aquele pênalti não marcado do Magrão (goleiro do Sport) em cima do Acosta (meia do Corinthians) na final da Copa do Brasil 2008 demonstra muito bem essa preferência.

Zuza

Não sei…, falo por mim. Sendo de esquerda como sou, só consigo me enxergar corinthiano. Não faço distinção de uma coisa ou de outro. Me conseguiria enxergar flamenguista, se tivesse nascido no Rio, ou Atleticano se tivesse nascido em Minas. Aqui em São Paulo os tucanos são a cara dos são paulinos.
Azenha, o Corinthians vai fazer você bater o recorde de comentários hein!

César

Em pesquisa Datafolha publicada em 02/10/2007 :

"Em SP, 37% dos petistas são corintianos e 34% dos tucanos são tricolores…"

    LuisCPPrudente

    O Datafalha não me entrevistou ainda (como sempre), sou santista e de esquerda!

Plinio

Gostei, como corinthiano e de esquerda!

Bosco

André Luis; Colocar tecnologia no futebol?
Se tecnologia desse jeito, não existia mais os DEMOS/TUCANOS na política.

LULA VESCOVI

Esse Mauro Carrara forçou todas as barras.O Corinthians(não seus torcedores)está mais para máfia-vide MSI,Kya,etc…-do que para vítima de preconceito.O Corinthians e o Flamengo(não seus torcedores)são os demo-tucanos do futebol,os PIGs do futebol.Sempre pode estar ocorrendo alguma armação,é bom ficar de olho.

    César

    Caro Vescovi, queira me desculpar, mas como corinthiano e ideologicamente de esquerda, senti-me representado no texto do Carrara. O Corinthians (falo da torcida e não de dirigentes) representa na sua maioria, esse povo de origem mais humilde e que tem ligação com a histórica classe operária que sofre os mesmos preconceitos que o PT, o Lula e a Dilma sofreram nesta eleição. Até as palavras são as mesmas. Mudando um pouco, ilustro com uma pesquisa de perfil de torcedores feita pelo Datafolha há 2 ou 3 anos que apontava que a maioria dos corinthianos eram petistas e a grande maioria dos são paulinos eram tucanos.

andré luiz

Se o futebol fosse sério, não estaríamos discutindo arbitragens (péssimas), porque não adotam a tecnologia e fim de papo, é óbvio pois assim diminuiria drasticamente as manipulações, a quem interessa esse nojo? ao dinheiro, quem depositar mais leva,simples assim, viva a CBF, viva o futebol, viva a alienação. Pão e circo pra população, pois cultura e educação dá indigestão, rrss.

Jeff

Vamos tirar um barato do Azenha quando o campeonato acabar e o Timão estiver com a taça de campeão. Te cuida Azenha!

Cláudia Moretto

Ô Azenha, foi penalti sim, sim, sim e sim.
Não adianta chorar. Agora é só correr pro abraço…..

Alex Rinaldi

O próprio título da matéria revela a singularidade desse clube. E explica tb, em parte, o anti-corinthianismo. Sem presunçao nem paulistismo, mas a projeçao nacional do Timao é maior que a de outros clubes tb populares como o Inter, o Galo e o Bahia.
Por isso entendo a choradeira, sobretudo a dos saopaulinos, que sofrem uma espécie de psico-patologia em relaçao ao Corinthians. Nao se afastem da realidade, críticos. O Timao liderou boa parte do campeonato e esteve SEMPRE nas tres primeiras posiçoes e o Cruzeiro so chegou depois, na 22 rodada. Portanto tem legitimidade para conquistar o titulo, assim como o aristocratico Flu. Ficar martelando por causa de um unico jogo (onde houve o penalti) dentro de uma competiçao longa e por pontos corridos é uma tremenda falta de senso. Coisa de chorao mesmo!!!!

    Rafael

    Esse foi o comentário mais sem nexo que eu já li! A projeção do Corinthians é maior pq a imprensa paulista o projeta, não? É esta imprensa (junto à carioca) que tem alcance nacional.

    Agora, o pior é dizer que o Corinthians tem mais legitimidade para o título pq liderou mais. Você mesmo disse, caro: o campeonato é por pontos corridos! Um time pode liderar por 37 rodadas. Se não estiver em 1º na última, adeus! Quem soma mais pontos AO FINAL ganha. Caso contrário, o "legítimo" campeão do ano passado seria o Palmeiras e o de 2008 o Grêmio, pois se sustentaram mais tempo à frente do que Flamengo e São Paulo, respectivamente.

    Por fim, um único jogo pode fazer (e fará, no caso) toda a diferença na soma final. Então, é como dizem: cada jogo é uma Final. Ainda mais quando se trata de confronto direto pelo título, faltando 4 rodadas para o fim da competição. É óbvio que esse jogo não é apenas um jogo. É um jogo dentre 38. E, eu diria, com uma carga mais decisiva que os 34 anteriores a ele. Acrescente-se que o problema não foi apenas o pênalti discutível (que para mim não ocorreu – os dois estavam no ar e em direção à bola), mas todo o jogo. A discussão não pode girar em torno desse lance unicamente. Porque não mostrar todos os erros absurdos contra o cruzeiro? Mas é assim que tem sido feito pela tão injusta imprensa… ô dó do corinthians.

vitor

Que nada. Time do povo é meu Confiança, de Sergipe, cuja torcida é única do Brasil conhecida como "torcida proletária". O resto foi abduzido pelo capital. :)

    felipe

    rsrsrs… bacana.. não sabia dessa

Marcos Doniseti

Brilhante texto do Mauro Carrara.

Torcer contra o Corinthians? Normal.

Querer desmerecer as conquistas do Timão, aí é que é sacanagem

Quando o Corinthians venceu o Paulistão de 2009 de forma invicta (algo que não acontecia desde 1972, com o Palmeiras da época da 'Academia') ninguém da Mídia deu valor.

Mas, se fosse o São Paulo que fosse o autor da façanha…

E sempre que o Timão lidera o campeonato ou conquista o título, dizem que o mesmo foi 'roubado'. Já quando os outros times ganham, aí é porque eles são bons.

Mas quem ganhou o Paulistão de 2010 graças a um gol legítimo do Santo André que a bandeirinha anulou, na segunda partida da decisão, foi o Santos…

Se tivesse sido o Corinthians, todos teriam dito que o Timão havia comprado o campeonato.

Como foi o Santos que se beneficiou com o erro, ninguém disse nada…

    francisco.latorre

    2006.

    kia jorabchian e ricardo teixeira.

    todos viram.

    ..

    francisco.latorre

    2005.

    kia jorabchian e ricardo teixeira.

    todos viram.

    ..

    Rafael

    Esse é o tipo de comentário bairrista, de quem só olha para o próprio umbigo. Vergonha! Lamentável! Falar que "ninguém da mídia deu valor" a qualquer coisa que se refira ao Corinthians é açoitar minha inteligência. Eu moro em Minas e vejo MUITO mais corinthians na TV do que qualquer outra coisa, inclusive Cruzeiro ou Galo. Mais até que Flamengo. E sempre supervalorizado.

    Mas, de fato, é o Corinthians que é uma vítima mesmo. Mais cômodo pensar assim. Pobre e injustiçado Corinthians! Um campeão cheio de méritos. Em 2005, em 2010… Seja quando for!

Rogério Leonardo

Futebol é um espaço onde a política de baixo nível sempre se sobressai, mas não se mistura com a divisão existente no partidos políticos e muito menos com a divisão ideológica entre esquerda e direita.

Prova disso é que o Flamengo, clube com grande base de torcedores no nordeste e cuja torcida é a maior expoente da população de baixa renda brasileira, é dirigido por Patrícia Amorin, ex-vereadora pelo famigerado PSDB.

Dirigentes de clube, todos eles, estão sempre tentando angariar benesses para suas respectivas agremiações, na maioria das vezes, da forma mais ardilosa possível. Isso quando não sangram o clube em benefício próprio.

Lula é Corinthians, mas também devem ser corinthianos vários próceres do PSDB e DEM.

Portanto, posso votar PT e Dilma e torcer bravamente contra Cruzeiro e Corinthians (Perrella e Sanchez) em favor de outro clube picareta que é o Fluminense (arrastado da 3ª para a primeira divisão em um dos episódios mais ridículos da história do futebol brasileiro).

Em síntese, uma coisa nada tem a ver com a outra e futebol é apenas mais um meio de alienação popular. Cada um torce para quem quiser e contra quem quiser, e isso nada revela sobre o caráter ou a personalidade de ninguém.

Aliás, discutir futebol e religião é uma grande perda de tempo, pois os dois são mecanismos de separar os homens e impedir sua emancipação intelectual. Futebol não deve ser levado à sério.

mello

Misturar política, futebol, religião….Qualquer um que frequentou uma esquina sabe que que é uma mistura venenosa e inconsequente…..Õ Azenha….!!

Yacov

Nossa, parece que a única coisa que une o pessoal do Blog é a torcida por LULA & DILMA, no mais, somos ferrenhos inimigos, âh!?!?. Quem disse que não se mistura política com futebol e religião, não conhece política, nem futebol, e tampouco religião. A política está em tudo. E o Corinthians, meus caros, sinto informar-lhes, é o melhor time do mundo, pois ou você o ama ou o odeia. Não há meio termo. O resto, não fede nem cheira. E viva o futebol!!!!

"O BRASIL PARA TODOS não passa na glOBo – Oque passa na gLOBo é um braZil para TOLOS"

Evandro Souza

É engraçado como o Corinthians desperta um ódio irracional na maioria dos outros torcedores. Troquem a palavra "Corinthians" por "PT" e o termo "outros torcedores" por "tucanos" e tudo continuará identico:

são ladrões! não tem casa! são uma vergonha internacional! são bárbaros! só ganham dando mensalão pros juizes! etc, etc, etc…

Gritam, convulsionam, esperneiam, se enfurecem…

Você aí que votou no Lula e odeia o Corinthians, ao menos você sabe como é ser tucano em termos futebolísticos.

Mas calma, esse sentimento é normal na maioria dos casos. É possível odiar o corinthians futebolísticamente sem dor de consciência.

Se você não transfere o ranso com pobres e pretos para os corintianos e só odeia o Corinthians enquanto clube de massa, nada mais normal.

O ideal é você odiar o Corinthians tendo em mente que ele é o maior de todos, como o Azenha faz hahahahahahaha

    andré luiz

    Quanta idiotice, relacionar corinthians com PT, eu sou petista, e não sou corintiano, todas as classes estão em todas as torcida, meu caro, como pode ser, um time que se vitimiza tanto com essa balela de ser do povão, puro marketing, o futebol de hoje é grana, mta grana, e ninguém sabe de onde vem essa grana,bando de patéticos fanáticos, de circo pro povo, pois cultura e educação é indigesto.

Alexandre M.

Por aqui o melhor é considerar os comentários de qualidade em política. Vou desconsiderar comentários ridículos de esporte.

andrecsantos

Já não é de hoje que que se fala em armação a favor dos Corinthians… Afinal seriam erros de arbitragem ou presente do centenário?
Texto sugerido http://fanfraria.wordpress.com/2010/11/15/erro-ou

Carlos J.

O que os times mineiros já foram "garfados" no Brasileiro é uma enciclopédia. O Cruzeiro só foi campeão em 2003 por ter montado um time tão superior aos demais (fez 100 pontos, 13 a mais que o segundo colocado, o Santos) que a máfia do apito nada pode fazer. Se tivesse havido um confronto direto com o Santos, o Cruzeiro não ganharia. Se não for assim, os times de Minas sempre serão coadjuvantes.

Yacov

É lógico que o time do Corinthians é associado aos pobres… Por isso é que o estado de SP é um estado só de Corinthianos: 50% a favor e 50% contra o corinthians, apesar da maioria da população ser de pobres. Mas esse ódio, esse "anti-corinthianismo", é, ressentimento pelo fato de ser pobre e odiar sua situação, ou ser rico, e odiar os pobres e tudo o que representam. Felizes são os pobres assumidos, mesmo sendo ricos, "pois estes herdarão o reino dos céus". POr isso que eu digo:" Timão ê ô!!! Timão ê ô…" (ad nausea)

"O BRASIL PARA TODOS não passa na glObo – O que passa na glObo é um braZil par TOLOS"

Yacov

Ahhhhh… O côro dos ressentidos. O fato é que enquanto os cães ladram, a caravana passa. VIVA o CORINTHIANS!!!! O Melhor time do mundo. E isso não tem nada a ver com paixão, é pura lógica. Senão vejamos.
1 – O melhor futebol do mundo é o brasileiro. 2 – O melhor futebol do Brasil está em São Paulo; 3 – O Corinthians é o time com mais títulos paulistas. Conclusão óbvia: O Corinthians é o melhor time do mundo!!! Então: TIMão ê Ô!!! TImão ê ô…

"O BRASIL PARA TODOS não passa na gLObo – O que passa na gLObo é um braZil para TOLOS"

    felipe

    triste ver que o bairrismo impera inclusive em blogs como esse. Eu na minha inocência acreditava que poderia ser diferente. Sou mineiro e atleticano, sei das glórias e percalsos do meu time. Não acho o futebol de minas o melhor. Mas também não acho que o de São Paulo o seja, nem o do RGS, nem o da Bahia, não creio que dê para falar isso de lugar nenhum pois depende da temporada. Tem temporadas que um estado está mais forte que o outro. Além disso, quando se fala de jogos e campeonatos roubados é desanimador ver que torcedores não vêem criticamente o que acontece em favor de seus times. É um tal de roubar pra mim vale e quem reclama é ressentido. A ética, assim como a política, faz parte de todas as dimensões das nossas vidas. (meu texto tá ficando grande, mal escrito e tenho a impressão que tô escrevendo pra parede ou pra um pré-adolescentes que ficam se xingando em sites de futebol.. fico poraqui)

    geraldo de carvalho

    atleticano pode falar de cadeira pq aquele campeonaato brasileiro contra o flamengo em q expulsaram o reinaldo, o atlético com um a menos e aquele patético silvestre acabou tomando o terceiro gol. depois ainda veio a palahçada do wright na libertadores.

Sergio

Acho a comparação entre duas entidades totalmente distintas, muito ruim para o debate. O Corinthians é favorecido pelos erros de arbitragem nesse campeonato, foi favorecido no campeonato de 2005 contra o Inter de Porto Alegre, dentro dos meios de comunicação tem "fieis" torcedores. Sou torcedor do Grêmio e quando o Corinthians perde na rodada do Brasileiro, a mídia fica sem assunto…. Quando tem Grêmio e Corínthians na TV vejo os narradores tendendo maliciosamente em favor do time paulista, parece Brasil e Argentina.

Agora a comparação só é interessante se a autocrítica estiver presente. Temos que reconhecer os feitos e reconhecer e sanar as defecçoes. Como time e adversário respeito e dou valor ao Corínthians, mas o que está errado são que os erros de arbitragem sempre favorecem o time paulista.

Carlos Coelho

O Corinthians vítima? Faça-me o favor! O Corinthians foi beneficiado pela maior roubalheira do futebol mundial em todos os tempos: o Zveitão de 2005. Anularam 11 jogos CONTRA NORMA EXPRESSA DA LEI, com suporte em uma campanha "moralista" da mídia (tinha que anular, porque tinha que anular, porque a moralidade exigia que se anulasse). Uma palhaçada nunca vista na história do futebol mundial. E ainda tem gente que faz o discurso do "Corinthians coitadinho"? Aí eu tenho que sugerir que o sujeito escreva na Veja. Os leitores daquele grande semanário têm grande chance de acreditar nessa baboseira …

fernando

(…) Os grandes times refletem, cada um a seu modo, a nossa sociedade e tem na maioria dos torcedores o povo mais pobre. O São Paulo é meu time de coração e por muito tempo foi tido como time de elite, mas com o crescimento de sua torcida, após tornar-se o preferido de alguns milhões, passa a ser tão popular como o corinthians, que tem na zona leste sua maior torcida e a zona sul onde o SPFC tem a maioria dos torcedores em meio a periferia mais pobre de nossa cidade, não é mesmo?
O que pesa contra o corinthians hoje não é o estádio, que aliás pode ser ótimo para a cidade e para zona leste desde que tenhamos uma operação urbana combinada que leve investimentos públicos e privados à região. O que pesa é o descarado apoio do Sr Ricardo Teixeira, homem muito perigoso e poderoso, que não apóia ninguém a toa, não é mesmo?
abç.
fernando

fernando

Caro Azenha,
difícil tarefa discutir futebol e política em poucas linhas, ainda mais com o coração de torcedor falando tão alto. Discordo totalmente de algumas de suas afirmações, mas é muito bom que possa dize-las, assim temos um debate. Primeiro:
Não é verdade que o Corinthians seja um time "do povo" e outros, simplesmente "da elite". Futebol é em si popular. Pobres e ricos assistem, todas as classes médias adoram. Distinção de classe em times de futebol é balela.
(…)

Fernando

Porque a Rede BOBO, o PIG, etc não repetiram os penaltis em Welliton Paulista e Thiago Ribeiro???
O Montillo foi caçado em campo!!!

Marcelo de Matos

Concluindo o meu comentário: se você vai comprar um carro da Fiat, por mais R$ 370,00 coloca um sensor de estacionamento, aquele chip que aciona um apito para que você não fique amassando a placa do carro que está atrás. Os carros da Nissan têm uma câmera colocada no retrovisor interno que auxilia no estacionamento. Por que o futebol e o vôlei, esportes tão milionários, não adotam recursos eletrônicos? O tênis já os adotou e as corridas de cavalo utilizam a décadas e décadas o "olho mecânico". Será que não querem acabar com as maracutaias? Por falar nisso, aquele gol do Santos que o Guiñazu "salvou" de dentro da rede não foi uma vergonha?

Marcelo de Matos

Futebol e política sempre andaram de mãos dadas no Brasil. Não é à toa que temos a poderosíssima bancada da bola na Câmara. Essa turma escamoteou a lei Pelé que pretendia criar o futebol empresa e manteve nosso status futebolístico. Quanto mais atrasada a administração de nossos clubes sociais, mais suscetível às maracutaias. Some-se a isso que o esporte bretão se desenvolve melhor em países atrasados, como era o caso do Brasil. Se tivesse vicejado nos States, já teríamos a bola com chip, o vídeo tape de lances duvidosos e outros recursos tecnológicos que anulariam os erros (?) da arbitragem. Mas, e o vôlei, outra paixão nacional? O juiz sul-coreano não anulou um ponto legítimo da Sheilla? Por que não colocam essa joça de chip na bola? O pior é que, para contradizer o que eu escrevi antes, esse esporte é genuinamente ianque e civilizado. O chip, meu Deus! Vamos colocar o chip na bola e acabar com as maracutaias. O Ronaldo sofreu pênalti sim, seu Carrara. Mas, o jogo todo foi marcado por uma sucessão de “erros” da arbitragem contra o Cruzeiro.

Almir Wagner

Este tema é polêmico. O que importa é que o Curintia vai levantar o caneco e ponto final.

Lucas Santos

Hino do São José Esporte Clube – SP… Belíssimo!

Digite o texto aqui![youtube vIu6C5s-Vig http://www.youtube.com/watch?v=vIu6C5s-Vig youtube]

Abel de Souza

Bom espero que acabe logo esta puxa-saquice de se escolher estadio que não existe para a copa. Acho que a Dilma ou deve torcer para os clubes de Minas ou do Rio Grande do Sul e assim acaba este Corinthianimo exarcebado que nos assola diariamente que lançou uma nova maneira de administração de clubes no Brasil: Administração de jogador que não joga e faz politica no Twiter.

Morvan

Boa noite. Sou corintiano – nasci conrintiano (torcer, para mim, tem a ver com história – do clube). Hoje, ao chegar ao trabalho, sem nem me sentar direito, já fui sendo acossado por um gozador. Interessante é que ele é flamenguista. Ao me inquirir, sobre a "ajuda" do árbitro, disse-lhe que a ele assistia muito mais velar pela situação do seu time, bem próximo à zona da degola. Não adiantou. Continuou "frescando" com a minha cara. Por fim, perguntei-lhe, ironicamente: "se tivesse matado [o Ronaldo], seria pênalti?". Este se calou, pois sua argumentação se esvaiu…
Quanto a torcer, o PIG torce por ninguém; torce contra (o Brasil). Somente isso. O fato de o Corinthians ser um time de camadas populares – não tenho a menor dúvida disto – vai torná-lo, ainda mais, "o irmão menor" daqueles que agora "podem comprar um carro", para ódio da elite brasileira.

Observação: "Frescar", no Ceará (e acredito, em outros Estados do Nordeste) significa "curtir com alguém", para efeito de desambiguação.
Morvan, Usuário Linux #433640

    Mario Jordão

    Ô Morvan, respeito sua paixão. Mas vou logo avisando que sou Fluminense e, portanto, você tem todo o direito de não me dar crédito. Mas aqui no Rio o PIG é extremamente flamenguista, portanto o contrário do que você fala. Até hoje a Globo banca a ridícula versão de que o campeão brasileiro de 1987 é o Fla, talvez o único caso da história em que um time que perdeu por WO reivindique o título. Grande abraço e que vença o melhor. No campo.

    Morvan

    Sem problema, caro Mario. Você tem todo o direito de pensar e eu respeito o seu pensamento e o dos demais.
    Saudações democráticas,

    Morvan, Usuário Linux #433640

    Rafael

    ô dó do corinthians… É tão maltratado na televisão.

marcello jorge

Muito bem Mauro!
Também já havia percebido a perseguisão que o timão sobre da midia,inclusive já havia comentado com amigos…….Porém vou mais longe,a coisa é séria e a eleite usa a midia pra desqualificar qualquer emanação popular,seja na politica,esporte ,religião,artes,musica,etc…..Observe
Para os que não entendem de futebol e manipulação,resta apenas lamentar que 2010 TIMÃO CAMPEÃO !
Quanto ao azenha,percebi que ele faz parte da segunda maior torcida(a 1º e´do timão) do brasil, os anti-corinthianos! que sofrem ano a ano com os titulos do timão !
Abraço!

Anderson Gomes

Olha Mauro, essas comparações não tem sentido.
Não foi penalti e o Cruzeiro foi prejudicado sim.
o Corintians e o Flamengo estão para o futebol assim como a Globo e a Veja estão para a imprensa.
sempre tem alguma coisa armada por ai.

    gilmar

    Nesse brasileiro ganhamos 6 pontos do São Paulo, 6 pontos do Fluminense, 6 pontos do Santos, 4 pontos do Palmeiras, 3 pontos do Cruzeiro. Somos líderes com gol de Ronaldo que sofreu penalti do Cris que de medo bateu em Ronaldo, pois era a única forma de evitar um golaço. Zezé Perrela ao difundir tanta cretinice e acorbertar a falha de seu zagueiro, mostrou o seu caráter. Quanto a Tiago Ribeiro nunca vai passar de um jogadorzinho medíocre ao tentar cavar faltas inexistentes. Saber perder é ponto de honra no esporte. O Corinthians quando teve 2 gols legítimos anulados contra o Guarani não reclamou. Manteve sua altivez. Altivez própria dos vencedores. Timão eô…Timão eô…

    Rafael

    Vcs não ganharam 3 pontos do Cruzeiro. Ganharam, sim, do Sr. Sandro Meira Ricci.

    geraldo de carvalho

    acho, anderson, que o flamengo mt mais. o fato do rj ter sido por mt tempo capital da república ajudou isso. o corinthians ficou 23 anos sem ser campeão e a torcida só fez crescer. isso incomoda mt. sua inequívoca dimensão popular incomoda mt mais. fosse o fluminense, não teria 10% de polêmica. nem o santos do azenha que foi roubado em pleno pacaembú em uma final contra o botafogo.

Roberto Decanine

Ei azenha! vai sofrer mais algum tempo! se mauricinho ou porco merecem esse calvário e tenho dito!

Rafael, BHte

roubaram o inter e agora chegou a vez do cruzeiro, curintia é o favorito da globo e do galvão bueno q numa transmissão em 2003 deixou isso bem claro, adoro-o desde então, favorito da cbf, vide abertura da copa e seu presidente como chefe de delegaçõa, se nós mineiros levássemos o futebol em consideração (as vezes q tanto atlético e cruzeiro foram garfados, lalados, subtraídos, sacaneados etc) se pusessemos na balança, já teríamos deixado essa xonga desse brasil antes até do tiradentes

    Alexandre Sacha

    Ô Rafael,
    você faz comentário sem nem ler o texto?
    O Andres Sanchez foi chefe da delegação da CBF na copa, mas hoje (hoje mesmo -17/11) o chefe da delegação é o Zezé Perrela.
    O mesmo que nós, mineiros (provavelmente mais com a sua ajuda do que com a minha), elegemos para senador! O resto do país não sabe disso, mas esse senhor, além de presidente do Cruzeiro, ex dep federal e atual estadual, e representante do que há de pior na política mineira, é o suplente do Itamar. O Aécio e o povo mineiro fizeram isso com Minas Gerais!
    Sei que a conclusão é temerária, mas o Itamar já está bastante velhinho e doente, o mandato de senador é de 8 anos. O normal é que num futuro próximo ele tenha que se afastar pra cuidar da saúde. E aí quem assume?
    Pois é Rafael. Se nós mineiros não levássemos tanto o futebol em consideração e prestássemos mais atenção em assuntos sérios – como a eleição para senador – talvez o Brasil não fosse tanto essa "xonga" à qual você se refere.

    mauro ramos

    boa,rafael!!
    o cruzeiro tambem e de origem proletaria e de trabalhadores
    estao sim,tentando prejudicar o cruzeiro.
    essa historinha de espezinhar o corintias como time do povao nao cola mais

Se Nagao

Parece me que misturar futebol, política e religião não é uma coisa boa, voa pena prá tudo que é lado.
O Corinthians não é queridinho da mídia coisa nenhuma, o que ocorre é simplesmente o Corinthians dá audiência. Se quizer ter assunto repercutindo o tempo inteiro é só criar polêmica envolvendo o Corinthians, criada a polêmica tem briga prá mais de ano sem tirar o pé do chão.
Quanto ao PT: se tem acusação contra um político do PT (chefe de executivo, parlamentar ou dirigente) a imprensa informa claramente que é do PT. Quando é de qualquer partido do espectro reacionário não se faz qualquer menção ao partido.
O PT não é vítima assim como o Corinthians também não – O PT escolheu a sua linha e paga por ela e o Corinthians paga pela sua imensa torcida que acaba dando audiência às polêmicas criadas.
Quanto a torcer contra o Corinthians, lembrando das frases populares, é no mínimo g* com o p* dos outros. Que tristeza!

Marcelo

Caro Mauro,
Seu comentário demonstra a sua fervorosa paixão pelo Corinthians. Sentimento que o confunde e trai a sua memória pois esse clube encontra-se nas entranhas da CBF e protagonizou (e foi beneficiado) em episódios lamentáveis no futebol brasileiro na última década: a decisão da Copa do Brasil de 2002 contra o Brasiliense, o caso da máfia do apito (2005) em que estiveram envolvidos Edilson Pereira (Brasileirão) e Paulo José Danelon (Paulistão), o jogo decisivo contra o Inter (2005) e penalti assintoso não marcado em Tinga, o jogo contra o Cruzeiro que provavelmente você não deve ter assistido…

Oscar

Sou corinthiano de coração, votei no Plínio e na Dilma. Acho que muitos times grandes são ajudados, mas o CORINTHIANS foi bastante ajudado em 2005, fato que tirou o título do Internacional, time que admiro pelo nome e pela camisa vermelha. Contudo não nos esqueçamos que o Fluminense não merece nenhum título nacional, pois ele precisa cumprir dois campeonatos da segunda divisão que o mesmo foi rebaixado e colocado na primeira por duas vezes. Lembremo-noS da copa joão avelange. Naquela ocasião o fluminense tinha acabado de subir da terceira divisão para a segunda, então inventaram aquela porcaria de copa e o fluminense entrou como time convidado e não disputou a segunda divsão. Viva o CORINTHIANS.

Rafael, BHte

fecha a matraca zé mané estamos cansados de sermos roubados por times do rio e sp e seus conluios na cbf (vide o presidente do curintia amiguinho de momento do teixeira como no passado foi eurico do vasco q alías 'por coincidencia' ganhava tudo) , boca fechada produz menos asneiras

Junior

Curintia quando ganha é sempre no A-P-I-T-O ou quando entregam o jogo para eles, horrível.

malu

Eu sou santista, meu time já está na Libertadores, agora estou querendo ver o Corinthians ser campeão brasileiro. Todos os árbitros erraram durante o campeonato todo. Por quê tanta celeuma agora? E além do mais, o Flu só dependia dele, era só ganhar que estaria na frente. Eu amo futebol, nãoo tem jeito, no final acabo torcendo para alguém. Dos times que estão querendo ganhar a taça, o Timão é o mais simpático. Quem não tem um amigo muito legal que torce para o Corinthians?

    Luiz Carlos Azenha

    Minha filha é Corinthians! Arre!

    Rafael

    E o Cruzeiro que se f… né? Esse jogo foi "A" final do campeonato. E o Cruzeiro foi garfado. A discussão não pode se limitar ao pênalti (roubado). Quem assistiu o jogo sabe. Se fosse neutro o juiz, hoje, na pior das hipóteses, o Cruzeiro estaria a um ponto do líder moral, de direito (Flu). Vivíssimo na briga. Mas isso é bobagem. Deixem que os "erros" ocorram a favor do Corinthians… Pq vc quer ver o Corinthians campeão.

    E o que interessa é polarizar: Rio x SP. O resto não conta.

Juçânia Facchin

"Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa"!!! Sou de esquerda, votei Dilma, acho sim que o Corinthians é o time do povo, mas como COLORADA, vi meu time perder dois campeonatos para o Corinthians com ajuda da arbitragem.E não acho não que a mídia seja tão dura com o Timão, pois nesse campeonato é um mistério os erros de arbitragem em favor do Corinthians.

Danilo

É patético ver os jornalistas brigarem com os fatos só porque odeiam o Corinthians.
Logo, vão arrumar uma bolinha de papel tbm….

ailton Azevedo

Esse cara vive na MauroCarralandia….
A imprensa de Sao Paulo fica integralmente ao lado do Curintia no mesmo nivel que fazem com o
Serra.
Esse Mauro Carrara tah mais para PSDB que para PT.
Acorda amigo e de uma olhada mas manchetes dos jornais de na NET. eh tudo a favor do curintia.
Agora para a midia jah eh o campeao….

prudêncio de araújo

Êpa! Êpa! Caro Azenha.
O buraco é mais embaixo. A questão não foi o pênalti! O grave foi o árbitro (?) "segurar" o Cruzeiro. Aplicar a máxima do Armando Marques: "Tem coisa que a gente vê, tem coisa que a gente não vê". Simples assim. Viu pênalti para o Corintians. Não viu 2 pênaltis para o Cruzeiro. Viu faltas sofridas pelos corintianos. Não viu faltas sofridas pelos cruzeirenses. Não viu empedimentos dos corintianos (o time sequer atacou o Cruzeiro). Viu 4 empedimentos dos jogadores cruzeirenses. Quer mais em um só jogo?
Sejamos honestos. Querer transferir para o campo político esta questão é força demais a barra.

    JOAO

    Caro Prudencio: Não é empedimento, é impedimento. Abraço

    Rafael

    subscrevo in totum.

Leonardo

O campeonado está comprado.

Dennis de Oliveira

Acho absurdo querer misturar as coisas. Uma coisa é a torcida do Corinthians, um fenômeno indiscutível da cultura popular, outra coisa são os resultados do futebol. O resultado de uma eleição afeta diretamente a vida das pessoas. Imaginem só o que seria dos trabalhadores e dos movimentos sociais uma vitória da coligação demotucana nestas eleições. Certamente, o povo pagaria um preço alto. Agora, o que afeta a vida do povo o fato do Corinthians ser campeão ou não? Por favor… Concordo que há uma "boa vontade" da mídia esportiva com o Corinthians sim, simplesmente pelo fato da torcida deste time ser grande e alavancar uma maior audiência da Rede Globo e aumentar os seus lucros. Para a grande mídia, vitórias do Corinthians, Flamengo ou São Paulo significam bons negócios. É isto, futebol para a mídia é negócio.

Cesar

Aí, pessoal! Com todo o respeito, mas depois que o então presidente do Corínthians assumiu naquele áudio que caiu na rede e tornou-se público, que o Corínthians comprou o título de 2005, e não deu em nada. Se fosse em um país sério teria que devolver a taça, como o Ben Johnson teve que devolver a medalha de ouro olímica dos 100 m rasos quando descobriu-se o doping. E agora reclamar de perseguição da imprensa? A maior torcida de São Paulo, a segunda maior do Brasil, ou seja, audiência para caramba. Qual o patrocinador que não quer o Corínthians na final e depois naquelas matérias papagaiadas dos programas imbecilóides de futebol? Qual a emissora que não quer o Corínthians campeão? Só se não gostar de dinheiro, e pelo que sei, Globo, Record, SBT, Band e Rede TV adoram dinheiro.

Marco

Tem roubalheira?? Tem Corinthians no meio. Fato.

    LuisCPPrudente

    Isto tem mesmo. Que o diga o santista , imparcial e neutro jornalista Milton Neves.

    E eu concordo com o Milton Neves, eu que sou um santista e estou comentando imparcialmente e com neutralidade este assunto.

Cezar Lopes

Ah para com isso! O Corinthians sempre foi e sempre será o campeão do apito amigo (embora essa ilústre posição tenha diso recentemente ameaçada pelo São Paulo). Veja o filme Boleiros e a estorieta do Corinthians vs Juventus! Veja a história do primeiro título do Santos em 35 e o que ele teve que sofrer perante o juiz que ajudava o Corinthians.Pêtimso e Corinthainsmo não são equivalentes. Nunca vi um clube tão defendido pela mídia, afinal em São Paulo a maioria dos integrantes da imprenssa é composta de corintianos. No jogo com o Cruzeiro, acredito que não houve roubo, mas erro grave do juiz, muito diferente de 2005 em que o "stabilshiment" queria o título para o Corinthians. Até "personal mundialito" tiveram que arrumar pra esse clube.

Thiago Thiago

É isso aí Azenha!
dá-lhe Noroeste!!

Yglesias

Concordo inteiramente com o texto do Mauro Carrara. Digo isso há anos. Tive o prazer de mostrar a minha esposa o inicio do texto. O Corinthians e o PT são a Geni para a midia nativa.

maisquesaco

Porreta, o Radium de Mococa fazia uns dez anos que eu não ouvia falar! Esse sim é classudo!

Andrea

Politica e futebol andam juntas sim…e é "ingenuidade" dizer que não. Que diga a torcida do baêa e a eleição de um certo dirigente do clube. A muito tempo que deixei de ser torcedora, futebol se tornou algo nojento…é time comprado, é campeonato comprado, é juiz comprado, é torcida organizada comprada. A copa do mundo tá aí para provar isso. Quem não sabia que a Espanha seria campeã do mundo? Eu sabia, alias, eu tinha certeza e até briguei com meu marido por afirmar isso, claro que meus argumentos são convicentes, mas ele torcedor não quis ver. Quando a copa terminou fiz questão de rir da cara dele e dizer: eu não disse? É lógico que eles financiam políticos. Não é possivel que ninguém veja isso, os grandes clubes fazem comércio, fazem do futebol um grande negocio. Eu fico satisfeita quando vejo um torcedor chorando por seu time ter perdido e indignada quando vejo a paixão cega de outros, tanta energia desperdiçada por nada. Os torcedores enriquecem os clubes e estes os desrespeitam com seus negócios espúrios. eu odeio esse futebol capitalizado que faz qualquer coisa pelo lucro.

    Danilo

    E sem dizer que o Fluminense está na série A, vindo direto da C, virada de mesa para beneficiar ele e o Botafogo em 2000.
    Cruzeiro e Ceará anularam um gol legitimo do Ceara aos 46 do segundo, há duas semanas atrás.
    E o Santos ein? Mala cheia de $$$$ em 63 , para o juiz do jogo do Maracanã.
    E esses jogos do Flu contra Palmeiras e São Paulo nas ultimas rodadas, já de caso pensado, para conseguir o apoio de um deles ou dos dois caso necessário, e vai ser, como está provadp.
    Tudo maracutaia do Fluinense.
    …"sou Fluminense desde criancinha…", e depois dizem que jornalistas são imparciais, Tá bom….

Paulo Araújo

Nos links abaixo, vejam o pênalti indiscutível sofrido pelo Ronaldo (vídeos com ângulos reversos) e o Dossiê Cruzeiro.
A surpresa maior é debitada para jornalistas que não viram o mesmo lance pelos ângulos reversos (a Globo disponibilizou estes lances apenas para quem tem a Tv a cabo) e afirmam categoricamente que não houve pênalti. Porém, as imagens mostram que são incompetentes inclusive na análise deste lance. Caso semelhante ocorreu na Copa do Mundo de 1998, com o jogador Junior Baiano fazendo um pênalti sobre o norueguês Tore André Flo, e que as imagens da Globo não captaram, exceto a da TV Sueca por ângulo reverso.
Vídeo 1: ângulos reversos do SporTV (tv a cabo); http://sportv.globo.com/videos/v/renato-marsiglia
Vídeo 2: Dossiê Cruzeiro (os erros de arbitragens que favoreceram o time mineiro): http://www.youtube.com/watch?v=LRMb_Fns06o
Por tudo isso, assino embaixo o artigo do Carrara.

    carlos jose

    minha sugestão é que vc veja isto.no caso sou pt mas não sou curintiano. rsrsrss veja o link !!!! !http://www.verdazzo.com.br/dossiegamba2010/

    Rafael

    Esse dossiê mostra erros. Erros há, sem dúvidas. De 9lances, 5 eu concordo que foram errados. Os outros nem duvidosos são. A marcação é acertada. Já no "pênalti" do corinthians, os dois pulam: ambos estão com o pé fora do chão, vão no sentido da bola e trombam. Pênalti?

    Mas o principal é que, no dossiê, há um "erro" por jogo, e não 10, todos para o mesmo lado. E esse jogo era decisivo. Confronto direto. Uma final.

    Sem mais.

Charles

Azenha, meu caro, é corinthianismo, assim, com "th", faça a gentileza.
Torcer para o glorioso SC Corinthians Paulista é sim, para muitos, uma decisão de cunho político, ideológico e religioso.
Me parece pouco produtivo torcer contra o Corinthians, ao menos a essa altura.

    erisson

    Estou com o azenha e não abro. Na verdade a tentativa do autor é distorcer. O corintianismo principalmente na tv (assim sem th mesmo) é um insulto paulista a diversidade de clubes e tradições no Brasil.

    E viva meu Mengão!

Franco

É a mesma tese de colocar a culpa na vítima a pregada pelo autor deste texto. Sinceramente, nenhum dos times do Rio e de São Paulo podem levantar qualquer suspeita de perseguição por parte da imprensa. Os clubes destes Estados sempre contaram com a complascência, principalmente da mídia dos mesmos Estados.

Em verdade esta discussão do "foi ou não pênalty no Ronaldo" simplesmente busca legitimar uma arbitragem tendenciosa a favor do time paulista, pois não há dúvida que o lance foi de penalty sim. Mas quando se concentra a discussão em cima desse lance se ignora solenemente tudo o que aconteceu no restante da partida.

Clubes bahianos, mineiros, gaúchos, paranaeses e etc são sempre prejudicados quando fazem partidas decisivas contra paulistas ou do Rio de Janeiro. Isso é uma verdade que dificilmente encontrará contestação se pedir que qualquer torcedor deste clubes aponte um erro contra suas equipes em confrontos decisivos que envolvam equipes fora do eixo Rio-São Paulo.

    Danilo

    Azenha, tbm não falo mais de seu blog para ninguem, sou corinthiano e não esquecerei isso. Perdeste um leitor e divulgador.

    Rafael

    Perfeito! Esse foi o melhor comentário que li, disparadamente, desde domingo, acerca da polêmica. Parabéns!

Kaká Guilhermino

Só para complementar a leitura política, Zezé Perrela é o primeiro suplente do senador eleito por Minas, Itamar Franco, co do PPS. Vale ressaltar que o ex-governador Aécio Neves, PSDB, fez de tudo para eleger Itamar. Portanto, mais um ingrediente na análise política.

francisco.latorre

contra o corintianismo.

lumpesinato espiritual.

meio paranóico. com veleidades políticas.

religião.

..

tomar o futebol como identidade social primeira..

merece estudo.. não comemoração.

..

nada contra o corínthians.. ou os corintianos.

tudo contra esse besteirol.

tudo contra a confusão entre política futebol e religião.

afinal acabamos de derrotar a religião na política. e foi de lavada.

..

futebol é bola. emoção. afeto.

não é religião. nem política.

ainda bem.

..

    CC.Brega.mim

    concordo.
    acho importante essa lucidez.
    não esquecer que o fanatismo do torcedor rende muito dinheiro…

    mas essa identificação com o "corintianismo"…
    toda torcida burra é 1mer da,
    também sou contra a cegueira voluntária
    mesmo sendo corintiana.

pedro

Como é que é? Você vai torcer pro Fluminense, o clube que melhor representa a elite no país??? Dê uma olhada no livro do Anatol Rosenfeld sobre futebol. Lá, ele escolhe dois times como exemplos da sociedade brasileira. E ele opõe, justamente, o Corinthians, time dos operários, ao Fluminense, time dos ricos. Mude essa opinião aí, Azenha!

Robson Moreno

É isso ai Azenha! Não tem nada a ver o PT e o Corinthians! Uma coisa é o time do coração outra, é a opção ideológica a qual vc se identifica. E, independente das minhas simpatias alvi-verdes (e de sua campanha ridicula), salta aos olhos a ajuda (mostruosa) que o time de Parque São Jorge tem recebido ao longo deste campeonato pela arbitragem. É vergonhoso! SOU FLUMINENSE DESDE CRIANCINHA! Aliás, o Mauro Carrara que tanto respeito e adimiro, escorregou feio nessa. Ele se esqueceu "apenas" dos vários comerciais como o da pepsi, dos baba-ovos do PIG que tanto bajularam o Corinthians naquela fase do bi-campeonato brasileiro de 1998 – 1999. Quando o Corinthians foi campeão paulista em cima do Guarani em 1988 (injustamente, pois no jogo de São Paulo, o Biro-biro deu uma gravata no goleiro do Guarani no lance do gol de empate alvi-negro), mereceu um "Globo Reporter Especial" com todos os repórteres e atores corinthianos como o Álvaro Pereira, Antônio Fagundes, etc. CARRARA, NESSA VC FORÇOU A MÃO!

Isaac

Prezado Azenha,
Indiscutível é a sua capacidade e também a relação do corinthians com o povo, porém, o clube a muito deixou de ser apenas um representante do povo e nem de longe passa pelos comentários como alvo político! Já faz muito tempo que o clube do seu coração é sim privilegiado por ene formas e motivos, e sem dúvida alguma faz uso dos benefícios de sua popularidade de maneira sórdida, haja vista que estão prestes a iniciar a construção de um estádio em propriedade particular que lhes foi tomada pelo decurso do prazo para uso da área.
então não misturemos alhos com bugalhos, o povo adora o corinthians, mas esse a muito tempo deixou de ser proprietário daquele…

Luiz Henrique

Quanto ao pênalti eu não questiono. O que eu questiono são os critérios. Por quê ele não usou o mesmo critério em outros momentos da partida e em outros jogos? O que tenho visto é um bando de juízes nos quais lhes são passados a outorga de árbitros e como tal são arbitrários, autoritários, impunes e acredito, em algumas vezes, até corruptos.
Acho um absurdo: todos os esportes coletivos possuem mais do que um juiz dentro do campo.
O basquete 3, voleibol 2, futsal 2, handebol 2 e o futebol de campo apenas um dentro das 4 linhas, numa área com mais de 4000 mts². Ah! mas têm os auxiliares. Os bandeiras não atuam dentro do campo e têm autoridade resumida, engessada.

Flavio Lima

Essa conversa mole de ligar time de futebol com partido politico ou tendencia ideológica é papo furado grosso.
Ta cheio de direitista faxista corintiano, e tem muito são-paulino de baixa renda, para com isso.
Todos os times são do povão, todos os times tem torcedores de elite.

Marcellus S.

Ora, ora. Não vamos misturar alhos com bugalhos! É legítima a desconfiança quando há bem pouco tempo o Corinthians foi campeão brasileiro na base da roubalheira descarada, admitida por seu próprio presidente anos depois! O pênalti no "Gordo" foi discutível, e fosse para o outro lado, aos 43 do segundo tempo, me dou ao direito de duvidar se seria marcado. Assim como não foi marcada a clamorosa falta dentro da área sofrida pelo atleta cruzeirense ATROPELADO pelo goleiro! No Engenhão, fôra o "Gordo" agarrado dentro da área, e não o Conca, ainda que o craque do campeonato, a penalidade seria instantânea! Mas pro Fluminense não. Faça-me o favor! Não misture política com futebol a esse nível e não se faça da vítima que não é! O Cruzeiro tem toda razão de chiar e também o Flu, diretos prejudicados pelas "falhas" do juiz. Fosse o contrário, o Corinthians chiaria da mesma forma. Menos, não? Se há uma "teoria conspiratória" para se tomar cuidado, essa não é contra o Corinthians, mas a seu favor, no ano de seu centenário, é mais do que evidente.

    altamir

    Marcellus; não há como negar o penalti no Ronaldo. Ele estava de costas, com a bola já quase dominada e sofreu um tranco de um zagueiro desastrado (pelo menos neste lance)! Quanto ao lance que o Julio Cesar tirou dos pés do atacante cruzeirenze; ele foi claramente na bola, desviou a trajetória da bola e nem relou no atacante!! Como marcar penalti? Por outro lado, para ser justo, acho que os cruzeirenses podem reclamar sim de dois impedimentos mal marcados contra o Cruzeiro. Mas se formos ver em cada jogo sempre há algum erro de arbitragem. Vc fala tbém do Fluminense. Tivesse o penalti que foi marcado contra o Goiás sido pró Corinthians estaríamos agora discutindo este lance! Que eu também concordo que foi penalti. Que teoria conspiratória pró-corinthians explica a anulação dos gols do Ronaldo contra o Guarani? O penalti não marcado a favor do Grêmio (no Jonas) contra o Fluminense? O penalti não marcado do Henrique no Bruno César contra o Cruzeiro no 1.o turno? O juíz não mandar repetir a cobrança do penalti perdido pelo B César, no mesmo jogo, quando houve invasão da área pelos jogadores do Cruzeiro? O gol marcado em impedimento pelo Vasco contra o Corinthians quando o jogo estava 0x0?
    Concordo que existem pessoas de esquerda que torcem para outros times e detestam o Corinthians. porém a quantidade de preconceitos relacionando Corinthians-PT-Lula que encontramos pelos blogs esportivos Brasil afora é uma fábula!

    Marcellus S.

    Altamir, eu vou te dizer uma coisa. Preconceito PT-Corintians-Lula? Francamente, eu nunca pensei nesses termos partidários quando penso em futebol. Isso não existe! Pode haver excessões, mas jamais esse tipo de ligação é regra entre torcedores. Falando assim parece até que todo corintiano é petista! Que disparate! Pessoas que me conhecem me taxam de Lulista e petista doente, sou até discriminado nas rodas "mauricinhas yupies" por isso, e veja só, sou tricolor! (deu pra perceber né?) um clube tido como elitista e de nariz em pé! Não tem nada disso entre torcedores, não se surpreenda se uma pesquisa apontar que a maioria dos corintianos é psdbista!

    Marcellus S.

    Quanto aos erros de arbitragem, se formos então listar a quantidade de falhas, suspeitas ou não, nesse campeonato, vamos ficar uma semana contando. O pênalti no Gordo acho discutível. Pode dar, pode não dar. Pra mim não foi. Depende do ângulo que vemos. O que discuto é a prontidão com que foi marcado e o tempo de jogo, e me permito sim, duvidar se seria aplicado fosse contra o Corinthians. Quanto ao pênalti no Cruzeiro, devemos estar falando de lances diferentes porque no que me refiro o atacante foi raspado do chão pelo goleiro. Indiscutível. Sinto muito, o título de 2005 do "Timão" foi uma das coisas mais escandalosas que vi no futebol. Eu vi não, o Brasil inteiro! De lá pra cá é muitíssimo natural a desconfiança dos outros torcedores. Sinceramente, vou até parar pra prestar atenção agora porque, nunca vi nesga de preconceito relacionando Corinthians ao PT, apenas a rivalidade entre clubes que, por si só, não carece de nenhum adicional político pra existir. Abç!

    altamir

    Marcellus; a relação PT-Corinthians é feita o tempo todo nos blogs onde se discute futebol. Estou de acordo que existem corintianos pessedebistas e são-paulinos petistas e todas as combinações possíveis (Wadih Helu, Mirian Athiê, Paulo Egidio Martins são corintianos). A relação PT-Corinthians certamente deve ter sido resultado do Lula se dizer coritniano e do Andres Sanches se dizer petista. Quanto a 2005, também fiquei fulo da vida pelo Marcio Rezende não ter apitado o penalti pró-Inter. Mas não foi o único lance polêmico daquele campeonato. Houve lances que beneficiaram o Inter, que prejudicaram o Corinthians… Quanto à anulação das partidas apitadas pelo EDilson P da Silva, concordo que tenham sido anuladas. Afinal o juíz -única vez no Brasil, que eu saiba- tinha sido comprado para fabricar sabe-se lá quantos resultados!
    Agora este clima todo de que tudo o que o Corinthians ganha é resultado de tramóias é absurdo!
    abraco!

theo

Azenha, a hora do lambari vai chegar!!!

Vamos trucidar vocês na Libertas-2011!

Pode esperar…

Frederico Esaú

Só tenho uma coisa a dizer sobre isso…Chorem perdedores!!! Quem não sabe perder fica chorando depois do jogo. Isso é coisa de gente criada por vó em apartamento…Perdeu na bolinha de gude, aí volta chorando pra barra da saia da vó.

Armando Filho

Putz…quanto chororô…..
Concordo ai com o amigo que disse que já compramos até o campeonato mineiro, o carioca e o gauchão…kkkkk
Para gente, esse papinho de que só o timão é favorecido é de uma imbecialidade dantesca.
Tem um pessoalzinho que fica muito xiliquento qdo perde do timão…..gente…..num precisa ficar espumando de raiva….rs
E outra, o campeonato nem acabou ainda…..
Eu sou Petista roxo, corintiano roxo, assim como toda a minha familia de 8 irmãos….todos petistas….
Mas respeito aqueles que torcem por outros times…..a diferença é que não damos a mínima pra eles e eles torcem desesperadamente conta a gente…….

Ivan Arruda

Azenha, se foi penâlti, como também acho que foi, fiquemos nele. Ao buscar argumentos em erros de árbitros em jogos passados parece haver falta de convicção desse penâlti. A revolta causada creio que não foi com esse lance e sim com os demais no decorrer da partida. É sutil. Como a mídia que poucos a percebiam golpista. Que o Ronaldo recebeu uma carga do zagueiro, ninguém pode negar. Que esse mesmo Ronaldo já recebeu outras com o dobro de força e não caiu, também não. Aí a origem de boa parte da revolta que também senti. Sou santista mas tenho consciência do nome e do peso que o seu time de coração tem e o quanto é garfado – por má gestão – no mundo dos negócios. Mas isso não se repete no campo de jogo, a não ser em torneios especiais.

    altamir

    Ivan, o Ronaldo caiu porque ele não tinha mais os pés apoiados no chão quando levou a carga! Mas e daí? Se ele não caísse não seria falta? Não entendi… Basta cair para ser falta? E se vão cair não é falta?

Roberto Gomes

Este editorial é um dos maissem sentidos que vi até hoje neste blog, quando o Juca Kifuri foi falar de politica todos desceram o cacete nele. E agora, faça meu favor esta mistura não tem nada há ver com a politica em se tanto é que o PT perdeu a eleição em SP.
Tenha a Santa paciencia., qaundo estiver afim de ler sobre esporte entro em outro blog ou aqui mesmo, discordo plenamente destes argumetnos bateticos.

Alexandre Costa

Me chamo Alexandre, graças a um goleiro reserva de Ronaldo do Corinthians da década de 1980.
Tenho até a camisa como lembrança.
Minha simpatia com a raiz alvinegra entrou em declínio em 2003.
Na época, o Cruzeiro, time do meu estado estava com a maior sequência invícta da história do Campeonato Brasileiro, com o melhor ataque e um futebol de encher os olhos.
O Corinthians quase caiu naquele ano.
E o que a imprensa paulista mais noticiava?
Não era o futebol plástico comandado por Alex do Cruzeiro e sim matérias exclusivas do Parque São Jorge.
Em especial a Band é totalmente parcial neste quesito.
Tanto é que o jornalista Cajuru chegou a falar uma vez no ar: " Vamos parar de falar no Corinthians."
Quanto ao jogo de sábado, a questão não foi o pênalti marcado em cima de Ronaldo.
O que ficou claro foi a parcialidade da arbitragem ao não marcar dois pênaltis claros, um em W. Paulista e outro em Thiago Ribeiro no segundo tempo e marcar equivocadamente dois impedimentos absurdos.
Só não viu isso jornalista que é corintiano.

    Alexandre

    EXATAMENTE! 2 impedimentos RIDÍCULOS que só o juiz (e o bandeirinha) viu e 2 pênaltis não marcados!

    VERGONHA! Por quê já não entregam o título logo para aquele time???

    Não é à toa que a partir de 1998 (copa na França) parei de levar a sério o futebol…

Baixada Carioca

Estou preocupado mesmo é com o meu Delamare FC. Este sim, me deixa num estado de grande desespero.

Para amenizar a coisa, ganhamos do Santa Inês, time em que jogou o técnico da Seleção Brasileira de Futebol Feminino. Nós o chamamos de Preto, mas não sei o nome dele. O jogo foi no nosso campo, no bairro Delamare em Engenheiro Pedreira. Tive a oportunidade de fazer um golzinho modesto, num jogo amistoso para não perder ritmo de jogo e vencemos por 3×1.

Preto saiu machucado reclamando de um esporão no calcanhar esquerdo. Mas o meu Delamare só segue adiante na competição que estamos disputando se o Vila Central realmente abandonar a competição como prometeram. Fora isso, é mais um fim de ano sofrendo pelo time que defendo.

E o Corinthians com isso? Sei lá! Esse artigo aí me parece chororô dequem tá vendo o título ameaçado.

Davis Sena Filho

Sinto muito, mas o texto não convence. O Corinthians não é coitadinho e é muito difícil um juiz apitar contra o time da gambazada. A imprensa paulista idolatra o clube e esquece dos outros, que são também muito grandes. Basta acompanhar os programas televisivos e os jornais e as rádios. Não dá para engolir este texto. Lembram de 2005, quando o Gambá foi campeão brasileiro? E o Inter, como ficou? Sem título, além de ter dormido líder e acordado em terceiro ou quarto lugar. O Curinga há muito tempo é beneficiado, e tem uma torcida chatíssima, histéria e deprimida, além de se muito tediosa. Não vem que não tem: engolir o Corínthians e a sua imprensa simplesmente não dá!!!

Jorge

Estão dizendo que o pessoal do Cruzeiro vai até a CBF com um vídeo para mostrar aos cartolas do que estão falando. Será que também contrataram o Molina?

ha.ha.ha.ha…..

vitor

relacionar política e futebol discutindo se foi penalti ou não é um absurdo!

dizer que o corinthians é vitimizado pela arbitragem é escandaloso!

tão escandaloso quanto o título de 2005, ou quanto o cruzeiro e grêmio de semanas atrás, em que o cruzeiro foi assaltado de forma ainda mais bizonha.

Há mais o que fazer, num momento político tão intenso, que sucede o desmascaramento completo do reacionarismo e calhordice tucana, do que gastar energia e munição com uma discussão tão chula. esquerda é esquerda;corinthians é corinthians; castrilli é… é corinthians também

Helio dos Santos

Time do povo? kkkk
Quem foi queofereceu jantar no apto do Ronaldo Gordo para apoiar a candidatura Serra?
Jantar em que participaram todos os caiques do PSDB, inclusive o finado FHC.
Se Curintia fosse time do povo o Lula e o PT ganhariam todas as eleições em São Paulo.
Time de colonia espanhola e italiana, não tem nada de povo.
Quanto ao campeonato brasileiro, quando o Sanches foi convidado pelo Ricardo Teixeira para ser chefe da delegação na copa do mundoe de lá acordaram que o Curintia é quem faria o estádio pra a sede de São Paulo, não se poderia esperar mais nada.
Besta de quem ainda liga pra isso. Futebol!

Flávio

Sou Rubro-Negro e sei exatamente o que é ser detonado pela mídia e pela oposição. Vou torcer contra a elite branca carioca e mineira.

    Gabi

    Vamos là continuar alimentando os mitos e preconceitos, alimentando a hipocrisia, alimentando a manipulação dos ignorantes…

    Vai là na Gavea (minha nossa, a Gavea, um bairro operario, de periferia!) contar quantos integrantes da massa rubro-negra das classes C D e E frequentam o clube (um clube de remo, fundado hà 115 anos, so pode ser, claro, um clube de origem popularissima!), vai contar quantos deles compõem o quadro de conselheiros, quantos são dirigentes, quantos dão pitaco pra governar a "nação Flamengo"…

    Depois vai fazer o mesmo no Corinthians, no Atlético MG, Internacional, e todos os demais clubes historicamente denominados "de massa"…

    Futebol é e sempre foi uma brincadeira da elite, qualquer que seja o clube, brincadeira que sempre deu e ainda dà muita e muita grana numa estrutura que se apoia na ignorância popular.

    Os clubes verdadeiramente populares do Rio de Janeiro não são nem Flamengo, nem Vasco, muito menos Fluminense e Botafogo, claro.

    Os clubes populares por excelência do Rio se chamam Bangu, São Cristovão (onde meu avô jogou nos anos 30, no time de aspirantes), Bonsucesso, etc. Và ver em que divisão eles estão agora…

    Mas tudo bem, é bonito dizer que vamos "torcer contra a elite branca carioca e mineira", subentende-se Fluminense e Cruzeiro, que supostamente dominam maquiavelicamente o cenario futebolistico brasileiro e têm o apoio massivo dos veiculos de comunição… O Fluminense, então, vê-se que ano apos ano, nos ultimos 20 anos não pàra de ser campeão com belas ajudas do sistema…

    Dà-lhe coerência intelectual! Normal quando o assunto é futebol…

    Rafael

    Nu! que couro! K.O.

    Realmente, é de se ter dó de Flamengo e Corinthians. Enfrentam uma forte oposição da mídia e a grande safadeza armada contra eles…

Armando do Prado

Todo apoio ao PS do Viomundo!

Cristiano

Carrara, ou você tá bebendo demais ou tá paranóico, seu texto é pior do que editorial do PIG.

Eu sou colorado e de esquerda, meu Internacional também já foi garfeado pelo time do "povo" em 2005, sem falar na final da copa do Brasil e o apito amigo do seu Heber Roberto Lopes, lembra?

Agora, foi o Cruzeiro… fato constatado por todos.

O seu artigo é lamentável, você é que tá dando conotação política a um fato esportivo, todos sabem que o corinthians tem a proteção do apito amigo, que é o time que a globo adora e os patrocinadores também, a máxima jurídica: "em caso de dúvida a favor do corinthians" tem sido aplicada a risca nos últimos anos.

Na libertadores onde os juízes não são brasileiros o teu time nunca passou das oitavas de final, será que é um complô internacional contra o clube do "povo".

Recomendo a você estudar a origem dos grandes clubes brasileiros, muitos tem origem popular e não usam isso para se vitimizar ou de escudo contra as críticas.

————————————————–[2]—————————————————————-

andre i souza

Tudo bem, minha querida Opinião do Blog. Porém, o seu anticorintianismo nenhuma diferença fará para a Nação Corintiana. É uma torcida, antes de tudo, apaixonada, com vitória, com título ou sem. Ah, e "sofredor" é título concedido pelos não corintianos e anticorintianos. Nós, não, somos apenas corintianos.

Acho um barato essa de sacar uma declaração isolada para pegar carona nas asas do tão conhecido anticorintianismo.

Apenas torça contra, minha querida Opinião do Blog. Torça bastante!

Um abraço corintiano.

Bruno Stern

Com certeza a coisa mais insana que já li nesse espaço.

Antonio Sousa

Futebol é paixão, e lógico que o árbitro Ricci tambem tem as suas. Dentre as quais, possivelmente figura o Timão. Não sou muito de lembrar de datas nem de nomes de jogadores, para isso existe o PVC, mas que nos últimos anos assisti a uma sequencia de coincidências a favor do Corinthians, isso é muito verdade. Em um jogo mais ou menos recente vi um jogador do Inter de Porto Alegre quase ser estripado pelo goleiro do time paulista dentro da área. O juíz expulsou o colorado! Vi em final de um campeonato brasileiro o lateral do Timão atropelar o centroavante do Atlético Mineiro dentro da área no fim do jogo….nada. Contra o Cruzeiro foi apenas mais uma coindência, de outras que virão!

Beto São Pedro

Os Perrela não são diferentes do Kia Jurabiquiann (não sei se é assim que se escreve), aquele que criou o caso Edilson (lembram, como terminou aquele processo, se é que houve? O mesmo que escalou um juiz para apitar a sua última partida de sua carreira e que não não um pênalti contra o Inter. E que comprou o título do Corinthians naquele ano!

enio

O globo esporte destruiu o corinthians depois do jogo contra o Cruzeiro. Disse que foi penalti no lance de Ronaldo, porém, logo após apontou "inúmeros" erros dos árbitros contra o time mineiro, sem contudo, mostrar o mesmo no caso do time de São Jorge. Ninguém comentou ainda sobre os dois gols legítimos que Ronaldo marcou contra o Guarani, em seu retorno aos campos, que foram anulados pela arbitragem escalada pela CBF. O corinthias por ter a maior torcida do mundo é alvo de polêmica sempre e pela lógica da mídia isso vende jornal e dá audiência. Os "podres" do futebol não se restringem ao caso brasileiro, mas que devem ser investigados e punidos, sem dúvida. Agora a três rodadas do final deixem a bola rolar….

    adriano joe

    maior torcida do mundo???? ae vc já começaa perder a razão!!!!! daqui a pouco vc vai começar a falar que a torcida do flamengo também só é maior por causa dos nordestinos!!!! cuidado ……..

trombeta

Carrara, ou você tá bebendo demais ou tá paranóico, seu texto é pior do que editorial do PIG.

Eu sou colorado e de esquerda, meu Internacional também já foi garfeado pelo time do "povo" em 2005, sem falar na final da copa do Brasil e o apito amigo do seu Heber Roberto Lopes, lembra?

Agora, foi o Cruzeiro… fato constatado por todos.

O seu artigo é lamentável, você é que tá dando conotação política a um fato esportivo, todos sabem que o corinthians tem a proteção do apito amigo, que é o time que a globo adora e os patrocinadores também, a máxima jurídica: "em caso de dúvida a favor do corinthians" tem sido aplicada a risca nos últimos anos.

Na libertadores onde os juízes não são brasileiros o teu time nunca passou das oitavas de final, será que é um complô internacional contra o clube do "povo".

Recomendo a você estudar a origem dos grandes clubes brasileiros, muitos tem origem popular e não usam isso para se vitimizar ou de escudo contra as críticas.

Fala sério!

Carlos J.

Depois de tudo o que aconteceu na eleição, religião, aborto, dossiês tucanos pra lá e pra cá, Opus Dei, TFP, carismáticos, padres e pastores se descabelando nos púlpitos, central tucana de boatos e calúnias, a direita espalhando o medo, o sr. Carrara vem misturar futebol e política.

Alex

Sou Gremista, mas até hoje não engoli o roubo descarado do ´título de 2005, tomado do Inter no tapetão e no penâlti escandoloso sobre o Tinga no enfrentamento direto entre os dois clubes…essa defesa dos "pobres times paulistanos" (e também dos Santos) lembra a visão PSDBista de que antes São paulo, depois o resto do Brasil…

João Carlos

Caro,

Voce está de brincadeira não é? É melhor não falar do que não conhece. O paralelo que você traçou com os carroceiros do mercadão é lamentável. Depois que a rede globo entrou na parada com força, e isso já faz alguns anos, o que vale é audiência, mercado. O corinthians e o flamengo não dividem todos os títulos porque são muito mal dirigidos. E favor não misturar escolha clubística com escolha ideológica.

Definitivamente, não concordo com você.

Donizeti

Engraçado que no Domingo o Fluminense perdia do rebaixado Goiás no Engenhão e levava um banho de bola desse time já rebaixado para a segundona, e eis que no segundo tempo, o atacante do Fluminense vai numa bola que sobra a frente do gol, o zagueiro do Goiás nem encosta no jogador do Fluminense e este se esparrama no chão e o juíz apita penalti. Não foi, mas não ví ninguém na mídia gritar contra essa garfada a favor do Flu.

Podem chorar a vontade, se o corinthians for penta brasileiro vou "bebemorar todas. " Chorem suas viúvas do contra, o timão é maior que voces todos juntos, bando de invejosos. Voces são insignificantes no esporte, porisso precisam todos torcer igual loucos contra um único time. Torcem mais contra o timão do que para seus próprios times, deviam ter vergonha disso!
iu.

    Vicente

    Essa torcida contra o Corinthians que supera a torcida a favor, a segunda maior do Brasil, é por conta da falta de humildade que os curintianus plantam a torto e a direito, portanto é resultado, é fruto do próprio comportamento provocativo e fanático dos torcedores do "Todo Poderoso Timão".

    Donizeti

    Pra encerrar essa discussão em nível de futebol, paixão maior do brasileiro: CHUUUUUUUUUUUUUUUPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! CAMBADA DE INVEJOSOS !

    É TIMÃO PENTACAMPEÃO BRASILEIRO, O TIME DA MAIOR TORCIDA DA PRIMEIRA DIVISÃO, JÁ QUE O MENGHINHO CAI PARA A SEGUNDONA ESTE ANO.

Daniel Faria

Acho que uma coisa não tem nada com a outra.

Querem relacionar o time com a posição política? Sim, alguns torcem pros dois do mesmo jeito, mas eles não tem relação. Eu nasci flamenguista, escolhi ser de esquerda. Posso acabar indo pra direita, mas não vou deixar de torcer pro Flamengo.

E se falaram do Mauro Cezar (um de nossos melhores jornalistas espotivos, na minha opinião), porque não falaram da Globo. que botou três comentarista de arbitragem pra falar que foi pênalti? Agora a Globo deixou de ser manipuladora? Pra mim continua o memso jornalismo parcial de sempre.

Dizem que futebol e política não se discutem. Eu discordo, porque adoro discutir os dois. Mas misturar não dá.

Jota Ricardo

Parabéns pelo P.S.,Azenha. A argumentação é tosca demais.Todos sabem que uma casta''desinteressada'' se apodera destes clubes de maior torcida,usando seus humildes torcedores como escudo para seus próprios interesses.E,o Fluminense e o Cruzeiro,tem uma massa de torcedores pobres,que com a elitização dos estádios,promovida por estes populistas de direita,não conseguem ir a campo,sofrer com arbitragens tão imparciais como o jornalismo da dona do campeonato rede globo.

Alex

Azenha…vc e mais da metade do Brasil!! O anti-corinthianismo é fato. Achei otima a relaçao futebol/politica. Pq é isso mesmo que acontece. Parece que tds os clubes tem direito de ganhar titulos…exceto o Corinthians. Quando ganha ou esta na iminencia de ganhar, tratam logo de desqualificar. Roubado!! Mutreta! Arrumado!! Esse time de pobres, marginais e ignorantes fanaticos!!! Nao lembra um pouco o mapa azul-vermelho que a midia usou para explicar a eleiçao da Dilma??? Nem tanto a redençao…o sofrimento sim…E o Carlinhos Vergueiro diz: "Tira dos olhos do povo a lagrima triste da humilhaçao…É gol, vingança do povao, meu Sao Jorge guerreiro derrotou mais um dragao".

    Luciane

    Concordo com você. A minha vida inteira eu fui "depreciada" por ser Corinthiana, ouvi muita piadinha – analfabeto-desdentado e por aí vai. E percebo que é o mesmo tipo de comentário que ouvimos por ser Petista. Recentemente fui achincalhada no Facebook , pois umas amigas já estavam reclamando da volta da CPMF e eu apenas escrevi que quem instituiu o imposto foi o PSDB . Para quê ??? Uma delas escreveu-me páginas e mais páginas detonando o Governo Lula.
    Percebi que essa história de liberdade de opinião e de escolha só funciona se vc escolher e tiver a mesma opinião que a deles. Quando tentei conversar com ela, ela me detonou, disse que eu era arrogante, ( por comentários que fiz no Twitter com um amigo pessoal meu, onde indicava o VIOMUNDO ), que eu fosse ser feliz…fiquei decepcionada com a amiga, que acho que acabei perdendo.

Francisco

Concordo em muita coisa do texto: da grandeza do Corinthians em ser time nascido a partir "dos de baixo", dos erros de árbitros serem constantes e não a favor ou contra ninguém, mas sistematicamente "erros" cegos etc. No entanto, não posso concordar em chamar o Cortinthians de hoje de "time de massa", ou "time de operários"… Ora, há operários são-paulinos, palmerirenses, santistas…

Sou professor e torcedor do Santa Cruz (PE). Lembro-me de quando o Corinthians "caiu" (expressão nítida e pateticamente pobre) para a Série B. À época, "caiu" também, entre outros (2), o América de Natal (RN). Fiquei com raiva de uma mídia que chorava a queda do Corinthians e não comentava a queda dos outros três times (o próprio América de Natal, o Juventude, RS, e o Paraná). Comentei isso em sala de aula e, é claro, pudemos utilizar o exemplo com um bom estudo de ideologia, de comunicação de massa e de insdústria cultural.

[continua]

Francisco

[continuação]

Há, sem dúvidas, elitização no futebol, como há na sociedade em geral. O futebol é um produto cultural brasileiro. Nao poderíamos exigir paridade no futebol se não há na sociedade como um todo. Isto posto, dizer ou insinuar que o Corinthians não é um dos times que encabeça essa elitização e chamá-lo de time de sofredores operários oprimidos, é, sinceramente, disparate. Basta ver os contratos de televisão e ver quem encabeça os maiores contratos. E não se diga que o Corinthians tem maior torcida e que, por isso, merece melhores contratos… "O Corinthians tem maior torcida porque tem maior contrato ou tem maior contrato porque tem maior tordica? Qual será o segredo…?"

A relação futebol e política é clara. Existe. Não é invenção do autor do artigo. É pautada essa relação pela lógica do mercado. É capitalista na forma neoliberal. Mas não é a política de futebol um microcosmo da política nacional. A lógica é bem outra…

Abçs.

zé gilson

Com todo respeito que tenho por vocês não posso concordar com uma analise simplista e pacional da partida. Se foi ou não penalti contra Ronaldo. Porque não analisar toda a partida? Será os impedimentos marcados de forma correta? Seria as faltas para cada lado marcadas corretamente levandodo-se em conta a mesma interpretaão? Seria as faltas em Tiado Ribeiro e Wellington Paulista, não marcadas, apenas simulação dos atacantes do Cruzeiro. O Jiz tão honesto porque não expulsou metado do time do Cruzeiro por agressão. O Fábio o aplaudiu numa atidude de deboche e como ele reagiu? Outros jogadores o peitaram e ele não reagiu? Chega se queremos passar o Brasil a limpo é preciso mudar muita coisa.
O Cruzeiro já perdeu título para o Vasco como todos se lembram com a ajuda do Armando Marques. Qual o Corintians perdeu por apito?

Miguel Baia Bargas

Faça como o Corinthians: seja um sócio PFC e COMPRE o Campeonato Brasileiro.

Saudações santistas

Leider_Lincoln

Ah bom, já estava me assutando. Sou, antes de tudo, torcedor do CRAC de Catalão. Depois, Vasco; e Grêmio. Muita simpatia por América-MG, Náutico, Bahia e por Lusa e Ponte. Jamais me esquecerei do Javier Castrilli roubando descaradamente a Lusa e se um dia topar com o Marcelinho Carioca, chuto a canela dele. Sou de esquerda desde sempre, mas nem se São Marx de Trier aparecesse ao lado de São Lula de Caetés e São Mujica de Montevidéu e me convocassem, torceria pelo Corinthians. O Cruzeiro sempre me deu Asco; então foda-se também as raposas. Diante disso, pelas contingências, mas sem vacilar é que grityo: DÁ-LHE, FLUZÃO!!!

Daniel souza

Futebol deve ser visto como entretenimento, é só!

Ruivo

Mais da metade dos corintianos que conheço odeiam o Lula e o PT.
Votaram todos no Serra.
Não vamos confundir as coisas.

    Yacov

    E quantos corinthianos vc conhece, meu camarada?? ? Uns dois ou três?!?!? Me poupe… Quanto ao fato de o São Paulo ter construído o Morumbi com dinheiro público, desviado por Laudo Natel e cia., ninguém se manifesta??? Ora, deixem a Corinthians fazer a seu também. É o time do povo. E o povo merece. Saudações corinthianas a todos, e fui!!!, porque este papo já está pra lá de marrakesh.

    "O BRASIL PARA TODOS não passa na gLOBo – O que passa na gLOBo é um braZil para TOLOS"

    Leider_Lincoln

    Em relação a construção de estádio, fico quieto. Afinal, se o Bota pode, por que não o Corinthians? Do ponto de vista prático, afinal, eles têm uma grande torcida!

    Ruivo

    Obrigado pelo "meu camarada".
    Moro na Zona Leste, cercado por corintianos, palmeirenses e também por tricolores. (Isso se percebe pelos fogos em dia de jogos). É claro que os corintianos são em maior número.
    O que, a meu ver, não se pode fazer é reduzir tudo isso numa única equação: corintianos votam num candidato, palmeirenses em outro, são-paulinos em outro, e assim por diante. Isso é o que a direita quer. É o que Serra fez quando levou as religiões para o centro da campanha.

Gilberto

Se o brasileirão sair do monopólio da globo e passar para os canais públicos o dinheiro privado deixa de a principal preocupação. Motivo esse que leva sempre o favorecimento dos maiores clubes devido as suas grandes torcidas. Maior torcida maior audiência para a globo. No ano passado a globo bajulou tanto o flamengo que levou um aumento de 2% de sua torcida, esse aumento seria maior do que toda a torcida de times médios que disputam o brasileirão.

A globo e outros canais buscam lucro e não outra coisa, como valorizar os esforços dos médios times para conquistar os títulos. Estes não conseguem títulos porque tem pouca torcida em comparação ao corintians e o flamengo. Por isso vemos o esforço enorme dos canais que transmitem futebol tentar justificar que o jogo de sábado não houve maracutaia.

Gilson

Essas roubalheiras não ocorrem na Libertadores da América, por isso que o flamengo tem apenas um título e o corintians nenhum. Vencem os melhores!! Os times médios em torcida no Brasil detém a maior parte dos títulos conquistados pelos brasileiros. cruzeiro 2, gremio 2, santos 2, Internacional 2, são paulo tem 3 mas quando ganhou os dois primeiros títulos não tinha uma grande torcida.

Azenha muito bom você ter puxado esse assunto, dá para nós discutirmos e entender melhor o futebol brasileiro sem despolitizá-lo e sem deixar de entender os fatores econômicos que o cerca.

ALBERTO TIAGO

QUANTA ENERGIA DESPERDIÇADA MESTRE COMPARATO LEMBROU RECENTEMENTE NA CAROS AMIGOS FUTEBOL E O OPIO DO POVO TA BOM AS VEZES EU ATE GOSTO MAS SINCERAMENTE VIVER ISSO TODO DIA E DE DAR DO´´

Alessandro Lino

Não querendo ser chato nem esnobe.Mas no ano do centenário quem ganhou títulos mesmo foi outro alvinegro.O maravilhoso SANTOS FUTEBOL CLUBE. E para minha alegria maior, Dilma presidenta!!!Preciso de ir em um cardio urgente pra ver se o coração aguenta!!!!rsrsrsrs

Aliás,concordo com o Azenha,esse negócio de vitimização nunca deu certo.O SANTOS mesmo não ganhava dois títulos no mesmo ano desde 68,ou seja nasci em 75.Nunca tinha visto dois títulos no mesmo ano,aliás,tava difícil de ver um.rsrsrsrsrsrs

francisco p.neto

Tudo que o comentarista diz, eu vejo totalmente o contrário.
A imensa e esmagadora maioria da imprensa esportiva é corintiana. Só fala do corintians.
Futebol na TV é só do corintians.
Chegou-se ao absurdo na época que o clube estava rebaixado, a Globo transmitir jogos do time, em detrimento dos jogos mais importantes da primeira divisão.
Manchetes em jornais! Só do corintians.
O time pode estar caindo pelas tabelas, mas o assunto é sempre corintians.
Que comentário mais tolo.
Poderia ter usado esse espaço para assunto mais nobre.
Torço para o Santos, mas antes de tudo sou anti corintiano, justamente pelo o que o Mauro tenta negar nesse comentário.

Celso Junqueira

Times fora do eixo Rio-SPaulo só serão campeões do Brasileiro se conseguirem montar times MUITO SUPERIORES aos demais, de modo que nem a máfia da arbitragem possa impedir suas conquistas. Foi assim em 2003, quando o Cruzeiro fez 100 pontos, 13 a mais que o segundo colocado, o Santos. Se houvesse uma disputa direta entre Cruzeiro x Santos, o time mineiro não teria ganho.

fernandoeudonatelo

Pra início de conversa, futebol é prática desportiva com aplicação comercial e de apelo cultural, SUPRAPARTIDÁRIOS.

Segundo, tanto esquerdistas quanto direitistas tem o time que lhes convier, dentro da interação com suas famílias ou grupos sociais.

Terceiro e não menos importante, Corinthians e Flamengo, por serem times de torcida expressivas, têm preferência em boa parte da imprensa especializada, nas suas notícias rotineiras.

Aliás, lembro que os times de São Paulo de uma forma geral, tem todo o puxa-saquismo de narradores e comentaristas da Band e Record, emissoras paulistas voltadas para o mercado consumidor paulista.

Diogo

Quanta besteira num texto só.

Porque não escreve um livro "O Manual do Perfeito Idiota Torcedor Brasileiro"? O Corinthians é um dos mais podres times do futebol brasileiro, porque é um dos maiores; e os outros só não são mais podres porque não tem tanta expressão.

Corinthians perseguido pela mídia? Quá, quá, quá…quanta patacoada.

Aliás, claro que foi penalty no Ronaldo, mas DUVIDO que seria dado se o mesmo lance fosse contra o Cruzeiro. Como diria o gremista Humberto Gessinger, nesse Brasileirão somos todos iguais, mas uns são mais iguais que os outros.

Evandro Souza

Cartilha para as criancas entender um pouco do Corinthians:

– A Globo e a mídia em geral, precisam do Corinthians por conta de audiência. Eles toleram o Corinthians. Mas o time da Globo é o Flamengo e o time da imprensa é o São Paulo.

– O etos corintiano é ser sofredor. Mas Lula acabou com isso. Os corintianos foram para a Classe D e C e o clube está ficando rico. Tera um estádio que abrirá a Copa 2014 e está mantendo bons elencos que não deixam o torcedor passar vexame. Sofredor é história do primeiro centenário do Corinthians. No próximo século, o Corinthians será o rico emergente.

– Clube grande sempre é favorecido pela arbitragem. No caso do Corinthians, menos. Um clube que ficou 22 anos sem ser campeão e que só foi ganhar o primeiro brasileirão em 1990 não é dos mais ajudados pela arbitragem.

– Em campeonatos por pontos corridos, pinçar lances pontuais de determinada partida para manhcar um campeonato é desonestidade intelectual. O Internacional tão prejudicado pelo penalti não dado em Tinga no Pacaembú em 2005, foi favorecido durante todo aquele campeonato em vários jogos.

– Foi penalti em cima do Ronaldo e arbitragem foi ótima exceto pelos impedimentos que me disseram ter ocorrido.

– O chôro é livre.

    Jeff

    Evandro, falou tudo brother! Timão E-Ô!!!

mello

Muito infeliz a mistura de futebol e política, ainda mais com a visão provinciana de paulistas, achando que o futebol paulistano é o centro do esporte no Brasil…Na visão carioca, O Flamengo e o Salgueiro atraem ojerizas semelhantes a que o PT registra. Isso sempr acontece com os melhores, não só em São Paulo.
Nos outros estados deve haver casos semelhantes.

Reinaldo

Time do povo por time do povo, o Internacional também é (basta tentar se informar por algo além de Itararé). E foi vergonhosamente roubado em 2005 pelo time do povo paulista. Tem time do povo em tudo quanto é lugar, mas certamente o mais rico dos times do povo, o mais próximo dos donos poder, o que se beneficia pela concentração de poder econômico e midiático é o Corinthians Paulista. Viva aos times do povo! Mas a todos, não apenas ao que se locupleta com grana que jorra fácil dos endinheirados da Avenida Paulista.

Altamiro T. Dias

Chico Buarque, o petista mais inteligente e talentoso, dentre os muitos que conheço, é tricolor.
Misturar futebol com política é próprio de DEMAGOGOS MANIQUEISTAS que querem o voto fácil do povão quase sempre analfabeto e desinformado. Não conheço nem um político que declare torcer para outros times que não sejam Corintians e Flamengo.
E essa divisão do mundo em elite e povão é tosca. Não é coisa para intelectual sério!

E mais: o Corintians roubou contra o Cruzeiro mesmo, como roubou contra o Internacional em 2005!

Gilberto

O Estado brasileiro deve comprar o direito de transmissão do brasileirão e torná-lo um patrimonio público, dando direito para transmitir todos os canais publicos e logo acaba esse favorecimento aos times de são paulo e rio.
O INTERNACIONAL foi garfado em 2005 para favorecer o corintias e em 2009 para favorecer o flamengo, ambos os dois principais times da globo. Coincidência???

Morais

Parece que vc não tem vistos os jogos do Cruzeiro onde o juiz sempre erra e sempre contra o azul celeste, pois no caso do jogo contra o Corinthians a reclamação se deu por que o juiz não marcou outro pênalti contra o Corinthians além de marcar impedimentos que não houve, portanto o Cruzeiro foi garfado antes por este juiz porqueira.

Marcelo Negrão

(CONTINUA…)

Por fim, o Sr ignora tudo que vem sendo "tramado" entre Sanchez e Ricardo Teixeira (Ou, malcomparando, Renan Calheiros e o Sarney do Futebol – onde fica o PT nessa historia futebolistica??).

André Sanchez sera o proximo presidente da CBF, apos a copa do mundo no Brasil. Ricardo Teixeira, que vai tentar a FIFA – mas caso nao consiga nao pretende mais continuar à frente da CBF – costura milimetricamente sua sucessao, para deixar o trono mas nao largar o osso.

André Sanchez sera alçado à presidencia da CBF como candidato unânime, incontestavel. Sabe pq? Pq ele vai ser o presidente que tirou o Corinthians da segunda divisão e vai coloca-lo "onde nunca deveria ter saido". Campeão brasileiro e ainda com um estadio novo que vai sediar jogos de uma copa do mundo.

Ha que custo? Passando o trator por cima da maior paixao nacional. Manipularam o campeonato inteiro pro Corinthians chegar vivo até aqui. Desrespeitam todos os demais times, torcidas e patrocinadores. Ainda vão usar dinheiro publico pra construir um estadio, que o São Paulo FC ja tem pronto. Desnecessariamente.

Marcelo Negrão

Lastimavel esse post.

O que se observa é justamente o contrario. Uma esquizofrenia da elite. Afinal, pobre ta na moda. Claro que o torcedor corinthiano sempre foi marginalizado, assim como o Flamenguista e de DIVERSOS outros times de cada região do pais (alias, ja nesse ponto o blog sofre da mesma miopia da grande midia paulista, resumir o Brasil à SP).

Além do mais, as ultimas sondagens do Lancenet/IBOPE sobre torcida, mostram que tanto o Flamengo (em primeiro) quanto o Corinthians (na sequencia), estão na liderança dos torcedores de TODAS as classes sociais. Isso quer dizer, o Corinthians é time de pobre, mas também é de rico.
(CONTINUA ….)

milton freitas

Como falo sempre aos assalariados com síndrome de burgues em SP.Especialistas informado ou desinformados pelo PIG.
Pense sem responder sobre estes.
Negro.
Nordestino.
pobre.
favelado.
MST.
Sem teto.
sindicalista.
Petista.
Corintiano.
Estes sou eu.

Carl Brutadilewski

Azenha, peço que divulgue esse texto

http://espacobanal.blogspot.com/2010/11/o-darwini

orlando mg

Azenha, uma vez já avisei o Paulo Henrique e faço o mesmo com você: futebol é para o campo não deixe o blog ser invadido por gente insana que morre, mata, destroi, porque uma camisa não da mesma cor que a sua.Esporte é pra se praticar e se divertir, infelizmente é usado como pretexto para todo tipo de ignorancia.

LuisCPPrudente

O "Curinthians" jogou com um jogador a mais no sábado, aquele que tem um apito na boca e cartões no bolso? Ahhhhh, eu já sabia……

Só mesmo assim para o tal do "Curinthians" salvar o seu centenário.

Mas eu, santista que sou, vou torcer para o Pó de Arroz carioca e para a Raposa mineira neste final de campeonato.

sergio

A mídia nativa e preconceituosa e não vai mudar, mas, o leitor,telespectador,ouvinte,pode provocar mudanças, é só querer.

André Pais

Meu Deus, pra começar, futebol não é coisa de gente séria, e falar que a mídia é contra o corinthians,vc tá de brincadeira, no de 2009, o palmeiras estava decidindo uma vaga para fase seguinte da libertadores contra o clolo-colo do chile, e a globo mostrou corintia e itumbiara se eu não me engano, e tanto na globo qto na bandeirantes a maior parte de comentaristas é sempre corintiana, e falar que é time só do povo, desculpe, mas quem está sendo preconceituoso é vc, meu caro,todas as classes estão presentes em todas as torcidas, é notório, time do povo, time de massa é marketing, e pra finalizar, a política influencia em tudo na nossa vida e futebol em nada, vamos nos importar com o que vale a pena, foi triste ver coment´rios de futebol aqui, abçs.

    PAULO

    CONCORDO COM VOCE TOTALMENTE. DIZER QUE A MÍDIA É ANTI CORINTIANA, É CHAMAR TODO MUNDO DE BURRO.

Rodrigo

Para os ant-corinthianos:

– Compramos a FIFA, o Manchester, o Real Madrid e a CBF em 2000
– Compramos a CBF, todos os clubes (menos o Inter) e toda a arbitragem em 2005
– Esse ano já está tudo comprado (juízes, clubes, CBF)
– Lula, Goldman, Kassab e a PF já estão pagos pelo Estádio
– Imprensa do Brasil (sem excessão) já está comprada e só falam do Timão
– Clubes, arbitragem e clubes do futsal já estão pagos para o título do Centenário
– Idem a Fórmula Truck
– Juízes, FINA (Federação Internacional de Natação) e outros nadadores já estão pagos para ajudar o Thiago Pereira e a Poliana Okimoto
– Stock Car falta a última parcela, logo mais será Campeão
– A Globo é nossa
– Bandeirantes também
– Record e Rede TV temos 90% das empresas
– ESPN e ESPN Brasil 80%
– Campeonatos Nacionais pelos próximos 20 anos (Paulista, Copa do Brasil, Brasileirão)
– Estão pensando até em tornar o Clube Campeão do Carioca, Mineiro e Gaúcho sem ao menos disputar
– Entre outras coisas…

    Yacov

    Olha a Teoria da Conspiração, aí, ó…. Si liga!!!

    "O BRASIL PARA TODOS não pasas na glOBo – oque passa na glOBo é um braZil para TOLOS"

Jefferson

"Curintianos" são muito alienados e doentes! O time deles é perseguido? Qual time que é o "queridinho" da Globo? Vamos fazer uma lista aqui de quantos títulos o time da Marginal sem número ganhou na "mão grande"? Até contra a Portuguesa em 98 foram obrigados a roubar, pelas mãos do arbitro argentino Javier Castrilli! E o título de 2005, o mais escancarado da história. Até os ex-jogadores do time assume que o time é bom de "esquemas". Este time é sim ridículo e seus torcedores são doentes, patéticos. Como típicos TUCANOS.

    Carlos.

    Pois é, se faltava algum argumento para comprovar a teoria de Mauro Carrara sobre o preconceito e ódio, o "nosso amigo" aqui começou o comentário dele escrevendo "Curintianos". Tenho um vizinho muito boçal que é palmeirense, quando a boçalidade dele é aditividada com caipirinha e cerveja dá pra fazer uma enciclopédia de preconceito, ódio, etc. Ah, sim, quando ele esgota o estoque de ódio & preconceito contra o Corinthians, ele começa a fazer demonstração de ódio e preconceito contra preto, pobre, nordestino, "petista", Lula, Dilma, Marta, etc.

    Fernando Alvares

    Pois é Jefferson, o antenado é sadio aqui é voce…

    Yacov

    Epa!!! Peraí, Jefferson. Aí rolou uma ofensa pessoal, a la "Mayara Petruso". Não seja Obtuso. "Quem nunca errou que atire a primeira pedra", camarada. Nâo sei que time é o teu, mas, diga, o seu time nunca foi favorecido ou prejudicado pela arbitragem???? Pega leve, amiguinho. Ou daqui à pouco você vai estar pedindo para afogar corinthianos, como a Mayara pede para afogar nordestinos.

    "O BRASIL PARA TODOS não passa na glObo – O que passa na glOBo é um braZi para TOLOS"

Eduardo

Misturar futebol com esquerda foi demais.

Como assim o Corinthians é vítima? E 2005? Anularam 11 jogos por suspeita de manipulação. Nunca vi issona minha vida. E quem foi beneficiado? O Corinthians. Sem falar na arbitragem do Marcio Resende de Freitas no jogo contra o Internacional. E na final em 2009 que o sr. Herbert não deu um penalti no Alecsandro aos 5 minutos d ejogo? Poupou todos os jogadores do corinthians pendurados para jogar a final, e deu um gol com a falta cobrada com a bola andando.

    joão

    Como se pode observar, voce não entende nada de futebol, nem acompanha o esporte, Em 2005 11 jogos foram anulados por que o arbitro Edilsom Pereira foi reu confesso no processo que envolvia apostas em resultados de jogos no campeonato brasileiro, por tanto os jogos foram anulados e tiveram que ser novamente realizados. Da para perceber que não foram apenas jogos envolvendo o Corinthians. No jogo contra o Internacilnal houve realmente erro na não marcação de um penalti, acho que isso já ocorreu antes e depois disso, ou não? No jogo seguinte o mesmo Inter tinha um jogo considerado fácil em sua casa e se vencesse seria o lider do campeonato, mas o Inter perdeu para o fraco Paraná, será que o Paraná tambem foi beneficiado? É bom conhecer o assunto antes de ficar alardeado como papaguaio teses de conspiração, evita muita coisa, principalmente passar por bobo.

    Yacov

    Suspeita de manipulação???? Sejamos sinceros, o juíz confessou que levou "bola"!!!! Ô dor de cotovêlo braba, rapá!!! Quando anularam 2 gols legítimos do Coringão contra o Guarani, jogo que terminou empatado, não houve essa grita toda. Me poupem!!!!

    "O BRASIL PARA TODOS não passa na glOBo – O que passa na glOBO é um braZil para TOLOS"

Francisco Santos

Caro Azenha, interessante o texto do Carrara sobre o preconceito contra o corinthians, pois afinal é um time tipicamente "povão". Mas, ah, meu caro Carrara, o que dizer sobre os times de fora do eixo rio-são paulo? Se o seu corinthians, o maior time do estado mais rico da federação, com uma mídia fortíssima fazendo propaganda dia e noite para os seus times, assim como a globo faz para o flamengo, e nós, nordestinos, o que dizer? O Bahia – mesmo contra a vontade da dupla ibope/globo – que tem uma das quatro maiores torcidas do Brasil, subiu á primeira divisão, com uma ffesta ensandecida da sua grande torcida em Salvador, foi simplesmente ignorado pela grande mídia nacional, é como se nós não existíamos. Acho, Carrara, que vc ainda não sabe o que é sofrer de preconceito.

will

the oscar goes to …: Ronaldo

Remindo Sauim

Não mistura as coisas!

Alexandre Jorge

Engraçado, Azenha. Você acha o corinthianismo tedioso, mas torcerá apaixonadamente contra o Corinthians. Se tedioso é, deveria ser ignorado, então. E não queremos qualquer direito de redenção. Sofremos porque sofremos, porque o Corinthians é assim.

E eu gostaria de entender porque todo não-Corinthiano se lembra dos erros pró-Corinthians (listam todos os erros, fazem até DVD) e se esquecem dos erros contra o Corinthians. Só de memória, posso falar aqui que nesse Brasileirão o Corinthians foi prejudicado contra o Avaí em Florianópolis, contra o Cruzeiro em Uberlândia, contra o Vasco no Rio, contra o Guarani em Campinas, contra o Grêmio Prudente em Presidente Prudente.

E aos que dizem que o Corinthians não está ligado às lutas de classe pq tem torcedores de todas as classes como todos os outros clubes, eu pergunto: porque nos chamam de gambás? Não seria pq as classes mais altas acham que o povo fede (Eliane Cantanhede, oi)? Porque dizem então que o Corinthians é o time dos bandidos? Não seria pq há a velada criminalização da pobreza no Brasil?

paulo chacon

Não concordo com o Carara. Sou petista e santista. Na política voto 1° no PT e depois em qualquer um que disputar com o PSDB. No futebol torço 1º para o Santos e depois para qualquer um que jogar contra o Corintcha.

    Danilo

    Eu só torço para o Corinthians.
    Nunca torcerei contra ninguém.
    Só pelo Corinthians.

Sergio F. Castro

Azenha parabéns, nada como o futebol para criar um debate acalorado…

Paulo Araujo

Contra fatos, não há argumentos!
1 – Pênalti claro, apesar das contestações de cruzeirenses e parcela considerável de jornalistas e torcedores que não viram o lance pelo ângulo reverso
Dos 56 aos 59 segundos do vídeo abaixo, as imagens do ângulo reverso mostram o penâlti cometido pelo defensor do Cruzeiro.
Duração do vídeo: 1m46s http://www.youtube.com/watch?v=szCUUJb7tKs
2- ENTREVISTAS DE PERRELLA E CUCA ANTES E DEPOIS DO JOGO DE SÁBADO, 13/11
Youtube / Mesa Redonda da TV Gazeta – 14/11/2010
Show de contradições http://www.youtube.com/watch?v=aBfkMMvraE4

Ricardo Hartmann

Eu assisti os melhores momentos do jogo. O penalty que o Ronaldo "sofreu" foi duvidoso, mas no final das contas acho que aconteceu mesmo. Ai então a discussão é toda centrada nesse penalty, como a globo vem fazendo. Assim, é fácil dar a entender que o corinthians não foi beneficiado…
Mas o que não se mostra, e é difícil algum "comentarista" comentar, são os dois penaltys claríssimos pro cruzeiro….o goleiro do corinthians fez dois penaltys!!!!
Acho que é esse o x da questão e é por isso que eu tenho a nítida impressão que o filme de 2005 vai se repetir, onde o inter foi descaradamente prejudicado.
E so complementando, acho que o campeonato brasileiro é descaradamente manipulado. Nem vale a pena mais assistir…

    Ane

    Perfeita explanação Ricardo!
    Assino embaixo!

Mário

paaaara Azenhaa!!!!! timinho faz parte do PAC (Pograma de Aceleração do Curintia) pro povão fk feliz e a economia subir… vai estuda um pouquinho de Keynes que aii tu entende teu papel de palhaço… pq tua torcida, é o Legítimo Brasileiro… 100 anos sendo roubado e enganado… mas como o povão tem um cérebro c/ memória que só abrange algumas horas, é incapaz de lembrar até o assalto do ano passado: Campeões 2009: Framengo e Curintia !!!! mais um detalhe… nunca vi no Brasil, campanha tão mediocre e vergonhosa como no ano passado, qdo entregaram o jogo. Teu Time, só tem LADRÃO, e tua torcida, só tem OTÁRIOS… perfeito brasileiro!!!

Eduardo Miranda

Lamentável a tentativa de misturar política e futebol.

Uma coisa é o origem de um clube, e outra é sua torcida. A vocação deste artigo do Carrara é direitista ao extremo, ao contrário do que ele propõe. Este Carrara quer politizar a paixão por clubes no Brasil, assim como ocorre ou ocorria em regimes conservadores ou radicais, como na África do Sul do Apartheid, em países do Oriente Médio ou em rincões norte-americanos extremamente conservadores. Lá sim, a preferência política e religiosa se associa à paixão do indíviduo pelo time no esporte. Isso que o Carrara fez é um perigo, quase como o terror religioso-eleitoreiro-obscurantista que o Serra fez no final da campanha.

Uma outra coisa. Um árbitro tem de ter muito peito para não marcar nada favorável ao Corinthians. Na dúvida, eles sempre marcar a favor. Sabem por quê? Porque se eles marcarem contra, no dia seguinte os comentaristas esportivos do PIG (analistas de tabela, como muito bem diz o PHA) acabam com a carreira do árbitro, e ele não apita mais nem a Série B.

Para finalizar, o problema não é nem a proteção da mídia ao Corinthians, e sim a proteção aos clubes do eixo Rio-SP. Na era dos pontos corridos, só o Cruzeiro, em 2003, conseguiu qubrar essa hegemonia. Em 2004, o Atlético Paranaense foi alvo do PIG na reta final contra o Santos e praticamente proibido de jogar em seu estádio, e em 2005, anularam uma porção de jogos para que o Internacional não fosse campeão.

Para um time de fora do eixo Rio-São Paulo ser campeão, ele tem de disparar na liderança, e garantir o título com mais de um mês de antecipação, como o Cruzeiro fez em 2003. Caso contrário, sempre uma equipe do eixo será a campeã.
Times do Sul, Minas, Goiás e Nordeste estão fadados a ser sempre coadjuvantes.

Gersier

Quem não é torcedor do Corinthians e assistiu pelas parabólicas espalhadas por esse Brasil afora os jogos,pode observar o quanto os outros times foram prejudicados por certos juizes.O pior foi ver a isenção do torcedor neto. Paulada no jogador adversário é do jogo e se transformava em "contato físico".Mas fosse o adversário a fazer a falta,essa se transformava em "caso de expulsão" e o pior ,o "juiz errou".Aí passavam e repassavam mil vezes o lance e em todos os ângulos possíveis,coisa que não era feita quando o time adversário era afanado.Os Armandos Marques ainda estão apitando jogos.VERGONHA.

Jairo_Beraldo

Só pra falar de Formula 1, Vettel ganhou o compeonato. Foi a vitória da esportividade. E ficou comprovado, que Alonso não é um esportista. E eu, um reles mortal, como faço todo mes de novembro, vou trocar meus carros de trabalho (ferramentas), um Uno e uma Strada CS (antes era o modelo Fiorino). Em homenagem ao Alonso e a Ferrari(FIAT), depois de 20 anos vou de alemão. Mesmo sendo Vettel apadrinhado por Schumacher, trocarei o Uno por um GOL e a Strada por uma Saveiro CS. Sei que não é nada, mas colegas irão perguntar o por que da mudança. A resposta está acima. E quem sabe, não tratrei comigo uns 10 colegas, que passarão aos outros colegas o por que da troca e acabará por se tornar uma corrente? Vale a pena. O brasileiro precisa se respeitar e se fazer respeitar por estas multinacionais que aqui chegam ganham rios de dinheiro e depois faz um conterraneo de palhaço, como fez a Ferrari antes com Barrichello e agora com Massa. Sempre soube que Barrichello era um baita acertador de carros, e que fez Schumacher. Ele fará em 2011 sua 19ª temporada, por ter esta capacidade.

    José

    Concordo plenamente contigo, e sugiro também que não tenham mais conta no Santander, banco que banca o menino mimado que é o Fernando Alonso.

Celso Junqueira

O problema não é o Corinthians. Essa história que os árbitros erram e acertam p/ todos é uma meia-verdade. Isso pode acontecer no início, no meio do campeonato, quando há uma indefinição muito grande. Na reta final, na hora do funil, os árbitros continuam errando. Mas jamais errarão contra os times de S.Paulo, em primeiro lugar e contra os times do Rio, em seguida. O Corinthians foi prejudicado contra quem? contra o GUARANI, de S.Paulo, e que está na zona de rebaixamento. O Cruzeiro foi beneficiado pelo mesmo Ricci, quando? NO 1. TURNO!! E o que dizer dos impedimentos mal marcados e que prejudicaram o Cruzeiro? Quem escreve isso é um goiano. Aliás, os clubes daqui são outras vítimas

Zeca

A maioria dos meus conhecidos corinthinos é de extrema direita, alguns até monarquistas.

Rafael J

Tentar ligar o Corínthians à esquerda é de uma imbecilidade sem tamanho. Ou hipocrisia. Das duas uma. As reclamações nada têm a ver com preconceito social, e sim com a realidade dos fatos. O Corínthians é histórica e escancaradamente favorecido pelas arbitragens. Só não é campeão todos os anos porque não é tão competente para formar times como é para manipular resultados. E isso com o auxílio poderoso da Globo e da CBF, entidades que colocam seus interesses comerciais acima da ética. O escândalo de 2005, sem precedentes no futebol mundial, nunca será esquecido. Assim como a Copa do Brasil do ano passado, só para citar dois casos recentes. Felizmente, a Federação Sulamericana, mesmo com todos os seus defeitos, não se deixa levar por esse câncer brasileiro, o que explica cabalmente o jejum de títulos continentais do Corínthians. O mesmo não se pode dizer da Fifa, que reconheceu aquele malfadado torneio de verão como se fosse um legítimo torneio mundial. Só para enganar bobo. Parabéns, Azenha, pelo comentário final. Trouxe de volta a luz, após o texto obscurantista do Carrara.

Vanda

Respeito o PS. do viomundo…é do dono do espaço rsrsrs

Neste final de campeonato quero 3 coisas:

***meu GALO NÃO cair para segundona…
***cruzeiro NÃO ser campeão…
***fluminense NÃO ser campeão…
***como só resta o CURINTIANS….entonce vamos de timão, timão, timão CAMPEÃO.

Zeca

O meu INTER, que foi garfado pelo Márcio Rezende em 2005, é time dos negros e pobres do RS, um dos estados mais rascistas do país, não me venham com essa estória de que os conrinthianos são maloqueiros e sofredores que não pega bem, em todos os times há várias correntes, o problemas de alguns são os dirigentes, uns mais "expertos" do que os outros.

    Danilo

    CHOROLADOS, NHEMNHEM……
    O povo para chorar.
    Muito sensiveis.

Abel de Souza

Nestes dias, li o Quartarolo se manifestando sobre politica…, Agora estou vendo um jornalista de outra area falar, aí então o Quartarolo, voltou as perseguições futebolisticas, deixando a bolinha de papel de lado, espero que esta manifestação esportiva não atrapalhe o genio politico.

turmadazica

Cariocada é a palavra mais correta para analizar o futebol brasileiro hoje… repito: CARIOCADA

Rodrigo Leme

Mais um pra conta de textos sem pé nem cabeça do Mauro Carrara. Um dia ele escreverá algo coerente? O tempo dirá…

Carlos.

Note-se que quanto mais carioca a emissora ou orgão de imprensa, mais inexistente é considerado o penalti, o que joga pressão sobre os próximos ábitros dos jogos de Corinthians e fluminense. Um comentarista da Sportv, que eu não sei de que estado é, chegou ao ridículo de repetir a Falha de São Paulo no episódio ficha falsa da Dilma quando declarou, após o jogo, que não se podia afirmar que foi penalti, mas também não podia se afirmar que não foi.

O zagueiro do Cruzeiro correu feito doido em direção à bola, olhando para ela; repentinamente trombou com Ronaldo pelas costas, que a estava matando no peito e o derrubou. O zagueiro não teve intenção de fazer a falta, diga-se em seu favor, mas fez. Mas os comentaristas, principalmente os pró-flu e anti-Corinthians reduziram a existência ou não do penalti à "intenção" do zagueiro em faze-lo. "Foi sem querer querendo", diria o Chaves, aquele do SBT. Zagueiro, a partir de hoje, está liberado para derrubar atacante dentro da área, é só dizer que "foi sem querer".

    Celso Junqueira

    Ué, pênalte não é intenção? Sempre ouvi dizer isso…

Fabricio Schneider

Ih, misturar futebol com política é fria. É melhor deixar as coisas bem separadas.

O Mauro viajou, e bastante nessa onda de vítima. Não sei em que Brasil ele vive, mas no Brasil que eu vivo e que acompanho o futebol aconteceu tudo diferente do que ele diz, o Corinthians não é perseguido coisa nenhuma, é sim o queridinho da mída.

Ou será que terei que lembrá-lo do penalti "mandrake" e a expulsão do zagueiro do Grêmio no início do segundo turno, que por competência do melhor goleiro do Brasil não terminou num injusto empate.

Luiz Rogerio

Azenha, sou tricolor de coração, futebol é assim mesmo, o meu flusão no 1º turno foi garfado também contra o Corinthians e contra outros clubes também, o Simon quando apita para times cariocas é irritante, mas isso tudo faz parte do futebol, cada um tem a sua opinião, pra mim foi penalti no Ronaldo (acho ridículo menosprezar um craque o chamando de gordo etc… como muitos fazem por aí, somente no Brasil desqualificamos nossos ídolos, como fazem com o Pelé, Ronaldinho, Ronaldo e etc… lá fora todos são reverenciados), mas também foi penalti claro no 1º tempo num jogador do Cruzeiro, e aí????

Bruno Brasil

Esse negócio de dizer que só pobres e "sofredores" torcem pro Corinthians é conversa pra boi dormir… já deu nas telhas…
O Corinthians é representado por todas as classes sociais, assim como o SPFC, Palmeiras, Santos e Portuguesa.
E que a maioria da imprensa de SP tem uma quedinha para o Corinthians, isso ela tem… A Band tem o Neto e o Dr Osmar como os principais comentaristas, ambos corinthianos apaixonados

    Leider_Lincoln

    Apaixonado sou eu pela galega. Eles são é fanáticos doentes mesmo.

Marcos_BsB

Nada a ver. Futebol no Brasil e no mundo é uma máfia inescrupulosa e, salvo o direito do cidadão se iludir como bem entender, não vale a pena perder tempo com essa máfia.

rafael

Se o corinthians precisar, basta anular alguns jogos e ressucitar o Márcio Rezende de Freitas para apitar o jogo decisivo.
E de brinde ainda vão ganhar um estádio com dinheiro público.
Futebol no Brasil é caso de polícia.
Já imaginaram o que vai ser a Copa 2014 com o silêncio cúmplice da vênus platinada?

Esly Juliano

Os erros contra o Guarani foram exceção, tanto que todos os corintianos lembram deles. A regra é, na dúvida (ou alguma outra sensação), marcar a favor do Corinthians. Os exemplos são vários, vão desde Castrilli 1998 a Marcio Rezende 2005, isso só dos que eu vi. Só no Brasileiro 2010 foram vários desde a primeira rodada contra o CAP.

    ailton azevedo

    Tem mais, expulsao do Rui Rei 1977
    Mao grande contra o Brailiense em 2002,
    e os 16 pontos que foram ganhos com "erros" esse ano

aurica_sp

Me desculpem seus torcedores, porque será que isso acontece, gosto muito de futebol, mais )))GLOBO & CORINTHIANS tudo a ver(((. Deve ser por isso que gera tanta torcida contra.
PS: SÃO PAULO e PALMEIRAS, sejam "gentis" com o FLUMINENSE, em seu próximos jogos…..hehehe…

Beto Magalhães

Mauro Carrara,
O meu Cruzeiro é um time de operários. O Palestra Itália foi fundado em 1921 por operários italianos que vieram construir a capital mineira e desde então sofre a perseguição da elite atleticana que se diz popular. Portanto, dizer que seu Corinthians é perseguido é conversa pra boi dormir. Não houve penalty. Vi, revi e assisti ao jogo e o penalty foi cavado pelo fenomeno, que aliás, o meu Cruzeiro trouxe ao mundo.
Seu argumento se perde em sua própria vitimização.Voces vão levar mais um brasileiro com as mãos sujas. Que vergonha!
Quanto ao Zezé Perrela, esquece meu caro , o Cruzeiro é muito maior do que ele!

    Marcelo Figueiredo

    A verdade é que o penalti foi só um detalhe (se fosse pro Cruzeiro, mesmo no Mineirão, o juiz nunca marcaria tal penalti aos 43 do segundo tempo). O jogo inteiro o juiz ajudou o Corinthians.

GilTeixeira

Azenha, seu 'P.S.", e muito dos comentários só confirma que o Coringão tem a segunda maior torcida do Brasil… a primeira é o anti-corinthiano!
Viva o Corinhians!

Francisco

Ô Azenha, você nāo lembra da chamada da Globo em 77 ? A Globo garante, o Corinthians vai ser campeāo ! Lembrou ? Abs, Chico.

Mário

Não basta ser corintiano pra defender o corintians. Falar que o time do parque são jorge é alvo de preconceito porque foi fundado por pobres, é o mesmo que dizer que uma multinacional norte-americana não é imperialista porque seu fundador já foi um operário. Ou que os times do (ex) comunista Berezovsky não praticam a mais-valia. Sou sãopaulino antes de ser comunista. Não se escolhe um time por questões político-ideológicas (uma criança de seis, sete anos, não deve saber muito bem quem foi Marx, Engels, Fidel, Che, Mao…) Da fundação do corintians até nossos dias, muitos lumpens (escória do proletariado, que vendem a mãe para sair da pobreza) passaram pela diretoria do primeiro campeão do mundo do amistoso FIFA. Muitas MSIs, com seus Edilsons Pereiras de Carvalhos, devem ter ocorrido. Atrelar a prática corintiana à luta de classes é prestar um desserviço ao povo brasileiro. Não há dúvida de que a coisa tá armada. Viva o centenário do timão, e às favas os escrúpulos (como diria um passarinho)!

    Paulo

    É, SPFC de Laudo Natel; de Adhemar de Barros; do Edílson Pereira de Carvalho, que se recuperou no tal REFIL ( na faixa ); de JJ que vociferou contra a periferia da Zona Leste; do "madonnagate"; do esquema "Morumbi na Copa", que mobilizou até campanha política à vereança e "plantação" de figuras-chave junto ao Comitê Organizador Local; do "monotrilho", que visa levar a classe média alta do Morumbi a Congonhas sem trânsito; etc, etc, etc…Está bem acompanhado você, hein comunista ( nada contra )?

Luis Armidoro

Azenha, considero sua torcida contra o Corinthians um pleonasmo. E torcer para o lambari é um anátema: sempre vão morrer no meio do mar (este ano é a exceção que confirma a regra)

Fernando Alvares

Quem mais mobilizaria tantos comentários prós e contras?
Só CORINGÃO, o PODEROSO TIMÃO…
Entenderam nossa força e grandeza?
Aqui é assim sempre, ou se esta a favor ou se esta contra, não tem meio termo.
Querem saber, podem destilar vosso ódio contra o time do povo pois nosso amor é infinitamente superior.
A propósito Azenha aquele 7 x 1 no Pacaembú ainda dói muito?
Saudações PeTistas e Alvinegras… de parque São Jorge é claro

vania maria

TIMAO E O !!!!!
TIMAO E O !!!!

José Manoel

Azenha: nunca vou perdoar o que aconteceu em 2005, quando tomaram o título brasileiro na mão grande do meu INTER!!!!!!!!! Só assim para esse timeco tirar aquilo que era nosso por direito. Neste ano, novamente!!!!!! Assim, não dá!!!! Seremos os únicos bi-campeões mundiais FIFA. O resto é conversa para boi dormir!!!!!!!!!!!!!!!!! Dá-lhe INTER!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Paulo

    Entregacional do xiru ( ou seria haragano ) Fernandão ( 2007 ), que não conseguiu ganhar do Atlético PR na mais gaúcha das cidades paranaenses ( Cascavel ) na última rodade de 2005, enquanto o Corinthians perdia do Goiás com gol impedido dos goianos?

    José Manoel

    Não entendi onde você quer chegar!!!! Devo estar emburrecendo!!!! A única coisa que sei é que o INTER nunca viu e nunca verá uma segunda divisão!!!!! Esse sim é o maior do Brasil!!!! O campeão de tudo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Jairo_Beraldo

EW coloco na linha de raciocínio do Azenha o Goiania E.C., que acabou assassinado pelo tucanato de Perillo no inicio do século XXI. E como fã de Mauro Carrara, sei que ele escreveu este artigo aí, para debochar dos curintiano. Ora, tudo que é bajulado pela grande mídia é obscuro, parcial e indecente. E NÃO FOI PENALTY! O Gil se encolheu todo para não ser atropelado pelo Gornaldo, que safadamente se jogou na lama!

Luciano B. da Silva

A grandeza do Corinthians pode ser medida pela torcida contra (inveja?) que recebe.

Isso só me dá mais ainda orgulho de ser corintiano.

E a certeza de que o Corinthians é sim o maior time do Brasil.

    José Manoel

    Patrimônio que é bom, só a fazendinha!!!!!!!!! hahahahahahahahahahah!!!!!!!! Sem o apito, não ganharia nada!!!!!!!!!! Timeco de segunda divisão!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Fábio P. R.

    Maior time do Brasil???

    Tem mais títulos brasileiros? Não.
    Tem mais títulos internacionais? (rs) Não.
    Tem maior torcida? Não.
    Tem o maior patrimônio? Tem estádio? Não.

    Maior time do Brasil? Pffff….

Renato-SP

Quando o assunto é política eu venho aqui e leio atenciosamente. Pra ver se aprendo alguma coisa. Agora, na minha praia eu opino. A grande revolta dos Cruzeirenses (me incluo) não é especificamente o penalty no Ronaldo. São 3 impedimentos clamorosos e com mais de metro entre o último zagueiro e o atacante. Um lance identico ao que ele deu penalty no Ronaldo ocorreu a favor do Cruzeiro no primeiro tempo, quando o Chicão empurrou o atacante Wellington Paulista. O próprio post apresenta uma contra-argumentação. Se o critério desse arbitro, como se viu no primeiro turno entre CruzeiroxCorinthians, é não marcar penaltys em encontrões porque nessa partida, apenas nesse lance ele decidiu marcar?
Dúvidas? Vamos as imagens:
http://www.youtube.com/watch?v=XuMYzmcRd4k
http://www.youtube.com/watch?v=ELmH6zXu83M

    Danilo

    Vistes outro jogo. Ou

Gerson Carneiro

Chega de chororê! Vamos quebrar o tédio do corintianismo.
A hora é de comemorar a subida do Baêa pra primeirona.
Curtam aí com Armandinho, Trio Elétrico Dodô & Osmar.

[youtube GVDMul6zx5g&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=GVDMul6zx5g&feature=related youtube]

Lucas Santos

Corínthians é o carro-chefe da Globo. Não vem que não tem!
Torcer contra o Corínthians é torcer contra a Globo kkkkkkkkkkk =)

    Paulo

    E por que fomos rebaixados?

    Lucas Santos

    Po, qdo o Corínthians tava pra ser rebaixado eu não perdia um jogo do Timão! uauhauh O rebaixamento deu audiência! rsrs

Marcelo

Absurdo, não sou da elite e muito menos corinthiano, minha familia inteira´é formada por operários e essa coisa de dizer que o corinthians é o time do povo para mim é armação para alienar as pessoas, só um cego não enxerga q o futebol é feito de manipulação de resultados, vide 2005. Admiro Ronaldo por seu futebol, mas não vou me cegar perante a realidade, a Globo tem interesses infinitos em fazer o corinthians campeão.
Como palmeirense tenho dissernimento de dizer q o título paulista conquistado contra o corinthians na época da Parmalat foi "ajeitado" para nós, jamais seria mentiroso em dizer o contrário.
O fanatismo criado pela imprensa em relação a torcida do corinthians causa uma cegueira até de pessoas esclarecidas.
Texto decepcionante

Pedro Soto

Azenha
Infelizmente o futebol no Brasil sempre foi usado pela direita e pelo PIG para a alienação do povo. Principalmente pela TV Globo. Vejam só o caso da hostilidade irracional contra os argentinos, comandada pelo inefável Galvão Bueno. É como diz o Chico Buarque: a direita fala fino com Washington e grosso com o Paraguai, com a Bolívia e (acrescento eu) com a Argentina.
Mas como sou flamenguista, aí vai a minha solidariedade da massa com os corintianos.

Joao

Azenha, lamentável sua observação, estou decepcionado com sua atitude.

Gilberto Menegazzi

Foi pênalti no Ronaldo, esse não foi o problema, o problema que os pênaltis contra o corintians não foram marcados.
Em 2005 o corintians foi benificiado por um campeonato roubado vergonhosamente do Internacional (esse também é um time do povo, time de todos, por isso o seu nome). Depois desse momento vergonhoso, todos os títulos corintianos ficam sob suspeita.

Obs. O LULA não benificiou a sua família, como aparece nas notícias, mas beneficiou seu time, deu um estádio ao time que mais a arbitregem roubou a seu favor. Mesmo assim continuo do PT.

    Danilo

    Ah, sai do PT tbem, vai para o DEMO do Kassab, do Perrela, ou o PSDB do palmeirense Serra.

Aline C Pavia

Sofrer de verdade é torcer para o Guarani de Campinas, XV de Piracicaba que está fazendo aniversário hoje, ou São Bento de Sorocaba, time do meu pai.

    Luiz Carlos Azenha

    É isso aí. Viva a Portuguesa Santista! Viva o XV de Jaú! Viva a Ferroviária de Araraquara!

gera

Bom dia a tod@s!!!
Primeiro peco desculpa mais acho que a propria torcida a midia faz por onde todos fique triste com essa situação, porque pra mim o clube ñ e culpado,culpado e seus torcedores fanaticodeixar bem claro que os torcedores fanatico doente que acaba aginto de forma que não faz uma avaliação do ponto de vista do precon por outro lado vamos relembra que a juizada esta foda, ñ digo so pro corintians mais,e como a rede globo vai da ibope????
gostaria de relembra que algumas vezes o corin vou ajudado pela arbritragem brasileira: lembra contra a lusa,internacional etc…. portanto desculpa acho que o clube ñ tem culpa,a culpa e de quem administra o futebol porque virou a mina dos olhos de ouro, pro cartolas gangar e ganhar.?????

mauro silva

Quanto às "perseguições políticas fascistas", o autor delira: o Santos FC foi o clube mais perseguido pela direita golpista na década de 60 porque era o único time brasileiro com projeção internacional, e -horror dos horrores- não era nem das capitais São Paulo ou Rio, mas do "porto vermelho".
Por isso teve 6 campeonatos nacionais "cassados", no melhor estilo "semana do ódio', pela golpistas de 64 e asseclas.
O hábito do cachimbo faz a boca torta, por isso …. a roubalheira continua.
Atualmente, os "erros de arbitragens" de mão única ( o corintians sai beneficiado em quase todos) fazem parte de uma jogada para "entregar" o título deste ano à equipe paulistana; uma espécie de café com leite, no futebol, entre rio e sp.
Alguns mais moderninhos podem chamar essa suspeita (suspeita?) de "teoria da conspiração", mas a língua portuguesa resume-a numa única palavra: "armação": armação grosseira por sinal.

Mauro Silva

Caro Azenha
Discordo totalmente da 'memória seletiva do autor corintiano.
Houve pênalti inexistente, marcado para o corintians contra o Flu no Rio; gol impedido contra o Santos na semana seguinte e, sábado, pênalti, igualmente indiscutível, não marcado para o Cruzeiro.

    Zeca

    O Renato Marsiglia, Márcio Rezende e Simon são todos farinha do mesmo saco, todos comprometidos, por isso, em 2005 o Rezende meteu a mão no meu INTER, foi uma das gatunagens mais vergonhosas do futebol brasileiro.
    Se o árbitro deu pênalti no Ronaldo, por que o auxliar marcou três impedimentos inexistentes do Cruzeiro? Se faria o golo isso é outra conversa, agora, o time de Minas foi operado no Pacaembu e mais uma vez o apito amigo ajudou ao Corinthians, como diria o Boris, uma VERGONHA.

    Paulo

    Pênalti para o Corinthians contra o Fluminense no Rio? Anticorinthianismo típico, paradigmático do que diz o Carrara.

    mauro silva

    Está certo: foi contra o Atlético Paranaense.
    Foi igual ao pênalti não marcado no jogo da Vila belmiro com a diferença que, neste caso, o prejudicado seria o corintians.

Rodrigo B. Veríssimo

Sou Corinthiano.
Estava assistindo a partida COR 1 v CRU 0 SAB passado no Pacaembu pela TV em casa.
Confesso que fiquei incredulo com a marcação deste penalti. Na hora, achei que não foi.
Contudo, no DOM, fotos da 'Folha' e do 'Estadão' e, principalmente, com a explicação do Renato Marsiglia na TV Globo no intervalo de ATG 3 v PAL 0 (pra variar…(rsrs)), convenceram-me que o arbitro ACERTOU em dar o penal em favor do TIMÃO!
Assisiti também o chilique do Mauro Cezar Pereira na ESPN Brasil pós-jogo. Desconfio que ele 'tava p… da vida com o Mengão dele tomar de 4 do Galo Mineiro, além de tudo o que foi brilhantemente relatado pela Mauro Carrara.
Parabéns pelo artigo! Subscrevo cada linha posta ali!

Marcio

Ô Azenha! Que doideira! Foi do social com a "massa trabalhadora" (rídiculo achar que só tem trabalhador na fiel)ao criminal com o Perrela ( Onde está o Dualib, que com o Sanches formam a corda e a caçamba?).Tudo pra justificar um lance duvidoso ( não crucifixo o árbitro mas não daria o penalti). Agora que o estádio da copa e o campeão brasileiro foram definidos em julho, na África, isso não tenho a menor dúvida.

Douglas O. Tôrres

Sou Atleticano,e não tem time no Brasil que foi mais descaradamente roubado,em final de brasileiro. Contra o flamengo no Maracanâ e na libertadores no Serra Dourada,e aina premiam o safado do Wrhite como comentarista.A um amigo cruzeirense eu avisei,antes do jogo,vão armar,colocar o Perrrela como chefe de delegação de seleção com o time dele na reta final do campeonato,e o besta caiu,se afastou,e deu no que deu,quem viu o jogo todo viu um penalty do goleiro corintiano,na cara do juiz..Eu ,claro quero que o cruzeiro se lixe,mas é bom ficar estes alertas,porque o futebol mineiro é vitima (Vasco e Cruzeiro,lembram).Este Mauro Carrara perdeu uma oportunidade de ficar de boca calada.

sergio pinto

Prezado,
Apesar de você estar no Pacaembú, alguma coisa turvou sua visão.
Acho que você viu outro jogo, aquele que não enxergou 03 impedimentos apitados erroneamente, um penalty no Thiago Ribeiro, muito parecido com o que foi apitado, e uma falta na risca da área central (só pra não dizer que foi penalty) também sobre o Thiago Ribeiro, apenas para ficar nisso.
Agora, isso não tem nada a ver com a torcida contrária ao Timão, pelo qual tenho simpatia.
Vamos dizer "apenas" que o juiz foi muito ruim. Coisas da vida, hehehe

André

Que absurdo esse texto. Que tal falar das relações mafiosas do Sanchez com as empreiteiras e a CBF levando o estádio do timão que nem era um projeto ainda à Copa?
Que coisa feia. Tirem a torcida do futebol da análise, senão fica impossível enxergar…

Zazo

Que mania é essa que esses corinthianos têm de se arvorar a representar o proletário brasileiro. Que grandessíssima bobagem. Atenha-se ao reino do futebol brasileiro, e aja como um torcedor do Corinthias que esta defendendo seu ponto de vista num jogo polemico.

Archibaldo S Braga

Sou CORINTIANO AZUL DE ROXO!!! Acho que os comentaristas(sic) e narradores(sic) todos acham que o telespectador é cego e repetem o lance à exaustão afirmando coisas que a gente não vê!!! Afinal, para que servem esses dois cidadãos? É uma cópia sem imaginação do velho rádio, com a enorme diferença que no rádio não tínhamos imagens! E ainda querem dar uma de inteligentes!!! A. S. Braga

Diego Bevilacqua

Hoje em dia, é um mero apelo marketeiro que o Corinthians tem para agremiar trabalhadores pobres e pessoal da periferia. Até a escolha de um membro do PT como presidente é baseado nesse apelo de Marketing.
Acho o artigo vergonhoso, assim como sempre acho essas misturas de política com futebol. E a tentativa de associar o Lula ao Corinthians (ele é corintiano pelo mesmo motivo que eu sou santista), para mim, parece o Serra tentando colar a imagem do Lula no horário eleitoral, ou do Collor dizendo que o apoia. Ou seja, parte da ideia de se aproveitar da popularidade de Lula. Sober o jogo em si, eu acho que o pior não foi ter dado o penalti no Ronaldo e acho que até a crítica da imprensa se desvia nesse sentido. O problema foi os 2 penaltis não dados ao Cruzeiro, fora vários impedimentos e falta na cara do gol. Eu entendo que arbitragem erre, mas no meio de lances polemicos pra um lado e pro outro, o Corinthians SEMPRE se beneficia. Porque, eu não sei. Talvez medo de assustar patrocinadores, de quebrar o maior esquema do futebol, que se chama "Ronaldo".

Diego Bevilacqua

Acho ridículo qualquer tentativa de associar o Corinthians à forças populares. Qualquer criança sabe que, hoje, no futebol, isso não existe mais!
Do mesmo jeito que o Corinthians tem uma imensa massa popular e apelo nas periferias da CAPITAL de São Paulo, tem o Santos na baixada santista, tem o Flamengo no Rio, no Norte e no Nordeste, tem a Ponte Preta em Campinas e por aí vai. Isso não torna um time mais ou menos "do povo".
As origens de cada clube estão, obviamente, ligadas a especto sociais da época, claro, porém isso não torna um time ou outro mais ou menos de esquerda. Isso só existe na Europa. Na Alemanha, o St. Pauli, por exemplo, não aceita homofóbicos, machistas ou nazistas em sua torcida. Apoia causas progressistas DE VERDADE.

Taques

Cuidado, Azenha !!!

O esquerdismo bocó vigente no Brasil não admite pequenas concessões nem em áreas poucos significativas como a de esportes.

O seu "PS" é perigoso, você será patrulhado por isso.

Faz o seguinte: escreva um artigo bastante raivoso contra o São Paulo, o time das elites.

Servirá como penitência, talvez você nem precise ficar três horas ajoelhados sobre grãos de milho.

Seus clientes, digo, leitores agradecerão.

PS: que seja a última vez que faça estas observações reacionárias, pois dificilmente haverá uma segunda chance.

Antoninni Antonioni

Foi penalti. A idiotia dos comentaristas esportivos é secular, isso quando não entra interesses particulares. São uns crápulas, termo que o Paulo Henrique Amorim adora.
O Flávio Prado, da Gazeta (*) aquele jornalista idiota que se intitula o sabe tudo, o redentor, que incentiva torcedores a não irem aos estádio embora o emprego dele dependa disso. Pois bem, o dito cujo afirmava na década de 90 que o esquema do Sebastião Lazaroni era bom, perfeito para disputar a Copa da Itália. Deu no que deu. Caniggia nele.
Na década de 80, na final entre Flamengo e Grêmio no Estádio Olímpico, em plena Porto Alegre, um jogador do Flamengo (Adílio ou outro, não me lembro) tirou uma bola de dentro do gol com as mãos. O gol certamente daria o título ao Grêmio e não ao Flamengo.
E aí? Nada.
(*) Devo ser o único telespectador daquela m.

Euripedes Ribeiro

Todo comentário sobre futebol é parcial. Todo mundo torce. Mesmo nas conversas de botequim a parcialidade anda solta. Não há justiça nem honestidade quando se guia pela paixão e futebol é só paixão. Eu, por exemplo, sou tricolor das Laranjeiras, logo, detesto o Flamengo. (Corintians idem) como também odeio a falsidade e a venalidade do Luxemburgo, vivo torcendo para que caia uma bomba na Gávea. Entretanto, acho o Muricy muito gentil e quase chego a acreditar que o presidente Horcades é inteligente. Em outras palavras: paixão não tem razão. Mas que o Ricci roubou, roubou!

    Paulo

    Caro Eurípides, concordo que todo mundo é parcial, mas alguns são menos e outros são mais. Eu tenho sim a pretensão de ser menos parcial, mesmo sendo corinthiano ( rsrs…). Houve erros de arbitragem pró e contra o Timão nesse brasileirão, assim como houve erros pró e contra o Cruzeiro e o Fluminense. A questão que você parece desconhecer é que se formou em São Paulo uma divisão inconciliável entre corinthianos e anticorinthianos que permeia todas as discussões e matérias sobre futebol e já se espraia para o País todo, e o jornalista Carrara foi muito feliz ao traçar um paralelo dessa situação com a política brasileira atual. Quanto ao jogo de sábado, considero as reclamações cruzeirenses infundadas, com exceção dos impedimentos, que não existiram de fato, mas perceba, se tiver a oportunidade de rever esses lances, que dois resultaram em lances laterais com a defesa recomposta e um resultou em bola perdida. Erros do auxiliar, portanto, absolutamente não decisivos para o resultado final, na minha avaliação. O mais é manual de arbitragem, jogo paradigmático para cursos de formação de árbitros. Abraços!

    Danilo

    Fluminense, campeão do TAPETÃO.

Rodrigo Ferrari

Corintianos desse tipo me lembram aquela piada sobre os argentinos: comprá-los pelo que custam e vender pelo que acham que valem é o melhor negócio do mundo.

    Danilo

    E vc é um fusquinha, que acha que é um FERRARI. AHAHAHAHAHAHAHAHA

Jacira

`Sofredor é o torcedor da Associação Atlética Francana, que deve estar na 4a. divisão!!!

Ivan Lima

Devo ter pena dos corintianos?
Mauro Carrara exagera.
O Corintihans não é o único clube com grande número de torcedores de esquerda, não é o único prejudicado por arbitragens, não é o único detonado pelo Mauro Cezar Pereira, não é, nem mesmo, o mais popular do país (título pertencente ao Flamengo).
Em São Paulo, se assistir programas de esporte da TV ou acompanhar as transmissões futebolísticas do rádio, Mauro vai perceber que, ao contrário da sua percepção de vítima, o olhar favorável ao Timão é predominante.

easonnascimento

Concordo em gênero, numero e grau com quem nos comentários acima, se expressou afirmando que política e futebol não devem obrigatoriamente andar de mãos dadas. São duas coisas distintas. As idéias reacionárias ou progressistas, não tem ligação com a escolha do time do coração. No futebol as convicções se misturam. Quanto ao campeonato de 2005, nenhuma dúvida quanto as irregularidades ocorridas que beneficiaram o corinthians.
http://easonfn.wordpress.com

Fábio Venâncio

O texto é perfeito.
E chorem todos os anti-corinthianos.O choro é livre!!!!
Ser Corinthiano já nos basta ,vencer é apenas um mero detalhe.

Beto Crispim – BH

Me poupe Carrara, também vi o mesmo jogo e não houve penalti. Sim, "esquentaram" este titulo para o Corintinhas. Afinal, Ronaldo o ex fenômeno não poderia "aposentar-se" sem um titulo. Quanto ao Perrela, sim um "dereitona" da política mineira, já foi do PFL, PSDB e agora no PDT. Porém isso não faz todos os torcedores do Cruzeiro serem de direitas. Também não creio que todos os torcedores do Corintinhas sejam de esquerda. Portanto sem essa de comparar o Corintinhas ao PT e os cruzeirenses a direita. Sou cruzeirense, curto um bom futebol e sou petista há 24 anos.

Marcos Mesquita

Por acaso o presidente do Corinthians não foi o chefe da delegação brasileira na copa de 2010? seria delirio meu? ou o colunista "esqueceu-se" deste fato?

Até acho que foi sim penalty, e que a choradeira cruzeirense encabeçada pelo chorão mór (Cuca), ainda com resquicios dos tempos de botafogo, foi um tanto exagerada.

Mas convenhamos clubes como corinthians são muito mais beneficiados que prejudicados por arbitragem.

Esse texto é lamentável em todos os sentidos, maldita mania de se misturar politica com futebol.

Cícero

"A regra é clara": Ronaldo cavou o pênalti, e o juiz foi na dele.

Cícero

"A regra é clara": não foi pênalti, foi corpo a corpo, choque normal. O Ronaldo está pra lá de baqueado, já não aguenta mais correr, já não consegue mais driblar; então, fica se jogando ao chão a todo instante pra cavar uma falta. Ontem conceguiu enganar o juiz. Tá na hora de se aposentar e dar lugar a um jogador mais jovem.

José Luiz

Azenha, concordo com tudo o que foi dito por você. E vou além. O "jus esperneandis" passou dos limites. Está virando golpe. Desde a divulgação do resultado da eleição, uma chuva de preconceito e intolerância vem atingindo a cabeça dos brasileiros. Começou com a "manifestação" de alguns paulistas contra os nordestinos, passou pela reação da mídia e de alguns estudantes contra o Enem com algumas falhas e chega agora ao pênalti a favor do Corinthians na reta final do Brasileirão. Não podemos esquecer também do incômodo que está causando à elite o fato de que a abertura da Copa será na periferia de São Paulo. Se Serra vencesse, certamente esse evento retornaria à zona sul ou zona Oeste da Capital.
PS: este Mauro César, da ESPN, é o Diogo Mainardi do esporte. A ESPN é o PSDB da TV paga.

martinho

a relação da imprensa com o Corinthians é sim de amor e ódio, mas os anunciantes falam mais alto, e sempre o timão leva uma vantagem. acredito que o PT da imprensa jornalística é o palmeiras. mais uma certeza nos temos: o são páulo é o psdb-serra, sempre perfeito, nunca erra, bem administrado, com um estádio privado decente ( com dinheiro público roubado), caiu pra segundona, mas deram um jeitinho e sempre falam, o sao paulo nunca caiu…

    Tavares

    Qual sera o time da Mayara Petruso? Tem um que de sãopaulina né?

    Gilberto

    #%$@***** Martinho,
    São Paulo não é o Serra… falta de respeito com os São Paulinos
    menos menos….
    tricolor de coração… mas com coração em formato de estrela
    vou torcer contra o curinguinha…. mas isso não é razão para eu ser chamado de Serrista….

Miguel Baia Bargas

Caro Azenha,

Também recebi este texto da redecastorphoto, mas achei muito carregado de paixão alvinegra. Se fosse alvinegra praiana, seria outra história… Porque: "Nascer, viver e no Santos morrer, é um orgulho que nem todos podem ter."

Saudações santistas e que vença o melhor, desde que não seja o Corinthians!

Klaus

Com todo o respeito, mas e o campeonato de 2005?
Até o então presidente assumiu que foi roubado!
Todas as provas estão lá… E o que aconteceu?
NADA!

Eduardo

O "PS do Viomundo" é cabal. Nada a acrescentar. Assino embaixo.

Eduardo

Guanabara

Pergunta pro corintiano aí o q ele achou do campeonato brasileiro de 2005, se o time dele sofreu algum preconceito. Aproveita e pergunta pro Giovanni do Santos como foi o jogo contra o Corinthians na Vila Belmiro e como a Globo mostrou os fatos no JN e compare com a reportagem do PHA na Record.

É cada uma q eu tenho q ler…….

Jorge Leite Pinto

Concordo com o Azenha, eles se acham merecedores (sabe-se lá do quê) só porque sofrem mais com os "micos" históricos do clube. E, pior, são paparicados pela imprensa paulista de forma escancarada, fato que jamais ocorre com o rubro-negro da maior torcida do Brasil (e do Mundo), que sempre tem um "PIG esportivo" a persegui-lo…

RodrigoR

Sem problemas caros torcedores, a maior torcida do mundo é a anticorinthiana…

Dizer que a do Flamento é a maior, já está em no fim da história, afinal, lembremos que nas antenas parabólicas do Brasil afora e sinais de transmissao, o PIG (leia-se Globo) lançava suas imagens do Rio, para transmitir os jogos do Mengo.

Lembremos que algum tempo atrás, pesquisas davam ao corinthians o título de maior torcida do Brasil, e algum meses depois, o Mengo voltou ter hegemonia.

Mas não nos enganemos, sempre estaremos no páreo, afinal a República Popular do Corinthians é para milhares e não para pouco.rsrsr.

Quanto a choradeira azulada, normal,…a final do campeonato foi nessa ultima rodada..esse foi o jogo do título…guardem essas palavras…deixa a cargo do jurídico do timão, o devido processo aos nenês chorões..

Timão eternamente dentro de nossos corações.

    Sergio F. Castro

    Lêdo engano, pois a torcida do mengão continua sendo a maior, para o ódio imortal dos Paulistas…

Leonardo Câmara

Creio que convém não misturar política com a paixão pelo futebol. O cara pode se o maior reaça e torcer por um clube popular assim como ser povão e gostar de time considerado elitista. Esta divisão pra mim não tem sentido.

Agora, do que vi das imagens do jogo, todas as reclamações dos cruzeirenses foram infundadas. De imediato eu teria errado um monte delas, se fosse o juiz (pela televisão, é claro), mas olhando as imagens em câmera lenta vi que ele acertou todas as marcações que apareceram na TV.

Tem inclusive um desarme na entrada da área do corinthians que o jogador cruzeirense se diz calçado, mas o defensor corintano deu o bote no tempo certo e tocou na bola antes do atacante (inclusive sai do lance apontando para bola). Jogada legal.

Incrível como o juiz acertou em detalhes. A diretoria do cruzeiro deveria pedir desculpas ao juiz, que foi correto e sereno. Mas futebol é assim mesmo, mexe com as paixões mais recônditas…

    LuisCPPrudente

    Caro Leonardo, acho que você viu os vídeos errados! Eu (santista de coração), o Milton Neves e um monte de outros observadores neutros e imparciais, vimos por todas as imagens possíveis e imaginárias, que o juiz do jogou tremeu nas pernas e marcou o penalty porque o tal de El Gordo, exigiu!!!!!
    Isto não tem como contestar. E olha que não tem nenhum truque de papel de bolinha na parada não!

    Leonardo Câmara

    Não vi, não. Basta olhar com atenção as reações das pessoas antes durante e depois, pois são lances que se resolvem em detalhes. Aliás, o Milton Neves é neutro aonde?

    O juiz marcou o penalty na hora. O cara empurrou o Ronaldo no alto pelas costas com um dos cotovelos para desequilibrá-lo. Vá lá e olhe com cuidado. Embora eu não seja nenhum fã do Ronaldo, é forçoso reconhecer que ele não tem histórico de simulações.

    A simulação do pênalty do corinthians ele marcou corretamente, pois o goleiro já havia posto a mão no chão e não tocou no jogador com as pernas. Detalhe: o Milton Neves disse que o goleiro do Corinthians fez penalty com a mão direita. Errado mais uma vez, isso é uma lei da física, ação e reação. Se ele tivesse puxado o pé do atacante cruzeirense, sua mão teria seguido na direção do mesmo, pois ele vinha em muita velocidade (quantidade de movimento alta).

    Tem outro lance polêmico em que os cruzeirenses alegaram penalty. A primeira vista teria dado (e, salvo engano, o Edmundo também), mas em câmera lenta se vê que o goleiro toca primeiro a bola, o choque resultante é, portanto, do jogo.

    Tá na regra, fazer o que?

j.leo

Interessante notar a "imparcialidade" dos escrivinhadores futebolísticos paulistas, vão na mesma direção da "imparcialidade" dos arbitros, no centanário do grande beneficiado, além da sórdida e vergonhosa armação, em relação ao estádio, que será entregue ao iluminado time, com vistas ao mundial de 2014, e às custas do erário público.

Marcio Gaspar

Para os anticorinthianos eh preciso haver um texto "coriantinismo". Eita inveja. Vamo timao!!!

franklin

Huuuuuuummmmmmmmmmm,falar assim do curintiiiiaa me faz aflorar INSTINTOS PRIMITIVOS. Pena que o tio lá, só tem isso pra me OFERECER. Heheheheheh.

Ramana Jacques

Lamentável sim é esse post. Poucos times são tão beneficiados pela arbritragem e protegido pela mídia (a meu ver inexplicavelmente, já que está mais do que evidenciado que futebol não é algo puro, haja vista o escândalo das arbitragens no Brasileiro de 2005, vencido justamente pelo Corinthians), como o Cortinthians (justamente pelo tamanho da sua torcida). É só lembrar do escândalo contra a Portuguesa no Campeonato Paulista de 1998, o garfo no Brasiliense na Copa do Brasil do 2002, contra o Inter no Brasileiro de 2005, contra o Vasco e mesmo Inter na Copa do Brasil de 2009 e os inúmeros erros pró-Corinthians no Brasileiro atual. E ninguém põe os títulos em xeque!

Lamentável é ignorar as óbvias ligações, com tantos fatos evidentes do atual presidente do Corinthians com o presidente da CBF (chefe de delegação da Copa 2010, liberação do Mano Menezes um dia após o Fluminense ter negado o Muricy à CBF, total favorecimento na definição de um estádio que sequer existe para a Copa de 2014 em detrimento do Morumbi…).

Os argumentos acerca de erros de arbitragens de outros jogos que por ventura tenham beneficiado outros times são pífios. Ninguém nega que erros e acertos ocorrem com outros times. O que salta aos olhos é o saldo absurdamente favorável de erros pró-Corinthians se comparado a qualquer outro time. Mas é tudo coisa da perseguição burguesa contra os proletários corinthianos…

Misturar PT com Corinthians, isso sim, é lamentável.. Alho com bugalhos…

    Alexandre Jorge

    Perdão, Ramana, mas esses títulos foram contestados sim, tanto que você lembra de todas as polêmicas pró-Corinthians, mas ninguém leva em conta as contra o Corinthians.

    O 'escândalo' contra a Portuguesa, não foi tão escândalo assim, pois os 2 gols da Lusa naquele jogo foram em impedimentos não marcados (isso ninguém se lembra).

    O 'garfo' no Brasiliense se dá em conta de um suposto pênalti de Anderson que encosta a mão no jogador do Brasiliense, que desabou no chão no maior estilo ator canastrão (e ainda há a dúvida de que se foi fora ou dentro da área).

    Sobre o campeonato de 2005, o Corinthians conquistou no campo 4 pontos dos jogos que voltaram, e não é possível que 1 mísero pênalti possa decidir um campeonato de 38 rodadas. Houve outros jogos depois daquele Corinhtians x Inter, e o Corinthians perdeu o último jogo para o Goiás, dando o título de sopa para o Inter, que perdeu para o Coritiba. E, do mesmo jeito nesse ano, o Corinthians também foi prejudicado em outras rodadas naquele campeonato e o Inter foi beneficiado em outros jogos.

    Quanto à Copa do Brasil em 2009, o Chicão sofreu um penalti no Maracanã contra o Vasco que ninguém comentou (e ainda teve mais um lance de penalti pelo menos duvidoso pró-Corinthians).

    É isso que acontece, Ramana. Todos os clubes são prejudicados e beneficiados. Mas, quando o Corinthians está em campo, só se vê (e se publica) o erro a favor do Time do Povo. Ou você se lembra de tantas polêmicas assim em jogos decisivos de outros clubes?

    Ramana Jacques

    Lembro dos jogos porque acompanho, não por conta de repercussão na imprensa. Mas vamos lá:

    – Corinthians X Portuguesa: http://il.youtube.com/watch?v=sz2Z9Sr0nQc
    Veja o vídeo e tente enxergar algum impedimento nos gols da Portuguesa. Tive o cuidado de pausar o vídeo na hora dos lançamentos dos dois gols. Em contrapartida, os dois gols do Corinthians foram de pênalti, e me parece que nenhum deles foi realmente cometido:

    – Corinthians X Brasiliense: http://il.youtube.com/watch?v=yFbx65JHkVw&fea
    Em 1min36 tem um impedimento mal marcado contra o Brasiliense que deixaria o atacante de frente para o gol (admito que é um lance rápido, difícil de se marcar)
    Em 5min22, esse sim é o lance a que me referi, o zagueiro foi escandalosamente calçado pelo Deivid no lance do 2º gol do Corinthians
    Brasileiro de 2005: um mísero pênalti, seguido de expulsão de um dos principais jogadores da equipe adversária (Tinga), naquelas circunstâncias, pode sim, definir um campeonato. Assim como o que foi feito contra o Cruzeiro no último jogo contra o Corinthians, pode sim, até psicologicamente, tirar o Cruzeiro da parada.

    – Corinthians X Vasco: http://il.youtube.com/watch?v=eJouBJ4gWkk
    O lance de pênalti duvidoso, a meu ver, não foi pênalti. E ainda assim, a jogada era de completo impedimento.
    Em relação aos dois pênaltis (Chicão para o Corinthians e Elton para o Vasco), de fato, ambos foram pênaltis, porém, lances de área, confusos, difíceis de serem marcados.

    – Corinthians X Inter (final da Copa do Brasil): http://il.youtube.com/watch?v=bqx5MAf96pI&fea
    No lance do 2º gol, em 2min7, a falta foi batida com a bola em movimento, escandalosamente na frente do juiz, que não vez nada

    Lembro de outras polêmicas em jogos decisivos de outros times, por exemplo: Final do Carioca de 1985, Fluminense X Bangu, pró-Fluminense; Fluminense X Inter, final da Copa do Brasil de 1992, pró-Inter; Botafogo X Santos, final do Brasileiro, de 1995, pró Botafogo; Flamengo X Botafogo, final do Carioca de 2007, pró Flamengo… O que salta aos olhos é exatamente a quantidade de erros pró Corinthians e sempre pró-Corinthians em jogos decisivos, isso sim é absurdo. Não me vem à cabeça nenhum erro contra Corinthians em jogos finais. E mesmo em jogos ordinários, obviamente que há erros pró e erros contra Corinthians. Porém, friso novamente, o saldo de erros pró-Corinthians é gritante.

    E novamente, misturar time do povo com perseguição, à lá PT/PSDB-Imprensa é pífio, é alho com bugalhos. Sou Fluminense e meus votos majoritareamente começam com 13 ou 50. 45 ou 25, nem em delírios mais extremados.

    Omar Streliaev

    Perfeito. O saldo pró Corinthians é fora de propósito. Coincidência?

    Aline C Pavia

    Em detrimento do Morumbi? O dinheiro para reformar o Morumbi e dar condições técnicas, logísticas e administrativas para operá-lo numa abertura de copa do mundo seria maior do que para construir um estádio novo. Todos os argumentos da FIFA foram técnicos provando a incompetência do governo e prefeitura de SP para promover um evento de massa, um evento de âmbito mundial. E você ainda defende o Morumbi? Informe-se melhor antes de falar bobagens.

    Ramana Jacques

    Não defendo o Morumbi, tô me lixando pro Morumbi. Só não tente me convencer que as decisões não possuem interesses políticos e econômicos, que elas sejam meramente técnicas. Copa do Mundo não é organizada por santos. No caso do Morumbi, tudo indica que o descaso foi sim político. A diretoria do São Paulo é desafeta do Ricardo Teixeira, exatamente o contrário da relação com o Corinthians.
    O Maracanã passou duas três grandes reformas nos últimos 18 anos, duas delas nos últimos 10, sendo que a última tem apenas 4 anos, para o Pan-Americano de 2007! Será que não tem nada errado nisso?! Não tem gente ganhando muito dinheiro nisso tudo?!
    Bilhões de reais estão em jogo, pareceres técnicos se dão pró ou contra de acordo com os interesses, econômicos e/ou polítocos.

Esquemas Táticos

Achei que foi pênalti contra o Ronaldo, mas dizer que o Corinthians é sempre alvo da grande imprensa não é verdade. Os problemas desse jogo específico foram os impedimentos e pênaltis a favor do Cruzeiro, não o pênalti sobre Ronaldo. Adoro futebol e não torço para times que estão na primeira, segunda, terceira ou quarta divisão. Sim, é possível gostar de futebol e não torcer para nenhum time. Assim como é possível gostar de desfile de escolas de samba e não torcer para nenhuma escola.

Fernando Romano

Azenha, se o Corinthianismo é tedioso o Anti-Corinthianismo é discurso de ódio. Não é torcer contra, não. É odiar mesmo, sem razão, sem motivo, criminalizar tudo que se relacione ao Corinthians mais do que amar o seu próprio time do coração. É isso que o Mauro Carrara exemplifica no texto e que vemos repetidos mídia afora.

E por favor: não confundam EXPOSIÇÃO NA MÍDIA com ELOGIOS DA MÍDIA. O tempo que o Corinthians tem (como clara força de marketing, de compra) é inversamente proporcional ao discurso de ódio rasteiro dos seus repórteres assalariados. É certo que todos os clubes erram, mas também é evidente que linchar somente o Corinthians é a palavra de ordem. Parecido com que o PIG faz com o PT, mesmo… do tipo: Nada do que vem de lá é certo – tudo o que vem de lá é errado – odeie, odeie. Me diga um elogio ao clube, ao time, que não seja de um Corinthiano assumido na imprensa e eu darei a mão à palmatória. Quando muito, o elogio vem seguido de uma desancada no Andrés, à Beltrano, ou Sicrano.

Há muito tempo que venho falando isso. Todo anti-Corinthiano tem um pouco de fascista; até mesmo os comunistas. Duvida? Compare os discursos. São os mesmos.

Ódio de classe puro.

kleber

vamos lembrar que o presidente do corinthias é aliado de ricardo teixeira,na eleição para presidende dos clube dos treze quem foi contra cbf foi prejudicado de alguma forma,o projeto do são paulo para sediar jogos da copa não foi aceito pois não tinha garantia do dinheiro,o mesmo caso do estadium novo do corinthias e já está "confirmado" para ser a abertura do mundial.o problema é que o clube dos treze é quem manda nos direitos de transmissão e vai ter mudanças,não vai ser so globo que vai ter direito de comprar as transmissão,outras vai poder transmitir.

Dr Marcelo Silber

Azenha
Preste atenção no seu infeliz e incorreto comentário"Eu acho o “corintianismo” tedioso. Ele se sustenta na teoria segundo a qual o corintiano teria direito à redenção por ter sofrido muito, fora mas especialmente dentro do campo….
Bobagens, muitas bobagens…
Esse ano, detonamos duas vezes seu time, o Santos FC (4×2 no Pacaembú e 3×2 na Vila Belmiro)
Contra o SPFC (nosso freguês-bambi) (2×0 Morumbi e 3×0 no Pacaembú)-fora o 4×3 do Paulista !!!!!
E contra os rivais da rua Turiassú, O Parmera duas vitórias de 1×0….)
Agora fala sério, você ainda não se recuperou dos humilhantes 7×1 de 2005, aplicados com requintes de crueldade e com direito a cumbia de Carlitos Tevez…
Fala sério (hehehehehheheheh)
Corinthians Paulista
Penta Campeão Brasileiro
Tri Campeão da Copa do Brasil
Octa Campeão Nacional
Acho que você é da turma do Serra-chororô (hehehehehehehhehe)

    mauro silva

    Nas 2 vezes que venceu o Santos, no brasileiro, o corintians contou com ajuda decisiva do trio de árbitros.
    Cuidado! A Juventus e a Roma tiveram títulos cassados por maracutaia comprovada.
    2005 está no banco dos réus (o presidente do corintians confirmou que foi roubado) …. e 2010 a caminho.
    "Quede" o tal procurador que ameaçou Felipe Massa?

    Leider_Lincoln

    Mas sem libertadores, né? Só no Playstation!

Daniel

Que papo furado…

Lucas Secanechia

No quesito obscurantismo, o Corinthians é campeão atualmente. O que falar do time do povo alinhado com Ricardo Teixeira, o senhor Mauro Carrara fala do cara do Cruzeiro comandadando delegação brasileira em um amistoso, mas e o presidente corinthiano comandando a delegação da seleção (pasmem) na copa do mundo e com direito a manifestação homofóbica. Se é povo (Corinthians) versus elite (SPFC e outros), o primeiro ganho esse ano não só no campo, mas na politicagem rasteira, o mesmo DEM, na figura do prefeito Kassab, que ajudava fulano em outro tempo, faz, hoje, campanha pelo alvinegro na copa passando por cima dos adversário políticos no intricado mundo político do futebol.

Por favor, esse papel de coitados não cabe no Corinthians de hoje.

    aurica_sp

    PERFEITO o comentário. O Kassab está de olho nos votos que ganhará com isso.

São Paulino

Realmente, não se discute o penalti, realmente se discute que o juiz foi tendencioso a favor do Corinthians durante tudo o jogo, ele erro descaradamente, pelo amor de Deus não vamos misturar o futebol com a malandragem da direita, se for assim, a Globo so beneficia o Corinthians e prejudica o PT , vamos separar futebol e politica, não podemos negar que tem muita gente que se aproveita de ambos, eu particularamente sou São Paulino e tambem sou da esquerda e apoie a Dilma acima de qualquer coisa, já que nunca qerria a volta da elite separatista no Brasil.

pisquila

O juiz claramente prejudicou o Cruzeiro e favoreceu o Corinthians sim. Por manifestar isso, eu que sou Cruzeirense desde que me entendo por gente e de esquerda também, não estou fazendo nenhuma apologia contra o Corinthians, estou apenas como torcedor, exercendo o meu direito de me indignar quando meu time é roubado. Só isso. Podia ser contra o Fluminense, Botafogo ou Tabajara Futebol Clube. Não confunda as coisas Azenha. Política e futebol podem ser paixão, mas cada uma na sua.

Paulo Fischer

Se for falar dos cartolas, como ele falou do tal Perrela, não vai sobrar time para torcer. São todos farinha do mesmo saco.
Quanto ao jogo,m o Cruzeiro foi roubado descaradamente. Não só no caso do pênalti duvidoso (ou inexistente, para mim), como ao longo de toda a partida. Impedimentos inexistentes, faltas não marcadas na boca da área do Corinthians, tudo isto nos levar a crer que a taça devia ser entregue antecipadamente ao time paulista.
Com esses juizes de quinta categoria e as suspeições de sempre, cada vez mais vamos nos desanimando de ver futebol no Brasil.. E a CBF é descaradamente a favor do eixo Rio-São Paulo.

Pisquila

Azenha, independente de qualquer coisa, inclusive da política, sou cruzeirense e o árbitro influiu sim no resultado do jogo. Antes mesmo do polêmico pênalti, houve no mínimo uns dois pênaltis a favor do Cruzeiro e o árbitro não marcou. Um em Wellington Paulista, que foi claramente deslocado dentro da área e pelo menos um dos dois outros lances com Thiago Ribeiro. Agora pense bem o que é sair na frente do placar num jogo desses, onde o emocional fica à flor da pele. Faltas claras contra o Corinthians o juiz não deu, impedimentos absurdamente inexistentes contra o Cruzeiro, os bandeirinhas assinalaram. É ou não é muita coincidência? Não tenho como afirmar se o árbitro foi comprado ou não (isso já aconteceu no futebol brasileiro, lembra do Edilson?), mas no mínimo creio eu, que ele tremeu de medo de apitar alguma coisa que levasse perigo de gol contra o Corinthians.

Seresteros » Futebol, política e religião

[…] “O ódio da imprensa para cegar o torcedor” de Mauro Carrara. Opinião pertinente. Só faltou incluir o tema religião, que aí a trinca […]

paulo sergio

Putz , que viagem na maionese que esse cara comeu estragada …
Paulo

Marcelo Ramos

É, paixões devem ser sujeitas à mesma sugestão da venda de cerveja: use com moderação. Aqui, o articulista viajou na maioneses, enxergando todo o tipo de complôs. O penalty ocorreu, e o choro é apenas de quem perdeu. Não vi nenhum preconceito contra o Corìntias, muito pelo contrário, acho que, no geral, o Coríntias é sempre favorecido no campeonato brasileiro. E o motivo é simples: como tem a segunda maior torcida do Brasil, em qualquer projeto de marketing simplesmente ninguém é contra o Coríntians. Acho que o articulista precisa de uma cerveja… mas só uma. E Long Neck.

Décio Rangel

Nada a ver essa matéria.Sou filiado ao PT, e sou santista desde que me entendo, como gente.Sou PT desde a fundação.Mas são coisas totalmente distintas.Pelé era a minha forma de sonhar com uma beleza de plasticidade, que só poderia ser encontrado no poético futebol do Santos.Jogadores negros, contrastavam com o uniforme branco, onde toda a magia surgia, para se transformar no pão de cada dia. A mídia é toda corinthiana.Band e Gazeta é prova viva da imprensa tendenciosa.Esse artigo contraria de forma exdrúxula, algum nexo nessa relação.

T.G.Meirelles

Um grande orgulho é não saber (e não querer saber) quem é Mauro Carrara. De cara vê-se que é merecedor do mais absoluto desprezo e anonimato! Mas como o Azenha colocou o desabafo do "imparcial" comentarista, só há uma coisa a dizer: PATÉTICO! Carroceiros, lavadeiras, o povo "humilhado"… Ah… vai procurar tua turma, meu chapa! Vai dormir que teu mal é sono…!!! BOBÃO!!!

cassiov

Azenha, cada um é livre pra torcer por quem bem entender. A favor seja lá pra que time for. A questão é o "contra". E esse 'contra' no meio da frase que fecha seu PS lembrou-me Madre Tereza de Calcutá. Conta-se que duma feita convidaram-na a participar duma manifestação 'contra' uma guerra prestes a estourar. Ouviu os organizadores da passeata, que eles prometiam ser tão ruidosa quanto espetaculares são ações da greenpeace, sorriu unindo as palmas das mãos, que levou à frente do peito, e disse, amorosamente. "Meus irmãos, agradeço vossa consideração, mas não me convidem para nada que seja 'contra'. Mas contem comigo para manifestações a 'favor', como um ato pela paz no mundo. Irei com o coração cheio de alegria e amor". A propósito, acompanhei seu blog atentamente no período eleitoral. E aqui cabe a pergunta: torceu a favor da Dilma ou contra o Serra. Pode parecer, mas é a mesma coisa. Grande abraço e parabéns pelo blog.

Carlos França

Todos nascem Corintianos. Todos nascem iguais. Mas com a vida, os traumas, as rejeições, as perdas, alguns poucos passam a negar a igualdade: tornam-se anti-corintianos. Passam a torcer para São Paulo, Noroeste de Bauru e odiar os diferentes tão iguais a eles.

Azenha, o Mauro Carrara pegou a chave: o Corinthians está para o futebol assim como o PT está para a política partidária. O PSDB é o São Paulo FC. Procure a notícia da fundação do SPFC na imprensa paulista. É hilariante: " Foi fundado ontem o GLORIOSO SPFC".

Saudações Corintianas. PT Saudações.

@alesilveira

Sou carioca e vascaíno, e também estou nessa corrente pra trás contra o Corinthians. Nem vou comentar os últimos jogos do campeonato, concordo com o Azenha, o revanchismo e coitadismo dos corinthianos é um saco mesmo.

NONATO PINHEIRO

OS IMBECIS NAO TORCEM CORINTHIANS O POVAO SIM.

    Jairo_Beraldo

    Olha o preconceito aí gente!!!!!!!!…..

PEDRO HOLANDA

Meu caro Azenha, nâo morro de amores por nenhum clube, além, claro do meu Tricolor do Arruda, O Santa Cruz o Terror do Nordeste, mas essa coisa que chamam de campeonato brasileiro é uma bosta. Como explicar um jogo com 750 testemunhas? Com o devido respeito aos citados a seguir, que representatividade tem Barueri; Santo André São Caetano? Esta história de Clube dos 13/Rede Globo tem que acabar já. A propósitoda matéria, só falam mal do Corigão, por causa do Lula. É isto!!!

Lima

KKKKK, mas nós seremos campeões. Fala a verdade, tem coisa para dar mais arrepio do que ouvir o hino do timão.
Salve o corinthians, campeão dos campeões, eternamente dentro dos nossos corações…

PODEM CONTINUAR, NÓS DEIXAMOS VCS SE SENTIREM UM POUQUINHO CORITIANOS, É SÓ ABRIR A BOCA E CANTAR.
SALVE O …

José Mario Balan

Por um mês vou citar as matérias de seu Blog dizendo que eu li no Blog do PHA ou no do Nassif.

    Aline C Pavia

    risos…

    Luiz Carlos Azenha

    Boa!

Paulo

Tudo verdade! Criou-se um mito bem engendrado e sustentado com base em evidências empíricas, unilaterais e isoladas de que o Corinthians é ajudado por arbitragens – criação essa que, obviamente, ignora tudo que lhe sirva de contraponto. Mílton Neves enriqueceu à custa disso e deixou um rastro de ódio que dificilmente poderá ser desmanchado, mesmo porque seu carreirismo serve de referência dentro da crônica esportiva paulistana, de cartilha não escrita de um "modus operandi" necessário a qualquer novel jornalista ignaro e pretensioso que queira fazer "decolar" sua carreira!

Alan

Não assisto mais os programas esportivos que ficam puxando saco dos times de são paulo e do rio de janeiro. Prefiro o Atletico-PR o furacão da baixada,que agora já esta no G4.

    Sergio F. Castro

    Não por muito tempo…

    Alan

    O Atletico-PR e o orgulho do estado do Paraná,os times paranaenses precisam seguir o exemplo do furacão.

Marat

Acho que no futebol a maioria é de direita…, Além disso, não tenho time para torcer (sou palmeirense), portanto, torço contra o São Paulo e contra o Corínthians – rsrsrs

    Jairo_Beraldo

    Pelo menos confessou que vota nos tucanos, assumidamente porcos!

    Marat

    rsrsrsrs – eles são vermes… eu sou porco – rsrsrs

    Sergio F. Castro

    Bola fora Jairo, da minha parte torço contra todos os da grande SP (faço exceção ao Santos), depois que o Estadão veio com aquela da "Hegemonia" do futebol Paulista no inicio do Brasileirão de 2009 (e aí tiveram que engolir o mengão, rsrsrsrsrsrsrsrsrs), também torço contra os times de Curitiba (todos na segundona!), mas aí estou bem acompanhado por todo o interior do PR.

Fábio P. R.

Aliás, que relação estapafúrdia essa feita com a esquerda, hein?

Fábio P. R.

Meu amigo, sinto muito, mas o corintians é e sempre foi o time mais ajudado, inúmeros jogos e campeonatos ganhados de maneira suja. E sempre foi e sempre será o time mais querido pela imprensa, que o idolatra de todas as maneiras (talvez pelos tais "27 milhões de consumidores". E eu não faço parte da elite, muito pelo contrário…

Resumindo, isso aí é papo de corintiano equivocado.

    Marcelo

    Essa mania de dizerem q quem não torce pelo corinthians é elite, é tão ridiculo a ponto de me causar nojo. Nós apenas não temos o time de futebol como a coisa mais importante de nossas vidas.
    Só um cego para não enxergar a realidade.

leo

Caro Azenha, se o jogo do último sábado tem alguma relação com a política, vc não o relacionou devidamente, pois o q foi visto por todo o Brasil e principalmente por aqueles q acompanham e gostam do futebol não precisa de mídia ou qualquer tipo de comentarista explicar. O que foi visto claramente foi um cidadão conduzir uma partida de futebol de forma no mínimo tendenciosa para um clube q necessita de um título para ter o q comemorar em seu centenário. Além disso é irritante a forma como a mídia, q vc tem a coragem de criticar nesse caso, é bairrista e não discute a partida como um todo deixando ainda em dúvida se realmente houve algum favorecimento ao clube paulista. Sinceramente a arbritagem da partida de sábado foi descredibilizante para o campeonato, vergonhosa e não deixou dúvidas de quem será o campeão brasileiro de 2010.

Paulo Preto

Que texto sofrível. Que mania que o corintiano tem de se achar a última bolachinha do pacote. Torço para um time costumeiramente chamado de elitista e não raro, torcedores do "time dos sofredores do povo", nos chamam de gays. Como se homosexualismo fosse doença repugnante , ou aspecto moral asqueroso. Como sou heterosexual, casado, feliz com minha esposa, não ligo. Apenas Lamento pela transformação de gays em monstros promovido pelos torcedores do clube fundado por humildes e inocentes operários. Toda vez que fui ao Morumbi acompanhar meu time, vi pessoas de todos os tipos; ricos, pobres, brancos, negros, homens, mulheres, crianças. Tenho certeza que essa mesma diversidade se encontra nas arquibancadas de todos os times desse país. Futebol é uma paixão nacional, e não escolhe classe social, nem nível de esclarecimento intelectual. É uma grande cascata chamar tricolores de elitistas. Assim como se encontram gays em todas as torcidas, é fácil encontrar mulheres, operários, reacionários, esquerdistas e etc. Sobre o jogo e tal lance polêmico, que tal o autor notar que mesmo que tenha sido penalti em Ronaldo, o árbitro prejudicou o Cruzeiro em três lances de impedimento, em uma falta na entrada da área e um penalti claro não marcado sobre W. Paulista. Se isso é ou não parte de uma armação não cabe a mim julgar. Coisas normais do futebol?

Mas é estranho que o presidente corintiano, após ter chefiado a delegação brasileira que foi à Copa da África, tenha voltado de lá com uma abertura de Copa em seu estádio que sequer foi construído. Daí, pra achar que há um plano pra premiar o time com um título brasileiro no ano de seu centenário, não fica difícil

Renan M. Baptista

Sei não viu Carrara …Seu texto como sempre, impecável sob o ponto de visto politico-social …mas que penaltizinho mequetrefe que arrumaram pro timão sair bem na fita hein véio …

Marcelo D

Torcedor sofredor é o do Paraná Clube, como eu..hehe

Deixe seu comentário

Leia também