por Luiz Carlos Azenha
A Cris Rodrigues veio do Rio Grande do Sul para ver o encontro de blogueiros.
Uma jovem jornalista, de 23 anos de idade, que vai longe.
Ela escreveu, no Somos Andando:
Eram cerca de 300 pessoas dentro do auditório em um prédio de São Paulo. Sotaques diferentes, diversas culturas. Muitas nunca tinham se visto, moravam em lugares diferentes do Brasil, dos quatro cantos do país. O que os unia – o que nos unia – era a vontade de fazer comunicação com liberdade e em prol da democracia e da igualdade. A internet como meio, a solidariedade como fim.
Solidariedade entre blogueiros, como uma forma de defesa dos ataques da direita. E me permito divagar para explicar por que eram ali todos de esquerda e, se havia alguém que não fosse, tratou de não se manifestar. Não porque fosse proibido pela organização ou qualquer outra teoria de perseguição, mas porque a luta que se travava, a discussão que acontecia é em torno de um projeto de esquerda. Porque ainda que os conceitos de esquerda e direita venham mudando, quem deseja o progresso, quem defende igualdade e justiça, quem luta pelo social é a esquerda.
E a democratização da comunicação; a diversidade de vozes, culturas e opiniões; a denúncia do monopólio e da manipulação exercida pela mídia tradicional vêm em busca de maior democracia. Maior democracia é mais igualdade. Quanto mais pessoas têm acesso aos bens – sejam eles de consumo, alimentação, casa, carro, sejam culturais, como os meios de comunicação –, mais iguais são as condições sociais. Mais justa é a sociedade. Mais plural e, portanto, mais solidária.
Pela possibilidade de fortalecer a resistência ao que é dito nos meios tradicionais, com sua visão única e conservadora de sociedade, de intensificar a produção de conteúdo diversificado, de criar uma verdadeira rede de blogs que pelo menos incomode um pouco, que chame a atenção, por tudo isso é que o 1º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas é um evento histórico. Metade do evento já se passou, o primeiro de dois ótimos dias.
Começou sem acesso livre à internet dentro do auditório, para não interferir na transmissão ao vivo para quem não pôde se fazer presente, mas com discussões úteis – não apenas teóricas, mas práticas – para viabilizar a existência, a manutenção e o fortalecimento dos blogs. Começou lotado. Começou plural. Divertido. Efetivo. Com projeto para o futuro. Começou promissor.
Comentários
Ed.
Eu, que nem blogueiro sou, me dou conta da importância em estar presente num evento que divide águas na história do "jornalismo", da "imprensa", afinal da mídia de opinião e informação.
Parabéns aos "300" que não são de Esparta e representam aqueles que já estão derrotando os "persas do PIG"…
adhemar
parabens menina,seu trabalho excelente va andando e espalhando as sementes,milhões seguira vc fazendo a colheita.abraço
S. Alves
Parabéns gauchinha! È muito animador para esse educador já com seus 61 anos ver jovens que há algum tempo atrás estiveram sob nossa tutela nas salas e aula com esse senso crítico. Teus professores devem se sentir muito orgulhosos. Por aí se vê que a humanidade ainda tem jeito. Voces, grandes blogueiros guerreiros são a esperança de um mundo melhor. Que Deus os abençoe.
Cris
Azenha, muito obrigada pela indicação. Fico muito feliz de ser lembrada por um blogueiro de referência dessa forma.
Grande abraço.
BloGDoRiLDo
Participei com a Cris nos debates do grupo 2. Ela e seu amigo do mesmo blog apresentaram a proposta de cooperativar os blogueiros. Ideia que não foi aprofundada, mas a semente foi plantada. Disse ao Rodrigo Viana em comentário que eles deveriam ser chamados a fazer parte de uma mesa para debater o assunto num outro encontro.
As palavras dela me parece ser de todos os que lá estiveram. Foi apaixonante ver a diversidade com propósitos convergidos. Quero registrar que no grupo 2, onde estive, me impressionou a presença de professores -de Sampa eram quatro, demonstrando que o desejo de comunicar e ser comunicado com decência é de todos e todas cuja viabilidade está sendo construída pela internet.
BloGDoRiLDo
A propósito, a partir do Encontro de Blogueiros deixo registrado para os amigos que o Blog do Rildo está migrando para a plataforma do wordpress com o nome de baixada carioca e com um novo perfil: parte do local para o nacional.
Cris
Lembro de ti do grupo 2 também. Mas o meu amigo não era do mesmo blog. O dele se chama Brasil Autogestionário, sobre economia solidária, e é muito bom.
Abraço
Janes Rodriguez
Sou professora da rede pública estadual no Paraná. Um dos estados mais reacionários, conservadores e racistas do Brasil. Mas aqui fazemos a luta contra essa cultura branca, elitista que afirma todo o tempo que aqui somos "europeus". Uma toupeirice de província. Para me informar, leio diariamente vários blogs que vocês fazem. Adoro! Milito no sindicato dos trabalhadores da educação pública estadual, e faço palestras, debates com a nossa categoria. As pessoas sempre perguntam: "mas onde você fica sabendo dessas coisas? Por na imprensa não saiu nada… eu respondo: "Pra vocês terem acesso a novos conhecimentos vocês têm que mudar a fonte de informação. Para isso sugiro a leitura diárias desses sites, blogs, etc…" E daí é todo mundo anotando… Muita gente liga pra agradecer, ou quando me encontra agradece a dica… E assim vamos ampliando essa rede solidária e democrática de comunicação. Saibam queridos jornalistas e blogueiros progressistas, vocês são imprescindíveis!
adhemar
parabens por sua luta,é o preço que pagamos pelos pedagios que a há na comunicação,agora sabemos que somos milhões,um abraço
Hans Bintje
De Ivan Lessa, na BBC ( http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/08/… ):
"Sim, amigo ou amiga, você, sem o saber, é a última palavra em matéria de viver a vida em toda sua plenitude.
Não é mais preciso ir até a esquina nem procurar companhia ou um ouvido amigo nos bares e cabarés deste mundo, baratos ou não.
Você é o que há de mais moderno em matéria de gente. Pode encher o peito e nele bater gabando-se para quem quiser ou se interessar em ouvir: 'Eu sou o bom, tão sabendo!' Ou 'a boa'. Vocês vejam aí.
Deduzi o que acima se seguiu dos dados mais recentes revelados pela Ofcom, a autoridade independente para a indústria de comunicações no Reino Unido. (…)
Os britânicos passam cerca de 45% das horas em que estão acordados absorvendo questões ligadas à mídia, dos celulares à televisão. As outras horas em que estão, digamos assim, despertos, a Ofcom não divulgou, no que fez muito bem, já que esses assuntos não fazem parte de sua agenda e, além do mais, seria grosseira intromissão na vida particular das gentes deste país.
Digamos apenas que os britânicos passam ainda 25% do resto das horas em que não estão capotados ou no sofá da sala ou na cama do quarto (lilás? Com cortinas de veludo?) diante da tela de um computador internetando passivamente ou se comunicando socialmente num desses sítios especializados em acabar com a solidão (que já foi agradável e sinônimo de força) que reina neste mundo que já foi de Gog e Magog e agora é de Bill Gates e Steve Jobs.
São, ainda, 13 milhões e 500 mil de internautas digitando em seus celulares todos os dias de semana, quando não estão alegremente tagarelando uns com os outros pelas ruas e esquinas do país. Há, segundo o Ofcom em pauta, 45% de possibilidade de que essas pessoas estejam curtindo ou sendo curtidas no Livro da Face (sim, sim, é Facebook, claro).
Ainda: 37% de todos os lares da Grã-Bretanha têm um vídeo gravador digital. Ninguém quer perder nada do que se passa ou vai passar na televisão ou qualquer outra parte. Terras do Reino Unido cada vez mais cheia de dedos: é digital em cima de digital.
Por fim, embora haja muito, mas muito mais dados e revelações, todos deprimentes, fico sabendo, e quero que vocês fiquem sabendo também, que os jovens são os mais destros na manipulação simultânea de diversas tarefas – eu disse 'tarefas'? – midiáticas.
Passam de uma coisa para outra com a maior naturalidade. Os mais velhos, e nem sempre idade é sinônimo de sabedoria, estão entrando na linha (é, online; acertaram) preferem o correio eletrônico. Sendo que foi um custo, ao que parece, fazer com que chamassem a tecnologia em questão de e-mail."
Carlos
Beleza, menina!
Repassei para contactos no Paraná e em S. Catarina.
ValmontRS
(continuando)
Creio que é neste sentido de constituir um canal confiável de informação e um olhar crítico, independente, dirigido não apenas às ações do poder público mas também ao comportamento das grandes corporações, especialmente da mídia, que as comunidades de informação alternativa (os blogueiros) assumem funções sociais e políticas relevantes na sociedade contemporânea.
ValmontRS
Há décadas, pensadores já previam a migração do autoritarismo do estado para as organizações privadas. Hoje, percebemos claramente o que é o poder concentrado nas mãos de pequenos grupos que comandam as grandes corporações, muito especialmente no nosso setor de comunicação, pois neste se concentram, além do poder econômico, o controle ideológico, da informação, da opinião, enfim o poder da palavra.
O velho liberalismo foi uma doutrina elitista, na medida em que visava resguardar os interesses individuais da burguesia em face do estado autoritário. O cidadão era, então, o "homem de bens", não tanto o homem comum, operário ou camponês.
No estado democrático atual, que enfatiza os ideais basilares da igualdade, da liberdade e da fraternidade em benefício de todos os cidadãos (não apenas para os "homens de bens"), sendo dotado de modernas instituições que fiscalizam e equilibram os três poderes tradicionais, resta o problema de equacionar e equilibrar também o poder engendrado a partir das grandes corporações.
vivasamasblog
Parabéns, Cris! Seu blog é show!
Obrigado Azenha, por nos brindar com esse maravilhoso site e proporcionar essa interação com os blogueiros.
No meu blog, escrevi >> http://vivasamas.wordpress.com/2010/08/23/a-energ…
A energia da blogosfera
É incrível a atmosfera de cidadania que tem envolvido as redes sociais da internet. Desde os mais conceituados blogueiros até aqueles que se limitam a postar comentários de vez em quando, todos contribuem para gerar essa força de verdadeira democracia.
No ambiente da blogosfera, os assuntos que realmente importam para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa estão sendo tratados com maestria. Hoje vemos cidadãos comuns se alçarem à condição de formadores de opinião, desmistificando o poder da velha mídia e promovendo uma reflexão que mexe com os brios daqueles que querem ajudar a construir essa consciência cidadã.
Considero três eixos mais importantes que fazem da blogosfera uma potência transformadora da sociedade. O primeiro eixo é a descentralização do poder da informação. A democratização dos meios de comunicação está sendo forçada justamente pela comunidade virtual que se formou por cidadãos das mais variadas profissões, muitas não ligadas ao jornalismo, e que exercem com ética a tarefa de bem informar a sociedade.
Outro eixo que se vislumbra é o da mobilização social. Ou seja, os blogs podem ajudar, e de fato tem ajudado, a engrossar o caldo de muitas causas nobres e bandeiras de cidadania, incrementando a atuação dos movimentos sociais.
E finalmente, o eixo que creio ser o mais importante, é o fator de controle social que pode ser exercido pelos blogueiros na medida em que as ações governamentais, de todas as esferas, sejam acompanhadas com olhar crítico. Em outras palavras, o governante da ocasião, sabendo que está sendo “vigiado” e que qualquer passo em falso o sujeitará a uma repercussão negativa, com certeza estará mais atento em atingir os resultados mais benéficos à população que administra.
Nesse contexto, sabedores da importância do papel dos blogs e das redes sociais da internet para o exercício da cidadania, as pessoas devem procurar utilizar mais essa ferramenta, dedicando um pouco do seu tempo diariamente para buscar a informação correta, apoiar os movimentos sociais e fiscalizar a atuação dos políticos.
Luiz Henrique
Menina, você disse tudo de uma forma bem simples e clara. Parabéns, seu futuro também é promissor!
Raphael Tsavkko
Realmente um belo blog, além da autora ser um amor!=)
Cris
=)
Deixe seu comentário